iuniti séven míusik ól âráund
Respostas e comentários
Unit 7
professor ou professora
Esta unidade tem como objetivo familiarizar os estudantes com os gêneros letra de canção e comentário crítico oral. O seu tema principal é a música, sua presença e importância em nosso dia a dia. A reflexão sobre a presença da linguagem figurada no gênero letra de canção, que abre a possibilidadepara interpretações diversas e em diferentes níveis, ocupa lugar central entre as questões propostas para discussão. Consideramos relevante, também, caso você julgue pertinente ao perfil de sua turma, o estímulo à conscientização acerca dos limites impostos pela indústria de entretenimento ao acesso à diversidade cultural e musical, que pode ampliar nossos horizontes.
As atividades presentes nesta unidade têm o potencial de promover a interdisciplinaridade com Arte, especialmente com Música, que é uma das linguagens previstas para esse componente curricular. O mesmo pode ser dito em relação à Língua Portuguesa, principalmente no que diz respeito ao trabalho com a linguagem figurada e com textos revestidos de valor estético. A letra da canção “Blackbird” e as atividades de compreensão propostas favorecem, ainda, um trabalho interdisciplinar com História.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: letra de canção e comentário crítico oral.
Tema: música, sentimentos e identidades.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos letra de canção e comentário crítico oral;
- refletir sobre a fórma como a música, ao longo da história, afetou os sentimentos e as identidades das pessoas em todo o mundo.
Respostas e comentários
A unidade dialoga com o volume do 7º ano desta coleção, especialmente com a Unidade 4, que traz trechos de um documentário sobre Nina Simone, cantora, pianista e compositora afro-americana, além de tematizar as culturas africanas e afrodescendentes no Brasil e no mundo. O conhecimento construído por meio do trabalho com essa e com outras unidades tende a aumentar a capacidade de compreensão e engajamento dos estudantes, em relação tanto à temática da música como à discussão acerca de questões ligadas aos direitos da população negra no Brasil e no mundo, que é retomada na letra de “Blackbird”. Consideramos fundamental desconstruir discursivamente os pressupostos racistas para uma educação linguística para a democracia. Assim, retomamos o tema diversas vezes, como na Unidade 7 do volume do 7º ano, por exemplo, e sugerimos prestar atenção às falas dos estudantes, bem como à disponibilidade deles para o diálogo, de fórma a desenvolver o pensamento crítico, incluindo a revisão de crenças preconceituosas sempre que for o caso. Dessa , a unidade também proporciona debates relacionados às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004). fórma
As imagens das páginas de abertura permitem a introdução do tema da unidade, ao mesmo tempo que possibilitam a reflexão sobre a indústria musical e suas transformações ao longo do tempo.
professor ou professora, seria interessante chamar a atenção dos estudantes para a nacionalidade dos artistas representados nessas páginas. Caso haja tempo, considere a pertinência de pedir a eles que levem para a aula discos de vinil ou Cê dês que porventura tenham em casa. Há, ainda, a possibilidade de ativar e praticar as fórmas de expressar gostos pessoais em inglês, já que os estudantes podem explicar quais são suas preferências musicais.
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
- Quais gêneros musicais vocês conseguem identificar nas imagens?
- Quais países estão representados?
c. Citem estilos musicais não representados nas imagens.
2.
I.
II.
III.
IV.
V.
VI.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
1a Resposta pessoal. Resposta possível: samba, rock, Indian music, Japanese music, forró (fotos um a , respectivamente). cinco
1b Resposta esperada: Brazil (fotos um e ), cinco India (foto ) três and Japan (foto ). quatro
1c Resposta pessoal. Resposta possível: funk, rap, reggae, classical music, pop, blues, electronic.
Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
Time to think
Objetivo da seção
Ativar o conhecimento prévio acerca do tema da unidade, relacionando-o às experiências pessoais.
As imagens das questões 1 e 2 cumprem não apenas o papel de ampliar a ativação do conhecimento prévio sobre o tema da unidade, iniciada com as reproduções de capas de álbuns nas páginas de abertura, mas também de fazer movimentos alternados de aproximação e de estranhamento em relação ao contexto dos estudantes. À identificação com alguns estilos e instrumentos musicais representados contrapõe-se a reflexão gerada por aqueles menos familiares, facilitando a discussão acerca da diversidade musical própria do mundo multicultural da atualidade.
A seção busca também explorar a experiência pessoal dos estudantes com relação a música e instrumentos musicais e finaliza propondo uma enquete para que eles possam descobrir as canções preferidas da turma.
professor ou professora, caso julgue pertinente, aproveite alguns versos ou mesmo as letras completas das canções mencionadas para fazer um trabalho inicial de compreensão do texto estético por meio de uma discussão coletiva. Lembre-se de chamar a atenção para características do gênero, como uso de linguagem figurada, rima e ritmo. Esse trabalho pode ser desenvolvido em conjunto com Língua Portuguesa.
