iuniti siquis ís dâ uôrld a féir plêis
How inequality is affecting nations’ economic growth
NOLAN, B. How inequality is affecting nations’ economic growth. World Economic Forum, 7 agosto2018. Disponível em: https://oeds.link/JGdSYr Acesso em: 18 julho. 2022.
Retirement incomes will become more unequal, study finds
NOVA, A. Retirement incomes will become more unequal, study finds. CNBC. Englewood Cliffs, Nova Jersey, 7 agosto 2018. Disponível em: https://oeds.link/iNTMAH Acesso em: 22 abril 2022.
Inequality has fallen, says IFS, but levels of grinding poverty are unchanged
MOORE, J. Inequality has fallen, says IFS, but levels of grinding poverty are unchanged. The Independent. Kensington, Londres, 19 julho 2017. Disponível em: https://oeds.link/L3bvYginequality-has-fallen-says-ifs-but-levels-of-grinding-poverty-are-unchanged-a7848561.html. Acesso em: 22 abril2022.
Rising economic inequality should worry us
RISING economic inequality should worry us. Bangor Daily News. Bangor, Maine, 11 março2018.
Courts must fight poverty and inequality in society
OMBOGO, G. Courts must fight poverty and inequality in society. The Saturday Standard. Nairóbi, Quênia, 19 agosto 2018.
Respostas e comentários
UNIT 6
professor ou professora
O objetivo desta unidade é levar os estudantes a refletir sobre a desigualdade social nos planos local e global, com ênfase na reflexão sobre os estereótipos e na necessidade de combatê-los, por meio do trabalho com os gêneros notícia, reportagem e entrevista.
A fim de garantir que textos mais extensos possam ser integralmente trabalhados, escolhemos uma reportagem multimídia, que contém texto verbal, imagens e vídeo, como o texto principal da unidade. O trabalho com essa reportagem está dividido entre duas subseções de leitura (Tasks 2 e 3 de Reading) e uma de audição.
A temática ajuda os estudantes a atuar como cidadãos ativos e a respeitar uns aos outros. Assim, terão a oportunidade de repensar suas próprias identidades, valorizando a diversidade cultural e social.
Ao abordar tais questões, a unidade dialoga com a área de Ciências Humanas, especialmente com Geografia. Promove-se, ainda, a interdisciplinaridade com Matemática, principalmente na compreensão dos dados estatísticos sobre a desigualdade.
As páginas de abertura reproduzem manchetes de jornais de diversos países, todas tendo a desigualdade como tema. Elas foram escolhidas para demonstrar que esse é um fenômeno mundial. Pode ser interessante pedir aos estudantes que tragam exemplos de manchetes em português que falem sobre o mesmo tema para comparar com as presentes nas páginas de abertura e, assim, ampliar a discussão. Caso julgue conveniente, é possível antecipar as perguntas propostas na seção Pit stop.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
How rising inequality hurts everyone, even the rich
INGRAHAM, C. How rising inequality hurts everyone, even the rich. The Washington Post. Washington D.C., Estados Unidos da América, 6 fevereiro 2018.
Study: Minorities Labeled Learning Disabled Because of Social Inequalities
LARDIERI, A. Study: minorities labeled learning disabled because of social inequalities. U.S. News. Washington, D.C., Estados Unidos da América, 21 agosto 2018. Disponível em: https://oeds.link/7O3982 Acesso em: 22 abril 2022.
Inequality is under attack – but what should equality really look like?
LITTLER, J. Inequality is under attack – but what should equality really look like? The Guardian. Londres, 4 janeiro 2018.
Economic stagnation and inequality writ large in the school of monopoly capital
ABOOBAKER, A. Economic stagnation and inequality writ large in the school of monopoly capital. Business Day. Joanesburgo, 4 agosto 2018.
Inequality falls as low earners’ wage growth outstrips the rich
WALLACE, T. Inequality falls as low earners’ wage growth outstrips the rich. The Telegraph. Londres, 26 julho 2018.
Headlines about inequality around the world.
Gêneros discursivos: notícia, reportagem e entrevista.
Tema: desigualdade social no mundo.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos notícia, reportagem e entrevista;
- refletir sobre as fórmas e as consequências da desigualdade social.
Respostas e comentários
Pode-se ressaltar a extensão global do fenômeno da desigualdade, a relevância de reflexões sobre desigualdades entre países e as relações coloniais e pós-coloniais de exploração e opressão que são parte da explicação para a diferença econômica entre os diversos países do mundo. Tais reflexões podem contribuir para uma visão crítica que fuja da supervalorização dos países desenvolvidos, enquanto os países em desenvolvimento e, principalmente, suas populações, são desvalorizados. Portanto, é importante mostrar como o estigma social pode ser consequência das desigualdades. Acreditamos que a abordagem dessas questões, proporcionada pelo tema da unidade, pode contribuir para que os estudantes tenham um comportamento mais respeitoso em relação ao outro e uma visão mais positiva de si e de sua comunidade.
