Appendices

dere is móre

UNIt 1 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade de áudio.

1. Ouça a notícia cultural sobre eventos a serem realizados em uma cidade e faça o que se pede.

Culture news

Título: Arts & Culture Week

Data: 25/6/2013

Fonte: WLOS News 13

ARTS & Culture Week. WLOS News 13. Asheville, 25 junho2013.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Qual atividade não é mencionada na agenda cultural semanal que você acabou de ouvir?
ícone de atividade de áudio.
  1. Escute o áudio mais uma vez. Escolha as opções em que o mesmo conteúdo é dito de outra maneira.
ícone de atividade de áudio.

2. Ouça este fragmento de um programa de rádio da Cidade do Cabo, África do Sul, e responda às perguntas.

Culture news – Parts um and dois

Título: Five things to do in Cape Town this weekend

Data: 29/7/2016

Fonte: Primedia Broadcasting

FIVE things to do in Cape Town this weekend. 2016. 1 vídeo (13 minutos 15 segundos). Publicado pelo canal Primedia Broadcasting. Disponível em: https://oeds.link/7JCLQh. Acesso em: 12 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

b.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e inferir o sentido de frases no texto.

1a Resposta: dois

1b um Resposta: It started last Friday.

1b dois Resposta: There will be fireworks at the end of the artistic and cultural week to celebrate the 4th of July.

Objetivos da questão 2: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.

2a Resposta esperada: To provide information about things to do on the weekend in Cape Town.

2b Resposta esperada: A shopping event.

professor ou professora

Este apêndice apresenta questões diversas que abarcam compreensão, produção e práticas léxico-gramaticais. Ele pode ser utilizado, por exemplo, como reforço nos casos em que tal necessidade for observada conforme a autoavaliação dos estudantes na seção Think it over. Se não forem empregadas com esse propósito, as questões podem ser indicadas como trabalho de casa ou como instrumentos alternativos de avaliação e/ou revisão.

Nas atividades propostas, são exploradas as mesmas habilidades e competências das unidades.

  1. Complete com uítch”, “ ou rúse”.
    1. espaço para resposta I , espaço para resposta dois .
    1. , , fór espaço para resposta , .
    1. íf .” espaço para resposta .
    1. ? , espaço para resposta .
    1. espaço para resposta .

JEAN, O. Orio Jean is Time’s 2021 kid of the year. [Entrevista cedida a] Angelina Jolie. Time, Nova York, página 18-19, 9 fevereiro-7 março, 2022.

  1. Substitua o pronome relativo dét por uítch ou ”.
    1. movie dét espaço para resposta
    1. dét espaço para resposta .
    1. that .
    1. dét espaço para resposta um dét espaço para resposta dois

LEMIRE, C. The Batman. RogerEbert.com, 4 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/IomCKe. Acesso em: 29 abril 2022.

5. Complete com âmong ou bituín”.

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza.

(um) espaço para resposta other things [Toy Story 4], it’s about Woody’s fear that he’s become obsolete, boring, not special anymore, and otherwise incapable of holding the attention of a child.

But, although the first part of the movie concentrates on the relationship (dois) espaço para resposta Woody and Forky the rest of “Toy Story 4” distributes its attention democratically (três) espaço para resposta the toys that we know from before, including Tim Allen’s Buzz Lightyear and Joan Cusack’s Cowgirl Jesse

Trecho adaptado de: SEITZ, M. Z. Toy Story 4. RogerEbert.com, 21 junho 2019. Disponível em: https://oeds.link/Vna0jW. Acesso em: 29 abril2022.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: praticar o uso de pronomes relativos.

3a: um - who; dois - whose

3b: which

3c: which

3d: whose

3e: who

Objetivo da questão 4: praticar o uso de pronomes relativos.

4a: which

4b: who

4c: who

4d: um - which; dois - who

Objetivo da questão 5: praticar o uso de preposições.

5: um - among; dois - between; três - among

UNIt 2 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1. Combine os sufixos do quadro com as palavras entre parênteses para completar o texto a seguir.

-al  -ation  -ful (duas vezes )  -ity (duas vezes )

a.

