iuniti fór di árt óv rídin en rítin
Respostas e comentários
Unit 4
professor ou professora,
O objetivo desta unidade é despertar o gosto e o interesse dos estudantes pela leitura literária, reconhecendo a língua inglesa como elemento enriquecedor de seu repertório cognitivo e estético. Para alcançar esse objetivo, buscamos promover atividades relacionadas à compreensão dos gêneros discursivos flash fiction (escrito e oral) e romance, sendo este último trabalhado por meio de excertos. O enfoque das atividades de produção textual recaiu sobre o gênero flash fiction, mais adequado ao contexto escolar, em virtude de sua breve extensão, especialmente se comparado a outros gêneros narrativos ficcionais, como o conto, a novela e o romance.
Consideramos que o convite à inserção no mundo da literatura leva o leitor a utilizar sua imaginação e sensibilidade como elementos de ligação entre a realidade criada pelo autor, seu próprio mundo e o novo horizonte a ser construído. Assim, é viável estimular o envolvimento dos estudantes com o texto estético e com os mundos que ele possibilita criar e fruir. A literatura cumpre, então, um papel fundamental na vida de crianças, jovens e adultos ao favorecer que se vivencie “a liberdade de um mundo de palavras ao mesmo tempo que nos oferece palavras para dizer o mundo e a nós mesmos” (BARBOSA, 2014, 132). página
Cabe ressaltar, neste momento, que a escolha dos textos para esta unidade se deu com base em sua relevância para o trabalho com um público formado basicamente por adolescentes. Por esse motivo, buscamos enfocar a literatura juvenil. Ao possibilitar o contato com textos como esses, a escola
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: flash fiction (escrito e oral) e romance.
Tema: as dimensões criativas e transformadoras da escrita e da leitura.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros do discurso fléxi fiquitchon (escrito e oral) e romance;
- refletir sobre como o mundo pode ser visto de perspectivas diferentes por meio da leitura para obter informação e para fruição.
Respostas e comentários
desempenha um importante papel social na formação do leitor, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico de cidadãos reflexivos e transformadores da sociedade. Como nos lembra Cosson (2009, página23), é preciso “compreender que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola”.
As citações apresentadas nas páginas de abertura são de escritores de diferentes partes do mundo e se relacionam às práticas de leitura e escrita literária com o objetivo de aguçar a curiosidade para as questões que serão trabalhadas ao longo da unidade. Além disso, embora na seção Pit stop, ao final da unidade, sejam propostas questões para explorar essas citações, elas podem ser utilizadas inicialmente para ativar o conhecimento prévio dos estudantes e levá-los a uma reflexão sobre o papel social e histórico da leitura literária. A literatura se constitui como fórma de “acesso ao imenso acervo cultural constituído ao longo da história dos povos e possibilita, assim, a ampliação de nossos repertórios de informação” (ANTUNES, 2009, página 193).
A temática explorada nesta unidade procura, portanto, favorecer o desenvolvimento da competência específica de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental presente na BNCC relativa à construção de repertório cultural por meio de contato com manifestações artísticas. Paralelamente, o tema também reforça, especialmente em Reading, a não discriminação de pessoas com deficiência e, portanto, cumpre a Resolução cê êne Ê barra cê pê norteo 1/2012, que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2012).
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
III.
- O ato de ler está presente no nosso dia a dia. Vocês concordam? Por quê?
- Mencionem pelo menos cinco tipos de textos que vocês leem no dia a dia.
c. Vocês acham que os brasileiros leem pouco? Justifiquem a resposta.
-
- Vocês têm livros em casa além dos que usam para estudar? Quais? Se não têm, quais gostariam de ter?
- Vocês gostam de ler livros de contos, poesias ou romances? Por quê?
- Se vocês precisassem recomendar um livro para seu melhor amigo, que tipo de livro seria? Por quê?
- Vocês conseguem se lembrar de um livro que foi transformado em filme ou série? Qual é o título dele? Se não se lembram, encontrem um ou uma colega que se lembre e peçam a ele ou ela para contar a vocês um pouco sobre a história.
-
- Preparem-se para a entrevista. Usem as questões a seguir e adicionem outras três na lista.
- Preparem-se para a entrevista. Usem as questões a seguir e adicionem outras três na lista.
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.
Time to think
Objetivo da seção
Ativar o conhecimento prévio acerca do tema da unidade e refletir sobre as práticas de produção de sentidos na leitura de textos literários.
Na questão 1, busca-se ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema da unidade, além de fazê-los refletir sobre ele, por meio de algumas imagens que retratam diferentes suportes de livros. A proposta é fomentar uma discussão sobre o modo como os recursos tecnológicos digitais têm impactado os processos de leitura e de escrita. Cabe, portanto, salientar que, com o avanço da tecnologia, essas práticas de linguagem assumem novos formatos, pois passam a circular em meios contemporâneos de difusão do conhecimento, o que contribui para novos modos de construção de sentidos no contexto de produção e no de leitura dos textos.
