Project 1 héchtég pípol en arts

Produto final: postagens de blogue sobre cultura popular e arte.

Gênero discursivo: postagem de blogue, tweet e mensagem instantânea.

Tema: cultura popular e arte.

Os objetivos deste projeto são:

  • criar postagens de blogue sobre cultura popular e arte;
  • familiarizar-se com diferentes expressões de cultura popular e arte;
  • praticar a compreensão e a criação de postagens de blogue, tuítis e mensagens instantâneas;
  • pensar criticamente sobre a relação entre arte, cultura e sociedade.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês sabem o que é arte popular?
    1. O que vocês sabem sobre arte popular brasileira? Conseguem citar exemplos?
    1. Na opinião de vocês, qual é a importância da cultura popular?
    1. Vocês gostam de grafite? O que vocês sabem sobre isso?
    1. O que vocês sabem sobre rípi rópi? Como vocês podem relacionar rípi rópi e samba?
    1. Vocês acham que brasileiros apreciam arte urbana, como grafite e rípi rópi? Por quê?
    1. Existem festivais de arte popular na sua cidade? Vocês conseguem citar algum?
Ícone de atividade oral.

2.

Hip-hop


Hip-hop is a type of music. It is also a culture, or way of life. It includes many types of expression – for example, rapping, deejaying, dancing and graffiti painting. Fans of hip-hop culture also wear certain styles of clothing.

Hip-hop music often has heavy beats and electronic sounds. It may also include other musical styles, such as jazz or rock and roll. Rap is usually set to hip-hop music. Rap is speech that has a rhythm and rhymes.

Another part of hip-hop music is deejaying. Deejays change the sound of recorded music in various ways. They may mix songs together or speed up or slow down a song’s beat.

HIP-HOP. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, Inc., 2010. página 58-59.

b.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio; refletir sobre o tema do projeto e relacioná-lo ao contexto brasileiro.

1a Resposta possível: arte feita por pessoas comuns.

1b Resposta possível: samba, carnaval, figuras de Olinda, artesanato, danças típicas.

1c Resposta possível: ela representa a identidade das pessoas que a fazem.

1d Respostas possíveis: é um tipo de arte de rua; grafiteiros pintam murais nas paredes de ruas e prédios.

1e Respostas possíveis: hip-hop é um tipo de música; hip-hop e samba são fórmas de cultura popular criadas por pessoas comuns.

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e específicas no texto; compreender globalmente e ler criticamente o texto.

2a um Resposta esperada: graffiti painting”.

2a dois Resposta esperada: Rap is speech that has rhythm and rhymes”.

2b Resposta esperada: Rap is usually set to hip-hop music”.

PROJECT 1

Este projeto tem como objetivo principal envolver os estudantes em uma tarefa colaborativa de produção de postagens de blogue para promover eventos de arte popular ocorrendo no entorno escolar. O tema cultura e arte popular será abordado também em tweets e mensagens instantâneas, com a finalidade de comentar e divulgar essas postagens. Se não houver recursos para a execução do projeto conforme ele foi idealizado, sugerimos fazer as adaptações necessárias de acordo com o contexto de sua escola. Por exemplo, caso não haja a possibilidade de acesso à internet ou de uso de computadores, os estudantes podem divulgar seus textos em um mural na escola.

A importância da arte popular como expressão da identidade de um povo, sua dimensão global e seu caráter de diversidade devem ser enfatizados. O tema demarca a finalização de questões relativas à arte e à cultura presentes nas Unidades 1, 2 e 4 deste volume. Além disso, retoma o gênero postagem de blogue, já apresentado aos estudantes nos volumes do 6o e do 7o anos, caso eles tenham usado esta coleção nos anos anteriores. Os gêneros digitais trabalhados possibilitam a compreensão e a utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação. Além disso, a atividade de pesquisa, fundamental para a execução do projeto, é de grande relevância em uma concepção de pesquisa como princípio pedagógico. Assim, a proposta do projeto amplia a formação digital dos estudantes e seu discernimento para a seleção de informações disponíveis na rede, filtrando fontes confiáveis e descartando fake news e demais dados incorretos ou inadequados.

Competências gerais desenvolvidas no projeto


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

d.

Ícone de atividade oral.

3.

I.

Reprodução de página da internet. No menu superior se lê: Graffiti street. home. artists. news.

The First CURA Street Art Festival in Belo Horizonte, Brazil 2017

Posted by Donna on 7th August, 2017 | Filed under: From the Street

The first edition of CURA (Urban Art Circuit) Street Art Festival hit the streets of Belo Horizonte, Brazil, from July 26th until August 6th 2017.

