iuniti thriiteiquin quér óv aur plénet

Fotografia. Número um. Vista do alto de local com casas destruídas, com restos de paredes e vigas de madeira, de cor marrom. Sobre o solo e os destroços, neve branca.
Fotografia. Número dois. Vista geral do morro da Urca, com um morro mais alto à esquerda e dois mais baixos à direita, com topo arredondado e com vegetação verde, visto do mar à frente. No alto, céu em azul-claro, com poucas nuvens. No mar, há grande quantidade de lixo."
Fotografia. Número três. Um homem em pé, aplicando produto sobre plantação de folhas em verde. O homem usa boné e blusa de mangas compridas, de calça em branco, sobre o rosto, máscara sobre o rosto em azul, luvas em amarelo nas mãos, segurando na mão esquerda uma mangueira pequena por onde sai fumaça. A mangueira está conectada a bolsa sobre as costas. Em segundo plano, vegetação em verde mais claro.
Fotografia. Número quatro.  Um homem à esquerda, visto da cintura para cima, com o corpo para a direita. Ele usa boné sobre a cabeça, blusa de mangas compridas em verde, óculos transparentes sobre os olhos e máscara sobre a boca em cinza. Sobre o pescoço, um fone grande de cor bege. Ele está com a mão esquerda para frente, sobre sacos com embalagens dentro. Ao fundo, paredes em branco, telhado na parte superior e mais ao fundo, vista parcial de árvores de folhas em verde.
Fotografia. Número cinco. Vista geral do alto de um trecho de floresta com muitas árvores verdes com uma grande área desmatada. O solo de terra marrom clara é marcado por linhas divisórias e há dois tratores amarelos.
Fotografia. Número seis.  Vista geral de uma represa, uma grande quantidade de água represada na parte de cima e seus arredores. À direita, um morro com rio formado pela saída de água das comportas da represa na sua base. À esquerda, algumas casas em terreno plano concentradas ao longo do rio, a uma certa distância.
Fotografia. Número sete. Vista geral de terreno baldio com solo de terra marrom, vários pneus velhos descartados. Mais ao fundo, vegetação em folhas em verde. Em segundo plano, prédios de tamanhos médio, paredes brancas e janelas pequenas. Mais ao fundo, morros escuros e céu em tons de branco.

Gêneros discursivos: fotorreportagem e discurso.

Tema: meio ambiente, sustentabilidade e política social.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos fotorreportagem e discurso;
  • refletir sobre a importância de cuidar bem do meio ambiente.

TIME TO THINK

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Duas crianças de frente para pia em tons de bege-claro, lavando as mãos com a água que sai das torneiras que tem cano curvo. Ao fundo, paredes em bege e partes com azulejo em marrom. À frente, menina de cabelos escuros presos para trás, de blusa em rosa. Ao fundo, menino de cabelos ruivos e camiseta em verde.

II.

Fotografia. À esquerda, um termômetro na vertical de cor bege claro, com graduação em preto e ao centro, linha vermelha na vertical, ocupando toda a extensão do tubo de vidro. Em segundo plano, cidade com vários prédios de tamanhos diversos e acima, céu em laranja e sol em amarelo brilhando forte.

III.

Fotografia. Um homem visto da cintura para cima, com o corpo para a esquerda. Ele tem cabelos grisalhos e barba rala, de olhos fechados, sorrindo, de camisa quadriculada vermelha e detalhes em azul com as mangas arregaçadas e colete acolchoado em azul. Sobre as costas, uma mochila em marrom. Perto dele, vista parcial de pedaços de madeira em bege-claro. Em segundo plano, vegetação seca desfocado.

b.

Ícone de atividade oral.
    1. .
Fotografia. Foco em torneira de metal sobre pia, com saída de água para a esquerda. Ela tem registro cruz na parte de cima.
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

4. .