There is a lively (um) espaço para resposta (plastic) to the characters that is exaggerated enough to take advantage of the animator’s unlimited (dois) espaço para resposta (imagine) while staying completely consistent with the internal (três) espaço para resposta (real) of the world where, after three other movies plus shorts and video games with these characters, we feel at home. The gestures and (quatro) espaço para resposta (face) expressions are hilarious but always in service of story and character.”

MINOW, N. Hotel Transylvania: Transformania. RogerEbert.com, 14 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/gmjaIx. Acesso em: 29 abril 2022.

b.

DreamWorks’ (I) espaço para resposta (play), anti-superhero comedy about an inept villain is (dois) espaço para resposta (delight).”

MEGAMIND. The Daily Telegraph, 29 janeiro 2022.

  1. Complete colocando o adjetivo entre parênteses no grau superlativo.
    1. espaço para resposta (pópiular)

BIG Night of Musicals by the National Lottery. The Daily Telegraph, página 43, 29 janeiro 2022.

b. espaço para resposta (bíg) .”

ELAINE Paige at the BBC. The Daily Telegraph, página 22, 29 janeiro2022.

c. ‘(um) espaço para resposta (dois) espaço para resposta (gud)

THE GREAT Cookbook Challenge with Jamie Oliver. The Daily Telegraph, página 26, 29 janeiro 2022.

d. , (um) espaço para resposta () (dois) espaço para resposta ()

CASTILLO, M. Encanto. RogerEbert.com, 24 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/mlSEBu. Acesso em: 29 abril 2022.

  1. Complete com a alternativa adequada.
    1. espaço para resposta () .”

BEIJING 2022. The Daily Telegraph, página 21, 29 janeiro 2022.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: praticar o uso de palavras formadas por sufixação.

1a: um - plasticity;

dois - imagination;

três - reality;

quatro - facial

1b: um - playful;

dois - delightful

Objetivo da questão 2: praticar o uso do superlativo.

2a: the most popular

2b: the biggest

2c: um - the;

dois - best

2d: um - the heaviest;

dois - the most beautiful

Objetivo da questão 3: praticar o uso de quantificadores.

3a: many

b. espaço para resposta ()

DIRTY work. The Daily Telegraph, 29 janeiro 2022.

c. espaço para resposta

DIRTY work. The Daily Telegraph, 29 janeiro 2022.

d. Náu, espaço para resposta ()

CASTILLO, M. Encanto. RogerEbert.com, 24 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/mlSEBu. Acesso em: 29 abril 2022.

Ícone de atividade no caderno.

4. Complete com sâm ou êni”.

a.

espaço para resposta

FIRE Down Below. The Daily Telegraph, página 32, 29 janeiro 2022.

b.

espaço para resposta
.

WINTER Olympics. The Daily Telegraph, página 21, 29 janeiro 2022.

c.

espaço para resposta

RADIO 4 – éfe ême 92.4-94. 198quilorrértzponto The Daily Telegraph, página 51, 29 janeiro 2022.

UNIt 3 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade de áudio.

1. Ouça ádam uélz falando sobre uma Organização Não Governamental chamada uáild eid e faça o solicitado.

NGO News

Título: Adam Welz talking about the threat of elephant poaching

Data: 2/9/2015

Fonte: Primedia Broadcasting

ADAM Welz talking about the threat of elephant poaching. 2015. 1 vídeo (19 minutos 10 segundos). Publicado pelo canal Primedia Broadcasting. Disponível em: https://oeds.link/qBctMn. Acesso em: 15 agosto 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. uóter .
    2. .
    3. énérdji.
    4. énimouls.

b.

Respostas e comentários

3b: few

3c: much

3d: a few

Objetivo da questão 4: praticar o uso de quantificadores.

4a: some

4b: Some

4c: Any

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.

1a: quatro

1b Resposta esperada: In China. Because most buyers of products made of threatened species live in Asia.

2. Complete com as alternativas corretas.

Reprodução de página da internet.  
Action Tutoring. infinite potential.

WHAT’S THE ISSUE?

Education in this country isn’t (um) espaço para resposta (fair/fairly). Young people from disadvantaged backgrounds don’t do as well in school as their peers. This isn’t because they are any less able but because they don’t have access to the same opportunities which enable progression. This can (dois) espaço para resposta (significant/significantly) limit their future paths.

reticências

WHAT CAN BE DONE?

