iúnit uána rrélthi laifstail fór êvriuan

Fotografia. Número um. Uma pessoa sentada à direita, sobre solo com barro em marrom, em meio a local aberto com muita vegetação e árvores de folhas em verde. A pessoa tem cabelos escuros presos para trás, de blusa de mangas curtas em branco, calça em quadrados pequenos em preto e branco, em posição de meditação, com as mãos sobre as pernas que estão cruzadas, com as palmas viradas para cima.
Fotografia. Número dois. Vista parcial de pessoas em pé, vistas dos ombros para cima. À frente, uma mulher de cabelos escuros para trás, em coque e blusa de cor azul-escuro, cabeça baixa e olhando para frente. Ao fundo, outra mulher com par de óculos de grau e boné sobre a cabeça em bege e rosa, com blusa de mangas compridas em azul. Ela sorri e segura um cartaz branco com texto em azul com o texto: Healthcare is a human right.
Fotografia. Número três. Uma menina vista das pernas para cima, com o corpo para a esquerda, braços abertos e braços abertos. Ela usa camiseta cinza, saia vermelha, pernas cruzadas. Ela está sobre local com água corrente próximo a local com grama e árvores.
Fotografia. Número quatro. À esquerda, uma pista de corrida com piso cinza à beira do mar, onde quatro pessoas estão correndo para a direita. Da esquerda para a direita, vê-se uma mulher de cabelos escuros, de regata em branca, calça cinza e par de tênis em vermelho. Ao lado, mulher negra de cabelos escuros para trás, de regata e sapatos pretos, com calça cinza. Mais ao lado, um homem de cabelos e barba pretos, com camiseta e bermuda em cinza e par de tênis em bege. Ao lado dele, uma mulher de cabelos escuros para trás, de blusa regata e par de tênis em preto e calça em cinza com detalhe em vermelho. Em segundo plano, mar com água em azul e morros. No alto, céu em branco.
Fotografia. Número cinco. Três crianças sentadas de frente para uma mesa em verde com várias frutas nela, sobre pratos. Da esquerda para a direita, atrás da mesa, uma menina de cabelos escuros presos em rabos de cavalos nas laterais da cabeça, de camiseta laranja, segurando na mão direita, uma maçã, da cintura para cima, olha para o menino ao lado. Este tem cabelos castanhos, de camiseta de gola em azul, segurando na mão direita, uma banana. À direita, menina de cabelos escuros penteados para trás, com blusa de mangas curtas em vermelho, segurando na mão esquerda uma maçã. Em segundo plano, grama verde e à esquerda, troncos de árvores e rua cinza.
Fotografia. Número seis. Uma menina vista dos ombros para cima, de cabelos castanhos encaracolados até os ombros e vestida de blusa regata em azul-claro. Ela olha para baixo, à direita, observando uma pessoa aplicando uma injeção no braço direito dela. A pessoa que aplica usa luvas em branco nas mãos.

Gêneros discursivos: infográfico, fact sheets e diretrizes de saúde.

Tema: o direito à saúde.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos infográfico, féct chíts e diretrizes de saúde;
  • refletir sobre o conceito e os benefícios de um estilo de vida saudável.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Fotografia. Vista do alto, uma placa em verde, texto e contorno em branco: Healthy Life – Next Exit. Flecha direita para cima. Ao fundo, céu em azul-claro.

d.

Ícone de atividade oral.

2.

Mapa mental. Cinco círculos com contornos coloridos com textos. Ao centro: Texto: Healthy lifestyle. Ao redor, textos: Exercise regularly, Reduce stress, Eat healthily e Drink plenty of water. Ao fundo, riscos coloridos em lilás na diagonal.
  1. 1b?

b.

