iúnit uánárt is frídom

Fotografia. Número um. Vista parcial de pessoas negras, tocando tambores arredondados com uma das mãos enquanto a outra segura uma baqueta em curva. Elas são vistas da cintura, com as mãos fazendo movimentos.
Fotografia. Número dois. À esquerda, tecido em roxo com desenhos em amarelo, azul , vermelho, verde e laranja. À direita, linhas da mesma cor, ilustrando uma cena com uma pessoa à esquerda, agachada com joelhos e braços esticados para frente e animais à direita, similares a aves. Em segundo plano, árvore. Na parte inferior, outros dois quadrados com linhas coloridas.
Fotografia. Número três. Dois bonecos de tamanho médio, um ao lado do outro, em pé sobre base chata onde se lê o nome do artista: MANUEL EUDÓCIO. Ambos são morenos, estão vestidos de chapéu de cangaceiro sobre a cabeça, casaco de mangas compridas em marrom, de gola em amarelo, calça e sapatos em azul. À esquerda, um homem com baquetas amarelas batendo em tambor de tamanho médio em azul e listras em laranja e branco. À direita, o homem tocando um instrumento similar a uma flauta azul claro na horizontal com a boca e as duas mãos.
Respostas e comentários

Unit 1

professor ou professora

O objetivo desta unidade é levar os estudantes a refletir sobre o papel das artes visuais no que diz respeito a seu caráter estético, ético, político, social e inclusivo a partir da conexão percebida entre as manifestações artísticas e as características identitárias e culturais dos povos. Em relação aos gêneros discursivos explorados, objetiva-se promover a construção de conhecimento e desenvolver as habilidades dos estudantes relativas à compreensão de agendas culturais, press releases e notícias culturais e à produção de um texto desse último gênero.

É importante destacar que os textos selecionados apresentam características semelhantes quanto ao caráter informativo sobre eventos e atividades culturais, em especial no que se refere à descrição de conteúdo, data, hora e local de realização.

Ao longo da unidade, promove-se a interdisciplinaridade por meio de práticas que estabelecem um diálogo com os componentes curriculares Arte, História e Geografia ao tratar de manifestações artísticas oriundas de culturas diversas, incluindo as indígenas. Nessa perspectiva, consideramos que pode ser enriquecedor discutir sobre o contexto das artesãs panamenhas das ilhas de San Blas que criam as molas, apresentado em Reading, buscando o estabelecimento de paralelos com culturas indígenas brasileiras, o que favorece o cumprimento da Lei nº 11 645/2 008, com aspectos da história e da cultura indígena no mundo.

Consideramos que trabalhar determinados aspectos de similaridade entre o Brasil e outros países em desenvolvimento da América Latina, tendo em vista as características geopolíticas e históricas compartilhadas, como o predomínio de processos de colonização por povos europeus, contribui para a compreensão de questões econômicas, sociais e culturais que nos caracterizam como um povo latino. Também pode haver favorecimento da compreensão de tradições indígenas e do contexto multilíngue, muitas vezes não evidentes em países onde são faladas primordialmente línguas românicas.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia. Número quatro. Parede com grafites de formatos abstratos multicoloridos. Ao centro, ilustração de um ser em tons de verde, na vertical, com o corpo para à esquerda, de olhos grandes e azuis. Há letras grandes em cores variadas de amarelo, azul, lilás e rosa. Na calçada, à direita, um hidrante e um poste pequeno.
Fotografia. Número cinco. Menina indígena fazendo pintura em seu rosto com a ajuda de um graveto fino na mão direita. Os desenhos são nas cores vermelha e preta e têm motivos geométricos.
Fotografia Número seis. Máscaras de madeira de rostos de pessoas. À esquerda, em tons de amarelo e pálpebras em vermelho. A do centro, em tons esfumados em preto e pálpebras em laranja. Abaixo, objeto arredondado com forma larga em azul, similar a estrela de dez pontas, com olhos arredondados e boca retangular. As máscaras estão penduradas em exposição em uma rede branca.
Pintura. Número sete. Oito homens em pé, um ao lado do outro, usando um chapéu em bege arredondado, blusa de mangas compridas em xadrez em vermelho e branco, calça azul e sapatos em marrom e no pescoço, lenço em rosa. A maioria está batendo palmas e dois deles ao centro, segurando um instrumento similar a um violão, próximos aos ombros. Eles são loiros, negros, pardos e brancos. Ao fundo, local com vegetação verde e acima, tijolos pequenos em marrom."
Ilustração. Número oito. Duas pessoas uma de frente para à outra, vistas da cintura para cima. À esquerda, homem pardo, de cabelos e bigode escuros, com forma arredonda sobre a cabeça em vermelho, olhos azuis, de blusa de mangas compridas em azul-claro, capa sobre as costas e par de luvas em vermelho. Ele está com os braços para frente em direção a outra pessoa. À direita, mulher asiática, cabelos escuros em coque, olhos em azul grandes, com roupa de mangas curtas em verde  luvas vermelhas nas mãos. Em segundo plano, ilustração em tons de verde e vermelho, com círculos em amarelo e partes em vermelho.

Gêneros discursivos: agenda cultural, press release e notícia cultural.

Tema: a influência das artes visuais na cultura, na identidade e na sociedade.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos agenda cultural, prés rilís e notícia cultural;
  • refletir sobre a influência das artes visuais na cultura, enfatizando seu papel na expressão da identidade cultural, bem como nos aspectos políticos e sociais.
Respostas e comentários

Lembramos, ainda, que é recomendável ir além dos exemplos que privilegiam as artes visuais dos espaços urbanos de países desenvolvidos. É importante buscar sensibilizar os estudantes para a necessidade de preservar manifestações artísticas tradicionais de outras regiões, mantendo viva a diversidade cultural e identitária de comunidades frequentemente ameaçadas pela indústria cultural global.

Nesse sentido, as imagens das páginas de abertura da unidade apresentam desde artefatos populares tradicionais, produzidos por comunidades indígenas, populações ribeirinhas e periféricas, até artes visuais que têm ganhado cada vez mais destaque nos murais das grandes metrópoles, embora também sejam oriundas de regiões periféricas. Há, entre essas imagens, exemplos da cerâmica produzida no Norte e no Nordeste do Brasil, de instrumentos musicais de origem africana, das tradicionais molas das mulheres indígenas Kuna, da pintura corporal de indígenas brasileiros e de um grafite.

