iuniti sévenmíusik ól âráund

Capa de LP. Número um. O músico brasileiro Pixinguinha, um homem visto da cintura para cima, com o corpo para à esquerda, cabelos escuros, terno de mangas compridas em azul, olhando para à esquerda. Na parte inferior, título do LP.
Capa do éle pê Assim é que é..., de Pixinguinha, 1957.
Capa de LP em preto e branco. Número dois. Grupo The Beatles, com quatro homens vistos da cintura para cima, de blusa preta, cabelos escuros, lisos de franja.
Capa do éle pê uíf dâ bítous, de dê bítous, 1963.
Capa de LP. Número três. Pintura da cantora Ella Fitzgerald, uma mulher de cabelos escuro, batom vermelho nos lábios, olhando para cima. Na parte superior, título em branco.
Capa do éle pê dís ár dâ blús, de Ella Fitzgerald, 1963.
Capa de LP. Número quatro. Grupo Novos Baianos, um grupo de dezenas de pessoas em pé, sentados no chão e outras sentadas perto de uma janela, em parede de cor marrom. Entre as pessoas, algumas crianças de colo e outras caminhando. Na parte superior, à esquerda, título.
Capa do éle pê Novos Baianos, dos Novos Baianos, 1979.
Capa de LP. Número cinco. Em tons de cinza, a cantora Clara Nunes, mulher com cabeça para à direita, sobrancelhas finas, cabelos escuros até os ombros. Na parte superior, à esquerda, ilustração de flores em tons de amarelo, rosa e branco. À esquerda, título de LP."
Capa do cedê Conto de areia, de Clara Nunes, 2010.
Respostas e comentários

Unit 7

professor ou professora

Esta unidade tem como objetivo familiarizar os estudantes com os gêneros letra de canção e comentário crítico oral. O seu tema principal é a música, sua presença e importância em nosso dia a dia. A reflexão sobre a presença da linguagem figurada no gênero letra de canção, que abre a possibilidadepara interpretações diversas e em diferentes níveis, ocupa lugar central entre as questões propostas para discussão. Consideramos relevante, também, caso você julgue pertinente ao perfil de sua turma, o estímulo à conscientização acerca dos limites impostos pela indústria de entretenimento ao acesso à diversidade cultural e musical, que pode ampliar nossos horizontes.

As atividades presentes nesta unidade têm o potencial de promover a interdisciplinaridade com Arte, especialmente com Música, que é uma das linguagens previstas para esse componente curricular. O mesmo pode ser dito em relação à Língua Portuguesa, principalmente no que diz respeito ao trabalho com a linguagem figurada e com textos revestidos de valor estético. A letra da canção “Blackbird” e as atividades de compreensão propostas favorecem, ainda, um trabalho interdisciplinar com História.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Capa de LP. Número seis. O músico Manu Dibango, um homem visto da cintura para cima, de cabelos pretos, com par de óculos de grau, camisa de listras na vertical em branco e lilás. Em frente a sua boca, um instrumento tubular dourado cujos botões são apertados pelos dedos da mão direita e esquerda. Texto no canto superior esquerdo: the original.
Capa do éle pê sôul macóssa, de Manu Dibango, 1973.
Capa de CD. Número sete. Ilustração em tons de laranja e marrom do músico Ravi Shankar, um homem sentado, de cabelos escuros, vestes longas e largas, que segura nas mãos uma cítara, um instrumento com cordas, com a parte de baixo arredondada e um longo braço com trastes e botões para afinar as várias cordas. De fundo, à esquerda,  foto de rosto de Gandhi, um homem calvo, de bigode e par de óculos de grau redondo"
Capa do cedê , de , 2004.
Capa de CD. Número oito. Foto de Bob Marley, um homem visto dos ombros para cima, sem camiseta, de cabelos encaracolados e sobrancelhas grossas pretos, olhando para à esquerda, sorrindo. Ele está com a mão esquerda sobre o ombro direito. À esquerda, título do cd: Talking blues.
Capa do cedê tólkin blús, de bób márlei & dâ uêilers, 1991.
Capa de LP. Número nove.  Fundo em bege-claro, com ilustração ao centro, de formato quadrado, uma pessoa sobre um cavalo branco, voltado para à direita. Ele veste roupas vermelhas, amarelas e azuis, largas, e empunha uma lança em cada mão. Acima, título de LP: Graceland.
Capa do éle pê Greicilendi, de pôl sáiman, 1986.
Capa de LP. Número dez. Fotografia dos músicos Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, sentados, perto de uma parede em tons de verde e partes em preto. À frente do grupo, Gilberto Gil, um homem de cabelos e barba em preto e vestes de mangas curtas em verde e partes em branco. À esquerda e à direita, título do LP: Tropicalia ou panis et circensis.
Capa do éle pê tropicália ou pânis e tchirtchênsis, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, 1968.

Gêneros discursivos: letra de canção e comentário crítico oral.

Tema: música, sentimentos e identidades.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos letra de canção e comentário crítico oral;
  • refletir sobre a fórma como a música, ao longo da história, afetou os sentimentos e as identidades das pessoas em todo o mundo.
Respostas e comentários

A unidade dialoga com o volume do 7º ano desta coleção, especialmente com a Unidade 4, que traz trechos de um documentário sobre Nina Simone, cantora, pianista e compositora afro-americana, além de tematizar as culturas africanas e afrodescendentes no Brasil e no mundo. O conhecimento construído por meio do trabalho com essa e com outras unidades tende a aumentar a capacidade de compreensão e engajamento dos estudantes, em relação tanto à temática da música como à discussão acerca de questões ligadas aos direitos da população negra no Brasil e no mundo, que é retomada na letra de “Blackbird”. Consideramos fundamental desconstruir discursivamente os pressupostos racistas para uma educação linguística para a democracia. Assim, retomamos o tema diversas vezes, como na Unidade 7 do volume do 7º ano, por exemplo, e sugerimos prestar atenção às falas dos estudantes, bem como à disponibilidade deles para o diálogo, de fórma a desenvolver o pensamento crítico, incluindo a revisão de crenças preconceituosas sempre que for o caso. Dessa fórma, a unidade também proporciona debates relacionados às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004).