Já nas questões 2 e 3, pretende-se levar os estudantes a emitir opiniões e fornecer informações sobre seu contato com a leitura, bem como sobre as relações que eles estabelecem com os textos literários.
professor ou professora, considere a possibilidade e a conveniência de realizar uma roda de conversa para que os estudantes possam compartilhar seus gostos, hábitos de leitura, livros e histórias favoritas com os colegas. Recomendamos que, se for possível, as discussões ocorram em língua inglesa, uma vez que a turma provavelmente já têm condições de se manifestar nesse idioma, podendo, inclusive, explorar recursos paralinguísticos nas interações e empregar estratégias discursivas para resolver mal-entendidos, tal como fazem em língua portuguesa. Caso se sintam inseguros, sugerimos encorajá-los.
Para ler
Sobre a leitura de textos literários na escola e sobre como o/a professor ou professora pode fomentar práticas de letramento literário, recomendamos o livro de Cosson (2009), além do texto complementar escrito por Cosson e Souza (2011).
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
- I
- Escolha um ou uma colega de sala para realizar a entrevista.
c. Compartilhem as respostas com a turma toda. Discutam e comparem suas opiniões com a dos outros.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
2.
b. ríd tchu lârn
ríd tchu lârn
-
- t
I.
For sale: baby shoes, never worn.
O’BRIEN, E. J.; COOK, A. E.; LORCH JR., R. F. Inferences during Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. 220. página
Did you know?
• O texto um, que data dos anos 1920, é geralmente atribuído a érnést remin-uei(1899-1961), romancista, escritor de microcontos e jornalista estadunidense.
Respostas e comentários
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero flash fiction e fazer inferências.
1d Resposta possível: the title is an important part of the text because it can convey the main topics covered in the plot and help attract readers.
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
Leitura
Reading
Objetivo da seção
Desenvolver habilidades de leitura por meio do trabalho com textos dos gêneros discursivos flash fiction e romance.
Task 1
Na Task 1, optamos por trabalhar com dois textos do gênero discursivo flash fiction, em virtude das particularidades do processo de produção e de circulação de textos dessa natureza. É necessário levar ao conhecimento dos estudantes que se trata de um gênero cuja extensão é curta, mas que pode variar de produção para produção.
Outro aspecto que pode ser destacado é a multiplicidade de nomes comumente atribuídos a esse gênero em inglês: sudden fiction, microfiction, micro-story, postcard fiction e short short story. Além disso, alguns formatos podem ser considerados categorias específicas, subgêneros dentro do gênero. É o caso do texto , cuja origem data dos anos 1920 e que é geralmente atribuído ao renomado romancista, escritor de microcontos e jornalista estadunidense um Ernest Hemingway (1899-1961). Trata-se de uma six-word novel ou six-word story. Pode ser interessante mencionar que o texto em questão tem recebido diferentes interpretações ao longo dos anos, sendo possível encontrar, em ambientes virtuais, suposições sobre o que teria acontecido com o bebê, cujos sapatos nunca usados estão à venda, sugerindo, inclusive, que ele tenha morrido ou que tenha nascido morto, para citar algumas.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
- Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como fórma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
- Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
II.
The Shoes
August 8, 2017 – 5 Comments
By Lynn Yvonne Moon
The dishes rattled on the shelf as a pair of black shoes bounced off the cabinet.
“I HATE MY SHOES!”
A banging bedroom door, again, rattled the dishes.
“Why don’t you buy the child a new pair of shoes?” the father, an aging man, asked his wife. “Because,” the mother replied. “It’s not the shoes.”
“It has to be the shoes,” he whispered.
The following afternoon, a pair of bright red shoes flew through the air before bouncing twice on the sofa.
“I HATE MY SHOES!” The child’s voice screeched through him like fingers against a chalkboard.
“I just bought her those shoes last night, and she loved them.” Scratching his head, the father frowned.
“It’s not the shoes.” The mother, stirring the simmering stew, had ignored her daughter’s outburst.
“If it’s not the shoes, then what is it?”
Tilting her head to one side, she replied, “Why don’t you ask her?”
“Maybe I will.” Puffing out his chest, the father knocked twice before opening his daughter’s door.
“May I ask what’s wrong with your new shoes, child?”
The little girl wiped her eyes. “I hate them!”
“Last night you said you loved them. What’s really bothering you?”
The little girl stared at the shoes, now held by her father. The sparkling red buckle brought a small smile to her otherwise teary face.
“Jessica said my shoes are stupid and ugly, and so am I.” Wiping her nose with the back of her hand, she sighed.
“And who is Jessica?”
“A mean girl on the bus.”
“Do you really hate these shoes?”
The child thought for a moment. “No…”
“I see.” He paused before adding, “Does Jessica have pretty black or red shoes?”
“No.”
“Is Jessica nice to you?”
“No.”
“Then is Jessica worth listening to?”
The child stared up at her father. Holding back a chuckle, he grinned. Fine lines running down her face, along with puffy eyes and lips, radiated an angelic haze that warmed his heart. His love and devotion for her matched by no other. It was his job to protect her. To comfort her.