Pode-se dizer, assim, que todas essas manifestações contribuem para a formação integral dos estudantes, pois representam fórmas genuínas de arte, aliando o belo ao traço identitário-cultural. Elas se constituem, portanto, em fórmas particulares de expressão, um olhar sobre si e sobre o outro, uma maneira de se comunicar, refletir e retratar o mundo. Desse modo, os estudantes poderão construir repertório cultural e valorizar a diversidade entre as culturas, conforme preconizado pela Bê êne cê cê.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, com o corpo para à direita, de frente de uma tela de pintura. Ela tem cabelos encaracolados em formato arredondado, vestida com camisa de mangas compridas e gola, em xadrez em azul, rosa e amarelo e avental azul por cima do corpo. Ela olha para frente, com um pincel na mão direita um pincel e na mão esquerda, paleta de tintas. Ao fundo, local com paredes em azul e bege e duas janelas vistas parcialmente por onde entra luz solar.

II.

Fotografia. Uma pessoa sentada, vista parcialmente, à esquerda, de camisa em branco e vermelho e tecido em marrom sobre as pernas. Ela está com as mãos para frente para uma peça de cerâmica em um torno manual, de formato de cogumelo, uma faca na mão direita alisando a peça. Mais ao fundo, à direita, uma mesa com outras peças de cerâmica, como vasos, tigelas e potes.

III.

Fotografia. Uma parede com graffiti abstrato em rosa, amarelo, roxo e branco. À direita, um homem visto de costas, de cabelos pretos, de camisa de mangas arregaçadas em rosa e roupa de baixo em verde. Ele segura na mão esquerda um tubo de spray de frente para parede.

IV.

Fotografia. Uma mulher à direita, agachada, de frente para um tear rústico  de madeira, com linhas brancas entrelaçadas com fios coloridos. A mulher tem cabelos escuros divididos ao meio, de lenço em rosa e branco sobre a cabeça e o corpo dela, de blusa de mangas curtas em bege. Sobre a testa, círculo pequeno em marrom, entre as sobrancelhas. Ela segura nas mãos, um garfo grande de madeira sobre as linhas.

V.

Fotografia. Mão de uma mulher, segurando caneta colorida rosa. Ela colore a boca de uma menina que está desenhada na folha de papel branco. À esquerda, outras canetas coloridas.

VI.

Fotografia. Uma pessoa vista da cintura para cima, de frente para grade, de cabelos encaracolados castanhos, de blusa com estampas em marrom e calça da mesma cor, com mangas arregaçadas. Ela está com câmera escura, arredondada, próxima do rosto e mãos sobre a câmera. Ao fundo, local com prédios e paredes em marrom e tons amarelados.
  1. O que essas imagens representam?
  1. De qual manifestação artística representada nessas imagens vocês mais gostam? Por quê?
  1. Vocês praticam alguma dessas manifestações artísticas? qual ou quais? Se não, escolham uma delas e expliquem por que gostariam de praticá-la. Justifiquem sua resposta.
  1. Vocês já foram a uma exibição de arte? Quando e onde foi isso? Vocês gostaram? Se não, gostariam de visitar alguma?

e. Vocês acreditam que arte é uma parte importante da cultura? Justifiquem sua resposta.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a Resposta possível: they represent different artistic skills.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio sobre artes visuais e sua relação com cultura, identidade e diversidade.

As questões da seção trabalham com imagens e afirmações que se referem ao fazer artístico propriamente dito e à recepção das obras de arte, visando levar os estudantes a refletir sobre o papel da arte em seu cotidiano. É um momento bastante propício para investigar se eles estão familiarizados com essas fórmas de estética, se têm alguma habilidade artística e o que entendem por artes visuais.

É importante destacar que, muitas vezes, a arte é vista como algo a que nem todos têm acesso. Sendo assim, já na questão 1 buscamos romper com essa falsa premissa, pois, ainda que possa haver estudantes que nunca tenham tido a oportunidade de visitar um museu ou uma galeria de arte, o exemplo de street art apresentado favorece a aproximação entre a arte visual e a realidade dos estudantes de áreas urbanas. O mesmo se aplica às imagens que retratam o fazer da cerâmica e da tecelagem em relação àqueles de comunidades rurais. Dessa fórma, busca-se auxiliar os estudantes a perceber a função da arte enquanto parte de nossa cultura, despertando neles o desejo e o interesse pela observação atenta das obras de arte visuais presentes nos diferentes espaços ao seu redor.

Habilidade desenvolvida em Time to think


Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Ícone de atividade oral.

2.

Class survey on artistic abilities and interests

Find someone who

loves animations;

is good at painting;

can draw pretty well;

goes to art exhibitions;

would like to learn about graffiti art.

ícone de atividade no caderno
    1. Relacione cada imagem da questão 1 à arte visual que ela representa.
      1. fódógrafi
      2. sârémics
      3. dróin
      4. grâfíri árt
      5. pêintin
      6. tépestri
    1. Relacione cada trecho a uma função da arte.

educational  personal  social  spiritual

  1. .

RAGANS, R. ArtTalk. Woodland Hills, California, Estados Unidos: Glencoe/McGraw-Hill, 2005. página7-8.

Ícone de atividade oral.

4.

Benefits of street art are visible at different mutually interlinked levels. Those are visual, socio-political, cultural and economic benefits deriving from street art activities that contribute to the people of the city, even though all of them are not equally represented.”

c.

LUPINŠEK, P. Street art in Yogyakarta, Indonesia: messages of the streets. In: COSTA, P.; GUERRA, P.; NEVES, P. S. Urban intervention, street art and public space. Lisboa: Urban Creativity, 2017.página100-112.

Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade; relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

3a um: imagem seis

3a três: imagem cinco

3a cinco: imagem um

3a quatro: imagem três

3a dois: imagemdois

3a seis: imagem quatro

3b um: personal

3b dois: spiritual

3b três: social

3b quatro: educational

Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade e estabelecer relações de intertextualidade.