As imagens das páginas de abertura permitem a introdução do tema da unidade, ao mesmo tempo que possibilitam a reflexão sobre a indústria musical e suas transformações ao longo do tempo.

professor ou professora, seria interessante chamar a atenção dos estudantes para a nacionalidade dos artistas representados nessas páginas. Caso haja tempo, considere a pertinência de pedir a eles que levem para a aula discos de vinil ou Cê dês que porventura tenham em casa. Há, ainda, a possibilidade de ativar e praticar as fórmas de expressar gostos pessoais em inglês, já que os estudantes podem explicar quais são suas preferências musicais.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Fotografia. Número um. Quatro homens um ao lado do outro, da cintura para cima, com camiseta em preto, chapéu branco com faixa preta. Eles estão tocando instrumentos como tamborins e tambores.
Fotografia. Número dois. Vista de baixo para cima de duas pessoas em palco. À esquerda, homem de cabelos castanhos, de camisa de mangas três quartos em cinza, calça jeans em preto. Ele segura na mão esquerda um microfone em frente a boca. À direita, outro homem, de cabelos castanhos, camiseta preta, calça jeans cinza, tocando uma guitarra de frente para o público.
Fotografia. Número três. Um homem sentado sobre um tapete no chão em tons de vermelho e marrom. Este tem cabelos grisalhos, de vestes longas em cinza, calça branca, descalços, com a cabeça para frente, perto de um microfone. Ele segura nas mãos uma cítara, um instrumento musical de cordas, que possui uma caixa de ressonância em forma de trapézio na parte de baixo e uma série de cordas esticadas em um braço longo com vários trastes e botões para afinação.
Fotografia. Número quatro. Vista geral de três pessoas de etnia oriental de frente para dois microfones em pedestal. À esquerda, mulher de cabelos longos castanhos, vestindo uma espécie de kimono oriental longo e vermelho. Ao centro, homem de cabelos castanhos, vestes longas em verde. Ambos tocam instrumentos de corda em marrom. À direita, uma mulher de cabelos escuros, vestes longas similar ao dos outras pessoas na imagem, em verde-claro. Em segundo plano, árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.
Fotografia. Número cinco. Vista de baixo para cima, de um palco com três músicos, de frente para microfones em pedestais. À esquerda, uma mulher de cabelos escuros curtos, de blusa de mangas compridas em cinza, segurando um tambor grande em marrom. Ao centro, uma pessoa de cabelos castanhos, blusa curta verde e saia vermelha longa, segurando uma sanfona em preto de teclas em brancos e à direita, uma mulher de cabelos longos, de blusa verde e saia longa em vermelho.
  1. Quais gêneros musicais vocês conseguem identificar nas imagens?
  1. Quais países estão representados?

c. Citem estilos musicais não representados nas imagens.

Ícone de atividade oral.

2.

I.

Fotografia. Um piano grande em marrom, aberto na parte superior.

II.

Fotografia. Uma bateria de sete peças em marrom, detalhes em branco e com pratos dourados.

III.

Fotografia. Uma  flauta transversal em cinza na horizontal, com chaves que abrem e fecham os furos no corpo da flauta.

IV.

Fotografia. Um triângulo de cor cinza e à esquerda, haste fina na horizontal.

V.

Fotografia. Um saxofone dourado, com botões abaixo e na ponta superior, tem preto.

VI.

Fotografia. Um violão grande em tons de amarelo e laranja.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: samba, rock, Indian music, Japanese music, forró (fotos um a cinco, respectivamente).

1b Resposta esperada: Brazil (fotos um e cinco), India (foto três) and Japan (foto quatro).

1c Resposta pessoal. Resposta possível: funk, rap, reggae, classical music, pop, blues, electronic.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio acerca do tema da unidade, relacionando-o às experiências pessoais.

As imagens das questões 1 e 2 cumprem não apenas o papel de ampliar a ativação do conhecimento prévio sobre o tema da unidade, iniciada com as reproduções de capas de álbuns nas páginas de abertura, mas também de fazer movimentos alternados de aproximação e de estranhamento em relação ao contexto dos estudantes. À identificação com alguns estilos e instrumentos musicais representados contrapõe-se a reflexão gerada por aqueles menos familiares, facilitando a discussão acerca da diversidade musical própria do mundo multicultural da atualidade.

A seção busca também explorar a experiência pessoal dos estudantes com relação a música e instrumentos musicais e finaliza propondo uma enquete para que eles possam descobrir as canções preferidas da turma.

professor ou professora, caso julgue pertinente, aproveite alguns versos ou mesmo as letras completas das canções mencionadas para fazer um trabalho inicial de compreensão do texto estético por meio de uma discussão coletiva. Lembre-se de chamar a atenção para características do gênero, como uso de linguagem figurada, rima e ritmo. Esse trabalho pode ser desenvolvido em conjunto com Língua Portuguesa.

As questões propostas também visam proporcionar a oportunidade de observar o interesse pelo tema e os gostos musicais dos estudantes. Desse modo, será possível avaliar se vale a pena estender a discussão para aprofundar algum dos pontos abordados ou ampliar os conhecimentos necessários à realização das atividades seguintes.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • (ê éfe zero oito éle ih um oito) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

a. Usem as palavras a seguir para nomear os instrumentos musicais apresentados nas imagens.

drums  flute  guitar  piano  saxophone  triangle

b. Vocês tocam algum instrumento musical ou conhecem alguém que toque? Que instrumento gostariam de aprender a tocar?

