iuniti faivi técnólogi ín dâ fíutchur
Gêneros discursivos: science news article, palestra e apresentação oral.
Tema: futuras tecnologias.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos saienci nius articol, palestra e apresentação oral;
- refletir sobre o papel da ciência e da tecnologia em moldar o futuro.
TIME TO THINK
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
I.
II.
- Qual é a relação entre as imagens?
- Em sua opinião, existe uma maneira de evitar que o desenvolvimento tecnológico produza desperdício e consequentemente poluição? O que poderia ser feito a esse respeito?
c. Vocês se consideram otimistas ou pessimistas sobre esse assunto? Por quê?
-
- Como se dá o acesso à internet onde vocês vivem?
- É comum o uso de celulares pelas pessoas em sua vizinhança? E o uso de táblets e computadores?
- É comum as pessoas possuírem tê vê a cabo ou serviços de transmissão de vídeos e áudios on láine na sua vizinhança? qual ou quais?
- Vocês diriam que a tecnologia moderna faz parte da vida de vocês? Comentem.
- De que fórma vocês acham que futuras inovações tecnológicas afetarão a vida em suas comunidades?
-
- Como vocês acham que as pessoas se deslocarão de um lugar para outro no dia a dia? De que meios de transporte elas se utilizarão?
- Em sua opinião, as pessoas vão preferir meios de transporte públicos ou privados? Por quê?
- Os engarrafamentos ainda existirão? Como? Por quê?
- Que tipo de combustível será usado no futuro? Por que vocês pensam desse modo?
- Como vocês imaginam que o espaço será explorado? As viagens espaciais serão comuns para toda a população?
- O que vocês sabem sobre teletransporte? Acham que o teletransporte será algo real? Justifiquem sua resposta.
Did you know?
• teleportêichian (teletransporte) refere-se, na ficção científica, a um meio de transportar um objeto ou uma pessoa de um lugar a outro instantaneamente, sem que seja necessário percorrer a distância entre os dois pontos.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
1.
I.
II.
III.
c.
- Read and do the following with a classmate.
- tí éf
- .
- tí éf
3.
I.
BURSTON, J. 5 predictions for energy in 2030. World Economic Forum, 10 novembro 2016. Disponível em: https://oeds.link/qU7j5O. Acesso em: 22 abril 2022.
II.
THREE predictions for the future of the internet. It News Africa.com, 17 março 2014. Disponível em: https://oeds.link/AAad7G. Acesso em: 22 2022. abril
III.
GEFTER, A. Top scientists predict the future of science. New Scientist, 9 junho 2009. Disponível em: https://oeds.link/WWcgrR. Acesso em: 22 abril 2022.
-
- .
- . revius
- .
b.
- ênd
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLES 1, 2 AND 4
PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse, 21 abr. 2017. Disponível em: https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 22 abril 2022.
constrãquitchion minins
tésqui tchu
bifór rídin
- tesqui uon rídin
ríd tchu lârn
- tesqui uon rídin
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 3
PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse. 21 2017. Disponível em: abril https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 22 abril 2022.
constrãquitchion minins
3.
Versão adaptada acessível
Atividade 3.
Find in the text what the words "That", "he", "the company" and "They" refer to.
d. “ .
tésk thri
bifór rídin
-
-
- .
-
ríd tchu lârn
- tesqui uon rídin
PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse, 21 2017. Disponível em: abril https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 2 abril 2022.
constrãquitchion minins
-
-
- .
- .
- .
-
think a lítol mór
-
- O texto diz que se pretende colonizar Marte. O que vocês acham disso? Quais seriam os benefícios para a humanidade de ocupar outro planeta?
- Vocês podem imaginar aspectos negativos dessa colonização? Quais seriam eles?
- O texto enfatiza a importância de as colônias e cidades em Marte serem sustentáveis. O que vocês sabem sobre sustentabilidade? Qual é a importância da sustentabilidade para o nosso planeta?
- Quando levamos em consideração nossos recursos naturais e a própria água que consumimos, estamos caminhando para a sustentabilidade? Justifiquem sua resposta.
- O que vocês pensam sobre a possibilidade de enriquecimento com a conquista do espaço? As ações humanas deveriam ser motivadas pelo desejo de ganhar dinheiro? Por quê? Relacionem suas respostas às discussões realizadas nos itens anteriores.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
- tí éf
-
líssen tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Lecture – Parts um and dois
Title: Are governments ready for dynamic future? – Prof. Michio Kaku – WGS 2018
Date: February 12, 2018
Source: World Government Summit
ARE governments ready for dynamic future? – professor Michio Kaku – WGS 2018. World Government Summit. Disponível em: https://oeds.link/s8o0Pg. Acesso em: 22 abril 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
think a lítol mór
-
- O que vocês acham das previsões de míchíou káku sobre o preço dos computadores no futuro? Vocês conhecem outro item de consumo que tenha passado por esse processo?
