iuniti sévenmíusik ól âráund

Capa de LP. Número um. O músico brasileiro Pixinguinha, um homem visto da cintura para cima, com o corpo para à esquerda, cabelos escuros, terno de mangas compridas em azul, olhando para à esquerda. Na parte inferior, título do LP.
Capa do éle pê Assim é que é..., de Pixinguinha, 1957.
Capa de LP em preto e branco. Número dois. Grupo The Beatles, com quatro homens vistos da cintura para cima, de blusa preta, cabelos escuros, lisos de franja.
Capa do éle pê uíf dâ bítous, de dê bítous, 1963.
Capa de LP. Número três. Pintura da cantora Ella Fitzgerald, uma mulher de cabelos escuro, batom vermelho nos lábios, olhando para cima. Na parte superior, título em branco.
Capa do éle pê dís ár dâ blús, de Ella Fitzgerald, 1963.
Capa de LP. Número quatro. Grupo Novos Baianos, um grupo de dezenas de pessoas em pé, sentados no chão e outras sentadas perto de uma janela, em parede de cor marrom. Entre as pessoas, algumas crianças de colo e outras caminhando. Na parte superior, à esquerda, título.
Capa do éle pê Novos Baianos, dos Novos Baianos, 1979.
Capa de LP. Número cinco. Em tons de cinza, a cantora Clara Nunes, mulher com cabeça para à direita, sobrancelhas finas, cabelos escuros até os ombros. Na parte superior, à esquerda, ilustração de flores em tons de amarelo, rosa e branco. À esquerda, título de LP."
Capa do cedê Conto de areia, de Clara Nunes, 2010.
Capa de LP. Número seis. O músico Manu Dibango, um homem visto da cintura para cima, de cabelos pretos, com par de óculos de grau, camisa de listras na vertical em branco e lilás. Em frente a sua boca, um instrumento tubular dourado cujos botões são apertados pelos dedos da mão direita e esquerda. Texto no canto superior esquerdo: the original.
Capa do éle pê sôul macóssa, de Manu Dibango, 1973.
Capa de CD. Número sete. Ilustração em tons de laranja e marrom do músico Ravi Shankar, um homem sentado, de cabelos escuros, vestes longas e largas, que segura nas mãos uma cítara, um instrumento com cordas, com a parte de baixo arredondada e um longo braço com trastes e botões para afinar as várias cordas. De fundo, à esquerda,  foto de rosto de Gandhi, um homem calvo, de bigode e par de óculos de grau redondo"
Capa do cedê , de , 2004.
Capa de CD. Número oito. Foto de Bob Marley, um homem visto dos ombros para cima, sem camiseta, de cabelos encaracolados e sobrancelhas grossas pretos, olhando para à esquerda, sorrindo. Ele está com a mão esquerda sobre o ombro direito. À esquerda, título do cd: Talking blues.
Capa do cedê tólkin blús, de bób márlei & dâ uêilers, 1991.
Capa de LP. Número nove.  Fundo em bege-claro, com ilustração ao centro, de formato quadrado, uma pessoa sobre um cavalo branco, voltado para à direita. Ele veste roupas vermelhas, amarelas e azuis, largas, e empunha uma lança em cada mão. Acima, título de LP: Graceland.
Capa do éle pê Greicilendi, de pôl sáiman, 1986.
Capa de LP. Número dez. Fotografia dos músicos Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, sentados, perto de uma parede em tons de verde e partes em preto. À frente do grupo, Gilberto Gil, um homem de cabelos e barba em preto e vestes de mangas curtas em verde e partes em branco. À esquerda e à direita, título do LP: Tropicalia ou panis et circensis.
Capa do éle pê tropicália ou pânis e tchirtchênsis, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, 1968.

Gêneros discursivos: letra de canção e comentário crítico oral.