Ícone de atividade oral.
    1. Quais estilos musicais vocês conhecem?
    1. Na opinião de vocês, por que as pessoas em geral preferem um estilo musical a outros?
    1. Vocês acreditam que as preferências musicais das pessoas são influenciadas pela mídia? Por quê?
Ícone de atividade oral.

4.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. lênguadges
Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

2a Resposta esperada: um piano; dois drums; três flute; quatro triangle; cinco saxophone; seis guitar.

2b Respostas pessoais.

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão

3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

4 Respostas pessoais. Objetivo da questão

4: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero letra de canção.

1e Resposta possível: yes, they are; because lyrics and poems are usually written in verses, usually present words that rhyme and use figurative language, as well as rhythm and meter.

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2a Respostas pessoais.

2b Resposta esperada: “birds”.

2c Resposta pessoal. Resposta possível: an animal; the action of flying, freedom.

2d Respostas pessoais.

professor ou professora, é importante que os estudantes sejam motivados a interagir em inglês, pois, certamente, já têm conhecimentos para isso. Caso ainda se sintam inibidos ou inseguros, sugerimos destacar que esses momentos de interação permitem o uso de estratégias que são comuns em nossas conversas cotidianas, como esclarecer o que não foi entendido ou repetir de outra maneira algo que já dissemos. Cabe também ressaltar os gestos como recursos para ajudar a expressar o que queremos dizer.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão leitora por meio da interação com textos pertencentes ao gênero letra de canção.

Task 1

O texto apresentado em Read to learn é a letra da canção “Three little birds”, do cantor e compositor jamaicano Bob Marley. Para estimular os estudantes a concentrar a atenção nos aspectos estéticos do texto durante a leitura, as duas questões de Before reading procuram levá-los a refletir sobre características em comum entre letras de canção e poemas, como o uso de palavras com sentido figurado.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
  • (ê éfe zero oito éle ih um oito) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar EXAMPLE 1

Three little birds

Bob Marley

Don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright


Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)


Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry (don’t worry) about a thing ’Cause every little thing gonna be alright


Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)


Singin’ don’t worry about a thing (worry about a thing, oh) Every little thing gonna be alright (don’t worry) Singin’ don’t worry about a thing (I won’t worry) ’Cause every little thing gonna be alright


Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright (I won’t worry) Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing (oh no) ’Cause every little thing gonna be alright

THREE little birds. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. Compositores: Bob Marley and The Wailers. In: EXODUS. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. [sem local]: Tuff Gong, 1977. 1 disco vinil, lado , faixa 4.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
      1. .
      2. .
      3. .
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.

1: c

Objetivo da questão 2: refletir sobre o sentido de palavras no texto.

2a: um

2b: três

Duas características da letra de “Three little birds” merecem ser comentadas aqui, em virtude de sua relevância para a construção de sentidos e para o desenvolvimento de uma concepção de língua que incorpore a variedade e a diversidade inerentes a todos os idiomas. A primeira delas diz respeito ao fato de que o gênero letra de canção muitas vezes se apoia em linguagem figurada, fazendo que a compreensão do texto esteja, em diversos casos, mais ligada a um sentimento ou a uma emoção associados ao tema do que propriamente a um conceito ou uma ideia. A segunda tem a ver com as marcas de oralidade e o uso de variedades diferentes da que é considerada padrão.

Assim, professor ou professora, julgamos importante chamar a atenção para a “leveza” da ideia principal dessa letra, que pode ser construída apoiando-se em pistas textuais como Don’t worry e Every little thing gonna be alright levando em conta que a palavra birds do título pode ser interpretada tanto em seu sentido mais usual como em sentido metafórico.

ícone de atividade no caderno.
    1. .
    1. .
Versão adaptada acessível

Atividade 4.

Em vez da rima, é possível sugerir que se identifiquem outras características estilísticas da letra de canção, como a disposição espacial dos versos.

Rise up this mornin’

Smiled with the risin’ sun

Three little birds

Pitch by my doorstep

Singin’ sweet songs

Of melodies pure and true

Sayin’, (this is my message to you)”

ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
    1. ?

’cause  mornin’  sayin’  singin’

c.

Did you know?

  • thrii lirou bãrdis ” foi escrita por bób márlei (1945-1981), artista jamaicano famoso mundialmente. A letra da canção apresenta não apenas marcas de oralidade, mas também variações características do inglês coloquial falado na Jamaica no período em que a música foi escrita.
  • Todas as línguas são compostas de muitas variedades, ou seja, variam em função do lugar, da época, do grupo social etcétera. É importante compreender isso para respeitar as pessoas que utilizam variedades diferentes da nossa.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. ríd tchu lârn.
    1. tesqui uon (rídin)?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).

3a Resposta esperada: “mornin’”, “sun”.

3b Resposta esperada: “songs” and “melodies”; “sweet” and “pure and true”, respectively.

Objetivo da questão 4: identificar características estilísticas do gênero letra de canção.

4 Resposta esperada: true” and “you.

Objetivo da questão 5: refletir sobre características estilísticas do gênero letra de canção.

5a: um

5b Resposta esperada: it indicates that part of the words is not pronounced.

5c Resposta esperada: because”, “morning”, “saying” and “singing.

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.

1a Resposta esperada: both titles mention birds.

1b Respostas pessoais.

