Appendices
dere is móre
UNIt 1 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Ouça a notícia cultural sobre eventos a serem realizados em uma cidade e faça o que se pede.
Culture news
Título: Arts & Culture Week
Data: 25/6/2013
Fonte: WLOS News 13
ARTS & Culture Week. WLOS News 13. Asheville, 25 2013. junho
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
- Qual atividade não é mencionada na agenda cultural semanal que você acabou de ouvir?
- Escute o áudio mais uma vez. Escolha as opções em que o mesmo conteúdo é dito de outra maneira.
- “
- “
2. Ouça este fragmento de um programa de rádio da Cidade do Cabo, África do Sul, e responda às perguntas.
Culture news – Parts um and dois
Título: Five things to do in Cape Town this weekend
Data: 29/7/2016
Fonte: Primedia Broadcasting
FIVE things to do in Cape Town this weekend. 2016. 1 vídeo (13 minutos 15 ). Publicado pelo canal Primedia Broadcasting. Disponível em: segundos https://oeds.link/7JCLQh. Acesso em: 12 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
b.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e inferir o sentido de frases no texto.
1a Resposta: dois
1b um Resposta: It started last Friday.
1b dois Resposta: There will be fireworks at the end of the artistic and cultural week to celebrate the 4th of July.
Objetivos da questão 2: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.
2a Resposta esperada: To provide information about things to do on the weekend in Cape Town.
2b Resposta esperada: A shopping event.
professor ou professora
Este apêndice apresenta questões diversas que abarcam compreensão, produção e práticas léxico-gramaticais. Ele pode ser utilizado, por exemplo, como reforço nos casos em que tal necessidade for observada conforme a autoavaliação dos estudantes na seção Think it over. Se não forem empregadas com esse propósito, as questões podem ser indicadas como trabalho de casa ou como instrumentos alternativos de avaliação e/ou revisão.
Nas atividades propostas, são exploradas as mesmas habilidades e competências das unidades.
- Complete com “”, “ uítch” rú ou “”. rúse
- espaço para resposta I , espaço para resposta dois .
- , , fór espaço para resposta , .
- íf .” espaço para resposta .
- ? , espaço para resposta .
- espaço para resposta .
JEAN, O. Orio Jean is Time’s 2021 kid of the year. [Entrevista cedida a] Angelina Jolie. Time, Nova York, página 18-19, 9 -7 fevereiro , 2022. março
- Substitua o pronome relativo “” dét por “” uítch ou “”. rú
- movie dét espaço para resposta
- dét espaço para resposta .
- that .
- dét espaço para resposta um dét espaço para resposta dois
LEMIRE, C. The Batman. RogerEbert.com, 4 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/IomCKe. Acesso em: 29 abril 2022.
5. Complete com “” âmong ou “”. bituín
() um espaço para resposta other things [Toy Story 4], it’s about Woody’s fear that he’s become obsolete, boring, not special anymore, and otherwise incapable of holding the attention of a child.
But, although the first part of the movie concentrates on the relationship () dois espaço para resposta Woody and Forky the rest of “Toy Story 4” distributes its attention democratically () três espaço para resposta the toys that we know from before, including Tim Allen’s Buzz Lightyear and Joan Cusack’s Cowgirl Jesse
Trecho adaptado de: SEITZ, M. Z. Toy Story 4. RogerEbert.com, 21 junho 2019. Disponível em: https://oeds.link/Vna0jW. Acesso em: 29 2022. abril
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: praticar o uso de pronomes relativos.
3a: um - who; dois - whose
3b: which
3c: which
3d: whose
3e: who
Objetivo da questão 4: praticar o uso de pronomes relativos.
4a: which
4b: who
4c: who
4d: um - which; dois - who
Objetivo da questão 5: praticar o uso de preposições.
5: um - among; dois - between; três - among
UNIt 2 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Combine os sufixos do quadro com as palavras entre parênteses para completar o texto a seguir.
-al -ation -ful ( duas vezes ) -ity ( duas vezes )
a.
“There is a lively () um espaço para resposta (plastic) to the characters that is exaggerated enough to take advantage of the animator’s unlimited ( dois) espaço para resposta (imagine) while staying completely consistent with the internal ( três) espaço para resposta (real) of the world where, after three other movies plus shorts and video games with these characters, we feel at home. The gestures and ( quatro) espaço para resposta (face) expressions are hilarious but always in service of story and character.”