As questões propostas também visam proporcionar a oportunidade de observar o interesse pelo tema e os gostos musicais dos estudantes. Desse modo, será possível avaliar se vale a pena estender a discussão para aprofundar algum dos pontos abordados ou ampliar os conhecimentos necessários à realização das atividades seguintes.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- ( ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
- ( ê éfe zero oito éle ih um oito) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
a. Usem as palavras a seguir para nomear os instrumentos musicais apresentados nas imagens.
drums flute guitar piano saxophone triangle
b. Vocês tocam algum instrumento musical ou conhecem alguém que toque? Que instrumento gostariam de aprender a tocar?
-
- Quais estilos musicais vocês conhecem?
- Na opinião de vocês, por que as pessoas em geral preferem um estilo musical a outros?
- Vocês acreditam que as preferências musicais das pessoas são influenciadas pela mídia? Por quê?
4.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- lênguadges
Respostas e comentários
2a Resposta esperada: um – piano; dois – drums; três – flute; quatro – triangle; cinco – saxophone; seis – guitar.
2b Respostas pessoais.
3 Respostas pessoais. Objetivos da questão
3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
4 Respostas pessoais. Objetivo da questão
4: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
Pré-leitura
1 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero letra de canção.
1e Resposta possível: yes, they are; because lyrics and poems are usually written in verses, usually present words that rhyme and use figurative language, as well as rhythm and meter.
Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
2a Respostas pessoais.
2b Resposta esperada: “birds”.
2c Resposta pessoal. Resposta possível: an animal; the action of flying, freedom.
2d Respostas pessoais.
professor ou professora, é importante que os estudantes sejam motivados a interagir em inglês, pois, certamente, já têm conhecimentos para isso. Caso ainda se sintam inibidos ou inseguros, sugerimos destacar que esses momentos de interação permitem o uso de estratégias que são comuns em nossas conversas cotidianas, como esclarecer o que não foi entendido ou repetir de outra maneira algo que já dissemos. Cabe também ressaltar os gestos como recursos para ajudar a expressar o que queremos dizer.
Reading
Objetivo da seção
Desenvolver a compreensão leitora por meio da interação com textos pertencentes ao gênero letra de canção.
Task 1
O texto apresentado em Read to learn é a letra da canção “Three little birds”, do cantor e compositor jamaicano Bob Marley. Para estimular os estudantes a concentrar a atenção nos aspectos estéticos do texto durante a leitura, as duas questões de Before reading procuram levá-los a refletir sobre características em comum entre letras de canção e poemas, como o uso de palavras com sentido figurado.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
- ( ê éfe zero oito éle ih um oito) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
ríd tchu lârn
Eyes on grammar –EXAMPLE 1
Three little birds
Bob Marley
Don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright
Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)
Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry (don’t worry) about a thing ’Cause every little thing gonna be alright
Rise up this mornin’ Smiled with the risin’ sun Three little birds Pitch by my doorstep Singin’ sweet songs Of melodies pure and true Sayin’, (this is my message to you)
Singin’ don’t worry about a thing (worry about a thing, oh) Every little thing gonna be alright (don’t worry) Singin’ don’t worry about a thing (I won’t worry) ’Cause every little thing gonna be alright
Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright (I won’t worry) Singin’ don’t worry about a thing ’Cause every little thing gonna be alright Singin’ don’t worry about a thing (oh no) ’Cause every little thing gonna be alright
THREE little birds. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. Compositores: Bob Marley and The Wailers. In: EXODUS. Intérpretes: Bob Marley and The Wailers. []: sem local Tuff Gong, 1977. 1 disco vinil, lado , faixa 4. bê
constrãquitchion minins
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Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.
1: c
Objetivo da questão 2: refletir sobre o sentido de palavras no texto.
2a: um
2b: três
Duas características da letra de “Three little birds” merecem ser comentadas aqui, em virtude de sua relevância para a construção de sentidos e para o desenvolvimento de uma concepção de língua que incorpore a variedade e a diversidade inerentes a todos os idiomas. A primeira delas diz respeito ao fato de que o gênero letra de canção muitas vezes se apoia em linguagem figurada, fazendo que a compreensão do texto esteja, em diversos casos, mais ligada a um sentimento ou a uma emoção associados ao tema do que propriamente a um conceito ou uma ideia. A segunda tem a ver com as marcas de oralidade e o uso de variedades diferentes da que é considerada padrão.
Assim, , julgamos importante chamar a atenção para a “leveza” da ideia principal dessa letra, que pode ser construída apoiando-se em pistas textuais como professor ou professora “Don’t worry” e “Every little thing gonna be alright” levando em conta que a palavra “birds” do título pode ser interpretada tanto em seu sentido mais usual como em sentido metafórico.
