iuniti séven míusik ól âráund
Gêneros discursivos: letra de canção e comentário crítico oral.
Tema: música, sentimentos e identidades.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos letra de canção e comentário crítico oral;
- refletir sobre a fórma como a música, ao longo da história, afetou os sentimentos e as identidades das pessoas em todo o mundo.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
- Quais gêneros musicais vocês conseguem identificar nas imagens?
- Quais países estão representados?
c. Citem estilos musicais não representados nas imagens.
2.
I.
II.
III.
IV.
V.
VI.
a. Usem as palavras a seguir para nomear os instrumentos musicais apresentados nas imagens.
drums flute guitar piano saxophone triangle
b. Vocês tocam algum instrumento musical ou conhecem alguém que toque? Que instrumento gostariam de aprender a tocar?
-
- Quais estilos musicais vocês conhecem?
- Na opinião de vocês, por que as pessoas em geral preferem um estilo musical a outros?
- Vocês acreditam que as preferências musicais das pessoas são influenciadas pela mídia? Por quê?
4.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- lênguadges
ríd tchu lârn
Eyes on grammar –EXAMPLE 1
Three little birds
Bob Marley
Don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright
Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)
Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry (don’t worry) about a thing ’Cause every little thing gonna be alright
Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)
Singin’ don’t worry about a thing (worry about a thing, oh) Every little thing gonna be alright (don’t worry) Singin’ don’t worry about a thing (I won’t worry) ’Cause every little thing gonna be alright
Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright (I won’t worry) Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing (oh no) ’Cause every little thing gonna be alright
THREE little birds. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. Compositores: Bob Marley and The Wailers. In: EXODUS. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. []: sem local Tuff Gong, 1977. 1 disco vinil, lado , faixa 4. bê
constrãquitchion minins
-
-
- .
- .
-
- .
- .
- .
-
-
- .
- .
Versão adaptada acessível
Atividade 4.
Em vez da rima, é possível sugerir que se identifiquem outras características estilísticas da letra de canção, como a disposição espacial dos versos.
“Rise up this mornin’
Smiled with the risin’ sun
Three little birds
Pitch by my doorstep
Singin’ sweet songs
Of melodies pure and true
Sayin’, (this is my message to you)”
-
-
- .
- .
- ?
-
’cause mornin’ sayin’ singin’
c.
Did you know?
- “ thrii lirou bãrdis ” foi escrita por bób márlei (1945-1981), artista jamaicano famoso mundialmente. A letra da canção apresenta não apenas marcas de oralidade, mas também variações características do inglês coloquial falado na Jamaica no período em que a música foi escrita.
- Todas as línguas são compostas de muitas variedades, ou seja, variam em função do lugar, da época, do grupo social etcétera. É importante compreender isso para respeitar as pessoas que utilizam variedades diferentes da nossa.
tésqui tchu
bifór rídin
- ríd tchu lârn.
- tesqui uon ()? rídin
2. .
I.
II.
III.
IV.
b.
ríd tchu lârn
Blackbird
John Lennon and Paul McCartney
Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life You were only waiting for this moment to arise
Blackbird singing in the dead of night Take these sunken eyes and learn to see All your life You were only waiting for this moment to be free
Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night
Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night
Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life
You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise
BLACKBIRD. Intérpretes: The Beatles. Compositores: John Lennon e Paul McCartney. In: THE Beatles. Intérpretes: The Beatles. []: sem local Apple Records, 1968.1 disco vinil, lado B, faixa 3.
constrãquitchion minins
-
-
- .
- .
- .
-
-
- ín . bifór rídin
-
- “
- “
- “
- ênd rídin
tésk thri
bifór rídin
2.
- ? ríd tchu lârn
c.
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
Love is stronger
Ifi Ude
I never thought I would put my freedom In your hands, in your tiny hands I never thought I would give you my freedom Till you came into the world
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea (sea)
Your soul is like pure light Guide me in the darkness With you I’m not afraid of surprises Or what the future will bring for me The future will bring for me
Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto (I want you to be happy)
’Cause our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
LOVE is stronger. Intérprete: Ifi Ude. Compositora: Ifi Ude. In: NEW moons volume. [ nove]: sem local Killing Moon, 2018. 1 , faixa 15. cedê
constrãquitchion minins
-
- bifór rídin
- .
- .
-
-
- bíg
- dárk
-
-
- .
- .
