iuniti siquis ís dâ uôrld a féir plêis

How inequality is affecting nations’ economic growth

NOLAN, B. How inequality is affecting nations’ economic growth. World Economic Forum, 7 agosto2018. Disponível em: https://oeds.link/JGdSYr Acesso em: 18 julho. 2022.

Retirement incomes will become more unequal, study finds

NOVA, A. Retirement incomes will become more unequal, study finds. CNBC. Englewood Cliffs, Nova Jersey, 7 agosto 2018. Disponível em: https://oeds.link/iNTMAH Acesso em: 22 abril 2022.

Inequality has fallen, says IFS, but levels of grinding poverty are unchanged

MOORE, J. Inequality has fallen, says IFS, but levels of grinding poverty are unchanged. The Independent. Kensington, Londres, 19 julho 2017. Disponível em: https://oeds.link/L3bvYginequality-has-fallen-says-ifs-but-levels-of-grinding-poverty-are-unchanged-a7848561.html. Acesso em: 22 abril2022.

Rising economic inequality should worry us

RISING economic inequality should worry us. Bangor Daily News. Bangor, Maine, 11 março2018.

Courts must fight poverty and inequality in society

OMBOGO, G. Courts must fight poverty and inequality in society. The Saturday Standard. Nairóbi, Quênia, 19 agosto 2018.

Respostas e comentários

UNIT 6

professor ou professora

O objetivo desta unidade é levar os estudantes a refletir sobre a desigualdade social nos planos local e global, com ênfase na reflexão sobre os estereótipos e na necessidade de combatê-los, por meio do trabalho com os gêneros notícia, reportagem e entrevista.

A fim de garantir que textos mais extensos possam ser integralmente trabalhados, escolhemos uma reportagem multimídia, que contém texto verbal, imagens e vídeo, como o texto principal da unidade. O trabalho com essa reportagem está dividido entre duas subseções de leitura (Tasks 2 e 3 de Reading) e uma de audição.

A temática ajuda os estudantes a atuar como cidadãos ativos e a respeitar uns aos outros. Assim, terão a oportunidade de repensar suas próprias identidades, valorizando a diversidade cultural e social.

Ao abordar tais questões, a unidade dialoga com a área de Ciências Humanas, especialmente com Geografia. Promove-se, ainda, a interdisciplinaridade com Matemática, principalmente na compreensão dos dados estatísticos sobre a desigualdade.

As páginas de abertura reproduzem manchetes de jornais de diversos países, todas tendo a desigualdade como tema. Elas foram escolhidas para demonstrar que esse é um fenômeno mundial. Pode ser interessante pedir aos estudantes que tragam exemplos de manchetes em português que falem sobre o mesmo tema para comparar com as presentes nas páginas de abertura e, assim, ampliar a discussão. Caso julgue conveniente, é possível antecipar as perguntas propostas na seção Pit stop.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

How rising inequality hurts everyone, even the rich

INGRAHAM, C. How rising inequality hurts everyone, even the rich. The Washington Post. Washington D.C., Estados Unidos da América, 6 fevereiro 2018.

Study: Minorities Labeled Learning Disabled Because of Social Inequalities

LARDIERI, A. Study: minorities labeled learning disabled because of social inequalities. U.S. News. Washington, D.C., Estados Unidos da América, 21 agosto 2018. Disponível em: https://oeds.link/7O3982 Acesso em: 22 abril 2022.

Inequality is under attack – but what should equality really look like?

LITTLER, J. Inequality is under attack – but what should equality really look like? The Guardian. Londres, 4 janeiro 2018.

Economic stagnation and inequality writ large in the school of monopoly capital

ABOOBAKER, A. Economic stagnation and inequality writ large in the school of monopoly capital. Business Day. Joanesburgo, 4 agosto 2018.

Inequality falls as low earners’ wage growth outstrips the rich

WALLACE, T. Inequality falls as low earners’ wage growth outstrips the rich. The Telegraph. Londres, 26 julho 2018.

Headlines about inequality around the world.

Gêneros discursivos: notícia, reportagem e entrevista.

Tema: desigualdade social no mundo.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos notícia, reportagem e entrevista;
  • refletir sobre as fórmas e as consequências da desigualdade social.
Respostas e comentários

Pode-se ressaltar a extensão global do fenômeno da desigualdade, a relevância de reflexões sobre desigualdades entre países e as relações coloniais e pós-coloniais de exploração e opressão que são parte da explicação para a diferença econômica entre os diversos países do mundo. Tais reflexões podem contribuir para uma visão crítica que fuja da supervalorização dos países desenvolvidos, enquanto os países em desenvolvimento e, principalmente, suas populações, são desvalorizados. Portanto, é importante mostrar como o estigma social pode ser consequência das desigualdades. Acreditamos que a abordagem dessas questões, proporcionada pelo tema da unidade, pode contribuir para que os estudantes tenham um comportamento mais respeitoso em relação ao outro e uma visão mais positiva de si e de sua comunidade.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Fala.
Gráfico. Um triângulo dividido em quatro camadas, representando uma pirâmide com as seguintes informações: number of adults, percent of world adults, wealth range, e total wealth. Na camada maior da pirâmide, na parte de baixo, vemos as seguintes informações: number of adults whose wealth range is below ten thousand dollars: three billion, four hundred and seventy-four billion, or seventy point one percent of the world adults). This represents two point seven percent of the world total wealth, or seven trillion, six billion American dollars. Na camada acima desta, em tamanho menor, vemos as seguintes informações: number of adults whose wealth range is between ten thousand dollars and one hundred thousand dollars: one trillion, fifty-four billion, or twenty one point three percent of the world adults). This represents eleven point six percent of the world total wealth, or thirty-two trillion, five hundred billion American dollars. A próxima camada traz as seguintes informações: number of adults whose wealth range is between one hundred thousand dollars and one million dollars: three hundred million, or seven point nine percent of the world adults). This represents thirty-nine point seven percent of the world total wealth, or one hundred and eleven trillion, four hundred billion American dollars. E o topo da pirâmide traz as seguintes informações: number of adults whose wealth range is over one million dollars: thirty-six million, or zero point seven percent of the world adults. This represents forty-five point nine percent of the world total wealth, or one hundred twenty-eight trillion, seven hundred billion American dollars.

DAVIES, J.; LLUBERAS, R.; SHORROCKS, A. Global Wealth Report 2017. Zurique: Credit Suisse Research Institute, 2017. página 21.