Ícone de atividade oral.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Logotipo. Em azul-claro esfera arredondada com o mapa mundi e ao redor, folhas de louro de baixo para cima. À direita, texto: World Health Organization.

e. ríd tchu lârn

ríd tchu lârn

Eyes on grammar EXAMPLE 1

Infográfico. À esquerda, um homem em pé, visto da cintura para cima, de costas, de cabelos pretos, de camiseta em amarelo e calça azul-claro, com o braço direito para frente. Ele está de frente para um balcão em marrom. Atrás do balcão, mulher de cabelos escuros penteados para trás, com camiseta e saia em tons de rosas, com crachá sobre o pescoço. Esta está com a mão esquerda para frente, segurando papel branco onde se lê a palavra VOUCHER em azul-claro. Ao fundo, em tons de azul, cartazes, à direita, uma estante com livros e acima, relógio redondo. Ao redor, texto: MAKING HEALTH SERVICES ADOLESCENT-FRIENDLY, WHAT GOUVERNMENTS CAN DO. No lado direito, logotipo em preto com esfera terrestre e folhas de louro na parte inferior para cima e texto: World Health Organization. Abaixo, texto: What Governments can do. Make health services free or affordable for adolescents. Count adolescents (aged ten to nineteen years) as a distinct group in health statistics. Involve adolescents in the design of health policies and programmes that affect them. Support training of health professionals in adolescent health. Ensure laws and policies protect adolescents' rights and dignity. WHO, UNAIDs set global standards to improve the quality of health services for all adolescents.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Making health services adolescent-friendly: What adolescents can do. [sem local]: WHO, 2015. Disponível em: https://oeds.link/KfhHUB. Acesso em: 4 maio 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
      1. rélt proféssionals
Ícone de atividade no caderno.

consider  encourage  make certain  make someone part of

    1. .

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.
  1. ríd tchu lârn

ríd tchu lârn
Infográfico. Orientação vertical com fundo em bege-claro. Na parte superior, Título: Physical activity for children and young people (five to eighteen years). Na parte inferior: Ícone de duas pessoas vistas dos ombros para cima, cada uma com balão de fala em tons de verde e amarelo. Texto: BUILDS CONFIDENCE and SOCIAL SKILLS. Ícone de uma pessoa vista da cintura para cima, em laranja e braços para cima e esferas pequenas acima. Texto: DEVELOPS CO-ORDINATION. Ícone de uma folha verde com uma letra V na parte superior. Texto: IMPROVES CONCENTRATION and LEARNING. Ícone de uma pessoa em pé, musculosa com os braços para cima em amarelo. Texto: STRENGTHENS MUSCLES and BONES. Ícone de um coração em vermelho. Texto: IMPROVES HEALTH and FITNESS. Ícone de uma pessoa em pé, pernas abertas e braços para cima em vermelho. Texto: MAINTAINS HEALTHY WEIGHT. Ícone de letras em Z em verde. Texto: IMPROVES SLEEP. Ícone de uma pessoa de ombros para cima, em amarelo. Texto: MAKES YOU FELL GOOD. Título de infográfico: Be physically active. Ao centro, um relógio redondo em laranja com ponteiros e texto em branco: Aim for at least sixty minutes everyday. Texto: Spread activity throughout the day. All activities should make you breathe faster and feel warmer. Play: Ícone em laranja. Duas árvores e entre elas, duas pessoas correndo para a direita. Run, Walk: Ícone em laranja. Uma pessoa em pé, caminhando para a direita. Swim: Ícone em laranja. Uma pessoa nadando, com o braço esquerda para cima. Skate: Ícone em laranja. Uma pessoa em pé, sobre um skate, indo para a direita. Skip: Ícone em azul. Uma pessoa pulando corda. Climb: Ícone em azul. Uma pessoa em pé, entre barras na vertical.   Ao centro, texto: Include muscle and bone strengthening activities three times per week. À direita, outros ícones: Bike. Ícone em laranja. Uma bicicleta para a direita. Active Travel: Ícone em laranja. Uma pessoa sobre um patinete, perto de um ônibus. Sport: Ícone em laranja. Duas bolas diferentes, um de futebol e outro de vôlei e uma raquete de tênis. P.E. Ícone em laranja. Três pessoas em pé, entre duas, uma bola no ar, sendo lançada. Workout: Ícone em azul. Uma pessoa à esquerda, com a perna flexionada e de frente para ele, um aparelho de ginástica.  Dance: Ícone em azul. Duas pessoas em pé, dançando com duas notas de música. Na parte inferior, texto: Sit less. Move more. Ao centro, uma pessoa sentada sobre um sofá, com uma flecha branca à direita para baixo e texto: LOUNGING. Texto: Find ways to help all children and Young people accumulate at least sixty minutes of physical activity everyday. UL Chief Medical Officers' Guidelines two thousand and eleven. Start Active, Stay Active: www.bit.ly/startactive

GOV.UK. Physical activity for children and young people: 5 to 18 years. [sem local]: GOV.UK, 2019.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. .
Ícone de atividade no caderno.