Tema: música, sentimentos e identidades.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos letra de canção e comentário crítico oral;
  • refletir sobre a fórma como a música, ao longo da história, afetou os sentimentos e as identidades das pessoas em todo o mundo.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Fotografia. Número um. Quatro homens um ao lado do outro, da cintura para cima, com camiseta em preto, chapéu branco com faixa preta. Eles estão tocando instrumentos como tamborins e tambores.
Fotografia. Número dois. Vista de baixo para cima de duas pessoas em palco. À esquerda, homem de cabelos castanhos, de camisa de mangas três quartos em cinza, calça jeans em preto. Ele segura na mão esquerda um microfone em frente a boca. À direita, outro homem, de cabelos castanhos, camiseta preta, calça jeans cinza, tocando uma guitarra de frente para o público.
Fotografia. Número três. Um homem sentado sobre um tapete no chão em tons de vermelho e marrom. Este tem cabelos grisalhos, de vestes longas em cinza, calça branca, descalços, com a cabeça para frente, perto de um microfone. Ele segura nas mãos uma cítara, um instrumento musical de cordas, que possui uma caixa de ressonância em forma de trapézio na parte de baixo e uma série de cordas esticadas em um braço longo com vários trastes e botões para afinação.
Fotografia. Número quatro. Vista geral de três pessoas de etnia oriental de frente para dois microfones em pedestal. À esquerda, mulher de cabelos longos castanhos, vestindo uma espécie de kimono oriental longo e vermelho. Ao centro, homem de cabelos castanhos, vestes longas em verde. Ambos tocam instrumentos de corda em marrom. À direita, uma mulher de cabelos escuros, vestes longas similar ao dos outras pessoas na imagem, em verde-claro. Em segundo plano, árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.
Fotografia. Número cinco. Vista de baixo para cima, de um palco com três músicos, de frente para microfones em pedestais. À esquerda, uma mulher de cabelos escuros curtos, de blusa de mangas compridas em cinza, segurando um tambor grande em marrom. Ao centro, uma pessoa de cabelos castanhos, blusa curta verde e saia vermelha longa, segurando uma sanfona em preto de teclas em brancos e à direita, uma mulher de cabelos longos, de blusa verde e saia longa em vermelho.
  1. Quais gêneros musicais vocês conseguem identificar nas imagens?
  1. Quais países estão representados?

c. Citem estilos musicais não representados nas imagens.

Ícone de atividade oral.

2.

I.

Fotografia. Um piano grande em marrom, aberto na parte superior.

II.

Fotografia. Uma bateria de sete peças em marrom, detalhes em branco e com pratos dourados.

III.

Fotografia. Uma  flauta transversal em cinza na horizontal, com chaves que abrem e fecham os furos no corpo da flauta.

IV.

Fotografia. Um triângulo de cor cinza e à esquerda, haste fina na horizontal.

V.

Fotografia. Um saxofone dourado, com botões abaixo e na ponta superior, tem preto.

VI.

Fotografia. Um violão grande em tons de amarelo e laranja.

a. Usem as palavras a seguir para nomear os instrumentos musicais apresentados nas imagens.

drums  flute  guitar  piano  saxophone  triangle

b. Vocês tocam algum instrumento musical ou conhecem alguém que toque? Que instrumento gostariam de aprender a tocar?

Ícone de atividade oral.
    1. Quais estilos musicais vocês conhecem?
    1. Na opinião de vocês, por que as pessoas em geral preferem um estilo musical a outros?
    1. Vocês acreditam que as preferências musicais das pessoas são influenciadas pela mídia? Por quê?
Ícone de atividade oral.

4.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. lênguadges
Ícone de atividade oral.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar EXAMPLE 1

Three little birds

Bob Marley

Don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright


Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)


Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry (don’t worry) about a thing ’Cause every little thing gonna be alright


Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)


Singin’ don’t worry about a thing (worry about a thing, oh) Every little thing gonna be alright (don’t worry) Singin’ don’t worry about a thing (I won’t worry) ’Cause every little thing gonna be alright


Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright (I won’t worry) Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing (oh no) ’Cause every little thing gonna be alright

THREE little birds. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. Compositores: Bob Marley and The Wailers. In: EXODUS. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. [sem local]: Tuff Gong, 1977. 1 disco vinil, lado , faixa 4.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
      1. .
      2. .
      3. .
ícone de atividade no caderno.
    1. .
    1. .
Versão adaptada acessível

Atividade 4.

Em vez da rima, é possível sugerir que se identifiquem outras características estilísticas da letra de canção, como a disposição espacial dos versos.

Rise up this mornin’

Smiled with the risin’ sun

Three little birds

Pitch by my doorstep

Singin’ sweet songs

Of melodies pure and true

Sayin’, (this is my message to you)”

ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
    1. ?

’cause  mornin’  sayin’  singin’

c.

Did you know?

  • thrii lirou bãrdis ” foi escrita por bób márlei (1945-1981), artista jamaicano famoso mundialmente. A letra da canção apresenta não apenas marcas de oralidade, mas também variações características do inglês coloquial falado na Jamaica no período em que a música foi escrita.
  • Todas as línguas são compostas de muitas variedades, ou seja, variam em função do lugar, da época, do grupo social etcétera. É importante compreender isso para respeitar as pessoas que utilizam variedades diferentes da nossa.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. ríd tchu lârn.
    1. tesqui uon (rídin)?
ícone de atividade no caderno.

