iuniti eitchilívin ín a mâlticâltiurol uôrld

Composição de fotografias. Fundo em azul-claro. Mapa-múndi com os continentes formados com fotos de rostos de diversas pessoas. À esquerda, as Américas: do norte, central e sul. Há pessoas de diversas etnias: negras, pardas, brancas, algumas com ornamentos diferentes pelo corpo, uma mulher com véu sobre a cabeça na América do norte e na Ásia, um homem moreno, cabelos e bigode pretos, com chapéu em laranja sobre a cabeça.
Respostas e comentários

Unit 8

professor ou professora

Esta unidade tem como objetivo trabalhar o tema da diversidade cultural por meio da compreensão e da produção de relatos escritos e da compreensão oral de uma cena de um longa-metragem de ficção. Os exemplos de incompreensão e de choque cultural apresentados pelos textos são trabalhados em uma perspectiva de superação de preconceitos e estereótipos, de modo a conscientizar os estudantes acerca da multiplicidade cultural que caracteriza e enriquece o mundo em que vivemos. Dessa fórma, a unidade busca estimular uma atitude de respeito às diferenças e de esforço mútuo no sentido da compreensão entre pessoas de diferentes grupos culturais.

As atividades favorecem relações interdisciplinares mais diretamente com Geografia, mas é possível, ainda, tecer relações com História e Arte, tanto por meio dos textos selecionados quanto das reflexões propostas.

O tema da diversidade cultural funciona praticamente como um fio condutor deste volume, estando presente em unidades que tratam, por exemplo, de artes visuais, cultura e lazer, literatura, música, entre outras. Contudo, esta unidade se relaciona de fórma mais direta com a Unidade 1, que, ao tematizar as artes visuais, não se limita a priorizar a concepção artística ocidental, mas trata da arte também enquanto elemento essencial na formação identitária de comunidades tradicionais. Ao abordar aqui o contato entre pessoas pertencentes a diferentes grupos culturais, buscamos promover a progressão da reflexão sobre a justaposição de diversas culturas para a interação entre elas, proporcionando uma evolução coerente do tema.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Composição de fotografias. Fundo em azul-claro. Mapa-múndi com os continentes formados com fotos de rostos de diversas pessoas. À direita, África, Europa, Ásia e Oceania. Há pessoas de diversas etnias: negras, pardas, brancas, algumas com ornamentos diferentes pelo corpo, uma mulher com véu sobre a cabeça na América do norte e na Ásia, um homem moreno, cabelos e bigode pretos, com chapéu em laranja sobre a cabeça.

Gêneros discursivos: relato escrito e cena de filme.

Tema: diversidade cultural e mal-entendidos.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos relato escrito e cena de filme;
  • refletir sobre o papel da cultura na interpretação do comportamento das pessoas.
Respostas e comentários

professor ou professora, este mapa tem caráter ilustrativo.

Assim, os gêneros da unidade e as atividades propostas contribuem para o desenvolvimento da competência intercultural ligada à identificação de fatores que podem impedir ou dificultar o entendimento entre pessoas de diferentes culturas, inclusive quando ambas usam a mesma língua para interagir.

As imagens da abertura têm como propósito representar a diversidade, expressando-a de modo evidente: o mundo é constituído de pessoas diferentes, de indivíduos com características que os distinguem dos demais. Assim, para relacionar as imagens com o tema da unidade, é necessário propor uma discussão que possibilite fazer um paralelismo entre a diversidade de pessoas e a diversidade de culturas. Na seção Pit stop, encontram-se perguntas para explorar a abertura da unidade, mas você pode avaliar se convém usá-las para introduzir o tema ou se, neste momento, é suficiente apenas instigar a curiosidade dos estudantes, perguntando o que esperam aprender com base no título da unidade e nas páginas de abertura.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

TIME TO THINK

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Quatro mulheres andando uma ao lado da outra, usando véu sobre a cabeça, cobrindo parte dos ombros e pescoço. À esquerda, duas mulheres de véu preto, blusa de mangas compridas em cinza, vestes longas e calça em preto, uma com bolsa bege e outra em vermelho. À direita, mulher de cabelos escuros, com véu bege, blusa cinza, casaco e calça em marrom, com par de óculos de grau. À direita dela, mulher de cabelos escuros e véu em preto, de blusa de mangas compridas em cinza em xadrez e calça preta, de bolsa de lado no braço direito em cinza. Em segundo plano, vegetação rasteira em verde no chão e mais ao fundo, local com água. Mais ao fundo, cidade com árvores e folhas verdes.

II.

Fotografia. Dois homens vistos de costas, sentados sobre um banco de madeira com ferros em preto. Eles usam um quipá sobre a cabeça, casaco comprido e calça preta. O da esquerda tem cabelos e barba brancos e o da direita, cabelos e barba grisalhos. O da esquerda está com a mão direita sobre o braço do outro. Em segundo plano, outros bancos do mesmo estilo e local com grama verde.

III.

Fotografia. Quatro homens um ao lado do outro, em pé, vistos de costas em local com rua cinza e casas de paredes em marrom-claro. Eles estão usando casaco de mangas compridas e saia em xadrez vermelho e azul com meiões e sapatos em marrom.
  1. Relacionem as imagens às descrições.
    • Homens escoceses usando quílts.
    • Homens judeus usando quipás.
    • Mulheres muçulmanas usando ríjabs.

b. Escolham uma das imagens e pensem: se vocês pudessem pedir às pessoas retratadas mais informações sobre suas roupas, o que perguntariam?

Ícone de atividade oral.
    1. Que tipo de comida você não deve pedir na Índia?
      1. bíf
    1. Esse alimento não é consumido por indianos porque eles acreditam que
      1. galinhas provocam doenças.
      2. vacas são animais sagrados.
      3. peixes contêm impurezas.
      4. porcos simbolizam o nascimento.
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês acreditam que choques culturais acontecem apenas entre pessoas de diferentes países ou também de um mesmo país? Justifiquem sua resposta.
    1. Quais estratégias vocês adotariam para evitar interpretar erroneamente alguém de outra cultura?
    1. Na opinião de vocês, quais costumes comuns seriam motivo de estranhamento para um estrangeiro visitando o Brasil?
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a: um - Mulheres muçulmanas usando hijabs; dois - Homens judeus usando kippahs; três - Homens escoceses usando kilts.