Action Tutoring is a charity tackling this issue head-on in schools across the country. We empower (três) espaço para resposta (inspiring/inspiringly) volunteers as tutors to provide (quatro) espaço para resposta (academic/academically) support, improving pupils’ attainment and unlocking future opportunities in education, employment and training.

We know tutoring works to improve grades.

“There is nothing better than to see a child overcome their challenges and make progress. On a personal level, volunteering has allowed me to develop new skills, be (cinco) espaço para resposta (creative/creatively) and meet people from different professions and backgrounds. Volunteering is all about making a positive contribution to community and society, which is (seis) espaço para resposta (incredible/incredibly) rewarding and is so necessary in the current climate.”

Justina, volunteer maths tutor and consultant paediatrician.

ACTION Tutoring campaign. New Scientist, [sem local], número .3376, página 13, 5 março 2022.

3. Combine as frases das duas colunas usando a conjunção íf para formar os textos de quatro pôsteres de campanhas pelo equilíbrio ambiental.

drink water from plastic bottles

reduce consumption

respect your kids

want to save the future of plants

increase water pollution

plant seeds today

respect the environment

save more natural resources

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar o uso de advérbios de modo formados pelo sufixo -ly.

2: um - fair; dois - significantly; três - inspiring; quatro - academic; cinco - creative; seis - incredibly

Objetivo da questão 3: praticar a condicional do tipo zero.

3 Respostas esperadas: um - If you drink water from plastic bottles, you increase water pollution; dois - If you reduce consumption, you save more natural resources; três - If you respect your kids, respect the environment; quatro - If you want to save the future of plants, plant seeds today.

  1. Complete os fragmentos de notícias científicas com os conectivos a seguir.

although  such as (2x)

Metamaterials have structures not found in nature, which can give them unusual characteristics (um) espaço para resposta high strength under load.

(dois) espaço para resposta a 5-centimetre cube made from the kirigami material weighs only around 12 grams, Zhang and Paik found it could support a force of 346 newtons – equivalent to a 35 kilogram weight, or about 2,900 times heavier than the cube itself.

They hope it will be used by researchers in other fields where strong, lightweight structures are needed, (três) espaço para resposta aerospace engineering or medicine.

ART of paper cutting inspires light yet strong material. New Scientist, [sem local], número.3376, página21, 5 março2022.

b.

due to  however

Four years ago, the project was estimated to cost between £12 billion and £20 billion to build and operate for 150 years. (um) espaço para resposta, in an annual report published on 18 February, UK government agency Nuclear Waste Services (NWS) revised the figure up to between £20 billion and £53 billion.

John Corderoy at NWS says the huge increase (dois) espaço para resposta to a broader scope of costs and being more realistic.

PRICE tag rises for UK’s planned nuclear waste facility. New Scientist, [sem local], número 3 376, página 19, 5 março 2022.

UNIt 4 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade de áudio.

1.

Oral flash fiction – Parts um and dois

Title: Don’t Go Near the Well | Flash Fiction Audio Story

Date: 31/3/2016

Source: Eng Family Vlogs

DON’T go near the well | Flash fiction audio story. 2016. Vídeo (1 minutos 4 Sul). Publicado pelo canal TekaraLady. Disponível em: https://oeds.link/Gqy07O. Acesso em: 21 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

c. partdois

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar o uso de conectivos.

4a: um - such as; dois - Although; três - such as

4b: um - However; dois - is due

Objetivos da questão 1: compreender globalmente, identificar informações explícitas e específicas no texto, fazer inferências; comprovar hipóteses e refletir criticamente sobre o tema do texto.

1a Resposta esperada: it is a legend about the well in the garden.

1b Resposta esperada: he thinks it was just a silly story adults told their kids to scare them away from the well.

1c Resposta esperada: Mary is probably Isaac’s sister; “He didn’t notice Mary never came back until Mama asked where she was at dinner.”

2. Complete o fragmento do romance dâ rrórs en rrís bói com a fórma adequada do pésti simplôl ou do pést dos verbos entre parênteses.

I’ll give you fifteen crescents for him,” (um) espaço para resposta (say) the Tarkaan.

