iuniti thriiléts gôu grín

Fotografia. À esquerda, mão de uma criança segurando um lápis. Abaixo, folha de papel bege com desenhos  e frases em tons em cinza. Ao centro, à esquerda, texto: Reduce, reuse,  recycle. À direita, outro texto: Stop Food Waste. Há um símbolo de reciclagem com três flechas em formato de um triângulo, um carro elétrico com cabo, painel solar, o planeta terra, torneira com uma gota saindo, cenoura, silhueta de uma pessoa jogando embalagem sobre lixeira, um carrinho de compra com símbolo de reciclagem, uma hélice em haste para captação de vento, cabeça de vaca com placa escrita: CO2, morango, folhas, etiqueta com símbolo de reciclagem e uma pessoa com o dedo indicador sobre um botão onde está escrito: ECO.
Respostas e comentários

Unit 3

professor ou professora,

Esta unidade tem como objetivo principal familiarizar os estudantes com os propósitos, usos e características dos gêneros fôlder e anúncio publicitário de campanha educativa. A temática foca em campanhas que visam à conscientização sobre consumo consciente e sustentável. Essa abordagem dialoga com a Unidade 8 do volume 2, que focalizou campanhas sociais. A diferença principal entre os dois tipos de campanha diz respeito a seus propósitos. As educativas buscam informar sobre um determinado assunto para alcançar mudanças de atitude, por isso têm caráter educativo (por exemplo: campanhas de educação para o trânsito). As sociais procuram sensibilizar as pessoas, motivando-as a ser solidárias e contribuir de alguma maneira para amenizar as consequências de um problema social, por exemplo: campanhas de doação de sangue.

Esta unidade busca propor atividades que favorecem a interdisciplinaridade com Ciências e Geografia, uma vez que a questão ambiental é explorada por diferentes óticas. A conscientização sobre a preservação de recursos naturais e a sustentabilidade foram pilares para a escolha dos textos da unidade.

As imagens nas páginas de abertura objetivam ativar o conhecimento de mundo dos estudantes quanto à importância da preservação dos recursos naturais para uma vida harmoniosa e saudável.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

ilustração. Uma nuvem de palavras com o formato de árvore. Na parte superior, copa em verde, composta por várias palavras. As maiores são: Life, Bio, Ecology, Ecofriendly, Energy, Green, Earth, Eco, Renewable, Recycle, Biofuels, Forest etc. Na parte inferior, tronco em marrom com raízes na parte inferior, compostos com palavras. As maiores são: CO2, Grass, Clean, Eco, Car, Spring. Nas raízes: Style, Rain, Heat, Fresh, Soll, Cycle.

Gêneros discursivos: fôlder e anúncio de campanha educativa.

Tema: consumo consciente.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos fôlder e anúncio de campanha educativa;
  • refletir sobre consumo consciente.
Respostas e comentários

Uma das fórmas de explorar essas imagens, caso você julgue importante para introduzir o tema da unidade, é pedir aos estudantes que as relacionem com o título. Essa relação é facilmente observável se considerarmos a cor que sobressai e as palavras relacionadas com a preservação da natureza. Entretanto, é importante estimular também a reflexão sobre os possíveis sentidos que podem emergir das associações entre a cor, as imagens principais e as atitudes ecologicamente responsáveis representadas nos escritos e nos desenhos. Recordamos que as páginas de abertura são retomadas na seção Pit stop sob uma nova perspectiva, por meio de perguntas para debate com os colegas.

Como mencionado, os textos apresentados nesta unidade buscam suscitar a reflexão sobre atitudes relacionadas à preservação da natureza e de seus recursos. No desenvolvimento dessa reflexão, buscamos incluir questões ligadas ao consumo consciente e a relações comerciais justas, de fórma a problematizar atitudes e práticas hegemônicas, seja nos países desenvolvidos, seja nos países em desenvolvimento. Conforme as especificidades de seu contexto.

professor ou professora, a problematização pode ser ampliada de modo a chamar a atenção para ações relacionadas ao meio ambiente que deveriam ser incentivadas: coleta seletiva do lixo, cuidado com áreas verdes, conscientização sobre o desperdício de alimentos, economia de água e energia dentre outras.

Ao tematizar questões ambientais, esta unidade atende à Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012).

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Ilustração. Fundo em bege-claro. Ao centro, texto em preto: Love food. Don’t waste it! A letra o de love, em formato de coração. A letra O de dont, feita como esfera terrestre em azul-claro com continentes em verde.

a. Escolham a melhor imagem para representar o conceito de “uêist” no texto.

I.

Fotografia. Mão de uma pessoa à direita segurando uma garrafa transparente sobre lixeiras separados por materiais recicláveis em azul, vermelho e amarelo.

II.

Fotografia. À esquerda, uma pessoa vista parcialmente com braço direito esticado para frente, segurando na mão casca de banana de frente para lixeira de ferro e saco preto centro. A pessoa usa casaco cinza escuro. Ao fundo, em segundo plano, troncos de árvore em marrom. Mais atrás, grama em verde e outras árvores. Acima, céu em tons de cinza.

III.

Fotografia. Mãos de uma pessoa de blusa de mangas compridas em cinza, de frente para uma lixeira com saco transparente dentro. A pessoa segurando nas mãos, um prato redondo, branco, com comida: grão de bico e carne, sendo jogada na lixeira, com o auxílio de um garfo na mão direita.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a: Resposta pessoal.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio e ampliar a discussão, iniciada nas páginas de abertura, sobre a importância da preservação ambiental e do consumo consciente.