Did you know?

tê érri êni equivale a trílhân e ême equivale a .

II.

Gráfico. Uma linha pontilhada na diagonal, para cima à direita.  À  esquerda, dados de: Index of health and social problems. Acima: Worse e abaixo: Better.  Na horizontal, dados: Income inequality, à esquerda: Low e à direita: High.  Na ponta esquerda, na parte inferior: Better, Low: Japan. Da esquerda para à direita, subindo: Norway, Sweden, Finland, Belgium, Netherlands, Switzerland, Denmark, Germany, Spain, Austria, Canada, France, Australia, Italy, Ireland, Greece, New Zealand, UK, Portugal. Na ponta da direita, USA em High.

WILKINSON, R.; PICKETT, K. The Spirit Level: Why More Equal Societies Almost Always Do Better. Londres: Allen Lane, 2009.

  1. Decidam se as frases são () ou éf ().
    1. O gráfico um mostra como se distribui a renda nos Estados Unidos da América.
    2. O gráfico dois compara os níveis de saúde e de problemas sociais em diferentes países.
    3. O gráfico dois compara países que apresentam níveis semelhantes de desigualdade de renda.
    4. O gráfico um revela que há uma pequena diferença de renda entre o topo e a base da pirâmide.
    5. O gráfico um mostra que a riqueza está concentrada nas mãos de um pequeno grupo de milionários.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade. 1a um: F

1a dois: T

1a três: F

1a quatro: F

1a cinco: T

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio sobre a desigualdade social.

Os gráficos presentes nesta seção visam a mostrar em números a desigualdade social. Neste momento, é importante verificar se os estudantes conseguem compreender os dados apresentados nos textos. Caso tenham dificuldades, avalie a necessidade de dar apoio para a leitura dos gráficos em fórma de pirâmide e com dois eixos. Alguns símbolos matemáticos são usados, como < (menor que), > (maior que), % (porcentagem), e a turma pode tentar identificar esses elementos antes de passar às perguntas. O objetivo dessas representações é mostrar que a riqueza está concentrada nas mãos de um grupo muito pequeno, e que países com maior desigualdade sofrem diversas consequências, como problemas sociais e de saúde.

Recomendamos aproveitar esta seção para tentar perceber as principais dificuldades dos estudantes e avaliar a necessidade de ampliar conhecimentos que serão requeridos em outros momentos da unidade.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
  1. De acordo com o gráfico dois, quais são os três países
    1. que revelam maior desigualdade de renda?
    2. que possuem o maior número de problemas sociais e de saúde?
  1. O que as respostas à questão 1b revelam sobre a relação entre desigualdade, saúde e problemas sociais?
  1. Na opinião de vocês, e de fórma desigual no Brasil? Comparem as suas respostas com as dos colegas.
    1. lazer
    2. comida
    3. moradia
    4. educação
    5. transporte público
    6. tratamento médico
    7. instalações esportivas
    8. oportunidades de emprego

e. Como vocês diriam em inglês os itens listados na questão 1d? Caso não saibam, consultem um dicionário ou peçam ajuda aos colegas ou ao professor.

Ícone. Fala.

2.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Reprodução de página da internet.  Na parte superior, título em preto à esquerda: RioOnWatch.

Broken Connection Part 1: When There Is No Internet Access

Fotografia. Menina vista da cintura para cima, de cabelos longos em roxo, de blusa de frio de mangas compridas, de gorro em verde. Ela olha para frente, sorrindo, com as mãos para cima. Ao fundo, local com moradias aglomeradas, uma sobre a outra, inacabadas.

Martina [rapper MC Martina, who lives in Complexo do Alemão, Rio de Janeiro] is not alone. The disconnected reality in which she lives is very common in Brazil: 70 million people in the country do not have internet access. This lack of connectivity affects both rural and urban areas and is experienced mainly by the poorest population.

Cetic’s 2015 Household ICTs study conducted interviews about internet access with people from different classes. You can see their answers below:

Gráficos com barras na horizontal identificadas com as letras A, B, C e D E.  Logo abaixo, legenda: Azul-claro: Yes, Rosa: No, Preto: not available, Cinza: Doesn’t know, Branco: No answer. Barra A: Yes: ninety seven percent, No: three percent Barra B:  Yes: eighty percent, No: twenty percent Barra C: Yes: forty-seven percent, No: fifty-three percent Barra D, E: Yes: fifteen percent, No: eighty-five percent

DATA_LABE. Broken Connection Part 1: When There Is No Internet Access. RioOnWatch: community report on Rio. Rio de Janeiro, 22 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/Iu5VuO. Acesso em: 23 abril 2022.

Did you know?

Há muitas maneiras de classificar economicamente a população. No Brasil, é usado um sistema que agrupa as pessoas em classes A, B, C, D e E. Esse sistema, desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, classifica os domicílios brasileiros de acordo com variáveis como grau de instrução do chefe de família, acesso a serviços públicos (água encanada, rua pavimentada) e número de eletrodomésticos (como máquina de lavar roupa, geladeira etcétera) na residência.

Respostas e comentários

1b um: Resposta esperada: Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.

1b dois: Resposta esperada: Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.

1c Resposta esperada: países com maiores níveis de desigualdade de renda possuem mais problemas sociais e de saúde.

1d Respostas pessoais.

1e Resposta esperada: leisure, food, housing, education, public transportation, medical treatment, sporting facilities, employment opportunities.

Objetivo da questão 2: identificar informação específica no texto.

2 Resposta esperada: classes A and B are “the connected”, as they have internet access; classes C, D and E are “the disconnected”.

Apesar desta seção se apresentar em língua portuguesa, o que facilita a troca de informações e a ativação do conhecimento prévio sobre o tema da unidade, sugerimos que você, professor ou professora, caso considere pertinente, aproveite esta oportunidade para apresentar itens lexicais que possam ser do interesse de seus estudantes, e que venham a aparecer nos textos da seção Reading ou que pertençam ao campo lexical da unidade. Tal escolha poderá aumentar as chances de retenção do vocabulário e facilitar a compreensão dos textos a serem trabalhados.

Para ler

Caso queira ler mais sobre a desigualdade e as respostas de moradores de favelas a esse problema, sugerimos Meirelles e Athayde (2014). Recomendamos também o livro organizado por Lara e Limberti (2015), que apresenta artigos de Maingueneau, Charaudeau e Possenti, entre outros autores, sobre questões discursivas e desigualdade social.