“No.”
“Do you like these shoes?”
Nodding, she replied, “Yes.”
“It’s not the shoes, then.”
MOON, L. Y. The shoes. Flash Fiction Magazine. 2017. Disponível em: https://oeds.link/UMMi13. Acesso em: 202022. abril
Respostas e comentários
O texto dois se relaciona com o primeiro tanto no que se refere ao aspecto composicional do gênero, ainda que sua extensão seja maior, quanto no que diz respeito à menção aos sapatos de uma criança. No entanto, a abordagem é completamente diferente, contribuindo, assim, para mostrar aos estudantes que textos de um mesmo gênero podem ter seus conteúdos desenvolvidos de fórma totalmente diversa, mesmo havendo um diálogo interdiscursivo entre eles.
constrãquitchion minins
I.
II.
d.
-
- tí éf
- um tiú
- tí éf
A The girl stopped crying.
B The little girl’s father smiled widely.
C The little girl let out a long deep breath.
D The kid looked up at her father for a long time.
E The door of the bedroom was closed with a loud noise.
-
- uér
- rú
- uót
- rráu
A Probably a room in the family’s house.
B The shoes seem to bother the little girl.
C The little girl, her parents and Jessica, a mean girl on the bus.
D Her father makes her realize that she has no reason to hate her shoes.
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; fazer inferências; analisar o efeito de sentido das palavras e ler criticamente o texto.
1a: um
1b: Resposta pessoal. Resposta possível: the baby’s parent(s).
1c: um
1d Resposta pessoal. Resposta possível: os sapatos nunca usados estão sendo vendidos porque não couberam no bebê ou porque a criança faleceu antes de usá-los.
Objetivos da questão 2: identificar informações implícitas e específicas e identificar características composicionais do gênero flash fiction.
2a um: F
2a dois: T
2a três: T
2a quatro: F
2a cinco: T
2b um: E
2b dois: A
2b três: C
2b quatro: D
2b cinco: B
2c um: A
2c dois: C
2c três: B
2c quatro: D
, caso considere pertinente em seu contexto, sugerimos trazer à discussão a questão do professor ou professora bullying verbal praticado pela personagem Jessica, como mostra o trecho “Jessica said my shoes are stupid and ugly, and so am I.”. Consideramos este um momento oportuno para trabalhar atividades voltadas à reflexão sobre práticas dessa natureza, que devem ser repudiadas não apenas em ambiente escolar, mas também além dos muros da escola.
- tí éf dois
tésqui tchu
bifór rídin
1.
I.
“When given the choice between being right or being kind, choose kind.”
Mr. Browne, character in PALACIO, R. J. Wonder. New York: Alfred A. Knopf Books, 2012. 311. página
II.
“In a world where you can be anything, be kind.”
Unknown author.
e.
2.
c.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero flash fiction.
3a: Text dois.
3b: Text um
3c: Text dois
3d: Text dois
3e: Text umand Text dois
Objetivos da questão 4: compreender globalmente e identificar informações específicas no texto.
4a: F; she and her father talk in a friendly way about what bothered the girl.
4b: T
4c: T
4d F; the story was written from the perspective of a third-person narrator.
4e: F; the girl liked her shoes when they were bought. After talking to Jessica, she disliked them. After talking to her father, she realized that listening to Jessica was not worth it.
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e fazer inferências.
Task 2
A partir de um capítulo do livro Wonder, de autoria de Raquel Jaramillo – que o assinou como R. J. Palacio –, esta Task destaca como temas norteadores a gentileza, a amabilidade e o respeito. Dito de outra , o texto trabalhado mobiliza valores e atitudes capazes de humanizar o convívio social. fórma
, caso ache pertinente, convide professores de outros componentes curriculares para desenvolver em conjunto ações e projetos que promovam esses valores e atitudes no ambiente escolar. Sugerimos, por exemplo, o contato com trabalhos que têm sido desenvolvidos na Austrália e na Nova Zelândia como parte da campanha internacional professor ou professora Choose Kind, livremente inspirada no livro Wonder, cuja versão cinematográfica ganhou as telas do cinema em 2017 e foi aclamada em diferentes partes do mundo. De acordo com a proposta do movimento, suas atividades têm buscado produzir e espalhar ações com valores positivos, provocando, assim, transformações sociais por meio da prática da amabilidade. Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas na internet.
3.
I.
II.
b.
Did you know?
• O livro uânder, escrito por Raquel que assina R. J. Palacio, conta a história de áugui , um menino que, por causa de uma síndrome rara, nasceu com uma deformidade facial. Quando começa sua vida escolar, áugui tenta demonstrar que é uma criança igual a todas as outras. O livro mostra como a aceitação e a gentileza podem criar relações melhores entre as pessoas. No Brasil, o livro foi publicado com o título Extraordinário.