- Os celulares podem ser comprados por todas as pessoas de uma sociedade. Discutam a afirmação.
- Vocês imaginam que a maior parte da população terá à sua disposição o uso de inteligência artificial durante a realização de cirurgias, como previsto? Justifiquem a resposta.
- Vocês acham que as previsões realizadas na palestra consideram as diferenças sociais e geográficas? Por quê?
LANGUAGE IN ACTION
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. ( página
No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”
-
- . pést
- .
- . présânt
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item a.
The fragments "what Mars is going to look like" and "humans are going to make it to the red planet" refer to the
- past.
- future.
- present.
-
- “ ken”.
- “ uil”.
- “ bi gôim tchu”.
2.
Versão adaptada acessível
Atividade 2.
Complete the excerpt of a news post below using the verbs in parentheses in the verb forms from the text fragments in question 1.
Dr. Robert Strang, Nova Scotia’s chief medical officer of health.
‘At some point in time, we um espaço para resposta (have) to say we have to move away and accept that the virus that causes COVID dois espaço para resposta (be) around with us,” Strang said in an interview airing Saturday on CBC’s The House.
“No matter what our age is, if we’re out and about and in our communities, there’s a strong likelihood that we’ três espaço para resposta (be) exposed and may well get COVID. We have to accept that reality,” he said.
LEARNING to live with COVID: why some experts say it’s time to “manage” the virus. CBC-Radio Canada. 8 2022. Disponível em: janeiro https://oeds.link/dW4W0g. Acesso em: 1 março 2022.
3. página
“They’ll be able to create their own infrastructure.”
-
- . pést
- .
- . présânt
-
- “ uil”.
- “ maitchi”.
- “ bi gôim tchu”.
-
- .
- .
- .
4.
“We will have the ability to communicate through thought transmission.”
“We will be able to control the weather.”
“Space elevators will make space travel cheap and easy.”
“Deserts will become tropical forests.”
TWENTY top predictions for life 100 years from now. BBC News, 16 janeiro 2012. Disponível em: https://oeds.link/erC6T1. Acesso em: 22 abril 2022.
5.
TITCOMB, J.; MURGIA, M. Back to the future day: six experts predict life in 2045. The Telegraph. Londres, 21 outubro 2015.
-
- (107) página
- (. 107) página
- “ (107) página
7.
Versão adaptada acessível
Atividade 7.
What do the words "ourselves", "themselves" and "itself" refer to in the sentences below?
a. .” ( página 105)
- “ .” ( de telegráf. , 21 outubro 2015)
c. “ .” ( de telegráf. , 21 outubro 2015)
- áison grémer .
- “.” espaço para resposta ( de telegráf. Londres, 21 2015) outubro
- “ espaço para resposta” ( de telegráf. Londres, 21 outubro 2015)
- “ espaço para resposta.” ( de telegráf. Londres, 21 2015) outubro
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
In pairs, you are going to produce an oral presentation of your predictions for the future of means of communication. Remember you have already listened to an example of an oral presentation (a lecture) in Listening.
1.
For the oral production
What is the discursive genre? Oral presentation.
What is the theme? The future of means of communication.
What is the objective? To present your predictions about means of communication for the next century.
At whom is it aimed? The whole class.
How and where is it going to be presented? Through an oral presentation in class.
Who is going to participate? The whole class, organized into pairs.
túlbóks
1.
a. Imaginem como serão os meios de comunicação no próximo século. Vocês acham que todos eles surgirão de aperfeiçoamentos dos meios que já existem hoje ou imaginam que surgirá algo totalmente novo? Se desejarem, busquem informações em trabalhos de cientistas como míchíou káku publicados na internet.
b. Pensem em quais benefícios os meios de comunicação do futuro trarão para as pessoas e para o meio ambiente. Todas as pessoas serão beneficiadas? O acesso aos meios de comunicação e os dispositivos que o possibilitam serão mais baratos? O meio ambiente sofrerá menos impacto com sua produção e descarte?
c. Pensem em ao menos três exemplos de meios de comunicação do futuro. Que nomes eles teriam? Que expressões vocês usariam para descrevê-los? Se tiverem dúvidas, consultem dicionários monolíngues e bilíngues impressos e on láine para pesquisar o vocabulário necessário.
- Nas frases a seguir, retiradas do texto lido na seção rídin, identifiquem os verbos utilizados para expressar o tempo futuro. Em seguida, consultem a seção áison grémer e decidam se gostariam de utilizar construções semelhantes em sua apresentação oral.