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ilustração. Fundo e tons de cinza e bege, com um objeto comprido na vertical em cinza claro e na parte inferior, solo em verde. Texto: Right to Health.

b.

Fotografia. Uma pessoa vista de costas, dos ombros para cima, de blusa em preto e branco. Na mão direita, segura um cartaz branco com texto em preto: Health care is a human right. Ao fundo, vista parcial de pessoas e prédios.
Ícone de atividade no caderno.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar – EXAMPLES 1, 2 and 3

Reprodução de página da internet.

um. WHAT IS THE RIGHT TO HEALTH?

A. Key aspects of the right to health

  • . - - - - - -
  • . dis
  • . dis : - - - - - - -
  • . - .

WORLD HEALTH ORGANIZATION. The right to health - Fact Sheet N. 31. Geneva, 2008. página 3-4.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. 1bbifór rídin
Ícone de atividade no caderno.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. O que pode ser feito no Brasil para melhorar a qualidade dos serviços de saúde dirigidos aos adolescentes? Usem as informações da tesqui uon como apoio.
    1. O que vocês pensam sobre fazer atividades físicas? Acham que ajuda a desenvolver confiança e habilidades sociais? Justifiquem suas respostas.
    1. Na opinião de vocês, o que póde ser feito para ajudar crianças e jovens a praticar atividades físicas?
    1. O que vocês precisam mudar em seus hábitos para praticar atividades físicas por pelo menos 60 minutos por dia?
    1. No Brasil, como as pessoas lutam pelo direito à saúde? Quais padrões apresentados na tésk thri precisam ser melhorados no sistema de saúde brasileiro?
    1. Considerando tudo o que vocês leram e discutiram, o que precisa mudar no Brasil para que os cidadãos tenham uma vida mais longa e saudável?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
      1. .

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Health guidelines – Parts um and dois

Title: Guideline 6 – School Health Services

Date: March 28, 2018

Source: Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

GUIDELINE 6 School Health Services. 2018. Vídeo (1 minuto 43 segundos). Publicado pelo canal Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Disponível em: https://oeds.link/6nxIVy. Acesso em: 4 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
Fotografia. Número um. Um prato sobre uma mesa cinza. Ele é arredondado em branco com alimentos dentro em verde, laranja e folhas verdes.
Fotografia. Número dois. Pés de uma pessoa sobre uma balança de cor cinza, tamanho médio, com visor transparente e com ponteiro ao centro mostrando números.
Fotografia. Número três. Par de tênis em rosa com duas faixas em cinza.
Fotografia. Número quatro. Mãos de uma pessoa segurando uma seringa transparente em uma mão e na outra mão, um frasco de vidro com liquido. Esta tem blusa de mangas compridas em azul-claro.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
      1. .
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Por que as diretrizes de saúde promovidas em escolas são importantes?
    1. Como um ambiente escolar saudável póde influenciar o comportamento dos estudantes?
    1. Além das informações mencionadas no áudio, que ações vocês sugerem para promover um ambiente escolar saudável?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. éf
Ícone de atividade no caderno.

2.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Read the infographic from page 24 again and find the noun that derives from the adjective "active" in “Be physically active”.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
  1. following 

Any type of regular, physical espaço para resposta (active/activity) can improve your fitness and your health

b.

see if you can find a friend or family member to be espaço para resposta (active/activity) with you.”

c.

Stretching makes your muscles and joints more espaço para resposta (flex/flexible) too.”

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Get fit, stay healthy. Itasca: AAP, 2006.

d.

They will also be espaço para resposta (access/accessible) for parents to help them prepare healthy, balanced meals at home and introduce their child to new foods.”

e.

These espaço para resposta (practical/practicality) tools will help providers to deliver healthy meals in early years settings.”