4: c

Além de refletirem sobre as imagens e as afirmações sobre o fazer artístico e a função da arte, os estudantes são instigados a interagir com os colegas em busca de informações acerca de suas habilidades artísticas. Esse tipo de atividade possibilita a prática do vocabulário que será explorado, de modo intuitivo, ao longo da unidade, pois os estudantes são desafiados a compartilhar com os colegas suas preferências e aptidões artísticas, bem como seus interesses.

Como você deve ter observado, professor ou professora, nas questões 2 e 3 optamos por deixar o quadro e as opções em língua inglesa. Entendemos que, no caso de palavras cognatas, a compreensão é mais fácil. Nos outros casos, por exemplo, draw, pode ser uma oportunidade para aprendizado do vocabulário que estará presente na unidade.

Sugerimos que você aproveite as questões dessa seção para avaliar o interesse dos estudantes pelo tema e a eventual necessidade de aprofundar a discussão de algum aspecto das manifestações artísticas abordadas. Consideramos que esse procedimento pode favorecer a participação da turma nas demais atividades propostas na unidade.

Para ler

Caso queira ampliar suas leituras sobre artes visuais, sugerimos o livro organizado por Ragans (2005), além das obras de Marks (2016) e de Costa, Guerra e Neves (2017).

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1. .

Orientação para acessibilidade

Além de expressões visuais de arte urbana, também podem ser mencionadas e discutidas apresentações musicais.

b.

Ícone de atividade oral.

2. ópchiãn ór ópchiãnsprésent ór présents

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

I.

Fotografia. Em preto e branco. Ao centro, uma escada aberta, na vertical, com um homem em cima, de regata escura, calça clara, segurando uma haste longa na horizontal sobre a parede à frente dele, desenhando um círculo de traço fino. No canto superior esquerdo, texto: Few people go to exhibition nowadays. The power of Public Art is that enters people’s everyday life. No canto inferior direito, vista parcial de um carro.

II.

Cartaz. Texto sobre fundo em tons coloridos, em triângulos de cor verde, marrom e bege, onde está escrito: Art by anyone for everyone. It offers so much but asks for so little. My dog sighs.

III.

Texto azul sobre fundo de tons em rosa: In Afghanistan, I was doing street art because it was more open, but when I had a show, only men would come. I said, I’m an artist not only for men, but for women too. So that’s why I like graffiti. Malina Suliman

f.

Respostas e comentários

Pré-leitura

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2 Resposta pessoal.

Objetivos da questão 2: refletir sobre o tema do texto e fazer inferências.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver da competência leitora por meio do uso de diferentes estratégias no trabalho com textos dos gêneros discursivos agenda cultural e press release.

Task 1

Na Task 1, ao abordar a temática da arte urbana/de rua, optamos por trabalhar com o gênero discursivo agenda cultural por ser mais sintético que o press release, que será trabalhado na Task 2.

Uma vez que o tema abordado pode ser mais conhecido nos meios urbanos que nos rurais, as questões propostas em Before reading foram elaboradas de fórma a servir tanto à ativação de conhecimento prévio quanto à construção do conhecimento necessário para a leitura.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
Ícone de atividade oral.

3.

Eyes on grammar  EXAMPLE1

I.

Fotografia. Exterior de uma construção de dia. Uma mulher em pé, cabelos trançados presos em coque no topo da cabeça. Ela usa blusa de mangas compridas em bege e preto, de calça jeans em cinza-claro. Na mão direita, ela segura um tubo de spray colorindo um muro à frente dela, com ilustrações  e rosto de uma pessoa em tons de amarelo. Mais à direita, outra parede com ilustrações e letras.

II.

April 11-15

LALS Graffiti Week. Student painted on the graffiti wall throughout the week.

LALS 2015-2016.Waltham/Boston, Massachussetts, Estados Unidos: Brandeis University, , outono 2016.

  1. umdois?

c. umdois

ríd tchu lârn
    • .

Eyes on grammar  EXAMPLE1

Cartaz. No topo, o texto em verde:  LALS Graffiti/Youth Culture Week. No lado esquerdo, o texto: April eleventh to fifteenth. Generous funding from: Latin American and Latino Studies, African and Afro-American Studies, Mandel Center, Louis Brandeis one hundred, Celebration and Bernstein Creative Arts Festival. Questions? Email lcbrown@brandeis.edu. No centro, dentro de um quadrado verde, o texto: Monday, April eleventh, two p.m.: Graffiti Wall open for painting, tagging contest, between Volen Science Center and Chapel's Field, open Mondays, Tuesdays, Fridays two to five, Wednesdays and Thursdays, twelve to three. Tuesday, April twelfth. eleven a.m.: The Youth Movement, Urban Art and Puerto Rico's Economic Catastrophe talk by photographer Pablo Delano, Mandel G O O three. Wednesday, April thirteenth, three thirty p.m. Marcas de supressão. Roundtable Between Free Speech and the Spray Can: Graffiti as Social Protest from the Margin with Greg Childs and Brazilian graffiti artist Marcelo Ment, Lown two, room not accessible. Thursday, April fourteenth, four p.m.: Digital Cuba: Contemporary Screen Cultures talk by Paloma Duong, MIT, Mandel Reading Room three oh three. Friday, April fifteenth, three p.m.: Graffiti Demonstration by Marcelo Ment, between Volen Science Center and Chapel's Field. Graffiti contest prize awarded!

LALS 2015-2016.Waltham/Boston, Massachussetts, Estados Unidos: Brandeis University,número25, outono 2016.

Respostas e comentários

3 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

3a Resposta possível: the extract is a piece of information about the wall displayed in the image; students painted it throughout the LALS Graffiti Week.

Leitura

A escolha do texto apresentado em Read to learn se deu não apenas em virtude do gênero a ser trabalhado, mas também em função de sua estreita relação com o contexto latino-americano, o qual, de fórmasdiversas, atravessa algumas questões desta unidade.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade oral.

1. 3cófBefore reading

ícone de atividade no caderno
  1. 3ófBefore reading.
    1. .”
    1. “‘.”
    1. .”
ícone de atividade no caderno
      1. .
      2. .
      3. .
    1. .
      1. .”
      2. .”
      3. .”
      4. .”
ícone de atividade no caderno
    1. loqueichion
Respostas e comentários

Compreensão leitora

1 Resposta pessoal. Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e comprovar hipóteses.

Objetivo da questão 2: relacionar linguagens verbal e não verbal.