Reprodução de página da internet. Na parte superior, à esquerda, texto: Sky News. Menus: Home, UK, World, Politics, US, Ocean Rescue, Science and Tech, Business, Ents and Arts, Offbeat, Weather. À direita, barra de busca e botão em vermelho: Watch Live. Fotografia. Vista geral de areia de cor bege-claro, com dezenas de pedaços de madeiras e plásticos pequenos em preto, branco e cinza, espelhados.

South Africa’s ecological ‘nightmare’ after plastic pellets spill

South Africa is struggling to clean up billions of tiny plastic pieces, known as nurdles, which have coated 2.000km of coastline.

11:12, UK,

Saturday 24 February 2018

Fotografia. Vista geral de areia de cor bege-claro, com dezenas de pedaços de madeiras e plásticos pequenos em preto, branco e cinza, espelhados.
The spill from October can be seen on Durban's coastline

SKYNEWS. South Africa’s ecological ‘nightmare’ after plastic pellets spill. Reino Unido, 24 fevereiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/GqsnWq. Acesso em: 5 maio 2022.

b.

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    rídin

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    tesqui uon

    bifór rídin
    Ícone de atividade no caderno.

    1.

    Fotografia. Número um.  Em preto e branco. O ativista Martin Luther King Jr, visto do busto para cima, de frente para microfones sobre uma base. Ele tem  cabelos e bigode escuros, de camisa de gola clara, gravata e terno escuro, olhando para a esquerda, com a boca um pouco aberta.
    Cartaz. Número dois. À esquerda, mulher vista do busto para cima, com corpo voltado para a direita. Ela tem cabelos escuros e faixa preta sobre a cabeça, de blusa de mangas curtas em rosa. Ela olha para frente, com leve sorriso. Ao fundo, crianças negras vistas parcialmente e desfocadas. Texto: If you want to break the cycle of poverty, educate a girl. Graca Machel.Texto: If you want to break the cycle of poverty, educate a girl. Graca Machel.
    Fotografia. Número três. Vista geral de cozinha com dois jovens e uma mulher. À esquerda, menino em pé, de frente para uma geladeira. Ele tem cabelos lisos pretos, de camiseta verde, bermuda em tons de azul. Sentadas, de frente da mesa com comidas, menina de cabelos longos em castanho e blusa de mangas curtas em rosa. À direita, mulher sentada, de cabelos castanhos de blusa de mangas curtas em cinza e segurando na mão direita, jarra de suco em amarelo. Em segundo plano, armário com eletrodoméstico de cozinha.
    Fotografia. Número quatro. À esquerda, um homem visto da cintura para cima, com o corpo para a direita. Ele tem cabelos pretos encaracolados, camiseta branca e avental sobre ele em marrom. De frente para ele, uma tela grande clara com várias pinceladas em azul e vermelho. Ao fundo, parede em branco e marrom.
    1. árti

    d. politícs

    Ícone de atividade oral.

    2.

    Citação. Fundo em bege-claro. Um papel em amarelo com texto em preto: A Picture is Worth a Thousand words.

    c.

    Ícone de atividade no caderno.
    1. ríd tchu lârn
        1. .

    ríd tchu lârn

    Eyes on grammar EXAMPLE 1

    Reprodução de página da internet. Título em branco em um fundo preto: International Business Times. Menu superior com texto em branco em um fundo preto: UK World, Business, Fintech, Technology, Science, Sport, Entertainment, Opinion, Video, Pictures.  Menu inferior em cinza e preto em fundo branco: Space, Environment, Health, Nature, Archaeology.

    Science Environment


    World Environment Day 2015: aerial photos show humanity’s impact on Earth

    By David Sim

    Updated December 30, 2015 11:33 GMT

    World Environment Day is observed annually on 5 June. The theme this year, “Seven Billion Dreams. One Planet. Consume with Care”, aims to raise awareness of how humanity, the environment and societies all rely on the responsible management of the planet’s natural resources.

    One of the ways in which we are spending our natural capital faster than it can reproduce is climate change. Greenhouse gases are emitted faster than they can be absorbed by our shrinking forests and oceans. Using up our natural resources leaves both the environment and humanity with grim prospects. Climate change and natural disasters as a result of global warming are some of the most obvious and significant consequences.