MINOW, N. Hotel Transylvania: Transformania. RogerEbert.com, 14 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/gmjaIx. Acesso em: 29 abril 2022.
b.
“DreamWorks’ (I) espaço para resposta (play), anti-superhero comedy about an inept villain is ( dois) espaço para resposta (delight).”
MEGAMIND. The Daily Telegraph, 29 janeiro 2022.
- Complete colocando o adjetivo entre parênteses no grau superlativo.
- “ espaço para resposta () pópiular
BIG Night of Musicals by the National Lottery. The Daily Telegraph, página 43, 29 janeiro 2022.
b. “ espaço para resposta ( bíg) .”
ELAINE Paige at the BBC. The Daily Telegraph, página 22, 29 2022. janeiro
c. “ ‘() um espaço para resposta () dois espaço para resposta ( gud)
THE GREAT Cookbook Challenge with Jamie Oliver. The Daily Telegraph, página 26, 29 janeiro 2022.
d. “ , ( um) espaço para resposta () ( dois) espaço para resposta ()
CASTILLO, M. Encanto. RogerEbert.com, 24 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/mlSEBu. Acesso em: 29 abril 2022.
- Complete com a alternativa adequada.
- “ espaço para resposta () .”
BEIJING 2022. The Daily Telegraph, página 21, 29 janeiro 2022.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: praticar o uso de palavras formadas por sufixação.
1a: um - plasticity;
dois - imagination;
três - reality;
quatro - facial
1b: um - playful;
dois - delightful
Objetivo da questão 2: praticar o uso do superlativo.
2a: the most popular
2b: the biggest
2c: um - the;
dois - best
2d: um - the heaviest;
dois - the most beautiful
Objetivo da questão 3: praticar o uso de quantificadores.
3a: many
b. “ espaço para resposta ()
DIRTY work. The Daily Telegraph, 29 janeiro 2022.
c. “ espaço para resposta
DIRTY work. The Daily Telegraph, 29 janeiro 2022.
d. “, Náu espaço para resposta ()
CASTILLO, M. Encanto. RogerEbert.com, 24 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/mlSEBu. Acesso em: 29 abril 2022.
4. Complete com “” sâm ou “”. êni
a. “
FIRE Down Below. The Daily Telegraph, página 32, 29 janeiro 2022.
b. “
.”WINTER Olympics. The Daily Telegraph, página 21, 29 janeiro 2022.
c. “
RADIO 4 – éfe ême 92.4-94. 198 quilorrértz ponto The Daily Telegraph, página 51, 29 janeiro 2022.
UNIt 3 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Ouça ádam uélz falando sobre uma Organização Não Governamental chamada uáild eid e faça o solicitado.
NGO News
Título: Adam Welz talking about the threat of elephant poaching
Data: 2/9/2015
Fonte: Primedia Broadcasting
ADAM Welz talking about the threat of elephant poaching. 2015. 1 vídeo (19 minutos 10 ). Publicado pelo canal Primedia segundos Broadcasting. Disponível em: https://oeds.link/qBctMn. Acesso em: 15 agosto 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
-
- . uóter
- .
- . énérdji
- . énimouls
b.
Respostas e comentários
3b: few
3c: much
3d: a few
Objetivo da questão 4: praticar o uso de quantificadores.
4a: some
4b: Some
4c: Any
Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.
1a: quatro
1b Resposta esperada: In China. Because most buyers of products made of threatened species live in Asia.
2. Complete com as alternativas corretas.
WHAT’S THE ISSUE?
Education in this country isn’t () um espaço para resposta (fair/fairly). Young people from disadvantaged backgrounds don’t do as well in school as their peers. This isn’t because they are any less able but because they don’t have access to the same opportunities which enable progression. This can () dois espaço para resposta (significant/significantly) limit their future paths.
reticências
WHAT CAN BE DONE?
Action Tutoring is a charity tackling this issue head-on in schools across the country. We empower () três espaço para resposta (inspiring/inspiringly) volunteers as tutors to provide () quatro espaço para resposta (academic/academically) support, improving pupils’ attainment and unlocking future opportunities in education, employment and training.
We know tutoring works to improve grades.
