iuniti faivitécnólogi ín dâ fíutchur

Fotografia. Número um. Um drone branco, com quatro hélices na parte superior, com uma câmera pequena arredondada na parte inferior. Com quatro hastes na vertical, inferior, segura uma caixa branca com círculos pequenos em vermelho e cruz branca. Ao fundo, vista parcial de um prédio de vidros em azul.
Fotografia. Número dois. Vista geral de um moderno trem-bala de cor branca, com janelas em vidro fumê, passando por trilhos suspensos em um túnel transparente.
Fotografia. Número três. Um carro voador branco, duas lanternas dianteiras e algumas entradas na carroceria com abertura na parte superior aberta e parte com vidro. Na parte inferior, vista geral de cidade com árvores de folhas em verde e prédios. No alto, céu em tons de azul-claro.
Fotografia. Número quatro. À esquerda, um menino visto parcialmente em pé, de costas, de cabelos escuros e camiseta em branco, com os braços estendidos para frente, segurando um prato branco. Ao fundo, de frente para ele, um robô branco e cinza, com dois braços, segurando um talher na mão esquerda, de frente para panelas sobre fogão. Em segundo plano, janela branca.
Fotografia. Numero cinco. Um robô visto dos ombros para cima, de cor branca, com cabeça careca e detalhes no pescoço, ombros, orelhas e nas articulações dos dedos em preto. Ele olha para frente, com o dedo indicador da mão esquerda para cima.
Fotografia. Número seis. Uma pessoa vista da cintura para cima, até o queixo. Ele usa camisa de gola branca, gravata em vermelho e terno em cinza. Ele está com o braço esquerdo esticado para frente, com a mão mecânica com dedos em cinza e detalhes em azul-claro, tocando em tela à frente, transparente.

Gêneros discursivos: science news article, palestra e apresentação oral.

Tema: futuras tecnologias.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos saienci nius articol, palestra e apresentação oral;
  • refletir sobre o papel da ciência e da tecnologia em moldar o futuro.

TIME TO THINK

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Celulares na vertical enfileirados conforme a sua evolução. À esquerda, quatro aparelhos cinza do maior para o menor. Os dois maiores bem grossos, com antenas, pequenas telas e grandes teclados. Os dois menores sem antena, mas ainda com tela pequena e maior espaço para os teclados. À direita, o primeiro celular com tela grande e touchscreen de tamanho pequeno e com botão de início. Os dois modelos seguintes aumentam de tamanho, a tela cresce e a borda diminui. O último aparelho é similar a um tablet preto com tela grande sem botão.

II.

Fotografia. Vista do alto de vários aparelhos eletrônicos descartados, um sobre o outro, de telefones, celulares e entre outros, sobre fios pretos.
  1. Qual é a relação entre as imagens?
  1. Em sua opinião, existe uma maneira de evitar que o desenvolvimento tecnológico produza desperdício e consequentemente poluição? O que poderia ser feito a esse respeito?

c. Vocês se consideram otimistas ou pessimistas sobre esse assunto? Por quê?

Ícone de atividade oral.
    1. Como se dá o acesso à internet onde vocês vivem?
    1. É comum o uso de celulares pelas pessoas em sua vizinhança? E o uso de táblets e computadores?
    1. É comum as pessoas possuírem tê vê a cabo ou serviços de transmissão de vídeos e áudios on láine na sua vizinhança? qual ou quais?
    1. Vocês diriam que a tecnologia moderna faz parte da vida de vocês? Comentem.
    1. De que fórma vocês acham que futuras inovações tecnológicas afetarão a vida em suas comunidades?
Ícone de atividade oral.
    1. Como vocês acham que as pessoas se deslocarão de um lugar para outro no dia a dia? De que meios de transporte elas se utilizarão?
    1. Em sua opinião, as pessoas vão preferir meios de transporte públicos ou privados? Por quê?
    1. Os engarrafamentos ainda existirão? Como? Por quê?
    1. Que tipo de combustível será usado no futuro? Por que vocês pensam desse modo?
    1. Como vocês imaginam que o espaço será explorado? As viagens espaciais serão comuns para toda a população?
    1. O que vocês sabem sobre teletransporte? Acham que o teletransporte será algo real? Justifiquem sua resposta.

