iuniti tchu jãst hévin a gúd táim!

Cena do filme 2001: Uma odisseia no Espaço. Número um. Dentro de uma nave espacial, uma mulher caminha por uma estrutura circular com o corpo quase na horizontal, com os pés tocando a parte de cima da estrutura como se o centro de gravidade estivesse invertido. Ela usa um capacete branco na cabeça, blusa de mangas três quartos e calça em branco, segurando um objeto nas mãos. Ao fundo, uma porta metálica na vertical.
tchu tháusan uan: â spêis ódissi (1968)
Cena do filme O auto da compadecida. Número dois. Vista geral de local com solo de terra, barro seco e sobre ele, dois homens passando de charrete simples, sendo puxada por um jegue de cor cinza e partes em branco. Os dois homens têm cabelos escuros, de blusa de mangas compridas em bege, calça cinza, segurando nas mãos as rédeas que chegam até o pescoço do animal. Ao fundo, árvores finas com folhas verdes pequenas. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas.
O Auto da Compadecida (2000)
Cena do filme Central do Brasil.  Número três. A atriz Fernanda Montenegro em cena do filme, uma mulher vista da cintura para cima, deitada sobre os joelhos de um menino sentado, de pernas cruzadas. Ela tem cabelos escuros, de blusa de mangas curtas em bege e com as mãos sobre as pernas do menino. Este tem cabelos pretos de camiseta em bege. Ao fundo, parede em bege-claro com fendas na vertical.
Central do Brasil (1998)
Cena em preto e branco do filme Black Girl. Número quatro. Uma mulher vista da cintura para cima, sentada, olhando para à direita. Ela tem cabelos escuros penteados para trás, de blusa regata em branco e preto e babados na gola. Ao fundo, à direita, vegetação e mais ao fundo, escada na vertical.
blék gãrl (1966)
Respostas e comentários

Unit 2

professor ou professora

Esta unidade tem como objetivo principal familiarizar os estudantes com os gêneros comentário de filme em fórum on-line, resenha de filme e resenha oral de teatro, dando continuidade ao trabalho realizado na Unidade 1 com gêneros que circulam nas esferas da arte, cultura e lazer. Os assuntos predominantes nos textos são as relações entre a opinião pessoal e o conteúdo de filmes, espetáculos ou outras atividades culturais. Para explorar essas relações, as atividades propostas enfocam tanto o conteúdo das obras propriamente ditas quanto o de suas fontes (no caso de adaptações ou transposições de uma mídia para outra). Acreditamos que esses procedimentos contribuem para despertar e manter o interesse e a curiosidade dos estudantes em relação ao tema da unidade, a saber, o envolvimento em atividades culturais como opção de lazer.

A amplitude do tema, em consonância com o que foi desenvolvido na unidade anterior, possibilitou que fossem trabalhados textos sobre filmes e sobre um musical. As atividades de leitura, compreensão oral e produção escrita promovem a interdisciplinaridade com o componente curricular Arte.

professor ou professora, ainda que o cinema, o teatro e outros espetáculos artísticos possam não fazer parte das experiências de seus ­estudantes, ­convém aproveitar a oportunidade para ajudá-los a refletir sobre sua importância e relevância em termos de ampliação de horizontes. O lazer e o acesso à arte são direitos dos cidadãos e, como tais, devem ser reivindicados e valorizados.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Cena em preto e branco do filme City Lights. Número cinco. Uma mulher à esquerda, sentada em branco e à direita, o personagem Carlitos, interpretado por Charles Chaplin, e está sentado à frente dela. Ela tem cabelos curtos ondulados, casaco de mangas compridas em preto e vestes longas clara. À direita, Carlitos tem cabelos e bigode pequeno e curto, e chapéu coco preto sobre a cabeça. Ele a observa segurando nas mãos uma bengala. Ao fundo, grades de ferro e mais ao fundo, vegetação.
síti láits (1931)
Cena do filme Gone with the Wind. Número seis. Os atores Clark Gable e Vivien Leigh. O espectador olha os dois de lado, enquanto eles se olham de frente. Ele é mais alto que ela, de cabelos escuros penteados para à direita, camisa de gola em branco e terno em preto. Tem sobrancelhas grossas e bigode fino e olha com cenho franzido para ela que tem o cabelo escuro preso sob um chapéu preto seguro por um lenço amarrado no pescoço e roupa da mesma cor. Ao fundo, vista parcial de várias pessoas em pé.
gón uíf dâ uínd(1939)
Cena em preto e branco do filme King Kong. Número sete. O personagem, um gorila gigante, visto dos joelhos para cima, no topo do edifício mais alto de Nova York na época. Ele está com os braços para à esquerda, boca bem aberta e com a mão direita, segura um avião de asa dupla e hélice frontal que sobrevoava próximo.
King Kong (1933)

Gêneros discursivos: resenhas de filmes e de peças teatrais.

Tema: cultura e lazer.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros resenha de filme e resenha de peças teatrais;
  • refletir sobre atividades e eventos culturais.
Respostas e comentários

As imagens das páginas de abertura apresentam cenas de filmes famosos, alguns mais antigos e outros nem tanto, e foram escolhidas por suscitar reflexões relacionadas não apenas ao tema proposto, mas também às transformações vividas pela indústria cinematográfica. Avalie a conveniência de usar as imagens (que serão trabalhadas explicitamente, como de hábito, na seção Pit stop) para suscitar um debate capaz de ativar o conhecimento prévio sobre o assunto.

professor ou professora, apesar de as páginas de abertura focalizarem cenas de filmes, a unidade não se limita ao cinema, aborda também outras produções artístico-culturais, como espetáculos circenses e musicais.

Com essa organização, buscamos favorecer a construção de repertório cultural por meio do contato com manifestações artísticas vinculadas à língua inglesa, valorizando a diversidade entre culturas, conforme preconizado pela Bê êne cê cê.

Esta unidade também reforça a importância do cinema como arte e ressalta a relevância da valorização da produção brasileira. Cabe lembrar que a Lei norteº 13 006/2014 (BRASIL, 2014) obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de Educação Básica.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Vista geral de uma praia com mar à direita. Na areia, cinco meninos jogando futebol, com uma bola à esquerda.

II.

Fotografia. Dentro de uma sala de cinema com poltronas verde escuras, pessoas sentadas. À frente, uma mulher, cabelos pretos, longos, de blusa de mangas compridas em cinza. Ao lado, homem de cabelos e barba rala em preto e blusa de mangas compridas em cinza, de relógio preto no pulso. Ele olha para frente, segurando um copo de refrigerante e um pote de pipoca. Ambos usam par de óculos 3D. Ao fundo, outras pessoas vistas parcialmente, também com óculos 3D.

