iuniti faivitécnólogi ín dâ fíutchur

Fotografia. Número um. Um drone branco, com quatro hélices na parte superior, com uma câmera pequena arredondada na parte inferior. Com quatro hastes na vertical, inferior, segura uma caixa branca com círculos pequenos em vermelho e cruz branca. Ao fundo, vista parcial de um prédio de vidros em azul.
Fotografia. Número dois. Vista geral de um moderno trem-bala de cor branca, com janelas em vidro fumê, passando por trilhos suspensos em um túnel transparente.
Respostas e comentários

Unit 5

professor ou professora

O principal objetivo desta unidade é familiarizar os estudantes com os gêneros science news article, palestra e apresentação oral. O tema explorado se concentra em previsões para o futuro feitas por cientistas, no que diz respeito tanto às inovações tecnológicas quanto ao seu impacto na vida e no ambiente. Cabe destacar que, em relação ao gênero escrito science news article, optamos por usar apenas sua designação em inglês por não haver em português uma terminologia específica que faça a correspondência adequada. Em inglês, a designação se aplica a textos da esfera jornalística cujos temas estão relacionados com a ciência. Esses textos podem se assemelhar ora a uma notícia, ora a uma reportagem.

A inclusão de um gênero da esfera jornalística que tematiza a ciência e de uma palestra de divulgação científica visa fomentar o espírito investigativo e a curiosidade sobre o mundo que cêrca os estudantes. Busca, ainda, levá-los a valorizar o uso da razão e de procedimentos desenvolvidos pelas ciências como fórma de construir conhecimento acerca das diversas facetas da realidade. Desse modo, as atividades, os temas e os textos propostos favorecem a interdisciplinaridade com o componente curricular Ciências. Consideramos que a referência, por parte dos estudantes, a obras de ficção científica provavelmente acontecerá ao longo da unidade, já que esse gênero costuma situar suas tramas em algum período do futuro em que tecnologias ainda não desenvolvidas em nosso tempo fazem parte do cotidiano das personagens. No que diz respeito ao conhecimento sistêmico da língua inglesa, esta unidade se relaciona diretamente com as que a sucedem, ao iniciar o trabalho o tempo futuro em inglês: suas fórmas verbais e seus usos.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia. Número três. Um carro voador branco, duas lanternas dianteiras e algumas entradas na carroceria com abertura na parte superior aberta e parte com vidro. Na parte inferior, vista geral de cidade com árvores de folhas em verde e prédios. No alto, céu em tons de azul-claro.
Fotografia. Número quatro. À esquerda, um menino visto parcialmente em pé, de costas, de cabelos escuros e camiseta em branco, com os braços estendidos para frente, segurando um prato branco. Ao fundo, de frente para ele, um robô branco e cinza, com dois braços, segurando um talher na mão esquerda, de frente para panelas sobre fogão. Em segundo plano, janela branca.
Fotografia. Numero cinco. Um robô visto dos ombros para cima, de cor branca, com cabeça careca e detalhes no pescoço, ombros, orelhas e nas articulações dos dedos em preto. Ele olha para frente, com o dedo indicador da mão esquerda para cima.
Fotografia. Número seis. Uma pessoa vista da cintura para cima, até o queixo. Ele usa camisa de gola branca, gravata em vermelho e terno em cinza. Ele está com o braço esquerdo esticado para frente, com a mão mecânica com dedos em cinza e detalhes em azul-claro, tocando em tela à frente, transparente.

Gêneros discursivos: science news article, palestra e apresentação oral.

Tema: futuras tecnologias.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos saienci nius articol, palestra e apresentação oral;
  • refletir sobre o papel da ciência e da tecnologia em moldar o futuro.
Respostas e comentários

As imagens das páginas de abertura podem ser utilizadas, caso você julgue conveniente, como fórma de ativar o conhecimento prévio e introduzir o tema da unidade, facilitando, assim, o trabalho que se seguirá na seção Time to think. Se optar por utilizá-las dessa maneira, sugerimos pedir aos estudantes que as relacionem a alguma obra (livro, filme ou série) de ficção científica que conheçam. A partir daí, pode-se iniciar um breve debate sobre como muitas vezes esse gênero ficcional pode antecipar, ainda que com algumas imprecisões, inovações tecnológicas que só farão parte da realidade muito tempo depois. Se julgar adequado, professor ou professora, você pode apresentar exemplos que comprovem essa afirmação, como as menções a submarinos e viagens à Lua na obra de Júlio Verne. Se for conveniente, a conversa poderia, ainda, passar da ficção ao exercício de projeções de cientistas e pensadores, como é o caso de Leonardo da Vinci, cujo conhecimento acerca de diversas áreas de estudo concorreu para o acerto de seus esboços.

Dessa maneira, esta unidade pode favorecer a construção de repertório cultural advindo do contato com manifestações artísticas, conforme preconiza a Bê êne cê cê, ainda que esse não seja o seu enfoque principal. Sua temática, contudo, contribui inequivocamente para a formação de atitudes favoráveis ao pensamento científico, fomentando uma cultura de curiosidade epistemológica e de investigação acerca do mundo em que vivemos.

Para ler

Caso deseje saber mais sobre os gêneros de divulgação científica, sugerimos Ferraz (2007).

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

TIME TO THINK

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Celulares na vertical enfileirados conforme a sua evolução. À esquerda, quatro aparelhos cinza do maior para o menor. Os dois maiores bem grossos, com antenas, pequenas telas e grandes teclados. Os dois menores sem antena, mas ainda com tela pequena e maior espaço para os teclados. À direita, o primeiro celular com tela grande e touchscreen de tamanho pequeno e com botão de início. Os dois modelos seguintes aumentam de tamanho, a tela cresce e a borda diminui. O último aparelho é similar a um tablet preto com tela grande sem botão.

II.

Fotografia. Vista do alto de vários aparelhos eletrônicos descartados, um sobre o outro, de telefones, celulares e entre outros, sobre fios pretos.
  1. Qual é a relação entre as imagens?
  1. Em sua opinião, existe uma maneira de evitar que o desenvolvimento tecnológico produza desperdício e consequentemente poluição? O que poderia ser feito a esse respeito?

c. Vocês se consideram otimistas ou pessimistas sobre esse assunto? Por quê?

