iuniti faividéts uat dâ dígitól uôrld is fór

Fotografia. Número um. Um homem indígena, cabelos pretos, com muitas pinturas em preto no torso e braços, miçangas sobre o pescoço em vermelho e outras em preto. No rosto, pintura em vermelho sobre testa e nariz e rosto em amarelo, com faixa horizontal com motivos geométricos em preto. Ele é visto da cintura para cima. Ele olha para baixo, segurando na mão direita um celular. No nariz dele, uma vareta espetada no nariz. Ele tem brincos redondos nos ouvidos.
Fotografia. Número dois. Um homem e uma mulher pardos, um ao lado do outro, vistos da cintura para cima. À esquerda, homem de cabelos brancos, de camisa de mangas compridas com listras finas em branco, segurando na mão esquerda, um celular em bege. À direita, uma mulher com o braço direito em volta do ombro dele, de cabelos grisalhos, de par de óculos de grau em preto, usando camisa de gola em azul com bolinhas em branco. Ela olha para frente, em direção ao celular que o homem segura com a mão direita. Ambos têm coroas de papel com pontas sobre a cabeça, sendo a dele roxa e a dela azul. Ao fundo, parede de cor branca, com objetos desfocados.
Fotografia. Número três.  Duas meninas vistas dos ombros para cima, com o corpo voltado para a esquerda, em frente a parede com pinturas geométricas multicoloridas. Elas estão tirando uma selfie abraçadas. A menina da esquerda, de pele negra, cabelos encaracolados em preto, com batom nos lábios em marrom, com par de brincos em argolas douradas e blusa preta. Ao lado, menina de pele negra, cabelos encaracolados com bastante volume, de camiseta em amarelo. Ambas olham para frente sorrindo com a boca entreaberta.
Fotografia. Número quatro.  Um homem visto da cintura para cima, dentro de um ônibus com assentos quadriculados em cinza e vermelho, olhando para um celular preto na mão direita. Ele usa um fone sem fio cobrindo os ouvidos totalmente em vermelho e preto e usa blusa de frio de mangas compridas e gola alta em azul claro, com os braços cruzados.
Fotografia. Número cinco. Quatro meninas tirando selfie em grupo. À esquerda, menina de cabelos longos em preto, trançados, de regata lilás, segurando um celular em cinza e rosa na mão esquerda, à frente delas. Ao lado, menina morena, de cabelos castanhos volumosos, de blusa de mangas curtas em preto e branco e atrás dela, duas meninas vistas parcialmente, uma de cabelos castanhos presos em duas tranças, fazendo o sinal de V com os dedos e ao seu lado, uma menina de cabelos castanhos, com faixa cinza e regata em preto.
Fotografia. Número seis. À esquerda, um menino visto de costas, da cintura para cima, de cabelos pretos penteados para baixo, segurando na mão direita, um suporte preto com uma câmera digital pequena em cinza acoplada. À frente dele, um menino de cabelos pretos lisos, de camiseta em azul-claro e detalhes em branco e bermuda em azul-claro. Mais ao fundo, outras crianças. Sobre todos eles, gotas de água em branco.

Gêneros discursivos: meme, postagem em redes sociais, carta do leitor e postagem em vlogue.

Tema: a influência da tecnologia digital na vida das pessoas.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos meme, postagem em redes sociais, carta do leitor e postagem em vlogue;
  • refletir sobre o impacto da tecnologia digital na nossa sociedade globalizada.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Gráfico. Título: Increasing worry. Percentage of internet addicted young Chinese. Gráfico em barras, na vertical: two thousand and five: thirteen point two percent, two thousand and seven: nine point seven percent, two thousand and nine: fourteen point one percent, What they do on the net. Gráfico em pizza. Play online games: forty-seven point nine percent, Watch cartoons, movies or download music: twenty-three point two percent, Chat online or make new friends, thirteen point two percent, Study or work: six percent, Acquire information: five point two percent, Communicate: two point nine percent, Other purposes: one point six percent.

Source: China Youth Association for Network Development, 2011.

e.

Ícone de atividade oral.

3.