III.

Fotografia. Duas pessoas em pé vistas lateralmente. Em primeiro plano, uma mulher vestindo um casaco preto de mangas compridas e calça da mesma cor está com os braços para frente para tirar foto de um manequim usando roupas típicas exposto em uma vitrine de vidro. Ao fundo, um jovem de cabelos pretos, camiseta vermelha e calça em preto observa outra vitrine com um manequim em trajes típicos.

IV.

Fotografia. Vista geral de dezenas de pessoas aglomeradas, vistas da cintura para cima, de frente para um palco de chão. Algumas delas, ao fundo, com os braços erguidos para cima. Ao fundo, teto em preto.
  1. O que as pessoas estão fazendo em cada uma das imagens?
  1. Na opinião de vocês, as pessoas estão se divertindo? Como vocês percebem isso?
  1. Você já teve essas experiências? De qual gostou mais? Qual delas gostaria de ter? Por quê?

d. O que você costuma fazer no seu tempo livre?

Ícone de atividade oral.

2.

I.

Fotografia. Vista geral de local com grama verde e dezenas de pessoas sentadas sobre lenços coloridos e pufes, de frente para uma estrutura de ferro com uma tela na horizontal com filme sendo projetado. Em segundo plano, local com árvores com folhas verdes. No alto, céu em cinza e partes em amarelo.

II.

Fotografia. Duas pessoas sentadas em uma sala de cinema, vistos parcialmente, dos ombros para cima, de costas. À esquerda, um homem de cabelos em castanho, de blusa de cor azul. Ele olha para à direita, sorrindo para uma mulher. Esta tem cabelos longos escuros de camiseta em cinza, com a mão esquerda para frente, segurando um pacote de pipoca. Ambos sorriem um para o outro. Em segundo plano, tela grande com imagem passando.

III.

Fotografia. Vista geral de um cinema ao ar livre em que os espectadores assistem o filme dos seus carros. Há vários deles estacionados . Ao fundo, uma tela grande em tons de azul e texto em branco: Good Evening Folks and a hearty welcome to our drive-in theatre. Em segundo plano, árvores e céu em azul-claro.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade. 1a Resposta esperada: um playing sports;dois watching a movie at the cinema; três visiting a museum; quatroenjoying a music concert.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio e iniciar a reflexão sobre o tema cultura e lazer.

As questões e as imagens da seção fomentam a reflexão sobre lazer e cultura por meio da identificação de alguns eventos e atividades culturais. Assim, inicia-se um movimento em direção às experiências e ao conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema com o intuito de engajá-los na construção de sentidos dos textos que serão trabalhados na unidade.

Ainda nesta seção, são introduzidas atividades que visam propiciar a discussão em torno do hábito de assistir a filmes e ir ao cinema. As imagens escolhidas para compor a questão 2 apresentam diferentes tipos de cinema: ao ar livre, em uma sala de projeção e em um drive-in. Sabemos que nem todas as cidades brasileiras possuem salas de exibição de filmes. Caso esse seja seu contexto de trabalho, essa pode ser uma oportunidade para discutir com os estudantes as opções de lazer e cultura em sua localidade. Discuta alternativas como assistir a filmes e shows em casa; o que eles pensam sobre e por quê. Considere a pertinência de promover um momento de compartilhamento de experiências culturais vividas em espetáculos circenses, shows de música ou outras apresentações a que eles tenham assistido.

Visto que nas seções Listening e Writing desta unidade será introduzido o trabalho com algumas características da língua falada, como hesitações, pausas e reformulações, sugerimos que desde agora haja menções a essas características como constitutivas da língua falada, e não somente de quando usamos uma língua adicional, de fórma a encorajar os estudantes a se utilizar dessas características nos momentos em que eles forem responder às questões em inglês.

Também com o objetivo de ampliar o uso oral da língua inglesa pela turma, as respostas esperadas às questões desta seção estão em inglês, caso isso seja viável em seu contexto educativo.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
  1. Vocês já foram a um cinema? O que vocês assistiram? Vocês gostaram dessa experiência? Caso nunca tenham ido a um cinema, gostariam de ir? Por quê? Como vocês esperam que seja esse cinema?
  1. Quais diferenças vocês conseguem perceber entre os cinemas mostrados nas imagens?
  1. Na opinião de vocês, por que as pessoas gostam de assistir a filmes?

d. Antes de ir ao cinema, vocês costumam pesquisar sobre os filmes aos quais irão assistir? Por quê?

Ícone de atividade oral.
  1. Escolham da lista a seguir os dois gêneros de filmes de que vocês mais gostam e os dois de que vocês menos gostam. Compartilhem suas preferências com os colegas e expliquem por quê.
    1. animêichon
    2. místeri
    3. sáiênce fiquition

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

Cartaz na vertical, em retangular. Quatro contorcionistas fazendo poses, uma sobre a outra, com a cabeça voltada para a frente, cintura para cima, e pernas esticadas à frente da cabeça. Ao fundo, manchas e partes em azul, com pontos cintilantes ao redor. Na parte inferior, texto em cinza: Cirque du Soleil Worlds Away three-D. Na parte superior, texto: A vibrant Spectacle. Ao redor, borda em preto.

c.

Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

2b Resposta esperada: the images show different kinds of cinemas: Ian open-air cinema; IIa traditional cinema (movie theater), in a closed space;III a drive-in cinema.

3 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto. 1a Resposta possível: a circus show.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o gênero comentário de filme em fórum on-line.

2a Resposta possível: on internet forums and blogs, in magazinesetcétera

2b Resposta possível: they can persuade the reader to go or not to go and watch the movie and provide him or her with some details about it.

Caso considere pertinente, mostre à sua turma, títulos de filmes, imagens de cartazes promocionais, que provavelmente sejam de conhecimento dos estudantes e peça que falem de seus favoritos ou dos gêneros de que mais gostam, sempre que possível em inglês.

Para ler

Caso seja do seu interesse ler mais sobre características da língua falada, indicamos o texto de Koch (2006) e, sobre a relação entre fala e escrita, o livro de Marcuschi e Dionísio (2005).

Reading

Objetivo da seção

Construir sentidos por meio da interação com textos do gênero comentário de filme em fórum on-line e resenha de filme.

Task 1

Nesta seção, o gênero focalizado é comentário de filme em fórum on-line. Chamamos a atenção para a designação do gênero em inglês e em português, visto que a palavra review, relacionada a textos que contêm análises e opiniões sobre atividades culturais, pode ser associada tanto a “comentário” quanto a “resenha” em português. Assim, os textos presentes em Read to learn possuem características de comentários de filme em fórum on-line, já que se configuram como opiniões mais vinculadas ao gosto pessoal que a uma argumentação em torno de aspectos técnicos do filme, como acontece no texto da Task 2, cujos elementos nos permitem designá-lo como resenha.