Ícone de atividade oral.
    1. Como se dá o acesso à internet onde vocês vivem?
    1. É comum o uso de celulares pelas pessoas em sua vizinhança? E o uso de táblets e computadores?
    1. É comum as pessoas possuírem tê vê a cabo ou serviços de transmissão de vídeos e áudios on láine na sua vizinhança? qual ou quais?
    1. Vocês diriam que a tecnologia moderna faz parte da vida de vocês? Comentem.
    1. De que fórma vocês acham que futuras inovações tecnológicas afetarão a vida em suas comunidades?
Ícone de atividade oral.
    1. Como vocês acham que as pessoas se deslocarão de um lugar para outro no dia a dia? De que meios de transporte elas se utilizarão?
    1. Em sua opinião, as pessoas vão preferir meios de transporte públicos ou privados? Por quê?
    1. Os engarrafamentos ainda existirão? Como? Por quê?
    1. Que tipo de combustível será usado no futuro? Por que vocês pensam desse modo?
    1. Como vocês imaginam que o espaço será explorado? As viagens espaciais serão comuns para toda a população?
    1. O que vocês sabem sobre teletransporte? Acham que o teletransporte será algo real? Justifiquem sua resposta.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade. 1a Resposta esperada: à medida que os telefones celulares se desenvolvem, as pessoas compram aparelhos mais modernos e descartam os antigos, gerando lixo eletrônico.

1b Respostas pessoais.

1c Respostas pessoais.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio acerca do tema da unidade e refletir sobre as práticas de produção de sentidos na leitura de textos literários.

Além de ativar conhecimentos relevantes sobre o tema da unidade, esta seção busca estimular a reflexão crítica acerca das relações existentes, em uma sociedade de consumo, entre o desenvolvimento tecnológico e a produção de lixo. A desigualdade de acesso aos avanços tecnológicos é enfocada com base na percepção da realidade dos próprios estudantes e de sua comunidade no que diz respeito ao acesso às novas tecnologias.

professor ou professora, caso considere adequado, é possível aprofundar a reflexão sobre as tensões entre consumismo e sustentabilidade, fazendo, inclusive, referência à Unidade 3 deste volume. Nesse sentido, uma sugestão seria propor aos estudantes que trabalhem em grupos para discutirem a questão e que criem cartazes associando as ideias de inovação tecnológica, reciclagem e consumo sustentável, de fórma a reconhecerem sua necessidade para o desenvolvimento da humanidade.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero quatro) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Did you know?

teleportêichian (teletransporte) refere-se, na ficção científica, a um meio de transportar um objeto ou uma pessoa de um lugar a outro instantaneamente, sem que seja necessário percorrer a distância entre os dois pontos.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Um astronauta, de roupa branca, com capacete com visor espelhado, par de luvas cinzas, caminhando sobre um solo arenoso em bege. Ao fundo, céu de cor preta.

II.

Fotografia. Sobre solo de um planeta em marrom-claro, arenoso e pedregoso, há  um satélite de cor cinza escuro sobrevoando. Na parte superior, céu em tons de marrom-claro.

III.

Fotografia. Um ônibus espacial de cor branca na vertical com três foguetes de propulsão, sendo o do meio mais alto e mais largo, na vertical indo para o céu. Abaixo dele, grande quantidade de fogo em laranja e fumaça em cinza, ao redor no solo. À esquerda, uma haste de ferro na vertical em marrom. No alto, céu em tons de azul e nuvens brancas esparsas.

c.

Ícone de atividade oral.
  1. Read and do the following with a classmate.
    1. éf
    1. .
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a: dois

1b: um

1c: três

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2a um: T

2a dois: F

2a três: F

2a quatro: T

2a cinco: T

2b Resposta pessoal.

A relevância de hipóteses teóricas ainda sem possibilidade de verificação, bem como de sua concretização na ficção científica, para sonhar o futuro, também pode ser tematizada por meio das informações introduzidas pelo boxe Did you know?, ao final da seção.

Recomendamos que, respeitando as características de cada grupo de estudantes, as discussões sejam realizadas em língua inglesa, mesmo que não exclusivamente. Também consideramos que este é um momento propício para avaliar a necessidade de reforçar o conhecimento prévio da turma ou de alguns estudantes sobre os assuntos apresentados nesta unidade.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão leitora, concebida como um processo ativo de produção de sentidos, por meio da interação com um texto do gênero science news article cujo tema gira em torno de previsões cientificamente embasadas sobre o futuro.

Nesta unidade, decidimos explorar a leitura de um único science news article, dividindo-o entre as três Tasks, como fórma de possibilitar o trabalho com o texto na íntegra. Esse procedimento já foi adotado em unidades anteriores e visa permitir a leitura de textos mais extensos, evitando o uso de fragmentos, o que poderia comprometer a consistência do texto.

Task 1

As questões em Before reading buscam ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto a ser lido, valendo-se tanto do uso de imagens quanto de perguntas diretas aos estudantes. Além disso, enfocam também o conhecimento sobre o gênero discursivo science news article, a partir de manchetes de outros textos de jornalismo científico, culminando na elaboração de hipóteses sobre ambos os aspectos do texto a ser lido.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
Ícone de atividade oral.

3.

I.

Reprodução de página da internet.  Na parte superior, texto: World Economic Forum. Na parte inferior, à esquerda, texto: Global Agenda, Energy. Mais abaixo, título: five predictions for energy in two thousand and thirty.

BURSTON, J. 5 predictions for energy in 2030. World Economic Forum, 10 novembro 2016. Disponível em: https://oeds.link/qU7j5O. Acesso em: 22 abril 2022.

II.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo na horizontal em cinza e texto em laranja: IT NEWS AFRICA COM, ITNA. Mais abaixo, outros menus e uma lupa de pesquisa. Título do artigo: Three predictions for the future of the internet.

THREE predictions for the future of the internet. It News Africa.com, 17 março 2014. Disponível em: https://oeds.link/AAad7G. Acesso em: 22 abril2022.