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2
I like when Mom tells this story because it makes me laugh so much. It’s not funny in the way a joke is funny, but when Mom tells it, Via and I just start cracking up. So when I was in my mom’s stomach, no one had an idea I would come out looking the way I look. Mom had had Via four years before, and that had been such a “walk in the park” (Mom’s expression) that there was no reason to run any special tests. About two months before I was born, the doctors realized there was something wrong with my face, but they didn’t think it was going to be bad. They told Mom and Dad I had a cleft palate and some other stuff going on. They called it “small anomalies.”
There were two nurses in the delivery room the night I was born. One was very nice and sweet. The other one, Mom said, did not seem at all nice or sweet. She had very big arms and (here comes the funny part), she kept farting. reticênciasMom says it was unbelievable because the nurse never even said excuse me! Meanwhile, Mom’s regular doctor wasn’t on duty that night, so Mom got stuck with this cranky kid doctor she and Dad nicknamed Doogie after some old TV show or something reticências. But Mom says that even though everyone in the room was kind of grumpy, Dad kept making her laugh all night long.
When I came out of Mom’s stomach, she said the whole room got very quiet. Mom didn’t even get a chance to look at me because the nice nurse immediately rushed me out of the room. Dad was in
Respostas e comentários
3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
Leitura
Caso seja possível em seu contexto escolar, sugerimos apresentar para a turma o filme Wonder na versão original em inglês, com legendas em português, para trabalhar a compreensão auditiva.
such a hurry to follow her that he dropped the video camera, which broke into a million pieces. And then Mom got very upset and tried to get out of bed to see where they were going, but the farting nurse put her very big arms on Mom to keep her down in the bed. They were practically fighting, because Mom was hysterical and the farting nurse was yelling at her to stay calm, and then they both started screaming for the doctor. But guess what? He had fainted! Right on the floor! So when the farting nurse saw that he had fainted, she started pushing him with her foot to get him to wake up, yelling at him the whole time: “What kind of doctor are you? What kind of doctor are you? Get up! Get up!” And then, all of a sudden, she let out the biggest, loudest, smelliest fart in the history of farts. Mom thinks it was actually the fart that finally woke the doctor. Anyway, when Mom tells this story, she acts out all the parts – including the farting noises – and it is so, so, so, so funny!
Mom says the farting nurse turned out to be a very nice woman. She stayed with Mom the whole time. Didn’t leave her side even after Dad came back and the doctors told them how sick I was. Mom remembers exactly what the nurse whispered in her ear when the doctor told her I probably wouldn’t live through the night.And the next day, after I had lived through the night, it was that nurse who held Mom’s hand when they brought her to meet me for the first time.
Mom says by then they had told her all about me. She had been preparing herself for the seeing of me. But she says that when she looked down into my tiny mushed-up face for the first time, all she could see was how pretty my eyes were.
Mom is beautiful, by the way. And Dad is handsome. Via is pretty. In case you were wondering.
PALACIO, R. J. Wonder. Nova York: Alfred A. Knopf Books, 2012. página 6-7.
constrãquitchion minins
“Mom got stuck with this cranky kid doctor ”
“[…] she and Dad nicknamed Doogie […]”
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente; ler criticamente; refletir sobre o sentido de expressão no texto; identificar informações explícitas e fazer inferências.
1a: um
1b: um
1c: um
1d: um
- tí éf
3.
Versão adaptada acessível
Atividade 3.
Choose the option that substitutes the words "cracking up", "grumpy" and "yelling" without changing the meaning of the sentences from the novel.
-
- . ríd tchu lârn
- .
-
think a lítol mór
-
- Após terem lido os textos da tésk uan (rídin), como vocês definiriam fléxi fiquitchon?
- Vocês acham que devemos deixar de usar uma roupa ou um calçado por causa da opinião dos outros? Por quê?
- Por causa de uma síndrome, Auggie nasceu com uma deformidade no rosto. Como devemos agir para que crianças assim não se sintam excluídas?
Respostas e comentários
1e: um
Objetivos da questão 2: compreender globalmente e identificar informações explícitas no texto.
2a: F; “They told Mom and Dad I had a cleft palate and some other stuff going on. They called it ‘small anomalies’.”
2b: F; “when she looked down into my tiny mushed-up face for the first time, all she could see was how pretty my eyes were.”
2c: T
Objetivo da questão 3: inferir o sentido de palavra no texto.
3a: um
3b: três
3c: dois
Objetivos da questão 4: identificar informação específica e compreender globalmente o texto.
4a: dois
4b: um
4c Resposta esperada: ele parece um menino feliz, pois trata com leveza e humor um momento difícil de sua vida.
Pós-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.
Think a little more
Em Think a little more, as questões propostas visam a fomentar a reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência, como preconizado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). De acordo com esse documento, em seu artigo 27, “é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda fórma de violência, negligência e discriminação” (BRASIL, 2015).
