iuniti tchu jãst hévin a gúd táim!
Respostas e comentários
Unit 2
professor ou professora
Esta unidade tem como objetivo principal familiarizar os estudantes com os gêneros comentário de filme em fórum on-line, resenha de filme e resenha oral de teatro, dando continuidade ao trabalho realizado na Unidade 1 com gêneros que circulam nas esferas da arte, cultura e lazer. Os assuntos predominantes nos textos são as relações entre a opinião pessoal e o conteúdo de filmes, espetáculos ou outras atividades culturais. Para explorar essas relações, as atividades propostas enfocam tanto o conteúdo das obras propriamente ditas quanto o de suas fontes (no caso de adaptações ou transposições de uma mídia para outra). Acreditamos que esses procedimentos contribuem para despertar e manter o interesse e a curiosidade dos estudantes em relação ao tema da unidade, a saber, o envolvimento em atividades culturais como opção de lazer.
A amplitude do tema, em consonância com o que foi desenvolvido na unidade anterior, possibilitou que fossem trabalhados textos sobre filmes e sobre um musical. As atividades de leitura, compreensão oral e produção escrita promovem a interdisciplinaridade com o componente curricular Arte.
professor ou professora, ainda que o cinema, o teatro e outros espetáculos artísticos possam não fazer parte das experiências de seus estudantes, convém aproveitar a oportunidade para ajudá-los a refletir sobre sua importância e relevância em termos de ampliação de horizontes. O lazer e o acesso à arte são direitos dos cidadãos e, como tais, devem ser reivindicados e valorizados.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: resenhas de filmes e de peças teatrais.
Tema: cultura e lazer.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros resenha de filme e resenha de peças teatrais;
- refletir sobre atividades e eventos culturais.
Respostas e comentários
As imagens das páginas de abertura apresentam cenas de filmes famosos, alguns mais antigos e outros nem tanto, e foram escolhidas por suscitar reflexões relacionadas não apenas ao tema proposto, mas também às transformações vividas pela indústria cinematográfica. Avalie a conveniência de usar as imagens (que serão trabalhadas explicitamente, como de hábito, na seção Pit stop) para suscitar um debate capaz de ativar o conhecimento prévio sobre o assunto.
professor ou professora, apesar de as páginas de abertura focalizarem cenas de filmes, a unidade não se limita ao cinema, aborda também outras produções artístico-culturais, como espetáculos circenses e musicais.
Com essa organização, buscamos favorecer a construção de repertório cultural por meio do contato com manifestações artísticas vinculadas à língua inglesa, valorizando a diversidade entre culturas, conforme preconizado pela Bê êne cê cê.
Esta unidade também reforça a importância do cinema como arte e ressalta a relevância da valorização da produção brasileira. Cabe lembrar que a Lei norteº 13 006/2014 (BRASIL, 2014) obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de Educação Básica.
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
I.
II.
III.
IV.
- O que as pessoas estão fazendo em cada uma das imagens?
- Na opinião de vocês, as pessoas estão se divertindo? Como vocês percebem isso?
- Você já teve essas experiências? De qual gostou mais? Qual delas gostaria de ter? Por quê?
d. O que você costuma fazer no seu tempo livre?
2.
I.
II.
III.
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade. 1a Resposta esperada: um playing sports; dois watching a movie at the cinema; três visiting a museum; quatroenjoying a music concert.
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
Time to think
Objetivo da seção
Ativar o conhecimento prévio e iniciar a reflexão sobre o tema cultura e lazer.
As questões e as imagens da seção fomentam a reflexão sobre lazer e cultura por meio da identificação de alguns eventos e atividades culturais. Assim, inicia-se um movimento em direção às experiências e ao conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema com o intuito de engajá-los na construção de sentidos dos textos que serão trabalhados na unidade.
Ainda nesta seção, são introduzidas atividades que visam propiciar a discussão em torno do hábito de assistir a filmes e ir ao cinema. As imagens escolhidas para compor a questão 2 apresentam diferentes tipos de cinema: ao ar livre, em uma sala de projeção e em um drive-in. Sabemos que nem todas as cidades brasileiras possuem salas de exibição de filmes. Caso esse seja seu contexto de trabalho, essa pode ser uma oportunidade para discutir com os estudantes as opções de lazer e cultura em sua localidade. Discuta alternativas como assistir a filmes e shows em casa; o que eles pensam sobre e por quê. Considere a pertinência de promover um momento de compartilhamento de experiências culturais vividas em espetáculos circenses, shows de música ou outras apresentações a que eles tenham assistido.
Visto que nas seções Listening e Writing desta unidade será introduzido o trabalho com algumas características da língua falada, como hesitações, pausas e reformulações, sugerimos que desde agora haja menções a essas características como constitutivas da língua falada, e não somente de quando usamos uma língua adicional, de fórma a encorajar os estudantes a se utilizar dessas características nos momentos em que eles forem responder às questões em inglês.