Ícone. Fala.
    1. Onde moram os brasileiros desconectados?
    1. Na opinião de vocês, quais são as desvantagens de ser desconectado da internet para artistas como a êmi sí Martina?
    1. Quais são as consequências de ser desconectado da internet para pessoas comuns?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone. Fala.
  1. ríd tchu lârn.
ícone de atividade no caderno
  1. ríd tchu lârn
ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Reprodução de página da internet. Na parte superior, à esquerda, logotipo redondo com pontos pequenos em laranja e título: REUTERS.  Na parte superior, texto: World, Business, Markets, Politics, TV. Mais abaixo, menus: Detained in Myanmar, Energy & Environment, Brexit, North Korea, Charged: The Future of Autos, Future of Money, Breakingviews. Texto: BUSINESS NEWS JANUARY 19, 2015 / 8:02 AM Richest 1 percent will own more than the rest by 2016: Oxfam LONDON (Reuters) – More than half the world’s wealth will be owned by just one percent of the population by next year as global inequality soars, anti-poverty charity Oxfam said on Monday.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: identificar informação explícita no texto; ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a Resposta esperada: tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas.

3b Resposta pessoal. Resposta possível: dificuldade de divulgar o próprio trabalho, falta de acesso à informação e a serviços.

3c Resposta pessoal. Resposta possível: falta de acesso à informação e a serviços.

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero notícia.

1: a; b

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2 Resposta pessoal.

Leitura

Reprodução de página da internet. Na parte superior, à esquerda, logotipo redondo com pontos pequenos em laranja e título: REUTERS.  Na parte superior, texto: World, Business, Markets, Politics, TV. Mais abaixo, menus: Detained in Myanmar, Energy & Environment, Brexit, North Korea, Charged: The Future of Autos, Future of Money, Breakingviews. Texto: BUSINESS NEWS JANUARY 19, 2015 / 8:02 AM Richest 1 percent will own more than the rest by 2016: Oxfam LONDON (Reuters) – More than half the world’s wealth will be owned by just one percent of the population by next year as global inequality soars, anti-poverty charity Oxfam said on Monday. À esquerda do texto, número um em magenta.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora e diferentes estratégias para ler textos dos gêneros discursivos notícia e reportagem.

Task 1

Os gêneros jornalísticos focalizados têm em comum características típicas de textos informativos, como descrições, relatos de eventos passados e a apresentação de informações por meio de discurso relatado, seja direto ou indireto. Mas há distinções relevantes entre os dois gêneros, como o foco em um evento principal, no caso da notícia, e a apresentação mais detalhada de contexto, histórico e múltiplas perspectivas, no caso da reportagem.

Nesta seção, ao abordar o crescimento das desigualdades sociais, optamos por trabalhar com o gênero notícia, por ser mais sucinto e menos complexo linguisticamente do que a reportagem. Esse texto foi escolhido por tratar de um relatório elaborado por uma organização que atua na luta contra desigualdades e de sua intervenção em um encontro de empresários e políticos de países ricos, o Fórum Econômico Mundial. A notícia, publicada em 2015, aborda um relatório que seria apresentado no Fórum com uma previsão sobre a desigualdade social em 2016 (naquele momento, um tempo futuro), propiciando um primeiro contato de seus estudantes com as fórmas de se referir ao futuro e com com o contexto em que são usadas.

As questões propostas em Before reading ativam o conhecimento prévio dos estudantes sobre o gênero notícia, já trabalhado na Unidade 5 do volume do 7º ano, e propõem a construção de hipóteses sobre o texto a ser lido. Sugerimos que avalie se seria pertinente introduzir, já na questão 2, uma discussão acerca do termo “favela”. Em alguns contextos, o seu uso tem sido evitado, sendo considerado pejorativo. Discutir se essa leitura seria preconceituosa pode ser válido, uma vez que apresenta o termo usado desde princípios do século vinte para associar tais comunidades a algo negativo.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
Página da internet. Continuação do texto da página anterior: In a report released ahead of this week's annual meeting of the international elite at Davos in Switzerland, Oxfam said the top tier had seen their share of wealth increase from forty-four percent in two thousand and nine to forty-eight percent in two thousand and fourteen. On current trends, it will exceed fifty percent in two thousand and sixteen. The charity's executive director, Winnie Byanyima, who is co-chairing the World Economic Forum meeting in Davos, said an explosion in inequality was holding back the fight against poverty. “Do we really want to live in a world where the one percent own more than the rest of us combined?” she said on Monday. “Business as usual for the elite isn't a cost-free option. Failure to tackle inequality will set the fight against poverty back decades. The poor are hurt twice by rising inequality  they get a smaller share of the economic pie and because extreme inequality hurts growth, there is less pie to be shared around.” Oxfam said it would call for action to tackle rising inequality at the Davos meeting, which starts on Wednesday, including a crackdown on tax dodging by corporations and progress toward a global deal on climate change. The richest eighty individuals in the world had the same wealth as the poorest fifty percent of the entire population, some three point five billion people, Oxfam said. This was an even bigger concentration at the top than a year ago, when half the world's wealth was in the hands of eight-five of the ultra-rich. Marcas de supressão. Reporting by Paul Sandle; editing by Crispian Balmer"

RICHEST 1 percent will own more than the rest by 2016: Oxfam. Reuters. Londres, 19 janeiro 2015. Disponível em: https://oeds.link/3aWGSn. Acesso em: 23 abril2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
  1. .
Respostas e comentários
Página da internet. Continuação do texto da página anterior: In a report released ahead of this week's annual meeting of the international elite at Davos in Switzerland, Oxfam said the top tier had seen their share of wealth increase from forty-four percent in two thousand and nine to forty-eight percent in two thousand and fourteen. À esquerda do texto, número dois em magenta. On current trends, it will exceed fifty percent in two thousand and sixteen. À esquerda do texto, número três em magenta. The charity's executive director, Winnie Byanyima, who is co-chairing the World Economic Forum meeting in Davos, said an explosion in inequality was holding back the fight against poverty. À esquerda do texto, número quatro em magenta. “Do we really want to live in a world where the one percent own more than the rest of us combined?” she said on Monday. À esquerda do texto, número cinco em magenta. “Business as usual for the elite isn't a cost-free option. Failure to tackle inequality will set the fight against poverty back decades. The poor are hurt twice by rising inequality  they get a smaller share of the economic pie and because extreme inequality hurts growth, there is less pie to be shared around.” À esquerda do texto, número seis em magenta. Oxfam said it would call for action to tackle rising inequality at the Davos meeting, which starts on Wednesday, including a crackdown on tax dodging by corporations and progress toward a global deal on climate change. À esquerda do texto, número sete em magenta. The richest eighty individuals in the world had the same wealth as the poorest fifty percent of the entire population, some three point five billion people, Oxfam said. This was an even bigger concentration at the top than a year ago, when half the world's wealth was in the hands of eight-five of the ultra-rich. Marcas de supressão. À esquerda do texto, número oito em magenta. Reporting by Paul Sandle; editing by Crispian Balmer"

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas e inferir o sentido de expressão no texto.