As questões em Before reading iniciam-se com a leitura de um pôster do filme Cirque du Soleil: Worlds Away (Cirque du Soleil: outros mundos), dirigido por Andrew Adamson e lançado em 2012 no Tokyo International Film Festival. Tais questões foram elaboradas com o intuito de contextualizar os comentários de filme em Read to learn considerando o conteúdo e o gênero discursivo.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais ­vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 2, 3 and 4

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Na parte superior, fundo em laranja. À esquerda, texto em branco: Rotten Tomatoes. Ao centro, barra de busca e à direita, menus: Movies and DVDS, TV, NEWS.  Na parte inferior, à esquerda, cartaz; Foto de um acrobata com uma legging cinza e sem camiseta, segurando uma corda de pano que o mantém pendurado no ar como se estivesse num mergulho, enquanto uma acrobata com um vestido cinza segura-se no ar com as mãos em volta do pescoço dele e olha-o nos olhos. Ao fundo, um cenário pintado com cabanas coloridas rodeadas por uma névoa em tons de azul. Na parte superior, texto em branco: Cirque du Soleil: Worlds Away. Abaixo, texto: Time a Gorgeous Movie.  À direita, menus: All Critics, Top Critics, My Critics, DVD, Audience.  Seguem-se comentários: Ilustração. Silhueta de pessoa vista dos ombros para cima, com fundo em amarelo. Cinco estrelas amarelas. Nome: Robert T. Data: February second, two thousand and fourteen. It's a shame that a number of these reviews seem to be about Cirque du Soleil itself, suggesting that the viewer should go to a  real circus, missing the point of the art form Cirque employs. If one doesn't live somewhere they can see their acts live, this is a wonderful opportunity. Ilustração. Silhueta de pessoa vista dos ombros para cima, com fundo em cinza.  Duas estrelas amarelas. Nome: Eric H. Data: January twenty-seventh, two thousand and fourteen. There was the lack of dialogue. Maybe there were a hundred spoken words in the beginning of the movie. That combined with the hypnotic music and what seemed to be no script at all also presented a problem for me. The best way to describe it as it just had the ultimate weird factor. Complete sleeper. You are better off seeing them live. Ilustração. Silhueta de pessoa vista dos ombros para cima, com fundo em azul. Cinco estrelas amarelas. Nome: Cody L. Data: January twenty-fourth, two thousand and fourteen. An amazing movie and very visually stunning, and you cannot miss it in three-D. It had very little dialogue and it was more of a concert movie but had a nice storyline that tied the acts and shows together.  Ilustração. Silhueta de pessoa vista dos ombros para cima, com fundo em azul.  Cinco estrelas amarelas. Nome: Kristin R. Data: December second, two thousand and thirteen. While this is visually stunning, it just does not have the same feel as the live performances. Marcas de supressão. Ilustração. Silhueta de pessoa vista dos ombros para cima, com fundo em laranja. Três estrelas amarelas. Nome: Gary S. Data: November nineteenth, two thousand and thirteen. Magical experience of a movie. Felt like I wanted to clap. Be more amazing if you were able to watch this live. Marcas de supressão. Ilustração. Silhueta de pessoa vista dos ombros para cima, com fundo em verde.  Três estrelas amarelas. Nome: Raith A. Data: October thirtieth, two thousand and thirteen. It's beautiful, this is modern day circus. The performance of everyone was stunning, the costume and the creativity in this is crazy. Your imagination will be running wild when you see this movie. But there's some scene that I found not quite entertaining. Other than that, it's like a vacation for your imagination. Marcas de supressão.

REVIEWS. Rotten Tomatoes,. 2013-2014. 

Respostas e comentários

professor ou professora, caso julgue apropriado, curiosidades sobre o Cirque du Soleil podem ser discutidas neste momento, como o fato de que em seus espetáculos não há números com animais e de que sua trupe é composta de artistas de etnias e nacionalidades diversas. Sugerimos explicar que o filme apresenta um espetáculo da companhia, repleto de performances acrobáticas e contorcionismos, que permeia uma história ficcional sobre o romance entre a protagonista e um trapezista que desaparece misteriosamente após sua apresentação. Com o intuito de encontrá-lo, a protagonista embarca em uma jornada cheia de surpresas, deparando-se com mundos diferentes e maravilhosos. Ao mesmo tempo que introduz o universo artístico e performático explorado no filme, a imagem do pôster possibilita, mesmo que brevemente, uma reflexão sobre os diferentes tipos de arte. Se possível, considere a pertinência de promover um momento de compartilhamento de experiências culturais vividas em espetáculos circenses a que eles tenham assistido, suas semelhanças e diferenças.

Did you know?

Os fóruns on láine costumam ser usados para que as pessoas possam postar seus comentários sobre um determinado assunto. Os comentários normalmente são ordenados em páginas, por data. Por essa razão, o número da página em que um comentário aparece pode variar à medida que mais usuários postam suas opiniões.

Constructing meanings
Ícone de atividade no caderno.

1.

Which person

e.

Ícone de atividade no caderno.
      1. .
Ícone de atividade no caderno.
      1. iscripiti
Ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente os textos e fazer inferências.

1a: Cody L

1b: Gary S

1c: Eric H

1d: Ratih A

1e: Robert T

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas nos textos.

2a:

2b: dois

Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto.

3a:um

3b:quatro

3c:três

3d: dois

Objetivo da questão 4: identificar características composicionais do gênero comentário de filme em fórum on-line. 4:

Em Constructing meanings, além de trabalhar a compreensão global e detalhada dos textos, as questões propõem a identificação de características dos comentários feitos por leitores em fóruns on-line, onde são compartilhadas suas opiniões e percepções sobre a obra. Nesse sentido, tais questões enfocam a função social do gênero e a linguagem nele usada.

Dois outros objetivos importantes das questões propostas são o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos estudantes, por meio da exposição às diferentes opiniões dos espectadores do filme, e a discussão sobre até onde as percepções ou avaliações dos outros são capazes de influenciar nossas ­decisões, além de despertar ou desestimular nosso interesse por algo.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.

I.

Cena de filme. Um jovem visto do alto, olhando para cima. Ele tem cabelos castanhos, de olhos azuis e nariz fino, com a mão esquerda para cima e dedo indicador próximo a um anel dourado que está no ar.

II.