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
DAVIES, J.; LLUBERAS, R.; SHORROCKS, A. Global Wealth Report 2017. Zurique: Credit Suisse Research Institute, 2017. página 21.
Did you know?
• tê érri êni equivale a trílhân e ême equivale a .
II.
WILKINSON, R.; PICKETT, K. The Spirit Level: Why More Equal Societies Almost Always Do Better. Londres: Allen Lane, 2009.
- Decidam se as frases são tí () ou éf ().
- O gráfico um mostra como se distribui a renda nos . Estados Unidos da América
- O gráfico dois compara os níveis de saúde e de problemas sociais em diferentes países.
- O gráfico dois compara países que apresentam níveis semelhantes de desigualdade de renda.
- O gráfico um revela que há uma pequena diferença de renda entre o topo e a base da pirâmide.
- O gráfico um mostra que a riqueza está concentrada nas mãos de um pequeno grupo de milionários.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade. 1a um: F
1a dois: T
1a três: F
1a quatro: F
1a cinco: T
Time to think
Objetivo da seção
Ativar o conhecimento prévio sobre a desigualdade social.
Os gráficos presentes nesta seção visam a mostrar em números a desigualdade social. Neste momento, é importante verificar se os estudantes conseguem compreender os dados apresentados nos textos. Caso tenham dificuldades, avalie a necessidade de dar apoio para a leitura dos gráficos em fórma de pirâmide e com dois eixos. Alguns símbolos matemáticos são usados, como < (menor que), > (maior que), % (porcentagem), e a turma pode tentar identificar esses elementos antes de passar às perguntas. O objetivo dessas representações é mostrar que a riqueza está concentrada nas mãos de um grupo muito pequeno, e que países com maior desigualdade sofrem diversas consequências, como problemas sociais e de saúde.
Recomendamos aproveitar esta seção para tentar perceber as principais dificuldades dos estudantes e avaliar a necessidade de ampliar conhecimentos que serão requeridos em outros momentos da unidade.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- ( ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
- De acordo com o gráfico dois, quais são os três países
- que revelam maior desigualdade de renda?
- que possuem o maior número de problemas sociais e de saúde?
- O que as respostas à questão 1b revelam sobre a relação entre desigualdade, saúde e problemas sociais?
- Na opinião de vocês, e de fórma desigual no Brasil? Comparem as suas respostas com as dos colegas.
- lazer
- comida
- moradia
- educação
- transporte público
- tratamento médico
- instalações esportivas
- oportunidades de emprego
e. Como vocês diriam em inglês os itens listados na questão 1d? Caso não saibam, consultem um dicionário ou peçam ajuda aos colegas ou ao professor.
2.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Broken Connection Part 1: When There Is No Internet Access
Martina [rapper MC Martina, who lives in Complexo do Alemão, Rio de Janeiro] is not alone. The disconnected reality in which she lives is very common in Brazil: 70 million people in the country do not have internet access. This lack of connectivity affects both rural and urban areas and is experienced mainly by the poorest population.
Cetic’s 2015 Household ICTs study conducted interviews about internet access with people from different classes. You can see their answers below:
DATA_LABE. Broken Connection Part 1: When There Is No Internet Access. RioOnWatch: community report on Rio. Rio de Janeiro, 22 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/Iu5VuO. Acesso em: 23 abril 2022.
Did you know?
• Há muitas maneiras de classificar economicamente a população. No Brasil, é usado um sistema que agrupa as pessoas em classes A, B, C, D e E. Esse sistema, desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, classifica os domicílios brasileiros de acordo com variáveis como grau de instrução do chefe de família, acesso a serviços públicos (água encanada, rua pavimentada) e número de eletrodomésticos (como máquina de lavar roupa, geladeira etcétera) na residência.
Respostas e comentários
1b um: Resposta esperada: Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.
1b dois: Resposta esperada: Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.
1c Resposta esperada: países com maiores níveis de desigualdade de renda possuem mais problemas sociais e de saúde.
1d Respostas pessoais.
1e Resposta esperada: leisure, food, housing, education, public transportation, medical treatment, sporting facilities, employment opportunities.
Objetivo da questão 2: identificar informação específica no texto.
2 Resposta esperada: classes A and B are “the connected”, as they have internet access; classes C, D and E are “the disconnected”.