“There is nothing better than to see a child overcome their challenges and make progress. On a personal level, volunteering has allowed me to develop new skills, be () cinco espaço para resposta (creative/creatively) and meet people from different professions and backgrounds. Volunteering is all about making a positive contribution to community and society, which is () seis espaço para resposta (incredible/incredibly) rewarding and is so necessary in the current climate.”
Justina, volunteer maths tutor and consultant paediatrician.
ACTION Tutoring campaign. New Scientist, [], sem local número .3376, página 13, 5 março 2022.
3. Combine as frases das duas colunas usando a conjunção “” íf para formar os textos de quatro pôsteres de campanhas pelo equilíbrio ambiental.
drink water from plastic bottles
reduce consumption
respect your kids
want to save the future of plants
increase water pollution
plant seeds today
respect the environment
save more natural resources
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: praticar o uso de advérbios de modo formados pelo sufixo -ly.
2: um - fair; dois - significantly; três - inspiring; quatro - academic; cinco - creative; seis - incredibly
Objetivo da questão 3: praticar a condicional do tipo zero.
3 Respostas esperadas: um - If you drink water from plastic bottles, you increase water pollution; dois - If you reduce consumption, you save more natural resources; três - If you respect your kids, respect the environment; quatro - If you want to save the future of plants, plant seeds today.
- Complete os fragmentos de notícias científicas com os conectivos a seguir.
although such as (2x)
Metamaterials have structures not found in nature, which can give them unusual characteristics () um espaço para resposta high strength under load.
() dois espaço para resposta a 5-centimetre cube made from the kirigami material weighs only around 12 grams, Zhang and Paik found it could support a force of 346 newtons – equivalent to a 35 kilogram weight, or about 2,900 times heavier than the cube itself.
They hope it will be used by researchers in other fields where strong, lightweight structures are needed, () três espaço para resposta aerospace engineering or medicine.
ART of paper cutting inspires light yet strong material. New Scientist, [], sem local número.3376, 21, 5 página 2022. março
b.
due to however
Four years ago, the project was estimated to cost between £12 billion and £20 billion to build and operate for 150 years. () um , espaço para resposta in an annual report published on 18 February, UK government agency Nuclear Waste Services (NWS) revised the figure up to between £20 billion and £53 billion.
John Corderoy at NWS says the huge increase () dois espaço para resposta to a broader scope of costs and being more realistic.
PRICE tag rises for UK’s planned nuclear waste facility. New Scientist, [], sem local número 3 376, página 19, 5 março 2022.
UNIt 4 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
Oral flash fiction – Parts um and dois
Title: Don’t Go Near the Well | Flash Fiction Audio Story
Date: 31/3/2016
Source: Eng Family Vlogs
DON’T go near the well | Flash fiction audio story. 2016. Vídeo (1 minutos 4 ). Publicado pelo canal TekaraLady. Disponível em: Sul https://oeds.link/Gqy07O. Acesso em: 21 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
c. part dois
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: praticar o uso de conectivos.
4a: um - such as; dois - Although; três - such as
4b: um - However; dois - is due
Objetivos da questão 1: compreender globalmente, identificar informações explícitas e específicas no texto, fazer inferências; comprovar hipóteses e refletir criticamente sobre o tema do texto.
1a Resposta esperada: it is a legend about the well in the garden.
1b Resposta esperada: he thinks it was just a silly story adults told their kids to scare them away from the well.
1c Resposta esperada: Mary is probably Isaac’s sister; “He didn’t notice Mary never came back until Mama asked where she was at dinner.”
2. Complete o fragmento do romance dâ rrórs en rrís bói com a fórma adequada do pésti simplôl ou do pést dos verbos entre parênteses.
“I’ll give you fifteen crescents for him,” () um espaço para resposta (say) the Tarkaan.
“Fifteen!” () dois espaço para resposta (cry) Arsheesh in a voice that () três espaço para resposta (be) something between a whine and a scream. “Fifteen! For the prop of my old age and the delight of my eyes! Do not mock my gray beard, Tarkaan though you be. My price is seventy.”