Cartum. Um homem sentado à esquerda, de frente para um mesa com um computador cinza. Ele é careca, de blusa de mangas compridas em azul, olhando para a direita em direção a um pássaro verde de bico amarelo ao fundo. Este está sobre uma cadeira azul, de frente para mesa e computador em cinza e azul. O homem pergunta para o pássaro: YOU MEAN I JUST SPENT TWO HOURS IN A CHAT ROOM TALKING TO YOU?, com a palavra YOU sublinhada.

d.

Ícone de atividade oral.

4.

Cartaz. Título: You make a decision. Texto: Imagine this situation: a digital-tech addicted teenager is invited to spend three days on a desert island, but he, she has to leave in five minutes. He, She is in a hurry, trying to decide what to pack. Look at the items available. He, She can choose only three. Ao redor, várias fotos de objetos: um celular com a legenda smartphone; uma garrafa térmica com a legenda vacuum flask; uma caixa de fósforos com a legenda box of matches; uma cabana de acampamento com a legenda camping tent; um sanduíche com a legenda food; e uma lanterna com a legenda flashlight.

c.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.
    1. mêmes

characters  information  news  online  visual

  1. espaço para resposta .
  2. espaço para resposta .
  3. espaço para resposta
  4. espaço para resposta
  5. espaço para resposta,
Ícone de atividade oral.

3.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

I.

Meme. Em preto e branco. Ao centro, um homem de cabelos pretos visto da cintura para cima, de frente para um computador. De sua cabeça sai um balão de pensamento, com ele mesmo usando par de óculos de sol e sorrindo. Texto: IF I BECAME A DIGITAL INFLUENCER, I’D HAVE LOTS OF FOLLOWERS... PEOPLE WOULD INVITE ME TO REPRESENT A BRAND... I’D BECOME A CELEBRITY.

II.

Meme. Em preto e branco. Um homem visto da cintura para cima, com a boca em formato de curva para baixo. Ele segura um celular na mão esquerda, na altura do peito. Do celular saem seis ícones de curtidas (mão com o polegar levantado). Os ícones formam um arco de maneira que, no último ícone, o polegar está virado para baixo. As cores dos ícones transitam de azul para lilás e finalmente vermelho. Texto: ARE YOU SURE YOUR LIFE IS AS GREAT AS YOU SHARE IT? IF IT WERE, YOU WOULDN’T BE ON SOCIAL MEDIA TWENTY-FOUR SEVEN. STOP POSTING.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
    1. um
    1. dois

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Cartaz. Um homem branco visto da cintura para cima, com o corpo para a direita. Ele tem cabelos e barba escuros, com camiseta com gola clara, gravata borboleta e casaca escura. Texto: People should be aware not to believe in everything available on the internet just because there’s a photo and a quote together. Abraham Lincoln.

II.

Cartaz. Um homem branco visto dos ombros para cima, de cabelos e sobrancelhas grossas escuros lisos penteados para a direita, de camisa de gola clara, de gravata borboleta, terno por cima. À direita, texto: Lots of the quotes you read on the internet are not true. Believe! Thomas Jefferson

Did you know?

Êibrarram Linkón (1809-1865) e Thomas Jefferson (1743-1826) foram presidentes dos Estados Unidos. O primeiro, de 1861 a 1865, e o segundo, de 1801 a 1809.

Ícone de atividade oral.

2.

Pôster. Fundo em bege-claro, com quatro pessoas, uma ao lado da outra. Da esquerda para a direita: um homem loiro, de camiseta em azul-claro, calça azul e sapatos pretos. Ao lado, de mãos dadas, mulher de cabelos escuros até o pescoço, com gorro em rosa, camiseta amarela, calça azul e sapatos pretos. Duas crianças ao lado, uma menina com cabelos curtos castanhos, camiseta em rosa, calça em azul e sapatos pretos, e menino de cabelos escuros, com camiseta e calça em azul e sapatos pretos. Título: Safer Internet. Tips for parents and kids. Texto em balão de fala, à esquerda: Remind your children that once they post information online, they cannot take it back. No balão à direita: Be aware of fake news and check: Who posted? When was it posted? Na parte inferior, as mesmas pessoas no canto esquerdo e texto: hashtag Saferinternet for EU, hashtag SID two thousand and eighteen. Na parte inferior, à direita, logotipos pequenos.

d.