Nesta seção, o conhecimento prévio dos estudantes sobre campanhas educativas, especialmente aquelas sobre consumo consciente, é ativado por meio de diversas imagens. Caso julgue necessário aprofundar a discussão, considere a possibilidade de apresentar algumas campanhas em língua portuguesa impressas, digitais ou veiculadas no rádio e na televisão, para facilitar a abordagem do tema. Caso haja acesso à internet em sua escola, sugerimos buscar algumas campanhas sobre a melhor maneira de descartar o lixo, sobre a preservação de recursos naturais e sobre o consumo consciente que tenham sido criadas por organizações não governamentais ou por entidades públicas.

As campanhas abordadas provocam uma reflexão sobre assuntos relevantes no que diz respeito à preservação do planeta e de seus recursos, tão necessários para a sobrevivência humana. Servem não só para incitar a discussão, mas também motivar a mudança de atitudes.

Consideramos importante incentivar a reflexão sobre o desperdício de alimentos, sobretudo porque, enquanto a comida é descartada em alguns contextos, em muitas regiões famílias inteiras vivem em situação de insegurança alimentar. Sugerimos avaliar o perfil de sua turma antes de aprofundar esse tema. É recomendável, sempre que possível, estabelecer relações mais concretas entre o tema da unidade e a realidade dos estudantes. Para tanto, avalie a conveniência de incentivá-los a pensar em campanhas educativas que poderiam ser realizadas para conscientizar a comunidade escolar sobre problemas específicos, bem como a refletir criticamente sobre a relevância do conceito de comércio justo (fair trade) para sua comunidade ou região.

Habilidade desenvolvida em Time to think


Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

  1. Que mensagem ou mensagens o texto busca transmitir? Escolham a melhor opção. Justifiquem sua resposta considerando, especialmente, a situação de países como o Brasil.
    1. A população deveria parar de produzir lixo.
    2. A sociedade deveria combater o uso de embalagens recicláveis.
    3. As pessoas deveriam lutar contra o excesso de lixo.
    4. Os indivíduos deveriam se preocupar com o desperdício de alimentos.
Ícone de atividade oral.
    1. Por que é importante reduzir a quantidade de lixo que produzimos?
    1. O que as pessoas podem fazer para contribuir com essa causa? Façam uma lista de ações e comparem com a lista de outros colegas.
Ícone de atividade oral.

3.

Ilustração. Na parte superior, texto: THE POWER OF CONSCIOUS CONSUMPTION. Decision aisle. Palavras espalhadas : green, socially responsible, equality, ethics, transparency, sustainable, organic, humain rights, fair trade, eco-friendly, reuse, animal welfare. Mais abaixo, em um local com piso azul claro, cinco pessoas passando. À esquerda, homem de cabelos e bigode castanhos, de blusa de mangas compridas em preto, calça azul-claro e sapatos em cinza. Ele olha para frente sorrindo, segurando na mão direita, um saco em bege com produtos.  Ao centro, uma mulher de mãos dadas a uma menina e esta de mãos dada à mulher e a um homem ao lado. Este de cabelos pretos, de blusa de mangas compridas e calça em verde e calça em laranja, com uma mão sobre um carrinho de compra. Na parte da direita, um homem com o corpo voltado para à esquerda, de cabelos castanhos, de blusa de mangas compridas em azul, calça verde e sapatos em cinza, segurando alimento e um cesto vermelho de compra.
  1. O que vocês entendem por “consumo consciente”?
  1. Como consumo consciente e ser “Grín” estão relacionados?
  1. Quais atitudes devem ser tomadas por consumidores conscientes? Escolham as melhores opções.
    1. Reutilizar e optar por produtos ecológicos.
    2. Pensar “Grín” e usar produtos processados.
    3. Apoiar a igualidade e desprezar a sustentabilidade.
    4. Ser socialmente responsável e consumir produtos que não prejudiquem os animais.

d. Vocês acham que o consumo consciente é uma fórma de garantir os direitos humanos? Justifiquem.

Respostas e comentários

1b: quatro. Resposta pessoal.

2 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a Resposta pessoal. Resposta possível: the action of considering the social, environmental and ecological impacts when buying products and services.

3b Resposta pessoal. Resposta possível: besides choosing ecological products, a conscious consumer reuses materials, picks sustainable products, donates what is no longer being used, recycles the trash etc., reducing residues and producing less waste.

3c:

3d Resposta pessoal.

As discussões propostas, também podem propiciar uma oportunidade para observar o engajamento dos estudantes na discussão e os conhecimentos prévios que têm a respeito de campanhas educativas e de atitudes compatíveis com o consumo responsável e a preservação do meio ambiente. De acordo com a maior ou menor heterogeneidade da turma quanto a esses conhecimentos, avalie se é necessário retomar alguns pontos abordados nas questões. Um assunto que pode requerer aprofundamento é a relação entre consumo consciente e respeito aos direitos humanos, pois essa relação pode não ser evidente para os estudantes. Consumidores conscientes, além de se preocuparem com a preservação da natureza, procuram estar atentos ao sistema de produção, observando a qualidade de vida de todos os seus envolvidos.