Já no que diz respeito às marcas de oralidade e aos usos de uma variedade não padrão, recomendamos que esses tópicos sejam explicitados e discutidos com os estudantes. As marcas de oralidade costumam ser traços constitutivos do próprio gênero, sendo, portanto, essenciais para sua compreensão e produção. Já o uso de variedades diferentes da padrão é da própria natureza de qualquer língua; logo, é essencial que a turma entre em contato com a diversidade linguística. Conhecer a língua inglesa com toda a sua riqueza não é aprender um “inglês certo” ou um “inglês errado”, mas, sim, construir consciência sobre os fenômenos linguísticos encarados como práticas reais, múltiplas e diversas.

Para ler

Caso queira saber mais acerca das implicações de se considerar as variedades de uma língua na educação linguística e, em especial, sobre as fórmas que o inglês assume mundo afora, recomendamos a leitura do artigo de Kachru (1992).

Task 2

Esta Task apresenta, em Read to learn, a letra da canção “Blackbird”, de John Lennon e Paul McCartney. Além do gênero, esse texto se relaciona com o da Task 1 pela referência a uma imagem de pássaro. Nesse caso, contudo, o pássaro alude não apenas a um desejo de liberdade de maneira geral, mas especificamente à luta dos negros no mundo inteiro por direitos iguais, conforme já comentado em diversas ocasiões por um de seus autores.

ícone de atividade no caderno.

2. .

I.

Fotografia. Em preto e branco. Vista geral de pessoas em pé, aglomeradas entre si, segurando nas mãos, cartazes fixados em hastes de madeira. À frente, um homem segurando cartaz com texto: We demand an end to police brutality now! Mais atrás, outro cartaz traz a mensagem: We demand voting rights now!

II.

Fotografia. Em preto e branco. Vista geral de local com rua escura e listra branca. À esquerda, pessoas aglomeradas, com um cartaz claro na horizontal e texto em preto: women march for equality. Em segundo plano, área com várias árvores.

III.

Fotografia. Em preto e branco. Pessoas aglomeradas em rua, com cartazes e faixas com texto em inglês. Um deles diz: GI's against the war in Vietnam!. Ao fundo, outros cartazes. Em segundo plano, prédios e janelas.

IV.

Fotografia. Vista geral do gramado de um estádio, com um pódio branco, com números de um, dois e três e, em cima, três homens em pé, voltados para a esquerda, vestindo agasalhos azuis escuros. O primeiro e segundo colocados são negros e mantém um braço levantado com punho cerrado e cabeça baixa. O terceiro colocado tem os braços ao lado do corpo e cabeça ereta.
De frente deles, um senhor de  cabelos grisalhos, casaco em vermelho e calça bege, um outro em pé, de casaco e calça em azul e, perto, um homem visto de costas, de cabelos pretos, equipamento preto por cima e calça em bege.

b.

ríd tchu lârn
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.

2a Respostas possíveis: images um and quatro, because they show black people fighting for their rights, and the bird mentioned in the title is a blackbird.

2b Resposta possível: about black people fighting for their rights.

Leitura

professor ou professora, caso os estudantes tenham usado esta coleção no ano anterior, é possível aproveitar as imagens em Before reading para relembrar e ativar os conhecimentos construídos durante o estudo das Unidades 4 e 7 do volume do 7º ano, em que foram abordadas lutas por direitos e igualdade dos negros no Brasil e no mundo.

Blackbird

John Lennon and Paul McCartney

Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life You were only waiting for this moment to arise


Blackbird singing in the dead of night Take these sunken eyes and learn to see All your life You were only waiting for this moment to be free


Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night


Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night


Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life


You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise

BLACKBIRD. Intérpretes: The Beatles. Compositores: John Lennon e Paul McCartney. In: THE Beatles. Intérpretes: The Beatles. [sem local]: Apple Records, 1968.1 disco vinil, lado B, faixa 3.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
      3. .
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.

1a: um

1b: dois

Um dos propósitos das questões de Constructing meanings é aprofundar a reflexão iniciada na Task 1 acerca da possibilidade de construir muitos sentidos coerentes para um mesmo texto, especialmente em gêneros da esfera artística, como poemas e letras de canção. A noção de que o sentido de um texto é único e estável é equivocada e se apoia em uma concepção de leitura meramente como decodificação. A perspectiva sociointeracional, adotada nesta coleção, vê o leitor como um sujeito ativo que interage com o texto construindo sentidos; portanto, é fundamental sensibilizar os estudantes para a multiplicidade de leituras viáveis com base nas pistas oferecidas pela letra da canção explorada.

ícone de atividade no caderno.
    1. ín bifór rídin.
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
  1. êndrídin

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: confirmar hipótese de leitura e refletir criticamente sobre o tema do texto.

2b Respostas possíveis: três, quatro.

Objetivo da questão 3: refletir sobre o sentido de palavras e expressões no texto.

3a: dois

3b: um

Objetivo da questão 4: identificar informações explícitas no texto.

4a Resposta esperada: learn to fly.

4b Resposta esperada: learn to see.

4c Resposta esperada: now.

Objetivos da questão 5: refletir sobre características estilísticas e composicionais do gênero letra de canção e fazer inferências.

5a: T

5b: F

5c: T Pré-leitura

Objetivo da questão: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: the power of love (romantic love, family love, love for humanity, for animals, etcétera).

1b Resposta pessoal.

Task 3

Ao contrário do que ocorre nas Tasks anteriores, esta Task apresenta, em Read to learn, a letra de uma canção mais recente e característica do multiculturalismo, que é, hoje, uma das principais marcas de diversos países. “Love is stronger” é uma canção de 2017 de Ifi Ude, uma cantora e compositora nascida na Nigéria, com cidadania polonesa. A letra da canção, composta originalmente em inglês, inclui um verso em igbo, uma das línguas oficiais faladas na Nigéria.

Ícone de atividade oral.

2.