1a Resposta esperada: World Economic Forum in Davos, Switzerland.

1b: três

1c um: in 2009

1c dois: in 2014

1c três: in 2016

1d: dois

As questões presentes em Constructing meanings cobrem várias dimensões da compreensão, incluindo a identificação das principais pessoas e organizações mencionadas no texto e da representação de falas por meio de discurso direto e indireto. professor ou professora, considere a possibilidade de aprofundar a discussão sobre essa característica composicional de gêneros informativos, chamando a atenção para sua função de dar credibilidade às informações e motivando a reflexão sobre quem tem voz no texto. Também é importante ressaltar os efeitos de sentido decorrentes da reprodução literal ou da paráfrase do que foi dito.

Já que a reportagem trata de um contexto internacional, pode ser interessante comparar esse contexto com alguma situação brasileira, de preferência algo que seja recente no momento da utilização desta unidade com a turma.

ícone de atividade no caderno

Oxfam  Paul Sandle  World Economic Forum

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone. Fala.

1.

stigma noun If you say that something has a stigma attached to it, you mean that people consider it to be unacceptable or a disgrace, and you think this is unfair. … the stigma attached to mental illness.

STIGMA. In: COLLINS Cobuild New Student’s Dictionary. segunda ediçãoGlasgow: HarperCollins Publishers, 2002.

Ícone. Fala.

2. .

Ilustração. Fundo em bege-claro, com texto colorido: hashtag StopFavelaStigma.
  1. rréchitégui (cerquilha, sustenido)

d. ríd tchu lârn

ríd tchu lârn
Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e inferir sentido de expressão no texto.

2a um Resposta esperada: Oxfam.

2a dois Resposta esperada: Paul Sandle.

2a três Resposta esperada: World Economic Forum.

2b: dois

Pré-leitura

1 Respostas esperadas: a negative meaning, because it has to do with disapproval. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema do texto.

2 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio; refletir sobre o tema e formular hipóteses sobre o texto.

2c Resposta possível: social networks, schools, buses.

2d Resposta possível: NGOs, artists, youths, music groups.

Leitura

Task 2

Esta seção destaca o contexto brasileiro e o estigma sofrido por moradores de favelas. A questão 1 de Before reading provoca uma discussão sobre a definição da palavra stigma e constrói, assim, as bases para a compreensão da pesquisa apresentada na reportagem de Read to learn. Na questão 2, busca-se romper com a lógica de representações negativas das favelas, levando os estudantes a refletir sobre tais representações como fórmas de preconceito. A questão também estimula os estudantes a pensar sobre os espaços on-line e off-line como campos de participação social, partindo da reflexão sobre uma hashtag.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Fotografia. Na parte superior, título em preto à esquerda: RioOnWatch. Abaixo, texto com título 'Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study'. Corpo do texto: Nongovernmental organizations in Rio's favelas that work with art, culture, sport and civic engagement provide structures that allow young people to escape a career of crime and, by actively showing that drugs, violence and crime are far from dominant elements in favela culture, challenge dominant stereotypes in mainstream society. These are some of the findings of Underground Sociabilities, an inter-institutional research project from London School of Economics with AfroReggae and CUFA. Sociability refers to the “play-form of social life and the joy and imagination that accompany the experience of the social.” The study examines favela life and focuses on how bottom-up NGOs can “rewrite favela environments and establish lines of communication and exchange between marginalized communities and mainstream society.” Led by LSE social and cultural psychology professor Sandra Jovchelovitch, the ethnographic and multi-method study based on extensive fieldwork in Cantagalo (South Zone), City of God (West Zone), Madureira and Vigário Geral (North Zone), was conducted between October two thousand and nine and April two thousand and ten. The research identifies various facets of favela life: life stories marked by hardship, suffering and hard work; the centrality of the drug trade; the police as the only face of the state; family as central yet unstable; the importance of religion & faith and conviviality & enjoyment; and the necessary role played by organizations that provide support structures and protect against marginalization. Strong social cohesion in favelas and the paradox that, although residents live in fear of the drug gangs and police, they feel safer in their own communities than in the city and are reluctant to cross favela/asphalt borders are striking findings that point to the stigma and discrimination faced by favela residents. According to Underground Sociabilities, NGOs provide models of resistance, providing the possibility for self-development and pushing positive favela representations into the mainstream.

CLARKE, Felicity. Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study. RioOnWatch: Community report on Rio. Rio de Janeiro, 17 setembro2012. Disponível em: https://oeds.link/y55bGd. Acesso em: 23 abril 2022.

Did you know?