Did you know?

teleportêichian (teletransporte) refere-se, na ficção científica, a um meio de transportar um objeto ou uma pessoa de um lugar a outro instantaneamente, sem que seja necessário percorrer a distância entre os dois pontos.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Um astronauta, de roupa branca, com capacete com visor espelhado, par de luvas cinzas, caminhando sobre um solo arenoso em bege. Ao fundo, céu de cor preta.

II.

Fotografia. Sobre solo de um planeta em marrom-claro, arenoso e pedregoso, há  um satélite de cor cinza escuro sobrevoando. Na parte superior, céu em tons de marrom-claro.

III.

Fotografia. Um ônibus espacial de cor branca na vertical com três foguetes de propulsão, sendo o do meio mais alto e mais largo, na vertical indo para o céu. Abaixo dele, grande quantidade de fogo em laranja e fumaça em cinza, ao redor no solo. À esquerda, uma haste de ferro na vertical em marrom. No alto, céu em tons de azul e nuvens brancas esparsas.

c.

Ícone de atividade oral.
  1. Read and do the following with a classmate.
    1. éf
    1. .
Ícone de atividade oral.

3.

I.

Reprodução de página da internet.  Na parte superior, texto: World Economic Forum. Na parte inferior, à esquerda, texto: Global Agenda, Energy. Mais abaixo, título: five predictions for energy in two thousand and thirty.

BURSTON, J. 5 predictions for energy in 2030. World Economic Forum, 10 novembro 2016. Disponível em: https://oeds.link/qU7j5O. Acesso em: 22 abril 2022.

II.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo na horizontal em cinza e texto em laranja: IT NEWS AFRICA COM, ITNA. Mais abaixo, outros menus e uma lupa de pesquisa. Título do artigo: Three predictions for the future of the internet.

THREE predictions for the future of the internet. It News Africa.com, 17 março 2014. Disponível em: https://oeds.link/AAad7G. Acesso em: 22 abril2022.

III.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, texto: Newsletters – Sign to road our regular email newsletters. Ao centro, título: New Scientist. Mais abaixo, menus: News, Podcasts, Video, Techonology, Space, Physics, Health, More, Shop, Courses, Events, Tours, Jobs e na ponta da direita: ícone de pessoa, Sign in, ícone de lupa, Search. Título do artigo: Top scientists predict the future of science.

GEFTER, A. Top scientists predict the future of science. New Scientist, 9 junho 2009. Disponível em: https://oeds.link/WWcgrR. Acesso em: 22 abril 2022.

    1. .
    2. revius.
    3. .

b.

Ícone de atividade oral.
  1. ênd
ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1, 2 AND 4

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em verde. À esquerda, texto em preto: Inverse, Neel V. Patel. Na parte inferior, uma fotografia com vista geral de local com solo em marrom, com galpões tubulares em cinza, à esquerda e à direita, um galpão com o formato circular em branco. Em segundo plano, morro. Na parte superior, céu em tons de laranja e marrom. Abaixo o seguinte texto.
Michio Kaku Predicts the Future of Humans on Mars by 2100
By Neel V. Patel on April 21, 2017 Filed Under Science, NASA, Space. Travel & SpaceX
No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves. When it comes to making predictions about the future, few are in better shape to correctly anticipate what’s next than Michio Kaku. The famed theoretical physicist already has an idea of what Mars is going to transform into soon enough. “If you take a look at a timeline, we’re talking about the 2030s before we have the first basic settlements on Mars,” Kaku tells Inverse. He’s talking primarily about NASA’s and SpaceX’s goal to have regular crewed trips to Mars occurring during that decade. Meanwhile, NASA is aiming for a 2033 deadline for sending humans to the red planet, while SpaceX may succeed in as little as seven or eight years. Those settlements are going to be bare bones habitats – structures meant to provide life support systems that enable astronauts to live for several months at a time, but nothing that you could really call self-sustaining. It’s going to take a lot of time and hard work to get to that point. Thankfully, we’re going to have a big cadre of robots to help build everything and provide muchneeded manufacturing and construction support. But, “By 2050, 2060,” says Kaku, “we’re beginning to have not just a few astronauts but a little colony – a beginning of a colony.” These communities, or series of small communities, will probably have mastered a few of the necessities that will make living on Mars sustainable and largely independent of Earthly resources. We’ll probably see bigger greenhouses developed to grow fruits and vegetables for hungry colonists. Energy infrastructure will be up and running, as well as water treatment and recycling facilities. Communications equipment may finally be advanced enough to send faster transmissions between Mars and Earth.

PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse, 21 abr. 2017. Disponível em: https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 22 abril 2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. tesqui uon rídin
ríd tchu lârn
  1. tesqui uon rídin

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 3

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em verde. À esquerda, texto em preto: Inverse, Neel V. Patel. Abaixo o seguinte texto. In order for a colony on Mars to truly be sustainable, it will probably need about 160 inhabitants. That’s enough hands to help run things, but not too many mouths to feed and provide oxygen for. And finally, “by the end of the century,” says Kaku, “perhaps the first [large-scale] settlements … if Elon Musk has his way, he wants a fleet of 1,000 Falcon Heavy rockets, each one with 100 passengers each, to create the first cities on Mars, perhaps early in the next century.” Kaku is referring to SpaceX’s plan to send 100 to 200 people to Mars on a single ship. After 1,000 trips, made over the course of 40 to 100 years, the company hopes to have sent over one million pool to Mars in order to help establish a real, major Martian city. Perhaps that city will be the one the United Arab Emirates wants to finish building by 2117. “After a certain point, these colonies become self-sufficient,” says Kaku. “They’ll have mining operations. They’ll be able to create their own infrastructure. They won’t need a life support from the planet Earth. They’ll be able to create wealth, and then, if they harvest asteroids, they’ll be able to even make money doing this. Think about that. Platinum inside the asteroids could be valued up to hundreds of billions of dollars per small asteroid. That would help to pay for itself, to create an infrastructure on Mars.”

PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse. 21 abril2017. Disponível em: https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 22 abril 2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno

3.

Versão adaptada acessível

Atividade 3.

Find in the text what the words "That", "he", "the company" and "They" refer to.

d. .

tésk thri

bifór rídin
ícone de atividade no caderno
      1. .
ícone de atividade no caderno
ríd tchu lârn
  1. tesqui uon rídin
Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em verde. À esquerda, texto em preto: Inverse, Neel V. Patel. Abaixo o seguinte texto. That sounds like an incredible feat, but as retired Canadian astronaut Chris Hadfield also tells Inverse, it’s really not unthinkable when you take a look at the history of Earth. “I think if you look at Antarctica,” says Hadfield, “the first people to ever even see it were in the early 1800s. The first person to the South Pole was in the early 1900s. About 50 years later, we started settling in Antarctica, and now thousands of people live on that continent. Almost 100 of us live, in the wintertime, at the South Pole – the most remote and maybe one of the most technologically difficult places on Earth to live.” “That has all happened over the same sort of timescale that Michio’s talking about,” he points out, “and it’s all because of discovery, invention, exploration, application and technology, and then using that new place to add to our overall understanding of the world. That’s an evolution that has already happened, that you just need to flip forward to predict the future of a place like Mars.” Indeed, things often happen a lot faster than humans can really anticipate. “Just remember that in 1803,” says Kaku, “when Thomas Jefferson made the Louisiana Purchase, he doubled the size of America. But he thought it would take 1,000 years to complete the colonization of the Louisiana Purchase. What happened? The gold rush happened. People discovered gold in California. 300,000 settlers converged on San Francisco within a matter of a few years. California became a state the year after that. Things accelerated. There could be a new gold rush in outer space.”

PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse, 21 abril2017. Disponível em: https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 2 abril 2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
      1. .
      2. .
      3. .
ícone de atividade no caderno
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. O texto diz que se pretende colonizar Marte. O que vocês acham disso? Quais seriam os benefícios para a humanidade de ocupar outro planeta?
    1. Vocês podem imaginar aspectos negativos dessa colonização? Quais seriam eles?
    1. O texto enfatiza a importância de as colônias e cidades em Marte serem sustentáveis. O que vocês sabem sobre sustentabilidade? Qual é a importância da sustentabilidade para o nosso planeta?
    1. Quando levamos em consideração nossos recursos naturais e a própria água que consumimos, estamos caminhando para a sustentabilidade? Justifiquem sua resposta.
    1. O que vocês pensam sobre a possibilidade de enriquecimento com a conquista do espaço? As ações humanas deveriam ser motivadas pelo desejo de ganhar dinheiro? Por quê? Relacionem suas respostas às discussões realizadas nos itens anteriores.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
  1. éf
Ícone de atividade oral.