Belo Horizonte was named for its beautiful view of nearby mountains (“beautiful horizon”). It is the third largest and the first planned modern city in Brazil. Belo Horizonte has countless dimensions to the city, and its touristic diversity attracts people from all over the world. The streets are knitted with art, museums, theater, dance, music and literature, making the city standout as contemporary and culturally rich.

Fotografia. Vista geral de cidade com dezenas de prédios de tamanhos diversos, bege, claro e outras cores. Entre eles, ruas cinzas e árvores de folhas verdes. Na parte superior, céu em laranja-claro.

Brazilian graffiti art is considered among the most significant influences of a global urban art movement and the street art in Brazil is some of the best in the world. In March 2009, the Brazilian government passed law 706/2007, which decriminalised street art, and this has contributed to the flourishing street art scene.

So it makes sense to bring the urban art scene to Belo Horizonte. The CURA festival is literally a blank canvas for all the artists as this is the first time residents of the city have seen a street art festival. Five national and international artists were invited: Thiago Mazza and Priscila Amoni (Belo Horizonte), the Acidum Project, formed by Tereza Dequinta and Robézio Marqs (Fortaleza), and Spanish artist Marina Capdevilla.

The festival also included an extensive cultural program with discussion panels about art, parties, an art bazar, film screenings and guided tour of the murals of Belo Horizonte.

Fotografia. À esquerda, a lateral sem janelas de um prédio cinza, com traços finos em azul pintados na parte superior e pintura de um rosto feminino em laranja realizada por um pintor em um andaime. Acima dele, outro andaime com dois pintores vistos de costa. Em primeiro plano, folhas verdes de árvores.
Fotografia. Vista geral de local com prédios de tamanhos médios, grandes e alguns pequenos. Ao centro, um deles, com ilustração grande em toda parede lateral. Fundo em preto, com três rostos de pessoas com ornamentos sobre a cabeça, similar a penas coloridas e uma pessoa embaixo, homem de óculos de sol preto, camiseta verde e segurando nas mãos, um pandeiro.

HADEN, D. The First CURA Street Art festival in Belo Horizonte, Brazil 2017. GRAFFITISTREET, 2017. Disponível em: https://oeds.link/8xFN0B. Acesso em: 3 maio 2022.

Respostas e comentários

2c Resposta esperada: no, it isn’t; because it is also a culture, a way of life.

2d Respostas pessoais.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do projeto e sobre o gênero postagem de blogue; compreender globalmente os textos; identificar informações explícitas e específicas; refletir sobre as características composicionais do gênero postagem de blogue e relacionar textos do mesmo gênero.

Ao abordar relações entre arte, identidade, cultura e sociedade, o tema do projeto também valoriza o caráter formativo da educação linguística em língua inglesa, em uma perspectiva crítica. Dessa fórma, ele leva os estudantes a observar a interação entre culturas diversas, aceitar as singularidades identitárias e valorizar o convívio entre os povos.

O tema e os gêneros focalizados propiciam o desenvolvimento da leitura, da escrita e da dimensão intercultural. No eixo da leitura, são trabalhadas questões que possibilitam inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito nos textos para a construção de sentidos, bem como analisar criticamente o conteúdo dos textos, comparando diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto.

Competências específicas desenvolvidas no projeto


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

II.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, três círculos em preto, com um triângulo dentro e um rolo de pintura branco dentro. Na parte inferior, menus: Artists, Interviews e Blog.

Pictures from North West Walls festival

July 11, 2016 | Charlotte Bourgeon

North West Walls is a street art project on the site of the Rock Werchter music festival in Belgium. The project has been curated by Arne Quinze for three years now, a Belgian artist who began his carreer as a graffiti artist in the mid-1980s. This is a highly unusual and impressive project as Arne Quinze set the artists the challenge of painting on towers of shipping containers.

For the third edition of North West Walls, six massive talents were present: Bezt from Etam Cru (Poland), Alexandre Orion (Brazil), Low Bros (Germany), Nosego (USA), Case Ma’claim (Germany) and Deih (Spain).

The artists’ work can be admired long after the festival period is over, since it is a permanent installation – at least until the next edition!

BOURGEON, Charlotte. Pictures from North West Walls festival. Street Art Bio, 2016. Disponível em: https://oeds.link/2CyWJD. Acesso em: 3 maio 2022.

  1. um
  1. um ór dois.

e. um ênd dois

Ícone. Notebook.

Blog post I

Blog post II

Title

The First CURA Street Art Festival In Belo Horizonte, Brazil 2017

(I)

Purpose

(II)

Talk about a street art project.

Theme

(III)

The third edition of a street art project that happened in Belgium.

Author

Donna

(IV)

Date

August 7, 2017

(V)

Respostas e comentários

3a Resposta esperada: the blog posts are about a street art festival and a street art project.