  • A cúfa (Central Única das Favelas), fundada em 1999 no Rio de Janeiro, é uma organização que promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania em favelas.
  • O Grupo Cultural áfroréguei, fundado em 1993 no Rio de Janeiro, é uma organização que tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e combater o preconceito, utilizando a arte e a cultura como instrumentos para a transformação social.
Respostas e comentários
Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Fotografia. Na parte superior, título em preto à esquerda: RioOnWatch. Abaixo, texto com título 'Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study'. Corpo do texto: Nongovernmental organizations in Rio's favelas that work with art, culture, sport and civic engagement provide structures that allow young people to escape a career of crime and, by actively showing that drugs, violence and crime are far from dominant elements in favela culture, challenge dominant stereotypes in mainstream society. These are some of the findings of Underground Sociabilities, an inter-institutional research project from London School of Economics with AfroReggae and CUFA. Sociability refers to the “play-form of social life and the joy and imagination that accompany the experience of the social.” À esquerda do parágrafo, número um em magenta. The study examines favela life and focuses on how bottom-up NGOs can “rewrite favela environments and establish lines of communication and exchange between marginalized communities and mainstream society.” À esquerda do parágrafo, número dois em magenta. Led by LSE social and cultural psychology professor Sandra Jovchelovitch, the ethnographic and multi-method study based on extensive fieldwork in Cantagalo (South Zone), City of God (West Zone), Madureira and Vigário Geral (North Zone), was conducted between October two thousand and nine and April two thousand and ten. The research identifies various facets of favela life: life stories marked by hardship, suffering and hard work; the centrality of the drug trade; the police as the only face of the state; family as central yet unstable; the importance of religion & faith and conviviality & enjoyment; and the necessary role played by organizations that provide support structures and protect against marginalization. À esquerda do parágrafo, número três em magenta. Strong social cohesion in favelas and the paradox that, although residents live in fear of the drug gangs and police, they feel safer in their own communities than in the city and are reluctant to cross favela/asphalt borders are striking findings that point to the stigma and discrimination faced by favela residents. According to Underground Sociabilities, NGOs provide models of resistance, providing the possibility for self-development and pushing positive favela representations into the mainstream. À esquerda do parágrafo, número quatro em magenta.

Conforme mencionado anteriormente, o texto de Read to learn é extenso, como é característico do gênero reportagem; por essa razão, optamos por dividi-lo em duas Tasks. Escolhemos uma reportagem produzida no Brasil, retratando a situação brasileira, para facilitar o engajamento ativo da turma com o texto.

constrãquitchion minins
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tésk thri

bifór rídin
Ícone. Fala.
Respostas e comentários

Compreensão leitora Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.

1: c; d; e; f

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas no texto e características composicionais do gênero reportagem.

2a Resposta esperada: the London School of Economics research project.

2b Resposta esperada: LSE social and cultural psychology professor.

Objetivo da questão 3: inferir o sentido de palavras no texto.

3a: dois

3b: quatro

3c: três

3d: um

Objetivo da questão 4: identificar informações específicas no texto.

4a Resposta esperada: drug gangs and the police.

4b Resposta esperada: because in the city they suffer from stigma and discrimination.

Pré-leitura 1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

As questões de Constructing meanings buscam evidenciar aspectos do conteúdo da reportagem e retomam uma das características próprias de gêneros jornalísticos, focalizando a fonte das informações e sua identificação no texto. Considere a possibilidade de discutir com os estudantes a relevância que o fato de as informações apresentadas serem baseadas em uma pesquisa coordenada pela professora Sandra Jovchelovitch pode ter para a credibilidade da reportagem.

Task 3

Esta Task apresenta a segunda parte da reportagem cuja leitura foi iniciada na Task 2, e a questão de Before reading busca explorar a construção de hipóteses sobre a continuidade do texto.

ríd tchu lârn
  1. tésqui tchurídin

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 2

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Fotografia. Grupo de homens em um palco, tocando instrumentos diversos. À frente, três homens negros, de cabelos pretos e crespos, dois deles com cavanhaque. Eles estão usando regata em verde, bege, calça bege e baquetas de madeira batendo sobre instrumentos pequenos quadrados em rosa, vermelho e linhas coloridas. Dois da direita, se entreolham sorrindo. Ao fundo, outros homens tocando instrumentos de corda. Em segundo plano, parede com pequenos pontos coloridos.  Na parte superior, título em preto à esquerda: RioOnWatch. Abaixo, texto: Both AfroReggae and CUFA promote social inclusion through a variety of cultural and social activities. They were founded in the nineteen nineties, at the height of violence in Rio's favelas, and work to provide opportunities, transform socialrealities through culture, mediate conflicts and communicate to wider society. Members include hip hop artists, CUFA was founded by MV Bill, and former drug gang members who frequently speak of their experiences and the route to positive self-fulfillment offered by the organizations and their activities. At the study launch in Cantagalo on Thursday of last week, members of both organizations spoke along with academics from different disciplines, police officials and security specialists to a mixed audience of favela residents, intellectuals, NGO workers and others. AfroReggae's Washington Rimas, Feijão, and José Júnior and CUFA's Nega Gizza and Celso Athayde all inspired with individual stories of resistance and hope delivered with the affable humor andplayfulness that the study identifies as a central feature of favela culture. While recognizing the problems and challenges faced by Rio's favela residents, the seminar's speakers reflected an overall sentiment of hope as represented in the activities to make visible the hidden sociabilities of marginalized communities and how residents and organizations are actively reshaping the dominant image of the favela. As LSE urban geography professor Gareth Jones said in the Urban Borders, Mediations and New Social Actors section of the seminar, these communities “are not just rejecting the social identity given, but moving towards the social identity they want."

CLARKE, F. Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study. RioOnWatch: Community report on Rio. Rio de Janeiro, 17 setembro 2012. Disponível em: https://oeds.link/y55bGd. Acesso em: 23 abril 2022.

Respostas e comentários

Leitura

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Fotografia. Grupo de homens em um palco, tocando instrumentos diversos. À frente, três homens negros, de cabelos pretos e crespos, dois deles com cavanhaque. Eles estão usando regata em verde, bege, calça bege e baquetas de madeira batendo sobre instrumentos pequenos quadrados em rosa, vermelho e linhas coloridas. Dois da direita, se entreolham sorrindo. Ao fundo, outros homens tocando instrumentos de corda. Em segundo plano, parede com pequenos pontos coloridos.  Na parte superior, título em preto à esquerda: RioOnWatch. Abaixo, texto: Both AfroReggae and CUFA promote social inclusion through a variety of cultural and social activities. They were founded in the nineteen nineties, at the height of violence in Rio's favelas, and work to provide opportunities, transform socialrealities through culture, mediate conflicts and communicate to wider society. Members include hip hop artists, CUFA was founded by MV Bill, and former drug gang members who frequently speak of their experiences and the route to positive self-fulfillment offered by the organizations and their activities. À esquerda do parágrafo, número cinco em magenta. At the study launch in Cantagalo on Thursday of last week, members of both organizations spoke along with academics from different disciplines, police officials and security specialists to a mixed audience of favela residents, intellectuals, NGO workers and others. AfroReggae's Washington Rimas, Feijão, and José Júnior and CUFA's Nega Gizza and Celso Athayde all inspired with individual stories of resistance and hope delivered with the affable humor andplayfulness that the study identifies as a central feature of favela culture. À esquerda do parágrafo, número seis em magenta. While recognizing the problems and challenges faced by Rio's favela residents, the seminar's speakers reflected an overall sentiment of hope as represented in the activities to make visible the hidden sociabilities of marginalized communities and how residents and organizations are actively reshaping the dominant image of the favela. As LSE urban geography professor Gareth Jones said in the Urban Borders, Mediations and New Social Actors section of the seminar, these communities “are not just rejecting the social identity given, but moving towards the social identity they want." À esquerda do parágrafo, número sete em magenta.