    To mark World Environment Day 2015, IBTimes UK shares aerial photos showing some of the ecological challenges faced by our planet – thanks to the people living on it.

    Fotografia. Número um. Vista do alto de um ferro-velho com destroços de motocicletas empilhadas, de cor cinza e outras em tons de vermelha.
    Fotografia. Número dois. Vista do alto de local com água, uma mulher sentada em uma pequena embarcação, com um caixote ao fundo com embalagens dentro. A mulher tem cabelos castanhos, de camiseta em azul-claro. Ao redor, na água, há lixo e manchas de óleo.
    Fotografia. Número três.  Vista do alto de local inundado com residências de paredes de madeiras e telhados, uma ao lado da outra. Entre elas, água parada com dejetos em tons de bege-claro.
    Fotografia. Número quatro.  Vista do alto de oceano com manchas de óleo grandes em verde e outras partes em cinza. À esquerda, parte menor com areia em bege-claro.

    SIM, D. World Environment Day 2015: 21 aerial photos show humanity’s impact on Earth. International Business Times. Reino Unido, 5 junho 2015. Disponível em: https://oeds.link/V2qIeq. Acesso em: 5 maio 2022.

    constrãquitchion minins
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.
    1. éf
      1. .
      1. .
      1. .
      1. .
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.
      1. .
      1. .
      1. .
      1. .
      1. .

    tésqui tchu

    bifór rídin
    Ícone de atividade oral.
    Fotografia. À esquerda, um homem visto da cintura para cima, atrás de púlpito azul. Ele tem cabelos escuros, de camisa de gola clara, gravata em azul e terno em preto. Mais ao fundo, bandeiras de vários países hasteadas uma ao lado da outra. Mais ao fundo, parede de cor azul, logotipo redondo e texto em branco: RIO plus twenty United Nations Conference on Sustainable Development.

    II.

    Fotografia. Uma mulher atrás de um púlpito cinza, vista dos braços para cima. Ela usa lenço em azul e laranja sobre a cabeça.  A mulher fala de frente para um microfone. Ao fundo, cortinas em verde.

    c. um

    Ícone de atividade no caderno.
    1. ríd tchu lârn
        1. .
        2. .
        1. Uorquixópi.
        2. .
        3. .
        1. enváironment.
        2. Sossáiti.
        3. .

    ríd tchu lârn

    Eyes on grammar EXAMPLE 1

    Discurso. Title: OPENING SPEECH. Subtitle: The Honorable Henry Kajura Minister of Water, Energy, Minerals and Environmental Protection Delivered by Mrs. J. A. Ocaya-Lakidi Acting Permanent Secretary and Secretary for Environmental Protection, Uganda Speech: Ladies and gentlemen, This conference comes at an opportune time, when African countries are striving to improve the living conditions of their people without compromising the limited natural resources on which they depend now and for the future. (line five) As the theme of today’s conference states, 'Environment and Settlement' are issues of major importance which require thorough deliberations. I am indeed hopeful that this August assembly will adequately address the issues at hand, for the future of our countries may well depend on the results of your discussions. The problems of environment and settlement in Africa are well-known. There is a rapid (line ten) upward population growth, which is increasingly putting pressure on limited resources such as agricultural land. Wherever people settle they must utilize the local resources. The problem becomes serious when utilization of these resources is coupled with poor management practices found in many African countries. Thus environmental degradation, population growth and settlement cannot be divorced from each other. (line fifteen) Human settlements, in simple terms, refer to places where people live and work. They are important areas for economic and social activities. Human settlements in most African countries are short of the necessary facilities associated with a good human environment, for example, clean drinking water, drainage and adequate sanitation, lighting, ventilation, space and protection from pollution. Worse still, many settlements are built of materials that are (line twenty) not sufficiently protected from a number of environmental hazards, like rain and fire. Other essential needs which are lacking include sufficient and easily accessible roads, schools, health centers, financial institutions and commercial and recreational services. The record of African settlements and their impact on the environment is not impressive. Settlement patterns always affect the way resources are shared and hence used. In the arid (line twenty-five) areas of Africa, for example, where nucleated settlement patterns occur, land has become dangerously degraded due to over-concentration of people in a small area. Associated with this is the periodic migration from one nucleus to another, creating patches of degraded environment, which in the long run leads to a systematic desertification process.