The poster gives tips on how to recognize espaço para resposta information, such as the information given by the texts in question 1.

Ícone de atividade oral.

Read to learn

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Comentário online. À esquerda, silhueta de uma pessoa em tons de branco e fundo em azul.

Warning:

If any of your friends or relatives are living in Chennai ask them to leave Chennai immediately because in the next 72 hours very heavy rain is expected more than multiple level of the present rain. As per NASA Report this is not the ordinary rain. It’s name is EL Nino cyclone. There is a chance for 250 centímetros rain. Chances are there nearly the entire Chennai may be submerged in water. Search in Google, you will understand. Somehow inform of your friends and relatives in Chennai.

Wipro announces to drop people to out of chennai city. Over 100 wipro buses starts tomorrow 7 am - 8.30 am from Koyambedu bus stop. Please share this message to those stuck in chennai.....

Spread the news tomorrow 6 flights gonna take off from arakkonam air base. Flat rates of 1 000 rs for any city in south India and 2 000 for north India. Only hand baggage allowed Air India flights to Hyderabad for Rs 1 000 and Delhi For Rs 2 000 only for emergency cases

Pls post this to diff.groups

Ilustrações. Símbolo de curtida, um emoji amarelo chorando e um coração, quantidade: cinquenta e dois.

FAKE news buster: Heavy rain expected in Chennai. Bangalore Mirror. Disponível em: https://oeds.link/NF0YCT.cms. Acesso em: 3 maio 2022.

Did you know?

tchênái, uma cidade anteriormente conhecida como Madras, é a capital de Tamil Nadu, um estado indiano.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. Answer the following questions about the social media post.
      1. .
      2. .
      3. .

Did you know?

nétspik é um termo criado pelo linguista britânico dêivid crístol para se referir à linguagem que as pessoas usam na comunicação pela internet. É o que costumamos chamar de internetês.

Ícone de atividade no caderno.
      1. .

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. [.

2.

Fotografia. Quatro jovens sentados sobre um banco circular ao redor de uma jardineira com árvores de pequeno porte, um ao lado do outro, cada um olhando para o celular, nas mãos. Da esquerda para a direita: um menino de cabelos escuros, com camiseta preta, calça em azul-claro, sapatos em cinza. Ao lado, menina de cabelos longos castanhos, penteados para a esquerda, blusa preta de mangas curtas, calça jeans em azul-claro, com sandália preta. Ao lado dela, menino de cabelos escuros, de camiseta de gola verde, calça e sapatos em bege, de braço direito sobre a boca. Ao lado, menina de cabelos longos castanhos, de blusa de mangas curtas em rosa, calça azul-escuro e sapatos em bege.
Ícone de atividade no caderno.

a. en.

Ilustração. Cinco balões de fala coloridos. Número um. Balão de fala em azul-claro. Texto: I think that, nowadays, people consume more because they can shop on the internet. Número dois. Balão de fala em rosa-claro. Texto: In my opinion, people use the internet to connect with one another because they do not like face-to-face interactions. Número três. Balão de fala em azul-claro. Texto: Psychologists have alerted us to the dangers of cell phone addiction in our society. As far as I’m concerned, this is a major problem. Número quatro. Balão de fala em azul. Texto: From my point of view, students in the digital age have been making sense of rich media and getting deeply influenced by streams of immediate information they receive on a daily basis. Número cinco. Balão de fala em amarelo. Texto: I guess family relationships are being affected by the excessive amount of time we spend on our smartphones, interfering in our interaction with the other family members even when we are sharing the same physical space at home.
Ícone de atividade oral.

b.