A parte apresentada em Read to learn acrescenta detalhes sobre movimentos culturais e sociais das favelas.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
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ícone de atividade no caderno
    1. )
    1. )
ícone de atividade no caderno

4.

ícone de atividade no caderno
  1. .
      1. .
      2. .
      1. .
      2. chórt.
Respostas e comentários

Compreensão leitora Objetivos da questão 1: identificar informações específicas no texto e fazer inferências.

1a: dois

1b: um

1c: quatro

1d: três

2 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 2: fazer inferências.

2a Resposta possível: because they are changing perceptions, building new social identities, resisting, transforming lives.

2b Respostas possíveis: at a community center or a place for events; AfroReggae; samba, reggae.

Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero reportagem.

3: c; d

Objetivo da questão 4: refletir sobre características composicionais do gênero reportagem.

4 Resposta pessoal. Resposta possível: because it draws the attention of the reader, better showing the impact of the NGOs’ work.

Objetivo da questão 5: identificar características composicionais do gênero reportagem.

5a: dois

5b: um

Em Constructing meanings, busca-se suscitar a reflexão sobre o impacto do trabalho feito por ONGs em favelas, tanto para os participantes dos projetos quanto para a modificação do senso comum acerca da cultura dessas comunidades. As questões também convidam os estudantes a identificar o vínculo entre o texto verbal e a imagem que o acompanha. As reflexões se baseiam também na atuação desses movimentos dentro e fóra das favelas, sendo parte de seu trabalho fazer uma ponte entre esses dois mundos separados pela desigualdade social.

Pretende-se, ainda, retomar os conhecimentos já adquiridos sobre o gênero reportagem. professor ou professora se julgar conveniente, proponha uma discussão sobre as principais características dos gêneros notícia e reportagem, com base nos textos trabalhados em Reading, buscando identificar, de um lado, os elementos que os distinguem e, de outro, os elementos em comum. Cabe salientar, no entanto, que no jornalismo contemporâneo nem sempre esses dois gêneros são separados de fórma rígida.

    1. .
    1. .
    2. .
think a lítol mór
Ícone. Fala.
  1. .
    1. Em que países vocês acham que a desigualdade social é mais acentuada? Por quê?
    1. Como a discriminação está associada à desigualdade social?
    1. Quais ações vocês consideram válidas para combater a desigualdade social? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês conhecem organizações que promovam atividades sociais em sua região? Quais? Vocês consideram essas atividades importantes? Por quê?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

ícone de atividade no caderno
ícone de atividade no caderno
Ícone. Fala.
    1. mêinstrim
    1. pêintin
Respostas e comentários

5c: um

5d: um

Pós-leitura

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e sobre o gênero reportagem e relacionar o texto com a experiência pessoal.

Pré-audição

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a: um

1b: três

1c: dois

2 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

3 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto.

Think a little more

As questões de Think a little more focam o desenvolvimento de reflexões que relacionam o conteúdo dos textos com a experiência pessoal dos estudantes, procurando colocá-los como protagonistas na identificação das desigualdades na sociedade brasileira e na luta contra elas, principalmente no que se refere às diversas fórmas de discriminação associadas a elas.

Para ler

Caso queira ampliar seus conhecimentos sobre os gêneros jornalísticos, sugerimos os livros de Garrison (2009) e de Granato (2002), bem como o texto de Bonini (2009). Para uma abordagem discursiva dos gêneros jornalísticos, recomendamos o capítulo de Charaudeau (2013).

Listening

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão oral por meio da audição de uma entrevista sobre o tema da unidade descrevendo o trabalho desempenhado pelo AfroReggae e pela CUFA.

As questões de Before listening visam a explorar principalmente a construção de hipóteses e o vocabulário relacionado ao tema do texto como fórma de preparar os estudantes para o conteúdo que vai ser ouvido.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero oito éle ih zero três) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

líssen tchu lârn

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

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Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Interview – Parts um, dois and três

Title: LSE Research: Underground Sociabilities – Identity and Culture in Rio’s Favelas

Date: August 1st, 2012

Source: London School of Economics and Political Science (LSE)

CLARKE, F. Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study. RioOnWatch: Community report on Rio. Rio de Janeiro, 17 setembro 2012. Disponível em: https://oeds.link/y55bGd. Acesso em: 23 abril 2022.

Did you know?

sôuchiol quépitol se refere aos valores e interesses compartilhados em sociedade e que facilitam a cooperação dentro de um grupo ou entre grupos.

constrãquitchion minins

Ícone. Áudio.
ícone de atividade no caderno
      1. Trâst
      2. cûltiur
Ícone. Áudio.
ícone de atividade no caderno
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.

1a:

1b:

Objetivos da questão 2: fazer inferências e identificar informações específicas, explícitas e implícitas no texto.

2a: dois

2b:um

2c Resposta esperada: AfroReggae and CUFA.

2d:

2e Resposta pessoal. Resposta possível: people inside and outside the favelas, people from different social classes and ethnic groups, people with different beliefs.

2f Resposta esperada: they perform in the favelas and in the mainstream.

O texto de Listen to learn é uma entrevista que integra a reportagem trabalhada nas Tasks 2 e 3 de Reading. Uma especificidade desse texto, como nos anteriores, é o uso de vocabulário menos corrente e de conceitos da área de Ciências Humanas relacionados à pesquisa relatada, o que contribui para a ampliação e a diversificação dos conhecimentos dos estudantes e para demarcar sua progressão no processo de ensino-aprendizagem em um momento que representa o final do 3º ano de estudo escolar da Língua Inglesa.

Sugerimos explicar, antes da audição, que a entrevistada é uma pesquisadora brasileira que atua na London School of Economics and Political Science (éli éssi ê) e que, ao falar em inglês, ela apresenta marcas de sua língua de origem. É relevante ressaltar esse aspecto como algo natural, pois marca a identidade de origem do falante de uma língua adicional e, portanto, não deve ser visto negativamente. Também é importante alertar a turma sobre a ausência das perguntas no texto, ou seja, a entrevista foi divulgada originalmente com uma edição que mostra apenas as respostas da entrevistada.