    COOK, C. (edição). Involuntary resettlement in Africa: Selected papers from a conference on environment and settlement issues in Africa. Washington, D.C., Estados Unidos da América: The World Bank, 1994. página 209-211.

    constrãquitchion minins
    Ícone de atividade no caderno.
            1. Ocaya-Lakidi
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.

    3.

    improve  patches  patterns  striving  thorough

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.
    1. .

    think a lítol mór
    Ícone de atividade oral.
    1. .
      1. Uma das imagens da fotorreportagem da tesqui uon mostra lixo boiando nas águas do Rio Negro, Brasil. O que vocês sabem sobre problemas ambientais do Brasil? Que medidas deveriam ser adotadas para lidar com esses problemas?
      1. O discurso da tésqui tchu é de 1994. Se levarmos em consideração as condições de vida hoje em Uganda e em outros países africanos, esse discurso ainda poderia ser usado nos dias atuais? Por quê?
      1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre as condições de vida em um assentamento africano (como o descrito na ) e os assentamentos existentes na sua comunidade?
      1. Como más condições de vida, como as descritas na , afetam o meio ambiente?
      1. O que deveria ser feito para promover o uso sustentável dos recursos naturais e melhorar as condições de vida em comunidades semelhantes às descritas na ?

    lissenin

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Task 1

    bifór listenin

    Ícone de atividade oral.
    Fotografia. Um homem visto de costas, à esquerda, dos ombros para cima. Ele tem cabelos e barba claros e ralos, de boné em azul sobre a cabeça, camiseta verde e mochila cinza nas costas. Ele segura na mão direita um cartaz sobre uma haste de madeira, escrito: The climate is changing, why aren’t we?

    II.

    Fotografia. À esquerda, um homem visto da cintura para cima, de cabelos e barba rala em preto, com camiseta cinza e segurando na mão direita, um cartaz branco com texto preto: There is no planet B. Mais atrás, uma mulher, de cabelos escuros, com par de óculos de sol sobre a cabeça, blusa clara, mochila preta sobre as cotas. Ela olha para frente sorrindo e segurando um cartaz nas mãos, com texto ilegível.

    III.

    Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, atrás de um púlpito em preto, com logotipo das Nações Unidas em dourado. A mulher tem cabelos brancos, usa blusa em tons de bege e sobre a cabeça e ombro esquerdo, um lenço em rosa-claro. Ela fala perto de dois microfones pretos. Ao fundo, parede em tons coloridos à esquerda e texto em preto à direita: Summit 2014. Catalyzing Action. #Climate2014.

    IV.

    Fotografia. O ator Leonardo DiCaprio, de frente para púlpito preto, visto da cintura para cima. Ele tem cabelos e barba claros, usa camisa de gola branca, com gravata e terno em cinza. O ator fala perto de dois microfones pequenos sobre um púlpito com o símbolo das Nações Unidas em dourado.
      1. umênddois
      1. três
      1. umdoisêndtrês
      1. quatro
    Ícone de atividade no caderno.
    1. líssen tchu lârn
        1. muvi.
        2. .
        3. .
        1. .
        2. .
        1. .
        2. .

    líssen tchu lârn

    Ícone de atividade de áudio.

