iuniti thriiteiquin quér óv aur plénet

Fotografia. Número um. Vista do alto de local com casas destruídas, com restos de paredes e vigas de madeira, de cor marrom. Sobre o solo e os destroços, neve branca.
Fotografia. Número dois. Vista geral do morro da Urca, com um morro mais alto à esquerda e dois mais baixos à direita, com topo arredondado e com vegetação verde, visto do mar à frente. No alto, céu em azul-claro, com poucas nuvens. No mar, há grande quantidade de lixo."
Fotografia. Número três. Um homem em pé, aplicando produto sobre plantação de folhas em verde. O homem usa boné e blusa de mangas compridas, de calça em branco, sobre o rosto, máscara sobre o rosto em azul, luvas em amarelo nas mãos, segurando na mão esquerda uma mangueira pequena por onde sai fumaça. A mangueira está conectada a bolsa sobre as costas. Em segundo plano, vegetação em verde mais claro.
Fotografia. Número quatro.  Um homem à esquerda, visto da cintura para cima, com o corpo para a direita. Ele usa boné sobre a cabeça, blusa de mangas compridas em verde, óculos transparentes sobre os olhos e máscara sobre a boca em cinza. Sobre o pescoço, um fone grande de cor bege. Ele está com a mão esquerda para frente, sobre sacos com embalagens dentro. Ao fundo, paredes em branco, telhado na parte superior e mais ao fundo, vista parcial de árvores de folhas em verde.
Respostas e comentários

UNIT 3

professor ou professora

O principal objetivo desta unidade é trabalhar as temáticas do meio ambiente, da sustentabilidade e da política social por meio da familiarização com os gêneros discursivos fotorreportagem e discurso. Esses gêneros foram escolhidos tanto por sua relevância social quanto pela frequência com que tratam temas recorrentes na esfera jornalística, tais como o registro de desastres ambientais, a cobertura de conferências nacionais e internacionais sobre meio ambiente e a divulgação de práticas sustentáveis. O gênero fotorreportagem se destaca nessa esfera por seu caráter multissemiótico; o elemento não verbal transcende o aspecto ilustrativo para se transformar em um dos pilares da produção de sentidos durante a leitura. O gênero discurso, por sua vez, tem abordado essas temáticas com cada vez mais regularidade, especialmente quando realizado nos já mencionados encontros, conferências e congressos regionais e mundiais para discutir e deliberar sobre problemas ambientais.

As questões, centradas na leitura e na produção de fotorreportagens e na leitura e escuta de discursos, propiciam o trabalho interdisciplinar principalmente com Ciências, mas também com Geografia e História. Se com o primeiro componente curricular a conexão temática é bastante óbvia, as relações com os dois últimos se estabelecem por conta da necessidade tanto de refletir sobre as ligações entre os âmbitos local e global quanto de pensar sobre as diferenças regionais e o impacto, inclusive político, da questão ambiental na história recente da humanidade.

Por meio de seu tema, além de contribuir com a formação cidadã dos estudantes, esta unidade cumpre a legislação sobre educação ambiental, conforme estabelecida pela Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº .9795/1999) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução cê êne ê barra cê bê ê nº 2/2012).

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia. Número cinco. Vista geral do alto de um trecho de floresta com muitas árvores verdes com uma grande área desmatada. O solo de terra marrom clara é marcado por linhas divisórias e há dois tratores amarelos.
Fotografia. Número seis.  Vista geral de uma represa, uma grande quantidade de água represada na parte de cima e seus arredores. À direita, um morro com rio formado pela saída de água das comportas da represa na sua base. À esquerda, algumas casas em terreno plano concentradas ao longo do rio, a uma certa distância.
Fotografia. Número sete. Vista geral de terreno baldio com solo de terra marrom, vários pneus velhos descartados. Mais ao fundo, vegetação em folhas em verde. Em segundo plano, prédios de tamanhos médio, paredes brancas e janelas pequenas. Mais ao fundo, morros escuros e céu em tons de branco.

Gêneros discursivos: fotorreportagem e discurso.