Cena de filme. Em um local fechado, uma senhora alta de chapéu pontudo e roupa verde longa está a ponto de colocar um chapéu marrom pontudo na cabeça de um menino de óculos e cabelos lisos que veste uma camisa social branca, gravata e capa pretas e olha para cima assustado.  Em segundo plano, à esquerda, pessoas vistas parcialmente e uma janela grande de vidro em azul.

III.

Cena de filme. Quatro crianças, uma ao lado da outra, todas usando vestes longas de casaco de pele. Da esquerda para à direita, menino de cabelos lisos de franja em preto, casaco em cinza; uma menina pequena de cabelos curtos em castanho e casaco de mangas compridas em marrom-escuro. Ela está com o braço direito sobre outra menina à direita. Esta tem cabelos escuros e casaco longo em preto. Ela está com a mão direita agarrando o braço de um garoto um pouco maior. Ele tem cabelos loiros, camisa de gola cinza e casaco longo por cima em marrom. Ao fundo, local com pedras em bege e neve.

IV.

Cena de filme.  Vista do alto para baixo, de um menino sobre um balanço, olhando para cima. Ele tem cabelos escuros, de boina cinza escuro cabeça e blusa de mangas compridas em cinza. À esquerda dele, um cofrinho branco em formato de porco. Em segundo plano, abaixo, chão e galhos de árvores de cor marrom e luz solar em amarelo.

A O menino no espelho, by Fernando Sabino

B Harry Potter and the Philosopher’s Stone, by J. K. Rowling

C The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, by J. R. R. Tolkien

D The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, by C. S. Lewis

b. uan ór uans

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o gênero do texto.

1a Resposta pessoal.

1b Resposta pessoal.

1c:três

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2a A: imagemquatro

2a B: imagemdois

2a C: imagem um

2a D: imagemtrês

2b Respostas pessoais.

Task 2

A Task 2 apresenta, em Read to learn, uma resenha sobre o filme de 2005 As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (The Chronicles of Narnia: the Lion, the Witch and the Wardrobe), baseado no livro homônimo de C. S. Lewis, o primeiro de uma série publicada entre 1950 e 1956. A obra conta as aventuras e desventuras de quatro irmãos que descobrem uma passagem para o universo paralelo de Nárnia através de um guarda-roupa, enquanto convida o leitor a uma conversa sobre como os seres humanos veem a si mesmos e como lidam com suas particularidades. Esse texto relaciona-se com o da Task 1 por meio da função social do gênero, que visa informar o leitor sobre uma obra cinematográfica.

professor ou professora, caso julgue conveniente, aproveite as imagens da questão 2 em Before reading para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os filmes apresentados, seus roteiros, personagens, elenco, entre outras características. Conversar sobre seus gêneros de filmes preferidos também pode contribuir para o engajamento na reflexão sobre o tema da unidade.

d. ít?

ríd tchu lârn
  1. Dâ crónicols óv nárnia: dâ láian, dâ uítch en dâ uárdroub:

Eyes on grammar  EXAMPLES 2 AND 4

Reprodução de página da internet. Movie and TV reviews.

The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe

Pôster de filme. Ao centro, ocupando a maior parte do espaço superior, há uma cabeça de leão de olhos verdes, olhando para o espectador. À sua volta, há recortes de cenas: três pré-adolescentes em posição de ataque com arco e flecha, espada e escudo. Ao centro, abaixo do título, uma mulher de roupa cinza de mangas compridas com cabelos loiros longos e esvoaçantes com uma mão conduz uma charrete puxada por três ursos polares brancos de boca aberta enquanto a outra mão empunha uma lança. À direita, uma menina está debaixo de um antigo poste de iluminação de rua. Ela tem cabelos curtos escuros penteados para à direita e veste um casaco de mangas compridas por cima de um vestido cinza. Ao centro, o título do filme: NARNIA.

The Chronicles of Narnia is an awesome family movie. People of all ages will enjoy it, since it immediately grabs your attention and pulls you right in.

This movie is based on the first of C. S. Lewis’s seven novels in the Chronicles of Narnia series and the plot remains true to the original. It begins as the four Pevensie children (Peter, Susan, Edmund and Lucy) lose their home during World War II and are sent to live with a professor in a gigantic mansion. While playing hide-and-seek, Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.

The four kids somehow end up in the land of Narnia where they encounter good and evil talking beasts. The children learn that this astonishing land is ruled by the hideous White Witch. To complement the remarkable story of these four children, The Chronicles of Narnia is filled with magnificent visuals.

The graphics are mind- blowing. During the battles between Aslan, The Lion, and the White Witch, everything seems incredibly realistic. With every slash of a sword and gouge of a knife, the battle feels authentic. reticências

Along with the astonishing graphics, the audience is entertained by an enthusiastic cast. William Moseley, Anna Popplewell, Skandar Keynes and Georgie Henley are remarkable as the children. The voices of the animated characters also add greatly to this film.reticências

If you enjoy watching fantasy movies, you will absolutely love The Chronicles of Narnia. I highly recommend that you take time to view this heart-warming film. I am almost positive that everyone who watches it will have no regrets. They may, in fact, even look at their wardrobe in a different way!

By Corie A., Oshkosh, WI

Teen Ink. United States, summer 2005.

Respostas e comentários

2c Resposta pessoal.

2d Resposta pessoal.

Leitura

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

4.

Versão adaptada acessível

Atividade 4.

Read this excerpt from the movie review again. Pay attention to the words "astonishing", "enthusiastic" and "remarkable", and choose the best option according to the context.

Along with the astonishing graphics, the audience is entertained by an enthusiastic cast. William Moseley, Anna Popplewell, Skandar Keynes and Georgie Henley are remarkable as the children. The voices of the animated characters also add greatly to this film.”

    1. .
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: identificar informações explícitas no texto.

1a: Resposta esperada: Corie A.

1b: Resposta esperada: in Oshkosh (Wisconsin, the United States).

1c: Resposta esperada: C. S. Lewis.

Objetivo da questão 2: identificar características composicionais do gênero resenha de filme.

2a: P

2b: R

2c: D

Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto.

3a: um

3b:dois

3c: um

Objetivo da questão 4: inferir o sentido de palavras no texto.

4a: dois

Já em Constructing meanings, a questão 2 pode ser utilizada para reforçar as funções centrais do gênero resenha de filme: descrever a obra abordada, fornecer informações sobre ela e apresentar uma avaliação sobre seus aspectos positivos e negativos, de maneira a influenciar a decisão do leitor de assistir ou não ao filme.