    Eyes on grammar EXAMPLE 2

    Speech – Parts um, dois and três

    Title: Leonardo DiCaprio (UN Messenger of Peace) at the opening of Climate Summit 2014

    Date: September 23, 2014

    Source: United Nations

    DICAPRIO, L. (UN messenger of peace) at the opening of the Climate Summit 2014. [Nova York, Estados Unidos da América]: Nações Unidas, 23 setembro 2014. 1 vídeo (3 minutos 58 segundos). Disponível em: https://oeds.link/ERTDrI. Acesso em: 5 maio 2022.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    constrãquitchion minins

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. um.
        1. .
        2. .
        1. .
        2. .
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. dois
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. três
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. três
    Ícone de atividade no caderno.
    1. éf
      1. .

    think a lítol mór

    Ícone de atividade oral.

    1.

    Fotografia. Uma pessoa segurando um cartaz em azul-claro e texto: Science is not a conspiracy. Ao fundo, pessoas em pé, aglomeradas, vistas parcialmente.
      1. Por que Leonardo DiCaprio diz em seu discurso que apenas incentivar as pessoas a mudar seus hábitos não é o bastante?
      1. O que o cidadão comum pode realmente fazer para solucionar questões ambientais locais e globais? Qual é o papel que indústrias e governos têm nessas questões?
      1. Qual é a sua opinião sobre o engajamento de artistas em causas políticas e humanitárias? Esse engajamento é comum?

    lenguagi in équitchon

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade no caderno.

    1.

    “We need to end the free ride that industrial polluters have been given in the name of a free market economy. They do not deserve our tax dollars. They deserve our scrutiny; for the economy itself will die if our ecosystems collapse.”

    1. previous fragment
      1. .
      2. cândíchân.
      3. .
    Versão adaptada acessível

    Atividade 1, item b.

    The sentence "the economy itself will die if our ecosystems collapse”

    1. provides instructions.
    2. expresses a general truth.
    3. describes a probable result of an action.
      1. .
    Ícone de atividade no caderno.

    2.

    Eyes on grammar EXAMPLE 2

    Reprodução de página da internet.

    Retirement announcement by former President Nelson Mandela

    1 June 2004

    I am turning 86 in a few weeks time and that is a longer life than most people are granted. I have the added blessing of being in very good health, at least according to my doctors. I am confident that nobody present here today will accuse me of selfishness if I ask to spend time, while I am still in good health, with my family, my friends and also with myself.

    One of the things that made me long to be back in prison was that I had so little opportunity for reading, thinking and quiet reflection after my release. I intend, amongst other things, to give myself much more opportunity for such reading and reflection. And of course, there are those memoirs about the presidential years that now really need my urgent attention.

    I do not intend to hide away totally from the public, but henceforth I want to be in the position of calling you to ask whether I would be welcome, rather than being called upon to do things and participate in events. The appeal therefore is: don’t call me, I’ll call you.

    MANDELA, N. Retirement announcement by former President Nelson Mandela. Joanesburgo, África do Sul, 1º junho2014.

      1. .
      2. .
      3. .
    Versão adaptada acessível

    Atividade 2, item a.

    “If” is used in the sentence "I am confident that nobody present here today will accuse me of selfishness if I ask to spend time, while I am still in good health, with my family, my friends and also with myself." to introduce

    1. a cause.
    2. a condition.
    3. a consequence.
      1. .
      2. .
    Ícone de atividade no caderno.

    3. .

    World Environment Day is observed annually on 5 June.”

    Greenhouse gases are emitted faster than they can be absorbed by our shrinking forests and oceans.”

    1. previous sentences
    Versão adaptada acessível

    Atividade 3, item c.

    In the sentences above, what is the relationship of the expressions "World Environment Day", "Greenhouse gases" and "they" to the actions performed?

    1. The elements in bold actively perform the actions.
    2. The elements in bold suffer the action.
    Ícone de atividade no caderno.
      1. dei
        1. .
        2. .
    Ícone de atividade no caderno.

    5.

    “I didn’t create the race problem. And you know, I didn’t come to America on the Mayflower or at my own volition. Our people were brought here involuntarily, against our will. So if we pose the problem now, they shouldn’t blame us for being here. They brought us here.”