1b Respostas pessoais. Respostas possíveis: As pessoas no seu país usam essa vestimenta todos os dias? Ela tem um significado especial? Ela é feita de algum material especial? Como você se sente ao usá-la?

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2a três

2b: dois

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Ampliar o conhecimento prévio acerca da diversidade cultural e das incompreensões que podem surgir em situações de interação entre membros de diferentes culturas.

professor ou professora, a discussão proposta, por meio da observação de vestimentas e da reflexão sobre hábitos considerados típicos de determinadas culturas, tende a ser mais produtiva se relacionada às experiências da própria turma. Assim, recomendamos adaptar as questões, propiciando que as falas contemplem as percepções dos estudantes acerca de diferentes grupos com que interagem, mas dos quais não fazem parte, como o grupo dos adultos ou de fãs de determinado estilo musical, entre outras possibilidades.

É importante que a conversa seja conduzida de fórma a facilitar a percepção de que estereótipos culturais quase nunca correspondem às características múltiplas e complexas de indivíduos singulares, ainda que pertencentes a uma mesma região ou país, e que podem, portanto, levar a um pré-julgamento equivocado de uma comunidade e seus membros. A desconstrução de estereótipos passa por uma atitude flexível e aberta em relação a outros modos de pensar, sentir e experimentar o mundo. Desse modo, o desejo de ampliar o conhecimento em relação ao outro é a atitude mais poderosa no combate a qualquer fórma de preconceito.

Alertamos sobre a possibilidade de os estudantes não terem os conhecimentos prévios necessários para responder corretamente à questão 2 desta seção. Se for esse o caso, recomendamos que ela seja respondida como exercício de formulação de hipóteses para que, em seguida, durante a correção, os comentários e a troca de ideias com a turma auxiliem a ampliação do conhecimento de mundo do grupo.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero oito éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero dois) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
Ícone de atividade oral.

4.

Fotografia. Dois homens vistos um de frente para o outro. Ambos estão vestidos com terno e sapatos pretos. O da esquerda, tem cabelos e barba castanhos, com par de óculos de grau no rosto. Este estende uma mão para frente e pergunta para o outro: Why is he bowing? O da direita, de cabelos pretos e traços orientais está com o corpo inclinado para frente e diz: Why is he trying to shake my hand?
  1. Qual situação a imagem representa?

b. Na opinião de vocês, por que esse tipo de situação acontece?

Ícone de atividade oral.

5.

mis-un-der-stand-ing

1 a situation in which a comment, an instruction, etc., is not understood correctly.

2 a slight disagreement or argument.

MISUNDERSTANDING. In: HORNBY, A. S. Oxford Advanced Learner’s Dictionary of Current English sétima edição Oxford: Oxford University Press, 2005. página 980.

  1. Qual das acepções se relaciona com a imagem da questão 4? Por quê?
  1. Em português, qual palavra vocês acham que corresponde a mizãndersténdin?
  1. Como vocês definiriam o termo cultural mizãndersténdin?

6. .

Stereotypes are generalized but unfounded ideas and opinions about people, countries, cultures, etc.

  1. Com base na definição, escolham três palavras que, na opinião de vocês, podem motivar estereótipos com relação ao Brasil.
    1. Futebol
    2. Carnaval
    3. Gastronomia
    4. Praia
    5. Música
    6. Natureza

b. Verifiquem com os colegas quais foram as três palavras mais escolhidas e discutam as razões para essas escolhas.

Respostas e comentários

4 Respostas pessoais. Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Objetivos da questão 5: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o sentido de uma palavra e sobre o tema da unidade.

5a Resposta esperada: “An occasion when someone does not understand something correctly”. Porque as duas pessoas não entendem o gesto que a outra faz.

5b Resposta pessoal. Resposta possível: mal-entendido.

5c Resposta pessoal. Resposta possível: An occasion when someone does not correctly understand the customs of a culture.

6 Respostas pessoais. Objetivos da questão 6: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o sentido de uma palavra e sobre o tema da unidade.

As questões propostas possibilitam observar o interesse dos estudantes pelo tema da unidade e a sensibilidade para o debate sobre mal-entendidos e preconceitos envolvendo grupos culturais diversos. Assim, será possível avaliar a necessidade de estender a discussão ou aprofundar algum dos pontos abordados para ampliar os conhecimentos necessários à realização das atividades seguintes.

Sugerimos que você estimule os estudantes a se comunicar em inglês durante a realização das questões. Essa pode ser uma oportunidade para discutir com eles os recursos usados na interação para deixar mais clara uma ideia, para explicar o sentido de uma palavra e para dar opiniões. Pode ser interessante, também, chamar a atenção para o fato de como os recursos paralinguísticos, tais como gestos e expressões faciais, contribuem para expressar o sentido do que queremos dizer.

Para ler

Caso deseje saber mais sobre as relações entre culturas e ensino de línguas sob uma perspectiva intercultural, recomendamos a leitura de Kramsch (2017) e Tomitch e outros (2005). Como o tema da unidade traz à baila o próprio conceito de cultura, sugerimos também as reflexões de Canclini (2015).