Sugerimos que as discussões ocorram, neste momento, em língua inglesa, pois os estudantes possivelmente já têm condições de explorar recursos linguísticos e paralinguísticos diversos nas interações orais, bem como emitir opiniões e resolver mal-entendidos. Caso ainda não consigam, recomendamos que tente dar o suporte necessário para que avancem nesse aspecto do uso da língua.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Folheto na vertical com fundo em branco. Ao centro, a esfera terrestre com mares e oceanos em azul-claro e os continentes em verde. Sobre o planeta, rostos sorridentes, a maioria de crianças. Ao redor da terra elementos da natureza e seus derivados, como uma árvore ao lado de um banco de madeira, uma vaca e um litro de leite, um peixe e um sushi, um ramo de algodão e uma camiseta. Texto: Consume Wisely to conserve our Biological Resources. Promotion of Sustainable Consumption of Biological Resources Public Engagement two thousand sixteen. Na parte inferior, logotipo composto por três flechas formando um círculo em laranja, azul e verde. À direita, texto em preto: Council for Sustainable Development.
    1. .

d.

Respostas e comentários

Pré-leitura

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

2a:três

2b Resposta pessoal.

2c Resposta pessoal. Resposta esperada: the symbol of this organization, formed by arrows of different colors put together into a circle, reminds us of the recycling symbol, which is composed of arrows forming a triangle.

2d Resposta esperada: both the symbol and the image of the Earth are circles and, thus, have no beginning and no end.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora por meio do trabalho com textos do gênero discursivo fôlder de campanha educativa.

Task 1

O gênero apresentado nas duas Tasks do Reading é fôlder de campanha educativa sobre a conservação de recursos biológicos. Em Before reading, os estudantes são motivados a refletir e discutir sobre recursos biológicos e sua preservação, bem como formular hipóteses com base em uma primeira observação do fôlder.

Se julgar pertinente, amplie o debate para averiguar o conhecimento prévio dos estudantes acerca dos recursos biológicos da região onde vivem que precisam ser cuidados e sobre o gênero discursivo focalizado, visto que fôlderes costumam ser utilizados não só para a difusão de campanhas, mas também para a divulgação de produtos e serviços.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Folheto. Reprodução em miniatura de folheto aberto. Destacado em azul o conteúdo de duas páginas internas do folheto. Uma seta azul aponta para a reprodução ampliada das páginas destacadas do folheto. Na primeira página, com fundo amarelo se lê:  This public engagement exercise aims to raise public awareness on the importance of biological resources and calls for collaboration among stakeholders in realising sustainable consumption practices. What we should do. Ícone verde de uma árvore. Wise use of resources. Buy what we need; do not over consume!. Ícone em laranha de uma família formada por um homem, uma mulher e duas crianças. Allow resources to replenish for future use. Save biological resources for our next generations! Ícone em vermelho de borboleta. Smart choice. Know what we consume; identify the eco-labels; purchase sustainable products and practise green procurement! Ícone em azul de uma globo quadriculado. Respect the environment. Reduce our impact of using biological resources! Na segunda página, com fundo em vermelho se vê nove lápis de cor coloridos e abaixo se lê o seguinte texto: Sharing your views. The council for sustainable development welcomes your views and ideas. Please complete the questionnaire in the public engagement document and return to us on or before fifteen november two-thousand and sixteen. If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us at símbolo de arroba. email; símbolo de planeta terra com uma seta em cima. web address; símbolo de telefone. hotline. Printed on paper from sustainable sources.
Respostas e comentários

Leitura

professor ou professorareproduzimos o fôlder completo para que ele pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve ser feita nas partes destacadas.

Em Read to learn, apresenta-se a parte externa do fôlder de uma campanha divulgada em Hong Kong, na China. A leitura poderá despertar a atenção dos estudantes para uma questão relevante, que afeta a vida das pessoas no mundo inteiro: o consumo consciente de recursos biológicos. Como esses recursos podem se extinguir se não forem conservados, os cuidados com a natureza devem ser amplamente explorados no contexto escolar, com o objetivo de promover atitudes ecologicamente responsáveis. Tais atitudes não se restringem a medidas de preservação do meio ambiente, mas abarcam também hábitos de consumo consciente. Por essa razão, avalie a pertinência de aprofundar a discussão sobre o assunto, incentivando os estudantes a pesquisar sobre produtos sustentáveis ou ecologicamente corretos.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
      1. .
ícone de atividade no caderno.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

.Fotografia. Mãos de uma pessoa, segurando com as palmas das duas mãos uma muda de planta e um pouco de terra.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas e específicas no texto e fazer inferências.

1a Resposta esperada: to promote sustainable consumption of biological resources.

1b Resposta esperada: the Council for Sustainable Development.

1c:1d:dois

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas no texto e refletir sobre características composicionais do gênero fôlder de campanha educativa.

2a Resposta esperada: send an e-mail, visit the website or call the hotline.

2b Resposta esperada: If you want to know more about upcoming public engagement activities, please contact us at: ”.

2c: três

2d Resposta esperada: this kind of presentation makes it easier for the reader to get the message of the educational campaign.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: to the conservation of nature.

1b:dois

As questões trabalhadas em Constructing meanings focam a construção dos sentidos do texto, assim como as características composicionais do gênero explorado. As atividades visam, portanto, à compreensão gradual do texto, focalizando as diversas informações veiculadas, e à identificação de elementos comumente encontrados em fôlderes de campanhas educativas. Caso considere viável, estimule o debate sobre como uma campanha similar, se realizada na escola, poderia contribuir para a conscientização sobre o consumo sustentável tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.

Task 2

Esta Task apresenta a parte interna do fôlder trabalhado na Task 1. Em Before reading, a ativação do conhecimento prévio acontece por meio da exploração de um texto não verbal. Espera-se que os estudantes possam associá-lo ao que foi discutido até este ponto da unidade.