Também com o objetivo de ampliar o uso oral da língua inglesa pela turma, as respostas esperadas às questões desta seção estão em inglês, caso isso seja viável em seu contexto educativo.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
- Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
- Vocês já foram a um cinema? O que vocês assistiram? Vocês gostaram dessa experiência? Caso nunca tenham ido a um cinema, gostariam de ir? Por quê? Como vocês esperam que seja esse cinema?
- Quais diferenças vocês conseguem perceber entre os cinemas mostrados nas imagens?
- Na opinião de vocês, por que as pessoas gostam de assistir a filmes?
d. Antes de ir ao cinema, vocês costumam pesquisar sobre os filmes aos quais irão assistir? Por quê?
- Escolham da lista a seguir os dois gêneros de filmes de que vocês mais gostam e os dois de que vocês menos gostam. Compartilhem suas preferências com os colegas e expliquem por quê.
- animêichon
- místeri
- sáiênce fiquition
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
1.
c.
Respostas e comentários
2b Resposta esperada: the images show different kinds of cinemas: Ian open-air cinema; IIa traditional cinema (movie theater), in a closed space;III a drive-in cinema.
3 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto. 1a Resposta possível: a circus show.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o gênero comentário de filme em fórum on-line.
2a Resposta possível: on internet forums and blogs, in magazines etcétera
2b Resposta possível: they can persuade the reader to go or not to go and watch the movie and provide him or her with some details about it.
Caso considere pertinente, mostre à sua turma, títulos de filmes, imagens de cartazes promocionais, que provavelmente sejam de conhecimento dos estudantes e peça que falem de seus favoritos ou dos gêneros de que mais gostam, sempre que possível em inglês.
Para ler
Caso seja do seu interesse ler mais sobre características da língua falada, indicamos o texto de Koch (2006) e, sobre a relação entre fala e escrita, o livro de Marcuschi e Dionísio (2005).
Reading
Objetivo da seção
Construir sentidos por meio da interação com textos do gênero comentário de filme em fórum on-line e resenha de filme.
Task 1
Nesta seção, o gênero focalizado é comentário de filme em fórum on-line. Chamamos a atenção para a designação do gênero em inglês e em português, visto que a palavra review, relacionada a textos que contêm análises e opiniões sobre atividades culturais, pode ser associada tanto a “comentário” quanto a “resenha” em português. Assim, os textos presentes em Read to learn possuem características de comentários de filme em fórum on-line, já que se configuram como opiniões mais vinculadas ao gosto pessoal que a uma argumentação em torno de aspectos técnicos do filme, como acontece no texto da Task 2, cujos elementos nos permitem designá-lo como resenha.
As questões em Before reading iniciam-se com a leitura de um pôster do filme Cirque du Soleil: Worlds Away (Cirque du Soleil: outros mundos), dirigido por Andrew Adamson e lançado em 2012 no Tokyo International Film Festival. Tais questões foram elaboradas com o intuito de contextualizar os comentários de filme em Read to learn considerando o conteúdo e o gênero discursivo.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
- Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
- Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLES 2, 3 and 4
REVIEWS. Rotten Tomatoes,. 2013-2014.
Respostas e comentários
, caso julgue apropriado, curiosidades sobre o professor ou professora Cirque du Soleil podem ser discutidas neste momento, como o fato de que em seus espetáculos não há números com animais e de que sua trupe é composta de artistas de etnias e nacionalidades diversas. Sugerimos explicar que o filme apresenta um espetáculo da companhia, repleto de performances acrobáticas e contorcionismos, que permeia uma história ficcional sobre o romance entre a protagonista e um trapezista que desaparece misteriosamente após sua apresentação. Com o intuito de encontrá-lo, a protagonista embarca em uma jornada cheia de surpresas, deparando-se com mundos diferentes e maravilhosos. Ao mesmo tempo que introduz o universo artístico e performático explorado no filme, a imagem do pôster possibilita, mesmo que brevemente, uma reflexão sobre os diferentes tipos de arte. Se possível, considere a pertinência de promover um momento de compartilhamento de experiências culturais vividas em espetáculos circenses a que eles tenham assistido, suas semelhanças e diferenças.
Did you know?
• Os fóruns on láine costumam ser usados para que as pessoas possam postar seus comentários sobre um determinado assunto. Os comentários normalmente são ordenados em páginas, por data. Por essa razão, o número da página em que um comentário aparece pode variar à medida que mais usuários postam suas opiniões.
Constructing meanings
1.
Which person
e.
-
-
- .
-
-
-
- iscripiti
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente os textos e fazer inferências.
1a: Cody L
1b: Gary S
1c: Eric H
1d: Ratih A
1e: Robert T
Objetivo da questão 2: identificar informações específicas nos textos.
2a:
2b: dois
Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto.
3a: um
3b: quatro
3c: três
3d: dois
Objetivo da questão 4: identificar características composicionais do gênero comentário de filme em fórum on-line. 4:
Em Constructing meanings, além de trabalhar a compreensão global e detalhada dos textos, as questões propõem a identificação de características dos comentários feitos por leitores em fóruns on-line, onde são compartilhadas suas opiniões e percepções sobre a obra. Nesse sentido, tais questões enfocam a função social do gênero e a linguagem nele usada.