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Lecture – Parts um and dois

Title: Are governments ready for dynamic future? – Prof. Michio Kaku – WGS 2018

Date: February 12, 2018

Source: World Government Summit

ARE governments ready for dynamic future? – professor Michio Kaku – WGS 2018. World Government Summit. Disponível em: https://oeds.link/s8o0Pg. Acesso em: 22 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno
Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. O que vocês acham das previsões de míchíou káku sobre o preço dos computadores no futuro? Vocês conhecem outro item de consumo que tenha passado por esse processo?
    1. Os celulares podem ser comprados por todas as pessoas de uma sociedade. Discutam a afirmação.
    1. Vocês imaginam que a maior parte da população terá à sua disposição o uso de inteligência artificial durante a realização de cirurgias, como previsto? Justifiquem a resposta.
    1. Vocês acham que as previsões realizadas na palestra consideram as diferenças sociais e geográficas? Por quê?

LANGUAGE IN ACTION

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno

1. (página

No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”

    1. pést.
    2. .
    3. présânt.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

The fragments "what Mars is going to look like" and "humans are going to make it to the red planet" refer to the

  1. past.
  2. future.
  3. present.
    1. ken”.
    2. uil”.
    3. bi gôim tchu”.
ícone de atividade no caderno

2.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Complete the excerpt of a news post below using the verbs in parentheses in the verb forms from the text fragments in question 1.

Reprodução de página de internet.

Dr. Robert Strang, Nova Scotia’s chief medical officer of health.

‘At some point in time, we um espaço para resposta (have) to say we have to move away and accept that the virus that causes COVID dois espaço para resposta (be) around with us,” Strang said in an interview airing Saturday on CBC’s The House.

No matter what our age is, if we’re out and about and in our communities, there’s a strong likelihood that we’ três espaço para resposta (be) exposed and may well get COVID. We have to accept that reality,” he said.

LEARNING to live with COVID: why some experts say it’s time to “manage” the virus. CBC-Radio Canada. 8 janeiro2022. Disponível em: https://oeds.link/dW4W0g. Acesso em: 1 março 2022.

ícone de atividade no caderno

3. página

“They’ll be able to create their own infrastructure.”

    1. pést.
    2. .
    3. présânt.
    1. uil”.
    2. maitchi”.
    3. bi gôim tchu”.
    1. .
    2. .
    3. .
ícone de atividade no caderno

4.

We will have the ability to communicate through thought transmission.”

We will be able to control the weather.”

Space elevators will make space travel cheap and easy.”

Deserts will become tropical forests.”

TWENTY top predictions for life 100 years from now. BBC News, 16 janeiro 2012. Disponível em: https://oeds.link/erC6T1. Acesso em: 22 abril 2022.

ícone de atividade no caderno

5.

Página em cinza-claro. Texto: Back To The Future Day: six experts predict life in two thousand and forty-five. What, espaço para resposta um, life, espaço para resposta um, be, like in thirty years' time? We asked six forecasters to do better than Back to the future two's predictions. By James Titcomb, Madhumita Murgia. Marcas de supressão. With that in mind, we asked five experts what the world of two thousand and forty-five will look like: Alex Ayad, head of Imperial College London's Tech Foresight Practice. You', espaço para resposta dois, be able, to purchase high-quality emotions online. Marcas de supressão. We, espaço para resposta três, use, invisibility cloaks to “disappear” ugly objects. Marcas de supressão. Oren Etzioni, chief executive of the Allen Institute for Artificial Intelligence AI, Artificial Intelligence, espaço para resposta quatro, find, the answers to many of the humanity's biggest questions. Marcas de supressão. Tamar Kasriel, founder and MD of Futureal, future-focused strategy consultancy. You, espaço para resposta cinco, not, be able, to tell the difference between VR, virtual reality, hoverboards and real hoverboards. Marcas de supressão. Driverless cars , espaço para resposta seis, just , espaço para resposta seis, be, ... cars. Ao lado do texto, fotografia. Personagens do filme Back to the Future Two, interpretados pelos atores Michael J. Fox e Christopher Lloyd, dois homens vistos da cintura para cima. À esquerda, um homem de cabelos lisos castanhos, com jaqueta em marrom e preto, olhando para à direita e segurando nas mãos uma folha branca. À direita dele, um homem de cabelos brancos para trás, de par de óculos em cinza sobre a testa. Ele olha para frente com os olhos bem abertos, blusa de cor branca e por cima, camisa com estampas em azul, branco e lilás. Ele segura nas mãos com aparelho cinza. Ao fundo, parede em verde.Abaixo da foto, a legenda: Back to the Future Two  made several predictions about two thousand and fifteen, with varying success.