GOV.UK. Healthy eating guidance published for the early years sector. [sem local], 13 nov. 2017. Disponível em: https://oeds.link/ng60yl. Acesso em: 4 maio 2022.

f.

develop and implement coherent and espaço para resposta (sustain/sustainable) policy and actions plans

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical Activity. Geneva: WHO, 26 novembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/aR0tFm. Acesso em: 4 maio 2022.

Ícone de atividade no caderno.

5.

“• Health services, goods and facilities must be provided to all without any discrimination. Non-discrimination is a key principle in human rights and is crucial to the enjoyment of the right to the highest attainable standard of health

All services, goods and facilities must be available, accessible, acceptable and of good quality.

- They must be accessible physically (in safe reach for all sections of the population, including children, adolescents, older persons, persons with disabilities and other vulnerable groups) as well as financially and on the basis of non-discrimination.”

    1. .
    2. .
    3. .
Ícone de atividade no caderno.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In pairs, you are going to create an infographic. Remember you have already seen examples of infographics in Tasks 1 and 2 (Reading).

1.

For the oral production

What is the discursive genre?Infographic.

What is the theme?Ways to have a healthy school environment.

What is the objective?To foster changes that will lead to a healthy school environment.

At whom is it aimed?Your classmates.

How and where is it going to be presented?On school notice boards.

Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.

h.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Consigo ler infográficos e féct chíts?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Consigo compreender diretrizes de saúde promovidas em espaço escolar?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Consigo falar sobre ter um estilo de vida saudável?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Aprendi algo novo sobre infográficos, féct chíts e diretrizes de saúde?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

e. Participei ativamente das aulas, cooperando com o professor ou a professora e meus colegas? Como?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

áison grémer

Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade, bem como as palavras e expressões destacadas. Preste atenção às observações que as seguem.

Versão adaptada acessível

Eyes on Grammar.

Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade. Preste atenção às palavras e expressões que serão explicadas pelas observações que as seguem.

egzâmpol uan

Versão adaptada acessível

Example 1 — acceptable, accessible, affordable and available

Make health services free or affordable for adolescents.”

(página 22)

All services, goods and facilities must be available, accessible, acceptable and of good quality.”

(página 27)

WORD FORMATION (ADJECTIVES) – SUFFIXES / FORMAÇÃO DE PALAVRAS (ADJETIVOS) – SUFIXOS

Suffix / Sufixo

Meaning /
Significados

Added to / Acrescentado a

Adjective /
Adjetivo

-able
-ible

expresses that something is able to be done, has the quality to or is deserving of

verbs
nouns

accept + -able = acceptable
attain + -
able = attainable
avail + -
able = available
equity + -
able = equitable
access +
ible = accessible

Adjetivos com os sufixos e podem derivar de verbos ou substantivos. Quando eles derivam de verbos, indicam que algo pode ser feito (exêmplo: ênd ”). Quando eles derivam de substantivos, descrevem qualidades que alguém ou algo possui (exêmplo.: “écuiti” e “écuitâbol”).

egzâmpol tchu

Versão adaptada acessível

Example 2 – equality

The right to a system of health protection providing equality of opportunity for everyone to enjoy the highest attainable level of health.”

(página 26)

WORD FORMATION (NOUNS) – SUFFIXES / FORMAÇÃO DE PALAVRAS (SUBSTANTIVOS) – SUFIXOS

Suffix / Sufixo

Meaning /
Significados

Added to /
Acrescentado a

Noun /
Substantivo

-ity

expresses condition or quality

adjectives

equal + -ity = equality
confidential + -
ity = confidentiality
popular + -
ity = popularity
able + -
ity = ability
acceptable + -
ity = acceptability
available + -
ity = availability

Alguns substantivos que indicam uma qualidade ou uma condição derivam de adjetivos acrescentando-se o sufixo (exêmplo.: “quírious” e “curióciti”).

Versão adaptada acessível

Example 3 — must

All services, goods and facilities must be available, accessible, acceptable and of good quality.”

(página 27)

MODAL VERBS / VERBOS MODAIS

Must

necessity / very important to happen

People must be aware of their health choices.