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Versão adaptada acessível
Atividade 4.
Em vez da rima, é possível sugerir que se identifiquem outras características estilísticas da letra de canção, como a disposição espacial dos versos.
“Rise up this mornin’
Smiled with the risin’ sun
Three little birds
Pitch by my doorstep
Singin’ sweet songs
Of melodies pure and true
Sayin’, (this is my message to you)”
-
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- .
- .
- ?
-
’cause mornin’ sayin’ singin’
c.
Did you know?
- “ thrii lirou bãrdis ” foi escrita por bób márlei (1945-1981), artista jamaicano famoso mundialmente. A letra da canção apresenta não apenas marcas de oralidade, mas também variações características do inglês coloquial falado na Jamaica no período em que a música foi escrita.
- Todas as línguas são compostas de muitas variedades, ou seja, variam em função do lugar, da época, do grupo social etcétera. É importante compreender isso para respeitar as pessoas que utilizam variedades diferentes da nossa.
tésqui tchu
bifór rídin
- ríd tchu lârn.
- tesqui uon ()? rídin
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).
3a Resposta esperada: “mornin’”, “sun”.
3b Resposta esperada: “songs” and “melodies”; “sweet” and “pure and true”, respectively.
Objetivo da questão 4: identificar características estilísticas do gênero letra de canção.
4 Resposta esperada: “true” and “you”.
Objetivo da questão 5: refletir sobre características estilísticas do gênero letra de canção.
5a: um
5b Resposta esperada: it indicates that part of the words is not pronounced.
5c Resposta esperada: “because”, “morning”, “saying” and “singing”.
Pré-leitura
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.
1a Resposta esperada: both titles mention birds.
1b Respostas pessoais.
Já no que diz respeito às marcas de oralidade e aos usos de uma variedade não padrão, recomendamos que esses tópicos sejam explicitados e discutidos com os estudantes. As marcas de oralidade costumam ser traços constitutivos do próprio gênero, sendo, portanto, essenciais para sua compreensão e produção. Já o uso de variedades diferentes da padrão é da própria natureza de qualquer língua; logo, é essencial que a turma entre em contato com a diversidade linguística. Conhecer a língua inglesa com toda a sua riqueza não é aprender um “inglês certo” ou um “inglês errado”, mas, sim, construir consciência sobre os fenômenos linguísticos encarados como práticas reais, múltiplas e diversas.
Para ler
Caso queira saber mais acerca das implicações de se considerar as variedades de uma língua na educação linguística e, em especial, sobre as fórmas que o inglês assume mundo afora, recomendamos a leitura do artigo de Kachru (1992).
Task 2
Esta Task apresenta, em Read to learn, a letra da canção “Blackbird”, de John Lennon e Paul McCartney. Além do gênero, esse texto se relaciona com o da Task 1 pela referência a uma imagem de pássaro. Nesse caso, contudo, o pássaro alude não apenas a um desejo de liberdade de maneira geral, mas especificamente à luta dos negros no mundo inteiro por direitos iguais, conforme já comentado em diversas ocasiões por um de seus autores.
2. .
I.
II.
III.
IV.
b.
ríd tchu lârn
Respostas e comentários
2 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.
2a Respostas possíveis: images um and , quatro because they show black people fighting for their rights, and the bird mentioned in the title is a blackbird.
2b Resposta possível: about black people fighting for their rights.
Leitura
, caso os estudantes tenham usado esta coleção no ano anterior, é possível aproveitar as imagens em professor ou professora Before reading para relembrar e ativar os conhecimentos construídos durante o estudo das Unidades 4 e 7 do volume do 7º ano, em que foram abordadas lutas por direitos e igualdade dos negros no Brasil e no mundo.
Blackbird
John Lennon and Paul McCartney
Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life You were only waiting for this moment to arise
Blackbird singing in the dead of night Take these sunken eyes and learn to see All your life You were only waiting for this moment to be free
Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night
Blackbird fly, blackbird fly Into the light of the dark black night
Blackbird singing in the dead of night Take these broken wings and learn to fly All your life
You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise You were only waiting for this moment to arise
BLACKBIRD. Intérpretes: The Beatles. Compositores: John Lennon e Paul McCartney. In: THE Beatles. Intérpretes: The Beatles. []: sem local Apple Records, 1968.1 disco vinil, lado B, faixa 3.
constrãquitchion minins
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Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.