III.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, texto: Newsletters – Sign to road our regular email newsletters. Ao centro, título: New Scientist. Mais abaixo, menus: News, Podcasts, Video, Techonology, Space, Physics, Health, More, Shop, Courses, Events, Tours, Jobs e na ponta da direita: ícone de pessoa, Sign in, ícone de lupa, Search. Título do artigo: Top scientists predict the future of science.

GEFTER, A. Top scientists predict the future of science. New Scientist, 9 junho 2009. Disponível em: https://oeds.link/WWcgrR. Acesso em: 22 abril 2022.

    1. .
    2. revius.
    3. .

b.

Ícone de atividade oral.
  1. ênd
Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero e o tema do texto.

3a: um

3b Resposta esperada: they are all about predictions for the future.

4 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 4: formular hipóteses sobre o texto.

4a Resposta possível: science news article.

4b Resposta possível: predictions about the future of space exploration.

É importante notar que as manchetes apresentadas na questão 3 possibilitam aos estudantes vislumbrar o gênero discursivo a ser trabalhado em Read to learn: um artigo de jornalismo científico. Desse modo, busca-se facilitar uma interação adequada para maior fluência na construção de sentidos.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1, 2 AND 4

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em verde. À esquerda, texto em preto: Inverse, Neel V. Patel. Na parte inferior, uma fotografia com vista geral de local com solo em marrom, com galpões tubulares em cinza, à esquerda e à direita, um galpão com o formato circular em branco. Em segundo plano, morro. Na parte superior, céu em tons de laranja e marrom. Abaixo o seguinte texto.
Michio Kaku Predicts the Future of Humans on Mars by 2100
By Neel V. Patel on April 21, 2017 Filed Under Science, NASA, Space. Travel & SpaceX
No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves. When it comes to making predictions about the future, few are in better shape to correctly anticipate what’s next than Michio Kaku. The famed theoretical physicist already has an idea of what Mars is going to transform into soon enough. “If you take a look at a timeline, we’re talking about the 2030s before we have the first basic settlements on Mars,” Kaku tells Inverse. He’s talking primarily about NASA’s and SpaceX’s goal to have regular crewed trips to Mars occurring during that decade. Meanwhile, NASA is aiming for a 2033 deadline for sending humans to the red planet, while SpaceX may succeed in as little as seven or eight years. Those settlements are going to be bare bones habitats – structures meant to provide life support systems that enable astronauts to live for several months at a time, but nothing that you could really call self-sustaining. It’s going to take a lot of time and hard work to get to that point. Thankfully, we’re going to have a big cadre of robots to help build everything and provide muchneeded manufacturing and construction support. But, “By 2050, 2060,” says Kaku, “we’re beginning to have not just a few astronauts but a little colony – a beginning of a colony.” These communities, or series of small communities, will probably have mastered a few of the necessities that will make living on Mars sustainable and largely independent of Earthly resources. We’ll probably see bigger greenhouses developed to grow fruits and vegetables for hungry colonists. Energy infrastructure will be up and running, as well as water treatment and recycling facilities. Communications equipment may finally be advanced enough to send faster transmissions between Mars and Earth.

PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse, 21 abr. 2017. Disponível em: https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 22 abril 2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. tesqui uon rídin
ríd tchu lârn
  1. tesqui uon rídin
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informação explícita.

1a: três

1b: dois

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas no texto e inferir seu interlocutor.

2a Resposta esperada: he is the author of the science news article.

2b Resposta esperada: he is the famed theoretical physicist who made the predictions mentioned in the science news article.

2c Resposta esperada: the first basic settlements on Mars will be established

2d Resposta esperada: there will be the beginning of a colony on Mars.

2e Resposta esperada: people in general, because it is not written in technical language and does not give details about scientific research.

Objetivo da questão 3: identificar características estilísticas do gênero “science news article”.

3a Resposta esperada: If you take a look at a timeline, we’re talking about the 2030s before we have the first basic settlements on Mars” and “By 2050, 2060 we’re beginning to have not just a few astronauts, but a little colony – a beginning of a colony.”.

3b Resposta esperada: tells” and “says.

Pré-leitura 1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1b Resposta possível: because he is a famous physicist.

Leitura

Em Constructing meanings, as questões focalizam não somente a compreensão global, seletiva e detalhada do texto, mas também a percepção e a reflexão sobre algumas características do gênero e suas marcas textuais. Entre as últimas, encontram-se a utilização de aspas e de verbos específicos para indicar a reprodução de falas atribuídas a determinadas pessoas. Consideramos de especial importância, também, a inferência do público a quem se dirige o texto, pois essa compreensão tende a contribuir muito para a distinção entre um texto propriamente científico (scientific paper) e um texto que se propõe a divulgar a ciência para um público leigo e mais amplo (science news article).

Task 2

Em Read to learn os estudantes são apresentados à segunda parte do science news article. As questões propostas em Before reading não apenas remetem ao conteúdo presente na primeira parte do science news article, como também visam a ativar o conhecimento construído por essa leitura inicial e a guiar os estudantes na formulação de hipóteses para a leitura da segunda parte do texto.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 3

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em verde. À esquerda, texto em preto: Inverse, Neel V. Patel. Abaixo o seguinte texto. In order for a colony on Mars to truly be sustainable, it will probably need about 160 inhabitants. That’s enough hands to help run things, but not too many mouths to feed and provide oxygen for. And finally, “by the end of the century,” says Kaku, “perhaps the first [large-scale] settlements … if Elon Musk has his way, he wants a fleet of 1,000 Falcon Heavy rockets, each one with 100 passengers each, to create the first cities on Mars, perhaps early in the next century.” Kaku is referring to SpaceX’s plan to send 100 to 200 people to Mars on a single ship. After 1,000 trips, made over the course of 40 to 100 years, the company hopes to have sent over one million pool to Mars in order to help establish a real, major Martian city. Perhaps that city will be the one the United Arab Emirates wants to finish building by 2117. “After a certain point, these colonies become self-sufficient,” says Kaku. “They’ll have mining operations. They’ll be able to create their own infrastructure. They won’t need a life support from the planet Earth. They’ll be able to create wealth, and then, if they harvest asteroids, they’ll be able to even make money doing this. Think about that. Platinum inside the asteroids could be valued up to hundreds of billions of dollars per small asteroid. That would help to pay for itself, to create an infrastructure on Mars.”

PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse. 21 abril2017. Disponível em: https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 22 abril 2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações específicas no texto.

1a: dois

1b: um

2a Respostas esperadas: about 160 people; because 160 people are enough to get the work done, but not too many to demand a lot of food and oxygen.

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas e explícitas no texto.

2b Resposta esperada: to survive without life support provided by Earth.

2c Resposta esperada: by mining/harvesting asteroids.

Além de trabalhar com referência textual, as questões propostas em Constructing meanings visam à compreensão global, seletiva e detalhada do texto. O objetivo desse trabalho é desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre partes do texto, o que é essencial para uma leitura fluente e coerente.

professor ou professora, o texto faz algumas referências a fatos e pessoas que podem não ser do conhecimento dos estudantes. Ainda que isso não impeça a compreensão do texto, pode ser enriquecedor fornecer à turma informações complementares. Assim, avalie a relevância de compartilhar com eles as seguintes informações: 1) a SpaceX é uma empresa privada estadunidense, fundada pelo empresário Elon Musk em 2002, com o objetivo de explorar comercialmente as viagens espaciais, diminuindo seus custos. Entre as atividades que Musk deseja viabilizar por meio da SpaceX estão o turismo espacial e a colonização do planeta Marte; 2) em 2017, os Emirados Árabes Unidos anunciaram planos de construir uma cidade em Marte nos próximos 100 anos. Seu propósito é que a cidade abrigue cêrca de 600 mil habitantes e esteja pronta em 2117. Sugerimos que essa informação seja compartilhada ao discutir a questão 1c em Before reading, se assim for necessário.

ícone de atividade no caderno

3.

Versão adaptada acessível

Atividade 3.

Find in the text what the words "That", "he", "the company" and "They" refer to.

d. .

tésk thri

bifór rídin
ícone de atividade no caderno
      1. .
ícone de atividade no caderno
ríd tchu lârn
  1. tesqui uon rídin
Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: estabelecer relações entre diferentes partes do texto. 3a about 160 inhabitants 3b Elon Musk 3c SpaceX 3d these colonies

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o texto. 1a: três1b: três1c: três2 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

Leitura

Task 3

Esta Task apresenta, em Read to learn, a terceira e última parte do science news article. A seção Before reading é composta de questões que recapitulam o que foi lido nas duas partes anteriores do texto. Após a ativação desse conhecimento, aproveitamos o fato de esse ser um artigo sobre predições para o futuro para estimular os estudantes a fazer previsões sobre a conclusão do texto. professor ou professora, caso considere adequado, você pode pedir a algum estudante ou alguns estudantes que faça ou façam oralmente um breve resumo do que foi lido nas Tasks anteriores.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em verde. À esquerda, texto em preto: Inverse, Neel V. Patel. Abaixo o seguinte texto. That sounds like an incredible feat, but as retired Canadian astronaut Chris Hadfield also tells Inverse, it’s really not unthinkable when you take a look at the history of Earth. “I think if you look at Antarctica,” says Hadfield, “the first people to ever even see it were in the early 1800s. The first person to the South Pole was in the early 1900s. About 50 years later, we started settling in Antarctica, and now thousands of people live on that continent. Almost 100 of us live, in the wintertime, at the South Pole – the most remote and maybe one of the most technologically difficult places on Earth to live.” “That has all happened over the same sort of timescale that Michio’s talking about,” he points out, “and it’s all because of discovery, invention, exploration, application and technology, and then using that new place to add to our overall understanding of the world. That’s an evolution that has already happened, that you just need to flip forward to predict the future of a place like Mars.” Indeed, things often happen a lot faster than humans can really anticipate. “Just remember that in 1803,” says Kaku, “when Thomas Jefferson made the Louisiana Purchase, he doubled the size of America. But he thought it would take 1,000 years to complete the colonization of the Louisiana Purchase. What happened? The gold rush happened. People discovered gold in California. 300,000 settlers converged on San Francisco within a matter of a few years. California became a state the year after that. Things accelerated. There could be a new gold rush in outer space.”

PATEL, N. V. Michio Kaku predicts the future of humans on Mars by 2100. Inverse, 21 abril2017. Disponível em: https://oeds.link/3j6TEI. Acesso em: 2 abril 2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
      1. .
      2. .
      3. .
ícone de atividade no caderno
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.

1a:um

1b: três

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas no texto e fazer inferências.

2a Resposta esperada: he is a retired Canadian astronaut.

2b Resposta esperada: because, as he is an astronaut, he is supposed to know about the topic of the text better than ordinary people.

2c: três

2d Resposta esperada: thousands of people.

2e Resposta esperada: because people discovered gold there.

Tanto os objetivos de leitura em Read to learn quanto as questões em Constructing meanings enfocam, principalmente, a identificação e a reflexão sobre as estratégias utilizadas no texto para legitimar as previsões feitas sobre a colonização de Marte nas duas partes anteriores. Consideramos de extrema importância para a formação do leitor crítico o desenvolvimento da habilidade de reconhecer estratégias de persuasão. Perceber o papel desempenhado pelas analogias propostas e pela relevância dada às vozes presentes no texto pode auxiliar os estudantes a ler além da suposta objetividade dos gêneros discursivos considerados predominantemente informativos.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. O texto diz que se pretende colonizar Marte. O que vocês acham disso? Quais seriam os benefícios para a humanidade de ocupar outro planeta?
    1. Vocês podem imaginar aspectos negativos dessa colonização? Quais seriam eles?
    1. O texto enfatiza a importância de as colônias e cidades em Marte serem sustentáveis. O que vocês sabem sobre sustentabilidade? Qual é a importância da sustentabilidade para o nosso planeta?
    1. Quando levamos em consideração nossos recursos naturais e a própria água que consumimos, estamos caminhando para a sustentabilidade? Justifiquem sua resposta.
    1. O que vocês pensam sobre a possibilidade de enriquecimento com a conquista do espaço? As ações humanas deveriam ser motivadas pelo desejo de ganhar dinheiro? Por quê? Relacionem suas respostas às discussões realizadas nos itens anteriores.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
  1. éf
Respostas e comentários

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto.