At this point Shasta () quatro espaço para resposta (get up) and tiptoed away. He () cinco espaço para resposta (hear) all he () seis espaço para resposta (want), for he () sete espaço para resposta often () oito espaço para resposta (listen) when men were bargaining in the village and () nove espaço para resposta (know) how it was done. He () dez espaço para resposta (be) quite certain that Arsheesh would sell him in the end for something much more than fifteen crescents and much less than seventy, but that he and Tarkaan would take hours in getting to an agreement.
You must not think that Shasta felt at all as you and I would feel if we () onze espaço para resposta (have) just () doze espaço para resposta (overhear) our parents talking about selling us for slaves. For one thing, his life () treze espaço para resposta (be) already little better than slavery; for all he () catorze espaço para resposta (knew), the lordly stranger on the great horse might be kinder to him than Arsheesh. For another, the story about his own discovery in the boat () quinze espaço para resposta (fill) him with excitement and with a sense of relief. He () dezesseis espaço para resposta (have) often () dezessete espaço para resposta (be) uneasy because, try as he might, he () dezoito espaço para resposta (have) never () dezenove espaço para resposta (be able) to love the fisherman, and he () vinte espaço para resposta (know) that a boy ought to love his father. And now, apparently, he () vinte e um espaço para resposta (be) no relation to Arsheesh at all. That () vinte e dois espaço para resposta (take) a great weight off his mind.
LEWIS, C. S. The Chronicles of Narnia: The horse and his boy. New York: HarperCollins, 1994. página 9-10.
3. Leia outro trecho do mesmo romance e encontre o que se pede.
Ready? And now I think you can get up.”
“Ooh! You’re a dreadful height”, gasped Shasta after his first, and unsuccessful, attempt.
“I’m a horse, that’s all”, was the reply. “Anyone would think I was a haystack from the way you’re trying to climb up me! There, that’s better. Now sit up and remember what I told you about your knees. Funny to think of me who has led cavalry charges and won races having a potato sack like you in the saddle! However, off we go.” It chuckled, not unkindly.
LEWIS, C. S. The Chronicles of Narnia: The horse and his boy. New York: HarperCollins, 1994. página 17.
Respostas e comentários
1d Respostas esperadas:
2: um - said; dois - cried; três - was; quatro - got up; cinco - had heard; seis - wanted; sete - had; oito - listened; nove - knew; dez - was; onze - had; doze - overheard; treze - was; catorze - knew; quinze - had filled; dezesseis - had; dezessete - been; dezoito - had; dezenove - been able; vinte - knew; vinte e um - was; vinte e dois - took
Objetivo da questão 2: praticar o past simple e o past perfect.
Objetivos da questão 3: identificar os usos e sentidos de afixos; compreender globalmente o texto.
- Duas palavras formadas apenas por sufixação.
- Duas palavras formadas por prefixação e sufixação.
- Agora forme ao menos duas novas palavras acrescentando afixos a cada palavra a seguir.
- caind
UNIt 5 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Ouça o seguinte trecho de uma entrevista com róbin rrenson sobre seu livro di êidg óv ême responda às perguntas.
Interview
Título: 69 - Robin Hanson on The Coming Age of Robots
Data: 30/5/2016
Fonte: The Isaac Morehouse Podcast
69 - Robin Hanson on The Coming Age of Robots. 2016. 1 vídeo (54 minutos 55 ). Publicado pelo canal segundos The Isaac Morehouse Podcast. Disponível em: https://oeds.link/ve7Mug. Acesso em: 15 2022. agosto
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
-
- .
- . imârdjencí
- .
- .
2. Complete as frases a seguir colocando os verbos entre parênteses no futuro com . gointiu
a. “
CHEMISTRY to change the world. New Scientist, página 40, 5 março 2022.
b. “
() .”CHEMISTRY to change the world. New Scientist, página 41, 5 março 2022.
c. “
()WADMAN, M. New Omicron begins to take over, despite late start. Science, [], sem local volume 375, 6 580, número página 479, 4 2022. fevereiro
d. “’
() ”WADMAN, M. New Omicron begins to take over, despite late start. Science, [], sem local volume 375, número 6 580, página 481, 4 fevereiro 2022.
3. Complete com os verbos entre parênteses no futuro com . uil
a. “
() .”b. “
() .”VOOSEN, P. U.N. panel warns of warming’s toll and an ‘adaptation gap’. Science, [], v. 375, sem local número 6 584, página 948, 4 março 2022.