Apesar desta seção se apresentar em língua portuguesa, o que facilita a troca de informações e a ativação do conhecimento prévio sobre o tema da unidade, sugerimos que você, , caso considere pertinente, aproveite esta oportunidade para apresentar itens lexicais que possam ser do interesse de seus estudantes, e que venham a aparecer nos textos da seção professor ou professora Reading ou que pertençam ao campo lexical da unidade. Tal escolha poderá aumentar as chances de retenção do vocabulário e facilitar a compreensão dos textos a serem trabalhados.
Para ler
Caso queira ler mais sobre a desigualdade e as respostas de moradores de favelas a esse problema, sugerimos Meirelles e Athayde (2014). Recomendamos também o livro organizado por Lara e Limberti (2015), que apresenta artigos de Maingueneau, Charaudeau e Possenti, entre outros autores, sobre questões discursivas e desigualdade social.
-
- Onde moram os brasileiros “desconectados”?
- Na opinião de vocês, quais são as desvantagens de ser “desconectado” da internet para artistas como a êmi sí Martina?
- Quais são as consequências de ser “desconectado” da internet para pessoas comuns?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- . ríd tchu lârn
- ríd tchu lârn
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
Respostas e comentários
Objetivos da questão 3: identificar informação explícita no texto; ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
3a Resposta esperada: tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas.
3b Resposta pessoal. Resposta possível: dificuldade de divulgar o próprio trabalho, falta de acesso à informação e a serviços.
3c Resposta pessoal. Resposta possível: falta de acesso à informação e a serviços.
Pré-leitura
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero notícia.
1: a; b
Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
2 Resposta pessoal.
Leitura
Reading
Objetivo da seção
Desenvolver a competência leitora e diferentes estratégias para ler textos dos gêneros discursivos notícia e reportagem.
Task 1
Os gêneros jornalísticos focalizados têm em comum características típicas de textos informativos, como descrições, relatos de eventos passados e a apresentação de informações por meio de discurso relatado, seja direto ou indireto. Mas há distinções relevantes entre os dois gêneros, como o foco em um evento principal, no caso da notícia, e a apresentação mais detalhada de contexto, histórico e múltiplas perspectivas, no caso da reportagem.
Nesta seção, ao abordar o crescimento das desigualdades sociais, optamos por trabalhar com o gênero notícia, por ser mais sucinto e menos complexo linguisticamente do que a reportagem. Esse texto foi escolhido por tratar de um relatório elaborado por uma organização que atua na luta contra desigualdades e de sua intervenção em um encontro de empresários e políticos de países ricos, o Fórum Econômico Mundial. A notícia, publicada em 2015, aborda um relatório que seria apresentado no Fórum com uma previsão sobre a desigualdade social em 2016 (naquele momento, um tempo futuro), propiciando um primeiro contato de seus estudantes com as fórmas de se referir ao futuro e com com o contexto em que são usadas.
As questões propostas em Before reading ativam o conhecimento prévio dos estudantes sobre o gênero notícia, já trabalhado na Unidade 5 do volume do 7º ano, e propõem a construção de hipóteses sobre o texto a ser lido. Sugerimos que avalie se seria pertinente introduzir, já na questão 2, uma discussão acerca do termo “favela”. Em alguns contextos, o seu uso tem sido evitado, sendo considerado pejorativo. Discutir se essa leitura seria preconceituosa pode ser válido, uma vez que apresenta o termo usado desde princípios do século vinte para associar tais comunidades a algo negativo.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
RICHEST 1 percent will own more than the rest by 2016: Oxfam. Reuters. Londres, 19 janeiro 2015. Disponível em: https://oeds.link/3aWGSn. Acesso em: 23 2022. abril
constrãquitchion minins
- .
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas e inferir o sentido de expressão no texto.
1a Resposta esperada: World Economic Forum in Davos, Switzerland.
1b: três
1c um: in 2009
1c dois: in 2014
1c três: in 2016
1d: dois
As questões presentes em Constructing meanings cobrem várias dimensões da compreensão, incluindo a identificação das principais pessoas e organizações mencionadas no texto e da representação de falas por meio de discurso direto e indireto. , considere a possibilidade de aprofundar a discussão sobre essa característica composicional de gêneros informativos, chamando a atenção para sua função de dar credibilidade às informações e motivando a reflexão sobre quem tem voz no texto. Também é importante ressaltar os efeitos de sentido decorrentes da reprodução literal ou da paráfrase do que foi dito. professor ou professora
Já que a reportagem trata de um contexto internacional, pode ser interessante comparar esse contexto com alguma situação brasileira, de preferência algo que seja recente no momento da utilização desta unidade com a turma.