Dois outros objetivos importantes das questões propostas são o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos estudantes, por meio da exposição às diferentes opiniões dos espectadores do filme, e a discussão sobre até onde as percepções ou avaliações dos outros são capazes de influenciar nossas decisões, além de despertar ou desestimular nosso interesse por algo.
tésqui tchu
bifór rídin
I.
II.
III.
IV.
A O menino no espelho, by Fernando Sabino
B Harry Potter and the Philosopher’s Stone, by J. K. Rowling
C The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, by J. R. R. Tolkien
D The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, by C. S. Lewis
b. uan ór uans
Respostas e comentários
Pré-leitura
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o gênero do texto.
1a Resposta pessoal.
1b Resposta pessoal.
1c: três
Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
2a A: imagem quatro
2a B: imagem dois
2a C: imagem um
2a D: imagem três
2b Respostas pessoais.
Task 2
A Task 2 apresenta, em Read to learn, uma resenha sobre o filme de 2005 As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (The Chronicles of Narnia: the Lion, the Witch and the Wardrobe), baseado no livro homônimo de C. S. Lewis, o primeiro de uma série publicada entre 1950 e 1956. A obra conta as aventuras e desventuras de quatro irmãos que descobrem uma passagem para o universo paralelo de Nárnia através de um guarda-roupa, enquanto convida o leitor a uma conversa sobre como os seres humanos veem a si mesmos e como lidam com suas particularidades. Esse texto relaciona-se com o da Task 1 por meio da função social do gênero, que visa informar o leitor sobre uma obra cinematográfica.
, caso julgue conveniente, aproveite as imagens da questão professor ou professora 2 em Before reading para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os filmes apresentados, seus roteiros, personagens, elenco, entre outras características. Conversar sobre seus gêneros de filmes preferidos também pode contribuir para o engajamento na reflexão sobre o tema da unidade.
d. ? ít
ríd tchu lârn
- Dâ crónicols óv nárnia: dâ láian, dâ uítch en dâ uárdroub:
Eyes on grammar – EXAMPLES 2 AND 4
The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe
The Chronicles of Narnia is an awesome family movie. People of all ages will enjoy it, since it immediately grabs your attention and pulls you right in.
This movie is based on the first of C. S. Lewis’s seven novels in the Chronicles of Narnia series and the plot remains true to the original. It begins as the four Pevensie children (Peter, Susan, Edmund and Lucy) lose their home during World War II and are sent to live with a professor in a gigantic mansion. While playing hide-and-seek, Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.
The four kids somehow end up in the land of Narnia where they encounter good and evil talking beasts. The children learn that this astonishing land is ruled by the hideous White Witch. To complement the remarkable story of these four children, The Chronicles of Narnia is filled with magnificent visuals.
The graphics are mind- blowing. During the battles between Aslan, The Lion, and the White Witch, everything seems incredibly realistic. With every slash of a sword and gouge of a knife, the battle feels authentic. reticências
Along with the astonishing graphics, the audience is entertained by an enthusiastic cast. William Moseley, Anna Popplewell, Skandar Keynes and Georgie Henley are remarkable as the children. The voices of the animated characters also add greatly to this film. reticências
If you enjoy watching fantasy movies, you will absolutely love The Chronicles of Narnia. I highly recommend that you take time to view this heart-warming film. I am almost positive that everyone who watches it will have no regrets. They may, in fact, even look at their wardrobe in a different way!
By Corie A., Oshkosh, WI
Teen Ink. United States, summer 2005.
Respostas e comentários
2c Resposta pessoal.
2d Resposta pessoal.
Leitura
constrãquitchion minins
4.
Versão adaptada acessível
Atividade 4.
Read this excerpt from the movie review again. Pay attention to the words "astonishing", "enthusiastic" and "remarkable", and choose the best option according to the context.
“Along with the astonishing graphics, the audience is entertained by an enthusiastic cast. William Moseley, Anna Popplewell, Skandar Keynes and Georgie Henley are remarkable as the children. The voices of the animated characters also add greatly to this film.”
-
- .
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivo da questão 1: identificar informações explícitas no texto.
1a: Resposta esperada: Corie A.
1b: Resposta esperada: in Oshkosh (Wisconsin, the United States).
1c: Resposta esperada: C. S. Lewis.
Objetivo da questão 2: identificar características composicionais do gênero resenha de filme.
2a: P
2b: R
2c: D
Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto.
3a: um
3b: dois
3c: um
Objetivo da questão 4: inferir o sentido de palavras no texto.
4a: dois
Já em Constructing meanings, a questão 2 pode ser utilizada para reforçar as funções centrais do gênero resenha de filme: descrever a obra abordada, fornecer informações sobre ela e apresentar uma avaliação sobre seus aspectos positivos e negativos, de maneira a influenciar a decisão do leitor de assistir ou não ao filme.
-
- .
6.
think a lítol mór
-
- O que vocês aprenderam sobre os filmes, os espetáculos e as performances mencionados nos textos?