Pré-audição

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1aum: F; computers were very expensive in the 1960s.

1a dois: T

1a três: F; almost nobody had a computer back then.

1bum: F; not every home in Brazil has access to electricity.

1b dois: F; most homes are not equipped with a machine that generates electricity.

1b três: T 1cum: F; modern cell phones can connect to the Internet.

1c dois: T

1c três: T

Think a little more

Dando prosseguimento a esse viés crítico, as questões apresentadas em Think a little more propõem uma reflexão, com base no que foi lido, sobre as relações entre a inovação tecnológica, a colonização de Marte e a sustentabilidade no próprio planeta Terra. Propõem, ainda, a problematização do acúmulo de riqueza como motivação para as ações humanas.

Para ler

professor ou professora, caso deseje se atualizar sobre o tema da exploração espacial, recomendamos a leitura de Gontijo (2018) e de Seedhouse (2013). Sobre a diferença entre jornalismo científico e divulgação científica, recomendamos o artigo de Rojo (2008).

Listening

Objetivo da seção

Familiarizar-se com o gênero palestra por meio da compreensão auditiva.

Esta seção trabalha a compreensão oral de um trecho de uma palestra de divulgação científica. As questões em Before listening buscam ativar o conhecimento prévio acerca do passado e do presente de computadores, telefones celulares e energia elétrica no que diz respeito às suas funcionalidades e ao acesso da população a tais tecnologias, de fórma a facilitar a criação/adoção de um contexto interacional adequado à audição. A formulação de hipóteses, proposta por meio da leitura do título da palestra, inclui a antecipação do tema, gênero, público-alvo e enunciador. Uma fórma de dinamizar a atividade é direcionar a escuta com base nas hipóteses formuladas. Se considerar essa uma boa ideia, escreva no quadro as previsões feitas pelos estudantes quanto ao assunto a ser tratado e outros detalhes do texto a ser ouvido. Depois da escuta, incentive a reflexão sobre o que conseguiram ou não acertar.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero três) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
Ícone de atividade oral.

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Lecture – Parts um and dois

Title: Are governments ready for dynamic future? – Prof. Michio Kaku – WGS 2018

Date: February 12, 2018

Source: World Government Summit

ARE governments ready for dynamic future? – professor Michio Kaku – WGS 2018. World Government Summit. Disponível em: https://oeds.link/s8o0Pg. Acesso em: 22 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

ícone de atividade no caderno
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto. 1:

O fragmento apresentado em Listen to learn dá continuidade a alguns aspectos do texto lido na seção anterior. Por exemplo, mais uma vez se trata de previsões e projeções para o futuro com base na análise do desenvolvimento e do estágio atual de teorias científicas e de sua aplicação. As predições são novamente de autoria de Michio Kaku; no entanto, seu enfoque, no fragmento selecionado, não é sobre a colonização de Marte, mas sim sobre como a evolução da ciência e da tecnologia afetará diversas áreas da vida humana no futuro.

Em Constructing meanings são apresentadas, além de questões voltadas para a compreensão global, seletiva e de inferências, outras com foco no gênero e na situação comunicativa. Estas vão desde a comprovação de hipóteses acerca de enunciador, interlocutor e gênero até a reflexão sobre características comuns aos gêneros orais, como a autocorreção imediatamente após um equívoco.

professor ou professora, este pode ser um bom momento para desconstruir algumas crenças sobre a correção em textos orais. Uma breve discussão acerca de características da oralidade, como a autocorreção, a reformulação do que foi dito, a elipse de determinados fonemas ou grupos de fonemas, a interrupção de uma frase antes de sua conclusão entre outras, pode ser de grande utilidade para a superação da ideia de que a fala seria um espelho da escrita. Esta também pode ser uma boa oportunidade para questionar preconceitos linguísticos e valorizar a diversidade, contribuindo para a educação linguística da turma. Para tanto, vale chamar a atenção para o fato de que mesmo pessoas com alto grau de instrução, ao falarem português no cotidiano, tendem a omitir o r final dos verbos no infinitivo, por exemplo.

Fatos semelhantes acontecem em todas as línguas e não decorrem de seu desconhecimento; ao contrário, são simplesmente marcas da oralidade.

ícone de atividade no caderno
Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. O que vocês acham das previsões de míchíou káku sobre o preço dos computadores no futuro? Vocês conhecem outro item de consumo que tenha passado por esse processo?
    1. Os celulares podem ser comprados por todas as pessoas de uma sociedade. Discutam a afirmação.
    1. Vocês imaginam que a maior parte da população terá à sua disposição o uso de inteligência artificial durante a realização de cirurgias, como previsto? Justifiquem a resposta.
    1. Vocês acham que as previsões realizadas na palestra consideram as diferenças sociais e geográficas? Por quê?

LANGUAGE IN ACTION

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno

1. (página

No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

2a: F; computers will be extremely cheap.

2b: F; computer power will be everywhere, but computers will disappear.

2c: T

2d: T

Objetivos da questão 3: comprovar hipóteses sobre o tema do texto, o gênero discursivo, o interlocutor e o enunciador do texto e refletir sobre estratégias de reformulação e correção.

3a Respostas pessoais.

3b Respostas esperadas: “cheap” was mispronounced as “chip”; after making the mistake, the speaker immediately corrected himself.

3c Resposta esperada: No, we can’t. We only do it when we are speaking.

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com o contexto brasileiro e a experiência pessoal.

1a: Respostas possíveis: televisão, rádio etcétera

Objetivo da questão 1: identificar fórmas e usos de verbos para expressar o futuro: be going to.

Think a little more

A proposta nesta seção é promover uma reflexão crítica acerca das previsões de Kaku e de seus pressupostos. Para tanto, estimulamos a relação entre o que foi ouvido e o contexto dos estudantes, de fórma a levar em conta questões de desigualdades regionais e sociais, não consideradas na fala do cientista. Vale ressaltar que o trecho é apenas um recorte de uma palestra mais longa, na qual, posteriormente, o cientista discute se os governantes estão preparados para lidar com o acesso a tecnologias.

Language in action

Objetivo da seção

Praticar a expressão de ações no futuro com will e going to, bem como o uso de pronomes reflexivos.