Além disso, prossegue-se com o trabalho de conscientização sobre os impactos da má utilização de recursos biológicos por meio da reflexão e da discussão sobre seu uso excessivo. Por fim, há um encaminhamento à formulação de hipóteses sobre o conteúdo do texto a ser lido em Read to learn. Sugerimos que você avalie a necessidade de pedir aos estudantes que voltem à Task 1 para recordarem o conteúdo da parte externa do fôlder.

O meio ambiente é um importante tema transdisciplinar e possibilita aos professores de componentes curriculares diversos contribuírem para a formação de cidadãos conscientes. Por essa razão, se houver oportunidade, pode ser interessante propor uma interação com Geografia e Ciências, verificando a viabilidade de que a mesma discussão seja pautada também nesses componentes ou, inclusive, de que seja realizado um trabalho em conjunto. Assim, os estudantes poderão ampliar seus conhecimentos por meio de outras perspectivas, o que os habilita a enxergar a realidade socioambiental de maneira mais comprometida com a sustentabilidade.

Ícone de atividade oral.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 and 3

Folheto com duas páginas e informações dentro ilegíveis. Ao lado, à direita, imagem aumentada das informações. À esquerda, ilustração de três balões coloridos em verde, laranja e azul. Texto:  Biological Resources and Us. Biological resources provide for our daily needs and the society’s development. They are the fundamental elements for our clothing, food and feed, shelter, fuel, paper, medicine etc.  However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment., including species depletion and extinction, and the destruction to habitats etc. These impacts in turn will affect the provision of biological resources. Na página à direita, ilustração dois peixes, um pássaro em tons amarelo e marrom, local com floresta e um macaco laranja de frente de árvores de folhas em verde. Texto: Scientists predict that world fisheries and seafood populations will collapse by two thousand forty-eight if current trends in overfishing and habitat destruction are to continue. Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by thirty percent over the past ten years. The number of Yellow-breasted Buntings fell by nearly ninety percent from nineteen eighty to two thousand thirteen due to our eating habits and industrial-scale hunting. Globally, an estimated seventy thousand square kilometers of forests are lost each year due to the huge demand for timber and wood products, equivalent to the size of twenty football fields every minute. About thirty five thousand square kilometers of rainforests in Indonesia, Malaysia and Papua New Guinea were lost for oil palm plantations between nineteen ninety and two thousand ten, causing destruction of natural habitats which were homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.
constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: refletir criticamente sobre o tema do texto e formular hipóteses.

Leitura

professor ou professorareproduzimos o fôlder completo para que ele pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve ser feita nas partes destacadas.

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: identificar informações explícitas e específicas no texto.

1a Resposta esperada: plant, animal and microbial resources.

1b Resposta esperada: they are essential elements for the production of clothing, food and feed, shelter, fuel, paper, medicine, etc.

As questões de Constructing meanings exploram a construção de sentidos por meio da ênfase em diferentes aspectos do fôlder. Primeiro, busca-se destacar o conteúdo da parte interna, que especifica ações prejudiciais à natureza e os diversos impactos provocados por elas. A questão 2 incide sobre o vocabulário como meio de ampliar o repertório lexical dos estudantes e de aprofundar a conscientização acerca da interferência humana sobre o meio ambiente em contextos distintos.

Depois, o foco recai em algumas características composicionais do gênero discursivo. Quanto a esse aspecto, é fundamental enfatizar as relações que são estabelecidas entre as linguagens verbal e não verbal em fôlderes. As imagens são relevantes na divulgação de campanhas educativas, pois são uma fórma de chamar a atenção dos leitores, colocando visualmente em evidência o objeto da campanha. Vale a pena, ainda, levar os estudantes a observar a distribuição das informações no fôlder, considerando que o formato indica a possibilidade de fazer duas dobras no material impresso. Nesse caso, é recomendável propor a observação também da parte externa do fôlder na Task 1. Se você julgar conveniente e se houver acesso à internet, sugerimos uma pesquisa de outras campanhas educativas em língua inglesa, divulgadas por meio de fôlderes de mesmo formato, para que os estudantes possam verificar as características relativamente estáveis do gênero.

ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Por que as campanhas educativas como a apresentada nesta unidade são importantes para nossa sociedade?
    1. Na opinião de vocês, por que as pessoas desperdiçam recursos biológicos?
    1. Que atitudes sustentáveis vocês têm no dia a dia? Que outras medidas vocês poderiam tomar para se tornarem mais sustentáveis?
    1. Sua escola é um ambiente sustentável? Observem ao seu redor. O que vocês reduzem, reúsam e reciclam?
    1. Considerando as téskserídin, o que é feito na comunidade de vocês para contribuir para a conservação dos recursos biológicos?
    1. Vocês acham que a falta de consciência ecológica contribui para um aumento da pobreza e da fome? Justifiquem.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

2a: três

2b: dois

2c:um

Objetivos da questão 3: refletir sobre características composicionais do gênero fôlder de campanha educativa e relacionar linguagens verbal e não verbal.

3a:

3b Resposta esperada: to illustrate the different types of biological resources and the impacts of their over-exploitation.

3c:um

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1a Resposta possível: porque elas contribuem para conscientizar as pessoas sobre atitudes que podem ser tomadas para preservar o meio ambiente e, consequentemente, garantir o bem-estar de todos.