, caso ache pertinente, cabe aqui, também, abordar a questão do professor ou professora bullying, visando a criar uma consciência contrária a esse tipo de prática, seja em relação a pessoas com deficiência ou não. Para refletir especificamente sobre o bullying direcionado a pessoas com deficiência, recomendamos partir de indagações sobre como seria o dia a dia de uma criança como Auggie em nossa sociedade. Vale informar que, no romance, por conta das cirurgias pelas quais passou e de seu estado de saúde frágil nesse período, Auggie estuda em casa do primeiro ao quarto ano e, passada essa fase, seus pais decidem matriculá-lo em uma escola para cursar o quinto ano. Apesar de o texto trabalhado na unidade não trazer informações sobre como foi a experiência do personagem no contato com outras crianças e demais pessoas no ambiente escolar, recomenda-se levar os estudantes a formular hipóteses sobre essas relações.
Para ler
Se desejar ampliar seu conhecimento acerca do gênero flash fiction e, em especial, das six-word novels, indicamos Fershleiser e Smith (2009). Sobre a literatura infantojuvenil, recomendamos Cosson (2009). Para compreender melhor as questões envolvidas nos direitos assegurados às pessoas com deficiência em nossa sociedade, sugerimos conferir a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015).
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
1.
líssen tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Oral flash fiction – Parts um and dois
Title: Free as a Bird
Date: April 30, 2015
Source: Annika Sjödahl
SJÖDAHL, A. Free as a Bird sem local, sem nome 2015.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Respostas e comentários
Pré-audição
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.
Audição
Listening
Objetivo da seção
Trabalhar o gênero discursivo flash fiction por meio de atividade de compreensão auditiva.
Os áudios da seção apresentam uma flash fiction oral chamada Free as a Bird, da sueca Annika Sjödahl. Pode ser interessante ressaltar que se trata de um texto produzido por uma falante de inglês como língua adicional, já que sua língua materna é, provavelmente, o sueco.
Habilidade desenvolvida em Listening
• Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
constrãquitchion minins
-
- ín bifór listenin
-
- tí éf
-
Respostas e comentários
Compreensão auditiva
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; comprovar hipóteses e identificar informações explícitas e implícitas.
1a Resposta pessoal.
1b Respostas esperadas: there are three characters: the narrator (the main character), her mother and a bird.
1c: dois
1d: dois
Objetivos da questão 2: compreender globalmente o texto e identificar informações específicas.
2a: três
2b:
2c um: F
2c dois: F
2c três: T
2c quatro: T
Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto.
3a: 1
3b: 5
3c: 4
3d: 3
3e: 2
Como atualmente a circulação de vídeos tem sido cada vez maior entre crianças e adolescentes, sugerimos que avalie a possibilidade de usar, em sala de aula, textos literários em formato audiovisual. Isso pode despertar ou aumentar o interesse da turma por literatura.
Versão adaptada acessível
Atividade 5, item b.
In the sentence “A bird sang a lullaby”, the word "lullaby" means
- a noise made by some animals.
- a sound produced in the woods.
- a song used to help a child go to sleep.
c.
think a lítol mór
-
- Em sua opinião, por que o título do texto é “ frí és a bârd”?
- Que palavras vocês associam com liberdade? Por quê?
- Como vocês entendem a frase “ lét dâ san rei intu iór laif”?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
Free as a Bird
I um espaço para resposta (want) to feel joy. Should I have the courage to leave my comfort zone? I dois espaço para resposta (have) a protective umbrella that omitted the real life from me. I was stuck under my umbrella. I stuck my hand out into the sunlight. It was warm and I três espaço para resposta (feel) courageous. I remember what my mom quatro espaço para resposta (tell) me as a child. “Stay away from the sun. It will give you skin cancer.” Then my mother cinco espaço para resposta (die) and I never left my umbrella. My umbrella was part of my everyday life. But it left me with sadness and a huge lack of vitamin D. A gust of wind left my hand empty and I shivered as a leaf. The raindrops left my skin and I seis espaço para resposta (hear) my mother in a faraway distance, “You are now a free soul. Let the sun ray into your life and live a long and happy life. I will guard you.” A bird sete espaço para resposta (sing) a lullaby.
SJÖDAHL, A. Free as a Bird. sem local, sem nome 2015.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: compreender globalmente o texto.
4: c, e, f
Objetivo da questão 5: identificar os sentidos de palavras no texto.
5a: três
5b: três
5c Respostas esperadas: no, it isn’t; “umbrella”, in the text, means something that protects from both bad and good things in life.
Pós-audição
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto.
Objetivo da questão 1: revisar fórmas e usos do past simple. 1: um- wanted; dois- had; três - felt; quatro - told; cinco - died; seis - heard; sete- sang
Think a little more
Em Think a little more, os estudantes são incentivados a refletir mais amplamente sobre o texto ouvido.
professor ou professora consideramos necessário abordar a questão da perda de entes queridos, levantada pelo texto ouvido, como parte do processo de amadurecimento. Sendo a morte uma característica inescapável de todos os seres humanos, conversar sobre os sentimentos que a ideia da morte provoca em cada um pode se constituir em uma estratégia preciosa para a construção de uma relação mais saudável e natural com esse aspecto da condição humana. É preciso, contudo, estar atento a situações que possam tornar a discussão pouco produtiva ou até prejudicial, como aquelas em que uma perda recente possa provocar sofrimento excessivo e desnecessário em algum estudante da turma. Nesse caso, confiando em seu discernimento, recomendamos manter a discussão em um nível mais impessoal, direcionando as questões mais ao texto ouvido que às experiências pessoais. Em casos extremos, pode-se considerar o adiamento ou mesmo a suspensão das atividades relacionadas mais diretamente a esse tema.