2. .

I.

Fotografia. Em preto e branco. Vista geral de pessoas em pé, aglomeradas entre si, segurando nas mãos, cartazes fixados em hastes de madeira. À frente, um homem segurando cartaz com texto: We demand an end to police brutality now! Mais atrás, outro cartaz traz a mensagem: We demand voting rights now!

II.

Fotografia. Em preto e branco. Vista geral de local com rua escura e listra branca. À esquerda, pessoas aglomeradas, com um cartaz claro na horizontal e texto em preto: women march for equality. Em segundo plano, área com várias árvores.

III.

Fotografia. Em preto e branco. Pessoas aglomeradas em rua, com cartazes e faixas com texto em inglês. Um deles diz: GI's against the war in Vietnam!. Ao fundo, outros cartazes. Em segundo plano, prédios e janelas.

IV.

Fotografia. Vista geral do gramado de um estádio, com um pódio branco, com números de um, dois e três e, em cima, três homens em pé, voltados para a esquerda, vestindo agasalhos azuis escuros. O primeiro e segundo colocados são negros e mantém um braço levantado com punho cerrado e cabeça baixa. O terceiro colocado tem os braços ao lado do corpo e cabeça ereta.
De frente deles, um senhor de  cabelos grisalhos, casaco em vermelho e calça bege, um outro em pé, de casaco e calça em azul e, perto, um homem visto de costas, de cabelos pretos, equipamento preto por cima e calça em bege.

b.

ríd tchu lârn

Blackbird

John Lennon and Paul McCartney

Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life You were only waiting for this moment to arise


Blackbird singing in the dead of night Take these sunken eyes and learn to see All your life You were only waiting for this moment to be free


Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night


Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night


Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life


You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise

BLACKBIRD. Intérpretes: The Beatles. Compositores: John Lennon e Paul McCartney. In: THE Beatles. Intérpretes: The Beatles. [sem local]: Apple Records, 1968.1 disco vinil, lado B, faixa 3.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
      3. .
ícone de atividade no caderno.
    1. ín bifór rídin.
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
  1. êndrídin

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Fotografia. Número um. Duas pessoas sentadas em um banco de madeira clara, com o homem visto de costas à esquerda e a  mulher à direita. Ele tem cabelos escuros, calvo, de camiseta em azul-claro, com a mão direita sobre o ombro direito da mulher. Esta tem cabelos encaracolados curtos e pretos, blusa regata em vermelho e calça em bege. Ao fundo, em segundo plano, lago cercado de gramado e árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.
Fotografia. Número dois. Uma mulher vista do busto para cima, até a boca. Ela usa batom vermelho nos lábios, de blusa em azul e ilustração em amarelo. Em seu peito, ela segura um bebê de olhos fechados, dormindo, de cabelos escuros e coberta branca em cima.
Fotografia. Número três. Uma jovem vista dos ombros para cima, abraçando um cachorro de pelos brancos à esquerda. A menina tem cabelos castanhos para trás, usa óculos de grau em vermelho e blusa em preto. Ela olha para frente com leve sorriso e mão esquerda acariciando o pescoço do cachorro.
Fotografia. Número quatro. À esquerda, uma concha de servir comida colocando uma porção de comida com caldo laranja claro em uma tigela de isopor redonda em branco, que uma pessoa está segurando. Ao fundo, outra pessoa se servindo e outras comidas.
  1. ríd tchu lârn?

c.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Love is stronger

Ifi Ude

I never thought I would put my freedom In your hands, in your tiny hands I never thought I would give you my freedom Till you came into the world


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea (sea)


Your soul is like pure light Guide me in the darkness With you I’m not afraid of surprises Or what the future will bring for me The future will bring for me


Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto (I want you to be happy)


’Cause our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea

LOVE is stronger. Intérprete: Ifi Ude. Compositora: Ifi Ude. In: NEW moons volumenove. [sem local]: Killing Moon, 2018. 1 cedê, faixa 15.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
    1. bifór rídin
    1. .
    1. .
ícone de atividade no caderno.
      1. bíg
      2. dárk
    1. .
    2. .
    3. .
ícone de atividade no caderno.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. O que vocês pensam sobre a letra de “thrii lirou bãrdis ”? Vocês consideram que essa canção ajuda a refletir sobre a vida? Justifiquem sua resposta.
    1. Na opinião de vocês, por que na letra de “blékbârd” palavras como “dárk”, “blék” e “náit” têm sentido positivo? Por que essas palavras podem ter sentido negativo em outros textos?
    1. Vocês acham que o amor materno, conforme a letra de “lóv ís strônguer”, é natural? E o amor paterno? Justifiquem sua resposta.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.
  1. líssen tchu lârn
      1. .
      2. .
      3. .
      1. .