Fifteen!” (dois) espaço para resposta (cry) Arsheesh in a voice that (três) espaço para resposta (be) something between a whine and a scream. “Fifteen! For the prop of my old age and the delight of my eyes! Do not mock my gray beard, Tarkaan though you be. My price is seventy.”

At this point Shasta (quatro) espaço para resposta (get up) and tiptoed away. He (cinco) espaço para resposta (hear) all he (seis) espaço para resposta (want), for he (sete) espaço para resposta often (oito) espaço para resposta (listen) when men were bargaining in the village and (nove) espaço para resposta (know) how it was done. He (dez) espaço para resposta (be) quite certain that Arsheesh would sell him in the end for something much more than fifteen crescents and much less than seventy, but that he and Tarkaan would take hours in getting to an agreement.

You must not think that Shasta felt at all as you and I would feel if we (onze) espaço para resposta (have) just (doze) espaço para resposta (overhear) our parents talking about selling us for slaves. For one thing, his life (treze) espaço para resposta (be) already little better than slavery; for all he (catorze) espaço para resposta (knew), the lordly stranger on the great horse might be kinder to him than Arsheesh. For another, the story about his own discovery in the boat (quinze) espaço para resposta (fill) him with excitement and with a sense of relief. He (dezesseis) espaço para resposta (have) often (dezessete) espaço para resposta (be) uneasy because, try as he might, he (dezoito) espaço para resposta (have) never (dezenove) espaço para resposta (be able) to love the fisherman, and he (vinte) espaço para resposta (know) that a boy ought to love his father. And now, apparently, he (vinte e um) espaço para resposta (be) no relation to Arsheesh at all. That (vinte e dois) espaço para resposta (take) a great weight off his mind.

LEWIS, C. S. The Chronicles of Narnia: The horse and his boy. New York: HarperCollins, 1994. página 9-10.

3. Leia outro trecho do mesmo romance e encontre o que se pede.

Ready? And now I think you can get up.”

“Ooh! You’re a dreadful height”, gasped Shasta after his first, and unsuccessful, attempt.

“I’m a horse, that’s all”, was the reply. “Anyone would think I was a haystack from the way you’re trying to climb up me! There, that’s better. Now sit up and remember what I told you about your knees. Funny to think of me who has led cavalry charges and won races having a potato sack like you in the saddle! However, off we go.” It chuckled, not unkindly.

LEWIS, C. S. The Chronicles of Narnia: The horse and his boy. New York: HarperCollins, 1994. página 17.

Respostas e comentários

1d Respostas esperadas:

2: um - said; dois - cried; três - was; quatro - got up; cinco - had heard; seis - wanted; sete - had; oito - listened; nove - knew; dez - was; onze - had; doze - overheard; treze - was; catorze - knew; quinze - had filled; dezesseis - had; dezessete - been; dezoito - had; dezenove - been able; vinte - knew; vinte e um - was; vinte e dois - took

Objetivo da questão 2: praticar o past simple e o past perfect.

Objetivos da questão 3: identificar os usos e sentidos de afixos; compreender globalmente o texto.

  1. Duas palavras formadas apenas por sufixação.
  1. Duas palavras formadas por prefixação e sufixação.
  1. Agora forme ao menos duas novas palavras acrescentando afixos a cada palavra a seguir.
    1. caind

UNIt 5 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade de áudio.

1. Ouça o seguinte trecho de uma entrevista com róbin rrenson sobre seu livro di êidg óv ême responda às perguntas.

Interview

Título: 69 - Robin Hanson on The Coming Age of Robots

Data: 30/5/2016

Fonte: The Isaac Morehouse Podcast

69 - Robin Hanson on The Coming Age of Robots. 2016. 1 vídeo (54 minutos 55 segundos). Publicado pelo canal The Isaac Morehouse Podcast. Disponível em: https://oeds.link/ve7Mug. Acesso em: 15 agosto2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. .
    2. imârdjencí.
    3. .
    4. .

2. Complete as frases a seguir colocando os verbos entre parênteses no futuro com gointiu.

a.

espaço para resposta

CHEMISTRY to change the world. New Scientist, página 40, 5 março 2022.

b.

espaço para resposta
() .”