- .
think a lítol mór
-
- O que vocês pensam sobre a letra de “ thrii lirou bãrdis ”? Vocês consideram que essa canção ajuda a refletir sobre a vida? Justifiquem sua resposta.
- Na opinião de vocês, por que na letra de “ blékbârd” palavras como “ dárk”, “ blék” e “ náit” têm sentido positivo? Por que essas palavras podem ter sentido negativo em outros textos?
- Vocês acham que o amor materno, conforme a letra de “ lóv ís strônguer”, é natural? E o amor paterno? Justifiquem sua resposta.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
- líssen tchu lârn
-
- .
- .
- .
-
- .
-
líssen tchu lârn
Critical comments – Parts um and dois
Title: Kids react to Queen
Date: August 6, 2017
Source: FBE
KIDS react to Queen. [], sem local , 6 agosto 2017. 1 vídeo (954 minutos). Publicado pelo canal React. Disponível em: Sul https://oeds.link/6ltWX3. Acesso em: 8 abril 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
- .
-
-
- ãmeizin
- nís
think a lítol mór
-
- Na opinião de vocês, de que fórma a música pode influenciar o comportamento de crianças e adolescentes?
- Quando vocês falam sobre músicas com seus colegas, o que costumam comentar?
- Como vocês lidam com amigos que têm gostos musicais diferentes dos seus?
- Vocês consideram importante valorizar a música brasileira? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. página
’Cause every little thing gonna be alright
-
- ’
- áison grémer
-
“Oh, yes, I can make it now, the pain is gone
All of the bad feelings have disappeared
Here is that rainbow I’ve been praying for
It’ espaço para resposta (be) a bright, bright sunshiny day”
I CAN see clearly now. Intérprete: Jimmy Cliff. Compositor: J. Nash. In: COOL runnings. Intérprete: Jimmy Cliff. Estados Unidos: Columbia, 1993. 1 , faixa 2. cedê
II.
“Maybe you’re the same as me
We see things they’ll never see
You and I (A) espaço para resposta (live) forever
We (B) espaço para resposta (live) forever”
LIVE forever. Intérpretes: Oasis. Compositor: N. Gallagher. In: DEFINITELY maybe. Intérpretes: Oasis. Inglaterra: Creation Records, 1994. 1 , faixa 3. cedê
b.
3.
“And our love is stronger than a flood
Bigger than a mountain
Deeper than the darkest sea”
-
- .
- .
-
- lés
- mór
“My love is () um espaço para resposta (strong) that
My love is poetry in motion
My love is () dois espaço para resposta (deep) that
My love is () três espaço para resposta (deep) the ocean”
STRONGER than that. Intérprete: Cliff Richard. Compositor: A. Tarney. In: STRONGER. Intérprete: Cliff Richard. Inglaterra: EMI, 1990. 1 , faixa 1. cedê
b.
“He’s Superman
He’s () um espaço para resposta (fast) a speeding bullet
He’s Superman
() dois espaço para resposta (powerful) a locomotive
He’s Superman”
SUPERMAN. Intérprete: David Ker. Compositor: David Ker. In: FLIP Flops. Intérprete: David Ker. Cidade do Cabo, África do Sul: Dadstep Music, 2018.
c.
“A smile I might bring you
Is () um espaço para resposta (important) world peace
For nothing is () dois espaço para resposta (dangerous) desire when it’s wrong”
DESIRE. Intérprete: Devo. Compositores: J. Hinckley, G. Casale e M. Mothersbaugh. In: OH, no it’s Devo. Intérprete: Devo. Estados Unidos: , 1982. 1 disco vinil, lado B, faixa 5. Beemegê
5.
Versão adaptada acessível
Atividade 5.
Read the fragments of song lyrics below and observe the expressions "as high as" and "less important than".
“Nobody gets too much love anymore
It’s as high as a mountain
And harder to climb”
TOO much heaven. Intérpretes: Bee Gees. Compositores: B. Gibb, R. Gibb e M. Gibb. In: SPIRITS having flown. Intérpretes: Bee Gees. Inglaterra: , 1978. 1 disco vinil, lado A, faixa 1. érri éssi ô
“And those bright blue eyes
Can only meet mine across a room
Filled with people that are less important than you”
LOVE love love. Intérpretes: Of Monsters and Men. Compositor: N. B. Hilmarsdottir. In: MY head is an animal. Intérpretes: Of Monsters and Men. Islândia: Record, 2011. 1 , faixa 8. cedê
-
- .