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero oito éle ih um nove) Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.
  • (ê éfe zero oito éle ih dois zero) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Task 1

Before reading
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.
  1. ríd tchu lârn
ríd tchu lârn

Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Texto: How I Offended an Entire Class through Cultural Ignorance March 22, 2010 by Lillie Marshall ‘We would like to present you with a gift,’ said Madam Yvonne breathlessly over the phone, 'to say thank you for teaching in our school […] these past three months! Please stop by our school anytime today.' 'Sounds great!' I said. So […], Oliver […] and I hopped on our creaky bikes to the far-off school. We arrived! The students were in the middle of Culture class […]. 'Madam Lillie,' Yvonne said ceremoniously, picking up a sparkling red and silver wrapped package, 'we appreciate all the work you have done with us and we would like to present you with this gift to say thanks.' Amazing! I was overjoyed and so touched! 'Shall I open it right now?' I asked dramatically, trying to build suspense and excitement for the unveiling, as we do so often back in America. 'No!' said some of the students. 'Yes!' said others. Hmm… that was odd. 'Am I supposed to open it in front of them?' I whispered desperately to Oliver, realizing I was entering a cultural confusion castle. Oliver made some gesture with his head that was somewhere between a 'No' and a 'Yes.' I was awfully confused. […] Well, at this point it would have been very rude in America not to proceed with the unwrapping. […] In my country, when we put in such an effort, we look forward to seeing the look on the recipient’s face when they hungrily rip it open in front of us. How could I let them down?
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Resposta esperada: on the person’s birthday, at Christmas and on other special occasions. 1c Respostas pessoais.

1b Resposta esperada: we wrap it in gift wrapping paper or put it into a gift box or a nice bag.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2a: um

2b Resposta possível: no, they aren’t; because the offense was due to cultural ignorance.

Leitura

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora, concebida como processo ativo de construção de sentidos, por meio da interação com texto pertencente ao gênero discursivo relato escrito.

Task 1

Nesta unidade, optamos por trabalhar um único texto em Reading, dividindo-o em três partes ao longo de cada Task. O objetivo foi garantir que, ao final da seção, os estudantes tenham feito a leitura de um relato escrito relativamente extenso, evitando recorrer excessivamente à supressão de trechos do original.

Apresentamos, em Read to learn, a primeira parte do relato que será trabalhado ao longo de toda a seção. O trecho a ser lido é precedido de questões que visam a ativar o conhecimento prévio quanto às convenções e expectativas que circundam os atos de dar e receber presentes em nossa cultura. Dessa fórma, a questão 1 de Before reading busca relacionar o tema do texto à realidade dos estudantes. Já a questão 2 objetiva a formulação de hipóteses sobre a leitura por meio da identificação de palavras-chave no título do texto.

professor ou professora, caso considere adequado, sugerimos que proponha, ainda como pré-leitura, um exercício de especulação e formulação de hipóteses sobre o alcance geográfico dos costumes mencionados na questão 1. Seriam eles sempre os mesmos em todos os países ou haveria costumes específicos cercando o ato de presentear dependendo do lugar em que ele ocorre? Essa também pode ser uma oportunidade para refletir sobre hábitos culturais diferentes dentro do mesmo país e, inclusive, dentro da mesma região. Como o Brasil é um país muito extenso, alguns costumes variam. Os estudantes podem, então, ser estimulados a refletir sobre práticas relacionadas a ações do dia a dia, tais como o consumo de determinados alimentos, as fórmas de lazer e as maneiras de se vestir, que são comuns onde moram, mas podem ser diferentes em outros lugares.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero oito éle ih zero cinco) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero seis) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como fórma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
  • (ê éfe zero oito éle ih zero oito) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
Reprodução de página de internet. Continuação do texto: And so I began tearing open the wrapping paper. I was so excited to see what the gift was! I peeked up at the faces in the room and couldn’t quite read them. Happiness? Confusion? Anger? Ah, but how could they NOT want to see the present and my face as I gazed upon it?

MARSHALL, L. How I Offended an Entire Class Through Cultural Ignorance. Around The World: with teacher-traveler Lillie. Boston, Estados Unidos da América, 22 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/M8rYjx. Acesso em: 30 abril2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
    1. (bifór rídin) ?
      1. óstrêilia
      2. sáufi éfrica
      3. iunáited istêits
ícone de atividade no caderno.
    1. .
ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
      3. .

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. tesqui uon rídin
ícone de atividade no caderno.
    1. .
    1. .
    1. .
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: comprovar hipóteses e identificar informações explícitas e específicas no texto.

1a Resposta esperada: a gift.

1b Respostas esperadas: students, Lillie and Madam Yvonne; no, they aren’t. Resposta pessoal.

1c: quatro

1d Resposta esperada: Madam Yvonne; no, she isn’t, because Lillie calls her “Madam”.

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2a: F

2b: T

2c: T

2d: F

Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero relato escrito.

3a: três

3b: dois

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o texto.

 1a Resposta esperada: Lillie is.

1b Resposta esperada: she is a teacher.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o texto.

2a: T

2b: T

2c: F

Em Constructing meanings, além das questões com foco na compreensão do conteúdo do texto, propomos reflexões envolvendo algumas características do gênero relato escrito. Com relação à situação narrada, avalie a possibilidade de estender a discussão sobre a dúvida da narradora entre abrir ou não o presente que recebeu e sobre como algumas ações podem afetar a interação entre pessoas de diferentes culturas. Essa reflexão é fundamental para os estudantes perceberem que, ao aprenderem outra língua, estão conhecendo modos de se expressar verbalmente para interagir com pessoas de outros países, e que essas interações também são pautadas por convenções culturais.

Quanto ao gênero discursivo, caso considere pertinente, chame a atenção dos estudantes para o fato de que textos narrativos frequentemente têm sua composição apoiada estilisticamente na utilização de verbos no passado e na reprodução de falas dos personagens ou das pessoas envolvidas no evento relatado. Essas características serão retomadas ao longo da unidade e se constituem como aspectos relevantes no que diz respeito à familiarização com o gênero.

Task 2

Esta seção se inicia, em Before reading, com a ativação do conhecimento construído durante a realização da Task 1. Além disso, a pré-leitura visa a ativar e ampliar vocabulário relevante para a compreensão do texto, bem como propiciar a formulação de hipóteses.

professor ou professora, caso os estudantes apresentem alguma dificuldade na realização dessas tarefas, sugerimos orientá-los a retomar o texto e as questões da Task 1 por alguns instantes, a fim de relembrar o que foi lido. Dessa fórma, poderão dar prosseguimento à leitura da segunda parte do relato, apresentada em Read to learn, com melhores condições para a construção de sentidos.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero oito éle ih um nove) Investigar de que fórma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.
  • (ê éfe zero oito éle ih dois zero) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

3.