CHEMISTRY to change the world. New Scientist, página 41, 5 março 2022.

c.

espaço para resposta
()

WADMAN, M. New Omicron begins to take over, despite late start. Science, [sem local], volume 375, número6 580, página 479, 4 fevereiro2022.

d.

espaço para resposta
()

WADMAN, M. New Omicron begins to take over, despite late start. Science, [sem local], volume 375, número 6 580, página 481, 4 fevereiro 2022.

3. Complete com os verbos entre parênteses no futuro com uil.

a.

espaço para resposta
() .”

b.

espaço para resposta
() .”

VOOSEN, P. U.N. panel warns of warming’s toll and an ‘adaptation gap’. Science, [sem local], v. 375, número 6 584, página 948, 4 março 2022.

Respostas e comentários

3a Respostas esperadas: dreadful e funny.

3b Respostas esperadas: unsuccessful e unkindly.

Objetivo da questão 4: praticar o uso de afixos.

4a Respostas possíveis: delightful; undelightful; delightfully etcétera.

4b Respostas possíveis: disagree; agreement; agreeable etcétera.

4c Respostas possíveis: unkind; unkindly, kindly etcétera.

4d Respostas possíveis: discover; discovery; uncover etcétera.

4e Respostas possíveis: disappear; appearance etcétera.

4f Respostas possíveis: relation; unrelated; relationship etcétera.

Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.

1a: Resposta esperada: About the future with robots and artificial intelligence.

1b: três

Objetivo da questão 2: praticar o futuro be going to.

2a: are going to change

2b: is going to mean

2c: is going to be

2d: ‘s not going to be

Objetivo da questão 3: praticar o future simple.

3a: will be

3b: will depend

c.

espaço para resposta
() .”

VOOSEN, P. Forming roots from shoot. Science, [sem local], volume 375, número 6 584, página 974, 4 março 2022.

d.

espaço para resposta
()

WOOLFSON, A. LIFE-changing biology. Science, [sem local], volume 375, número 6 584, página 982, 4 março 2022.

4. Complete com o pronome reflexivo adequado.

a.

espaço para resposta
,

MERVIS, J. MICHIGAN’S surprising path to diversity. Science, [sem local],volume375, número 6 584, página968, 4 março2022.

b.

espaço para resposta
,

OKSANA, C.; DEYEN, G. B. de; PLOEG, M. V. D. SOIL microbiota as game-changers in restoration of degraded lands. Science, [sem local], v. 375, número 6 584, Research Review, página 1, 4 março 2022.

c.

espaço para resposta
, .’”

MERVIS, J. The toll of white privilege. Science, [sem local], , volume 375, número 6 584, página 955, 4 março 2022.

  1. Agora releia os fragmentos da questão anterior e encontre a se referem os pronomes reflexivos nos itens b ê c.
  2. Encontre nos fragmentos a seguir as expressões que se referem ao futuro, de acordo com o contexto.

BREYER shaped law on experts. Science, [sem local], volume 375, número 6 580, página 474-475, 4 fevereiro2022.

c.

CLERY, D. IMMINENT merger of giant black holes predicted. Science, [sem local], volume 375, número 6 580, página 478, 4 fevereiro 2022.

UNIt 6 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade de áudio.

1. Ouça o seguinte trecho de uma entrevista com a professora véleri mólâr, que estuda a qualidade de vida na África do Sul, e marque as alternativas corretas.

Interview

Título: Has quality of life improved in South Africa

Data: 7/6/2013

Fonte: Primedia Broadcasting

HAS quality of life improved in South Africa. 2013. 1 vídeo (7 minutos 11 segundos). Publicado pelo canal Primedia Broadcasting. Disponível em: https://oeds.link/ucxIiy. Acesso em: 3 julho2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Respostas e comentários

3c: will transform

3d: will disrupt

Objetivo da questão 4: praticar o uso de pronomes reflexivos.

4a: myself

4b: itself

4c: themselves

Objetivo da questão 5: refletir sobre o uso dos pronomes reflexivos.

5 Respostas esperadas: item b - A healthy soil ecosystem”; item c - white people”.

Objetivo da questão 6: identificar future time expressions”.

6a Resposta esperada: later this year”.

6b Resposta esperada: as soon as 100 days from now”.

6c Resposta esperada: for billion”.

Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.