2: a

Objetivos da questão 3: identificar informações explícitas e implícitas e ler criticamente o texto.

3a:quatro

3b Respostas esperadas: his name is Marcelo Ment; he is a graffiti artist.

3c:

Objetivos da questão 4: identificar características composicionais do gênero agenda cultural e identificar informações específicas no texto.

4: e

As atividades de compreensão em Constructing meanings, por sua vez, transitam por um amplo espectro de estratégias e procedimentos, partindo da verificação de hipóteses para alcançar a leitura crítica e a relação entre as linguagens verbal e não verbal. A presença de um artista brasileiro no evento focalizado no texto pode ser explorada para facilitar o engajamento dos estudantes, mesmo em escolas rurais.

professor ou professora a discussão proposta sobre as conexões entre o grafite e a expressão daqueles que se encontram no contexto político-social das periferias urbanas pode gerar identificação e contribuições genuínas dos estudantes, especialmente se sua escola estiver situada em uma comunidade semelhante. Caso isso aconteça, convém valorizar as contribuições dos estudantes para a discussão. A percepção de que você também se interessa pelas questões de identidade cultural e expressão artística caras a eles pode gerar ótimos frutos no aprofundamento de uma relação dialógica de ensino-aprendizagem.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Fotografia. Uma mulher sentada, vista da cintura para cima. Ela tem cabelos lisos escuros, com uma mecha fina à frente do rosto, de blusa de mangas curtas em branco e estampas de flores de pétalas e linhas finas coloridas. À frente dela, vista parcial de bolsas coloridas, as quais ela observa e toca. Em segundo plano, tecidos em preto com linhas coloridas  de formas abstratas e outros com formato de aves estilizadas.
  1. ríd tchu lârn

d.

Eyes on grammar EXAMPLE 2

Mola are probably the most famous type of art produced in Panama and parts of northern Colombia reticências, made by generations of Kuna women reticências.

The mola blouse does, however, serve to identify who is Kuna and who is not

DEACON, D.A.; CALVIN, P. An international study of weaving, knitting, sewing, quilting, rug making and other fabric arts. Jefferson: McFarland, 2014,página 116-117.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: ativar conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e relacionar linguagens verbal e não verbal.

2a Resposta esperada: mulher indígena usando blusa com uma aplicação de trabalho artesanal típico, tendo ao fundo outros exemplares desse artesanato.

Task 2

Esta Task apresenta como tema as chamadas molas do Panamá, criadas originalmente pelas mulheres indígenas Kuna, habitantes das ilhas de San Blas. A questão 2 de Before reading se apoia na reflexão por meio de uma imagem das molas, defórma a facilitar a construção de referências sobre o tema do press release que será apresentado em Read to learn.

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

ríd tchu lârn
  1. :

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 and 2

Reprodução de página da internet.  Na parte superior, fundo em preto e ilustração em tons de cinza de ornamentos na horizontal. Acima da ilustração, texto: TMC, art in life. Textile Museum of Canada. Abaixo, menus: PLAN YOUR VISITS, EXHIBITIONS, PROGRAMS, COLLECTIONS and RESEARCH, EDUCATION.

DRAWING WITH SCISSORS: MOLAS FROM KUNA YALA

Date: Jul 21, 2010 – Feb 13, 2011

Curated by: Max Allen

fotografia. Vista geral de local com paredes em marrom, à esquerda, entrada arredondada e na parte interna, porta arredondada com vidro transparente. À direita, parede com ilustrações na horizontal em tons de vermelho, amarelo, azul, preto e marrom de formatos abstratos e ornamentos. Na parte inferior, solo em tons de cinza.

After Panama became an independent nation in 1903, a law was passed that said the “wild indigenous tribes”, notably the Kuna, had to be “compelled to lead civilized lives”. Women’s blouses called mola, with their geometric and pictorial patterns that articulated the Kuna understanding of the world, were banned. At this point, the Kuna had had enough of colonial interference, and the result was their 1925 Revolution. Following a period of negotiation, the Kuna established the right to practice their traditions as well as gaining virtual autonomy over their own territory in the San Blas Islands, now called Kuna Yala.

ADDITIONAL INFORMATION

The graphic panels on the mola blousesreticências depict everything the Kuna see around them, from ancient plant and animal spirits to reimagined television news and Disney characters. Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those that were made yesterday, some by Domitila Deleon de Fernandez, the granddaughter of the leader of the 1925 Revolution. Photos in the exhibition show the matrilocal Kuna world of the San Blas Islands where, in order to protect old and successful traditions from the negative impacts of globalization, no outsider may own property.

DRAWING with Scissors: Molas from Kuna Yala. Disponível em: https://oeds.link/IqpgAl. Acesso em: 25 março2022.

Respostas e comentários

professor ou professora, sugere-se enfatizar que as molas, feitas cuidadosamente à mão, têm se tornado cada vez mais conhecidas mundialmente, de fórma que hoje é possível encontrar colecionadores dessa requintada manifestação artística em diversas partes do mundo. Sugere-se, se possível, desenvolver a atividade por meio de um trabalho interdisciplinar com o componente curricular Arte, cogitando-se a possibilidade de que os estudantes venham a reproduzir, em formato de tela, cartazes etcétera, imagens inspiradas nos painéis confeccionados pelas mulheres Kuna, culminando em uma exposição ou intervenção com instalações (como móbiles) aberta às famílias e à comunidade.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
  1. ór
    1. .
ícone de atividade no caderno
    1. môlas
    1. môlas
    1. môlas.
ícone de atividade no caderno
    1. :
      1. .
      1. .
      1. môlas
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender informações específicas no texto.

1a: T

1b: T

1c: T

1d: F

Objetivo da questão 2: fazer inferências.

2: c

Objetivos da questão 3: compreender globalmente o texto, identificar características do gênero press release e informação explícita no texto e inferir o público-alvo do texto.

3a Resposta esperada: porque a arte das molas são desenhos feitos com tesouras. 

3b:um

3c Resposta esperada: yes, it is; at the top of the text, we can find the name of the exhibition’s curator, Max Allen.

3d:dois

3e Resposta esperada: it lets the reader know that the featured exhibitions are no longer available.