Oxfam Paul Sandle World Economic Forum
tésqui tchu
bifór rídin
1.
stigma noun If you say that something has a stigma attached to it, you mean that people consider it to be unacceptable or a disgrace, and you think this is unfair. … the stigma attached to mental illness.
STIGMA. In: COLLINS Cobuild New Student’s Dictionary. segunda ediçãoGlasgow: HarperCollins Publishers, 2002.
2. .
- rréchitégui (cerquilha, sustenido)
d. ríd tchu lârn
ríd tchu lârn
Respostas e comentários
Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e inferir sentido de expressão no texto.
2a um Resposta esperada: Oxfam.
2a dois Resposta esperada: Paul Sandle.
2a três Resposta esperada: World Economic Forum.
2b: dois
Pré-leitura
1 Respostas esperadas: a negative meaning, because it has to do with disapproval. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema do texto.
2 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio; refletir sobre o tema e formular hipóteses sobre o texto.
2c Resposta possível: social networks, schools, buses.
2d Resposta possível: NGOs, artists, youths, music groups.
Leitura
Task 2
Esta seção destaca o contexto brasileiro e o estigma sofrido por moradores de favelas. A questão 1 de Before reading provoca uma discussão sobre a definição da palavra stigma e constrói, assim, as bases para a compreensão da pesquisa apresentada na reportagem de Read to learn. Na questão 2, busca-se romper com a lógica de representações negativas das favelas, levando os estudantes a refletir sobre tais representações como fórmas de preconceito. A questão também estimula os estudantes a pensar sobre os espaços on-line e off-line como campos de participação social, partindo da reflexão sobre uma hashtag.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
CLARKE, Felicity. Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study. RioOnWatch: Community report on Rio. Rio de Janeiro, 17 2012. Disponível em: setembro https://oeds.link/y55bGd. Acesso em: 23 abril 2022.
Did you know?
- A cúfa (Central Única das Favelas), fundada em 1999 no Rio de Janeiro, é uma organização que promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania em favelas.
- O Grupo Cultural áfroréguei, fundado em 1993 no Rio de Janeiro, é uma organização que tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e combater o preconceito, utilizando a arte e a cultura como instrumentos para a transformação social.
Respostas e comentários
Conforme mencionado anteriormente, o texto de Read to learn é extenso, como é característico do gênero reportagem; por essa razão, optamos por dividi-lo em duas Tasks. Escolhemos uma reportagem produzida no Brasil, retratando a situação brasileira, para facilitar o engajamento ativo da turma com o texto.
constrãquitchion minins
tésk thri
bifór rídin
Respostas e comentários
Compreensão leitora Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.
1: c; d; e; f
Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas no texto e características composicionais do gênero reportagem.
2a Resposta esperada: the London School of Economics research project.
2b Resposta esperada: LSE social and cultural psychology professor.
Objetivo da questão 3: inferir o sentido de palavras no texto.
3a: dois
3b: quatro
3c: três
3d: um
Objetivo da questão 4: identificar informações específicas no texto.
4a Resposta esperada: drug gangs and the police.
4b Resposta esperada: because in the city they suffer from stigma and discrimination.
Pré-leitura 1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
As questões de Constructing meanings buscam evidenciar aspectos do conteúdo da reportagem e retomam uma das características próprias de gêneros jornalísticos, focalizando a fonte das informações e sua identificação no texto. Considere a possibilidade de discutir com os estudantes a relevância que o fato de as informações apresentadas serem baseadas em uma pesquisa coordenada pela professora Sandra Jovchelovitch pode ter para a credibilidade da reportagem.
Task 3
Esta Task apresenta a segunda parte da reportagem cuja leitura foi iniciada na Task 2, e a questão de Before reading busca explorar a construção de hipóteses sobre a continuidade do texto.
ríd tchu lârn
- tésqui tchu rídin
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2
CLARKE, F. Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study. RioOnWatch: Community report on Rio. Rio de Janeiro, 17 setembro 2012. Disponível em: https://oeds.link/y55bGd. Acesso em: 23 abril 2022.
Respostas e comentários
Leitura
A parte apresentada em Read to learn acrescenta detalhes sobre movimentos culturais e sociais das favelas.
constrãquitchion minins
-
- “
- “
- “ )
- )
4.
- .
-
- .
- .
-
- .
- . chórt
-
Respostas e comentários
Compreensão leitora Objetivos da questão 1: identificar informações específicas no texto e fazer inferências.
1a: dois
1b: um
1c: quatro
1d: três
2 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 2: fazer inferências.