3b Resposta esperada: the festival from blog post I happened in Brazil (Belo Horizonte, Minas Gerais); the project from blog post dois, in Belgium.

3c Resposta esperada: In March 2009, the Brazilian government passed law 706/2007, which decriminalised street art

3d um Resposta esperada: blog post dois

3d dois Resposta esperada: blog post um

3d três Resposta esperada: blog post um

3d quatro Resposta esperada: blog post dois

3e um: Pictures from North West Walls festival

3e dois: Talk about a graffiti festival.

3e três: The first edition of a street art festival that happened in Belo Horizonte (MG), Brazil.

3e quatro: Charlotte Bourgeon

3e cinco: July 11, 2016

No eixo da escrita, como já foi dito, podemos destacar o objetivo central deste projeto, que é produzir postagens de blogues, além de tweets e mensagens instantâneas. No eixo da dimensão intercultural, destaca-se o desenvolvimento do repertório cultural dos estudantes por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa e a outras culturas, valorizando a diversidade.

Trabalhar o tema do projeto com gêneros digitais possibilita, também, a produção de textos em língua inglesa relacionados ao cotidiano de muitos estudantes brasileiros. As questões propostas têm por objetivo construir com a turma as etapas de elaboração de postagens de blogue, bem como oferecer as ferramentas necessárias para o planejamento e a criação do gênero, que envolve o uso das linguagens verbal e não verbal, contribuindo, ainda, para a ampliação da visão de multiletramentos, segundo a qual o processo de significação é fruto do entrelaçamento de diferentes semioses e linguagens – verbal e não verbal, nesse caso.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico-literário em língua inglesa.
Ícone de atividade oral.

4.

Reprodução de página da internet. Ilustração. Na parte superior, à esquerda, círculo com fundo amarelo e a silhueta do topo de uma lata de spray com gotas de tinta sendo liberadas usada como imagem de perfil de conta de rede social. Texto: Mundano, arroba mundano underline S P. Porque a Amazônia grita socorro! Hashtag dia da Amazonia. Ilustração. Vista do alto de mata fechada, em formato retangular, na horizontal. No centro, uma área desmatada faz o formato de um megafone. No contorno externo desta forma, os troncos árvores que sobraram ficam aparentes. Em segundo plano, solo em bege. Na parte inferior, texto: Sete horas, cinco minutos. Cinco de setembro de dois mil e dezoito, São Paulo, Brasil. Ícones: balão de fala, duas flechas em formato quadrado e um coração, mostrando o número quatro.

MUNDANO. Porque a Amazônia grita socorro! 5 setembro 2018. Twitter: @mundano_sp. Disponível em: https://oeds.link/OngjPW. Acesso em: 3 maio 2022.

c.

pripérin dâ prôujéct

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1.

Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: relacionar textos de diferentes gêneros discursivos; compreender globalmente e ler criticamente o texto.

4a Resposta esperada: deforestation.

4b: trêsObjetivos da questão 1: conhecer a proposta do projeto e começar a planejar sua execução.

4c Resposta esperada: the purpose of the blog posts is to talk about events, ideas and personal experiences; the purpose of the tweet is to make a short comment on various subjects. The blog posts are longer texts, organized into paragraphs; the tweet is a short text, up to 280 characters.

Na seção Getting started, os estudantes primeiramente têm contato com informações sobre hip-hop, por meio de um verbete enciclopédico. Em seguida, há duas postagens de blogue com o objetivo de ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o gênero em questão, além de prover repertório linguístico e inspirá-los na tarefa de produção do seu próprio material.

Sugerimos que você, professor ou professora explore o conteúdo dessas postagens da maneira que julgar apropriada, com perguntas, debates e apoio linguístico e tecnológico, se necessário, envolvendo a turma no tema e contribuindo para a experiência pessoal. Durante as discussões, seria interessante que, sempre que viável, os estudantes fossem estimulados a interagir em inglês. Na questão 4, há um exemplo de tweet com uma imagem artística para análise.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
  • Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
Ícone de atividade oral.

b.

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item b.

After the planning, reproduce the following chart and complete it with the missing information.

Ícone. Notebook.

For the written production

What is the final product?  Blog posts about popular culture and art.

What is the discursive genre?  Blog post.

What is the objective?  To promote popular culture events in the school neighborhood.

What is the theme?  Popular culture.

At whom is it aimed?  At the school community and the students’ families.

How and where is it going to be published?  It will be published on the school or class blog or on a school bulletin board.

Who is going to participate?  The whole class, organized into groups.

What materials/resources are going to be used?

When is it going to be published?