1a: um
1b: dois
Um dos propósitos das questões de Constructing meanings é aprofundar a reflexão iniciada na Task 1 acerca da possibilidade de construir muitos sentidos coerentes para um mesmo texto, especialmente em gêneros da esfera artística, como poemas e letras de canção. A noção de que o sentido de um texto é único e estável é equivocada e se apoia em uma concepção de leitura meramente como decodificação. A perspectiva sociointeracional, adotada nesta coleção, vê o leitor como um sujeito ativo que interage com o texto construindo sentidos; portanto, é fundamental sensibilizar os estudantes para a multiplicidade de leituras viáveis com base nas pistas oferecidas pela letra da canção explorada.
-
- ín . bifór rídin
-
- “
- “
- “
- ênd rídin
tésk thri
bifór rídin
Respostas e comentários
2 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 2: confirmar hipótese de leitura e refletir criticamente sobre o tema do texto.
2b Respostas possíveis: três, quatro.
Objetivo da questão 3: refletir sobre o sentido de palavras e expressões no texto.
3a: dois
3b: um
Objetivo da questão 4: identificar informações explícitas no texto.
4a Resposta esperada: learn to fly.
4b Resposta esperada: learn to see.
4c Resposta esperada: now.
Objetivos da questão 5: refletir sobre características estilísticas e composicionais do gênero letra de canção e fazer inferências.
5a: T
5b: F
5c: T Pré-leitura
Objetivo da questão: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.
1a Resposta pessoal. Resposta possível: the power of love (romantic love, family love, love for humanity, for animals, ) etcétera.
1b Resposta pessoal.
Task 3
Ao contrário do que ocorre nas Tasks anteriores, esta Task apresenta, em Read to learn, a letra de uma canção mais recente e característica do multiculturalismo, que é, hoje, uma das principais marcas de diversos países. “Love is stronger” é uma canção de 2017 de Ifi Ude, uma cantora e compositora nascida na Nigéria, com cidadania polonesa. A letra da canção, composta originalmente em inglês, inclui um verso em igbo, uma das línguas oficiais faladas na Nigéria.
2.
- ? ríd tchu lârn
c.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema do texto e formular hipóteses.
2a Resposta esperada: they illustrate different forms of love.
2b Resposta esperada: the title and the images are about love.
2c Respostas pessoais. Respostas possíveis: no, because there is not enough information in the title.
professor ou professora, caso haja tempo disponível, considere a pertinência de discutir com os estudantes as implicações de aprender a língua inglesa por meio de um viés sensível ao multiculturalismo. Caso opte por propor essa discussão, é importante indicar que o inglês, atualmente, não pode ser considerado uma “propriedade” dos Estados Unidos ou do Reino Unido, pois se tornou um meio de expressão de inúmeras outras culturas nacionais e transnacionais, modificando-se à medida que outros povos foram se apropriando da língua. Essa perspectiva favorece que a aprendizagem de inglês sirva não apenas para a inserção dos estudantes nos discursos hegemônicos do mundo globalizado, mas também – e principalmente – para que essa inserção seja crítica e lhes abra a possibilidade de projetar suas identidades e vozes nesse mundo, transcendendo a mera reprodução de discursos e culturas anglo-americanas.
Para ler
Sobre o gênero letra de canção na educação linguística, sugerimos a leitura de Costa (2002).
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
Love is stronger
Ifi Ude
I never thought I would put my freedom In your hands, in your tiny hands I never thought I would give you my freedom Till you came into the world
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea (sea)
Your soul is like pure light Guide me in the darkness With you I’m not afraid of surprises Or what the future will bring for me The future will bring for me
Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto Achoro m ka i nwe obi uto (I want you to be happy)
’Cause our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
And our love is stronger than a flood Bigger than a mountain Deeper than the darkest sea
LOVE is stronger. Intérprete: Ifi Ude. Compositora: Ifi Ude. In: NEW moons volume. [ nove]: sem local Killing Moon, 2018. 1 , faixa 15. cedê
constrãquitchion minins
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- bifór rídin
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- bíg
- dárk
-
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informações específicas e fazer inferências.
1a Resposta esperada: image dois, because the theme of the lyrics is the love between a mother and her child.
1b Resposta esperada: “In your hands, in your tiny hands” and “Till you came into the world”.
1c Resposta esperada: because, sometimes, to take care of a child, people give up part of their freedom.
Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e refletir sobre os efeitos de sentido das comparações no texto.
2a: .
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- .
- .
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think a lítol mór
-
- O que vocês pensam sobre a letra de “ thrii lirou bãrdis ”? Vocês consideram que essa canção ajuda a refletir sobre a vida? Justifiquem sua resposta.
- Na opinião de vocês, por que na letra de “ blékbârd” palavras como “ dárk”, “ blék” e “ náit” têm sentido positivo? Por que essas palavras podem ter sentido negativo em outros textos?