2a Resposta possível: because they are changing perceptions, building new social identities, resisting, transforming lives.
2b Respostas possíveis: at a community center or a place for events; AfroReggae; samba, reggae.
Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero reportagem.
3: c; d
Objetivo da questão 4: refletir sobre características composicionais do gênero reportagem.
4 Resposta pessoal. Resposta possível: because it draws the attention of the reader, better showing the impact of the NGOs’ work.
Objetivo da questão 5: identificar características composicionais do gênero reportagem.
5a: dois
5b: um
Em Constructing meanings, busca-se suscitar a reflexão sobre o impacto do trabalho feito por ONGs em favelas, tanto para os participantes dos projetos quanto para a modificação do senso comum acerca da cultura dessas comunidades. As questões também convidam os estudantes a identificar o vínculo entre o texto verbal e a imagem que o acompanha. As reflexões se baseiam também na atuação desses movimentos dentro e fóra das favelas, sendo parte de seu trabalho fazer uma ponte entre esses dois mundos separados pela desigualdade social.
Pretende-se, ainda, retomar os conhecimentos já adquiridos sobre o gênero reportagem. professor ou professora se julgar conveniente, proponha uma discussão sobre as principais características dos gêneros notícia e reportagem, com base nos textos trabalhados em Reading, buscando identificar, de um lado, os elementos que os distinguem e, de outro, os elementos em comum. Cabe salientar, no entanto, que no jornalismo contemporâneo nem sempre esses dois gêneros são separados de fórma rígida.
-
- .
-
- .
- .
think a lítol mór
- .
- Em que países vocês acham que a desigualdade social é mais acentuada? Por quê?
- Como a discriminação está associada à desigualdade social?
- Quais ações vocês consideram válidas para combater a desigualdade social? Justifiquem sua resposta.
- Vocês conhecem organizações que promovam atividades sociais em sua região? Quais? Vocês consideram essas atividades importantes? Por quê?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
- mêinstrim
- pêintin
Respostas e comentários
5c: um
5d: um
Pós-leitura
1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e sobre o gênero reportagem e relacionar o texto com a experiência pessoal.
Pré-audição
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
1a: um
1b: três
1c: dois
2 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
3 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto.
Think a little more
As questões de Think a little more focam o desenvolvimento de reflexões que relacionam o conteúdo dos textos com a experiência pessoal dos estudantes, procurando colocá-los como protagonistas na identificação das desigualdades na sociedade brasileira e na luta contra elas, principalmente no que se refere às diversas fórmas de discriminação associadas a elas.
Para ler
Caso queira ampliar seus conhecimentos sobre os gêneros jornalísticos, sugerimos os livros de Garrison (2009) e de Granato (2002), bem como o texto de Bonini (2009). Para uma abordagem discursiva dos gêneros jornalísticos, recomendamos o capítulo de Charaudeau (2013).
Listening
Objetivo da seção
Desenvolver a compreensão oral por meio da audição de uma entrevista sobre o tema da unidade descrevendo o trabalho desempenhado pelo AfroReggae e pela CUFA.
As questões de Before listening visam a explorar principalmente a construção de hipóteses e o vocabulário relacionado ao tema do texto como fórma de preparar os estudantes para o conteúdo que vai ser ouvido.
Habilidades desenvolvidas em Listening
- ( ê éfe zero oito éle ih zero três) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
líssen tchu lârn
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
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Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Interview – Parts , um dois and três
Title: LSE Research: Underground Sociabilities – Identity and Culture in Rio’s Favelas
Date: August 1st, 2012
Source: London School of Economics and Political Science (LSE)
CLARKE, F. Favela NGOs rewrite social identities and combat stigma, affirms new LSE study. RioOnWatch: Community report on Rio. Rio de Janeiro, 17 setembro 2012. Disponível em: https://oeds.link/y55bGd. Acesso em: 23 abril 2022.
Did you know?
• sôuchiol quépitol se refere aos valores e interesses compartilhados em sociedade e que facilitam a cooperação dentro de um grupo ou entre grupos.
constrãquitchion minins
-
-
- Trâst
- cûltiur
-
Respostas e comentários
Audição
Compreensão auditiva
Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.
1a:
1b:
Objetivos da questão 2: fazer inferências e identificar informações específicas, explícitas e implícitas no texto.
2a: dois
2b: um
2c Resposta esperada: AfroReggae and CUFA.
2d:
2e Resposta pessoal. Resposta possível: people inside and outside the favelas, people from different social classes and ethnic groups, people with different beliefs.
2f Resposta esperada: they perform in the favelas and in the mainstream.
