Project 2 mór den uôrds

Produto final: jornal multicultural.

Gêneros discursivos: gêneros jornalísticos, como notícia, reportagem, entrevista, resenha de filme e agenda cultural.

Tema: interculturalidade.

Os objetivos deste projeto são:

  • criar um jornal multicultural;
  • familiarizar-se com fatores relacionados à interculturalidade;
  • praticar a compreensão e a criação de gêneros jornalísticos, como notícia, reportagem, entrevista, resenha de filme e agenda cultural;
  • pensar criticamente sobre diversidade cultural.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês gostariam de viajar, morar ou estudar em outro país? Por quê?
    1. Na opinião de vocês, quais são os maiores problemas interpessoais que alguém pode enfrentar quando está viajando, morando ou estudando em um país estrangeiro?
    1. O que você entende por “multiculturalismo”? Justifique sua resposta.
ícone de atividade no caderno.

2.

Reprodução de página da internet. Encyclopedia Britannica. SPOTLIGHT ∙ DEMYSTIFIED ∙ QUIZZES ∙ GALLERIES ∙ LISTS ∙ ON THIS DAY ∙ BIOGRAPHIES

Multiculturalism

SOCIOLOGY


WRITTEN BY: Jennifer L. Eagan


Multiculturalism, the view that cultures, races and ethnicities, particularly those of minority groups, deserve special acknowledgement of their differences within a dominant political culture.

EAGAN, J. L. Multiculturalism. Disponível em: https://oeds.link/092Zc2. Acesso em: 3 maio 2022.

d.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do projeto.

1b Resposta possível: making friends, communicating, socializing, adapting to cultural differences.

Objetivos da questão 2: compreender globalmente o texto e ativar o conhecimento prévio sobre o tema do projeto.

2: c; d

PROJECT 2

professor ou professora

Este projeto tem como objetivo principal envolver os estudantes em uma tarefa colaborativa de produção de um jornal multicultural, cujos textos se relacionam à temática da interculturalidade.

O tema proposto aborda relações entre língua, cultura e sociedade, valorizando o caráter formativo da educação linguística em língua inglesa, em uma perspectiva crítica. Este projeto busca, portanto, levar os estudantes a observar a interação entre culturas diversas, a aceitar as singularidades identitárias e a valorizar o convívio entre os povos.

A educação linguística ancorada nesse tema leva ao reconhecimento e ao respeito às diferenças, bem como à compreensão de como elas são produzidas nas diversas práticas sociais de linguagem, promovendo uma reflexão crítica sobre modos distintos de ver e de analisar o mundo, o outro e a si próprio. Tal perspectiva reflete a abordagem do inglês como língua franca, de modo a desvinculá-lo da noção de pertencimento a determinado grupo ou território e, consequentemente, a culturas típicas de comunidades específicas, legitimando os usos da língua inglesa em contextos variados.

Competências gerais desenvolvidas no projeto


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Ícone de atividade oral.

3.

Ilustração. Fundo em azul e ao centro, um prisma com o formato de um triângulo em azul. Dele, reflete-se feixes de luz na diagonal, à direita, em tons de: rosa, azul-escuro, azul-claro, verde, amarela, laranja e vermelha. Abaixo, outros feixes da mesma cor à direita. À esquerda, uma luz branca na diagonal, refletindo.

b.

ícone de atividade no caderno.
Reprodução de página da internet. Fundo em azul, com texto: Theprisma - The prisma Multicultural Newspaper. Na parte inferior, menus: Home, Opinion, Globe, Multiculture, Politiks, Workers, Economy, Culture, Lifestyle, Guide. Fotografia. Cartaz de filme. Da metade para cima, dois senhores um de frente para o outro. À esquerda, um homem de cabelos claros e com camisa de mangas compridas e de gola em branco. À direita, mulher de cabelos claros. Ambos se entreolham. Abaixo, vista geral de local com céu em laranja, sol amarelo à esquerda e à direita, homem em pé, visto de costas em preto. Texto à direita: Alicia Garciadiego, ‘The Colonel’ and Ripstein. August twentieth, two thousand and eighteen. Fortunately, she says, in Latin America the stories have not dried up, and so we have the cinema that Hollywood wanted to have. Marcas de supressão. Ao centro, fotografia. Vista geral do céu em cinza, nuvens brancas e passando ao centro, sombra de avião em tons de preto. Texto: Silvia Tovar, immigrant, studious, and persevering. August sixth, two thousand and eighteen. She lived illegally in Spain for years until the economic crisis forced her to fly to the U.K. Looking after elderly people and, marcas de supressão.Ilustração. Em fundo preto, pequenos quadrados e manchas coloridas em azul-claro, verde, marrom e lilás. Texto à direita: Latin Carnival in Newham, July thirtieth, two thousand and eighteen. This summer the streets of London will shine with Latin American colours in a day full of music and celebrations. The carnival, marcas de supressão.