I.

Capa de livro de fundo em azul e ao centro, ilustração do continente da África em marrom. Na parte superior, texto em branco: History of África, fourth Edition, Kevin Shillington.

II.

Fotografia. Tecido com linhas finas coloridas. Na parte inferior, pequenas retângulos em tons de roxo, vermelho e verde. Na parte superior, outras formas, com duas pontas finas abaixo e acima, triangular e à direita, outros formas triangulares

III.

Fotografia. Um colar preto com a parte inferior com ornamento em formato de letra U em preto e laranja.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 2

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Texto: "Four layers of wrapping paper later, the most beautiful kente pattern fabric imaginable unfurled itself into my hands. Gold! Purple! Yellow! Green! Oh, the beauty! 'This is as if you took all my most precious dreams and put them in the form of a cloth,' I gushed, choking back tears of emotion. 'It is the most perfect gift ever. Thank you so much!' I handed my camera to Oliver to take photos […]. Again, I noted some strange expressions on the faces of everyone in the classroom. I began, with a sinking feeling, to realize that something, somewhere, had gone terribly wrong. […] At last, Oliver spoke. 'You should not have opened the present in front of them,' he said. 'Oh, no!' I cried, 'I’m so sorry. I was trying to read your face, but I thought you might be joking when you said ‘No.’ Why didn’t you just grab my hands and stop me? In my culture, it is very rude NOT to open the present, so you should have showed me the right thing to do before I messed up!' 'I didn’t want to embarrass you,' said Oliver. 'But I’m even more embarrassed now!' I wailed. 'You should have forcibly stopped me.' 'It will be all right,' said Oliver […]. 'In the end, it will help the children learn that different people do things in different ways around the world… But, right now, the kids are so shocked! Didn’t you hear them saying, ‘No!’ to stop you?' I felt absolutely terrible. That wonderful teacher and those forty kids had gone out of their way to get me a stunning gift, and I had reacted incredibly rudely. […]

MARSHALL, L. How I Offended an Entire Class Through Cultural Ignorance. Around The World: with teacher-traveler Lillie. Boston, Estados Unidos da América, 22 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/M8rYjx Acesso em: 30 abril 2022.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto. 3 Resposta pessoal. Resposta esperada: dois

Leitura

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
    1. .
    1. .
    1. .
ícone de atividade no caderno.

3.

Lillie  Oliver

d.

ícone de atividade no caderno.

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
      3. .
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.

1a: três

1b Resposta esperada: a beautiful fabric.

Objetivos da questão 2: compreender globalmente o texto e identificar informações explícitas e específicas.

2a: F

2b: T

2c: T

2d: T

Objetivo da questão 3: estabelecer relações entre diferentes partes do texto.

3a: Lillie

3b: Oliver

3c: Lillie

3d: Oliver

Objetivo da questão 4: inferir o sentido de expressões no texto.

4a: um

4b: três

4c: dois

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o texto.

1a Respostas esperadas: she suspected that something had gone wrong; because she noted strange expressions on everyone’s faces.

1b Resposta esperada: because in her culture it is very rude not to open a gift.

1c Resposta esperada: it would help children learn that different people do things in different ways around the world.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o vocabulário do texto.

2a: um

2b: três

As questões de Constructing meanings buscam dar suporte à compreensão do texto, ao estabelecimento de relações entre suas partes e ao entendimento do vocabulário em uso. professor ou professora, sempre que a construção de sentidos for interrompida pelo desconhecimento de alguma palavra ou expressão, sugerimos que auxilie os estudantes a tentar inferir o máximo possível sobre o item lexical, por meio da mobilização do que eles já conhecem sobre o cotexto e o contexto, afixos e demais elementos morfológicos. O ideal seria, caso ainda seja necessário, fornecer o significado do termo em questão apenas ao final dessa prática de reflexão.

Task 3

Assim como na Task 2, as questões propostas em Before reading têm como objetivo recuperar os sentidos produzidos durante a leitura da parte anterior do texto e ativar o conhecimento prévio dos estudantes com a finalidade de prepará-los para a leitura da parte final do relato escrito. Para a ativação e a ampliação de vocabulário, bem como para a formulação de hipóteses, consideramos importante, sempre que possível, relacionar o texto com as experiências concretas dos estudantes.

Ícone de atividade oral.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Texto: Back in the guesthouse, I told the whole story to YCC’s Director, John, and he laughed heartily. 'Yes, it is very 'bad to open it in front of them. If they had wanted you to see it, they wouldn’t have wrapped it, right?' 'But in my culture,' I sniffled, 'they wrap the present because it makes it more exciting when you slash it open!' 'That makes no sense,' said Oliver. 'Why would you wrap something just to have it opened? They wrapped it, so you could take it home and open it here. Otherwise, the surprise is ruined.' […] 'Will you go to the seamstress to make it into another dress?' John asked, trying to change the subject and soothe me. 'Yes!' I said, perking up. 'But I need her to re-take my measurements, because all the dresses she’s made me are too tight.' 'That’s just because you’re growing fat,' said John cheerfully. 'WHAT?!' I gasped, clapping my hands to my cheeks in horror. 'Did you just call me FAT?' 'Well, let’s not say you are getting fat,' said John. 'Let’s just say you are growing huge.' 'HOLY HEAVEN!' I shrieked. 'In my culture that is the WORST thing you can say to a woman! How dare you?!' John, Oliver and Millicent laughed long and hard. 'Here in Ghana,' said John, 'the worst thing you can call someone is ‘skinny’. Saying someone is getting fat is a compliment that makes us smile!' […] Thus, today became the day in which we all offended each other, from our heads to our toes, due to cultural differences. However, thanks to the power of communication, humility and open hearts, I do believe that I may one day be forgiven by those forty lovely children and their kind teacher. […]

MARSHALL, L. How I Offended an Entire Class Through Cultural Ignorance. Around The World: with teacher-traveler Lillie. Boston, Estados Unidos da América, 22 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/M8rYjx Acesso em: 30 abril 2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto.

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e específicas no texto.