O texto de Listen to learn é uma entrevista que integra a reportagem trabalhada nas Tasks 2 e 3 de Reading. Uma especificidade desse texto, como nos anteriores, é o uso de vocabulário menos corrente e de conceitos da área de Ciências Humanas relacionados à pesquisa relatada, o que contribui para a ampliação e a diversificação dos conhecimentos dos estudantes e para demarcar sua progressão no processo de ensino-aprendizagem em um momento que representa o final do 3º ano de estudo escolar da Língua Inglesa.
Sugerimos explicar, antes da audição, que a entrevistada é uma pesquisadora brasileira que atua na London School of Economics and Political Science () éli éssi ê e que, ao falar em inglês, ela apresenta marcas de sua língua de origem. É relevante ressaltar esse aspecto como algo natural, pois marca a identidade de origem do falante de uma língua adicional e, portanto, não deve ser visto negativamente. Também é importante alertar a turma sobre a ausência das perguntas no texto, ou seja, a entrevista foi divulgada originalmente com uma edição que mostra apenas as respostas da entrevistada.
As questões de Constructing meanings enfocam aspectos da entrevista que propiciam aos estudantes ampliar sua competência auditiva e sua reflexão sobre o tema abordado.
think a lítol mór
-
- O texto discute respostas positivas à desigualdade idealizadas dentro das favelas, mas o que as pessoas que vivem fóra das favelas podem fazer?
- Quais problemas podem surgir quando pessoas de fóra das favelas propõem intervenções nessas comunidades?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- página
-
- espaço para resposta ().
- espaço para resposta (). ().
-
- rídin
- “ ( página 127)
- “ 127)
- “ és (129) página
3. bôudi
Versão adaptada acessível
Atividade 3.
Read the excerpts of the feature article and the interview taken from RioOnWatch and match the connectors "although", "both", "and", "while", "not just" and "but" to what they express.
- .
- . cóntrést
- álthou ( página 127)
- “ áfroréguei ênd.” ( página 129)
- “ huáiol ( página 129)
- , bãt ( página 129)
Respostas e comentários
Pós-audição
1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com o contexto brasileiro.
Objetivo da questão 1: identificar formas e usos de discurso relatado.
1a um Respostas esperadas: “‘Do we really […] the rest of us combined?’”; “‘Business as usual for the […] less pie to be shared around.’”
1a dois Respostas esperadas: “More than half the world’s wealth said on Monday.”; “The charity’s executive director, Winnie Byanyima, the fight against poverty.”
1b um: direct
1b dois: indirect
Objetivo da questão 2: identificar fórmas e usos de discurso relatado.
2a Resposta esperada: indirect speech.
2b Resposta esperada: indirect speech.
2c Resposta esperada: direct speech.
Objetivo da questão 3: identificar e refletir sobre conectivos de adição e contraste.
3a: dois
3b: um
3c: dois
3d: um
Think a little more
Em Think a little more, propõe-se refletir sobre os problemas que podem surgir no modelo assistencialista e pensar nas possibilidades de participação em um trabalho de desestigmatização por parte de pessoas que não moram em favelas.
Language in action
Objetivo da seção
Observar e praticar alguns elementos composicionais e estilísticos de reportagens, como o emprego de discurso relatado e conectores.
As questões 1 e 2 buscam identificar o uso de citações em gêneros jornalísticos e os recursos linguísticos usados para caracterizar os discursos direto e indireto.
Nesta seção, incluem-se também questões sobre conectivos de adição e contraste, muito presentes nos gêneros abordados nesta unidade, o que estabelece uma relação entre os dois assuntos mais trabalhados nesta seção.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- ( ê éfe zero oito éle ih um dois) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- ( ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
e. “ bãt ( página 132)
4.
and ( três vezes) but ( três vezes) not just
- “ ( um) espaço para resposta ( dois) espaço para resposta
b. “, () um espaço para resposta () dois espaço para resposta .
SEIDMAN, Karen. Montreal is first venue in Northern Hemisphere to host World Social Forum. Montreal Gazette. Montreal, 10 agosto 2016.
- “ – ( um) espaço para resposta rélth, ( dois) espaço para resposta
d. , espaço para resposta
JARVIE, Jenny. Q&A: U.N.’s poverty and human rights special rapporteur finds U.S. policies reward wealthy, punish poor. Los Angeles Times. Los Angeles, 2 junho 2018.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
With your classmates, you are going to write a feature article about the World Social Forum, an event set up to fight inequality. Provide information about the World Social Forum, including its history and background, and try to add some human interest (personal stories). Remember you have already seen an example of a feature article in Tasks 2 and 3 (Reading).
