istartin pointi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
PRIMEIRA PARTE
No 7º ano, você aprendeu muitas coisas novas em Língua Inglesa! Agora, você consegue ler e entender com mais facilidade textos escritos e orais. Também já sabe escrever e falar um pouco em inglês. Neste ano, você vai continuar aprendendo e, nesta seção, vai perceber que conhecimentos diversos ajudam muito a compreensão de textos nessa língua.
1. .
THE NEW YORKER. Nova York: Condé Nast, 5 abril 2021.
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; formular hipóteses e fazer inferências.
STARTING POINT
professor ou professora,
Esta unidade tem como objetivos a exploração de estratégias de leitura de textos que combinam linguagens verbal e não verbal, a formulação de hipóteses e a inferência, estimulando os estudantes a valorizar o que já sabem, a observar como as novas informações ampliam as possibilidades para a construção de sentidos e a realizar uma breve revisão de alguns assuntos estudados no volume do 7º ano.
Cabe lembrar que esta unidade não tem a mesma extensão nem a mesma organização que as demais, devido ao caráter introdutório. Assim como no Starting point dos 6º e 7º anos, as questões estão divididas em duas partes. Na primeira, há um trabalho voltado para a leitura de imagens e sua relação com a linguagem verbal, evidenciando as inferências necessárias à compreensão. Na segunda parte, há uma breve revisão de conteúdo do 7º ano, com atividades de leitura, de gramática, com destaque para o past simple e os modais can e could.
Na questão 1, busca-se despertar a atenção da turma para “ler imagens”, ou seja, identificar seus elementos e estabelecer relações entre eles, como quando estamos diante de um texto escrito. Não há exatamente respostas certas ou erradas, mas hipóteses mais prováveis do que outras: a mãe e a filha esperando o metrô; o gesto da mulher olhando o relógio pode indicar que o metrô está atrasado ou que ela tem pressa; talvez já seja muito tarde ou devido ao distanciamento social, não há mais pessoas na estação; os traços da mulher e da criança indicam características de pessoas oriundas do continente asiático; e o uso de máscara certamente indica respeito às medidas sanitárias adotadas durante a pandemia de covid-19, já que a revista foi publicada em abril de 2021.
Competências gerais desenvolvidas em Starting point
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointisão 2, 10.
- Que lugar é representado na capa da revista?
- Que relação pode haver entre a mulher e a criança?
- O que elas estão fazendo?
- Qual é a provável nacionalidade delas?
- O que pode significar o gesto da mulher?
- Por que não há outras pessoas nesse lugar?
- O que indica o uso de máscaras pela mulher e pela criança?
h. Que informação escrita na capa contribui para contextualizar a imagem? Por quê?
- .
- Os conhecimentos que você já tinha antes e que ajudaram você a ler a capa da revista.
- A informação escrita na capa que contribuiu para contextualizar a imagem.
Você já tinha pensado sobre leitura de imagens? Vamos a outro desafio?
3.
- O que vocês sabem sobre o unicéfi?
- Que relação vocês acham que existe entre o , a imagem da criança e a frase “ unicéfi fór éveri tcháild”?
- O que pode significar a frase “ uan lóv” na campanha promovida pelo ? unicéfi
- Na opinião de vocês, por que há um desenho em fórma de coração na palavra Lóv ?
e. Considerando o pôster e as respostas anteriores, qual pode ser o objetivo da campanha?
Respostas e comentários
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir sobre o uso de estratégias de leitura de imagens.
3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: compreender globalmente o texto; formular hipóteses e fazer inferências.
Todas essas possibilidades de interpretação dependem de conhecimentos prévios – conhecer uma estação de metrô, por exemplo. Se houver dificuldade, sugerimos que você avalie a necessidade de acrescentar outras perguntas para orientar a leitura da capa. O percurso feito ao longo da discussão das perguntas pode ser comentado detalhadamente na resolução da questão 2, de modo que a turma reflita sobre as estratégias usadas para realizar o processo de compreensão.
As questões 3, 4 e 5 giram em torno da campanha Reimagine, promovida pelo Unicef em 2020, no contexto da pandemia de covid-19. O propósito é levar a turma a perceber que as linguagens verbal e não verbal se complementam no pôster.
Competências específicas desenvolvidas em Starting point
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointisão 2, 3.