Respostas e comentários
3a Respostas esperadas: dreadful e funny.
3b Respostas esperadas: unsuccessful e unkindly.
Objetivo da questão 4: praticar o uso de afixos.
4a Respostas possíveis: delightful; undelightful; delightfully . etcétera
4b Respostas possíveis: disagree; agreement; agreeable . etcétera
4c Respostas possíveis: unkind; unkindly, kindly . etcétera
4d Respostas possíveis: discover; discovery; uncover . etcétera
4e Respostas possíveis: disappear; appearance . etcétera
4f Respostas possíveis: relation; unrelated; relationship . etcétera
Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.
1a: Resposta esperada: About the future with robots and artificial intelligence.
1b: três
Objetivo da questão 2: praticar o futuro be going to.
2a: are going to change
2b: is going to mean
2c: is going to be
2d: ‘s not going to be
Objetivo da questão 3: praticar o future simple.
3a: will be
3b: will depend
c. “
() .”VOOSEN, P. Forming roots from shoot. Science, [], sem local volume 375, número 6 584, página 974, 4 março 2022.
d. “
()WOOLFSON, A. LIFE-changing biology. Science, [], sem local volume 375, número 6 584, página 982, 4 março 2022.
4. Complete com o pronome reflexivo adequado.
a.
,MERVIS, J. MICHIGAN’S surprising path to diversity. Science, [], sem local375, volume número 6 584, 968, 4 página 2022. março
b. “
,OKSANA, C.; DEYEN, G. B. de; PLOEG, M. V. D. SOIL microbiota as game-changers in restoration of degraded lands. Science, [], v. 375, sem local número 6 584, Research Review, página 1, 4 março 2022.
c.
, .’”MERVIS, J. The toll of white privilege. Science, [], , sem local volume 375, número 6 584, página 955, 4 março 2022.
- Agora releia os fragmentos da questão anterior e encontre a se referem os pronomes reflexivos nos itens b ê c.
- Encontre nos fragmentos a seguir as expressões que se referem ao futuro, de acordo com o contexto.
- “”
BREYER shaped law on experts. Science, [], sem local volume 375, número 6 580, página 474-475, 4 2022. fevereiro
- “
c. “
CLERY, D. IMMINENT merger of giant black holes predicted. Science, [], sem local volume 375, número 6 580, página 478, 4 fevereiro 2022.
UNIt 6 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Ouça o seguinte trecho de uma entrevista com a professora véleri mólâr, que estuda a qualidade de vida na África do Sul, e marque as alternativas corretas.
Interview
Título: Has quality of life improved in South Africa
Data: 7/6/2013
Fonte: Primedia Broadcasting
HAS quality of life improved in South Africa. 2013. 1 vídeo (7 minutos 11 ). Publicado pelo canal Primedia segundos Broadcasting. Disponível em: https://oeds.link/ucxIiy. Acesso em: 3 2022. julho
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Respostas e comentários
3c: will transform
3d: will disrupt
Objetivo da questão 4: praticar o uso de pronomes reflexivos.
4a: myself
4b: itself
4c: themselves
Objetivo da questão 5: refletir sobre o uso dos pronomes reflexivos.
5 Respostas esperadas: item b - “A healthy soil ecosystem”; item c - “white people”.
Objetivo da questão 6: identificar “future time expressions”.
6a Resposta esperada: “later this year”.
6b Resposta esperada: “as soon as 100 days from now”.
6c Resposta esperada: “for billion”.
Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação específica no texto.
2. Leia o fragmento de matéria jornalística a seguir e encontre o que se pede.
UNITED NATIONS. Rising inequality affecting more than two-thirds of the Globe, but it’s not investable: new UN report. UN News, [], 21 sem local janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/VHLasw. Acesso em: 16 maio 2022.
Respostas e comentários
1a: um
1b: um
Objetivo da questão 2: identificar discurso direto e indireto e conectivos indicando adição e contraste.
- Um exemplo de discurso direto.
- Um exemplo de discurso indireto.
- Um trecho em que exista a presença de discurso direto e indireto.
- Qual o nome do texto que serviu de base a essa matéria jornalística?
- Três conectivos expressando contraste.
- Um conectivo expressando adição.