1.
For the oral production
What is the discursive genre? Feature article.
What is the theme? Action on social inequality.
What is the objective? To provide information and human interest on the World Social Forum.
At whom is it aimed? The school community.
How and where is it going to be presented? It will be published in the school newspaper or displayed on a school board.
Who is going to participate? The whole class, organized into five groups, each one of them responsible for one part of the feature article.
Respostas e comentários
3e: dois
Objetivo da questão 4: praticar usos e fórmas de conectivos de adição e contraste.
4a: um – and; dois – and
4b: um – but; dois – and
4c: um – not just; dois – but
4d: but
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido.
Writing
Objetivo da seção
Desenvolver habilidades de escrita por meio da produção de uma reportagem.
Nesta seção, propõe-se uma atividade de produção escrita que envolve planejamento, pesquisa e organização coletiva de uma reportagem. Sugerimos que você, , auxilie os estudantes durante o desenvolvimento da atividade, chamando a atenção para as informações sobre o Fórum Social Mundial apresentadas em um dos textos da seção professor ou professora Language in action.
Habilidades desenvolvidas em Writing
- ( ê éfe zero oito éle ih zero nove) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
- ( ê éfe zero oito éle ih um zero) Reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
túlbóks
-
- Busquem informações sobre o Fórum Social Mundial. Essas informações devem incluir detalhes sobre quem são seus participantes, quando foi fundado, quais são seus objetivos e onde seus encontros são realizados. Pesquisem e procurem informações de diferentes fontes.
- Selecionem informações fornecidas por organizações ou indivíduos que tenham participado do Fórum Social Mundial e as organizem em frases usando tanto o dairéct spítch(reproduzindo os discursos entre aspas) como o indairéct spítch(parafraseando os discursos).
- Definam de que parte da reportagem cada grupo vai ficar encarregado. Levem os seguintes itens em consideração:
- Grupo 1: Escrevam uma manchete que mencione os objetivos ou as realizações do Fórum Social Mundial. Escolham também uma imagem que o represente.
- Grupo 2: No primeiro parágrafo, organizem informações sobre o que é o Fórum Social Mundial e quais são suas atividades.
- Grupo 3: No segundo parágrafo, forneçam informações sobre quando e por que o Fórum Social Mundial foi criado. Incluam citações de pessoas ou organizações envolvidas em sua criação.
- Grupo 4: No terceiro parágrafo, descrevam com mais detalhes o que acontece no Fórum Social Mundial, onde ele já ocorreu e quando e onde será realizado o próximo. Usem citações de pessoas ou organizações envolvidas nesse evento a fim de acrescentar algum interesse humano.
- Grupo 5: No quarto parágrafo, concluam o texto apresentando uma síntese das informações.
- Quando todas as partes do texto estiverem terminadas, finalizem a reportagem com os nomes de seus responsáveis ( bailáin).
istép béqui
-
- uma manchete com algo interessante sobre o Fórum Social Mundial;
- informações sobre quando e onde o Fórum Social Mundial foi fundado;
- citações ( dairéct spítch ou indairéct spítch) de indivíduos e de organizações envolvidas no Fórum Social Mundial;
- quatro parágrafos com as informações próprias de cada um;
- coesão entre os parágrafos;
- vocabulário apropriado e adequação da linguagem;
- os nomes dos autores no final da reportagem ( bailáin).
2.
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e as características composicionais e estilísticas da reportagem e preparar uma versão inicial do texto.
Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do texto.
Objetivo da questão 2: fazer a versão final da reportagem.
A subseção Toolbox destaca o human interest como um dos elementos importantes da reportagem a ser produzida, convidando os estudantes a personalizar o texto com detalhes e citações de pessoas ou organizações envolvidas no Fórum Social Mundial.
Habilidade desenvolvida em Writing
• ( ê éfe zero oito éle ih um um) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tuítis, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Achei esta unidade interessante?
I.
II.
III.
b. Refleti sobre desigualdade?
I.
II.
III.
c. Consegui ler as notícias e reportagens?
I.
II.
III.
d. Consegui escrever uma reportagem?
I.
II.
III.
e. A unidade me deu ideias para combater a desigualdade?
I.
II.
III.
áison grémer
Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.
egzâmpol uan
“This lack of connectivity affects both rural and urban areas .”
( página 123)
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as manchetes e sua relação com o tema da unidade.
1 Respostas pessoais.
Pit stop
Objetivo da seção
Retomar as manchetes apresentadas nas páginas de abertura e realizar uma síntese baseada na articulação entre o conhecimento prévio que elas ativam e as temáticas desenvolvidas ao longo da unidade.