Ícone de atividade no caderno.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Carta ao editor. header: TUESDAY, MAY 3, 2016. Title: LETTERS to the Editor. Text: Dear Editor, Technology has become essential in o ur daily lives. Without technology, how can we connect to our friends and relatives around the world? Electronics, such as o ur cell phones, help us search unknown facts on Google, play games while waiting, listen to music or just messag e an old friend. (line five) However, what I’ve noticed is that the use of our smartphones has become more like an addiction. Whether it’s in school o reating at a restaurant, people are always on their phones. I often find heads looking down, typing and scrolling away on their phones. No eyes looking up. No mouths moving. No sound is made but for thet apping or the dings from received notifications. According to an article in Psychology Today and on ZDNet, a study conducted by Jumio, a (line ten) credentials management company in Palo Alto, California, found nearly seventy-five per cent of par ticipants indicated that their phones can be found less than five feet away from them at any time. Also, it has been found that, despite warnings and laws in most U.S. states, fifty-five per cent of Americans use their phones while behind the wheel. As well, thirty-five per cent use their phones in the movie theatre and thirty-three percenton a dinner date. (line fifteen) We spend so much time looking down, we are beginning to stop looking up at our surroundings and the people around us. We spend so much time typing a way that we are beginning to stop having live conversations. We have such an obsession with documenting e verything, it is beginning to prevent us from living in present time. (line twenty) It’s time to look up, to start living. Sender: Annabelle Chung Richmond McRoberts secondary student

CHUNG, A. Letters to the editor. Richmond News. Richmond, 3 maio 2016.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
    1. ór éf
Ícone de atividade no caderno.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Se vocês tivessem a chance de se tornar influenciadores digitais, qual aspecto mencionado no texto um da tesqui uon vocês levariam em consideração? Por quê?
    1. Vocês concordam com o texto dois da tesqui uon quando ele sugere que postar apenas coisas positivas nas redes sociais não necessariamente significa que as pessoas tenham uma vida maravilhosa? Por quê?
Ícone de atividade oral.
    1. Se vocês morassem em tchênái e vissem o texto da tésqui tchu postado em redes sociais, o que vocês fariam para checar se é fêique níus?
    1. Vocês conseguem se lembrar de exemplos de algum texto semelhante ao da tésqui tchu que tenha circulado pelo Brasil? Se sim, sobre o que ele falava? Quando foi postado? Se não, encontrem um ou uma colega que se lembre e peçam que compartilhe com a turma.
    1. Imaginem que um amigo passa muito tempo no celular e quase não interage pessoalmente. O que vocês diriam a essa pessoa para convencê-la de que isso pode impactar negativamente na vida social dela?
    1. Como observado na tésk thri, expliquem se vocês acreditam que registrar tudo se tornou uma obsessão.
    1. Comentem a última frase do texto da tésk thri e citem exemplos de ações para realizar o que é sugerido.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
Ilustração realista. Vista do alto, parcial da esfera terrestre em azul-escuro, com várias linhas finas cruzando entre si, com vários pontos de luz em bege-claro. No alto, céu em azul-escuro.

Eyes on grammar – EXAMPLE 2

II.

Cartaz. Imagem de céu em azul-claro com nuvens brancas. Texto em preto: I have a vision of the world as a global village, a world without boundaries. Christa McAuliffe.

Did you know?

crísta mecóulif (1948-1986) foi uma estadunidense selecionada pela Nasa para ser a primeira professora no espaço. Ela era parte do nása títchâr ín spêis pródjéct”, um projeto que planejava convidar professores para lecionar no espaço e dividir suas experiências com os alunos após o retorno, aumentando o interesse em matemática, ciência e exploração espacial. Tragicamente, ela morreu a bordo do ônibus espacial tchélenger, que se despedaçou 73 segundos após o lançamento.

d.

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Vlog post – Parts and três

Title: We Should NOT Rely on Technology Too Much - Vlog (SEC 304)

Date: April 10, 2018

Source: Syahirah Jailani

JAILANI, S. We should NOT rely on technology too much Vlog (SEC 304). Disponível em: https://oeds.link/RxVQmJ. Acesso em: 4 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
      1. internéti
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. éf

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês concordam que “a nossa saúde pode ser afetada se dependermos tanto de tecnologia”, como declarado na postagem do vlogue? Por quê?
    1. Na opinião de vocês, quais outros aspectos negativos podem ser associados com o uso excessivo de tecnologia digital? Justifiquem sua resposta.
    1. Como vocês acham que pesquisar por tudo on láine afeta o jeito que tentamos resolver problemas ou aprender coisas sozinhos?
    1. Vocês costumam pesquisar tutoriais na internet? Se sim, compartilhem com seus colegas aquilo que costumam pesquisar. Se não, encontrem alguém que faça isso e convidem-no para compartilhar com a turma.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

“If I became a digital influencer, I’d have lots of followers… people would want me to represent a brandreticências I’d become a celebrity.”

d. espaço para resposta

Ícone de atividade no caderno.