3. Complete o trecho seguinte dessa mesma matéria (questão 4) com os conectivos do quadro a seguir.
also and ( sete vezes) as well as but however such as (2x)
FOUR GLOBAL FORCES AFFECTING INEQUALITY
Whilst technological innovation can support economic growth, offering new possibilities in fields () um espaço para resposta health care, education, communication () dois espaço para resposta productivity, there is () três espaço para resposta evidence to show that it can lead to increased wage inequality, () quatro espaço para resposta displace workers.
Rapid advances in areas () cinco espaço para resposta biology () seis espaço para resposta genetics, () sete espaço para resposta robotics () oito espaço para resposta artificial intelligence, are transforming societies at pace. New technology has the potential to eliminate entire categories of jobs () nove , espaço para resposta equally, may generate entirely new jobs () dez espaço para resposta innovations.
For now, () onze , espaço para resposta highly skilled workers are reaping the benefits of the so-called “fourth industrial revolution”, whilst low-skilled () doze espaço para resposta middle-skilled workers engaged in routine manual () treze espaço para resposta cognitive tasks, are seeing their opportunities shrink.
UNITED NATIONS. Rising inequality affecting more than two-thirds of the Globe, but it’s not investable: new UN report. UN News, [], 21 sem local janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/VHLasw. Acesso em: 1o maio 2022.
- Agora relacione os conectivos usados na questão anterior às ideias que eles expressam.
- Adição
- Contraste
- Exemplificação
Respostas e comentários
2a Resposta esperada: “Income disparities and a lack of opportunities” “are creating a vicious cycle of inequality, frustration and discontent across generations.”
2b Respostas possíveis: Linhas 2 a 4 - “The World Social Report 2020, reticências including China, which has the world’s fastest growing economy.”; Linhas 12 a 14 - “The study shows that reticências the bottom 40 per cent earned less than a quarter of income in all countries surveyed.”; Linhas 15 e 16 - “One of the consequences of inequality reticências is slower economic growth.”
2c Resposta esperada: “The challenges are underscored by UN chief António Guterres in the foreword, in which he states that the world is confronting ‘the harsh realities of a deeply unequal global landscape’, in which economic woes, inequalities and job insecurity have led to mass protests in both developed and developing countries.”
2d Resposta esperada: The World Social Report 2020.
2e Resposta esperada: “but”, “while” e “nevertheless”.
2f Resposta esperada: “and”.
Objetivo da questão 3: praticar o uso de conectivos.
3: um - such as; dois - and; três - also; quatro - and; cinco - such as; seis - and; sete - as well as; oito - and; nove - but; dez - and; onze - however; doze - and; treze - and
Objetivo da questão 4: refletir sobre os sentidos e usos de conectivos.
4a Respostas esperadas: “also”, “and” e “as well as”.
4b Respostas esperadas: “but” e “however”.
4c Resposta esperada: “such as”.
UNIt 7 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Leia a letra da canção uáit men, composta por braiân mei e gravada pelo grupo Queen, e faça o que se pede.
WHITE man. Intérpretes: Queen. Compositor: Brian May. In: A DAY at the races. Intérpretes: Queen. []: sem local Sony/ATV Music Publishing , 1976. 1 éli éli cê barra êmi , faixa 7. cedê
- Pode-se dizer que a letra da canção representa a fala de um espaço para resposta dirigida a um espaço para resposta
- afrodescendente – homem branco
- indígena – colonizador europeu
- pacifista – veterano de guerra
- Encontre no texto exemplos dos seguintes recursos próprios do gênero canção.
- Marcas de oralidade
- Repetições
- Rimas
c. Relacione as palavras a seguir a quem elas se associam na letra da canção.
immigrant knives land lies roads simple
- uáit men
d. Reescreva o verso “?”em inglês formal.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e refletir sobre características do gênero.
1a: dois
1b um Resposta esperada: “yeah” e “gonna”.
1b dois Resposta esperada: “White man, White man”; “oh yeah, oh yeah”.
1b três Respostas possíveis: “name/came”; “land/sand”; “skies/eyes”; “shame/name”; “disgrace/race” etc.
1c um Resposta esperada: “knives” / “land” / “simple”
1c dois Resposta esperada: “immigrant” / “lies” / “roads”
1d Resposta esperada:“Where are you going to hide?”.
- Leia os trechos de letras de música a seguir e encontre adjetivos no grau comparativo.