1b Resposta possível: por falta de conhecimento sobre os impactos do desperdício, por pensarem que os recursos biológicos nunca vão acabar etcétera

Think a little more

O propósito das questões é suscitar a reflexão crítica acerca dos assuntos focalizados nos textos e da função social das campanhas educativas. Assim, os estudantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões e, ao mesmo tempo, manifestar como as leituras que fizeram interferiram no modo como veem questões relativas ao meio ambiente em sua realidade mais próxima.

Espera-se que, ao final do trabalho com esta seção, os estudantes tenham ampliado a consciência cidadã e ambiental e se sintam motivados a adotar atitudes ecologicamente responsáveis.

Para ler

Caso queira ler mais sobre educação ambiental, sugerimos o artigo de Sauvé (2005), o livro de Bomfim (2015) e o texto de Trein e Barreto (2013).

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
Esquema. Três círculos entrelaçados entre si. Ao centro, na intersecção de todos os círculos, texto: Fair Trade. Nos círculos, há textos: À esquerda; People. À direita, Planet e mais abaixo, texto: Profit.

Did you know?

fér trêid é um movimento global que busca melhorar as condições de transações comerciais para produtos originários de países em desenvolvimento.

e. ínlíssen tchu lârn

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Educational advertisement – Parts umand dois

Title: What is Fairtrade?

Published on: July 12, 2017

Source: Fairtrade ANZ

WHAT is Fairtrade? 12julho2017. 1 vídeo (1minuto46segundos). Publicado pelo canal FairtradeANZ. Disponível em: https://oeds.link/HCzjni. Acesso em: 23fevereiro2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

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Respostas e comentários

Pré-audição

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: fair trade is a type of business from which the people and the planet profit equally.

1b um: developing countries

1b dois: developed countries

1c: dois

1d Respostas pessoais. Resposta possível: institutions that are dedicated to a social cause and that do not seek profits.

1e Resposta pessoal.

Audição

Listening

Objetivo da seção

Ampliar o conhecimento sobre o gênero anúncio de campanha educativa por meio da compreensão auditiva de um anúncio sobre comércio justo (fair trade).

Apresentamos, nesta seção, um anúncio de campanha educativa sobre o tema comércio justo ou comércio solidário. Para levar os estudantes a ativar conhecimentos prévios sobre o tema do anúncio e, ao mesmo tempo, familiarizar-se com o vocabulário novo, o conceito de comércio justo (fair trade) é explorado em Before listening. A reflexão sobre as relações entre o significado da imagem e o das palavras destacadas favorece que os estudantes formulem hipóteses sobre o texto. Se você achar conveniente, oriente-os a voltar a Time to think para recordar o que foi discutido naquela seção.

Em Listen to learn, recomendamos, antes de passar às questões de compreensão, pedir aos estudantes que se manifestem sobre o que escutaram. Desse modo, você pode verificar se eles identificaram o propósito do anúncio, que é, além de explicar como funciona o comércio justo, convencer os interlocutores a apoiar esse tipo de comércio.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
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I.

Ilustração. Vista do alto de uma balança de cor cinza, com notas de dinheiro à esquerda, em verde. A parte está mais alta e à direita, parte mais baixa, moeda dourada com letra B em relevo.

II.

Ilustração. Oito pessoas vistas da cintura para cima, uma ao lado da outra. São cinco homens e quatro mulheres. À esquerda, um homem de cabelo castanho curto, camisa de manga curta xadrez azul e branco, com avental verde, segurando um cabo de madeira. Ao seu lado, uma mulher de cabelos curtos pretos, camiseta branca e jardineira por cima em laranja, segurando nas mãos uma cesta com frutas e legumes dentro. À sua direita, um casal branco usando chapéus de aba larga. O homem tem cavanhaque castanho claro, camisa de gola branca e blusa verde. A mulher tem cabelos loiros longos, camisa de mangas longas xadrez verde e branco. Ao lado dela, um homem de cabelos curtos, vestindo camisa de mangas arregaçadas em xadrez em dois tons de laranja, segurando um cabo de madeira com a mão esquerda. Ao seu lado, um homem de cabelos e barba escuros, de blusa de mangas compridas em verde e por dentro, camisa de gola branca, segurando objeto quadrado preto na mão esquerda. Mais à direita, uma mulher de cabelos escuros em coque para trás, de camiseta amarela e segurando na mão direita uma muda de terra em marrom com planta em verde. E ao lado dela, um homem  vestindo camisa de gola branca sobre blusa laranja e avental verde, com os braços cruzados. Atrás, fundo em azul-claro com ilustração em branco contornando comidas, sabugo de milho, maçã, cenouras, pão, talheres e um caminhão de colheita.

III.

Organograma. De cima para baixo:  No primeiro nível, uma silhueta de pessoa em branco sobre quadrado vermelho. No segundo nível, duas silhuetas de pessoa em branco e fundo em laranja. No terceiro nível, duas silhuetas de pessoa à esquerda e outras duas à direita em branco e fundo em azul. No quarto nível, seis silhuetas de pessoas em branco e fundo verde à esquerda e outros seis à direita.

d.

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      1. .
Respostas e comentários

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; relacionar linguagens verbal e não verbal; identificar informações explícitas no texto e fazer inferências.

1a:dois

1b:quatro

1c:três

1d Resposta pessoal. Resposta possível: it means that people have the power to make a difference by choosing products that are part of the fair trade system.

Objetivo da questão 2: compreender globalmente o texto.

2a:dois

2b:dois

Nas questões de Constructing meanings, procura-se explorar o conteúdo do anúncio, evidenciando primeiro a noção de comércio justo e, em seguida, algumas características composicionais e estilísticas do gênero.