1a: um

1b: dois

Depois da leitura do texto, se achar conveniente, explique aos estudantes que a sigla YCC (Youth Creating Change) refere-se a uma organização ganesa sem fins lucrativos dedicada a promover o desenvolvimento de crianças de baixa renda, erradicar o trabalho infantil e a escravidão e proporcionar oportunidades educacionais e econômicas para os jovens, entre outros objetivos, que visam a melhorar a vida de crianças e adolescentes em Gana.

Em Constructing meanings, as questões 1 e 2 buscam trabalhar alguns elementos da tessitura textual que consideramos importantes para o desenvolvimento da fluência e da competência em compreensão leitora, em especial os mecanismos de referência textual e os sentidos sugeridos por determinadas escolhas lexicais.

ícone de atividade no caderno.

2.

Will you go to the seamstress to make it into another dress?“ (line 46)

John asked, trying to change the subject and soothe me.” (lines 46 and 47)

    1. Djón
ícone de atividade no caderno.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Como vocês definiriam “cultura”? Procurem definições em dicionários e na internet ou verifiquem com seu professor se precisarem de ajuda.
    1. Que relação existe entre cultura e o relato que vocês leram em ríd tchu lârn?
    1. Algumas pessoas consideram, equivocadamente, que existem culturas melhores que outras. O que vocês pensam sobre essa atitude?
    1. Vocês acham que a mídia também contribui para disseminar essa crença? Por quê?
    1. Quando se discute sobre outras culturas, é comum reduzi-las a estereótipos. O que pode ser feito para ajudar a superar esse comportamento?
Respostas e comentários

1c: um

1d: dois

Objetivos da questão 2: refletir sobre referência textual e sobre o sentido de palavra no texto.

2a: um

2b: dois

2c: dois

2d: um

Objetivos da questão 3: compreender globalmente e refletir criticamente sobre o texto.

3a Resposta esperada: when Lillie unwrapped the gift in front of the students and when John told her that she was growing fat.

3b Respostas esperadas: she hopes that Madam Yvonne and the students may forgive her, because she believes that, through the power of communication, humility and open hearts, cultural differences can be understood and respected. It is an optimistic conclusion.

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto.

A questão 3 demanda maior esforço de compreensão e argumentação, pois pede que as respostas sejam justificadas. A razão de exigir mais dos estudantes neste momento tem a ver com a necessidade de apresentar desafios que possam tirá-los de sua zona de conforto, contribuindo, assim, para a progressão real de sua aprendizagem. Consideramos que, após todo o trabalho realizado na Task 1 e na Task 2, os estudantes já estarão em condições de realizar tarefas mais trabalhosas de fórma mais autônoma.

Think a little more

Nesta seção, as questões envolvem pesquisa, reflexão crítica e formulação de encaminhamentos para a superação de crenças de senso comum acerca da diversidade cultural, tais como a estigmatização e a hierarquização de culturas. O objetivo principal aqui é fomentar o pensamento crítico e uma atitude de respeito ao outro e à sua cultura.

Ao término da seção, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido maior familiarização com o gênero relato escrito.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.

1.

Contracapa de DVD. Na vertical, com uma fotografia na parte superior. Na fotografia, um homem dentro de um rio de cor verde, visto dos ombros para cima, e a outra parte do corpo dentro da água. Ele tem pinturas no rosto em cinza e partes na boca, orelhas e pescoço em vermelho. Abaixo, textos:

Outsourced is a modern-day comedy of cross-cultural conflict and romance. Todd Anderson (Josh Hamilton) spends his days managing a customer call center in Seattle until his job, along with those of the entire office, is outsourced to India. Adding insult to injury, Todd must travel to India to train his new replacement. As he navigates through the chaos of Bombay and an office paralyzed by constant cultural misunderstandings, Todd yearns to return to the comforts of home. But it is through his team of quirky yet likable Indian call center workers, including his friendly and motivated replacement, Puro (Asif Basra) and the charming, opinionated Asha (Ayesha Dharker) that Todd realizes that he too has a lot to learn – not only about India and America, but about himself. He soon discovers that being outsourced may be the best thing that ever happened to him.

OUTSOURCED. Direção de John Jeffcoat. 2006. (103 minutos), dêvedê, color.

b.

ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Pré-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: formular hipóteses e ativar conhecimento prévio sobre o tema do texto.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2a Resposta esperada: it is a method that companies use to sell products or services by telephone.

2b: dois

Listening

Objetivo da seção

Aperfeiçoar a compreensão auditiva, por meio da escuta ativa de uma cena de um longa-metragem de ficção que tematiza o choque cultural.

A questão 1 de Before listening apresenta a sinopse do filme do qual foi selecionado o fragmento que os estudantes vão ouvir em Listen to learn. Incluímos apenas duas perguntas com base na sinopse porque seu propósito, nesta subseção, é ativar os conhecimentos prévios sobre o tema e favorecer a formulação de hipóteses; no entanto, se você julgar conveniente, pode aproveitar o texto para fazer mais perguntas sobre o conteúdo do filme, os personagens e o vocabulário. Dessa fórma, é possível retomar o trabalho feito com esse gênero discursivo na Unidade 7 do volume do 6º ano, caso os estudantes tenham usado esta coleção nos anos anteriores. Além disso, é possível ativar o conhecimento prévio específico sobre a atividade que serve de pano de fundo para a cena, o telemarketing, e estimular a construção de hipóteses acerca de um produto que terá papel central na cena.

Habilidade desenvolvida em Listening


(ê éfe zero oito éle ih zero três) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Ícone de atividade oral.

3.

Fotografia. Vista do alto de um prato verde sobre base de madeira marrom. No prato, uma carne de tamanho médio de cor bege. Ela tem uma letra R marcada com ferro quente. À direita, um ferro com contorno de letra R e haste na parte inferior na vertical.

c.

Listen to learn

Ícone de atividade de áudio.

Eyes on grammar – EXAMPLE 2

Movie scene – Parts um and dois

Title: Outsourced

Date: 2006

Source: DVD Outsourced

OUTSOURCED. Direção de John Jeffcoat. 2006. (103 minutos), dêvedê, color.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Constructing meanings

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno.

b.