Language in action
Objetivo da seção
Identificar fórmas e usos, bem como desenvolver a prática do past perfect, do past simple e de afixos.
professor ou professora saber identificar o uso e o valor de prefixos e sufixos na formação de palavras em inglês tem relevância especial para a compreensão de textos pelo que eles sinalizam tanto do ponto de vista semântico quanto do gramatical. Portanto, pode ser de grande valia explicitar essa e outras aplicações do conhecimento trabalhado na seção.
Habilidade desenvolvida em Language in action
• Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
2.
Versão adaptada acessível
Atividade 2.
Read this excerpt from the text in Task 2 (Reading) again and consider the verb forms "had fainted" and "started pushing". Which event happened first?
“So when the farting nurse saw that he had fainted, she started pushing him with her foot to get him to wake up, yelling at him the whole time: ‘What kind of doctor are you? What kind of doctor are you? Get up! Get up!’” (84) página
3.
Versão adaptada acessível
Atividade 3.
Read another excerpt from the text in Task 2 (Reading) and take a look at the verb forms "had lived" and "had told". They are in the past perfect tense. Based on these examples, answer: when do we use this verb tense?
“And the next day, after I had lived through the night, it was that nurse who held Mom’s hand when they brought her to meet me for the first time. Mom says by then they had told her all about me.” (84 página)
4. uânder
“While she was talking, I um espaço para resposta (notice) Julian staring at me out of the corner of his eye. This is something I see people do a lot with me. They think I don’t know they’re staring, but I can tell from the way their heads are tilted. I dois espaço para resposta (turn) around to see where Jack três espaço para resposta (go) to. He quatro espaço para resposta (stay) in the back of the auditorium, like he cinco espaço para resposta (be) bored.”
PALACIO, R. J. Wonder. Nova York: Alfred A. Knopf Books, 2012. p. 27.
5.
Versão adaptada acessível
Atividade 5.
Consider the word "unbelievable" in this sentence from the text in Task 2 (Reading) and answer the questions.
“Mom says it was unbelievable because the nurse never even said excuse me!” ( página 83)
d.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: identificar fórmas e usos do past perfect.
2 Resposta esperada: first the doctor fainted, then the farting nurse saw him and started pushing him with her foot.
Objetivo da questão 3: identificar fórmas e usos do past perfect.
3 Resposta esperada: when there are two actions in the past and one of them (the one in past perfect) happened before the other (the one in past simple).
Objetivo da questão 4: praticar o past simple e o past perfect.
4: um- noticed; dois - turned; três - had gone; quatro - had stayed/stayed; cinco- was
Objetivo da questão 5: identificar fórmas e usos de afixos.
5a Resposta esperada: to believe.
5b Resposta esperada: to think that something is true, correct or real.
5c Resposta esperada: extremely surprising; unlikely to be believed.
5d Resposta pessoal. Resposta possível: inacreditável, inimaginável, incontrolável.
Objetivo da questão 6: praticar o uso de afixos.
6a: unenjoyable
6b: unreadable
6c: unsuitable
6d: unwashable
Consideramos o uso da língua portuguesa como um ponto de partida de grande valia para a apresentação de afixos. É possível levar exemplos em português para sala de aula e mostrar a relevância de conhecermos a finalidade dos afixos para lidar com itens lexicais desconhecidos.
7.
Noun |
Adjective |
Adverb |
---|---|---|
courage |
courageous |
courageously |
fame |
(I) |
famously |
fury |
furious |
(II) |
Verb |
Noun |
Adjective |
Verb |
Noun |
Adjective |
---|---|---|---|---|---|
protect |
protection |
protective |
digest |
digestion |
digestible |
product |
(IV) |
productive |
percept |
(VI) |
perceptible |
(III) |
(V) |
reflective |
exhaust |
(VII) |
(VIII) |
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
In pairs, you are going to create a piece of flash fiction to compose an anthology. Remember you have already read and listened to examples of flash fiction in this unit.
1.
For the written production
What is the discursive genre? Flash fiction.
What is the theme? An interesting situation or reflection.
What is the objective? To write an interesting story of extreme brevity.
At whom is it aimed? At all students.
How and where is it going to be published? In a flash fiction anthology in the school library.
Who is going to participate? The whole class, organized into pairs.
túlbóks
-
- Pensem em um tema interessante para sua fléxi fiquitchon. Pensem sobre estas sugestões:
- escolher algo com base em uma situação real e refletir sobre a possibilidade de transformar em ficção;
- procurar uma notícia interessante em jornais e revistas e criar o enredo com base nela;
- lembrar-se de algo significativo que aconteceu com vocês e transformar em uma história.