TITCOMB, J.; MURGIA, M. Back to the future day: six experts predict life in 2045. The Telegraph. Londres, 21 outubro 2015.

ícone de atividade no caderno
    1. (página107)
    1. (página. 107)
    1. (página107)
ícone de atividade no caderno

7.

Versão adaptada acessível

Atividade 7.

What do the words "ourselves", "themselves" and "itself" refer to in the sentences below?

a. .” (página 105)

  1. .” (de telegráf. , 21 outubro 2015)

c. .” (de telegráf. , 21 outubro 2015)

ícone de atividade no caderno
  1. áison grémer .
    1. .” espaço para resposta (de telegráf. Londres, 21 outubro2015)
    1. espaço para resposta” (de telegráf. Londres, 21 outubro 2015)
    1. espaço para resposta.” (de telegráf. Londres, 21 outubro2015)

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In pairs, you are going to produce an oral presentation of your predictions for the future of means of communication. Remember you have already listened to an example of an oral presentation (a lecture) in Listening.

ícone de atividade no caderno

1.

For the oral production

What is the discursive genre?Oral presentation.

What is the theme?The future of means of communication.

What is the objective?To present your predictions about means of communication for the next century.

At whom is it aimed?The whole class.

How and where is it going to be presented?Through an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno

a. Imaginem como serão os meios de comunicação no próximo século. Vocês acham que todos eles surgirão de aperfeiçoamentos dos meios que já existem hoje ou imaginam que surgirá algo totalmente novo? Se desejarem, busquem informações em trabalhos de cientistas como míchíou káku publicados na internet.

ícone de atividade no caderno

b. Pensem em quais benefícios os meios de comunicação do futuro trarão para as pessoas e para o meio ambiente. Todas as pessoas serão beneficiadas? O acesso aos meios de comunicação e os dispositivos que o possibilitam serão mais baratos? O meio ambiente sofrerá menos impacto com sua produção e descarte?

ícone de atividade no caderno

c. Pensem em ao menos três exemplos de meios de comunicação do futuro. Que nomes eles teriam? Que expressões vocês usariam para descrevê-los? Se tiverem dúvidas, consultem dicionários monolíngues e bilíngues impressos e on láine para pesquisar o vocabulário necessário.

ícone de atividade no caderno
  1. Nas frases a seguir, retiradas do texto lido na seção rídin, identifiquem os verbos utilizados para expressar o tempo futuro. Em seguida, consultem a seção áison grémer e decidam se gostariam de utilizar construções semelhantes em sua apresentação oral.
    1. .” (página 105)
    2. (página 105)
ícone de atividade no caderno

e. Observem as seguintes expressões e decidam se gostariam de utilizar alguma delas em sua apresentação.

Ilustração. Fundo em azul-claro e cinco balões de fala com frases: Balão de fala rosa e texto: in the twenty second century. Balão de fala verde e texto: in the next century. Balão de fala laranja e texto: people will travel, go to. Balão de fala azul e texto: there will be. Balão de fala lilás e texto: in the future.
ícone de atividade no caderno

f. Estabeleçam a sequência em que os meios de comunicação imaginados serão apresentados. Decidam se vocês utilizarão imagens para ilustrar sua apresentação. Em caso afirmativo, busquem imagens adequadas ou façam desenhos.

ícone de atividade no caderno

g. Façam um rascunho de sua apresentação oral para usar como roteiro.

Ícone de atividade oral.

h. Ensaiem a versão inicial de sua produção, prestando atenção à pronúncia, ao ritmo e à entonação de frases e palavras, visando garantir que sua apresentação seja compreendida por todos.