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4.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

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h.

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think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Qual é a importância do sistema de negócios proposto no áudio?
    1. O comércio justo também é chamado de comércio solidário. Por quê?
    1. Vocês acham que as pessoas geralmente levam em consideração questões sociais ao fazer compras? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês costumam refletir sobre atitudes que podem contribuir para um mundo mais justo? Por quê?
    1. Vocês sabiam que o Brasil participa do comércio justo exportando produtos? Façam uma pesquisa para saber quais são esses produtos.
    1. Vocês já ouviram falar sobre iniciativas de comércio justo/solidário no mercado interno brasileiro? Em caso afirmativo, compartilhem o que sabem sobre essas iniciativas. Em caso negativo, procurem informações a esse respeito.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: identificar características estilísticas do gênero anúncio educativo.

3: b, c

Objetivo da questão 4: identificar informações explícitas no texto.

4: b, d, e, f, h.

Objetivo da questão 5: identificar informações específicas no texto.

5a: 3

5b: 5

5c: 4

5d: 1

5e: 2

Pós-audição

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1 Respostas pessoais.

Na questão 3, algumas palavras empregadas no anúncio são ressaltadas com o propósito de facilitar a familiarização com o vocabulário. Como os estudantes terão de escutar o áudio novamente, considere a possibilidade de destacar outras palavras e de, inclusive, explorar a estratégia de inferir sentidos com base no contexto e recomendar a consulta a dicionários caso alguma dúvida persista. Para a realização da última questão, sugerimos que os estudantes ordenem as opções e, posteriormente, ouçam o áudio novamente para conferir as respostas.

Think a little more

As questões objetivam a reflexão crítica acerca da importância das ideias vinculadas ao comércio justo, assim como sobre atitudes individuais que podem fazer a diferença em um contexto mais amplo. Espera-se que a discussão proposta motive a solidariedade nos estudantes, promovendo a consciência cidadã e sustentável. Caso haja tempo e condições para tal, considere a pertinência de discutir, em atividade conjunta com os componentes curriculares Geografia e Ciências, as propostas de comércio solidário e a agricultura orgânica e familiar em contraste com algumas práticas econômicas pouco conscientes e ecologicamente irresponsáveis, como as monoculturas e o uso de sementes transgênicas.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

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1. página

socially responsible

eco-friendly

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    1. naumespaço para resposta dois espaço para resposta .”
    1. umespaço para respostadoisespaço para resposta
    1. espaço para resposta

HOW to start a school recycling programme. Department of Environmental Affairs. Republic of South Africa.

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  1. página

If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us

    1. Prézent simpoupést
    2. Prézent simpouimpêrátiv

c.

If you only buy what you use, you do not overconsume.

    1. impêrátiv.
    2. Prézent simpou.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: indentificar usos e funções do sufixo “-ly”.

1a Resposta esperada: (the suffix) -ly.

1b:um

Objetivo da questão 2: praticar o uso de advérbios de modo formados pelo sufixo -ly.

2a: um- environmentally; dois - environmental.

2b: um- ideal; dois- directly.

2c: excessive.

Objetivo da questão 3: identificar usos e fórmasde orações condicionais do tipo zero.

3a:um

3b: dois

3c:dois

3d:dois

Language in action

Objetivo da seção

Resolver questões para a reflexão linguística e o uso de advérbios, enunciados construídos com orações condicionais e conectores.

As primeiras questões da seção focalizam a formação e o uso de advérbios. Esse tema gramatical não deve gerar dificuldades para os estudantes, já que tem semelhanças com o português. Para introduzir o assunto, pode ser interessante relembrar como ocorre nessa língua a formação dos advérbios com o acréscimo do sufixo “-mente”. Para ampliar a prática em inglês, sugerimos apresentar alguns adjetivos (careful, frequent, happy, perfect, quick, rare...) para que a turma apresente os advérbios correspondentes e indique situações em que eles poderiam ser usados.

Habilidade desenvolvida em Language in action


Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

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4.

Ilustração de retícula azul claro com duas linhas e texto em preto. Na primeira linha se lê: you want the job e you cool it to zero degrees Celsius. Na segunda linha se lê: you heat water to one hundred degrees Celsius e You need more information.
Ilustração de retícula azul claro com duas linhas e texto em preto. Na primeira linha se lê: call us e it boils. Na segunda linha se lê: send us an e-mail.  e water turns to ice.
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5.

Ilustração. Quadrado em fundo em bege-claro. Ilustração em tons de bege-claro, de flores e ramos. Acima, textos: Reuse materials. Reduce waste. Spread the values of good environmental management. Avoid buying products with excessive packaging. Take responsibility for the project.

e.

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However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment?

(página 65)

b.

Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.”

65)

c.

homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.”

(página 65)

Versão adaptada acessível

Atividade 6, itens a, b e c.

  1. What idea does the connector "However" oppose in this excerpt? “However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment […]”? (p. 65)
  1. Which of the following options could replace the connectors "due to" and "i.e." in this excerpt? “Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.” (p. 65)

c. What does the connector "such as" indicate? “[…] homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.” (p. 65)

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar o uso de orações condicionais do tipo zero.

4 Respostas esperadas: If you heat water to 100 oC, it boils. If you need more information, call us / send us an e-mail. Water turns to ice if you cool it to 0 oC. Send us an e-mail if you want the job. / If you want the job, call us.

Objetivo da questão 5: praticar orações condicionais do tipo zero.