MULTICULTURE. The prisma: the multicultural newspaper. Londres, 2018.

Did you know?

Tanto a rome peigi como as páginas iniciais de seções de jornais digitais são alteradas regularmente, no mesmo dia, porque matérias novas vão sendo adicionadas, substituindo ou atualizando as antigas.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e fazer inferência.

3a Resposta esperada: a prism.

3b Resposta esperada: the distribution of the white light into multiple colors can be related to the human possibility of producing cultural multiplicity.

Objetivos da questão 4: formular hipóteses e identificar informação explícita no texto.

4a Respostas pessoais.

4b Resposta esperada:Multiculture; articles about different cultures of the world.

Objetivo da questão 5: compreender globalmente o texto.

A ênfase na interculturalidade possibilita dar continuidade à discussão relativa a questões sociais, presente nas Unidades 5 a 8 deste volume, e favorece o acesso a saberes linguísticos necessários ao engajamento e à participação dos estudantes. Além disso, os procedimentos de pesquisa constituem-se como elementos importantes no desenvolvimento da autonomia, contribuindo para o agenciamento crítico e para o exercício da cidadania, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos.

Competências específicas desenvolvidas no projeto


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.
    1. um
ícone de atividade no caderno.

8.

I.

IS MULTICULTURALISM dead? An international viewpoint. The Prisma: the multicultural newspaper. Londres, 16 abril 2018.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 6: comprovar hipóteses; fazer inferências e identificar informações explícitas e específicas no texto.

6a Resposta pessoal.

6b Resposta esperada:Multiculture.

6c Resposta esperada: because they talk about cultural issues from different countries and migrants.

6d Respostas pessoais.

6e Resposta esperada: even in sections such as Economy, the multicultural newspaper may establish a relationship between different cultures.

7 Respostas pessoais. Objetivos da questão 7: ativar o conhecimento prévio e fazer inferências.

Objetivos da questão 8: identificar informações específicas e explícitas nos textos; fazer inferências; compreender globalmente os textos; refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-lo com o contexto brasileiro.

No eixo da leitura, este projeto apresenta textos com o objetivo de ativar o conhecimento prévio sobre cultura, interculturalidade e multiculturalismo, além de prover repertório linguístico e inspirar para a tarefa de produção do próprio material. As questões de compreensão leitora propiciam aos estudantes inferir informações e fazer relações para a construção de sentidos, assim como analisar criticamente o conteúdo dos textos.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
  • Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

II.

FERIA de Londresreticências Spain is coming to London. The Prisma: the multicultural newspaper. Londres, 20 maio 2018.

III.

ECHAZÚ, the Cuban musician from Bolivia. The Prisma: the multicultural newspaper. Londres, 4 junho 2018.

  1. doisêndtrês
  1. um
  1. um
  1. dois
  1. umêndtrês

f.

Respostas e comentários

8a Resposta esperada: text um in Multiculture; text doisin Lifestyle; text três in Culture or Multiculture.

8b um: Resposta esperada: paragraph 1

8b dois: Resposta esperada: paragraph 2

8b três: Resposta esperada: paragraph 3

8c Resposta esperada: [he] understands the importance of appreciating different cultures.”.

8d Resposta esperada: “Feria de Londres… Spain is coming to London”. Resposta pessoal.

8e Resposta esperada: they both present a profile of a migrant.

8f Resposta pessoal.

Recomendamos a você, professor ou professora ampliar a discussão sobre os textos conforme o interesse ou eventuais dificuldades da turma. Caso haja possibilidade de acesso à internet, outros textos relacionados ao tema do projeto podem ser consultados. Dependendo do contexto de sua escola, a interculturalidade pode fazer parte do cotidiano dos estudantes e, então, o momento de reflexão sobre as leituras torna-se uma oportunidade para que eles falem de suas experiências pessoais. Ademais, havendo condições, sugerimos motivá-los a interagir em inglês.

Habilidade desenvolvida no projeto


Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

PREPARINGdê prójequit

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1.

Ícone de atividade oral.
ícone de atividade no caderno.

b.

Ícone: Notebook.

For the written production

What is the final product?  Multicultural newspaper.

What are the discursive genres?  News article, feature article, interview, movie review, cultural agenda.

What is the objective?  To promote multiculturalism.

What is the theme?  Multiculturalism.

At whom is it aimed?  At the school community.

How and where is it going to be published?  Printed and distributed in the school or online.

Who is going to participate?  The whole class, organized into groups.

What materials/resources are going to be used?

When is it going to be published?

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: conhecer a proposta do projeto e começar a planejar sua execução.

1b Respostas pessoais.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar os conteúdos do jornal.