2. Leia o fragmento de matéria jornalística a seguir e encontre o que se pede.

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Cabeçalho: United Nations. UN News. Global perspective Human stories. Texto: Marcas de supressão. The World Social Report two thousand and twenty, published by the UN Department of Economic and Social Affairs, DESA, shows that income inequality has increased in most developed countries, and some middle-income countries – including China, which has the world’s fastest growing economy. The challenges are underscored by UN chief António Guterres in the foreword, in which he states that the world is confronting “the harsh realities of a deeply unequal global landscape”, in which economic woes, inequalities and job insecurity have led to mass protests in both developed and developing countries. “Income disparities and a lack of opportunities”, he writes, “are creating a vicious cycle of inequality, frustration and discontent across generations.” ‘THE ONE PER CENT’ WINNERS TAKE (ALMOST) ALL. The study shows that the richest one per cent of the population are the big winners in the changing global economy, increasing their share of income between nineteen ninety and two thousand and fifteen, while at the other end of the scale, the bottom forty per cent earned less than a quarter of income in all countries surveyed. One of the consequences of inequality within societies, notes the report, is slower economic growth. In unequal societies, with wide disparities in areas such as health care and education, people are more likely to remain trapped in poverty, across several generations. Between countries, the difference in average incomes is reducing, with China and other Asian nations driving growth in the global economy. Nevertheless, there are still stark differences between the richest and poorest countries and regions: the average income in North America, for example, is sixteen times higher than that of people in Sub-Saharan Africa. Marcas de supressão.

UNITED NATIONS. Rising inequality affecting more than two-thirds of the Globe, but it’s not investable: new UN report. UN News, [sem local], 21 janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/VHLasw. Acesso em: 16 maio 2022.

Respostas e comentários

1a: um

1b: um

Objetivo da questão 2: identificar discurso direto e indireto e conectivos indicando adição e contraste.

  1. Um exemplo de discurso direto.
  1. Um exemplo de discurso indireto.
  1. Um trecho em que exista a presença de discurso direto e indireto.
  1. Qual o nome do texto que serviu de base a essa matéria jornalística?
  1. Três conectivos expressando contraste.
  1. Um conectivo expressando adição.

3. Complete o trecho seguinte dessa mesma matéria (questão 4) com os conectivos do quadro a seguir.

also  and (sete vezes)  as well as  but  however  such as (2x)

Reprodução de navegador da internet com três bolas nas cores vermelho, amarelo e verde no canto superior esquerdo sobre barra cinza. Cabeçalho: United Nations. UN News. Global perspective Human stories.

FOUR GLOBAL FORCES AFFECTING INEQUALITY

Whilst technological innovation can support economic growth, offering new possibilities in fields (um) espaço para resposta health care, education, communication (dois) espaço para resposta productivity, there is (três) espaço para resposta evidence to show that it can lead to increased wage inequality, (quatro) espaço para resposta displace workers.

Rapid advances in areas (cinco) espaço para resposta biology (seis) espaço para resposta genetics, (sete) espaço para resposta robotics (oito) espaço para resposta artificial intelligence, are transforming societies at pace. New technology has the potential to eliminate entire categories of jobs (nove) espaço para resposta, equally, may generate entirely new jobs (dez) espaço para resposta innovations.

For now, (onze) espaço para resposta, highly skilled workers are reaping the benefits of the so-called “fourth industrial revolution”, whilst low-skilled (doze) espaço para resposta middle-skilled workers engaged in routine manual (treze) espaço para resposta cognitive tasks, are seeing their opportunities shrink.

UNITED NATIONS. Rising inequality affecting more than two-thirds of the Globe, but it’s not investable: new UN report. UN News, [sem local], 21 janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/VHLasw. Acesso em: 1o maio 2022.

  1. Agora relacione os conectivos usados na questão anterior às ideias que eles expressam.
    1. Adição
    1. Contraste
    1. Exemplificação
Respostas e comentários

2a Resposta esperada: Income disparities and a lack of opportunities are creating a vicious cycle of inequality, frustration and discontent across generations.”

2b Respostas possíveis: Linhas 2 a 4 - The World Social Report 2020, reticências including China, which has the world’s fastest growing economy.”; Linhas 12 a 14 - The study shows that reticências the bottom 40 per cent earned less than a quarter of income in all countries surveyed.”; Linhas 15 e 16 - One of the consequences of inequality reticências is slower economic growth.”