3f:

É importante, também, que os estudantes consigam identificar características do gênero press release durante a Task, inclusive inferindo o interlocutor ao qual se dirige o texto e seu caráter informativo. Em razão disso, as questões em Constructing meanings não se limitam às informações que podem ser obtidas pela leitura do texto, incluindo também reflexão sobre elementos composicionais do gênero em foco.

g. péragraf ór péragrafs

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item g.

In which text excerpt(s) can you find

  1. an account of a historical fact?
  2. a reference to a major figure in Panamanian history?
  3. an explanation about the technique used to make the mola?

h.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Que relação pode ser estabelecida entre os textos das tésks e rídin? Justifiquem sua resposta.
    1. Em sua opinião, por que a globalização pode representar uma ameaça para as tradições indígenas?
    1. Vocês consideram que as populações indígenas brasileiras fazem esforços semelhantes aos dos Kuna para manter suas tradições? Justifiquem sua resposta.
    1. Em sua opinião, de que fórmaésse a obra de arte de um artista reflete sua identidade e herança cultural?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.

1.

Cartaz na horizontal. Solo em tons de bege, rosa, marrom e caminho em branco, com várias pessoas e crianças fazendo atividades diferentes.  À esquerda, um adulto de cabelos e blusa de mangas compridas em azul, calça em marrom e à frente dele, duas crianças, ambos brincando com bolhas transparentes de sabão. Ao centro, dois jovens caminhando para à esquerda, perto de dois cachorros um em preto e outro em branco e marrom. Um homem de cabelos pretos, camiseta em listras em vermelho e amarelo, com bermuda em vermelho e sapatos em preto. Uma menina de cabelos escuros penteados para trás, camiseta roxo, bermuda e sapatos em azul. Em segundo plano, pessoas fazendo outras atividades: tocando instrumentos, brincando de patinete, bicicleta, stands de comércios e em terceiro plano, estabelecimentos de paredes coloridas, prédios. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas. Na parte superior, texto: hashtag GREENFIELDWEEKENDMARKET. GREENFIELD DISTRICT CENTRAL PARK. À esquerda, logotipo em branco de GREENFIELD DISTRICT.

e.

Respostas e comentários

3g um: first paragraph

3g dois: second paragraph.

3g três: second paragraph

3h Resposta esperada: sim, pelo fato de os painéis mostrarem não apenas temas tradicionais, mas também temas contemporâneos. “The graphic panels on the mola blouses depict everything the Kuna see around them, from ancient plant and animal spirits to reimagined television news and Disney characters.”.

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: identificar relações de interdiscursividade nos textos; refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com o contexto brasileiro.

1a Resposta possível: ambos têm como tema de fundo tópicos relacionados à arte no contexto latino-americano.

Pré-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1b: at a park

 Think a little more

As questões em Think a little more visam a incentivar a reflexão crítica sobre o que foi lido, estabelecendo relações entre os temas e buscando aproximações entre os textos.

Espera-se que, por meio das relações de interdiscursividade presentes nos textos das Tasks 1 e 2, os estudantes percebam que os temas abordados em ambos, ainda que distintos, mantêm relação estreita com o contexto latino-americano. Além disso, também optamos por propor algumas questões que visam identificar os conhecimentos novos proporcionados pelos textos, além de outras que, ao mesmo tempo que buscam motivar a reflexão crítica sobre os temas dos textos, oferecem aos estudantes a oportunidade de relacioná-los ao contexto brasileiro.

professor ou professora, embora as questões de gênero não estejam no centro do debate proposto na seção, consideramos pertinente trazer à tona algumas reflexões sobre o papel da mulher, que aparece como protagonista na comunidade indígena Kuna, retratada na Task 2. Muitas pesquisas de cunho acadêmico, mencionadas em Para ler, têm buscado evidenciar a relevância do papel desempenhado pela mulher nas comunidades tradicionais, reconhecendo-as como fundamentais para a conservação e a proteção da cultura de seu povo contra os impactos da globalização. Tais reflexões podem partir dos itens 1b e 1c e continuar no item 1d.

Para ler

No que tange à relevância do papel desempenhado pela mulher junto às comunidades tradicionais, indicamos os trabalhos de Bertoldi e Braga (2013) e de Torres, Barros e Torres Neto (2017).

Listening

Objetivo da seção

Trabalhar o gênero discursivo notícia cultural por meio de atividade de compreensão auditiva.

Habilidade desenvolvida em Listening


Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Ícone de atividade oral.
      1. pleigraund

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • t

Culture news - Partsumand dois

Title: A Mix of Food, Culture and Arts at the Greenfield Weekend Market

Published on: August 14, 2014

Source: Daybreak, 9TV Philippines

A MIX of Food, Culture and Arts at the Greenfield Weekend Market. Daybreak. 9TV Phillippines, Filipinas, 14 agosto 2014.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno
      1. bicós
      2. bissaids
      3. bãt
Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno
  1. éf
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto; fazer inferências e formular hipóteses.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas no texto e identificar fórmas e usos de conector. 1a:dois 1b: três 1c:dois Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto. 2a: F 2b: T 2c: T 2d: T 2e: F

Os fragmentos de áudio em Listen to learn apresentam dois trechos selecionados sobre a programação cultural do Greenfield Weekend Market, um lugar onde se pode ter acesso tanto a restaurantes quanto a atividades artístico-culturais. As questões em Before listening se apoiam na leitura de uma imagem relacionada ao evento e visam tanto à ativação de conhecimento prévio quanto à formulação de hipóteses sobre o texto. Avalie a necessidade de ampliar a pré-audição, caso entenda que os estudantes terão dificuldades com algum vocabulário, expressão ou enunciado.

Já as questões de compreensão auditiva em Constructing meanings foram organizadas de modo que os estudantes possam compreender globalmente o texto e identificar informações explícitas e específicas.

Uma sugestão seria trazer imagens de lugares brasileiros semelhantes ao Greenfield Weekend Market. Embora não haja locais com esse perfil em todas as cidades, pelo menos nas capitais dos estados costuma haver algo semelhante.

ícone de atividade no caderno
    1. .