    1. .
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

6.

think a lítol mór
Ícone de atividade no caderno.
    1. O que vocês aprenderam sobre os filmes, os espetáculos e as performances mencionados nos textos?
    1. A que filme vocês prefeririam assistir: ao ou ao Dâ crónicols óv nárnia: dâ láian, dâ uítch en dâ uárdroub? Por quê?
    1. Além de proporcionar diversão, vocês acham que o cinema pode ser educativo? Justifiquem sua resposta.
    1. Em sua opinião, por que muitos brasileiros nunca foram ao cinema?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
      1. Parcs
Respostas e comentários

4b:um4c: um

Objetivo da questão 5: identificar informações explícitas no texto.

5a Resposta esperada: “The children learn that this astonishing land is ruled by the hideous White Witch”

5b Resposta esperada: During the battles between Aslan, The Lion, and the White Witch

5c Resposta esperada: “Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.”

Objetivo da questão 6: compreender globalmente o texto. 6 Resposta esperada: it was positive; “The Chronicles of Narnia is an awesome family movie. People of all ages will enjoy it, since it immediately grabs your attention and pulls you right in.”; “I highly recommend that you take time to view this heart-warming film. I am almost positive that everyone who watches it will have no regrets.”

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal.

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

Think a little more

Em Think a little more, buscamos levar os estudantes a pensar sobre a eficácia dos textos trabalhados quanto aos seus propósitos, partindo da reflexão sobre os efeitos provocados por sua leitura.

Ao final do trabalho na seção, espera-se que os estudantes estejam mais familiarizados com a função social e a organização dos gêneros comentário de filme em fórum on-line e resenha de filme, sendo capazes de identificar e refletir criticamente acerca de seus elementos, como descrições, avaliações e opiniões neles imbuídas.

Para ler

Caso sinta a necessidade de obter mais informações acerca das implicações e dos efeitos das diferentes fórmas de capital cultural no desempenho escolar, recomendamos a leitura do artigo de Bonamino et al. (2010).

Listening

Objetivo da seção

Promover a compreensão do gênero resenha oral de teatro.

A questão 1 de Before ­listening propõe aos estudantes que compartilhem suas opiniões, seus interesses e suas experiências a respeito de atividades culturais e de lazer, ampliando o trabalho já realizado a respeito da importância desses tipos de atividade para o enriquecimento cultural e o bem-estar.

Habilidade desenvolvida em Listening


Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Ícone de atividade oral.

2.

I.

Cena de desenho animado. No oceano, solo em cinza à frente. À esquerda, personagem com o corpo de formato de esponja em amarelo, de olhos azuis, dentuço, boca aberta, roupa de camisa em branco e calça em marrom, gravata vermelha e cinto na cintura e sapatos em verde. Ele olha para baixo sorrindo, com a mão esquerda para cima e à frente dele, um copépode planctônico verde, visto de costas, olhos amarelos e par de antenas finas. Em segundo plano, solo em bege claro, pedras de cores diferentes e acima, água em tons de azul-claro e azul-escuro.

II.

Cena de desenho animado. No mesmo local da ilustração anterior, à esquerda, personagem com corpo de lula em verde-claro, olhos arregalados em vermelho, camiseta em marrom. Perto dele, duas malas em vermelho e azul-claro. Próximo, um caramujo com casca em rosa e corpo em verde-claro. À direita, o personagem com corpo de esponja com boné verde sobre a cabeça. Ele olha para cima, dentes dianteiros para fora e à direita dele outro personagem. Este tem corpo de estrela-do-mar de corpo em rosa, olhos fechados com pálpebras em lilás, bermuda em verde e estampa roxa. Este está com boca aberta e patas para cima. Em segundo plano, acima, ilustração de flores com contornos coloridos em verde, laranja e azul.

b.

Ícone de atividade oral.

3. spóndg bób squér pénts

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Eyes on grammar EXAMPLE 3

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Oral theater review – Parts I and II

Title: Iain reviews SpongeBob SquarePants (Broadway)

Published on: December 16, 2017

Source: Iain Armitage: Iain Loves Theatre

IAIN reviews SpongeBob SquarePants (Broadway). 2017. 1 vídeo (4 minutos 16 segundos). Publicado pelo canal Iain Armitage: Iain Loves Theatre. Disponível em: https://oeds.link/WeHtUO. Acesso em: 14abril 2022.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
      1. spóndg bób squér pénts.
      2. spóndg bób squér pénts.
      1. .
      1. .
      2. .
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2a Resposta pessoal. Resposta esperada: Bob Esponja Calça Quadrada (SpongeBob SquarePants).

2b Resposta esperada: under the sea/in Bikini Bottom.

3 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: identificar informações explícitas no texto.

1a:dois

1b: um

1c: dois

As questões 2 e 3 buscam ativar o conhecimento prévio sobre o desenho animado que inspirou a produção avaliada em Listen to learn, além de trabalhar com o levantamento de hipóteses acerca dela.

O texto a ser trabalhado é uma resenha oral sobre um musical baseado no desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada (SpongeBob SquarePants), feita pelo ator pré-adolescente Iain ­Armitage. Além de explicar detalhes sobre a produção, Iain compartilha suas impressões sobre o espetáculo. Talvez seja importante alertar os estudantes, antes da audição propriamente dita, que estar familiarizado com a série animada não é suficiente para garantir a compreensão da resenha, uma vez que ela traz as impressões de Iain sobre uma adaptação do desenho para outra linguagem: a do teatro musical. Mesmo que a resenha fosse sobre a animação em si, o ponto de vista do enunciador não necessariamente coincidiria com o de seu interlocutor, sendo, portanto, necessária uma escuta atenta, para que a compreensão seja de fato construída sobre a resenha, e não sobre a produção da qual ela trata. Além disso, as questões propostas em Constructing ­meanings também auxiliarão os estudantes no processo de compreensão.

Habilidade desenvolvida em Listening


Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais ­vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Ícone de atividade no caderno.
  1. éf
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. spóndg bób squér pénts
Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
      1. .
Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
    1. ?

I.

Ilustração de uma estrela dourada.

II.

Ilustração de três estrelas douradas.

III.

Ilustração de cinco estrelas douradas.

[Think a little more 49]think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês consideram que a crítica de Iain foi bem feita? Por quê?
    1. Vocês conhecem alguém que faça críticas parecidas com a que ouviram? Quem? Caso não conheçam, onde procurariam por esse tipo de crítica?
    1. De quefórma resenhas escritas e orais podem ser úteis?
    1. Sobre quais filmes ou espetáculos vocês gostariam de fazer resenhas? Por quê?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2a: F

2b: F

2c: T

2d: T

2e: T

Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero resenha oral de teatro.

3a: P

3b: R

3c: D

3d: E

Objetivo da questão 4: identificar características composicionais e estilísticas do gênero resenha oral de teatro.