- Decidam onde a história se passará e pensem nos elementos que podem caracterizar o cenário. Se tiverem dúvidas, leiam novamente o texto dois da tesqui uon . Observem quais informações sobre o ambiente aparecem no texto e como elas são introduzidas na narrativa.
- Definam quantos e quais serão os personagens da história. Lembrem-se de que a fléxi fiquitchon é uma narrativa breve e que, por isso, não deve ter muitos personagens. Conforme o enredo, verifiquem se alguma característica física ou psicológica do personagem ou dos personagens será destacada.
- Pensem em um tema interessante para sua fléxi fiquitchon. Pensem sobre estas sugestões:
Respostas e comentários
Objetivo da questão 7: praticar o uso de afixos.
7: um- famous; dois - furiously; três- reflect; quatro - production; cinco - reflection; seis - perception; sete- exhaustion; oito - exhaustible
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido.
Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e as características composicionais e estilísticas da flash fiction; preparar uma versão inicial do texto.
Writing
Objetivo da seção
Aprofundar o conhecimento sobre o gênero discursivo flash fiction por meio do planejamento e da produção escrita de um texto do mesmo gênero, com temática associada ao próprio contexto.
A produção de uma flash fiction envolve as etapas de planejamento, pesquisa, escrita e compartilhamento dos textos entre os colegas de turma.
Sugerimos que você, professor ou professora, auxilie os estudantes durante o desenvolvimento da prática proposta, consolidando-se como do processo. Recomendamos lembrar a relevância de levar em conta as características composicionais, temáticas e estilísticas do gênero discursivo em questão ao produzir um texto do gênero proposto.
É importante considerar a pertinência de divulgar a produção dos estudantes para toda a comunidade escolar ou mesmo para públicos mais amplos como fórma de valorizar a criatividade e o potencial artístico eventualmente demonstrado na realização da atividade. A exibição em cartazes ou murais durante eventos escolares abertos à comunidade ou, ainda, a publicação das flash fictions em um blogue criado para esse fim são possibilidades a ser consideradas.
Habilidades desenvolvidas em Writing
- Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
- Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
- É importante que a fléxi fiquitchon retrate um momento especial na vida de um personagem. Uma boa ideia é começar a história com uma ação ou um sentimento que desperte o interesse do leitor e inserir os elementos do enredo de modo criativo para que ele se sinta motivado a continuar lendo.
- Pensem na melhor maneira de expressar as ideias em inglês. Verifiquem quais palavras podem ser usadas para representar sentimentos e situações, assim como os termos bârd e ambréla foram usados na fléxi fiquitchon ouvida na seção lissenin.
- Para finalizar a fléxi fiquitchon uma estratégia interessante é levar o leitor a se envolver com o desfecho da história, provocando alguma reflexão e estimulando-o a continuar pensando sobre o que leu.
- Escrevam uma primeira versão da fléxi fiquitchone, em seguida, leiam-na, tentando posicionar-se como leitores. Avaliem se gostaram do que escreveram.
h. Peçam a outra dupla que leia e comente a versão inicial da sua fléxi fiquitchon. Anotem os comentários para melhorar o texto.
istép béqui
-
- extensão curta;
- poucos personagens;
- enredo interessante e envolvente;
- palavras expressivas;
- linguagem adequada.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial da flash fiction.
Objetivos da questão 2: fazer a versão final da flash fiction e organizar a antologia.
1 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as citações e sua relação com o tema da unidade.
Pit stop
Objetivo da seção
Recuperar as citações apresentadas na abertura da unidade e articular o conhecimento prévio que elas mobilizam e as temáticas desenvolvidas ao longo da unidade.
professor ou professora, caso considere pertinente, é possível complementar as questões propostas na unidade sugerindo aos estudantes que pesquisem e tragam outras citações de obras literárias que considerem relevantes em relação a algum aspecto de suas vidas. O objetivo seria compartilhá-las com a turma, explicando as razões de suas escolhas e respondendo às perguntas e observações dos colegas em uma interação coletiva capaz de gerar crescimento ético e estético para todo o grupo. Outra possibilidade interessante seria sugerir a produção de textos curtos semelhantes, em formato e função, às citações observadas.
Para ler
Com o intuito de estabelecer uma melhor compreensão acerca de diferentes processos de leitura ao longo dos tempos, sugerimos a leitura dos trabalhos de Chartier e Cavallo (1998; 1999), em que os autores apresentam as diversas maneiras de ler que caracterizaram as sociedades ocidentais.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
- Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você considerou fácil nesta unidade? E o que achou difícil?
- O que você pode falar sobre o tema da unidade?
- O que você aprendeu sobre fléshi fiquichions? E sobre romances?
- Quais estratégias você usou para compreender os textos apresentados?