- Vocês acham que o amor materno, conforme a letra de “ lóv ís strônguer”, é natural? E o amor paterno? Justifiquem sua resposta.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
- líssen tchu lârn
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- .
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-
Respostas e comentários
2b:
2c: dois
Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas e implícitas no texto.
3b Resposta esperada: “I want you to be happy”.
3a Resposta esperada: “Achọrọ m ka ị nwe obi ụtọ”.
1 Respostas pessoais.
Pós-leitura
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e sobre a linguagem usada no texto.
1b Resposta possível: porque busca criar uma imagem positiva para o que é negro, o que nem sempre acontece em outros textos.
Pré-audição
1 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
2 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
Think a little more
Nesta seção, recomendamos atenção à discussão sobre o uso, na linguagem figurada, de imagens que vinculam a cor branca ao que é positivo, enquanto a cor preta é associada àquilo que é negativo. Trata-se de uma questão delicada, pois esse contraste é comumente utilizado na linguagem poética, mas é preciso estar alerta para o possível surgimento de argumentos racistas durante a discussão. Nesse caso, é necessário atuar no sentido de estimular o questionamento dos pressupostos que conduzem à geração de estereótipos e à desumanização de grupos étnicos, sociais, de gênero etcétera.
Ao final da seção, espera-se que os estudantes estejam mais familiarizados com a interpretação do gênero letra de canção, especialmente no que diz respeito ao papel desempenhado pela linguagem figurada.
Sugerimos, , se houver possibilidade, que aproveite este momento final da seção professor ou professora Reading para levar as canções trabalhadas para a turma escutar, caso não tenha feito isso antes. Seria um momento de fruição artística, também necessária nas práticas docentes, especialmente nos componentes curriculares da área de Linguagens.
Listening
Objetivo da seção
Familiarizar os estudantes com a compreensão de comentários críticos orais sobre música.
Nesta seção, apresentam-se comentários críticos de crianças sobre uma música da banda inglesa Queen. , é relevante, para a posterior produção oral, observar as professor ou professora fórmas utilizadas a fim de expressar apreço ou desapreço, porém os estudantes devem compreender que tais fórmas podem ser mais ou menos estáveis dependendo do que se quer expressar.
Habilidade desenvolvida em Listening
• ( ê éfe zero oito éle ih zero três) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
líssen tchu lârn
Critical comments – Parts um and dois
Title: Kids react to Queen
Date: August 6, 2017
Source: FBE
KIDS react to Queen. [], sem local , 6 agosto 2017. 1 vídeo (954 minutos). Publicado pelo canal React. Disponível em: Sul https://oeds.link/6ltWX3. Acesso em: 8 abril 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
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- ãmeizin
- nís
think a lítol mór
-
- Na opinião de vocês, de que fórma a música pode influenciar o comportamento de crianças e adolescentes?
- Quando vocês falam sobre músicas com seus colegas, o que costumam comentar?
- Como vocês lidam com amigos que têm gostos musicais diferentes dos seus?
- Vocês consideram importante valorizar a música brasileira? Por quê?
Respostas e comentários
Audição
Compreensão auditiva
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informação específica e identificar características composicionais do gênero comentário crítico.
1a: quatro
1b Resposta esperada: Queen’s.
1c Resposta esperada: no, they didn’t; one of the kids said that he didn’t like it and other child said that one of the songs was boring.
1d: dois
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.
2: a, c, d, e, h.
Pós-audição
1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal e com o contexto brasileiro.
1d Respostas possíveis: sim, pois a música brasileira representa uma parte importante de nossa cultura e nossa identidade.
Neste momento, o objetivo é reconhecer e compreender os enunciados, já que a produção será trabalhada de fórma mais direta na seção Speaking. No entanto, considere a viabilidade de mencionar nomes de algumas bandas brasileiras e títulos de algumas canções recentes para que os estudantes opinem sobre elas. Dessa , poderão começar a praticar as fórma fórmas próprias para fazer comentários avaliativos, e, ao mesmo tempo, você poderá chamar a atenção para a importância de respeitar as diferentes opiniões e os diversos gostos musicais.
Think a little more
As questões desta seção suscitam uma discussão sobre a relação entre gostos musicais e formação de identidades, com ênfase nas vivências da própria turma. Neste momento, apresenta-se mais uma oportunidade para a discussão sobre a diversidade e o respeito às diferenças, tema que pode ser abordado com base na reflexão sobre como cada estudante se comporta diante de quem tem gostos musicais diversos dos seus. A subseção também permite ampliar a reflexão sobre a valorização da música brasileira, bem como sobre o papel da indústria musical na formação de nossos gostos e identidades e sobre as possibilidades de ir além daquilo que ela nos oferece.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. página
’Cause every little thing gonna be alright
-
- ’
- áison grémer
-
“Oh, yes, I can make it now, the pain is gone
All of the bad feelings have disappeared
Here is that rainbow I’ve been praying for
It’ espaço para resposta (be) a bright, bright sunshiny day”
I CAN see clearly now. Intérprete: Jimmy Cliff. Compositor: J. Nash. In: COOL runnings. Intérprete: Jimmy Cliff. Estados Unidos: Columbia, 1993. 1 , faixa 2. cedê
II.