4a Resposta esperada: no, he wasn’t; because there are hesitations and pauses in his text, like when we are talking.

4b: trêsObjetivo da questão 5: compreender globalmente o texto.

5a:um

5b:três

Pós-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Think a little more

professor ou professora, caso considere pertinente, as questões de Think a little more podem ser utilizadas para gerar uma discussão sobre as contribuições e os impactos que resenhas e comentários orais e escritos veiculados em portais e fóruns na internet têm sobre as decisões dos leitores. Além de servir como ponte entre as discussões e atividades das seções de Listening e a de Writing, esse pode ser um momento para conversar com os estudantes sobre os usos da internet, com ênfase em suas próprias vivências como adolescentes. Aqui se apresenta, ainda, mais uma boa oportunidade para se discutir diversidade e respeito às diferenças de opiniões, encorajando a reflexão sobre como os estudantes se comportam diante de quem tem opiniões e percepções diferentes das suas.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

It’s a shame that a number of these reviews seem to be about Cirque du Soleil itself, suggesting that the viewer should go to a ‘real circus’, missing the point of the art form Cirque employs. If one doesn’t live somewhere they can see their acts live, this is a wonderful opportunity.” (página 42)

It’s beautiful, this is modern day circus. The performance of everyone was stunning, the costume and the creativity in this is crazy. Your imagination will be running wild when you see this movie.” (página 42)

William Moseley, Anna Popplewell, Skandar Keynes and Georgie Henley are remarkable as the children.” (página 45)

    1. .

b.

Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e b.

  1. What do the words "viewer", "wonderful", "beautiful", "creativity", "imagination" and "remarkable" have in common?
    1. They are formed by adding a prefix.
    2. They are formed by adding a suffix.

b. Write down the base words from which the previous words were formed.

Ícone de atividade no caderno.

2. página

-al  -ation  -ful  -ity

  1. espaço para resposta.”
  1. espaço para resposta

c. espaço para resposta ,

WALTERS, B. The Lion King. TimeOut Londres, 4 fevereiro 2020.

d. espaço para resposta

PEARCE, S. Earl Sweatshirt: “Sick!”. The New Yorker, Nova York, 31 janeiro. 2022.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: identificar as palavras formadas por sufixação e os significados de sufixos.

1a:dois

1b Resposta esperada: “view”, “wonder”, “beauty”, “creative”, “imagine”, and “remark”.

Objetivo da questão 2: praticar o uso de palavras formadas por sufixação.

2a: successful

2b: global

2c: musical

2d: self-examination

Language in action

Objetivo da seção

Explorar recursos léxico-gramaticais dos gêneros comentário de filme em fórum on-line e resenha, especialmente o uso de sufixos, de superlativos e de quantificadores.

As atividades propostas na seção trabalham principalmente itens lexicais (a sufixação e o emprego de quantificadores), em virtude de sua importância para o desenvolvimento de repertório linguístico aplicável a diversos gêneros. Contudo, não negligencia o uso do superlativo, aspecto mais diretamente relacionado aos gêneros comentário de filme em fórum on-line e resenha, com o efeito de enfatizar avaliações acerca do filme ou espetáculo abordado.

Nesta seção, a ênfase será dada ao estudo e à prática da língua. Nos exercícios 1 e 2 daremos continuidade à prática contextualizada de sufixos formadores de substantivos e adjetivos. Caso ache necessário, apresente aos estudantes alguns sufixos em língua portuguesa e peça-lhes exemplos de outras palavras que possuem sufixos em sua formação.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Utilizar, de modo inteligível, corretamente,
Ícone de atividade no caderno.

3.

The best way to describe it as it just had the ultimate ‘weird factor’.” (página42)

While playing hide-and-seek, Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.” (página 45)

The most dramatic shift is emotional.”

RUTTENBERG, J. Jake Xerxes Fussell: “Good and Green Again”. The New Yorker, Nova York, 31 janeiro 2022.

b.

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item b.

The expressions "The best", "the youngest" and "The most dramatic" imply

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. reticênciasespaço para resposta

CORLISS, Richard. Toy Story: they’re alive! Time, 27 novembro1995.

b. ‘’ espaço para resposta  muvi.”

HARTLAUB, P. ‘Finest’ a charming war movie about making war movies. San Francisco Chronicle. Califórnia, 19 abril2017.

Ícone de atividade no caderno.

5. sâmsâm

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

In the fragment “Some shows, like, when you… when you think about it, some people will be like ‘well, that’s for kids, clearly, it’s a show about a cartoon, it’s for kids, not for grown-ups’”, extracted from the audio in Listening, the word "some" means

c.

Ícone de atividade no caderno.

6.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: identificar o uso de superlativos.

3a:três

3b:dois

Objetivo da questão 4: praticar o uso do superlativo.

4a: most inventive

4b: Finest

Objetivo da questão 5: praticar o uso de quantificadores. 5: c

Objetivo da questão 6: praticar o uso de quantificadores.

6 Resposta esperada: because “any” is used only in negative and interrogative sentences.

No exercício 3, o foco é a prática de superlativos, primeiramente seu conceito, levando o estudante a inferir, a partir da observação de resenhas de filmes, qual a razão para seu uso. Em seguida, na atividade 4, a turma é convidada a fornecer o superlativo de alguns adjetivos, mais uma vez em resenhas de filmes.

Usando-se da mesma abordagem, ou seja, indutivamente, os quantificadores serão mais uma vez apresentados e praticados de fórma contextualizada. Para garantir o sucesso no desempenho dos estudantes, a leitura atenta da seção Eyes on grammar é incentivada.

Ícone de atividade no caderno.

7.

It had very little dialogue . (página 42)

She also did a lot of explaining, I think that helped.” (página48, Oral theater review - Partum

There were so many grown-ups in the audience.” (página48, Oral theater review - Partdois

much of what Leda is thinking, feeling or considering remains a mystery

TRIFONE, Lisa. Review: Maggie Gyllenhaal adapts The Lost Daughter into a compelling, devastating exploration of motherhood. Third Coast Review, 19 dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/2ebArh. Acesso em: 14 abril 2022.

In the spirit of giving credit where credit is due, there are a few jokes that genuinely land.”

WEISS, M. Movie Review: Don’t Look Up. Baltimore, Baltimore, 27 dezembro2021.

Versão adaptada acessível

Atividade 7, item a.