I really should be glad
But I’m bluer than blue, sadder than sad
You’re the only light this empty room has ever had
And life without you is gonna be bluer than blue
BLUER than blue. Intérprete: Michael Johnson. Compositor: Goodrum Randy. In: THE MICHAEL Johnson Album. Intérprete: Michael Johnson. Estados Unidos: America, 1978. 1 disco vinil, faixa 6.
b.
As sly as a fox, as strong as an ox
As fast as a hare, as brave as a bear
As free as a bird, as neat as a word
As quiet as a mouse, as big as a house
All I wanna be, all I wanna be, oh
All I wanna be is everything
EVERYTHING at once. Intérprete: Lenka. Compositor. Lenka. In: TWO. Intérprete: Lenka. Estados Unidos: Epic, 2011. , faixa 5, 2 cedê minutos 37. segundos
3. Agora converse, presencialmente ou por meio de um aplicativo de mensagens, sobre as letras que você viu na Unidade (). Faça comparações entre elas. Você pode usar os graus comparativos de superioridade, igualdade ou inferioridade.
UNIt 8 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Complete o relato de viagem utilizando os verbos a seguir na fórma correta.
ask () duas vezes reply () duas vezes
“Are you busy?“, she () um espaço para resposta us, and 6 more pairs of eyes were looking at us.
We arrived in Hanoi, capital of Vietnam. We just slowed down from our first wander around the old town of iconic Hanoi. We got a first glance of the city, and tested the waters for buying a motorbike in Hanoi. After all, this is the plan: getting two motorbikes and drive them from the North to the South of Vietnam.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: identificar o uso de comparativos.
2a Respostas esperadas: “bluer than”; “sadder than”
2b Respostas esperadas: “as sly as”; “as strong as”; “as fast as”; “as brave as”; “as free as”; “as neat as”; “as quiet as”; “as big as”
Objetivo da questão 3: praticar comparativos de superioridade, igualdade e inferioridade.
Objetivo da questão 1: praticar verbos discendi.
We just bought a soft drink, and sat down at the famous Hoàn Kiếm Lake, when these 7 young Vietnamese approached us.
“Are you busy?“, she () dois . espaço para resposta “Well…“, we () três espaço para resposta only hesitantly, looking into the excited eyes of young men and women.
“We are students, and we want to talk with you. In English. We are looking for foreigners we can talk to.”
“Oh, yes, sure“, we () quatro . espaço para resposta They sat down next to us, and we started to chat about so many topics. Hanoi, food, our heritage, their heritage, their language school, motorbikes, and they even shared the legend of the Hoàn Kiếm Lake.
FIRST 24h in Hanoi – An introduction to the city by English students. Hostelgeeks, 29 setembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/hG0aaD. Acesso em: 1o maio 2022.
2. Complete o fragmento com as preposições a seguir.
about () três vezes for in of () três vezes
STORYTELLING IS A DIFFERENT STORY () um espaço para resposta EACH CULTURE
Isaac Mizrahi
Recently I was talking to a friend () dois espaço para resposta Alfonso Cuarón’s movie, Roma, and we were debating the narrative’s pace and style. He, being an Anglo-American, thought it was too slow, too visual. Me, saying that it was a beautiful movie that reminded me of my upbringing () três espaço para resposta Latin America. I realized this was not only a discussion () quatro espaço para resposta just film but rather, () cinco espaço para resposta different styles () seis espaço para resposta storytelling.
This exchange is reflective of how culture can impact how people react to a story, not just the content () sete espaço para resposta a plot, but also the style () oito espaço para resposta the narrative storytelling.
MIZRAHI, I. Storytelling is a different story for each culture. Forbes, 19 2019. fevereiro Disponível em: https://oeds.link/GcujHI. Acesso em: 1o maio 2022.
- Agora relacione as preposições com que você completou o texto anterior aos sentidos que elas expressam.
Respostas e comentários
1: um - asked; dois - asked; três - replied; quatro - replied
Objetivo da questão 2: praticar o uso de preposições.
2: um - FOR; dois - about; três - in; quatro - about; cinco - about; seis - of; sete - of; oito - of
Objetivo da questão 3: identificar fórma e uso de preposições.
3a: in
3b: about
3c: of
3d: for