- A que filme vocês prefeririam assistir: ao ou ao Dâ crónicols óv nárnia: dâ láian, dâ uítch en dâ uárdroub? Por quê?
- Além de proporcionar diversão, vocês acham que o cinema pode ser educativo? Justifiquem sua resposta.
- Em sua opinião, por que muitos brasileiros nunca foram ao cinema?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
-
- Parcs
-
Respostas e comentários
4b: um4c: um
Objetivo da questão 5: identificar informações explícitas no texto.
5a Resposta esperada: “The children learn that this astonishing land is ruled by the hideous White Witch”
5b Resposta esperada: “During the battles between Aslan, The Lion, and the White Witch ”
5c Resposta esperada: “Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.”
Objetivo da questão 6: compreender globalmente o texto. 6 Resposta esperada: it was positive; “The Chronicles of Narnia is an awesome family movie. People of all ages will enjoy it, since it immediately grabs your attention and pulls you right in.”; “I highly recommend that you take time to view this heart-warming film. I am almost positive that everyone who watches it will have no regrets.”
Pós-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal.
Pré-audição
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
Think a little more
Em Think a little more, buscamos levar os estudantes a pensar sobre a eficácia dos textos trabalhados quanto aos seus propósitos, partindo da reflexão sobre os efeitos provocados por sua leitura.
Ao final do trabalho na seção, espera-se que os estudantes estejam mais familiarizados com a função social e a organização dos gêneros comentário de filme em fórum on-line e resenha de filme, sendo capazes de identificar e refletir criticamente acerca de seus elementos, como descrições, avaliações e opiniões neles imbuídas.
Para ler
Caso sinta a necessidade de obter mais informações acerca das implicações e dos efeitos das diferentes fórmas de capital cultural no desempenho escolar, recomendamos a leitura do artigo de Bonamino et al. (2010).
Listening
Objetivo da seção
Promover a compreensão do gênero resenha oral de teatro.
A questão 1 de Before listening propõe aos estudantes que compartilhem suas opiniões, seus interesses e suas experiências a respeito de atividades culturais e de lazer, ampliando o trabalho já realizado a respeito da importância desses tipos de atividade para o enriquecimento cultural e o bem-estar.
Habilidade desenvolvida em Listening
• Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
2.
I.
II.
b.
3. spóndg bób squér pénts
líssen tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLE 3
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Oral theater review – Parts I and II
Title: Iain reviews SpongeBob SquarePants (Broadway)
Published on: December 16, 2017
Source: Iain Armitage: Iain Loves Theatre
IAIN reviews SpongeBob SquarePants (Broadway). 2017. 1 vídeo (4 minutos 16 ). Publicado pelo segundos canal Iain Armitage: Iain Loves Theatre. Disponível em: https://oeds.link/WeHtUO. Acesso em: 14 abril 2022.
constrãquitchion minins
-
-
- . spóndg bób squér pénts
- . spóndg bób squér pénts
-
- .
-
- .
- .
-
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
2a Resposta pessoal. Resposta esperada: Bob Esponja Calça Quadrada (SpongeBob SquarePants).
2b Resposta esperada: under the sea/in Bikini Bottom.
3 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
Audição
Compreensão auditiva
Objetivo da questão 1: identificar informações explícitas no texto.
1a: dois
1b: um
1c: dois
As questões 2 e 3 buscam ativar o conhecimento prévio sobre o desenho animado que inspirou a produção avaliada em Listen to learn, além de trabalhar com o levantamento de hipóteses acerca dela.
O texto a ser trabalhado é uma resenha oral sobre um musical baseado no desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada (SpongeBob SquarePants), feita pelo ator pré-adolescente Iain Armitage. Além de explicar detalhes sobre a produção, Iain compartilha suas impressões sobre o espetáculo. Talvez seja importante alertar os estudantes, antes da audição propriamente dita, que estar familiarizado com a série animada não é suficiente para garantir a compreensão da resenha, uma vez que ela traz as impressões de Iain sobre uma adaptação do desenho para outra linguagem: a do teatro musical. Mesmo que a resenha fosse sobre a animação em si, o ponto de vista do enunciador não necessariamente coincidiria com o de seu interlocutor, sendo, portanto, necessária uma escuta atenta, para que a compreensão seja de fato construída sobre a resenha, e não sobre a produção da qual ela trata. Além disso, as questões propostas em Constructing meanings também auxiliarão os estudantes no processo de compreensão.
Habilidade desenvolvida em Listening
• Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
- tí éf
- .
- .
- .
- spóndg bób squér pénts”
- ”
- “
-
-
- .
-
- ?
-
I.
II.
III.
[Think a little more 49] think a lítol mór
-
- Vocês consideram que a crítica de Iain foi bem feita? Por quê?
- Vocês conhecem alguém que faça críticas parecidas com a que ouviram? Quem? Caso não conheçam, onde procurariam por esse tipo de crítica?
- De que fórma resenhas escritas e orais podem ser úteis?
- Sobre quais filmes ou espetáculos vocês gostariam de fazer resenhas? Por quê?