“Maybe you’re the same as me
We see things they’ll never see
You and I (A) espaço para resposta (live) forever
We (B) espaço para resposta (live) forever”
LIVE forever. Intérpretes: Oasis. Compositor: N. Gallagher. In: DEFINITELY maybe. Intérpretes: Oasis. Inglaterra: Creation Records, 1994. 1 , faixa 3. cedê
b.
3.
“And our love is stronger than a flood
Bigger than a mountain
Deeper than the darkest sea”
-
- .
- .
-
- lés
- mór
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: refletir sobre o uso da fórma coloquial gonna como marca de oralidade.
1a: um
1b: dois
Objetivo da questão 2: praticar fórma e uso de be going to (gonna).
2a um: s gonna be
2a : A – dois are gonna live; B – are gonna live
2b Resposta esperada: “It’s going to be a bright, bright sunshiny day”; “You and I are going to live forever”; “We are going to live forever”.
Objetivo da questão 3: refletir sobre fórmas e usos do grau comparativo de superioridade.
3a: um
3b: dois
Language in action
Objetivo da seção
Praticar aspectos linguísticos ligados a algumas características composicionais e estilísticas de letras de canção e comentários críticos orais.
A seção explora os adjetivos comparativos, um tópico linguístico relevante para a produção de comentários críticos, principalmente quando se trata de comparar estilos musicais, artistas e bandas, como solicitado na produção escrita. É focalizado também o uso de “gonna” por ser um aspecto mais diretamente ligado às marcas de oralidade típicas do gênero letra de canção.
professor ou professora, se considerar necessário, sugerimos um trabalho com rimas, não apenas pelo seu reconhecimento em poemas curtos, mas também lançando mão de atividades mais lúdicas, em que equipes tentem formar o maior número possível de rimas a partir de uma lista de palavras. Outras letras de canção em que apareçam fórmas coloquiais também podem ser apresentadas como uma fórma de diversificar a discussão sobre esse aspecto e como uma oportunidade de ampliar o repertório lexical e a familiaridade dos estudantes com a língua inglesa.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- ( ê éfe zero oito éle ih um dois) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- ( ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
- ( ê éfe zero oito éle ih um cinco) Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
“My love is () um espaço para resposta (strong) that
My love is poetry in motion
My love is () dois espaço para resposta (deep) that
My love is () três espaço para resposta (deep) the ocean”
STRONGER than that. Intérprete: Cliff Richard. Compositor: A. Tarney. In: STRONGER. Intérprete: Cliff Richard. Inglaterra: EMI, 1990. 1 , faixa 1. cedê
b.
“He’s Superman
He’s () um espaço para resposta (fast) a speeding bullet
He’s Superman
() dois espaço para resposta (powerful) a locomotive
He’s Superman”
SUPERMAN. Intérprete: David Ker. Compositor: David Ker. In: FLIP Flops. Intérprete: David Ker. Cidade do Cabo, África do Sul: Dadstep Music, 2018.
c.
“A smile I might bring you
Is () um espaço para resposta (important) world peace
For nothing is () dois espaço para resposta (dangerous) desire when it’s wrong”
DESIRE. Intérprete: Devo. Compositores: J. Hinckley, G. Casale e M. Mothersbaugh. In: OH, no it’s Devo. Intérprete: Devo. Estados Unidos: , 1982. 1 disco vinil, lado B, faixa 5. Beemegê
5.
Versão adaptada acessível
Atividade 5.
Read the fragments of song lyrics below and observe the expressions "as high as" and "less important than".
“Nobody gets too much love anymore
It’s as high as a mountain
And harder to climb”
TOO much heaven. Intérpretes: Bee Gees. Compositores: B. Gibb, R. Gibb e M. Gibb. In: SPIRITS having flown. Intérpretes: Bee Gees. Inglaterra: , 1978. 1 disco vinil, lado A, faixa 1. érri éssi ô
“And those bright blue eyes
Can only meet mine across a room
Filled with people that are less important than you”
LOVE love love. Intérpretes: Of Monsters and Men. Compositor: N. B. Hilmarsdottir. In: MY head is an animal. Intérpretes: Of Monsters and Men. Islândia: Record, 2011. 1 , faixa 8. cedê
-
- .
- .
- .
-
- .
- .
- .
Versão adaptada acessível
Atividade 5, itens a e b.