The expressions "little", "a lot of", "many" and "much" express

    1. .
Ícone de atividade no caderno.
    1. mênimétchi

REVIEWS. Rotten Tomatoes. Disponível em: https://oeds.link/zlOmGs. Acesso em: 16 março2022.

b. mênia lóróv

REVIEWS. Rotten Tomatoes Disponível em: https://oeds.link/zlOmGs. Acesso em: 16 março 2022.

c. ummétchidoismétchi

REVIEWS. Rotten Tomatoes. Disponível em: https://oeds.link/erCJL4. Acesso em: 9 julho 2022.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 7: identificar e analisar quantificadores.

7a

7b:um

Objetivo da questão 8: praticar o uso de quantificadores.

8a:many

8b: a lot of

8c:um-a few, dois - a few

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In pairs, write a movie review about a Brazilian movie to post on an online forum. Remember you have already seen examples of movie reviews on online forums in Task 1 (Reading).

Ícone de atividade no caderno.

1.

For the written production

What is the discursive genre?Movie review on online forum.

What is the theme?A Brazilian movie.

What is the objective?To express opinion about a movie.

At whom is it aimed?The whole class.

How and where is it going to be published?It will be posted on an online forum or on the classroom board.

Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. Seu professor criará um fórum on láine sobre filmes. Se não for possível acessar a internet em sua escola, vocês podem criar um mural em formato de fórum, no qual podem colar imagens de filmes e escrever comentários sobre eles.
    1. Escolham um filme a que vocês tenham assistido e sobre o qual gostariam de escrever.
    1. Caso tenham assistido a esse filme há muito tempo ou não se lembrem de muitos detalhes da história, talvez seja interessante assistir novamente, pesquisar sobre ele e definir informações que considerem importantes e relevantes para o comentário de filme.
    1. Pensem nas informações que o comentário de filme deve conter. Vocês podem se basear na lista a seguir.
      1. Nome do filme.
      2. Quando vocês assistiram a ele.
      3. Qual é a história contada nele.
      4. A avaliação que fazem do filme.
      5. Se recomendariam esse filme para os leitores.
    1. Voltem às téskserídin e observem as funções das diferentes partes dos comentários e da resenha de filme que ali estão: apresentar, descrever, avaliar e recomendar. Usem esses textos como exemplos para escrever seu comentário sobre o filme escolhido.
    1. Escrevam a primeira versão do comentário com informações sobre o filme e sobre sua experiência ao assistir a ele.
    1. Revisem o comentário de filme. Troquem ideias com seus colegas e mudem qualquer aspecto que considerarem necessário. Nesse momento, vocês podem conferir a ortografia, a pontuação, as escolhas de vocabulário, as construções do texto e as ideias e opiniões que decidiram compartilhar.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido. Objetivos da questão 1: planejar a publicação, o conteúdo, as versões inicial e definitiva do comentário de filme em fórum on-line; refletir sobre o conteúdo e a linguagem adequados ao comentário de filme em fórum on-line.

Writing

Objetivo da seção

Ampliar a familiarização com comentário de filme em fórum on-line por meio da produção escrita de um texto desse gênero.

Nesta seção, os estudantes deverão criar um fórum ­on-line para escrever comentários sobre um ou mais filmes brasileiros a que tenham assistido. Eles poderão postar imagens desses filmes e utilizar outras ferramentas digitais que possibilitem um trabalho diversificado e lúdico. Se em seu contexto não houver recursos como computadores ou internet, uma alternativa é a criação de um mural que siga o layout de um fórum. Assim, os estudantes poderão decorar o mural com imagens, adicionar informações e curiosidades sobre os filmes e reservar um espaço para escrever seus comentários. Embora essa seja uma oportunidade de estimular a criatividade dos estudantes, é importante lembrá-los de que o principal objetivo da atividade é a produção de um comentário sobre o filme assistido.

professor ou professora, caso julgue conveniente e isso seja possível em seu contexto de atuação, sugerimos exibir um dos filmes trabalhados na subseção Read to learn das Tasks 1 e 2 para os estudantes. Nesse momento, eles poderão compartilhar suas percepções, suas opiniões e seus gostos com os colegas. Vale lembrar que há a possibilidade de surgirem comentários desrespeitosos ou ofensivos a algum filme ou artista e, consequentemente, a seus fãs. Caso isso aconteça, cabe discutir, uma vez mais, a importância do respeito às opiniões e aos gostos diferentes dos nossos. Além disso, como a atividade solicita aos estudantes que criem um comentário sobre uma produção cinematográfica brasileira, também pode ser interessante debater a importância e a qualidade do cinema nacional, que, em alguns contextos, é alvo de comentários preconceituosos.

Ao final do trabalho com a seção, os estudantes deverão estar mais familiarizados com resenhas e comentários em fórum on-line sobre filmes ou espetáculos, sendo capazes de expressar seus gostos e fazer comparações.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • Reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
  • Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tuítis, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita ( planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

3.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. .

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você aprendeu sobre atividades e eventos culturais? Dê exemplos.

b. Desenhe em seu caderno um (

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.
) que represente seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item b.

Classifique em seu caderno, com um emoji (Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.), seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos.

  1. Leitura de comentários e resenhas de filmes.
  2. Compreensão de uma resenha de teatro oral.
  3. Produção escrita de um comentário de filme em fórum on láine.
  4. Participação ao longo das aulas.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do comentário de filme em fórum on-line.

Objetivo da questão 2: revisar as características estilísticas do comentário de filme em fórum on-line.

Objetivos da questão 3: escrever, publicar e apresentar a versão final do comentário de filme em fórum on-line.

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens das páginas de abertura e fazer sua releitura com base nos conhecimentos construídos por meio das reflexões realizadas ao longo da unidade.

A discussão sobre filmes de outras décadas e as transformações pelas quais a indústria cinematográfica passou com o avanço das tecnologias digitais possibilita não apenas resgatar conhecimentos históricos, mas também aguçar a curiosidade dos estudantes a respeito de filmes consagrados na história do cinema.

professor ou professora, avalie a pertinência de abordar as novas fórmas de acesso à diversidade cultural proporcionadas pela tecnologia digital. Caso haja tempo e seja relevante em seu contexto, essa pode ser uma oportunidade para debater a legalidade de algumas plataformas de streaming utilizadas para a distribuição de filmes e músicas.

Avalie a possibilidade de levar a turma a uma sessão de cinema. Alguns locais oferecem ingressos a preços populares ou gratuitamente. Caso não seja possível, uma sessão de cinema no pátio da escola, caso haja um projetor ou uma televisão disponível, pode ser uma excelente proposta, com a turma anunciando em inglês, por meio de cartazes, a projeção do filme.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar o aprendizado, especialmente com relação à compreensão dos gêneros comentário de filme em fórum on-line, resenha de filme e resenha oral de teatro e à produção do gênero comentário de filme em fórum on-line.