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Como lugares ao ar livre e com atividades de lazer podem contribuir para a promoção da arte e da cultura na cidade?
    1. Na cidade de vocês, existem lugares a céu aberto onde as pessoas se reúnem para se divertir? O que as pessoas costumam fazer nesses locais e em que horários eles podem ser visitados? Caso não haja, tentem pensar no motivo dessa ausência.
    1. Existem locais em sua cidade aonde você possa ir para desfrutar de manifestações de arte e eventos culturais? Quais? Caso não os conheçam, digam como pensam que esses locais devam ser.
    1. A notícia cultural sobre o grinfíld uíkend márket foi veiculada na televisão em meio à grade da programação diária. Vocês acham que isso aconteceria no Brasil? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno

Artists are creative individuals who use imagination and skill to communicate in visual form.” (RAGANS, R. ArtTalk. Woodland Hills, Califórnia, Estados Unidos: Glencoe/McGraw-Hill, 2005. página6, 11.)

II.

After Panama became an independent nation in 1903, a law was passed that said the ‘wild indigenous tribes’, notably the Kuna, had to be ‘compelled to lead civilized lives’.” (página26)

III.

Lauren [Brevner] is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects, their clothing, her choice of materials and the overall compositions.” (Artlink Canada. February, 2016.)

IV.

“The People That Time Forgot – Edgar Rice Burroughs wrote this thrilling adventure-story as a sequel to his famous novel “The Land That Time Forgot”. (CARTER, L. Foreword. In: BURROUGHS, E. R. The people that time forgot. Cambridgeshire, Reino Unido: Gateway, 2013. página 8.)

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto (compreensão detalhada).

3: a, d

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Objetivo da questão 1: identificar usos dos pronomes relativos.

Think a little more

Em Think a little more, buscamos estruturar as questões de modo a possibilitar o aprofundamento do tema do texto por meio da reflexão crítica e do estabelecimento de relações entre ele e a experiência pessoal dos estudantes.

Language in action

Objetivo da seção

Praticar recursos léxico-gramaticais dos gêneros press release e agenda cultural, tais como pronomes relativos e preposições.

As atividades propostas buscam identificar o uso e a função de pronomes relativos, bem como praticá-los. Não se pode afirmar que esse é um recurso léxico-gramatical fundamentalmente característico dos gêneros em estudo; entretanto, observa-se que os pronomes relativos, em maior ou menor grau, costumam aparecer em textos de caráter informativo. No caso dos gêneros abordados, sua ocorrência é maior no press release que na agenda cultural, em função do caráter mais enxuto desta última.

Inclui-se também uma questão sobre preposições. A seção Eyes on grammar pode ser consultada para ampliar o repertório de conhecimentos dos estudantes acerca desse conteúdo gramatical.

Habilidade desenvolvida em Language in action


Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (rúse) para construir períodos compostos por subordinação.

    1. dét
    2. uítch
    3. dét
    1. pípol?
    2. thíngs?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e b.

  1. What (or who) do the following words refer to?
  1. “who”
  2. “that”
  3. “which”
  4. “that”
  1. Which of the previous words refer to
    1. people?
    2. things?
ícone de atividade no caderno

2.

Keaton seems to have been one of those comic geniuses who, when not working, never felt entirely alive. He fulfilled the Flaubertian idea of the artist as someone whose whole existence is poured into his art

GOPNIK, Adam.Silent treatment: The case for Buster Keaton. The New Yorker. Nova Iorque, Estados Unidos: Condé Nast, 31 janeiro 2022. página 65.

    1. .
ícone de atividade no caderno
  1. áison grémer
    1. détpáginatésqui tchu
      1. .
    1. ?

Eyes on grammar EXAMPLE 2

Lauren is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects, their clothing, her choice of materials and the overall compositions.”

Artlink Canada. February, 2016.

Respostas e comentários

1a um: Resposta esperada: “creative individuals” ou “artists”.

1a dois: Resposta esperada: a law”.

1a três: Resposta esperada: “her (ou Lauren’s) Japanese roots”.

1a quatro: Resposta esperada: “The People” and “The Land”.

1b um: Resposta esperada: “who” e “that”.

1b dois: Resposta esperada: “which” e “that.

Objetivo da questão 2: identificar usos dos pronomes relativos.

2a:dois

2b:um

Objetivo da questão 3: identificar usos e funções de pronomes relativos.

3a:três

3b:três

c. tésqui tchurídin

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known 26).

  1. uítch
  2. rúse
ícone de atividade no caderno

4.

THE CULTURAL PAGES

25 things to see, hear, watch, and read.

MOVIES: See Jonas Mekas. A retrospective. Film Society of Lincoln Center, February 17 to 23; the Jewish Museum, February 18 to June 5.

The avant-garde filmmaking legend,um espaço para resposta died in 2019, is getting a dual tribute to his sprawling career.

TV: Watch Severance. One way to achieve work-life balance. Apple TV+, February 18.

Ben Stiller directs most episodes of this mystery-thriller about Mark (Adam Scott), dois espaço para resposta company performed “severance” on him, a procedure that ensures staffers’ work and home memories remain completely unconnected. Considering how great and totally legal this sounds, you may be as surprised as Mark to learn nefarious things may be going on at his company.

CLASSICAL MUSIC: Hear Curtis at 92Y. Chamber-music giants. 92nd Street Y, February 18.

The Curtis Institute of Music is a conservatory in Philadelphia . A contingent of its faculty and recent alumni offer two works for string quintet: A Shattered Vessel, freshly composed by the school’s own Richard Danielpour, and Schubert’s C-major Quintet, a piece três espaço para resposta makes all superlatives seem weak.

TV: Watch From. Stuck in a small town. Epix, February 20.

This horror series is set in a Middle American townquatro espaço para resposta traps any cincoespaço para resposta intrude. Those seis espaço para resposta try to leave have to fight dangerous creatures sete espaço para resposta emerge from the surrounding forest, and, yes, it evokes Stephen King’s The Mist.

NEW YORK. Nova Iorque, Estados Unidos: Vox Media. 14-27 fevereiro2022.página 66.

Respostas e comentários

3c:dois

Objetivo da questão 4: praticar o uso de pronomes relativos.

4:um- who,dois - whose,três - which, quatro- which,cinco - who, seis - who,sete - which/who

ícone de atividade no caderno
  1. Eyes on grammar
    1. páginaquestchion ínbifór rídintesqui uon

The graphic panels on the mola blouses 26)

Greenfield Weekend Market is open on Saturdays from 4 p.m. to twelve midnight.” 29)

  1. .
  2. .
ícone de atividade no caderno

6.