2. dois

“Are you sure your life is as great as you share it? If it were, you wouldn’t be on social media 24/7. Stop posting.”

  1. tchu bi
    1. ísuêr
    2. ísuêr
Ícone de atividade no caderno.

3.

wanted  would send  had  would be

a.

Meme. Em preto e branco. À direita, corpo de uma pessoa vista da cintura para cima, careca, com a boca bem aberta. Texto: HEY, YOU, WHO TAKES FOREVER TO ANSWER:IF I, Espaço para resposta um, A REPLY 2 DAYS LATER, I, Espaço para resposta dois, A PIGEON, NOT A MESSAGE.

b.

Meme. Em preto e branco. À direita, uma pessoa vista da cintura para cima, de cabelos verdes em formato de moicano. A pessoa tem uma expressão de cansaço e insatisfação. Texto: IF MONDAYS, Espaço para resposta um, A FACE, IT, Espaço para resposta dois, LIKE MINE!
Ícone de atividade no caderno.
Meme. Um homem visto dos ombros para cima, se afogando em um lugar com água. Ele tem cabelos castanhos, sobrancelhas pretas, boca aberta e braços para cima. Ele diz: HELP. À direita, um homem em pé sobre pedra cinza. Este tem cabelos e sobrancelhas em preto, de camisa de gola branca, gravata vermelha, terno azul e sapatos em preto. Ele está com os braços para trás e fala: If you, espaço para resposta um, be, a banker, I, espaço para resposta dois, save, you.

b.

Meme. Um homem visto da cintura para cima, à esquerda, de cabelos loiros, de camisa de gola branca, gravata em azul-claro e terno em cinza. Ao fundo, uma privada dourada em amarelo, com a tampa superior com cifrão. À direita, lixeira, rolo de papel higiênico e à esquerda, um móvel em formato retangular na vertical, todos dourados. Sobre os objetos, estrelas brilhantes em branco. Texto: If I, espaço para resposta um, be, a millionaire, I, espaço para resposta dois, buy, not, silly things.
Ícone de atividade no caderno.

5.

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

Read the following fragments of texts that you saw in this unit. Then match the words "if", "or", "however", "whether" and "as" to their functions in the text.

If any of your friends or relatives are living in Chennai ask them to leave Chennai immediately because in the next 72 hours very heavy rain is expected(página 105)

However, what I’ve noticed is that the use of our smartphones has become more like an addiction. Whether it’s in school or eating at a restaurant, people are always on their phones.” (página 108)

“I have a vision of the world as a global village, a world without boundaries.” (página 110)

d.

Ícone de atividade no caderno.

6.

as  if  or   whether  while

a.

“Video games are bad for you,” they say. They are wrong. Video games can teach you great skills such as teamwork and they also can train you to be more attentive and even help your work ethic!

Now a lot of people would disagree with meumespaço para resposta I were to say video games helped teach work ethic. They do, though! Many people are probably thinking “Video games make my kid lazier!” and it may seem like that. Rather, I find myself and others spending time out of their day to do work within the video games dois espaço para resposta it be training their skills três espaço para resposta strengthening their borders against attacking forces.

Paul Henderson

THE OLYMPIAN. Olympia, 6janeiro 2017.

b.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em azul, texto em branco: American Family Physician. Barra de busca, texto: AAFP. Menus: Issues, AFP BY TOPIC, Dept. Collections, CME QUIZ, Blog, Favorites. Apr fifteen, two thousand and five Issue.

Letters to the Editor

Influence of Video Games on Children’s Health

Am Fam Physician. 2005 Apr 15.