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Critical comments – Parts um and dois

Title: Kids react to Queen

Date: August 6, 2017

Source: FBE

KIDS react to Queen. [sem local], , 6 agosto 2017. 1 vídeo (9minutos54Sul). Publicado pelo canal React. Disponível em: https://oeds.link/6ltWX3. Acesso em: 8 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno.
  1. .
ícone de atividade no caderno.
    1. ãmeizin
    1. nís

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, de que fórma a música pode influenciar o comportamento de crianças e adolescentes?
    1. Quando vocês falam sobre músicas com seus colegas, o que costumam comentar?
    1. Como vocês lidam com amigos que têm gostos musicais diferentes dos seus?
    1. Vocês consideram importante valorizar a música brasileira? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.

1. página

’Cause every little thing gonna be alright

ícone de atividade no caderno.
  1. áison grémer

Oh, yes, I can make it now, the pain is gone

All of the bad feelings have disappeared

Here is that rainbow I’ve been praying for

It’ espaço para resposta (be) a bright, bright sunshiny day

I CAN see clearly now. Intérprete: Jimmy Cliff. Compositor: J. Nash. In: COOL runnings. Intérprete: Jimmy Cliff. Estados Unidos: Columbia, 1993. 1 cedê, faixa 2.

II.

Maybe you’re the same as me

We see things they’ll never see

You and I (A) espaço para resposta (live) forever

We (B) espaço para resposta (live) forever

LIVE forever. Intérpretes: Oasis. Compositor: N. Gallagher. In: DEFINITELY maybe. Intérpretes: Oasis. Inglaterra: Creation Records, 1994. 1 cedê, faixa 3.

b.

ícone de atividade no caderno.

3.

And our love is stronger than a flood

Bigger than a mountain

Deeper than the darkest sea

    1. .
    2. .
    1. lés
    2. mór
ícone de atividade no caderno.

My love is (um) espaço para resposta (strong) that

My love is poetry in motion

My love is (dois) espaço para resposta (deep) that

My love is (três) espaço para resposta (deep) the ocean

STRONGER than that. Intérprete: Cliff Richard. Compositor: A. Tarney. In: STRONGER. Intérprete: Cliff Richard. Inglaterra: EMI, 1990. 1 cedê, faixa 1.

b.

He’s Superman

He’s (um) espaço para resposta (fast) a speeding bullet

He’s Superman

(dois) espaço para resposta (powerful) a locomotive

He’s Superman

SUPERMAN. Intérprete: David Ker. Compositor: David Ker. In: FLIP Flops. Intérprete: David Ker. Cidade do Cabo, África do Sul: Dadstep Music, 2018.

c.

A smile I might bring you

Is (um) espaço para resposta (important) world peace

For nothing is (dois) espaço para resposta (dangerous) desire when it’s wrong

DESIRE. Intérprete: Devo. Compositores: J. Hinckley, G. Casale e M. Mothersbaugh. In: OH, no it’s Devo. Intérprete: Devo. Estados Unidos: Beemegê, 1982. 1 disco vinil, lado B, faixa 5.

ícone de atividade no caderno.

5.

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

Read the fragments of song lyrics below and observe the expressions "as high as" and "less important than".

Nobody gets too much love anymore

It’s as high as a mountain

And harder to climb

TOO much heaven. Intérpretes: Bee Gees. Compositores: B. Gibb, R. Gibb e M. Gibb. In: SPIRITS having flown. Intérpretes: Bee Gees. Inglaterra: érri éssi ô, 1978. 1 disco vinil, lado A, faixa 1.

And those bright blue eyes

Can only meet mine across a room

Filled with people that are less important than you

LOVE love love. Intérpretes: Of Monsters and Men. Compositor: N. B. Hilmarsdottir. In: MY head is an animal. Intérpretes: Of Monsters and Men. Islândia: Record, 2011. 1 cedê, faixa 8.

    1. .
    2. .
    3. .
    1. .
    2. .
    3. .
Versão adaptada acessível

Atividade 5, itens a e b.

  1. In the first excerpt, the words "as high as" express
    1. equality.
    2. inferiority.
    3. superiority.
  1. In the second excerpt, the words "less important than" express
    1. equality.
    2. inferiority.
    3. superiority.
Ícone de atividade oral.