The Youth Movement, Urban Art and Puerto Rico’s Economic Catastrophe” talk by photographer Pablo Delano, Mandel G003. (página23)

Digital Cuba: Contemporary Screen Cultures” talk by Paloma Duong (MIT), Mandel Reading Room 303. (página 23)

c. .

ícone de atividade no caderno

I said, I’m an artist not only for men, but for women too. (página22)

b.

Graffiti Wall open for painting/tagging contest, between Volen Science Center and Chapel’s Field. (página23)

Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: identificar usos de preposições.

5a:dois

5b: dois

Objetivo da questão 6: identificar o uso e o sentido de preposição no texto.

6: b

Objetivo da questão 7: identificar usos e sentidos de preposição no texto.

7a:um

7b:dois

ícone de atividade no caderno

8.

Benefits of street art are visible at different mutually interlinked levels. Those are visual, socio-political, cultural and economic benefits deriving from street art activities that contribute to the people of the city, even though all of them are not equally represented.” (página21)

Generous funding from: Latin American and Latino Studies, African and Afro-American Studies, Mandel Center, Louis Brandeis 100 Celebration and Bernstein Creative Arts Festival.” (página 23)

c.

ícone de atividade no caderno

9.

Graffiti Wall open for painting/tagging contest, between Volen Science Center and Chapel’s Field”. 23)

Roundtable ‘Between Free Speech and the Spray Can: Graffiti as Social Protest from the Margin’ with Greg Childs and Brazilian graffiti artist Marcelo Ment, Lown 2 (room not accessible)”. (página 23)

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those that were made yesterday, some by Domitila Deleon de Fernandez, the granddaughter of the leader of the 1925 Revolution 26)

c.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In pairs, you are going to create a piece of culture news on things to see and do around your neighborhood. Remember you have already seen an example of this in Listening.

ícone de atividade no caderno

1.

For the oral production

What is the genre?Culture news.

What is the theme?Arts and culture around the city.

What is the objective?To provide information about artistic and cultural activities.

At whom is it aimed?The whole class.

How and where is it going to be presented?Through an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 8: identificar o uso e o sentido de preposição no texto.

8: b

Objetivo da questão 9: identificar usos de preposições.

9a: T

9b: F “Between” indicates that someone or something is right in the middle of just two elements.

9c: F “Among” indicates that someone or something is surrounded by a lot of things.

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

Speaking

Objetivo da seção

Trabalhar o gênero discursivo notícia cultural por meio de atividade de planejamento e de produção de apresentação oral.

Nesta seção, os estudantes produzirão uma notícia cultural sobre a agenda de eventos local, passando pelas etapas de planejamento, pesquisa, escrita e apresentação oral. Recomendamos que lembre os estudantes da importância de elaborar a notícia cultural com atividades relacionadas a seu contexto, ao cotidiano de seu bairro ou de sua cidade, como fórma de valorização de manifestações e espaços culturais da localidade. Os estudantes podem, por exemplo, falar sobre feiras, festas, festivais, exposições, shows ou qualquer outro evento relacionado à cultura.

Além da divulgação em sala de aula, se houver possibilidade, pode ser planejada a gravação de um vídeo ou de um áudio, simulando a apresentação de um jornal de tê vê ou de rádio, para publicar no site da escola ou postar em um blogue. A iniciativa serviria para estimular a participação dos estudantes e contribuiria para criar um contexto adequado de circulação da notícia cultural.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno

a. Pensem em atividades artísticas e culturais para ver e participar em seu bairro ou sua cidade e façam uma lista dos eventos que estão acontecendo. Vocês podem buscar informações em um guia cultural, na seção de arte e cultura de um jornal, em um livro de referência da área ou na internet. Lembrem-se de organizar as atividades, de acordo com suas características, em diferentes categorias e assuntos, e de dispô-las em um quadro no estilo de uma agenda cultural semanal, que será usada durante a apresentação oral para toda a turma.

ícone de atividade no caderno

b. Pensem na melhor maneira de expressar suas ideias em inglês. Observem que existem aspectos de nossa cultura (nomes próprios, nomes de pratos culinários, estilos musicais estilos de dança, tradições etcétera que não podem ou não devem ser traduzidos, porque isso os descaracterizaria. Verifiquem, também, se estão usando a melhor expressão/palavra em inglês para descrever as atividades.

ícone de atividade no caderno

c. Façam um rascunho de sua notícia cultural para usar como roteiro durante a apresentação. Não se esqueçam de incluir o local onde as atividades acontecerão, bem como a data e o horário dos eventos. Vocês também podem incluir informações como a biografia do artista ou dos artistas, o público-alvo, meios de contato e outras informações que julgarem pertinentes. Considerem, também, a possibilidade de usar imagens para ilustrar os eventos artísticos e culturais. Caso tenham dúvidas, peçam ajuda ao professor.

Ícone de atividade oral.

d. Ensaiem sua apresentação, prestando atenção, particularmente, ao texto e à pronúncia das palavras para que vocês consigam se comunicar de fórma eficaz. Apresentem o conteúdo a outra dupla, para que uma ajude a outra a identificar o que está bom e o que pode ser melhorado.

ícone de atividade no caderno

e. Caso os colegas tenham achado necessário que vocês expliquem melhor alguma informação, reescrevam trechos da versão inicial ou elaborem novos trechos que contenham as sugestões deles.

Ícone de atividade oral.

f. Preparem-se bem, pois, no momento da apresentação final, vocês devem estar prontos para se autocorrigirem e reformularem algum trecho se necessário, bem como ter cuidado ao usarem gestos e expressões faciais, uma vez que a apresentação é um momento mais formal.

istép béqui

ícone de atividade no caderno
    • .
Ícone de atividade oral.

2.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: planejar os conteúdos da notícia cultural; refletir sobre a linguagem adequada ao gênero notícia cultural; preparar o roteiro e a notícia cultural.