I enjoyed reading the Medicine and Society feature “Counseling Patients on Mass Media and Health,” written by Dr. Primack in American Family Physician.

I would like to point out the rising influence of video games on today’s youth. The video game industry is an estimated $10 billion-per-year business, worth more than the television um espaço para resposta film industry. According to recent surveys, television ratings between the hours of 5 p.m. and 11 p.m. have decreased among teenagers, while video game use has increased during this time slot. In a 2001 consumer survey distributed by the Interactive Digital Software Association, respondents ranked playing video games dois espaço para resposta the best form of entertainment ahead of watching television, surfing the internet, or going to the movies.

ADAM DIMITROV, M. D. Letters to the editor – The influence of video games on children’s health. American Family Physician. 15 abril2005. Disponível em: https://oeds.link/1Tbr1D. Acesso em: 4 maio 2022.

c.

Meme. Na parte superior, texto: When your friend tells a joke, Espaço para resposta, you’re drinking. Abaixo, à esquerda, um leão com a cabeça inclinada bebendo água. Ele tem os olhos fechados e uma expressão calma. À direita, o mesmo leão com olhos abertos, sobrancelhas franzidas, língua para fora e fazendo ruídos de engasgo: GASP, COF, GASP, COF.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Hit the road

In pairs, you are going to create a meme. Remember you have already seen examples of memes in Task 1 (Reading).

1.

For the written production

What is the discursive genre?Meme.

What is the theme?The digital world.

What is the objective?To make fun of the digital environment.

At whom is it aimed?Your classmates.

How and where is it going to be presented?On the classroom bulletin board.

Who is going to participate?All students, organized into pairs.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Aprendi algo novo sobre memes?
    1. Consigo reconhecer as principais características dos memes?
    1. Sou capaz de identificar fêique níus?
    1. Achei importante discutir as consequências negativas das fêique níus?
    1. Entendo a importância de tomar cuidado com o que leio e posto na internet?
    1. Esta unidade me ajudou a pensar de fórma diferente sobre como a tecnologia afeta a minha vida?
    1. Sou capaz de usar meu ismartifône sem ficar viciado nele?
    1. Participei ativamente das aulas, cooperando com o professor ou a professora e os ou as colegas?

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

Versão adaptada acessível

Eyes on Grammar.

Read the examples extracted from this unit’s texts. Pay close attention to the words and expressions explained by the notes that follow them.

egzâmpol uan

If I became a digital influencer, I’d have lots of followers… People would invite me to represent a brand… I’d become a celebrity.

(página 102)

If it were, you wouldn’t be on social media 24/7.

(página 102)

SECOND CONDITIONAL SENTENCES / ORAÇÕES CONDICIONAIS DO TIPO 2

If + past simple (If-clause) / If + passado simples (oração com If)

would + bare infinitive (main clause) / would + infinitivo (oração principal)

If I became a digital influencer,

I’d have lots of followers… People would invite me to represent a brand… I’d become a celebrity.

If it were,

you wouldn’t be on social media 24/7.

  • Orações condicionais do tipo 2 são usadas para falar sobre situações irreais ou hipotéticas que tenham um resultado possível; sobre situações ou eventos improváveis no futuro (como um sonho, por exemplo) ou sobre situações imaginárias no presente.
  • Outros verbos modais podem ser usados no lugar de uúd, como cúld e maitchi.
  • uêr pode ser usado comai, rrí, chí e ít, no lugar de uas.

egzâmpol tchu

If any of your friends or relatives are living in Chennai ask them to leave Chennai immediately

105)

“Electronics, such as our cell phones, help us search unknown facts on Google, play games while waiting, listen to music or just message an old friend.”

(página 105)

Whether it’s in school or eating at a restaurant, people are always on their phones.”

(página108)

“I have a vision of the world as a global village, a world without boundaries.”

(página 110)

CONNECTORS / CONECTORES

Condition / Condição

if

Time / Tempo

while

Function of something / Função de algo

as

Possibility / Possibilidade

or whether… or

Conectores podem ter significados diferentes de acordo com o contexto. Por exemplo, huáiol pode ter valor de tempo ou de contraste.