- In the first excerpt, the words "as high as" express
- equality.
- inferiority.
- superiority.
- In the second excerpt, the words "less important than" express
- equality.
- inferiority.
- superiority.
6.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: praticar o grau comparativo de superioridade.
4a: um - stronger than; dois - deeper than; três - deeper than
4b: um - faster than; dois - More powerful than
4c: um - more important than; dois - more dangerous than
Objetivo da questão 5: identificar formas e usos dos graus comparativos de igualdade e de inferioridade.
5a: um
5b: dois
Objetivo da questão 6: praticar comparativos de superioridade, igualdade e inferioridade.
ispíquin
rit de rroudi
In pairs, you are going to create an oral critical comment comparing and expressing your opinions about two bands or artists. Remember you have already seen examples of critical comments in Listening.
1.
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
For the oral production
What is the discursive genre? Oral critical comment.
What is the theme? Music.
What is the objective? To compare and express opinions about two bands or artists.
At whom is it aimed? Your classmates.
How and where is it going to be presented? Through an oral presentation in class.
Who is going to participate? The whole class, in pairs.
túlbóks
1.
a. Decidam sobre quais bandas ou artistas vocês vão comentar.
- Avaliem a música que esses artistas ou bandas fazem levando estas perguntas em consideração:
- Vocês gostam ou não da música deles? Por quê?
- Como vocês comparariam as duas bandas ou os dois artistas em termos de estilo, ritmo e letras de canções que eles compõem e/ou cantam?
- Reflitam sobre maneiras de expressar opiniões em inglês. Classifiquem as frases a seguir em dois grupos: ( láiques) ou (). Em seguida, escolham as que vocês vão usar em seu comentário crítico.
- .
d. Observem as seguintes expressões, usadas para fazer comparações, e decidam quais vocês vão usar em seu comentário crítico. Se necessário, consultem a seção áison grémer
as good as – better than
as nice as – nicer than
as melodic as – more melodic than
as beautiful as – more beautiful than
e. Procurem uma maneira de expressar suas opiniões sem ofender as pessoas que têm opiniões diferentes das suas.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.
1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: planejar os conteúdos do gênero comentário crítico; refletir sobre suas características estilísticas e composicionais e preparar uma versão inicial do comentário crítico.
1c um: L
1c quatro: L
1c sete: L
1c dois: L
1c cinco: L
1c oito: L
1c três: D
1c seis: D
1c nove: D
Speaking
Objetivo da seção
Promover a familiarização dos estudantes com a produção de comentários críticos orais sobre música.
Nesta seção, os estudantes deverão produzir comentários críticos orais sobre duas bandas ou dois artistas, expressando sua opinião sobre eles e comparando-os.
, essa pode ser uma oportunidade para praticar verbos e adjetivos que são utilizados para expressar professor ou professora likes e dislikes. A prática do grau comparativo de adjetivos também pode ser trabalhada aqui. Sugerimos que avalie a necessidade de abordar o tom da crítica presente nos comentários, que podem soar desrespeitosos ou ofensivos a alguma banda ou algum artista e, consequentemente, a seus fãs. Caso isso aconteça, cabe discutir a importância do respeito às opiniões e aos gostos diferentes dos nossos, demonstrando possibilidades mais respeitosas de expressar opiniões, mesmo quando elas forem negativas.
Ao final do trabalho com a seção, os estudantes deverão estar familiarizados com comentários críticos orais, no que diz respeito tanto à compreensão como à produção, sendo capazes de expressar seus gostos e fazer comparações oralmente.
Habilidades desenvolvidas em Speaking
- ( ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
f. Pensem nas expressões faciais e nos gestos que podem ser usados durante a apresentação do comentário crítico para enfatizar sua mensagem.
g. Apresentem seu comentário crítico para outra dupla e peçam que avaliem o trabalho de vocês e deem sugestões de como melhorá-lo.
istép béqui
-
- indicação explícita das bandas ou dos artistas comentados;
- opiniões consistentes sobre a música dessas bandas/desses artistas, sustentadas por argumentos coerentes;
- uso de expressões de opinião e comparação adequadas;
- linguagem respeitosa;
- expressões faciais e gestos apropriados.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você considerou fácil de compreender? E o que foi difícil?
- O que você aprendeu sobre música?
- Sobre o que você refletiu nesta unidade em relação a letras de canção?
- Como você se preparou para expressar sua opinião sobre bandas e artistas?
- De que maneira você colaborou com o professor e com os colegas?
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do comentário crítico.
Objetivo da questão 2: fazer a versão final do comentário crítico.
1 Respostas pessoais.
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.
1a Resposta esperada: some album covers.
1 Respostas pessoais.
Pit stop
Objetivo da seção
Retomar as imagens das páginas de abertura e fazer sua releitura com base nos conhecimentos construídos ao longo da unidade.