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.
2a: F
2b: F
2c: T
2d: T
2e: T
Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero resenha oral de teatro.
3a: P
3b: R
3c: D
3d: E
Objetivo da questão 4: identificar características composicionais e estilísticas do gênero resenha oral de teatro.
4a Resposta esperada: no, he wasn’t; because there are hesitations and pauses in his text, like when we are talking.
4b: trêsObjetivo da questão 5: compreender globalmente o texto.
5a: um
5b: três
Pós-audição
1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.
Think a little more
, caso considere pertinente, as questões de professor ou professora Think a little more podem ser utilizadas para gerar uma discussão sobre as contribuições e os impactos que resenhas e comentários orais e escritos veiculados em portais e fóruns na internet têm sobre as decisões dos leitores. Além de servir como ponte entre as discussões e atividades das seções de Listening e a de Writing, esse pode ser um momento para conversar com os estudantes sobre os usos da internet, com ênfase em suas próprias vivências como adolescentes. Aqui se apresenta, ainda, mais uma boa oportunidade para se discutir diversidade e respeito às diferenças de opiniões, encorajando a reflexão sobre como os estudantes se comportam diante de quem tem opiniões e percepções diferentes das suas.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
“It’s a shame that a number of these reviews seem to be about Cirque du Soleil itself, suggesting that the viewer should go to a ‘real circus’, missing the point of the art form Cirque employs. If one doesn’t live somewhere they can see their acts live, this is a wonderful opportunity.” ( página 42)
“It’s beautiful, this is modern day circus. The performance of everyone was stunning, the costume and the creativity in this is crazy. Your imagination will be running wild when you see this movie.” ( página 42)
“William Moseley, Anna Popplewell, Skandar Keynes and Georgie Henley are remarkable as the children.” ( página 45)
-
- .
b.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a e b.
- What do the words "viewer", "wonderful", "beautiful", "creativity", "imagination" and "remarkable" have in common?
- They are formed by adding a prefix.
- They are formed by adding a suffix.
b. Write down the base words from which the previous words were formed.
2. página
-al -ation -ful -ity
- espaço para resposta.”
- espaço para resposta
c. espaço para resposta ,
WALTERS, B. The Lion King. TimeOut Londres, 4 fevereiro 2020.
d. espaço para resposta
PEARCE, S. Earl Sweatshirt: “Sick!”. The New Yorker, Nova York, 31 . 2022. janeiro
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: identificar as palavras formadas por sufixação e os significados de sufixos.
1a: dois
1b Resposta esperada: “view”, “wonder”, “beauty”, “creative”, “imagine”, and “remark”.
Objetivo da questão 2: praticar o uso de palavras formadas por sufixação.
2a: successful
2b: global
2c: musical
2d: self-examination
Language in action
Objetivo da seção
Explorar recursos léxico-gramaticais dos gêneros comentário de filme em fórum on-line e resenha, especialmente o uso de sufixos, de superlativos e de quantificadores.
As atividades propostas na seção trabalham principalmente itens lexicais (a sufixação e o emprego de quantificadores), em virtude de sua importância para o desenvolvimento de repertório linguístico aplicável a diversos gêneros. Contudo, não negligencia o uso do superlativo, aspecto mais diretamente relacionado aos gêneros comentário de filme em fórum on-line e resenha, com o efeito de enfatizar avaliações acerca do filme ou espetáculo abordado.
Nesta seção, a ênfase será dada ao estudo e à prática da língua. Nos exercícios 1 e 2 daremos continuidade à prática contextualizada de sufixos formadores de substantivos e adjetivos. Caso ache necessário, apresente aos estudantes alguns sufixos em língua portuguesa e peça-lhes exemplos de outras palavras que possuem sufixos em sua formação.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
- Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
- Utilizar, de modo inteligível, corretamente,
3.
“The best way to describe it as it just had the ultimate ‘weird factor’.” (42) página
“While playing hide-and-seek, Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.” ( página 45)
“The most dramatic shift is emotional.”
RUTTENBERG, J. Jake Xerxes Fussell: “Good and Green Again”. The New Yorker, Nova York, 31 janeiro 2022.
b.
Versão adaptada acessível
Atividade 3, item b.
The expressions "The best", "the youngest" and "The most dramatic" imply
- .
- reticências espaço para resposta
CORLISS, Richard. Toy Story: they’re alive! Time, 27 1995. novembro
b. ‘’ espaço para resposta muvi.”
HARTLAUB, P. ‘Finest’ a charming war movie about making war movies. San Francisco Chronicle. Califórnia, 19 2017. abril
5. sâm sâm
Versão adaptada acessível
Atividade 5.
In the fragment “Some shows, like, when you… when you think about it, some people will be like ‘well, that’s for kids, clearly, it’s a show about a cartoon, it’s for kids, not for grown-ups’”, extracted from the audio in Listening, the word "some" means
c.
6.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: identificar o uso de superlativos.
3a: três
3b: dois
Objetivo da questão 4: praticar o uso do superlativo.