Os estudantes são levados a identificar e praticar o uso de will e de going to para expressar o futuro por meio de fragmentos de artigos de jornalismo científico, compreendendo seus usos mais característicos.

No que diz respeito à expressão de reflexividade, acreditamos ser conveniente chamar a atenção para o fato de que ela não se limita aos pronomes, mas pode também ser indicada por palavras compostas ou expressões que contenham o elemento self. Conversar sobre o uso do termo self-service adotado por alguns restaurantes pode ser uma boa estratégia para facilitar a compreensão, caso esse tipo de estabelecimento seja comum em sua localidade.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero oito éle ih um dois) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • (ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
    1. pést.
    2. .
    3. présânt.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

The fragments "what Mars is going to look like" and "humans are going to make it to the red planet" refer to the

  1. past.
  2. future.
  3. present.
    1. ken”.
    2. uil”.
    3. bi gôim tchu”.
ícone de atividade no caderno

2.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Complete the excerpt of a news post below using the verbs in parentheses in the verb forms from the text fragments in question 1.

Reprodução de página de internet.

Dr. Robert Strang, Nova Scotia’s chief medical officer of health.

‘At some point in time, we um espaço para resposta (have) to say we have to move away and accept that the virus that causes COVID dois espaço para resposta (be) around with us,” Strang said in an interview airing Saturday on CBC’s The House.

No matter what our age is, if we’re out and about and in our communities, there’s a strong likelihood that we’ três espaço para resposta (be) exposed and may well get COVID. We have to accept that reality,” he said.

LEARNING to live with COVID: why some experts say it’s time to “manage” the virus. CBC-Radio Canada. 8 janeiro2022. Disponível em: https://oeds.link/dW4W0g. Acesso em: 1 março 2022.

ícone de atividade no caderno

3. página

“They’ll be able to create their own infrastructure.”

    1. pést.
    2. .
    3. présânt.
    1. uil”.
    2. maitchi”.
    3. bi gôim tchu”.
    1. .
    2. .
    3. .
ícone de atividade no caderno

4.

We will have the ability to communicate through thought transmission.”

We will be able to control the weather.”

Space elevators will make space travel cheap and easy.”

Deserts will become tropical forests.”

TWENTY top predictions for life 100 years from now. BBC News, 16 janeiro 2012. Disponível em: https://oeds.link/erC6T1. Acesso em: 22 abril 2022.

Respostas e comentários

1a: dois

1b: III

Objetivo da questão 2: praticar usos e fórmas do futuro be going to.

2: um - are going to have; dois - is going to be; três - ’re going to be

Objetivo da questão 3: identificar fórmas e usos de will para expressar previsões para o futuro.

3a: dois

3b: um

3c: três

4 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 4: praticar o uso de will na fórma negativa.

4 Respostas possíveis: “We will not be able to control the weather.”; “Deserts will not become tropical forests.”

ícone de atividade no caderno

5.

Página em cinza-claro. Texto: Back To The Future Day: six experts predict life in two thousand and forty-five. What, espaço para resposta um, life, espaço para resposta um, be, like in thirty years' time? We asked six forecasters to do better than Back to the future two's predictions. By James Titcomb, Madhumita Murgia. Marcas de supressão. With that in mind, we asked five experts what the world of two thousand and forty-five will look like: Alex Ayad, head of Imperial College London's Tech Foresight Practice. You', espaço para resposta dois, be able, to purchase high-quality emotions online. Marcas de supressão. We, espaço para resposta três, use, invisibility cloaks to “disappear” ugly objects. Marcas de supressão. Oren Etzioni, chief executive of the Allen Institute for Artificial Intelligence AI, Artificial Intelligence, espaço para resposta quatro, find, the answers to many of the humanity's biggest questions. Marcas de supressão. Tamar Kasriel, founder and MD of Futureal, future-focused strategy consultancy. You, espaço para resposta cinco, not, be able, to tell the difference between VR, virtual reality, hoverboards and real hoverboards. Marcas de supressão. Driverless cars , espaço para resposta seis, just , espaço para resposta seis, be, ... cars. Ao lado do texto, fotografia. Personagens do filme Back to the Future Two, interpretados pelos atores Michael J. Fox e Christopher Lloyd, dois homens vistos da cintura para cima. À esquerda, um homem de cabelos lisos castanhos, com jaqueta em marrom e preto, olhando para à direita e segurando nas mãos uma folha branca. À direita dele, um homem de cabelos brancos para trás, de par de óculos em cinza sobre a testa. Ele olha para frente com os olhos bem abertos, blusa de cor branca e por cima, camisa com estampas em azul, branco e lilás. Ele segura nas mãos com aparelho cinza. Ao fundo, parede em verde.Abaixo da foto, a legenda: Back to the Future Two  made several predictions about two thousand and fifteen, with varying success.

TITCOMB, J.; MURGIA, M. Back to the future day: six experts predict life in 2045. The Telegraph. Londres, 21 outubro 2015.

ícone de atividade no caderno
    1. (página107)
    1. (página. 107)
    1. (página107)
ícone de atividade no caderno

7.

Versão adaptada acessível

Atividade 7.

What do the words "ourselves", "themselves" and "itself" refer to in the sentences below?

a. .” (página 105)

Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: praticar o uso de will para expressar previsões para o futuro.

5: um - will... be; dois - ll be able; três - will use; quatro - will find; cinco - will not/won’t be able; seis - will… be.

Objetivo da questão 6: identificar “future time expressions”.

6a Resposta esperada: “by the end of the century”.

6b Resposta esperada: “(early) in the next century”.

6c Resposta esperada: “by 2117”.

Objetivo da questão 7: identificar fórmas e usos de pronomes reflexivos. 7a Resposta esperada: “We”.

  1. .” (de telegráf. , 21 outubro 2015)

c. .” (de telegráf. , 21 outubro 2015)

ícone de atividade no caderno
  1. áison grémer .
    1. .” espaço para resposta (de telegráf. Londres, 21 outubro2015)
    1. espaço para resposta” (de telegráf. Londres, 21 outubro 2015)
    1. espaço para resposta.” (de telegráf. Londres, 21 outubro2015)

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In pairs, you are going to produce an oral presentation of your predictions for the future of means of communication. Remember you have already listened to an example of an oral presentation (a lecture) in Listening.