Fotografia. Número um. Duas pessoas sentadas em um banco de madeira clara, com o homem visto de costas à esquerda e a  mulher à direita. Ele tem cabelos escuros, calvo, de camiseta em azul-claro, com a mão direita sobre o ombro direito da mulher. Esta tem cabelos encaracolados curtos e pretos, blusa regata em vermelho e calça em bege. Ao fundo, em segundo plano, lago cercado de gramado e árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.
Fotografia. Número dois. Uma mulher vista do busto para cima, até a boca. Ela usa batom vermelho nos lábios, de blusa em azul e ilustração em amarelo. Em seu peito, ela segura um bebê de olhos fechados, dormindo, de cabelos escuros e coberta branca em cima.
Fotografia. Número três. Uma jovem vista dos ombros para cima, abraçando um cachorro de pelos brancos à esquerda. A menina tem cabelos castanhos para trás, usa óculos de grau em vermelho e blusa em preto. Ela olha para frente com leve sorriso e mão esquerda acariciando o pescoço do cachorro.
Fotografia. Número quatro. À esquerda, uma concha de servir comida colocando uma porção de comida com caldo laranja claro em uma tigela de isopor redonda em branco, que uma pessoa está segurando. Ao fundo, outra pessoa se servindo e outras comidas.
  1. ríd tchu lârn?

c.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.

2a Resposta esperada: they illustrate different forms of love.

2b Resposta esperada: the title and the images are about love.

2c Respostas pessoais. Respostas possíveis: no, because there is not enough information in the title.

professor ou professora, caso haja tempo disponível, considere a pertinência de discutir com os estudantes as implicações de aprender a língua inglesa por meio de um viés sensível ao multiculturalismo. Caso opte por propor essa discussão, é importante indicar que o inglês, atualmente, não pode ser considerado uma “propriedade” dos Estados Unidos ou do Reino Unido, pois se tornou um meio de expressão de inúmeras outras culturas nacionais e transnacionais, modificando-se à medida que outros povos foram se apropriando da língua. Essa perspectiva favorece que a aprendizagem de inglês sirva não apenas para a inserção dos estudantes nos discursos hegemônicos do mundo globalizado, mas também – e principalmente – para que essa inserção seja crítica e lhes abra a possibilidade de projetar suas identidades e vozes nesse mundo, transcendendo a mera reprodução de discursos e culturas anglo-americanas.

Para ler

Sobre o gênero letra de canção na educação linguística, sugerimos a leitura de Costa (2002).

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Love is stronger

Ifi Ude

I never thought I would put my freedom In your hands, in your tiny hands I never thought I would give you my freedom Till you came into the world


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea (sea)


Your soul is like pure light Guide me in the darkness With you I’m not afraid of surprises Or what the future will bring for me The future will bring for me


Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto (I want you to be happy)


’Cause our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea


And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea

LOVE is stronger. Intérprete: Ifi Ude. Compositora: Ifi Ude. In: NEW moons volumenove. [sem local]: Killing Moon, 2018. 1 cedê, faixa 15.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
    1. bifór rídin
    1. .
    1. .
ícone de atividade no caderno.
      1. bíg
      2. dárk
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informações específicas e fazer inferências.

1a Resposta esperada: image dois, because the theme of the lyrics is the love between a mother and her child.

1b Resposta esperada: “In your hands, in your tiny hands” and “Till you came into the world.

1c Resposta esperada: because, sometimes, to take care of a child, people give up part of their freedom.

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e refletir sobre os efeitos de sentido das comparações no texto.

2a: .

    1. .
    2. .
    3. .
ícone de atividade no caderno.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. O que vocês pensam sobre a letra de “thrii lirou bãrdis ”? Vocês consideram que essa canção ajuda a refletir sobre a vida? Justifiquem sua resposta.
    1. Na opinião de vocês, por que na letra de “blékbârd” palavras como “dárk”, “blék” e “náit” têm sentido positivo? Por que essas palavras podem ter sentido negativo em outros textos?
    1. Vocês acham que o amor materno, conforme a letra de “lóv ís strônguer”, é natural? E o amor paterno? Justifiquem sua resposta.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.
  1. líssen tchu lârn
      1. .
      2. .
      3. .
      1. .
Respostas e comentários

2b:

2c: dois

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas e implícitas no texto.

3b Resposta esperada: “I want you to be happy”.

3a Resposta esperada: “Achọrọ m ka ị nwe obi ụtọ”.

1 Respostas pessoais.

Pós-leitura

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e sobre a linguagem usada no texto.

1b Resposta possível: porque busca criar uma imagem positiva para o que é negro, o que nem sempre acontece em outros textos.

Pré-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

Think a little more

Nesta seção, recomendamos atenção à discussão sobre o uso, na linguagem figurada, de imagens que vinculam a cor branca ao que é positivo, enquanto a cor preta é associada àquilo que é negativo. Trata-se de uma questão delicada, pois esse contraste é comumente utilizado na linguagem poética, mas é preciso estar alerta para o possível surgimento de argumentos racistas durante a discussão. Nesse caso, é necessário atuar no sentido de estimular o questionamento dos pressupostos que conduzem à geração de estereótipos e à desumanização de grupos étnicos, sociais, de gênero etcétera.

Ao final da seção, espera-se que os estudantes estejam mais familiarizados com a interpretação do gênero letra de canção, especialmente no que diz respeito ao papel desempenhado pela linguagem figurada.

Sugerimos, professor ou professora, se houver possibilidade, que aproveite este momento final da seção Reading para levar as canções trabalhadas para a turma escutar, caso não tenha feito isso antes. Seria um momento de fruição artística, também necessária nas práticas docentes, especialmente nos componentes curriculares da área de Linguagens.

Listening

Objetivo da seção

Familiarizar os estudantes com a compreensão de comentários críticos orais sobre música.