4a: most inventive
4b: ‘Finest’
Objetivo da questão 5: praticar o uso de quantificadores. 5: c
Objetivo da questão 6: praticar o uso de quantificadores.
6 Resposta esperada: because “any” is used only in negative and interrogative sentences.
No exercício 3, o foco é a prática de superlativos, primeiramente seu conceito, levando o estudante a inferir, a partir da observação de resenhas de filmes, qual a razão para seu uso. Em seguida, na atividade 4, a turma é convidada a fornecer o superlativo de alguns adjetivos, mais uma vez em resenhas de filmes.
Usando-se da mesma abordagem, ou seja, indutivamente, os quantificadores serão mais uma vez apresentados e praticados de fórma contextualizada. Para garantir o sucesso no desempenho dos estudantes, a leitura atenta da seção Eyes on grammar é incentivada.
7.
“It had very little dialogue . ( página 42)
“She also did a lot of explaining, I think that helped.” ( página48, Oral theater review - Part um
“There were so many grown-ups in the audience.” ( página48, Oral theater review - Part dois
much of what Leda is thinking, feeling or considering remains a mystery ”
TRIFONE, Lisa. Review: Maggie Gyllenhaal adapts The Lost Daughter into a compelling, devastating exploration of motherhood. Third Coast Review, 19 dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/2ebArh. Acesso em: 14 abril 2022.
“In the spirit of giving credit where credit is due, there are a few jokes that genuinely land.”
WEISS, M. Movie Review: Don’t Look Up. Baltimore, Baltimore, 27 2021. dezembro
Versão adaptada acessível
Atividade 7, item a.
The expressions "little", "a lot of", "many" and "much" express
-
- .
-
- mêni métchi
REVIEWS. Rotten Tomatoes. Disponível em: https://oeds.link/zlOmGs. Acesso em: 16 2022. março
b. mêni a lóróv
REVIEWS. Rotten Tomatoes Disponível em: https://oeds.link/zlOmGs. Acesso em: 16 março 2022.
c. um métchi dois métchi
REVIEWS. Rotten Tomatoes. Disponível em: https://oeds.link/erCJL4. Acesso em: 9 julho 2022.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 7: identificar e analisar quantificadores.
7a
7b: um
Objetivo da questão 8: praticar o uso de quantificadores.
8a:many
8b: a lot of
8c: um-a few, dois - a few
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
In pairs, write a movie review about a Brazilian movie to post on an online forum. Remember you have already seen examples of movie reviews on online forums in Task 1 (Reading).
1.
For the written production
What is the discursive genre? Movie review on online forum.
What is the theme? A Brazilian movie.
What is the objective? To express opinion about a movie.
At whom is it aimed? The whole class.
How and where is it going to be published? It will be posted on an online forum or on the classroom board.
Who is going to participate? The whole class, organized into pairs.
túlbóks
-
- Seu professor criará um fórum on láine sobre filmes. Se não for possível acessar a internet em sua escola, vocês podem criar um mural em formato de fórum, no qual podem colar imagens de filmes e escrever comentários sobre eles.
- Escolham um filme a que vocês tenham assistido e sobre o qual gostariam de escrever.
- Caso tenham assistido a esse filme há muito tempo ou não se lembrem de muitos detalhes da história, talvez seja interessante assistir novamente, pesquisar sobre ele e definir informações que considerem importantes e relevantes para o comentário de filme.
- Pensem nas informações que o comentário de filme deve conter. Vocês podem se basear na lista a seguir.
- Nome do filme.
- Quando vocês assistiram a ele.
- Qual é a história contada nele.
- A avaliação que fazem do filme.
- Se recomendariam esse filme para os leitores.
- Voltem às téskse rídin e observem as funções das diferentes partes dos comentários e da resenha de filme que ali estão: apresentar, descrever, avaliar e recomendar. Usem esses textos como exemplos para escrever seu comentário sobre o filme escolhido.
- Escrevam a primeira versão do comentário com informações sobre o filme e sobre sua experiência ao assistir a ele.
- Revisem o comentário de filme. Troquem ideias com seus colegas e mudem qualquer aspecto que considerarem necessário. Nesse momento, vocês podem conferir a ortografia, a pontuação, as escolhas de vocabulário, as construções do texto e as ideias e opiniões que decidiram compartilhar.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido. Objetivos da questão 1: planejar a publicação, o conteúdo, as versões inicial e definitiva do comentário de filme em fórum on-line; refletir sobre o conteúdo e a linguagem adequados ao comentário de filme em fórum on-line.
Writing
Objetivo da seção
Ampliar a familiarização com comentário de filme em fórum on-line por meio da produção escrita de um texto desse gênero.
Nesta seção, os estudantes deverão criar um fórum on-line para escrever comentários sobre um ou mais filmes brasileiros a que tenham assistido. Eles poderão postar imagens desses filmes e utilizar outras ferramentas digitais que possibilitem um trabalho diversificado e lúdico. Se em seu contexto não houver recursos como computadores ou internet, uma alternativa é a criação de um mural que siga o layout de um fórum. Assim, os estudantes poderão decorar o mural com imagens, adicionar informações e curiosidades sobre os filmes e reservar um espaço para escrever seus comentários. Embora essa seja uma oportunidade de estimular a criatividade dos estudantes, é importante lembrá-los de que o principal objetivo da atividade é a produção de um comentário sobre o filme assistido.