- “.” ( página 105)
- “ ( página 105)
e. Observem as seguintes expressões e decidam se gostariam de utilizar alguma delas em sua apresentação.
f. Estabeleçam a sequência em que os meios de comunicação imaginados serão apresentados. Decidam se vocês utilizarão imagens para ilustrar sua apresentação. Em caso afirmativo, busquem imagens adequadas ou façam desenhos.
g. Façam um rascunho de sua apresentação oral para usar como roteiro.
h. Ensaiem a versão inicial de sua produção, prestando atenção à pronúncia, ao ritmo e à entonação de frases e palavras, visando garantir que sua apresentação seja compreendida por todos.
i. Apresentem a primeira versão do texto para outra dupla e peçam sugestões a respeito do que pode ser melhorado. Anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisam de ajustes.
istép béqui
-
- conteúdo adequado ao tema proposto;
- diversidade de meios de comunicação futurísticos, adequadamente nomeados e descritos;
- previsão dos benefícios e das possíveis desvantagens desses meios para as pessoas;
- harmonia entre os elementos verbais e os não verbais (se houver);
- uso adequado de construções para expressar o futuro;
- correção e adequação de linguagem, pronúncia, ritmo e entonação.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que foi mais fácil nesta unidade? O que foi mais difícil? Dê exemplos e justifique suas respostas.
- O que você pensa sobre as previsões feitas ao longo da unidade?
- Como você lidou com eventuais dificuldades de compreensão ao longo da unidade?
- Comente seu desempenho com relação ao planejamento e à realização da apresentação oral.
- De que modo você colaborou com o professor e com os colegas durante as aulas?
áison grémer
Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.
egzâmpol uan
“We’ll probably see bigger greenhouses developed to grow fruits and vegetables for hungry colonists. Energy infrastructure will be up and running, as well as water treatment and recycling facilities.”
105)
“In order for a colony on Mars to truly be sustainable, it will probably need about 160 inhabitants.”
(p. 107)
“Computers, for example, will become so [chip] cheap that they will cost maybe a penny a piece. In fact, the word ‘computer’ will disappear from the English language.”
(p. 111; Lecture - Parts I and II)
Affirmative form / Afirmativo |
Negative form / Negativo |
Interrogative form / Interrogativo |
---|---|---|
I will see it. |
I won’t (will not) need it. |
Will I disappear? |
You will see it. |
You won’t (will not) need it. |
Will you disappear? |
He/She/It will see it. |
He/She/It won’t (will not) need it. |
Will he/she/it disappear? |
We will see it. |
We won’t (will not) need it. |
Will we disappear? |
You will see it. |
You won’t (will not) need it. |
Will you disappear? |
They will see it. |
They won’t (will not) need it. |
Will they disappear? |
• O verbo “ uil” é usado para fazer previsões gerais sem evidências e para se referir a eventos futuros habituais. Ele também pode ser usado para expressar intenções do falante, além de fazer pedidos e convites.
egzâmpol tchu
“No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”
105)
Affirmative form / Afirmativo |
Interrogative form / Interrogativo |
Negative form / Negativo |
---|---|---|
I’m gonna be all right. |
Am I gonna be all right? |
I’m not gonna be all right. |
You’re gonna be all right. |
Are you gonna be all right? |
You’re not be all right. |
He’s gonna be all right. |
Is he gonna be all right? |
He’s not gonna be all right. |
We’re gonna be all right. |
Are we gonna be all right? |
We’re not gonna be all right. |
You’re gonna be all right. |
Are you gonna be all right? |
You’re not gonna be all right. |
They’re gonna be all right. |
Are they gonna be all right? |
They’re not gonna be all right. |
- Em linguagem coloquial, a fórma verbal “ gointiu” é usualmente substituída pela contração “[ gona”.
- A omissão do verbo “[in tchu bi” é menos comum, mas pode acontecer em algumas variedades da língua inglesa.
- A fórma verbal “ bi gôim tchu” é usada para falar sobre o futuro. Ela é comumente utilizada para apresentar planos e fazer previsões.
- As contrações do verbo “ tchu bi” podem ser usadas nas fórmas afirmativa ( frequência de rádio á ême ár ) e negativa (’
‘by the end of the century,’ says Kaku, ‘perhaps the first [large-scale] settlements.
abre colchete reticências fecha colchete he wants a fleet of 1,000 Falcon Heavy rockets abre colchete reticências fecha colchete to create the first cities on Mars, perhaps early in the next century.”
( página 107)
FUTURE TIME EXPRESSIONS / EXPRESSÕES DE TEMPO FUTURO |
|
---|---|
by the end of the decade/century |
early in the next decade/century |
in 20 years’ time |
in the (near) future |
in the next decade/century |
soon |
“We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”
( página 105)
“Solar panels will be built into lots of different building materials, so the whole of Hill Valley can quietly and cleanly power itself.”
. 115)
Subject pronouns / Pronomes pessoais |
Reflexive pronouns / Pronomes reflexivos |
---|---|
I |
myself |
you |
yourself |
he |
himself |
she |
herself |
it |
itself |
we |
ourselves |
you |
yourselves |
they |
themselves |
• Uma das funções dos pronomes reflexivos é indicar que o resultado de uma ação recai sobre o próprio sujeito que a realizou.