Nesta seção, apresentam-se comentários críticos de crianças sobre uma música da banda inglesa Queen. professor ou professora, é relevante, para a posterior produção oral, observar as fórmas utilizadas a fim de expressar apreço ou desapreço, porém os estudantes devem compreender que tais fórmas podem ser mais ou menos estáveis dependendo do que se quer expressar.

Habilidade desenvolvida em Listening


(ê éfe zero oito éle ih zero três) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Critical comments – Parts um and dois

Title: Kids react to Queen

Date: August 6, 2017

Source: FBE

KIDS react to Queen. [sem local], , 6 agosto 2017. 1 vídeo (9minutos54Sul). Publicado pelo canal React. Disponível em: https://oeds.link/6ltWX3. Acesso em: 8 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

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constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno.
  1. .
ícone de atividade no caderno.
    1. ãmeizin
    1. nís

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, de que fórma a música pode influenciar o comportamento de crianças e adolescentes?
    1. Quando vocês falam sobre músicas com seus colegas, o que costumam comentar?
    1. Como vocês lidam com amigos que têm gostos musicais diferentes dos seus?
    1. Vocês consideram importante valorizar a música brasileira? Por quê?
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informação específica e identificar características composicionais do gênero comentário crítico.

1a: quatro

1b Resposta esperada: Queen’s.

1c Resposta esperada: no, they didn’t; one of the kids said that he didn’t like it and other child said that one of the songs was boring.

1d: dois

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2: a, c, d, e, h.

Pós-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal e com o contexto brasileiro.

1d Respostas possíveis: sim, pois a música brasileira representa uma parte importante de nossa cultura e nossa identidade.

Neste momento, o objetivo é reconhecer e compreender os enunciados, já que a produção será trabalhada de fórma mais direta na seção Speaking. No entanto, considere a viabilidade de mencionar nomes de algumas bandas brasileiras e títulos de algumas canções recentes para que os estudantes opinem sobre elas. Dessa fórma, poderão começar a praticar as fórmas próprias para fazer comentários avaliativos, e, ao mesmo tempo, você poderá chamar a atenção para a importância de respeitar as diferentes opiniões e os diversos gostos musicais.

Think a little more

As questões desta seção suscitam uma discussão sobre a relação entre gostos musicais e formação de identidades, com ênfase nas vivências da própria turma. Neste momento, apresenta-se mais uma oportunidade para a discussão sobre a diversidade e o respeito às diferenças, tema que pode ser abordado com base na reflexão sobre como cada estudante se comporta diante de quem tem gostos musicais diversos dos seus. A subseção também permite ampliar a reflexão sobre a valorização da música brasileira, bem como sobre o papel da indústria musical na formação de nossos gostos e identidades e sobre as possibilidades de ir além daquilo que ela nos oferece.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

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1. página

’Cause every little thing gonna be alright

ícone de atividade no caderno.
  1. áison grémer

Oh, yes, I can make it now, the pain is gone

All of the bad feelings have disappeared

Here is that rainbow I’ve been praying for

It’ espaço para resposta (be) a bright, bright sunshiny day

I CAN see clearly now. Intérprete: Jimmy Cliff. Compositor: J. Nash. In: COOL runnings. Intérprete: Jimmy Cliff. Estados Unidos: Columbia, 1993. 1 cedê, faixa 2.

II.

Maybe you’re the same as me

We see things they’ll never see

You and I (A) espaço para resposta (live) forever

We (B) espaço para resposta (live) forever

LIVE forever. Intérpretes: Oasis. Compositor: N. Gallagher. In: DEFINITELY maybe. Intérpretes: Oasis. Inglaterra: Creation Records, 1994. 1 cedê, faixa 3.

b.

ícone de atividade no caderno.

3.

And our love is stronger than a flood

Bigger than a mountain

Deeper than the darkest sea

    1. .
    2. .
    1. lés
    2. mór
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: refletir sobre o uso da fórma coloquial gonna como marca de oralidade.

1a: um

1b: dois

Objetivo da questão 2: praticar fórma e uso de be going to (gonna).

2a um: s gonna be

2a dois: A – are gonna live; B – are gonna live

2b Resposta esperada: It’s going to be a bright, bright sunshiny day”; “You and I are going to live forever”; “We are going to live forever”.

Objetivo da questão 3: refletir sobre fórmas e usos do grau comparativo de superioridade.

3a: um

3b: dois

Language in action

Objetivo da seção

Praticar aspectos linguísticos ligados a algumas características composicionais e estilísticas de letras de canção e comentários críticos orais.

A seção explora os adjetivos comparativos, um tópico linguístico relevante para a produção de comentários críticos, principalmente quando se trata de comparar estilos musicais, artistas e bandas, como solicitado na produção escrita. É focalizado também o uso de gonna por ser um aspecto mais diretamente ligado às marcas de oralidade típicas do gênero letra de canção.

professor ou professora, se considerar necessário, sugerimos um trabalho com rimas, não apenas pelo seu reconhecimento em poemas curtos, mas também lançando mão de atividades mais lúdicas, em que equipes tentem formar o maior número possível de rimas a partir de uma lista de palavras. Outras letras de canção em que apareçam fórmas coloquiais também podem ser apresentadas como uma fórma de diversificar a discussão sobre esse aspecto e como uma oportunidade de ampliar o repertório lexical e a familiaridade dos estudantes com a língua inglesa.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero oito éle ih um dois) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • (ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
  • (ê éfe zero oito éle ih um cinco) Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
ícone de atividade no caderno.

My love is (um) espaço para resposta (strong) that

My love is poetry in motion

My love is (dois) espaço para resposta (deep) that

My love is (três) espaço para resposta (deep) the ocean

STRONGER than that. Intérprete: Cliff Richard. Compositor: A. Tarney. In: STRONGER. Intérprete: Cliff Richard. Inglaterra: EMI, 1990. 1 cedê, faixa 1.

b.