- .
- .
-
- .
- .
- .
Versão adaptada acessível
Atividade 5, itens a e b.
- In the first excerpt, the words "as high as" express
- equality.
- inferiority.
- superiority.
- In the second excerpt, the words "less important than" express
- equality.
- inferiority.
- superiority.
6.
ispíquin
rit de rroudi
In pairs, you are going to create an oral critical comment comparing and expressing your opinions about two bands or artists. Remember you have already seen examples of critical comments in Listening.
1.
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
For the oral production
What is the discursive genre? Oral critical comment.
What is the theme? Music.
What is the objective? To compare and express opinions about two bands or artists.
At whom is it aimed? Your classmates.
How and where is it going to be presented? Through an oral presentation in class.
Who is going to participate? The whole class, in pairs.
túlbóks
1.
a. Decidam sobre quais bandas ou artistas vocês vão comentar.
- Avaliem a música que esses artistas ou bandas fazem levando estas perguntas em consideração:
- Vocês gostam ou não da música deles? Por quê?
- Como vocês comparariam as duas bandas ou os dois artistas em termos de estilo, ritmo e letras de canções que eles compõem e/ou cantam?
- Reflitam sobre maneiras de expressar opiniões em inglês. Classifiquem as frases a seguir em dois grupos: ( láiques) ou (). Em seguida, escolham as que vocês vão usar em seu comentário crítico.
- .
d. Observem as seguintes expressões, usadas para fazer comparações, e decidam quais vocês vão usar em seu comentário crítico. Se necessário, consultem a seção áison grémer
as good as – better than
as nice as – nicer than
as melodic as – more melodic than
as beautiful as – more beautiful than
e. Procurem uma maneira de expressar suas opiniões sem ofender as pessoas que têm opiniões diferentes das suas.
f. Pensem nas expressões faciais e nos gestos que podem ser usados durante a apresentação do comentário crítico para enfatizar sua mensagem.
g. Apresentem seu comentário crítico para outra dupla e peçam que avaliem o trabalho de vocês e deem sugestões de como melhorá-lo.
istép béqui
-
- indicação explícita das bandas ou dos artistas comentados;
- opiniões consistentes sobre a música dessas bandas/desses artistas, sustentadas por argumentos coerentes;
- uso de expressões de opinião e comparação adequadas;
- linguagem respeitosa;
- expressões faciais e gestos apropriados.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você considerou fácil de compreender? E o que foi difícil?
- O que você aprendeu sobre música?
- Sobre o que você refletiu nesta unidade em relação a letras de canção?
- Como você se preparou para expressar sua opinião sobre bandas e artistas?
- De que maneira você colaborou com o professor e com os colegas?
áison grémer
Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.
egzâmpol uan
“Don’t worry about a thing
‘Cause every little thing gonna be alright
( página 142)
Affirmative form / Afirmativo |
Interrogative form / Interrogativo |
Negative form / Negativo |
---|---|---|
I’m gonna be all right. |
Am I gonna be all right? |
I’m not gonna be all right. |
You’re gonna be all right. |
Are you gonna be all right? |
You’re not gonna be all right. |
He’s gonna be all right. |
Is he gonna be all right? |
He’s not gonna be all right. |
We’re gonna be all right. |
Are we gonna be all right? |
We’re not gonna be all right. |
You’re gonna be all right. |
Are you gonna be all right? |
You’re not gonna be all right. |
They’re gonna be all right. |
Are they gonna be all right? |
They’re not gonna be all right. |
- Em linguagem coloquial, a fórma verbal “ gointiu” é usualmente substituída pela contração “”. gona
- A omissão do verbo “ tchu bi” é menos comum, mas pode acontecer em algumas variedades da língua inglesa.
egzâmpol tchu
And our love is stronger than a flood
Bigger than a mountain
Deeper than the darkest sea
( página 148)
Superiority / Superioridade |
Inferiority / Inferioridade |
Equality / Igualdade |
|
---|---|---|---|
“short” adjectives (with one or two syllables) |
“long” adjectives (with two or more syllables) |
less strong than |
as beautiful as |
stronger than (adjective + “-er”) + “than” |
more beautiful than “more” + adjective + “than” |
• Existem algumas exceções no que diz respeito à formação dos adjetivos com grau comparativo de superioridade, como “”) e “”).