    PERRY, B. (edição). Malcolm X: the last speeches. New York: Pathfinder Press, 1989. página 156.

    c.

    ráitin

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    rit de rroudi

    In pairs, you are going to produce a photo report about any relevant local or global environmental issue to be part of an advertising campaign in favor of environmental protection. Remember you have already seen an example of photo report in Task 1 (Reading).

    1.

    For the written production

    What is the discursive genre?Photo report.

    What is the theme?A local or global environmental issue.

    What is the objective? To inform readers about an environmental issue and to persuade them to participate in an environmental protection campaign.

    At whom is it aimed?Local residents or the school community.

    How and where is it going to be presented? On school notice boards, as part of an environmental protection campaign.

    Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

    túlbóks

    Ícone de atividade no caderno.

    istép béqui

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.

    2.

    piti istopi

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade oral.

    d.

    thinkirôver

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade no caderno.
      1. O que você aprendeu sobre meio ambiente e sobre sustentabilidade nesta unidade?
      1. Houve algum aspecto discutido nesta unidade que tenha levado você a mudar de opinião? Qual?
      1. O que você aprendeu sobre fotorreportagens? E sobre discursos?
      1. Foi difícil criar uma fotorreportagem? Por quê?
      1. Quais estratégias você usou para compreender e empregar o vocabulário novo?
      1. Como você avalia sua aprendizagem nesta unidade?

    I.

    Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

    II. gud

    Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

    III.

    Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

    áison grémer

    Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade, bem como as palavras e expressões destacadas. Preste atenção às observações que as seguem.

    Versão adaptada acessível

    Eyes on Grammar.

    Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade. Preste atenção às palavras e expressões que serão explicadas pelas observações que as seguem.

    egzâmpol uan

    “World Environment Day is observed annually

    (página 58)

    “Scrapped motorbikes are piled up at a scrapyard

    (página 59)

    “Thus environmental degradation, population growth and settlement cannot be divorced from each other.”

    (página 61)

    many settlements are built of materials

    (página. 61)

    the way resources are shared

    (página61)

    PASSIVE VOICE / VOZ PASSIVA

    Verb to be /
    Verbo
    to be

    Past participle /
    Particípio passado

    World Environment Day is

    observed annually.

    Scrapped motorbikes are

    piled up at a scrapyard.

    ACTIVE VOICE /
    VOZ ATIVA

    PASSIVE VOICE /
    VOZ PASSIVA

    Annually people observe World Environment Day.

    World Environment Day is observed annually.

    People build many settlements of materials [...]

    Many settlements are built of materials [...]

    • A voz passiva é usada para enfatizar a ação em vez do agente.
    • O agente pode ser tanto omitido quanto incluído depois do pést párticipou, introduzido pela partícula “bái”.
    • Os efeitos produzidos pela escolha da voz passiva incluem, por exemplo, não enfatizar muito o agente da ação.
    • A voz ativa, por outro lado, tem o efeito oposto: chama a atenção para o agente da ação.
    • Veja o apêndice líst óvirégiuler vãrbs (página 200) para verificar o pést párticipou de verbos irregulares.

    egzâmpol tchu

    “They deserve our scrutiny; for the economy itself will die if our ecosystems collapse.”

    (página 64; Speech – Part doisum)

    “I am confident that nobody present here today will accuse me of selfishness if I ask to spend time, while I am still in good health, with my family, my friends and also with myself.”

    (página. 66)

    FIRST CONDITIONAL SENTENCES /
    ORAÇÕES CONDICIONAIS DO TIPO 1

    If + present simple (if-clause) /
    If + presente simples (oração com if)

    will + bare infinitive (main clause) /
    will + infinitivo (oração principal)

    If our ecosystems collapse,

    the economy itself will die

    will + bare infinitive (main clause) /
    will + infinitivo (oração principal)

    If + present simple (if-clause) /
    If + presente simples (oração com if)

    The economy itself will die

    if our ecosystems collapse.

    Orações condicionais do tipo 1 são usadas para expressar um resultado provável no futuro, desde que uma condição seja satisfeita.