Ícone de atividade oral.

i. Apresentem a primeira versão do texto para outra dupla e peçam sugestões a respeito do que pode ser melhorado. Anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisam de ajustes.

istép béqui

ícone de atividade no caderno
    • conteúdo adequado ao tema proposto;
    • diversidade de meios de comunicação futurísticos, adequadamente nomeados e descritos;
    • previsão dos benefícios e das possíveis desvantagens desses meios para as pessoas;
    • harmonia entre os elementos verbais e os não verbais (se houver);
    • uso adequado de construções para expressar o futuro;
    • correção e adequação de linguagem, pronúncia, ritmo e entonação.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. O que foi mais fácil nesta unidade? O que foi mais difícil? Dê exemplos e justifique suas respostas.
    1. O que você pensa sobre as previsões feitas ao longo da unidade?
    1. Como você lidou com eventuais dificuldades de compreensão ao longo da unidade?
    1. Comente seu desempenho com relação ao planejamento e à realização da apresentação oral.
    1. De que modo você colaborou com o professor e com os colegas durante as aulas?

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

We’ll probably see bigger greenhouses developed to grow fruits and vegetables for hungry colonists. Energy infrastructure will be up and running, as well as water treatment and recycling facilities.”

105)

In order for a colony on Mars to truly be sustainable, it will probably need about 160 inhabitants.”

(p. 107)

Computers, for example, will become so [chip] cheap that they will cost maybe a penny a piece. In fact, the word ‘computer’ will disappear from the English language.”

(p. 111; Lecture - Parts I and II)

FUTURE TIME – WILL / FUTURO – WILL

Affirmative form / Afirmativo

Negative form / Negativo

Interrogative form / Interrogativo

I will see it.

I won’t (will not) need it.

Will I disappear?

You will see it.

You won’t (will not) need it.

Will you disappear?

He/She/It will see it.

He/She/It won’t (will not) need it.

Will he/she/it disappear?

We will see it.

We won’t (will not) need it.

Will we disappear?

You will see it.

You won’t (will not) need it.

Will you disappear?

They will see it.

They won’t (will not) need it.

Will they disappear?

O verbo “uil” é usado para fazer previsões gerais sem evidências e para se referir a eventos futuros habituais. Ele também pode ser usado para expressar intenções do falante, além de fazer pedidos e convites.

egzâmpol tchu

No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”

105)

FUTURE TIME – BE GOING TO / TEMPO FUTURO – BE GOING TO

Affirmative form / Afirmativo

Interrogative form / Interrogativo

Negative form / Negativo

I’m gonna be all right.

Am I gonna be all right?

I’m not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not be all right.

He’s gonna be all right.
She’s gonna be all right.
It’s gonna be all right.

Is he gonna be all right?
Is she gonna be all right?
Is it gonna be all right?

He’s not gonna be all right.
She’s not gonna be all right.
It’s not gonna be all right.

We’re gonna be all right.

Are we gonna be all right?

We’re not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not gonna be all right.

They’re gonna be all right.

Are they gonna be all right?

They’re not gonna be all right.

  • Em linguagem coloquial, a fórma verbal “gointiu” é usualmente substituída pela contração “[gona”.
  • A omissão do verbo “[intchu bi” é menos comum, mas pode acontecer em algumas variedades da língua inglesa.
  • A fórma verbal “bi gôim tchu é usada para falar sobre o futuro. Ela é comumente utilizada para apresentar planos e fazer previsões.
  • As contrações do verbo “tchu bi” podem ser usadas nas fórmas afirmativa (frequência de rádio á êmeár ) e negativa (

by the end of the century,’ says Kaku, ‘perhaps the first [large-scale] settlements.

abre colchetereticênciasfecha colchete he wants a fleet of 1,000 Falcon Heavy rockets abre colchetereticênciasfecha colchete to create the first cities on Mars, perhaps early in the next century.”

(página 107)

FUTURE TIME EXPRESSIONS / EXPRESSÕES DE TEMPO FUTURO

by the end of the decade/century

early in the next decade/century

in 20 years’ time

in the (near) future

in the next decade/century

soon

We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”

(página 105)

Solar panels will be built into lots of different building materials, so the whole of Hill Valley can quietly and cleanly power itself.”

. 115)

REFLEXIVE PRONOUNS / PRONOMES REFLEXIVOS

Subject pronouns / Pronomes pessoais

Reflexive pronouns / Pronomes reflexivos

I

myself

you

yourself

he

himself

she

herself

it

itself

we

ourselves

you

yourselves

they

themselves

Uma das funções dos pronomes reflexivos é indicar que o resultado de uma ação recai sobre o próprio sujeito que a realizou.