    1. guétin stárted

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Qual fórma de arte popular – por exemplo, murais de grafite, rípi rópi, samba, imagens de arte brasileira regional – vocês pretendem promover na sua postagem de blogue?
    1. Vocês gostaram das postagens de blogue na questão 3 de guétin stárted? De qual postagem vocês gostaram mais: um ou dois? Que tipo de informação dos textos vocês gostariam de incluir na postagem de vocês?
    1. Como vocês podem dar detalhes sobre o evento (data, localização, horário e ingressos) de uma fórma pessoal e criativa?
    1. Como vocês podem organizar as informações na postagem de vocês? Quais elementos visuais (fotos, ilustrações, memes, guífes, infográficos) podem ser usados?
Ícone de atividade oral.
    1. Como e quando foi criada essa expressão artística?
    1. Onde ela é popular?
    1. Onde e quando será o evento?
    1. Quanto custam os ingressos?
Respostas e comentários

1b Respostas pessoais. 1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar os conteúdos da postagem de blogue.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: planejar os conteúdos da postagem de blogue.

No encaminhamento para a execução das etapas do projeto, encontram-se orientações relativas aos elementos do gênero postagem de blogue, tais como conteúdo temático, construção composicional e estilo.

professor ou professora se julgar conveniente, oriente a turma a retomar as unidades e os volumes anteriores, caso tenham usado esta coleção no 6º e 7º anos, para revisar os elementos lexicais, gramaticais e estilísticos necessários para a preparação das postagens de blogue. Seria interessante, também, reforçar a importância da linguagem não verbal selecionada e o seu papel na construção de sentidos.

Ao final da elaboração das postagens, os estudantes encontram a subseção Step back, cujo objetivo é, como já feito nas unidades, revisar a primeira versão do texto, detalhadamente, para preparar a versão final.

Após a conclusão do trabalho das postagens de blogue, sugere-se que uma aula seja usada para a elaboração dos tweets e das mensagens instantâneas. Você, professor ou professora pode aproveitar mais essa oportunidade para estimular a interação em inglês, sempre que possível.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
  • Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
Ícone de atividade oral.
    1. Qual será o título?
    1. Em que tipo de informação vocês irão focar para atrair pessoas para o evento?
    1. Como vocês vão organizar a informação nos parágrafos?
    1. O que vocês vão escrever no parágrafo de abertura?
    1. O que vocês vão escrever no parágrafo de conclusão?
Ícone de atividade oral.
    1. Procurem imagens relacionadas à expressão artística escolhida para a postagem.
    1. Lembrem-se de que a linguagem não verbal precisa ser coerente com a linguagem verbal da postagem.
Ícone de atividade oral.
    1. Escrevam um rascunho. Considerem todos os detalhes mencionados até agora: informação relevante para audiência, organização, linguagem verbal apropriada e elementos visuais atraentes.
    1. Usem letras de diferentes fontes, tamanhos e cores para destacar informações. Vocês também podem usar imagens, ilustrações, memes, guífes, infográficos etcétera

istép béqui

Ícone de atividade oral.
    • título interessante e adequado;
    • informações corretas e relevantes;
    • imagens relacionadas ao tema;
    • texto revisado cuidadosamente.
Ícone de atividade oral.

2.

djóinin aidías

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Depois de criar a postagem, criem um prazo para que você e seus colegas produzam tuítis e mensagens instantâneas para divulgar as postagens.
    1. Apresente seus tuítis e mensagens instantâneas para os outros grupos e para o ou a professor ou professora que podem fazer sugestões para corrigi-los ou melhorá-los.
    1. Compartilhem seus tuítis e mensagens na internet ou convidem estudantes de outras turmas para ler seus textos no mural da escola.
Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: planejar as características composicionais e estilísticas da postagem de blogue.

Objetivo da questão 4: planejar os elementos não verbais da postagem de blogue.

Objetivo da questão 5: preparar a versão inicial da postagem de blogue.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da postagem de blogue.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da postagem de blogue.

Objetivo da questão 1: preparar o meio de divulgação das postagens de blogue.

Caso sua escola possua um laboratório de informática, pode ser interessante levar a turma para pesquisar mais sobre blogues do mesmo tema. Outra sugestão seria propor a organização, pelos próprios estudantes, de um festival de arte popular na escola, o qual poderia ser divulgado por meio das postagens, dos tweets e das mensagens instantâneas. Talvez uma articulação com o componente curricular Arte possibilite essa ideia.

Sugerimos que verifique o tempo necessário e o modo de realização do projeto – durante as aulas ou como atividade extraclasse –, considerando as características da turma e o tempo disponível. Pode ser interessante o trabalho em grupos de três ou quatro estudantes a fim de permitir uma maior interação entre eles.

Para ler

professor ou professora para saber mais sobre a noção de letramento de reexistência, sugerimos a leitura do livro de Souza (2011) sobre manifestações da arte de rua.

Referência bibliográfica

SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência. Poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011.