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial da notícia cultural.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final da notícia cultural.

professor ou professora, sugerimos incentivar os estudantes a fazer uso da língua inglesa durante as apresentações orais, sem medo de errar, partindo de expressões mais simples e conhecidas. É importante auxiliá-los com relação a pronúncia, entonação e ritmo quando for conveniente. Recomendamos, portanto, criar um clima acolhedor para que eles se sintam à vontade, menos inibidos e mais motivados para a prática da oralidade.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • Reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno
Ícone de atividade oral.

2.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno
    1. Consigo ler uma agenda cultural e um prés rilís?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Consigo entender bem uma notícia cultural?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Sou capaz de produzir uma notícia cultural sobre um evento da minha comunidade?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.
  1. O que você aprendeu sobre artes visuais? Cite alguns exemplos.

e. Que conhecimentos novos sobre a língua inglesa você adquiriu nesta unidade? Esses aspectos são semelhantes em língua portuguesa? Justifique sua resposta.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

Art by anyone for everyone.”

(p. 22)

Student painted on the graffiti wall throughout the week.”

(p. 23)

Between Free Speech and the Spray Can: Graffiti as Social Protest from the Margin’ with Greg Childs and Brazilian graffiti artist Marcelo Ment .”

(p. 23)

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.

1a Resposta esperada: all of them depict forms of art.

1b Resposta pessoal.

1c Resposta pessoal. Respostas possíveis: the mola is typical of Panamanian indigenous people, body painting is traditional in various indigenous cultures, the drums and the masks are part of African culture and the clay figures and the naïf art are examples of Brazilian culture.

1d Resposta pessoal.

2 Resposta pessoal.

Objetivo da questão 2: relacionar o tema da unidade com o contexto do estudante.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens apresentadas na abertura da unidade para articular o conhecimento prévio que elas mobilizam e as temáticas desenvolvidas ao longo da unidade.

As perguntas propostas nesta seção buscam aprofundar a reflexão sobre manifestações culturais e, ao mesmo tempo, possibilitam verificar de que maneira os pontos de vista dos estudantes sobre esse tema podem ter se enriquecido com as leituras e as discussões realizadas durante o trabalho com a unidade.

As respostas às questões da seção foram mantidas em inglês. Sugerimos que, caso esteja de acordo com seus objetivos, incentive os estudantes a responder essas perguntas em língua inglesa. Entretanto, se considerar ainda desafiador para a turma, as respostas de alguns itens poderiam ser dadas em português.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar o aprendizado, sobretudo acerca do tema da unidade e dos gêneros agenda cultural, press release e notícia cultural.

professor ou professora, recomendamos que você observe as respostas dadas, especialmente as relacionadas aos conteúdos considerados mais fáceis e mais difíceis, para avaliar a necessidade de fazer uma revisão ou aprofundar algum assunto. Considere a possibilidade de usar o apêndice There is more e as Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, com essa finalidade.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
  • Investigar de que fórma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.

The graphic panels on the mola blouses

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those

(página26)

PREPOSITIONS / PREPOSIÇÕES

MEANINGS / SIGNIFICADOS

among

in the middle of or surrounded by other things

between

at, into or across the space that separates two places, people or objects

by

used to identify the person or thing that does something

for

to the benefit of; having the purpose of

from

used to refer to the origin of something or someone

on

supported by a surface; being held by; specific date when something happens

throughout

during the whole period of time

with

accompanied by someone or something

As preposições podem ter diferentes sentidos dependendo do contexto.

egzâmpol tchu

The mola blouse does, however, serve to identify who is Kuna and who is not.”

(página 25)

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those that were made yesterday .”

(página 26)

Lauren is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects, their clothing, her choice of materials and the overall compositions.”

Ilustração. Tabela. Título: RELATIVE PRONOUNS, PRONOMES RELATIVOS. Lauren Brevner is a young Canadian artist of mixed heritage who is most notably connected to her Japanese roots. As palavras Lauren Brevner, person, e who, pronoun, estão ligadas por um fio. Lauren Brevnner is a young Canadian artist of mixed heritage that is most notably connected to her Japanese roots. As palavras Lauren Brevner, person, e that, pronoun, estão ligadas por um fio.  The mola blouses, which you can see at the exhibition, were made by the same group of women. As palavras The mola blouses, person, e which, pronoun, estão ligadas por um fio. The mola blouses that you can see at the exhibition were made by the same group of women. As palavras The mola blouses, person, e that, pronoun, estão ligadas por um fio.  Lauren is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects. Marcas de supressão. As palavras Japanese roots, Thing,  e which, pronoun, estão ligadas por um fio. Lauren Brevner is a young Canadian artist whose exhibition reflects the artist's mixed heritage, as well as her take on the cultural and contemporary ideals. As palavras whose, pronoun, e exhibition, possessive relationship, estão ligadas por um fio.

(página31)

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Abordar o uso de pronomes relativos e de preposições.

Pode-se dizer que há certa familiaridade quanto ao emprego dos pronomes relativos em inglês nos períodos compostos por subordinação se comparados à maneira como eles operam em língua portuguesa. Dessa fórma, consideramos que isso tende a ser um ganho para os estudantes durante a prática do uso desses pronomes nas orações.

São também apresentadas algumas preposições que apareceram em textos da unidade. Caso julgue conveniente, proponha aos estudantes que pesquisem em outros textos mais exemplos de uso das preposições focalizadas, especialmente porque seus sentidos podem mudar em enunciados diferentes.

Referências bibliográficas

BERTOLDI, M. R.; BRAGA, F. R. O papel das mulheres das comunidades tradicionais como vetor na promoção do desenvolvimento sustentável. In: PAGLIARINI, A. C.; RIBEIRO, M. C. P. organização. Sociedades e direito. Rio de Janeiro: GZ, 2013. volume1,página317-347.

BRASIL. Lei nº 11 645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

COSTA, P.; GUERRA, P.; NEVES, P.  S. Urban intervention, street art and public space. Lisboa: Urban Creativity, 2017.

MARKS, D. Molas: Dress, Identity, Culture. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2016.

RAGANS, R. Art Talk. Woodland Hills, Califórnia: Glencoe/McGraw- -Hill, 2005.

TORRES, I. C.; BARROS, R. A. V.; TORRES NETO, D. G. Epifanias da Amazônia. segunda edição Manaus: Grafisa, 2017, volume1.

Habilidade desenvolvidas em Eyes on grammar


Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos hú, uítch, dét, húz para construir períodos compostos por subordinação.