2c Resposta esperada: The challenges are underscored by UN chief António Guterres in the foreword, in which he states that the world is confronting ‘the harsh realities of a deeply unequal global landscape’, in which economic woes, inequalities and job insecurity have led to mass protests in both developed and developing countries.”

2d Resposta esperada: The World Social Report 2020.

2e Resposta esperada: but, while e nevertheless.

2f Resposta esperada: and.

Objetivo da questão 3: praticar o uso de conectivos.

3: um - such as; dois - and; três - also; quatro - and; cinco - such as; seis - and; sete - as well as; oito - and; nove - but; dez - and; onze - however; doze - and; treze - and

Objetivo da questão 4: refletir sobre os sentidos e usos de conectivos.

4a Respostas esperadas: also”, “and e as well as.

4b Respostas esperadas: but e however”.

4c Resposta esperada: such as.

UNIt 7 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1. Leia a letra da canção uáit men, composta por braiân mei e gravada pelo grupo Queen, e faça o que se pede.

Ilustração. Página de caderno branca, sem pautas. Texto. Letra de música. Título:  WHITE MAN. I’m a simple man, With a simple name, From this soil my people came, In this soil remain, Oh yeah, oh yeah, We made us our shoes, We trod soft on the land, But the immigrant built roads, On our blood and sand, Oh yeah, oh yeah, White man, White man, Don’t you see the light behind, your blackened skies, White man, White man, You took away the sight to blind, my simple eyes, White man, White man, Where you gonna hide, From the hell you’ve made?, Oh the Red man knows war, With his hands and his knives, On the bible you swore, Fought your battle with lies, Oh yeah, Leave my body in shame, Leave my soul in disgrace, But by every God’s name, Say your prayers for your race, White man, White man, Our country was green and all, our rivers wide, White man, White man, You came with a gun and soon, our children died, White man, White man, Don’t you give a light for the, blood you’ve shed, What is left of your dream?, Just the words on your stone, A man who learned how to teach, Then forgot how to learn, Oh yeah.

WHITE man. Intérpretes: Queen. Compositor: Brian May. In: A DAY at the races. Intérpretes: Queen. [sem local]: Sony/ATV Music Publishing éli éli cê barra êmi, 1976. 1 cedê, faixa 7.

  1. Pode-se dizer que a letra da canção representa a fala de um espaço para resposta dirigida a um espaço para resposta
    1. afrodescendente – homem branco
    2. indígena – colonizador europeu
    3. pacifista – veterano de guerra
  1. Encontre no texto exemplos dos seguintes recursos próprios do gênero canção.
    1. Marcas de oralidade
    2. Repetições
    3. Rimas

c. Relacione as palavras a seguir a quem elas se associam na letra da canção.

immigrant  knives  land  lies  roads  simple

  1. uáit men

d. Reescreva o verso ?”em inglês formal.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e refletir sobre características do gênero.

1a: dois

1b um Resposta esperada: yeah e gonna.

1b dois Resposta esperada: White man, White man; oh yeah, oh yeah.

1b três Respostas possíveis: name/came; land/sand; skies/eyes; shame/name; disgrace/race etc.

1c um Resposta esperada: knives / land / simple

1c dois Resposta esperada: immigrant / lies / roads

1d Resposta esperada:Where are you going to hide?”.

  1. Leia os trechos de letras de música a seguir e encontre adjetivos no grau comparativo.

I really should be glad

But I’m bluer than blue, sadder than sad

You’re the only light this empty room has ever had

And life without you is gonna be bluer than blue

BLUER than blue. Intérprete: Michael Johnson. Compositor: Goodrum Randy. In: THE MICHAEL Johnson Album. Intérprete: Michael Johnson. Estados Unidos: America, 1978. 1 disco vinil, faixa 6.

b.

As sly as a fox, as strong as an ox

As fast as a hare, as brave as a bear

As free as a bird, as neat as a word

As quiet as a mouse, as big as a house

All I wanna be, all I wanna be, oh

All I wanna be is everything

EVERYTHING at once. Intérprete: Lenka. Compositor. Lenka. In: TWO. Intérprete: Lenka. Estados Unidos: Epic, 2011. cedê, faixa 5, 2minutos 37segundos.