He’s Superman

He’s (um) espaço para resposta (fast) a speeding bullet

He’s Superman

(dois) espaço para resposta (powerful) a locomotive

He’s Superman

SUPERMAN. Intérprete: David Ker. Compositor: David Ker. In: FLIP Flops. Intérprete: David Ker. Cidade do Cabo, África do Sul: Dadstep Music, 2018.

c.

A smile I might bring you

Is (um) espaço para resposta (important) world peace

For nothing is (dois) espaço para resposta (dangerous) desire when it’s wrong

DESIRE. Intérprete: Devo. Compositores: J. Hinckley, G. Casale e M. Mothersbaugh. In: OH, no it’s Devo. Intérprete: Devo. Estados Unidos: Beemegê, 1982. 1 disco vinil, lado B, faixa 5.

ícone de atividade no caderno.

5.

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

Read the fragments of song lyrics below and observe the expressions "as high as" and "less important than".

Nobody gets too much love anymore

It’s as high as a mountain

And harder to climb

TOO much heaven. Intérpretes: Bee Gees. Compositores: B. Gibb, R. Gibb e M. Gibb. In: SPIRITS having flown. Intérpretes: Bee Gees. Inglaterra: érri éssi ô, 1978. 1 disco vinil, lado A, faixa 1.

And those bright blue eyes

Can only meet mine across a room

Filled with people that are less important than you

LOVE love love. Intérpretes: Of Monsters and Men. Compositor: N. B. Hilmarsdottir. In: MY head is an animal. Intérpretes: Of Monsters and Men. Islândia: Record, 2011. 1 cedê, faixa 8.

    1. .
    2. .
    3. .
    1. .
    2. .
    3. .
Versão adaptada acessível

Atividade 5, itens a e b.

  1. In the first excerpt, the words "as high as" express
    1. equality.
    2. inferiority.
    3. superiority.
  1. In the second excerpt, the words "less important than" express
    1. equality.
    2. inferiority.
    3. superiority.
Ícone de atividade oral.

6.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar o grau comparativo de superioridade.

4a: um - stronger than; dois - deeper than; três - deeper than

4b: um - faster than; dois - More powerful than

4c: um - more important than; dois - more dangerous than

Objetivo da questão 5: identificar formas e usos dos graus comparativos de igualdade e de inferioridade.

5a: um

5b: dois

Objetivo da questão 6: praticar comparativos de superioridade, igualdade e inferioridade.

ispíquin

rit de rroudi

In pairs, you are going to create an oral critical comment comparing and expressing your opinions about two bands or artists. Remember you have already seen examples of critical comments in Listening.

ícone de atividade no caderno.

1.

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

For the oral production

What is the discursive genre?Oral critical comment.

What is the theme?Music.

What is the objective?To compare and express opinions about two bands or artists.

At whom is it aimed?Your classmates.

How and where is it going to be presented?Through an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, in pairs.

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno.

a. Decidam sobre quais bandas ou artistas vocês vão comentar.

ícone de atividade no caderno.
  1. Avaliem a música que esses artistas ou bandas fazem levando estas perguntas em consideração:
    1. Vocês gostam ou não da música deles? Por quê?
    2. Como vocês comparariam as duas bandas ou os dois artistas em termos de estilo, ritmo e letras de canções que eles compõem e/ou cantam?
ícone de atividade no caderno.
  1. Reflitam sobre maneiras de expressar opiniões em inglês. Classifiquem as frases a seguir em dois grupos: (láiques) ou (). Em seguida, escolham as que vocês vão usar em seu comentário crítico.
    1. .
ícone de atividade no caderno.

d. Observem as seguintes expressões, usadas para fazer comparações, e decidam quais vocês vão usar em seu comentário crítico. Se necessário, consultem a seção áison grémer

as good as – better than

as nice as – nicer than

as melodic as – more melodic than

as beautiful as – more beautiful than

ícone de atividade no caderno.

e. Procurem uma maneira de expressar suas opiniões sem ofender as pessoas que têm opiniões diferentes das suas.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: planejar os conteúdos do gênero comentário crítico; refletir sobre suas características estilísticas e composicionais e preparar uma versão inicial do comentário crítico.

1c um: L

1c quatro: L

1c sete: L

1c dois: L

1c cinco: L

1c oito: L

1c três: D

1c seis: D

1c nove: D

Speaking

Objetivo da seção

Promover a familiarização dos estudantes com a produção de comentários críticos orais sobre música.

Nesta seção, os estudantes deverão produzir comentários críticos orais sobre duas bandas ou dois artistas, expressando sua opinião sobre eles e comparando-os.

professor ou professora, essa pode ser uma oportunidade para praticar verbos e adjetivos que são utilizados para expressar likes e dislikes. A prática do grau comparativo de adjetivos também pode ser trabalhada aqui. Sugerimos que avalie a necessidade de abordar o tom da crítica presente nos comentários, que podem soar desrespeitosos ou ofensivos a alguma banda ou algum artista e, consequentemente, a seus fãs. Caso isso aconteça, cabe discutir a importância do respeito às opiniões e aos gostos diferentes dos nossos, demonstrando possibilidades mais respeitosas de expressar opiniões, mesmo quando elas forem negativas.

Ao final do trabalho com a seção, os estudantes deverão estar familiarizados com comentários críticos orais, no que diz respeito tanto à compreensão como à produção, sendo capazes de expressar seus gostos e fazer comparações oralmente.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
Ícone de atividade oral.

f. Pensem nas expressões faciais e nos gestos que podem ser usados durante a apresentação do comentário crítico para enfatizar sua mensagem.