.
Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

3a Resposta possível: to burn a mark into hamburgers, steaks, etc.

3b Resposta possível: United States.

3c Respostas possíveis: no, it could not; because the cow is a sacred animal for Hindus, so they don’t eat beef.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.

1a: três

1b: um

1c: dois

professor ou professora, caso julgue conveniente, relembre algumas das questões discutidas em Time to think, especialmente as que dizem respeito aos hábitos alimentares dos indianos. Se for possível, comente os motivos de os hindus não comerem carne bovina, como o fato de considerarem a vaca um animal sagrado.

As questões apresentadas em Constructing meanings visam à compreensão global e seletiva do texto oral e, caso considere conveniente em seu contexto, professor ou professora, você pode aproveitá-las para aprofundar a discussão sobre mal-entendidos que podem surgir entre pessoas provenientes de diferentes culturas e, ao mesmo tempo, reforçar atitudes positivas com relação à diversidade cultural. Ao final da subseção, são propostas questões de reflexão crítica e de inferência, preparando, a exemplo do que foi feito na seção anterior, a transição para as questões de pós-audição.

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno.
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Think a little more

Ícone de atividade oral.
    1. O que vocês acham da atitude do instrutor com relação à cultura de seus alunos?
    1. Na opinião de vocês, o problema de compreensão que acontece no diálogo foi causado por ignorância cultural ou por desrespeito a outras culturas? Justifiquem sua resposta.
    1. Comparem a situação apresentada com a história de Lillie (rídin). O que vocês acham da atitude de cada protagonista?
    1. Na opinião de vocês, o poder econômico e político de um país influencia a fórma como sua cultura é vista pelos outros? Justifiquem sua resposta.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.

1.

Shall I open it right now?” I asked dramatically, trying to build suspense and excitement for the unveiling, as we do so often back in America.

No!” said some of the students. “Yes!” said others. Hmm… that was odd.

“Am I supposed to open it in front of them?” I whispered desperately to Oliver, realizing I was entering a cultural confusion castle. (página 160)

Back in the guesthouse, I told the whole story to YCC’s Director, John, and he laughed heartily. (página 164)

a.

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

The words "asked", "said", "whispered" and "told" are used to refer to

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2: c

Objetivos da questão 3: refletir criticamente sobre o texto e fazer inferência.

3a Resposta esperada: because the instructor talks about American habits to a foreign audience without considering how offensive these habits could sound to them.

3b Resposta esperada: that the instructor should be more respectful toward the culture and values of her people.

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto.

Objetivo da questão 1: identificar reporting verbs.

1a: três

Think a little more

Nesta seção, espera-se que os estudantes possam refletir sobre o papel dos estereótipos na construção de hierarquias culturais que exaltam determinados grupos, enquanto desqualificam outras fórmas de viver e pensar. A comparação entre o texto ouvido e aquele lido em Reading serve ao propósito de problematizar e contrastar as noções de ignorância cultural e desrespeito, de fórma a torná-los capazes de distinguir equívocos bem-intencionados de atitudes desrespeitosas para com o outro e sua cultura.

Para ler

Para conhecer um pouco melhor a riqueza da cultura indiana em seus múltiplos aspectos, recomendamos a leitura de Stephen (2010).

Language in action

Objetivo da seção

Identificar reporting verbs e os sentidos de preposições em relatos escritos.

A presença de reporting verbs é frequente não somente em relatos escritos, mas em textos narrativos em geral. Sua função de introduzir as falas de personagens ou de pessoas envolvidas no evento relatado torna seu aprendizado muito importante. Já a compreensão das preposições dispensa maiores justificativas, ainda mais em uma língua tão dependente delas como é o inglês. Exatamente por isso, o trabalho com as preposições é recorrente na coleção, não se limitando apenas a esta unidade.

c. saíd

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

In the excerpt “‘No!’ said some of the students. ‘Yes!’ said others.”, it is possible to replace the two ocurrences of the word "said" with

  1. discraibed .
  2. .
ícone de atividade no caderno.

2.

asked (quatro vezes)  explained  replied  said  told (duas vezes )

a.

when I (um) espaço para resposta him if I could use the phone in the room, he (dois) espaço para resposta that there was a malfunction in the switchboard to be repaired, and he (três) espaço para resposta me in English “Telephone has gone KAPUTT” (the last term is neither English nor Italian). And then, when I (quatro) espaço para resposta him if he spoke Italian, he (cinco) espaço para resposta me “NO!”

ZINNI, Stefano. Travel stories. [s. l.]: Uccio, 2018. 448 páginaE-book.

b.

I was a volunteer English teacher in a rural area of Vietnam when one day a couple of students (um) espaço para resposta me to “come dessert!” I hadn’t had ice cream in weeks, so I was keen. We boarded a very crowded bus Half an hour later, the horizon had changed entirely from tropics, to full blown sand dunes. We got off the bus, and I (dois) espaço para resposta my friend to explain again what we were doing. “Dessert” she (três) espaço para resposta, pointing to the mighty sand dunes. Oh dear! “It’s pronounced desert!” I (quatro) espaço para resposta, laughing. It was a great day though – we rode ostriches!”.

HOSTELWORLD Blog. Real travellers’ stories that will fill your soul with wanderlust. 2016. Disponível em: https://oeds.link/0XAgVf Acesso em: 30 abril 2022.

ícone de atividade no caderno.

3.

“This is as if you took all my most precious dreams and put them in the form of a cloth,” I gushed, choking back tears of emotion. “It is the most perfect gift ever. Thank you so much!” I handed my camera to Oliver to take photos Again, I noted some strange expressions on the faces of everyone in the classroom. I began, with a sinking feeling, to realize that something, somewhere, had gone terribly wrong. 162)

It will be all right,” said Oliver In the end, it will help the children learn that different people do things in different ways around the world…” (página 162)

    1. .
    2. préposíchiâns.
Respostas e comentários

1b: três1c: dois

Objetivo da questão 2: praticar o uso de reporting verbs.