- O que você achou da experiência de escrever uma ? fléxi fiquitchon
áison grémer
Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.
egzâmpol uan
“It’s not funny in the way a joke is funny, but when Mom tells it, Via and I just start cracking up. […]
Mom says it was unbelievable because the nurse never even said excuse me! […]
Mom didn’t even get a chance to look at me because the nice nurse immediately rushed me out of the room. They were practically fighting, because Mom was hysterical and the farting nurse was yelling at her to stay calm, and then they both started screaming for the doctor.
Mom is beautiful, by the way. And Dad is handsome. Via is pretty. In case you were wondering.”
( página 83-84)
“I had a protective umbrella that omitted the real life from me. I was stuck under my umbrella. I stuck my hand out into the sunlight. It was warm and I felt courageous.
But it left me with sadness and a huge lack of vitamin D.”
(86; página Oral flash fiction - Parts I and II)
Suffix / Sufixo |
Meaning / Significado |
Added to / Adicionado a |
New word / Palavra nova |
---|---|---|---|
-able |
having the quality of |
verbs (believe) |
unbelievable |
-ful |
full of, having the quality of |
nouns (beauty) |
beautiful |
-y |
full of, having the characteristic of |
nouns (fun) |
funny |
-ness |
the state or quality of |
adjectives (sad) |
sadness |
-al/-ical |
related to, connected with |
nouns (hysterics) |
hysterical |
-ation/-ion |
the action or state of |
verbs (devote) |
devotion |
-ive |
tending to, having the nature of |
verbs (protect) |
protective |
-ous |
the nature or quality of |
nouns (courage) |
courageous |
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais.
Think it over
Objetivo da seção
Autoavaliar o próprio aprendizado, especialmente com relação à compreensão de textos literários escritos e orais e à produção de uma flash fiction.
Caso os estudantes consigam demonstrar suas possíveis dificuldades, este pode ser um bom momento para reavaliar alguns procedimentos a fim de implementar mudanças no próximo semestre. Se houver estudantes com dificuldades pontuais, sugerimos que você considere retomar alguma questão ou solicitar a realização das questões propostas no apêndice There is more e nas Atividades complementares presentes na introdução do Manual do Professor.
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar os conhecimentos construídos ao longo da unidade acerca dos afixos em língua inglesa e do uso do passado perfeito.
, como já indicado na seção professor ou professora Language in action, recomenda-se lembrar aos estudantes que o sentido atribuído aos prefixos e sufixos nos auxilia a compreender o significado dos termos aos quais eles são anexados. Se você considerar pertinente, sugerimos pedir aos estudantes que releiam os textos das unidades anteriores em busca de palavras formadas pelo acréscimo de afixos e promova uma conversa acerca do que se pode inferir sobre os sentidos de cada uma delas.
A presença do past perfect pode tornar necessária uma retomada do past simple, de seus usos e suas características.
Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar
• Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
Prefix / Prefixo |
Meaning / Significado |
Added to / Adicionado a |
New word / Palavra nova |
---|---|---|---|
dis- |
not, lack of, the opposite of |
nouns (order) |
disorder |
in-/im-/il-/ir- |
adjectives (patient) |
impatient |
|
un- |
adjectives (believable) |
unbelievable |
egzâmpol tchu
“So when I was in my mom’s stomach, no one had an idea I would come out looking the way I look. Mom had had Via four years before, and that had been such a ‘walk in the park’ (Mom’s expression) that there was no reason to run any special tests.
[…] and then they both started screaming for the doctor. But guess what? He had fainted!”
( página83-84)
Past event / Evento no passado |
Past perfect event / Evento no passado perfeito |
---|---|
“So when I was in my mom’s stomach, no one had an idea I would come out looking the way I look.” |
“Mom had had Via four years before, and that had been such a ‘walk in the park’ (Mom’s expression) that there was no reason to run any special tests.” |
“[...] and then they both started screaming for the doctor.” |
“He had fainted!” |
• O pést pârfect é usado para expressar um evento que aconteceu antes de outro evento no passado.
“So when I was in my mom’s stomach, no one had an idea I would come out looking the way I look. Mom had had Via four years before
and then they both started screaming for the doctor. But guess what? He had fainted!”
Respostas e comentários
Referências bibliográficas
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BARBOSA, B. T. Entrevista com Rildo Cosson. In: Revista Práticas de Linguagem. volume 4, número 2, julho a dezembro 2014.
BRASIL. Lei norteo 13 146, de 6 de julho de 2015, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
BRASIL. Resolução cê êne Ê barra cê pê norteo 1, de 23 de janeiro de 2012, que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
CHARTIER, R.; CAVALLO, G. História da leitura no mundo ocidental. volume 1. São Paulo: Ática, 1998.
CHARTIER, R.; CAVALLO, G. História da leitura no mundo ocidental. volume 2. São Paulo: Ática, 1999.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, R.; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. In: Caderno de formação: formação de professores, didática de conteúdos. volume 2. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. página 101-108.
FERSHLEISER, R.; SMITH, L. . editor I can’t keep my own secrets: six-word memoirs by teens famous + obscure. New York: HarperTeen, 2009.
UN. Standard Rules on the Equalization of Opportunities for Persons with Disabilities. Genebra: UN, 1994.