4. .
A campanha Reimagine foi lançada pelo Unicef em julho de 2020 com o objetivo de repensar o mundo acometido pela covid-19 e torná-lo menos discriminatório para as crianças, já que a pandemia aguçou as desigualdades entre os países e dentro deles. A música “One love”, de Bob Marley, lançada em 1977, foi regravada pela família do cantor para promover a campanha.
Informações baseadas no release da campanha, disponível em: https://oeds.link/iV0lSz. Acesso em: 14 maio 2022.
5.
One love
One love, one heart
Let’s get together and feel all right.
ONE love. Intérprete: Bob Marley & The Wailers. Compositores: B. Marley.In: TRENCHTOWN Days: The Birth Of A Legend. Intérprete: Bob Marley & The Wailers. Kingston, Jamaica: Calla Records, 1977. 1 , faixa 2. cedê
- Considerando esses versos, como vocês explicariam o desenho do coração no pôster da campanha?
- Qual palavra do segundo verso reforça a ideia contida no primeiro? Por quê?
c. Na opinião de vocês, por que a canção de bób márlei foi escolhida como tema da campanha ? riimédgin
Did you know?
• O título riimédginda campanha do Unicef dialoga com a famosa canção “”, imédgin composta por . Se você não a conhece, pesquise a letra e procure os versos que transmitem uma ideia semelhante aos versos da canção “ Djón lênon uan lóv”.
-
- O que você aprendeu sobre a leitura de imagens e sobre a relação entre linguagens verbal e não verbal?
- De que fórmao que você aprendeu pode ajudar na leitura de outros textos que têm imagens?
- Além das imagens, quais outros elementos da linguagem não verbal podem facilitar a leitura de um texto?
- Como você relacionou os conhecimentos novos com os que já tinha antes?
Respostas e comentários
4 Respostas pessoais. Objetivos da questão 4: compreender globalmente o texto e refletir sobre o uso de estratégias de leitura.
5 Respostas pessoais. Objetivos da questão 5: compreender globalmente o texto e relacionar linguagens verbal e não verbal.
6 Respostas pessoais. Objetivo da questão 6: refletir sobre o uso de estratégias de leitura de texto verbovisual. 6c Resposta possível: o uso de cores, o tamanho das letras, destaque com negrito, a fórma como o texto é organizado na página etcétera
Usando conhecimentos já adquiridos, os estudantes serão capazes de atribuir sentidos aos diversos elementos, relacionando-os, e de formular hipóteses sobre a finalidade da campanha. Por outro lado, as informações disponibilizadas sobre a campanha e a canção usada para promovê-la contribuem para a formulação das hipóteses e, ao mesmo tempo, para expandir a compreensão do pôster. Essas reflexões podem ser aprofundadas durante a resolução da questão 6, que propicia a conscientização sobre o uso de estratégias de leitura.
Caso haja condições, sugerimos trabalhar as letras das canções “One love” (Bob Marley) e “Imagine” (John Lennon), incentivando a turma a interpretar as ideias que elas transmitem. Se esse trabalho for feito, é importante falar do contexto em que foram criadas.
Como o procedimento nessa primeira parte é indutivo, pode ser importante reforçar a autoestima dos estudantes, mostrando que seus conhecimentos prévios são importantes para sedimentar a compreensão de textos, favorecendo a realização de inferências tanto relativas aos sentidos das palavras quanto a respeito dos elementos imagéticos.
Habilidades desenvolvidas em Starting point
- ( ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
- ( ê éfe zero sete éle ih zero seis) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
- ( ê éfe zero sete éle ih zero nove) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
- ( ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
SEGUNDA PARTE
Que tal revisar alguns assuntos estudados no 7º ano? Vamos lá!
1.
The robots are coming, and Sweden is all for it
GARPENBERG, SWEDEN
Technology is embraced by workers who see their job prospects improve
BY PETER S. GOODMAN
From inside the control room carved into the rock more than half a mile underground, Mika Persson can see the robots on the march, supposedly coming for his job here at the New Boliden mine.
He’s fine with it.
Sweden’s famously generous social welfare system makes this place a not prone to fretting about automation – or much else, for that matter.
THE NEW YORK TIMES, Nova York, 29 dezembro 2017.
- rédilaini: .
2.
Versão adaptada acessível
Atividade 2.