, caso julgue conveniente e isso seja possível em seu contexto de atuação, sugerimos exibir um dos filmes trabalhados na subseção professor ou professora Read to learn das Tasks 1 e 2 para os estudantes. Nesse momento, eles poderão compartilhar suas percepções, suas opiniões e seus gostos com os colegas. Vale lembrar que há a possibilidade de surgirem comentários desrespeitosos ou ofensivos a algum filme ou artista e, consequentemente, a seus fãs. Caso isso aconteça, cabe discutir, uma vez mais, a importância do respeito às opiniões e aos gostos diferentes dos nossos. Além disso, como a atividade solicita aos estudantes que criem um comentário sobre uma produção cinematográfica brasileira, também pode ser interessante debater a importância e a qualidade do cinema nacional, que, em alguns contextos, é alvo de comentários preconceituosos.
Ao final do trabalho com a seção, os estudantes deverão estar mais familiarizados com resenhas e comentários em fórum on-line sobre filmes ou espetáculos, sendo capazes de expressar seus gostos e fazer comparações.
Habilidades desenvolvidas em Writing
- Reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
- Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tuítis, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita ( planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
istép béqui
3.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- .
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você aprendeu sobre atividades e eventos culturais? Dê exemplos.
b. Desenhe em seu caderno um (
) que represente seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos.Versão adaptada acessível
Atividade 1, item b.
Classifique em seu caderno, com um emoji (Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.), seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos.
- Leitura de comentários e resenhas de filmes.
- Compreensão de uma resenha de teatro oral.
- Produção escrita de um comentário de filme em fórum on láine.
- Participação ao longo das aulas.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do comentário de filme em fórum on-line.
Objetivo da questão 2: revisar as características estilísticas do comentário de filme em fórum on-line.
Objetivos da questão 3: escrever, publicar e apresentar a versão final do comentário de filme em fórum on-line.
1 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema da unidade.
Pit stop
Objetivo da seção
Retomar as imagens das páginas de abertura e fazer sua releitura com base nos conhecimentos construídos por meio das reflexões realizadas ao longo da unidade.
A discussão sobre filmes de outras décadas e as transformações pelas quais a indústria cinematográfica passou com o avanço das tecnologias digitais possibilita não apenas resgatar conhecimentos históricos, mas também aguçar a curiosidade dos estudantes a respeito de filmes consagrados na história do cinema.
, avalie a pertinência de abordar as novas professor ou professora fórmas de acesso à diversidade cultural proporcionadas pela tecnologia digital. Caso haja tempo e seja relevante em seu contexto, essa pode ser uma oportunidade para debater a legalidade de algumas plataformas de streaming utilizadas para a distribuição de filmes e músicas.
Avalie a possibilidade de levar a turma a uma sessão de cinema. Alguns locais oferecem ingressos a preços populares ou gratuitamente. Caso não seja possível, uma sessão de cinema no pátio da escola, caso haja um projetor ou uma televisão disponível, pode ser uma excelente proposta, com a turma anunciando em inglês, por meio de cartazes, a projeção do filme.
Think it over
Objetivo da seção
Autoavaliar o aprendizado, especialmente com relação à compreensão dos gêneros comentário de filme em fórum on-line, resenha de filme e resenha oral de teatro e à produção do gênero comentário de filme em fórum on-line.
Caso os estudantes demonstrem dificuldade, sugerimos que você considere retomar alguma questão ou solicitar a realização das questões propostas no apêndice There is more e nas Atividades complementares da introdução do Manual do Professor.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
áison grémer
Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.
egzâmpol uan
“It’s a shame that a number of these reviews seem to be about Cirque du Soleil itself, suggesting that the viewer should go to a ‘real circus’
The performance of everyone was stunning, the costume and the creativity in this is crazy. Your imagination will be running wild when you see this movie.”
( página 42)
Suffix |
Meaning |
Added to |
Noun |
---|---|---|---|
-ation |
indicating an action, process, state, condition or result |
verbs (imagine) |
imagination |
-er |
a person or thing that performs a specified action; |
verbs (view) |
viewer |
-ity |
indicating condition or quality |
adjectives (creative) |
creativity |
• Um sufixo é uma letra ou um grupo de letras que, quando adicionado ao fim de uma palavra, fórma uma nova palavra. Em geral, a nova palavra pertence a uma classe gramatical diferente da palavra original.
egzâmpol tchu
“It’s beautiful, this is modern day circus.”
( página42)
“To complement the remarkable story of these four children, The Chronicles of Narnia is filled with magnificent visuals.
The furry friends that live throughout the magical land of Narnia even look real.”