2a: um asked; dois explained; três told; quatro asked; cinco told

2b: um asked; dois asked; três said/replied; quatro replied/said

Objetivo da questão 3: identificar preposições.

3a: dois

3b: um - in; dois - on; três - of; quatro - around; cinco - to

professor ou professora, se julgar conveniente, chame a atenção para a importância do reconhecimento das fórmas que os reporting verbs assumem no past simple, visto que esse tempo verbal costuma ser preponderante em textos narrativos. Vale, ainda, mostrar que esses verbos não são neutros no que diz respeito à produção de sentidos e à avaliação de falas e de personagens. A escolha do reporting verb pode carregar significados positivos ou negativos; por exemplo, uma mesma fala tende a ser interpretada de modos bastante diversos ao ser introduzida pelos verbos asked, demanded, whined, complained, cried etcétera. A conscientização do papel exercido por esses verbos na caracterização das personagens é essencial na formação do leitor crítico.

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4.

about  in (quatro vezes)  of (duas vezes )  to (três vezes)  with

Reprodução de página da internet.

KENYA: A TRIP TO REMEMBER

reticências

One of my greatest travel experiences came during a study abroad trip (um) espaço para resposta Kenya. I traveled (II) espaço para resposta a group (três) espaço para resposta students (quatro) espaço para resposta Nairobi, Naramaru and Maasai Mara, (cinco) espaço para resposta Kenya. (seis) espaço para resposta all three places and the travel it took to get there, I had experiences that I would never have had (sete) espaço para resposta America. I was surrounded by people who spoke different languages, ate different food, dressed differently and valued different parts (oito) espaço para resposta life. For many (nove) espaço para resposta the group, it was a culture shock, but (dez) espaço para resposta me it was an amazing cultural immersion that I will remember for long into the future. Our professor and tour guide urged us to journal every day (onze) espaço para resposta our experiences, as I look back I can see where my eternal spark for travel was lit.

KENYA: a trip to remember.Disponível em: https://oeds.link/lUXsMo. Acesso em: 21 julho 2018.

ícone de atividade no caderno.

5. áison grémer

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

Read this other excerpt from the same written account used in question 4 and match the prepositions "about", "of", "on", "with" and "among" to what they express. If you have any doubts, check with the Eyes on grammar section.

“I wrote about my feelings of traveling alone in the city on public transportation, my time in the kitchen with our host family, teaching in the village school and the elephants I saw on safari, among other things.”

KENYA: a trip to remember. Disponível em: https://oeds.link/lUXsMo. Acesso em: 21 julho 2018.

e.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Hit the road

In pairs, you are going to produce a written account of a misunderstanding you were involved in or heard about. The misunderstanding may or may not have happened because of cultural differences. It is important that the story revolves around a misunderstanding of some kind. Remember you have already seen an example of a written account in Reading.

1.

For the written production

What is the discursive genre?Written account.

What is the theme?A misunderstanding.

What is the objective?To tell the story of a misunderstanding.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar o uso de preposições.

4: um - to; dois - with; três - of; quatro - to; cinco - in; seis - in; sete - in; oito - of; nove - in; dez - to; onze about

Objetivo da questão 5: identificar fórma e uso de preposições.

5a: about

5b: with

5c: on

5d: among

5e: of

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido.

Writing

Objetivo da seção

Ampliar o conhecimento sobre relatos escritos por meio da produção textual.

Nesta seção, os estudantes são orientados a produzir um relato escrito de algum caso envolvendo incompreensão entre interlocutores, não havendo a necessidade de a incompreensão ocorrer em razão de diferenças culturais.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • (ê éfe zero oito éle ih zero nove) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
  • (ê éfe zero oito éle ih um zero) Reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

At whom is it aimed?The school community.

How and where is it going to be presented?It will be published in the school newspaper or displayed on the school board.

Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

Toolbox

ícone de atividade no caderno.
    1. Façam um levantamento de algumas histórias envolvendo mal-entendidos que vocês consideram adequadas à tarefa. Vocês podem se valer das próprias lembranças, recorrer a familiares ou pesquisar na internet.
    1. Decidam que história vai ser relatada, considerando o que poderia ser mais interessante para os leitores.
    1. Organizem os fatos da história em ordem cronológica e usem palavras e expressões para sinalizar o encadeamento temporal dos eventos: fârst, den, áftâr, dét, lêirer, fáinali etcétera.
    1. Façam uma revisão dos tempos verbais adequados ao relato de uma história.
    1. Identifiquem nestas frases, retiradas do texto lido na seção rídin, os verbos utilizados para se referir a falas de personagens.
      1. “‘
      2. “‘
      3. “‘
    1. Pesquisem outros verbos em inglês que, como os identificados, costumam ser utilizados para expressar a fala de pessoas que participam de uma conversa; depois, decidam quais vocês vão usar no relato.
    1. Escrevam uma versão inicial do relato e troquem o texto com outra dupla para uma apreciação crítica e possíveis sugestões.

Step back

Ícone de atividade oral.
    • conta a história de um mal-entendido;
    • encadeia de fórma coerente os acontecimentos da história;
    • sinaliza a sequência temporal com marcadores adequados;
    • utiliza os verbos nos tempos apropriados a um relato;
    • indica adequadamente a reprodução das falas de personagens, as quais aparecem entre aspas;
    • emprega verbos como ésk, sêi, tél etcétera. para introduzir ou retomar as falas de personagens;
    • apresenta linguagem, grafia e pontuação adequadas.
ícone de atividade no caderno.

2.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: planejar os conteúdos e as características composicionais e estilísticas do relato escrito e preparar uma versão inicial do texto.

1a Resposta pessoal.

1b Resposta pessoal.

1c Resposta pessoal.

1d Resposta pessoal.

1e um Resposta esperada: said.

1e dois Resposta esperada: asked.

1e três Resposta esperada: whispered.

1f Resposta pessoal. Resposta possível: answer, reply, shout, speak, tell.

1g Resposta pessoal.