No eixo da escrita, orienta-se a produção de textos de gêneros diversos, abordados em unidades deste volume, para a elaboração de um jornal multicultural. O ato de escrever é concebido como prática social e reitera a finalidade da escrita condizente com essa prática, oportunizando aos estudantes agir com protagonismo.

Assim, a produção de textos enfatiza a natureza processual e colaborativa, envolvendo movimentos de planejamento, produção e revisão, tanto coletivos como individuais, nos quais são privilegiadas as decisões sobre maneiras de comunicar o que se deseja, tendo em mente aspectos como o objetivo dos textos, o suporte que lhes favorecerá circulação social e seus possíveis leitores.

No encaminhamento para a preparação do jornal, encontram-se instruções gerais relativas ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo dos gêneros discursivos escolhidos. É importante que a seleção dos gêneros seja pautada pelo planejamento das seções do jornal e dos assuntos a serem abordados.

professor ou professora se julgar conveniente, oriente os estudantes a retomar unidades e volumes anteriores, caso tenham usado esta coleção no 6º e 7º anos, para revisar os elementos característicos de cada gênero, necessários para a preparação dos textos. Seria interessante reforçar a questão das escolhas estilísticas adequadas e considerar, também, a importância da linguagem não verbal e o seu papel na construção de sentidos.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tuítis reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
  • Investigar de que fórma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.
  • Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Quais fontes de informação vocês vão usar para escrever os textos? Que tipo de informação dos textos de guétin stárted vocês podem incluir na produção de vocês?
    1. Quais informações vocês consideram interessante apresentar em cada seção?
ícone de atividade no caderno.
    1. Quais serão os conteúdos da primeira página?
    1. Quais serão os títulos das diferentes seções?
    1. Como será o Vocês podem pesquisar modelos de diagramação de jornais.
    1. Qual será o número de páginas?
    1. Quais serão as fontes e os tamanhos das letras?
ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o título?
    1. Que tipo de informação vocês vão destacar para atrair leitores para seu texto?
    1. Como vocês vão organizar as informações?
ícone de atividade no caderno.
    1. Procurem por imagens relevantes e atrativas que estejam relacionadas às informações no texto.
    1. Lembrem-se de que a linguagem não verbal deve ser coerente com a linguagem verbal no texto.
ícone de atividade no caderno.
    1. Para cada texto, escrevam um rascunho. Considerem todos os detalhes mencionados até agora: informação relevante para o público-alvo, organização, linguagem verbal apropriada e elementos visuais atrativos e relevantes.
    1. Usem letras de diferentes tamanhos, fontes e cores para destacar a informação.

istép béqui

ícone de atividade no caderno.
    1. título adequado e interessante;
    1. informações corretas e relevantes;
    1. imagens relacionadas ao tema;
    1. texto cuidadosamente revisado.
ícone de atividade no caderno.

2.

djóinin aidías

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.
    1. Depois de escrever os textos, combine com os colegas um prazo para organizar o jornal.
    1. Apresente seu texto para os outros grupos e para que poderão fazer sugestões de como melhorá-lo.
    1. Façam um breinstórmin de ideias para melhorar o conteúdo ou a diagramação do jornal.
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: planejar os elementos do jornal.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: planejar as características composicionais e estilísticas dos gêneros escolhidos.

Objetivo da questão 4: planejar os elementos não verbais dos gêneros escolhidos.

Objetivo da questão 5: preparar a versão inicial dos textos.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial dos textos.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final dos textos.

Objetivo da questão 1: preparar o jornal.

Ao final da elaboração, encontra-se a subseção Step back, cujo objetivo é, conforme já feito nas unidades, revisar a primeira versão do texto detalhadamente para preparar a versão final. É importante chamar a atenção para a articulação dos textos produzidos, de modo a garantir a unidade temática e composicional do jornal. Após a conclusão do processo de produção, sugerimos divulgar o jornal na escola. Se houver a possibilidade, seria interessante produzir alguns exemplares para distribuição ou exposição em pontos estratégicos da escola, como a secretaria, a biblioteca e murais nos corredores. Recomendamos também a divulgação de uma versão digital do jornal no site da escola ou em um blogue da turma. A circulação dos textos produzidos é uma fórma significativa de estimular a participação dos estudantes e seu envolvimento com as tarefas propostas.

professor ou professora cabe a você avaliar o tempo necessário para a realização do projeto, assim como a fórma como ele será realizado. Se não houver condições para desenvolvê-lo durante as aulas, o encaminhamento das etapas pode ser planejado como atividade extraclasse. Da mesma sugerimos que considere os critérios para a formação dos grupos de acordo com o perfil dos estudantes.

Para ler

professor ou professora para saber mais sobre educação intercultural, sugerimos o livro de Candau (2018) e o texto de Walsh (2009).

Referências bibliográficas

CANDAU, V. M. F. Didática crítica intercultural: aproximações. segunda edição Petrópolis: Vozes, 2018.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. página 12-43.