As manchetes presentes na abertura da unidade, oriundas de jornais de diversos países, mostram a extensão geográfica da desigualdade e chamam a atenção para a sua importância. As perguntas propõem uma discussão sobre as consequências da desigualdade social, ativando os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade e estimulando o debate sobre tais questões, preferencialmente em língua inglesa.
professor ou professora, alguns editoriais de jornais brasileiros aceitam visitas programadas à sua redação. Sugerimos que avalie essa possibilidade em seu contexto, pois isso pode ampliar o interesse dos estudantes pela leitura de textos jornalísticos.
Think it over
Objetivo da seção
Autoavaliar o desempenho nas atividades da unidade, em especial na leitura, na audição e na produção escrita dos gêneros propostos.
Caso observe que alguns estudantes não consolidaram os conhecimentos fundamentais desta unidade, especialmente a leitura de gêneros jornalísticos, pode ser necessário reforçar a aprendizagem por meio do apêndice There is more ou das Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor.
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar o uso dos discursos direto e indireto para apresentar falas de terceiros e dos conectores presentes nos textos estudados.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- ( ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para a construção de sentidos.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
although residents live in fear of the drug gangs and police, they feel safer in their own communities than in the city
127)
“While recognizing the problems and challenges faced by Rio’s favela residents, the seminar’s speakers reflected an overall sentiment of hope
these communities ‘are not just rejecting the social identity given, but moving towards the social identity they want’.”
( página129)
“They are not only places of poverty and exclusion, and not only places of violence and drug trade. They play in the favelas, but they also play in the mainstream. They are not people who come from the outside with a proposal to intervene in the favelas, but they were produced by the favelas and work in the favelas.”
( página 132; Interview – Parts um and três)
Addition or listening / Adição ou enumeração |
Contrast / Contrast |
---|---|
both… and |
although |
- Alguns conectores podem ter sentidos diferentes em outros enunciados.
- huáiol e uáielst possuem o mesmo sentido quando usados como conectores; huáiol é mais usado do que uáielst.
egzâmpol tchu
“More than half the world’s wealth will be owned by just one percent of the population by next year as global inequality soars, anti-poverty charity Oxfam said on Monday.
In a report released ahead of this week’s annual meeting of the international elite at Davos in Switzerland, Oxfam said the top tier had seen their share of wealth increase from 44 percent in 2009 to 48 percent in 2014.
‘Do we really want to live in a world where the one percent own more than the rest of us combined?’ she said on Monday.”
124-125)
“As LSE urban geography professor Gareth Jones said in the Urban Borders, Mediations and New Social Actors section of the seminar, these communities ‘are not just rejecting the social identity given, but moving towards the social identity they want’.”
129)
Direct speech / Discurso direto |
Indirect speech / Discurso indireto |
---|---|
Direct speech presents the words that the speaker used. To report the actual words, quote marks (“ ”) and reporting verbs (“said”, “say”) are used. |
Indirect speech reports something that was said, but does not use the exact words of the speaker. Reporting verbs (“said”, “say”) are used. |
• Existem dois tipos de aspas: simples (‘ ’) e duplas (“ ”). Para indicar uma citação (discurso direto), usamos aspas duplas. Para indicar uma citação dentro de outra, usamos aspas simples.
Respostas e comentários
Sugerimos que aproveite este momento do trabalho com a unidade para reforçar, se julgar necessário, a prática dos conteúdos gramaticais sistematizados nesta seção, bem como dos demais que surgirem nas aulas em função da compreensão e da produção dos gêneros jornalísticos. Por exemplo, uma brincadeira de “telefone sem fio” com frases em inglês pode ampliar a reflexão sobre o valor de verdade do discurso relatado.
Referências bibliográficas
BONINI, A. The distinction between news and reportage in the Brazilian journalistic context: a matter of degree. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (). organizador Genre in a changing world. Fort Collins; West Lafayette: The WAC Clearinghouse; Parlor Press, 2009. página 196-222.
CHARAUDEAU, P. Os gêneros do discurso de informação. In: Discurso das mídias. segunda edição São Paulo: Contexto, 2013. página201-238.
GARRISON, B. Professional feature writing. Londres: Routledge, 2009.
GRANATO, L. Newspaper feature writing. Sydney: UNSW Press, 2002.
LARA, G. P.; LIMBERTI, R. P. ( organizador). Discurso e desigualdade social. São Paulo: Contexto, 2015.
MEIRELLES, R.; ATHAYDE, C. Um país chamado favela: a maior pesquisa já feita sobre favela brasileira. São Paulo: Gente, 2014.
Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar
• ( ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.