ícone de atividade no caderno

1.

For the oral production

What is the discursive genre?Oral presentation.

What is the theme?The future of means of communication.

What is the objective?To present your predictions about means of communication for the next century.

At whom is it aimed?The whole class.

How and where is it going to be presented?Through an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno

a. Imaginem como serão os meios de comunicação no próximo século. Vocês acham que todos eles surgirão de aperfeiçoamentos dos meios que já existem hoje ou imaginam que surgirá algo totalmente novo? Se desejarem, busquem informações em trabalhos de cientistas como míchíou káku publicados na internet.

Respostas e comentários

7b Resposta esperada: “Humans”. 7c Resposta esperada: “(the whole of) Hill Valley”.

Objetivo da questão 8: praticar o uso de pronomes reflexivos.

8a: themselves

8b: themselves

8c: itself

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo, as características estilísticas e composicionais da apresentação oral; identificar fórmas e usos de verbos para expressar o futuro; preparar uma versão inicial do roteiro; praticar pronúncia, ritmo e entonação necessários e preparar uma versão inicial da apresentação oral. 1a Resposta pessoal.

Speaking

Objetivo da seção

Planejar e realizar uma apresentação oral de acordo com as características do gênero.

Nesta seção, os estudantes deverão produzir, em duplas, uma apresentação oral – gênero bastante difundido no meio acadêmico e muito próximo, em termos de objetivos e temática, do gênero trabalhado em Listening. As duplas devem planejar, elaborar, revisar e fazer uma apresentação de suas previsões acerca de inovações tecnológicas nos meios de comunicação para o próximo século. Consideramos recomendável pedir aos estudantes que revejam as questões 2 e 3 da seção Time to think. Sugere-se também orientar as duplas a tentar corrigir ou esclarecer pontos da apresentação sempre que sentirem necessidade, sem que para isso seja preciso interrompê-la ou recomeçá-la.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero oito éle ih zero quatro) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
  • (ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
ícone de atividade no caderno

b. Pensem em quais benefícios os meios de comunicação do futuro trarão para as pessoas e para o meio ambiente. Todas as pessoas serão beneficiadas? O acesso aos meios de comunicação e os dispositivos que o possibilitam serão mais baratos? O meio ambiente sofrerá menos impacto com sua produção e descarte?

ícone de atividade no caderno

c. Pensem em ao menos três exemplos de meios de comunicação do futuro. Que nomes eles teriam? Que expressões vocês usariam para descrevê-los? Se tiverem dúvidas, consultem dicionários monolíngues e bilíngues impressos e on láine para pesquisar o vocabulário necessário.

ícone de atividade no caderno
  1. Nas frases a seguir, retiradas do texto lido na seção rídin, identifiquem os verbos utilizados para expressar o tempo futuro. Em seguida, consultem a seção áison grémer e decidam se gostariam de utilizar construções semelhantes em sua apresentação oral.
    1. .” (página 105)
    2. (página 105)
ícone de atividade no caderno

e. Observem as seguintes expressões e decidam se gostariam de utilizar alguma delas em sua apresentação.

Ilustração. Fundo em azul-claro e cinco balões de fala com frases: Balão de fala rosa e texto: in the twenty second century. Balão de fala verde e texto: in the next century. Balão de fala laranja e texto: people will travel, go to. Balão de fala azul e texto: there will be. Balão de fala lilás e texto: in the future.
ícone de atividade no caderno

f. Estabeleçam a sequência em que os meios de comunicação imaginados serão apresentados. Decidam se vocês utilizarão imagens para ilustrar sua apresentação. Em caso afirmativo, busquem imagens adequadas ou façam desenhos.

ícone de atividade no caderno

g. Façam um rascunho de sua apresentação oral para usar como roteiro.

Ícone de atividade oral.

h. Ensaiem a versão inicial de sua produção, prestando atenção à pronúncia, ao ritmo e à entonação de frases e palavras, visando garantir que sua apresentação seja compreendida por todos.

Respostas e comentários

1b Respostas pessoais.

1c Respostas pessoais.

1d um: Resposta esperada: ll (will) see.

1d dois: Resposta esperada: will be.

Para ler

Para uma discussão acerca das aproximações e dos distanciamentos entre fala e escrita em língua portuguesa, mas que traz reflexões relevantes para todas as línguas, recomendamos o livro organizado por Marcuschi e Dionísio (2005).

Ícone de atividade oral.

i. Apresentem a primeira versão do texto para outra dupla e peçam sugestões a respeito do que pode ser melhorado. Anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisam de ajustes.

istép béqui

ícone de atividade no caderno
    • conteúdo adequado ao tema proposto;
    • diversidade de meios de comunicação futurísticos, adequadamente nomeados e descritos;
    • previsão dos benefícios e das possíveis desvantagens desses meios para as pessoas;
    • harmonia entre os elementos verbais e os não verbais (se houver);
    • uso adequado de construções para expressar o futuro;
    • correção e adequação de linguagem, pronúncia, ritmo e entonação.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. O que foi mais fácil nesta unidade? O que foi mais difícil? Dê exemplos e justifique suas respostas.
    1. O que você pensa sobre as previsões feitas ao longo da unidade?
    1. Como você lidou com eventuais dificuldades de compreensão ao longo da unidade?
    1. Comente seu desempenho com relação ao planejamento e à realização da apresentação oral.
    1. De que modo você colaborou com o professor e com os colegas durante as aulas?
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: revisar a produção inicial da apresentação oral.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da apresentação oral.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

1a Resposta esperada: a flying car, a home robot, a flying drone, a superfast train, a humanoid robot and a cyborg.

1b Resposta pessoal.

1c Resposta pessoal.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Reler as imagens das páginas de abertura à luz dos conhecimentos construídos ao longo da unidade.