( página 45)
Suffix |
Meaning |
Added to |
Adjective |
---|---|---|---|
-able |
capable of, suitable for or deserving of |
verbs (remark) |
remarkable |
-al |
of; related to; connected with |
nouns (magic) |
magical |
-ful |
full of or characterized by; |
nouns (beauty) |
beautiful |
Respostas e comentários
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar as fórmas e os usos de sufixos e quantificadores e do grau superlativo de adjetivos, tomando como referência os textos trabalhados na unidade.
Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar
- Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
- Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
- Utilizar, de modo inteligível, corretamente,
“Some shows, like, when you… when you think about it, some people will be like, ‘well, that’s for kids, clearly, it’s a show about a cartoon, it’s for kids, not for grown-ups’.
There were so many grown-ups in the audience! So, it is for kids and grown-ups, and it’s incredible.”
(48; página Oral theater review - Part dois
With countable nouns / Com substantivos contáveis |
|
---|---|
(a) few |
A few examples of musicals are: The Lion King, Mamma Mia!, SpongeBob SquarePants, etc. |
many |
Many stories told in movies, TV shows or books become successful theatrical plays and musicals. |
With uncountable nouns / Com substantivos incontáveis |
|
(a) little |
“It had very little dialogue and it was more of a concert movie […].” (p. 42) |
much |
People have spent so much money to produce this movie. |
With countable and uncountable nouns / Com substantivos contáveis e incontáveis |
|
a lot of (lots of) |
“[…] she also did a lot of explaining, I think that helped.” (p. 48; Oral theater review - Part I) |
some |
“Some shows, like, when you… when you think about it […].” (p. 48; Oral theater review - Part II) |
any |
Have you seen any of these movies? |
- Os quantificadores fíu ou a fíu são utilizados para falar de quantidades e grau. Eles podem ser empregados com substantivos (como modificadores) ou sem substantivos (como pronomes).
- Tanto lírou ou a líroucomo fíu ou a fíu significam “um pouco”. lírou e fíu têm significado negativo e são empregados para expressar “não tanto quanto esperado”.
- a lóróve lóts óv podem ser utilizados com substantivos contáveis e não contáveis.
- Os quantificadores some e êni são empregados para designar uma quantidade não exata de algo. Podem ser utilizados com substantivos contáveis e não contáveis. Usa-se sâm em frases afirmativas e êni em frases negativas e interrogativas.
Respostas e comentários
Para aprofundar os conteúdos presentes nessa sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades, inclusive de caráter lúdico, como um caça-palavras relacionado ao tema da unidade ou um dominó para praticar o vocabulário trabalhado. É possível encontrar sites gratuitos com cruzadinhas e caça-palavras em inglês, inclusive que ofereçam a possibilidade de criá-los. Também pode ser interessante que os próprios estudantes, em grupos, produzam esses jogos para compartilhar com os colegas. Sugerimos a realização de atividades que levem os estudantes a se expressar sobre sua própria realidade, falando, por exemplo, sobre seus gostos pessoais referentes a filmes, músicas e outras atividades culturais, comparando livros, filmes, lugares que conhecem etcétera
“The best way to describe it as it just had the ultimate ‘weird factor’.”
( página42)
“It begins as the four Pevensie children (Peter, Susan, Edmund and Lucy) lose their home Lucy, the youngest girl, finds a mystical land beyond the back wall of the wardrobe.”
( página 45)
“Its biggest assets, a huge beating heart and a great sense of humor, still work ”
( página 52)
Adjectives |
Form |
Superlative |
---|---|---|
one-syllable adjectives |
the + adjective + -est |
the youngest (young) |
three-or-more-syllable adjectives |
the most + adjective |
the most successful (successful) |
Exceções |
||
---|---|---|
irregular adjectives |
good |
the best |
one-syllable adjectives ending in e |
the + adjective (drop the final e) + -est |
the largest (large) |
one-syllable adjectives ending in consonant + vowel + consonant |
the + adjective (double final consonant) + -est |
the biggest (big) |
one- or two-syllable adjectives ending in y |
the + adjective (change y for i ) + -est |
the busiest (busy) |
two-syllable adjectives ending in le |
the + adjective (drop the final e) + -est |
the simplest (simple) |
two-syllable adjectives ending in er |
the + adjective + -est |
the tenderest (tender) |
- O superlativo é utilizado em frases cujo sujeito é comparado a todos os outros membros de um grupo.
- O superlativo de adjetivos com duas sílabas terminados em e él í err estão em processo de mudança linguística. É possível encontrar variações com de môsti. Por exemplo: dâ tenderést = dâ môust ténder
Respostas e comentários
Referências bibliográficas
BONAMINO, A. et al. Os efeitos das diferentes fórmas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, volume15, número 45, página 487-499, setembro a dezembro 2010.
BRASIL. Lei norteº 9 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Lei norteº 13 006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta parágrafo 8º ao Artigo 26 da Lei norteº 9 394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.
KOCH, I. G. V. Especificidade do texto falado. In: JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. organização. Gramática do português culto falado no Brasil: construção do texto falado. Campinas, São Paulo: Unicamp, 2006. página 39-46.
MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. organização. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.