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do relato escrito. Objetivo da questão 2: fazer a versão final do relato escrito.

professor ou professora, uma estratégia facilitadora desta atividade seria propor aos estudantes que todos se envolvessem em pesquisas sobre casos de incompreensões, seja entrevistando familiares, seja usando buscadores na internet. Após esse levantamento, caso haja a possibilidade, as histórias seriam contadas em uma roda de conversa em sala de aula, propiciando a todos inspiração para a produção do relato.

A decisão quanto ao suporte em que os textos serão publicados vai depender de seu contexto de atuação, professor ou professora. Caso seja possível realizar a publicação tanto em jornal escolar como em um mural da turma ou da escola, sugerimos que oriente e envolva os estudantes na tomada de decisão. Ainda, dependendo do contexto, considere a conveniência e a viabilidade de criar um blogue para a publicação dos relatos.

Habilidade desenvolvida em Writing


(ê éfe zero oito éle ih um um) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tuítis, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.
    1. O que você achou mais interessante nesta unidade?
    1. O que você aprendeu sobre diversidade cultural?
    1. Depois das discussões feitas ao longo da unidade, o que você pode falar sobre estereótipos e sobre maneiras de desconstruí-los?
    1. Como você fez para lidar com eventuais dificuldades de compreensão dos relatos escritos?
    1. Você ficou satisfeito com o relato escrito que produziu?

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

“‘We would like to present you with a gift,’ said Madam Yvonne breathlessly over the phone, ‘to say thank you for teaching in our school these past three months! Please stop by our school anytime today.’”

(página 160)

“‘Oh, no!’ I cried, ‘I’m so sorry. I was trying to read your face, but I thought you might be joking when you said ‘No’. Why didn’t you just grab my hands and stop me? In my culture, it is very rude NOT to open the present, so you should have showed me the right thing to do before I messed up!’

‘I didn’t want to embarrass you,’ said Oliver.

‘But I’m even more embarrassed now!’ I wailed. ‘You should have forcibly stopped me.’”

(página 162)

“‘Will you go to the seamstress to make it into another dress?’ John asked, trying to change the subject and soothe me.

‘WHAT?!’ I gasped, clapping my hands to my cheeks in horror. ‘Did you just call me FAT?’”

(página 164)

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre a imagem de abertura e sua relação com o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar a imagem das páginas de abertura, fazendo uma releitura com base no conhecimento construído ao longo da unidade.

professor ou professora, espera-se que, ao responderem à primeira pergunta desta seção, os estudantes possam resgatar o que foi discutido anteriormente sobre o tema. A segunda questão, cuja resposta pode parecer óbvia, tem o propósito de reforçar o respeito à diversidade. As perguntas do item 1d focalizam especificamente os mal-entendidos decorrentes de diferenças culturais e lhe permitem avaliar em que medida o texto da seção Reading e o fragmento do filme em Listening contribuíram para a perspectiva crítica dos estudantes.

Avalie a possibilidade de levar a turma a um centro cultural ou a outro espaço público relacionado a povos e culturas que são menos conhecidos pelos estudantes, caso exista algum em sua região.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar o aprendizado, especialmente com relação à leitura, à audição e à produção dos gêneros trabalhados na unidade.

É importante que a turma se sinta encorajada a demonstrar as possíveis dificuldades, assim como a destacar as atividades mais fáceis presentes no dia a dia das aulas de Língua Inglesa. Com base em sua análise das autoavaliações, sugerimos que considere se é necessário retomar alguma questão ou solicitar a realização das questões propostas no apêndice There is more ou nas Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar os conhecimentos acerca dos reporting verbs e das preposições construídos ao longo da unidade.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero oito éle ih um nove) Investigar de que fórma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.
  • (ê éfe zero oito éle ih dois zero) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

FREQUENTLY USED REPORTING VERBS / VERBOS DICENDI DE USO FREQUENTE

Bare infinitive / Infinitivo

Past simple / Passado simples

Bare infinitive / Infinitivo

Past simple / Passado simples

answer

answered

respond

responded

argue

argued

say

said

ask

asked

speak

spoke

cry

cried

suggest

suggested

gasp

gasped

tell

told

reply

replied

wail

wailed

request

requested

whisper

whispered

Os ripórtin vârbs são usados para indicar a fala de alguém em uma narrativa.

Example 2

“‘We would like to present you with a gift,’ said Madam Yvonne breathlessly over the phone, ‘to say thank you for teaching in our school these past three months! Please stop by our school anytime today.’

Ah, but how could they NOT want to see the present and my face as I gazed upon it?”

(página 160 e 161)

“Again, I noted some strange expressions on the faces of everyone in the classroom.

In the end, it will help the children learn that different people do things in different ways around the world…”

(página 162)

“‘Will you go to the seamstress to make it into another dress?’ John asked, trying to change the subject and soothe me.”

164)

“You need to learn about India.”

167; Movie scene - Part umum)

PREPOSITIONS / PREPOSIÇÕES

MEANINGS / SIGNIFICADOS

about

on the subject of

around

surrounding or on all sides of something

in

inside a place

into

changing from one form or condition to another

of

relationship between a part and a whole

to

showing motion in a direction

upon

on the surface of

Em outros contextos, as preposições podem ter sentidos diferentes.

Respostas e comentários

professor ou professora, avalie a conveniência de praticar oralmente o uso de reporting verbs para introduzir a reprodução de falas. Organize a turma em dois grupos. O primeiro ficará responsável por formular frases curtas com base em orientações sucintas escritas por você em tiras de papel. Já o segundo deverá reproduzir as falas do primeiro, utilizando os reporting verbs adequados para introduzi-las. Ao final de alguns minutos, os grupos deverão trocar de função. Reiteramos a importância de destacar os sentidos que esses verbos podem atribuir às falas.

Referências bibliográficas

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2015.

KRAMSCH, C. Cultura no ensino de língua estrangeira. In: Bakhtiniana, volume 12, número 3, página 134-152, setembro a dezembro 2017.

STEPHEN, B. India Culture Smart! The essential guide to customs and culture. Londres: Kuperard, 2010.

TOMITCH, L. M. B. et al. (organizador). A interculturalidade no ensino de inglês. Florianópolis: gê I/ú éfe ésse cê, 2005.