Ícone de atividade oral.

g. Apresentem seu comentário crítico para outra dupla e peçam que avaliem o trabalho de vocês e deem sugestões de como melhorá-lo.

istép béqui

ícone de atividade no caderno.
    • indicação explícita das bandas ou dos artistas comentados;
    • opiniões consistentes sobre a música dessas bandas/desses artistas, sustentadas por argumentos coerentes;
    • uso de expressões de opinião e comparação adequadas;
    • linguagem respeitosa;
    • expressões faciais e gestos apropriados.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.
    1. O que você considerou fácil de compreender? E o que foi difícil?
    1. O que você aprendeu sobre música?
    1. Sobre o que você refletiu nesta unidade em relação a letras de canção?
    1. Como você se preparou para expressar sua opinião sobre bandas e artistas?
    1. De que maneira você colaborou com o professor e com os colegas?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do comentário crítico.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final do comentário crítico.

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.

1a Resposta esperada: some album covers.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens das páginas de abertura e fazer sua releitura com base nos conhecimentos construídos ao longo da unidade.

As imagens da abertura podem estimular a curiosidade dos estudantes, visto que atualmente já não é tão comum a difusão de músicas por meio de discos de vinil (ou éli pês) e Cê dês. Desse modo, a primeira pergunta da seção possibilita a discussão sobre as transformações, ao longo do tempo, nas mídias de gravação e fórmas de distribuição dos produtos da indústria musical. Essa reflexão permite não apenas resgatar conhecimento histórico, mas também aguçar o interesse da turma quanto à música de outros períodos e lugares.

Avalie a possibilidade de levar os estudantes a um espetáculo musical, se em sua cidade houver espaços com apresentações musicais gratuitas. Outra sugestão seria verificar se eles tocam algum instrumento musical e organizar uma apresentação na própria escola.

Se possível, dentro do contexto dos estudantes, outra sugestão é estimulá-los a fazer uma busca na internet ou usar um aplicativo móvel para ouvir uma música africana com letra em inglês. Em seguida, eles devem tentar descobrir o país onde a música foi produzida e o tema desenvolvido em suas letras, e todos podem compartilhar suas descobertas com a turma.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar o aprendizado, especialmente com relação à leitura de letras de canção e à compreensão e produção de comentários críticos orais.

É importante que os estudantes se sintam motivados a expressar suas eventuais dificuldades, assim como a destacar as atividades que consideraram mais fáceis. Com base na autoavaliação, você pode decidir se é necessário retomar alguma atividade ou solicitar a realização das questões propostas no apêndice There is more e nas Atividades complementares da introdução do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • (ê éfe zero oito éle ih um oito) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

Don’t worry about a thing

‘Cause every little thing gonna be alright

(página 142)

FUTURE TIME – BE GOING TO (GONNA) / TEMPO FUTURO – BE GOING TO (GONNA)

Affirmative form / Afirmativo

Interrogative form / Interrogativo

Negative form / Negativo

I’m gonna be all right.

Am I gonna be all right?

I’m not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not gonna be all right.

He’s gonna be all right.
She’s gonna be all right.
It’s gonna be all right.

Is he gonna be all right?
Is she gonna be all right?
Is it gonna be all right?

He’s not gonna be all right.
She’s not gonna be all right.
It’s not gonna be all right.

We’re gonna be all right.

Are we gonna be all right?

We’re not gonna be all right.

You’re gonna be all right.

Are you gonna be all right?

You’re not gonna be all right.

They’re gonna be all right.

Are they gonna be all right?

They’re not gonna be all right.

  • Em linguagem coloquial, a fórma verbal “gointiu” é usualmente substituída pela contração “gona”.
  • A omissão do verbo “tchu bi” é menos comum, mas pode acontecer em algumas variedades da língua inglesa.

egzâmpol tchu

And our love is stronger than a flood

Bigger than a mountain

Deeper than the darkest sea

(página 148)

COMPARATIVE FORMS OF ADJECTIVES / FORMAS COMPARATIVAS DE ADJETIVOS

Superiority / Superioridade

Inferiority / Inferioridade

Equality / Igualdade

“short” adjectives (with one or two syllables)

“long” adjectives (with two or more syllables)

less strong than
“less” + adjective + “than”

as beautiful as
“as” + adjective + “as” (affirmative)
“not as”/“so” + adjective + “as” (negative)

stronger than (adjective + “-er”) + “than”

more beautiful than “more” + adjective + “than”

Existem algumas exceções no que diz respeito à formação dos adjetivos com grau comparativo de superioridade, como ”) e ”).

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar a fórma coloquial de be going to (gonna) e as fórmas comparativas de adjetivos, tomando como referência os textos trabalhados na unidade.

professor ou professora, caso considere desejável ampliar e aprofundar a prática com os elementos linguísticos sistematizados, sugerimos a realização de atividades que levem os estudantes a se expressar sobre sua própria realidade. Por exemplo, eles podem falar sobre seus planos para o futuro empregando gonna e comparar livros, álbuns, bandas e artistas com base em uma lista de adjetivos sugeridos. As atividades envolvendo a comparação entre colegas podem requerer atenção, a fim de evitar práticas discursivas ofensivas. Reiteramos que os usos coloquiais devem estar sempre relacionados aos gêneros discursivos e aos contextos nos quais podem ser empregados.

Referências bibliográficas

BRASIL. Resolução cê êne Ê barra cê pê norteº 1/2004, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, Distrito Federal, página 11, 22 junho 2004.

COSTA, N. B. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; EZERRA, M. A. (organizador). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. página107-121.

KACHRU, B. World Englishes: Approaches, issues and resources. In: Language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, Cambridge, 1992, volume 25, página 1-14.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
  • (ê éfe zero oito éle ih um cinco) Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.