Read the following comics and choose the text that best completes each speech balloon. Remember they should correspond to the events in the story sequence.
c.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: identificar elementos composicionais de notícias.
1 um Resposta esperada: “The robots are coming, and Sweden is all for it”.
1 dois Resposta esperada: “From inside the control room at the New Boliden mine”.
1 três Resposta esperada: “Technology is embraced by workers who see their job prospects improve”.
Objetivo da questão 2: identificar a função de balões de fala em história em quadrinhos.
2a: dois
2b: um
2c: três
A segunda parte, conforme mencionado antes, apresenta uma breve revisão de assuntos abordados no livro do 7º ano. São exploradas algumas características composicionais dos gêneros notícia, reportagem e história em quadrinhos; a polissemia; o past simple e os modais can e could. Para ampliar os aspectos dos gêneros focalizados, se for viável e pertinente, sugerimos explorar mais textos ou pedir à turma que apresente outros exemplos. Reservar um tempo da aula para um breve noticiário ao vivo, propiciando aos estudantes que apresentem notícias recentes em inglês; possivelmente isso os estimulará a pesquisar e se informar.
Do mesmo modo, os elementos gramaticais podem ser aprofundados com a proposição de questões orais, tais como contar algo que aconteceu no fim de semana, dizer como cada um pode fazer a sua parte em diversas situações que demandam um esforço coletivo para encontrar soluções, assim como quais poderiam ser as consequências de diferentes atitudes em prol do meio ambiente.
Caso sua turma requeira uma revisão mais detalhada, uma alternativa é usar as Atividades Complementares presentes no Manual do Professor do volume do 7º ano, caso não as tenha usado com essa turma no ano passado.
3.
Events of the 1960s
In 1960 the civil rights movement um espaço para resposta (begin) using a form of protest dois espaço para resposta (call) the sit-in. Protesters três espaço para resposta (sit) down in a place where they quatro espaço para resposta (know) they would not be served, such as a segregated lunch counter, and cinco espaço para resposta (refuse) to leave. Though the protesters seis espaço para resposta (be) often harassed or arrested, they sete espaço para resposta (remain) peaceful, which oito espaço para resposta (create) sympathy for their cause. A group called the Student Nonviolent Coordinating Committee nove espaço para resposta (organize) many sit-ins.
In 1961 a group called the Congress of Racial Equality dez espaço para resposta (begin) sponsoring Freedom Rides through the South. African Americans and whites espaço para resposta (travel) together to make sure buses and stations espaço para resposta (be) integrated. Some Freedom Riders[i espaço para resposta (be) beaten or arrested. In Alabama a bus espaço para resposta (be) bombed.
In August 1963 about 250,000 people espaço para resposta (gather) in Washington, D.C., to urge Congress to pass a civil rights law. The people espaço para resposta (sing) “We Shall Overcome,” and King espaço para resposta (deliver) a powerful speech known for the phrase “I Have a Dream.” The event espaço para resposta (be) called the March on Washington.
The civil rights movement espaço para resposta (win) major victories with the passage of new laws in 1964 and 1965. The Civil Rights Act of 1964 espaço para resposta (be) the most extensive civil rights law in U.S. history. It espaço para resposta (outlaw) discrimination in public places, in hiring, and in government programs. It also espaço para resposta (end) registration requirements and other obstacles to voting. The Voting Rights Act of 1965 espaço para resposta (end) other voting restrictions and espaço para resposta (lead) to a great increase in the number of black voters.
EVENTS of the 1960s. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, Inc., 2015. página 129-131.
- .
d. .
Respostas e comentários
Objetivos da questão 3: utilizar o passado simples e identificar informação específica no texto.
3: - umbegan; - doiscalled; - trêssat; - quatroknew[; - cincorefused; - seiswere; - seteremained; - oitocreated; - noveorganized; - dezbegan;traveled;- dozewere; - trezewere; - catorzewas; - quinzegathered; - dezesseissang; - dezessetedelivered; - dezoitowas; - dezenovewon; - vintewas; outlawed; - vinte e doisended; - vinte e trêsended; - vinte e quatroled
3a Resposta esperada: The sit-in.
3b Resposta esperada: Though the protesters were often harassed or arrested, they remained peaceful.
3c Resposta esperada: “I have a dream”.