As questões de Constructing meanings enfocam aspectos da entrevista que propiciam aos estudantes ampliar sua competência auditiva e sua reflexão sobre o tema abordado.

think a lítol mór

Ícone. Fala.
    1. O texto discute respostas positivas à desigualdade idealizadas dentro das favelas, mas o que as pessoas que vivem fóra das favelas podem fazer?
    1. Quais problemas podem surgir quando pessoas de fóra das favelas propõem intervenções nessas comunidades?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno
  1. página
      1. espaço para resposta ().
      2. espaço para resposta (). ().
ícone de atividade no caderno
  1. rídin
    1. (página 127)
    1. 127)
    1. és (página129)
ícone de atividade no caderno

3. bôudi

Versão adaptada acessível

Atividade 3.

Read the excerpts of the feature article and the interview taken from RioOnWatch and match the connectors "although", "both", "and", "while", "not just" and "but" to what they express.

  1. .
  2. cóntrést.
    1. álthou (página 127)
    1. áfrorégueiênd.” (página 129)
    1. huáiol (página 129)
    1. , bãt (página 129)
Respostas e comentários

Pós-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com o contexto brasileiro.

Objetivo da questão 1: identificar formas e usos de discurso relatado.

1a um Respostas esperadas: “‘Do we really […] the rest of us combined?’”; “‘Business as usual for the […] less pie to be shared around.’”

1a dois Respostas esperadas: More than half the world’s wealth said on Monday.”; “The charity’s executive director, Winnie Byanyima, the fight against poverty.”

1b um: direct

1b dois: indirect

Objetivo da questão 2: identificar fórmas e usos de discurso relatado.

2a Resposta esperada: indirect speech.

2b Resposta esperada: indirect speech.

2c Resposta esperada: direct speech.

Objetivo da questão 3: identificar e refletir sobre conectivos de adição e contraste.

3a: dois

3b: um

3c: dois

3d: um

Think a little more

Em Think a little more, propõe-se refletir sobre os problemas que podem surgir no modelo assistencialista e pensar nas possibilidades de participação em um trabalho de desestigmatização por parte de pessoas que não moram em favelas.

Language in action

Objetivo da seção

Observar e praticar alguns elementos composicionais e estilísticos de reportagens, como o emprego de discurso relatado e conectores.

As questões 1 e 2 buscam identificar o uso de citações em gêneros jornalísticos e os recursos linguísticos usados para caracterizar os discursos direto e indireto.

Nesta seção, incluem-se também questões sobre conectivos de adição e contraste, muito presentes nos gêneros abordados nesta unidade, o que estabelece uma relação entre os dois assuntos mais trabalhados nesta seção.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero oito éle ih um dois) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • (ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

e. bãt (página 132)

ícone de atividade no caderno

4.

and (três vezes)  but (três vezes)  not just

  1. (um) espaço para resposta (dois) espaço para resposta

b. , (um) espaço para resposta  (dois) espaço para resposta .

SEIDMAN, Karen. Montreal is first venue in Northern Hemisphere to host World Social Forum. Montreal Gazette. Montreal, 10 agosto 2016.

  1. – (um) espaço para resposta rélth, (dois) espaço para resposta

d. , espaço para resposta

JARVIE, Jenny. Q&A: U.N.’s poverty and human rights special rapporteur finds U.S. policies reward wealthy, punish poor. Los Angeles Times. Los Angeles, 2 junho 2018.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

With your classmates, you are going to write a feature article about the World Social Forum, an event set up to fight inequality. Provide information about the World Social Forum, including its history and background, and try to add some human interest (personal stories). Remember you have already seen an example of a feature article in Tasks 2 and 3 (Reading).

1.

For the oral production

What is the discursive genre?Feature article.

What is the theme?Action on social inequality.

What is the objective?To provide information and human interest on the World Social Forum.

At whom is it aimed?The school community.

How and where is it going to be presented?It will be published in the school newspaper or displayed on a school board.

Who is going to participate?The whole class, organized into five groups, each one of them responsible for one part of the feature article.

Respostas e comentários

3e: dois

Objetivo da questão 4: praticar usos e fórmas de conectivos de adição e contraste.

4a: um and; dois and

4b: um but; dois and

4c: um not just; dois but

4d: but

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido.

Writing

Objetivo da seção

Desenvolver habilidades de escrita por meio da produção de uma reportagem.

Nesta seção, propõe-se uma atividade de produção escrita que envolve planejamento, pesquisa e organização coletiva de uma reportagem. Sugerimos que você, professor ou professora, auxilie os estudantes durante o desenvolvimento da atividade, chamando a atenção para as informações sobre o Fórum Social Mundial apresentadas em um dos textos da seção Language in action.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • (ê éfe zero oito éle ih zero nove) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
  • (ê éfe zero oito éle ih um zero) Reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

túlbóks

ícone de atividade no caderno
    1. Busquem informações sobre o Fórum Social Mundial. Essas informações devem incluir detalhes sobre quem são seus participantes, quando foi fundado, quais são seus objetivos e onde seus encontros são realizados. Pesquisem e procurem informações de diferentes fontes.
    1. Selecionem informações fornecidas por organizações ou indivíduos que tenham participado do Fórum Social Mundial e as organizem em frases usando tanto o dairéct spítch(reproduzindo os discursos entre aspas) como o indairéct spítch(parafraseando os discursos).
    1. Definam de que parte da reportagem cada grupo vai ficar encarregado. Levem os seguintes itens em consideração:
      1. Grupo 1: Escrevam uma manchete que mencione os objetivos ou as realizações do Fórum Social Mundial. Escolham também uma imagem que o represente.
      2. Grupo 2: No primeiro parágrafo, organizem informações sobre o que é o Fórum Social Mundial e quais são suas atividades.
      3. Grupo 3: No segundo parágrafo, forneçam informações sobre quando e por que o Fórum Social Mundial foi criado. Incluam citações de pessoas ou organizações envolvidas em sua criação.
      4. Grupo 4: No terceiro parágrafo, descrevam com mais detalhes o que acontece no Fórum Social Mundial, onde ele já ocorreu e quando e onde será realizado o próximo. Usem citações de pessoas ou organizações envolvidas nesse evento a fim de acrescentar algum interesse humano.
      5. Grupo 5: No quarto parágrafo, concluam o texto apresentando uma síntese das informações.
    1. Quando todas as partes do texto estiverem terminadas, finalizem a reportagem com os nomes de seus responsáveis (bailáin).

istép béqui

Ícone. Fala.
    • uma manchete com algo interessante sobre o Fórum Social Mundial;
    • informações sobre quando e onde o Fórum Social Mundial foi fundado;
    • citações (dairéct spítch ou indairéct spítch) de indivíduos e de organizações envolvidas no Fórum Social Mundial;
    • quatro parágrafos com as informações próprias de cada um;
    • coesão entre os parágrafos;
    • vocabulário apropriado e adequação da linguagem;
    • os nomes dos autores no final da reportagem (bailáin).
ícone de atividade no caderno

2.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e as características composicionais e estilísticas da reportagem e preparar uma versão inicial do texto.