3. Agora converse, presencialmente ou por meio de um aplicativo de mensagens, sobre as letras que você viu na Unidade (). Faça comparações entre elas. Você pode usar os graus comparativos de superioridade, igualdade ou inferioridade.

UNIt 8 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1. Complete o relato de viagem utilizando os verbos a seguir na fórma correta.

ask (duas vezes )  reply (duas vezes )

Reprodução de página da internet.  Na parte superior, à esquerda, textos, símbolo de óculos de grau e à direita, símbolos de redes sociais e menus: Star Hostels, Hostel Tips, City Guides, Resources e lupa de pesquisa. Ao fundo, fotografia de seis jovens um ao lado da outra, fazendo gestos com as mãos, a maioria dando joia. A maioria está com mochila ou bolsa sobre o corpo. Na ponta da esquerda, texto em branco: First twenty-four hours in Hanoi, an introduction to the city by English-Students.

Are you busy?“, she (um) espaço para resposta us, and 6 more pairs of eyes were looking at us.

We arrived in Hanoi, capital of Vietnam. We just slowed down from our first wander around the old town of iconic Hanoi. We got a first glance of the city, and tested the waters for buying a motorbike in Hanoi. After all, this is the plan: getting two motorbikes and drive them from the North to the South of Vietnam.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar o uso de comparativos.

2a Respostas esperadas: bluer than”; “sadder than

2b Respostas esperadas: “as sly as”; “as strong as”; “as fast as”; “as brave as”; “as free as”; “as neat as”; “as quiet as”; “as big as”

Objetivo da questão 3: praticar comparativos de superioridade, igualdade e inferioridade.

Objetivo da questão 1: praticar verbos discendi.

We just bought a soft drink, and sat down at the famous Hoàn Kiếm Lake, when these 7 young Vietnamese approached us.

Are you busy?“, she (dois) espaço para resposta. Well…, we (três) espaço para resposta only hesitantly, looking into the excited eyes of young men and women.

“We are students, and we want to talk with you. In English. We are looking for foreigners we can talk to.”

Oh, yes, sure, we (quatro) espaço para resposta. They sat down next to us, and we started to chat about so many topics. Hanoi, food, our heritage, their heritage, their language school, motorbikes, and they even shared the legend of the Hoàn Kiếm Lake.

FIRST 24h in Hanoi – An introduction to the city by English students. Hostelgeeks, 29 setembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/hG0aaD. Acesso em: 1o maio 2022.

2. Complete o fragmento com as preposições a seguir.

about (três vezes)  for  in  of (três vezes)

Reprodução de página da internet.  Faixa preta com o nome Forbes no centro. À direita, as palavras SIGN IN e um símbolo de lupa.>

STORYTELLING IS A DIFFERENT STORY (um) espaço para resposta EACH CULTURE

Isaac Mizrahi

Recently I was talking to a friend (dois) espaço para resposta Alfonso Cuarón’s movie, Roma, and we were debating the narrative’s pace and style. He, being an Anglo-American, thought it was too slow, too visual. Me, saying that it was a beautiful movie that reminded me of my upbringing (três) espaço para resposta Latin America. I realized this was not only a discussion (quatro) espaço para resposta just film but rather, (cinco) espaço para resposta different styles (seis) espaço para resposta storytelling.

This exchange is reflective of how culture can impact how people react to a story, not just the content (sete) espaço para resposta a plot, but also the style (oito) espaço para resposta the narrative storytelling.

MIZRAHI, I. Storytelling is a different story for each culture. Forbes, 19 fevereiro2019. Disponível em: https://oeds.link/GcujHI. Acesso em: 1o maio 2022.

  1. Agora relacione as preposições com que você completou o texto anterior aos sentidos que elas expressam.
Respostas e comentários

1: um - asked; dois - asked; três - replied; quatro - replied

Objetivo da questão 2: praticar o uso de preposições.

2: um - FOR;dois - about; três - in; quatro - about; cinco - about; seis - of; sete - of; oito - of

Objetivo da questão 3: identificar fórma e uso de preposições.

3a: in

3b: about

3c: of

3d: for