3d Resposta esperada: The Voting Rights Act of 1965.
4.
Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs?
Avinash Bhunjun Wednesday 22 novembro 2017 4:12 p.m.
In tennis, the term “Battle of the Sexes” describes various exhibition matches played between a man and a woman. This term was coined famously for a nationally televised match on 21 September, 1973, between Bobby Riggs and Billie Jean King. The match was held at the Houston Astrodome in front of 30,000 spectators and attracted a televised audience of around 90 million people. This match was seen as a landmark for public perception and acceptance of women’s tennis.
BHUNJUN, A. Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Metro: news... but not as you know it, Londres, 22 novembro 2017.
- Uma reportagem, assim como uma notícia, geralmente se organiza em torno de perguntas básicas. Tente localizar no texto as respostas para as seguintes perguntas.
- Quem?
- O quê?
- Quando?
- Onde?
- Por quê?
- Observe o início da reportagem. Quais são as diferenças gráficas entre o título, o subtítulo e o texto principal?
- Identifique duas características da linguagem usada na reportagem.
- direta
- indireta
- objetiva
- subjetiva
d. Como as reportagens abordam eventos já ocorridos, quase sempre os verbos estão conjugados no pésti simplôl . No entanto, é possível encontrar um verbo no Prézent simpou nesse texto. Qual é esse verbo? Em que parte da reportagem ele se encontra e por que é usado?
Respostas e comentários
Objetivos da questão 4: identificar informações específicas e características composicionais e estilísticas do gênero reportagem.
4a um: Bobby Riggs e Billie Jean King.
4a dois: Uma partida de tênis conhecida como “Batalha dos Sexos”.
4a três: 21 de setembro de 1973.
4a quatro: Houston Astrodome.
4a cinco: Porque Bobby Riggs desafiou jogadoras de tênis a vencê-lo.
4b Resposta esperada: o título e o subtítulo têm letras maiores e mais destacadas que o texto principal da reportagem, sendo a letra do subtítulo menor que a do título.
4c: .
4d Respostas esperadas: “describes”; ele se encontra no subtítulo e é usado para apresentar o significado de “Battle of the Sexes”.
5.
“Eradicating Malaria in the nation is a lot easier than it seems. All you have to do is take a stand. Sleep inside a net for a Malaria free Nigeria. Take a stand. Play your part.’’
- Qual é o assunto do texto?
b. A palavra nét tem diferentes significados, como os representados pelas imagens a seguir. Relacione estas imagens com as frases correspondentes, considerando os sentidos dessa palavra em seu contexto de uso.
I.
II.
III.
A Some people use a net to catch butterflies.
B You could use a net to prevent mosquito bites while sleeping.
C Some games are played with a net separating the opponents.
- A palavra “ nét” também pode ser usada como verbo, conforme se observa no texto. Que sentido ela tem em Ai nét!
- Capturar peixes.
- Usar mosquiteiro.
- Acessar a internet.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 5: compreender globalmente o texto; inferir sentido de palavras e praticar o uso do verbo modal can.
5a Resposta esperada: a erradicação da malária.
5b A: imagem dois
5b B: imagem três
5b C: imagem um
5c: dois
- Como a imagem contribui para a eficácia da campanha?
- Reescreva as frases a seguir usando o verbo modal can, de modo que elas expressem a ideia de possibilidade. Se tiver dúvidas, consulte a seção áison grémer.
6. Leia a seguinte capa de revista e responda às perguntas.
MAKE, volume43, 2015. Capa.
- Observando a capa, qual é o tema principal da revista?
- Na manchete “ háu ai meid mai tchu hândrid fífti dólar robótic árm”, a quem se refere o pronome “ ai”?
c. Em “ robótic árm” e “ smárt uótch”, quais são as palavras principais e quais são as que as qualificam?
Respostas e comentários
5d Resposta esperada: a imagem mostra que usar o mosquiteiro/cortinado é simples.
5e : um You can take a stand.
5e : dois You can play your part.
Objetivos da questão 6: compreender globalmente o texto e identificar fórmas e usos de subject pronouns e noun phrases.
6a Resposta esperada: tecnologia.
6b Resposta esperada: refere-se à pessoa que criou o braço robótico.
6c Resposta esperada: “robotic” e “smart” qualificam as palavras principais, que são “arm” e “watch”, respectivamente.