6.

ispíquin

rit de rroudi

In pairs, you are going to create an oral critical comment comparing and expressing your opinions about two bands or artists. Remember you have already seen examples of critical comments in Listening.

ícone de atividade no caderno.

1.

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

For the oral production

What is the discursive genre?Oral critical comment.

What is the theme?Music.

What is the objective?To compare and express opinions about two bands or artists.

At whom is it aimed?Your classmates.

How and where is it going to be presented?Through an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, in pairs.

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno.

a. Decidam sobre quais bandas ou artistas vocês vão comentar.

ícone de atividade no caderno.
  1. Avaliem a música que esses artistas ou bandas fazem levando estas perguntas em consideração:
    1. Vocês gostam ou não da música deles? Por quê?
    2. Como vocês comparariam as duas bandas ou os dois artistas em termos de estilo, ritmo e letras de canções que eles compõem e/ou cantam?
ícone de atividade no caderno.
  1. Reflitam sobre maneiras de expressar opiniões em inglês. Classifiquem as frases a seguir em dois grupos: (láiques) ou (). Em seguida, escolham as que vocês vão usar em seu comentário crítico.
    1. .
ícone de atividade no caderno.

d. Observem as seguintes expressões, usadas para fazer comparações, e decidam quais vocês vão usar em seu comentário crítico. Se necessário, consultem a seção áison grémer

as good as – better than

as nice as – nicer than

as melodic as – more melodic than

as beautiful as – more beautiful than

ícone de atividade no caderno.

e. Procurem uma maneira de expressar suas opiniões sem ofender as pessoas que têm opiniões diferentes das suas.

Ícone de atividade oral.

f. Pensem nas expressões faciais e nos gestos que podem ser usados durante a apresentação do comentário crítico para enfatizar sua mensagem.

Ícone de atividade oral.

g. Apresentem seu comentário crítico para outra dupla e peçam que avaliem o trabalho de vocês e deem sugestões de como melhorá-lo.

istép béqui

ícone de atividade no caderno.
    • indicação explícita das bandas ou dos artistas comentados;
    • opiniões consistentes sobre a música dessas bandas/desses artistas, sustentadas por argumentos coerentes;
    • uso de expressões de opinião e comparação adequadas;
    • linguagem respeitosa;
    • expressões faciais e gestos apropriados.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.
    1. O que você considerou fácil de compreender? E o que foi difícil?
    1. O que você aprendeu sobre música?
    1. Sobre o que você refletiu nesta unidade em relação a letras de canção?
    1. Como você se preparou para expressar sua opinião sobre bandas e artistas?
    1. De que maneira você colaborou com o professor e com os colegas?

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

Don’t worry about a thing

‘Cause every little thing gonna be alright

(página 142)

FUTURE TIME – BE GOING TO (GONNA) / TEMPO FUTURO – BE GOING TO (GONNA)

Affirmative form / Afirmativo

Interrogative form / Interrogativo

Negative form / Negativo

I’m gonna be all right.

Am I gonna be all right?

I’m not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not gonna be all right.

He’s gonna be all right.
She’s gonna be all right.
It’s gonna be all right.

Is he gonna be all right?
Is she gonna be all right?
Is it gonna be all right?

He’s not gonna be all right.
She’s not gonna be all right.
It’s not gonna be all right.

We’re gonna be all right.

Are we gonna be all right?

We’re not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not gonna be all right.

They’re gonna be all right.

Are they gonna be all right?

They’re not gonna be all right.

  • Em linguagem coloquial, a fórma verbal “gointiu” é usualmente substituída pela contração “gona”.
  • A omissão do verbo “tchu bi” é menos comum, mas pode acontecer em algumas variedades da língua inglesa.

egzâmpol tchu

And our love is stronger than a flood

Bigger than a mountain

Deeper than the darkest sea

(página 148)

COMPARATIVE FORMS OF ADJECTIVES / FORMAS COMPARATIVAS DE ADJETIVOS

Superiority / Superioridade

Inferiority / Inferioridade

Equality / Igualdade

“short” adjectives (with one or two syllables)

“long” adjectives (with two or more syllables)

less strong than
“less” + adjective + “than”

as beautiful as
“as” + adjective + “as” (affirmative)
“not as”/“so” + adjective + “as” (negative)

stronger than (adjective + “-er”) + “than”

more beautiful than “more” + adjective + “than”

Existem algumas exceções no que diz respeito à formação dos adjetivos com grau comparativo de superioridade, como ”) e ”).