5a: If you want to have a green school, reduce waste.

5b: If you want to prevent waste, reuse materials.

5c: If you want to reduce the amount of garbage, avoid buying products with excessive packaging.

5d: If you want to set up a waste recycling program at your school, take responsibility for the project.

5e: If you want to make your school greener, spread the values of good environmental management.

Objetivo da questão 6: refletir sobre o uso de conectores

6a Resposta esperada: Biological resources provide for our daily needs and the society’s development. They are the fundamental elements for our clothing, food and feed, shelter, fuel, paper, medicine, etc.” (página 65). 

6b

6c:três

As questões seguintes exploram as condicionais de tipo zero. Uma vez mais os conhecimentos prévios desse elemento gramatical em português podem auxiliar os estudantes a compreender a relação entre a oração condicional e a oração principal, identificando que, dadas certas condições, determinadas consequências ou ações são esperadas. Para aprofundamento, de modo lúdico, sugerimos que a turma seja dividida em dois grupos: um grupo elabora uma lista de condições para que determinado efeito ocorra e o outro, uma lista de de resultados esperados mediante determinadas condições. Os dois grupos trocam as listas e as completam com a parte que está faltando. É importante chamar a atenção para asfórmas verbais empregadas de modo que os estudantes assimilem os efeitos de sentido provocados pelo uso do present simple e do imperative nas orações principais.

A questão 5, por sua vez, focaliza a produção de orações condicionais do tipo zero por meio da transformação de orações imperativas em orações subordinadas. Ressaltamos que as respostas esperadas se baseiam no fôlder da questão 1, porém é possível associar as frases e os itens do boxe de outros modos, desde que haja coerência nas frases formadas. Essa questão pode ser ampliada com transformações semelhantes, feitas com informações contidas em outros textos da unidade.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In small groups, you are going to create an educational campaign advertisement. Remember you listened to an example in Listening.

ícone de atividade no caderno.

1. .

For the oral production

What is the discursive genre?Educational campaign advertisement (on video or audio).

What is the theme?Going green.

What is the objective?To persuade people to become green or greener.

At whom is it aimed?The school community.

How and where is it going to be presented?On blogs, on the school website or as an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, organized into small groups.

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno.
  1. A campanha deve estimular atitudes ecologicamente responsáveis. É importante que o anúncio seja informativo, de modo que as pessoas entendam o que é ser sustentável. Considerem as seguintes questões:
    1. Que ações sustentáveis a campanha deve promover?
    2. Quais atitudes ecologicamente responsáveis devem ser incentivadas no anúncio? Como?
    3. Quais vantagens de adotar atitudes ecologicamente responsáveis convém destacar?
ícone de atividade no caderno.

b. Para definir as informações e as sugestões para mudanças de atitude a serem apresentadas no anúncio, leiam novamente os textos das tésks e rídin. Se for necessário, façam uma pesquisa para obter mais dados.

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  1. Pensem em frases ou islôgans para a campanha que possam incentivar a realização de ações em defesa do meio ambiente. Recordem alguns exemplos vistos nesta unidade:
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d. Escrevam o texto do anúncio usando linguagem clara e objetiva. Lembrem-se de que é um texto para ser falado (e não lido silenciosamente) e, por isso, as frases não devem ser longas. Consultem dicionários para usar vocabulário adequado.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo do anúncio, refletindo sobre suas características composicionais e estilísticas; praticar a apresentação e preparar uma versão inicial do anúncio.

Speaking

Objetivo da seção

Desenvolver expressão oral por meio da produção de um anúncio de campanha educativa.

Nesta seção, os estudantes são orientados a produzir um anúncio de campanha educativa, similar àquele apresentado na Task 1, com o tema Going green. Recomendamos retomar os conteúdos trabalhados na unidade até agora para buscar os elementos necessários à elaboração do anúncio.

As orientações em Toolbox ressaltam as características composicionais mais relevantes do gênero. Caso haja possibilidade, sugerimos a gravação dos anúncios em vídeo ou áudio, para que possam ser veiculados em um blogue ou no site da escola, se houver. Eles também podem ser apresentados em uma semana cultural ou em outro evento escolar semelhante. Espera-se que, ao final desta etapa, os estudantes estejam familiarizados com a compreensão e a produção de anúncios de campanha educativa.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
ícone de atividade no caderno.

e. Se o anúncio for em vídeo, pensem também em quais imagens podem ser usadas para compô-lo. É importante que elas tenham relação com o tema do anúncio e sejam uma fórma de ilustrar ou complementar o texto verbal.

Ícone de atividade oral.

f. Quando o texto estiver pronto, ensaiem a leitura em voz alta antes de fazer a gravação. Decidam se cada integrante do grupo falará uma parte do texto ou se haverá apenas um narrador. Observem atentamente a pronúncia das palavras e o ritmo da fala.

Ícone de atividade oral.

g. Quando considerarem que o texto está bem ensaiado, apresentem a primeira versão do anúncio para outro grupo e peçam a seus integrantes que indiquem como o trabalho pode ser melhorado. Anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisam de ajustes.

istép béqui

ícone de atividade no caderno.
    • informações claras sobre o que são atitudes ecologicamente responsáveis;
    • sugestões de atitudes ecologicamente responsáveis que podem ser adotadas por todos;
    • islôgam ou frases expressivas que incentivem essas ações;
    • linguagem clara e frases curtas, que facilitem a compreensão;
    • imagens relacionadas com o conteúdo do anúncio, se for em vídeo.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do anúncio educativo.