Caso os estudantes demonstrem dificuldade, sugerimos que você considere retomar alguma questão ou solicitar a realização das questões propostas no apêndice There is more e nas Atividades complementares da introdução do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer ­informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais ­vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

It’s a shame that a number of these reviews seem to be about Cirque du Soleil itself, suggesting that the viewer should go to a ‘real circus’

The performance of everyone was stunning, the costume and the creativity in this is crazy. Your imagination will be running wild when you see this movie.”

(página 42)

WORD FORMATION (NOUNS) – SUFFIXES / FORMAÇÃO DE SUBSTANTIVOS – SUFIXOS

Suffix

Meaning

Added to

Noun

-ation

indicating an action, process, state, condition or result

verbs (imagine)

imagination

-er

a person or thing that performs a specified action;
a person engaged in a profession

verbs (view)

viewer

-ity

indicating condition or quality

adjectives (creative)

creativity

Um sufixo é uma letra ou um grupo de letras que, quando adicionado ao fim de uma palavra, fórma uma nova palavra. Em geral, a nova palavra pertence a uma classe gramatical diferente da palavra original.

egzâmpol tchu

It’s beautiful, this is modern day circus.”

(página42)

To complement the remarkable story of these four children, The Chronicles of Narnia is filled with magnificent visuals.

The furry friends that live throughout the magical land of Narnia even look real.”

(página 45)

WORD FORMATION (ADJECTIVES) – SUFFIXES / FORMAÇÃO DE ADJETIVOS – SUFIXOS

Suffix

Meaning

Added to

Adjective

-able

capable of, suitable for or deserving of

verbs (remark)

remarkable

-al

of; related to; connected with

nouns (magic)

magical

-ful

full of or characterized by;
able to

nouns (beauty)

beautiful

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar asfórmas e os usos de sufixos e quantificadores e do grau superlativo de adjetivos, tomando como referência os textos trabalhados na unidade.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Utilizar, de modo inteligível, corretamente,

Some shows, like, when you… when you think about it, some people will be like, ‘well, that’s for kids, clearly, it’s a show about a cartoon, it’s for kids, not for grown-ups’.

There were so many grown-ups in the audience! So, it is for kids and grown-ups, and it’s incredible.”

(página48; Oral theater review - Part dois

QUANTIFIERS / QUANTIFICADORES

With countable nouns / Com substantivos contáveis

(a) few

A few examples of musicals are: The Lion King, Mamma Mia!, SpongeBob SquarePants, etc.

many

Many stories told in movies, TV shows or books become successful theatrical plays and musicals.

With uncountable nouns / Com substantivos incontáveis

(a) little

“It had very little dialogue and it was more of a concert movie […].” (p. 42)

much

People have spent so much money to produce this movie.

With countable and uncountable nouns / Com substantivos contáveis e incontáveis

a lot of (lots of)

“[…] she also did a lot of explaining, I think that helped.” (p. 48; Oral theater review - Part I)

some

Some shows, like, when you… when you think about it […].” (p. 48; Oral theater review - Part II)

any

Have you seen any of these movies?
We have not seen
any of these shows.

  • Os quantificadores fíu ou a fíu são utilizados para falar de quantidades e grau. Eles podem ser empregados com substantivos (como modificadores) ou sem substantivos (como pronomes).
  • Tanto lírou ou a líroucomo fíu ou a fíu significam “um pouco”. lírou e fíu têm significado negativo e são empregados para expressar “não tanto quanto esperado”.
  • a lóróve lóts óv podem ser utilizados com substantivos contáveis e não contáveis.
  • Os quantificadores some e êni são empregados para designar uma quantidade não exata de algo. Podem ser utilizados com substantivos contáveis e não contáveis. Usa-se sâm em frases afirmativas e êni em frases negativas e interrogativas.
Respostas e comentários

Para aprofundar os conteúdos presentes nessa sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades, inclusive de caráter lúdico, como um caça-palavras relacionado ao tema da unidade ou um dominó para praticar o vocabulário trabalhado. É possível encontrar sites gratuitos com cruzadinhas e caça-palavras em inglês, inclusive que ofereçam a possibilidade de criá-los. Também pode ser interessante que os próprios estudantes, em grupos, produzam esses jogos para compartilhar com os colegas. Sugerimos a realização de atividades que levem os estudantes a se expressar sobre sua própria realidade, falando, por exemplo, sobre seus gostos pessoais referentes a filmes, músicas e outras atividades culturais, comparando livros, filmes, lugares que conhecem etcétera

The best way to describe it as it just had the ultimate ‘weird factor’.”

(página42)

It begins as the four Pevensie children (Peter, Susan, Edmund and Lucy) lose their home Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.”

(página 45)

Its biggest assets, a huge beating heart and a great sense of humor, still work

(página 52)

SUPERLATIVE FORMS OF ADJECTIVES / FORMA SUPERLATIVA DE ADJETIVOS

Adjectives

Form

Superlative

one-syllable adjectives

the + adjective + -est

the youngest (young)

three-or-more-syllable adjectives

the most + adjective

the most successful (successful)

SUPERLATIVE FORMS OF ADJECTIVES / FORMA SUPERLATIVA DE ADJETIVOS

Exceções

irregular adjectives

good
bad
far

the best
the worst
the farthest/furthest

one-syllable adjectives ending in e

the + adjective (drop the final e) + -est

the largest (large)

one-syllable adjectives ending in consonant + vowel + consonant

the + adjective (double final consonant) + -est

the biggest (big)

one- or two-syllable adjectives ending in y

the + adjective (change y for i ) + -est

the busiest (busy)

two-syllable adjectives ending in le

the + adjective (drop the final e) + -est

the simplest (simple)

two-syllable adjectives ending in er

the + adjective + -est

the tenderest (tender)

  • O superlativo é utilizado em frases cujo sujeito é comparado a todos os outros membros de um grupo.
  • O superlativo de adjetivos com duas sílabas terminados em él íeerr estão em processo de mudança linguística. É possível encontrar variações com de môsti. Por exemplo: dâ tenderést = dâ môust ténder
Respostas e comentários

Referências bibliográficas

BONAMINO, A. et al. Os efeitos das diferentes fórmas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de ­Coleman. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, volume15, número 45, página 487-499, setembro a dezembro 2010.

BRASIL. Lei norteº 9 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Lei norteº 13 006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta parágrafo 8º ao Artigo 26 da Lei norteº 9 394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.

KOCH, I. G. V. Especificidade do texto falado. In: JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. organização. Gramática do português culto falado no Brasil: construção do texto falado. Campinas, São Paulo: Unicamp, 2006. página 39-46.

MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. organização. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.