As imagens da abertura podem estimular a curiosidade dos estudantes, visto que atualmente já não é tão comum a difusão de músicas por meio de discos de vinil (ou éli pês) e Cê dês. Desse modo, a primeira pergunta da seção possibilita a discussão sobre as transformações, ao longo do tempo, nas mídias de gravação e fórmas de distribuição dos produtos da indústria musical. Essa reflexão permite não apenas resgatar conhecimento histórico, mas também aguçar o interesse da turma quanto à música de outros períodos e lugares.
Avalie a possibilidade de levar os estudantes a um espetáculo musical, se em sua cidade houver espaços com apresentações musicais gratuitas. Outra sugestão seria verificar se eles tocam algum instrumento musical e organizar uma apresentação na própria escola.
Se possível, dentro do contexto dos estudantes, outra sugestão é estimulá-los a fazer uma busca na internet ou usar um aplicativo móvel para ouvir uma música africana com letra em inglês. Em seguida, eles devem tentar descobrir o país onde a música foi produzida e o tema desenvolvido em suas letras, e todos podem compartilhar suas descobertas com a turma.
Think it over
Objetivo da seção
Autoavaliar o aprendizado, especialmente com relação à leitura de letras de canção e à compreensão e produção de comentários críticos orais.
É importante que os estudantes se sintam motivados a expressar suas eventuais dificuldades, assim como a destacar as atividades que consideraram mais fáceis. Com base na autoavaliação, você pode decidir se é necessário retomar alguma atividade ou solicitar a realização das questões propostas no apêndice There is more e nas Atividades complementares da introdução do Manual do Professor.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- ( ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- ( ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
- ( ê éfe zero oito éle ih um oito) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
áison grémer
Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.
egzâmpol uan
“Don’t worry about a thing
‘Cause every little thing gonna be alright
( página 142)
Affirmative form / Afirmativo |
Interrogative form / Interrogativo |
Negative form / Negativo |
---|---|---|
I’m gonna be all right. |
Am I gonna be all right? |
I’m not gonna be all right. |
You’re gonna be all right. |
Are you gonna be all right? |
You’re not gonna be all right. |
He’s gonna be all right. |
Is he gonna be all right? |
He’s not gonna be all right. |
We’re gonna be all right. |
Are we gonna be all right? |
We’re not gonna be all right. |
You’re gonna be all right. |
Are you gonna be all right? |
You’re not gonna be all right. |
They’re gonna be all right. |
Are they gonna be all right? |
They’re not gonna be all right. |
- Em linguagem coloquial, a fórma verbal “ gointiu” é usualmente substituída pela contração “”. gona
- A omissão do verbo “ tchu bi” é menos comum, mas pode acontecer em algumas variedades da língua inglesa.
egzâmpol tchu
And our love is stronger than a flood
Bigger than a mountain
Deeper than the darkest sea
( página 148)
Superiority / Superioridade |
Inferiority / Inferioridade |
Equality / Igualdade |
|
---|---|---|---|
“short” adjectives (with one or two syllables) |
“long” adjectives (with two or more syllables) |
less strong than |
as beautiful as |
stronger than (adjective + “-er”) + “than” |
more beautiful than “more” + adjective + “than” |
• Existem algumas exceções no que diz respeito à formação dos adjetivos com grau comparativo de superioridade, como “”) e “”).
Respostas e comentários
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar a fórma coloquial de be going to (gonna) e as fórmas comparativas de adjetivos, tomando como referência os textos trabalhados na unidade.
, caso considere desejável ampliar e aprofundar a prática com os elementos linguísticos sistematizados, sugerimos a realização de atividades que levem os estudantes a se expressar sobre sua própria realidade. Por exemplo, eles podem falar sobre seus planos para o futuro empregando professor ou professora gonna e comparar livros, álbuns, bandas e artistas com base em uma lista de adjetivos sugeridos. As atividades envolvendo a comparação entre colegas podem requerer atenção, a fim de evitar práticas discursivas ofensivas. Reiteramos que os usos coloquiais devem estar sempre relacionados aos gêneros discursivos e aos contextos nos quais podem ser empregados.
Referências bibliográficas
BRASIL. Resolução cê êne Ê barra cê pê norteº 1/2004, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, , Distrito Federal página 11, 22 junho 2004.
COSTA, N. B. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; EZERRA, M. A. ( organizador). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. página107-121.
KACHRU, B. World Englishes: Approaches, issues and resources. In: Language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, Cambridge, 1992, volume 25, página 1-14.
Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar
- ( ê éfe zero oito éle ih um quatro) Utilizar fórmas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
- ( ê éfe zero oito éle ih um cinco) Utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.