Objetivos da questão 2: preparar a versão final do anúncio educativo e publicá-lo ou apresentá-lo.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre a imagem e sua relação com o tema da unidade.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

Pit stop

Objetivo da seção

Fazer a releitura das páginas de abertura com base nas discussões propostas ao longo da unidade.

professor ou professora se você considerar pertinente ampliar a discussão sobre as imagens e suas implicações para os estudantes, recomendamos aprofundar a reflexão com foco na realidade vivida por eles em seus contextos escolar e familiar. Caso julgue conveniente, sugerimos a criação de cartazes incentivando atitudes ecologicamente responsáveis na escola, conscientizando sobre a importância do consumo responsável e evidenciando o fator transformador de práticas sustentáveis que começam com pequenas mudanças de hábitos. Desse modo, é possível valorizar o avanço na construção cidadã dos estudantes.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

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    1. Consigo ler fôlderes de campanhas educativas?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Entendo anúncios educativos de organizações não governamentais?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Consigo criar anúncios educativos?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Adquiri novos conhecimentos sobre campanhas educativas?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

e. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

Consume Wisely to Conserve our Biological Resources

(página 62)

Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.

Globally, an estimated 70,000 km2 of forests are lost each year

(página 65)

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Think it over

Objetivo da seção

Realizar a autoavaliação da aprendizagem, especialmente no que diz respeito à leitura de fôlderes e à compreensão e produção oral de anúncios de campanhas educativas.

Como momento propício para o diagnóstico da aprendizagem relativa ao conteúdo desta unidade, a autoavaliação permite verificar se são necessárias atividades extras em função dos diferentes níveis de conhecimento alcançados pelos estudantes. Sugerimos que o foco recaia na compreensão e na produção dos gêneros estudados; para isso, recomendamos usar o apêndice There is more e as Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor. Outra proposta seria a criação de uma campanha educativa na escola com difusão por meio de fôlder e anúncio educativo. Desse modo, os estudantes terão a oportunidade de retomar os conteúdos estudados.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar os usos do sufixo “-ly” para a formação de advérbios, de orações condicionais do tipo zero e de conectores.

Para aprofundar os conteúdos dessa sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades de caráter lúdico. Sugerimos o jogo “Dominó” para praticar o uso de orações condicionais do tipo zero. Para prepará-lo, você pode escrever dez orações condicionais do tipo zero em uma folha de papel e cortá-las, separando a oração principal da oração subordinada, por exemplo: If you are sick e go to the hospital. Em seguida, você pode organizar a turma em pequenos grupos e entregar a cada um as dez frases cortadas para que eles as montem, de modo que todos os enunciados façam sentido.

Habilidade desenvolvida em [Eyes on grammar


Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

WORD FORMATION (ADVERBS) – SUFFIXES / FORMAÇÃO DE PALAVRAS (ADVÉRBIOS) – SUFIXOS

Suffix / Sufixo

Meaning / Significado

Added to / Adicionado a

Adverbs / Advérbios

-ly

expresses the manner in which something is done or happens

nouns
adjectives

wise + -ly = wisely
part + -ly = partly
global + -ly = globally

egzâmpol tchu

If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us

(página63)

ZERO CONDITIONAL SENTENCES / ORAÇÕES CONDICIONAIS DO TIPO ZERO

If + present (condition) / presente (condição)

imperative (instruction) / imperativo (instrução)

If you want to know more about the upcoming public engagement activities,

please contact us.

If + present (condition) / presente (condição)

present (result) / presente (resultado)

If we consume wisely,

we conserve our biological resources.

As orações condicionais do tipo zero são usadas para falar sobre os resultados previsíveis de determinadas ações ou circunstâncias.

However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment, including species depletion and extinction, and the destruction to habitats, etc.”

(página65)

Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.

About 35,000 km2 of rainforests in Indonesia, Malaysia and Papua New Guinea were lost for oil palm plantations between 1990 and 2010, causing destruction of natural habitats which were homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.”

(página 65)

CONNECTORS / CONECTORES

Clarification / Explicação

*i.e.
(that is)

Contrast / Contraste

however

Exemplification / Exemplificação

such as

Reason / Razão

due to

* i.e. – é abreviação da expressão latina id est, que significa “isto é”, “ou seja”.

Respostas e comentários

Já para praticar o sufixo “-ly”, recomendamos outra atividade, que pode ser aplicada individualmente ou em grupos: crie dez frases com três opções de resposta para que os estudantes escolham a palavra mais adequada, por exemplo: The students waited patience/patient/patiently for the results of the exams.” / “Newspapers are published daily/weekly/monthly. They are distributed every day.”

Referências bibliográficas

BOMFIM, A. M. et al. organização. A questão ambiental na Educação Básica. Rio de Janeiro: Publit, 2015.

BRASIL. Lei norteoeste 9 795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 1, 28 abril 1999.

BRASIL. Resolução norteoeste 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, Distrito Federal: MEC; cê êne Ê, 2012. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 70, 18 junho 2012.

SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, volume 31, número 2, página 317-322, maio/agosto 2005.

TREIN, E. S.; BARRETO, M. Os desafios do século vinte e um e a educação ambiental crítica. In: NAJJAR, J.; CASTAÑO, L. V.; GARZÓN DIAZ, F. A. organização. Desafios e perspectivas na Educação para Brasil e Colômbia/Algunos desafíos y retos de la educación para Brasil y Colombia. Niterói: Intertexto, 2013. página 15-26.