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do texto.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da reportagem.

A subseção Toolbox destaca o human interest como um dos elementos importantes da reportagem a ser produzida, convidando os estudantes a personalizar o texto com detalhes e citações de pessoas ou organizações envolvidas no Fórum Social Mundial.

Habilidade desenvolvida em Writing


(ê éfe zero oito éle ih um um) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tuítis, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Fala.
  1. .

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno
    1. Achei esta unidade interessante?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Refleti sobre desigualdade?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Consegui ler as notícias e reportagens?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Consegui escrever uma reportagem?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

e. A unidade me deu ideias para combater a desigualdade?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

This lack of connectivity affects both rural and urban areas .”

(página 123)

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as manchetes e sua relação com o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as manchetes apresentadas nas páginas de abertura e realizar uma síntese baseada na articulação entre o conhecimento prévio que elas ativam e as temáticas desenvolvidas ao longo da unidade.

As manchetes presentes na abertura da unidade, oriundas de jornais de diversos países, mostram a extensão geográfica da desigualdade e chamam a atenção para a sua importância. As perguntas propõem uma discussão sobre as consequências da desigualdade social, ativando os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade e estimulando o debate sobre tais questões, preferencialmente em língua inglesa.

professor ou professora, alguns editoriais de jornais brasileiros aceitam visitas programadas à sua redação. Sugerimos que avalie essa possibilidade em seu contexto, pois isso pode ampliar o interesse dos estudantes pela leitura de textos jornalísticos.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar o desempenho nas atividades da unidade, em especial na leitura, na audição e na produção escrita dos gêneros propostos.

Caso observe que alguns estudantes não consolidaram os conhecimentos fundamentais desta unidade, especialmente a leitura de gêneros jornalísticos, pode ser necessário reforçar a aprendizagem por meio do apêndice There is more ou das Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o uso dos discursos direto e indireto para apresentar falas de terceiros e dos conectores presentes nos textos estudados.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para a construção de sentidos.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

although residents live in fear of the drug gangs and police, they feel safer in their own communities than in the city

127)

While recognizing the problems and challenges faced by Rio’s favela residents, the seminar’s speakers reflected an overall sentiment of hope

these communities ‘are not just rejecting the social identity given, but moving towards the social identity they want’.”

(página129)

They are not only places of poverty and exclusion, and not only places of violence and drug trade. They play in the favelas, but they also play in the mainstream. They are not people who come from the outside with a proposal to intervene in the favelas, but they were produced by the favelas and work in the favelas.”

(página 132; Interview – Parts um and três)

CONNECTORS / CONECTIVOS

Addition or listening / Adição ou enumeração

Contrast / Contrast

both… and
not just… but
not only... but

although
but
while/whilst

  • Alguns conectores podem ter sentidos diferentes em outros enunciados.
  • huáiol e uáielst possuem o mesmo sentido quando usados como conectores; huáiol é mais usado do que uáielst.

egzâmpol tchu

More than half the world’s wealth will be owned by just one percent of the population by next year as global inequality soars, anti-poverty charity Oxfam said on Monday.

In a report released ahead of this week’s annual meeting of the international elite at Davos in Switzerland, Oxfam said the top tier had seen their share of wealth increase from 44 percent in 2009 to 48 percent in 2014.

‘Do we really want to live in a world where the one percent own more than the rest of us combined?’ she said on Monday.”

124-125)

As LSE urban geography professor Gareth Jones said in the Urban Borders, Mediations and New Social Actors section of the seminar, these communities ‘are not just rejecting the social identity given, but moving towards the social identity they want’.”

129)

REPORTING SPEECH / DISCURSO INDIRETO

Direct speech / Discurso direto

Indirect speech / Discurso indireto

Direct speech presents the words that the speaker used. To report the actual words, quote marks (“ ”) and reporting verbs (“said”, “say”) are used.

Indirect speech reports something that was said, but does not use the exact words of the speaker. Reporting verbs (“said”, “say”) are used.

Existem dois tipos de aspas: simples ( ) e duplas ( ). Para indicar uma citação (discurso direto), usamos aspas duplas. Para indicar uma citação dentro de outra, usamos aspas simples.

Respostas e comentários

Sugerimos que aproveite este momento do trabalho com a unidade para reforçar, se julgar necessário, a prática dos conteúdos gramaticais sistematizados nesta seção, bem como dos demais que surgirem nas aulas em função da compreensão e da produção dos gêneros jornalísticos. Por exemplo, uma brincadeira de “telefone sem fio” com frases em inglês pode ampliar a reflexão sobre o valor de verdade do discurso relatado.

Referências bibliográficas

BONINI, A. The distinction between news and reportage in the Brazilian journalistic context: a matter of degree. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (organizador). Genre in a changing world. Fort Collins; West Lafayette: The WAC Clearinghouse; Parlor Press, 2009. página 196-222.

CHARAUDEAU, P. Os gêneros do discurso de informação. In: Discurso das mídias. segunda edição São Paulo: Contexto, 2013. página201-238.

GARRISON, B. Professional feature writing. Londres: Routledge, 2009.

GRANATO, L. Newspaper feature writing. Sydney: UNSW Press, 2002.

LARA, G. P.; LIMBERTI, R. P. (organizador). Discurso e desigualdade social. São Paulo: Contexto, 2015.

MEIRELLES, R.; ATHAYDE, C. Um país chamado favela: a maior pesquisa já feita sobre favela brasileira. São Paulo: Gente, 2014.

Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


(ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.