Esta seção retoma questões de reflexão crítica acerca das relações entre desigualdade social e acesso a inovações tecnológicas. Incentiva, ainda, a escuta de membros mais idosos da comunidade como fórma de aprender sobre a vida e as tecnologias do passado.

professor ou professora, pode ser importante incentivar, de acordo com a realidade da turma, o uso da língua inglesa durante as discussões. Caso haja necessidade, essa é uma oportunidade de auxiliar os estudantes a utilizar estratégias comunicativas, como o uso de paráfrases ou gestos, para compensar eventuais carências de vocabulário ou para esclarecer algum ponto que não tenha sido bem compreendido pelos colegas.

Este pode ser também um bom momento para uma visita a museus de ciências que tematizem a tecnologia (ou a seus sites), como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, em Porto Alegre, e o Museu de Ciência e Tecnologia, em Salvador.

Think it over

Objetivo da seção

Realizar uma autoavaliação da aprendizagem, especialmente no que diz respeito à compreensão escrita de science news articles, à compreensão oral de palestra de divulgação científica e à produção de apresentação oral.

Sugerimos que o foco recaia na compreensão e na produção dos gêneros estudados. Para isso, recomendamos aproveitar o apêndice There is more e as atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, para suprir necessidades de reforço e aprofundamento tanto para toda a turma quanto para estudantes específicos.

Seria interessante aproveitar este momento para verificar a aprendizagem da expressão do futuro em inglês, assunto que será ampliado nas duas próximas unidades.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

We’ll probably see bigger greenhouses developed to grow fruits and vegetables for hungry colonists. Energy infrastructure will be up and running, as well as water treatment and recycling facilities.”

105)

In order for a colony on Mars to truly be sustainable, it will probably need about 160 inhabitants.”

(p. 107)

Computers, for example, will become so [chip] cheap that they will cost maybe a penny a piece. In fact, the word ‘computer’ will disappear from the English language.”

(p. 111; Lecture - Parts I and II)

FUTURE TIME – WILL / FUTURO – WILL

Affirmative form / Afirmativo

Negative form / Negativo

Interrogative form / Interrogativo

I will see it.

I won’t (will not) need it.

Will I disappear?

You will see it.

You won’t (will not) need it.

Will you disappear?

He/She/It will see it.

He/She/It won’t (will not) need it.

Will he/she/it disappear?

We will see it.

We won’t (will not) need it.

Will we disappear?

You will see it.

You won’t (will not) need it.

Will you disappear?

They will see it.

They won’t (will not) need it.

Will they disappear?

O verbo “uil” é usado para fazer previsões gerais sem evidências e para se referir a eventos futuros habituais. Ele também pode ser usado para expressar intenções do falante, além de fazer pedidos e convites.

egzâmpol tchu

No one can accurately predict what Mars is going to look like as the rest of the century unfolds. We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”

105)

FUTURE TIME – BE GOING TO / TEMPO FUTURO – BE GOING TO

Affirmative form / Afirmativo

Interrogative form / Interrogativo

Negative form / Negativo

I’m gonna be all right.

Am I gonna be all right?

I’m not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not be all right.

He’s gonna be all right.
She’s gonna be all right.
It’s gonna be all right.

Is he gonna be all right?
Is she gonna be all right?
Is it gonna be all right?

He’s not gonna be all right.
She’s not gonna be all right.
It’s not gonna be all right.

We’re gonna be all right.

Are we gonna be all right?

We’re not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not gonna be all right.

They’re gonna be all right.

Are they gonna be all right?

They’re not gonna be all right.

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar as fórmas e os usos de will para expressar futuro, as expressões de tempo que indicam futuro e os pronomes reflexivos.

Avalie a conveniência de utilizar jogos para facilitar o trabalho com os conhecimentos sistêmicos desta seção. Uma sugestão é utilizar um jogo com cartas que indiquem um momento no futuro (por exemplo, tomorrow, next week, next month, next year): cada estudante tira uma carta e formula uma frase sobre o futuro com essas palavras ou expressões. Para diversificar a atividade você poderá propor sugestões de sujeito para essas frases, como: nome de um dos estudantes, the world, my city, my friends, computers, medicine, entre outras possibilidades. Isso evitaria o uso do futuro para falar apenas de si mesmos.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero oito éle ih um dois) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • (ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
  • Em linguagem coloquial, a fórma verbal “gointiu” é usualmente substituída pela contração “[gona”.
  • A omissão do verbo “[intchu bi” é menos comum, mas pode acontecer em algumas variedades da língua inglesa.
  • A fórma verbal “bi gôim tchu é usada para falar sobre o futuro. Ela é comumente utilizada para apresentar planos e fazer previsões.
  • As contrações do verbo “tchu bi” podem ser usadas nas fórmas afirmativa (frequência de rádio á êmeár ) e negativa (

by the end of the century,’ says Kaku, ‘perhaps the first [large-scale] settlements.

abre colchetereticênciasfecha colchete he wants a fleet of 1,000 Falcon Heavy rockets abre colchetereticênciasfecha colchete to create the first cities on Mars, perhaps early in the next century.”

(página 107)

FUTURE TIME EXPRESSIONS / EXPRESSÕES DE TEMPO FUTURO

by the end of the decade/century

early in the next decade/century

in 20 years’ time

in the (near) future

in the next decade/century

soon

We just know humans are going to make it to the red planet – and the plan is to stick around and make a new home for ourselves.”

(página 105)

Solar panels will be built into lots of different building materials, so the whole of Hill Valley can quietly and cleanly power itself.”

. 115)

REFLEXIVE PRONOUNS / PRONOMES REFLEXIVOS

Subject pronouns / Pronomes pessoais

Reflexive pronouns / Pronomes reflexivos

I

myself

you

yourself

he

himself

she

herself

it

itself

we

ourselves

you

yourselves

they

themselves

Uma das funções dos pronomes reflexivos é indicar que o resultado de uma ação recai sobre o próprio sujeito que a realizou.

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

CORREA, M. C; BETING, G. Júlio Verne: a incrível viagem. In: Scientific American Brasil (edição especial), volume1, página 1-105, 2006.

FERRAZ, F. S. M. Gêneros da divulgação científica na internet. 2007. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

GONTIJO, I. A caminho de Marte. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (organizador). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica: a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (dis)curso, volume 8, número 3, página 581-612, . 2008.

SEEDHOUSE, E. SpaceX: making commercial spaceflight a reality. New York: Springer, 2013.