Tema: meio ambiente, sustentabilidade e política social.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos fotorreportagem e discurso;
  • refletir sobre a importância de cuidar bem do meio ambiente.
Respostas e comentários

Pensar a sustentabilidade e a necessária harmonia entre todos os seres vivos e o meio ambiente é, em nível macro, pensar a construção de uma vida saudável para todos. Dessa fórma, esta unidade está intrinsecamente ligada à Unidade 1, aprofundando suas questões e tratando-as agora mais explicitamente sob o ponto de vista das relações coletivas.

As páginas de abertura apresentam imagens de problemas ambientais em diversas regiões do Brasil. Sugerimos, caso considere adequado, que elas sejam utilizadas não apenas no encerramento da unidade, com o trabalho proposto em Pit stop, mas também como fórma de introduzir o tema, relacionando-o desde o princípio à realidade local e à experiência dos estudantes. A questão ambiental, se tratada de maneira dissociada da vida cotidiana local, corre o risco de ter sua relevância no dia a dia menosprezada pelos estudantes. O trabalho sugerido aqui busca justamente evitar que isso ocorra.

Os gêneros abordados na unidade são relevantes para a participação cidadã na esfera pública. A familiarização com gêneros argumentativos e informativos a um só tempo, especialmente com aqueles que utilizam recursos de semioses diversas para persuadir à medida que informam, como a fotorreportagem, favorece o desenvolvimento da capacidade crítica, estando em harmonia com o que é proposto pela Bê êne cê cê para o 9º ano.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

TIME TO THINK

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Duas crianças de frente para pia em tons de bege-claro, lavando as mãos com a água que sai das torneiras que tem cano curvo. Ao fundo, paredes em bege e partes com azulejo em marrom. À frente, menina de cabelos escuros presos para trás, de blusa em rosa. Ao fundo, menino de cabelos ruivos e camiseta em verde.

II.

Fotografia. À esquerda, um termômetro na vertical de cor bege claro, com graduação em preto e ao centro, linha vermelha na vertical, ocupando toda a extensão do tubo de vidro. Em segundo plano, cidade com vários prédios de tamanhos diversos e acima, céu em laranja e sol em amarelo brilhando forte.

III.

Fotografia. Um homem visto da cintura para cima, com o corpo para a esquerda. Ele tem cabelos grisalhos e barba rala, de olhos fechados, sorrindo, de camisa quadriculada vermelha e detalhes em azul com as mangas arregaçadas e colete acolchoado em azul. Sobre as costas, uma mochila em marrom. Perto dele, vista parcial de pedaços de madeira em bege-claro. Em segundo plano, vegetação seca desfocado.

b.

Ícone de atividade oral.
    1. .
Fotografia. Foco em torneira de metal sobre pia, com saída de água para a esquerda. Ela tem registro cruz na parte de cima.
Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a Resposta esperada: um - children washing their hands; dois - extremely hot weather in an urban area; três - a man taking a deep breath.

1b Resposta esperada: um - we need clean water/sanitation to clean ourselves; dois - extremely hot weather in urban areas is a result of deforestation and pollution, among other factors; três - we need fresh air to breathe.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2a Resposta possível: pesticides, which are bad for our health, can contaminate plants and food.

2b Resposta possível: keeping the faucet open while brushing your teeth wastes water.

2c Resposta possível: plastic bags are disposable and can end up polluting the soil and the ocean, while cloth bags are reusable.

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a Resposta possível: clean water is essential for life.

3b Resposta possível: no, there are still lots of people who don’t have access to clean water around the world.

Time to think

Objetivo da seção

Refletir acerca das questões ambientais, de fórma a ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Um dos grandes desafios de se trabalhar um tema como o do meio ambiente é fazê-lo de fórma a reiterar sua relevância e presença na vida do estudante. Tratar da questão como se ela não afetasse direta e imediatamente a vida de cada um de nós apenas contribuiria para sua desvalorização. Por isso, a seção começa mostrando, por meio de imagens, a interação constante entre nosso cotidiano e o ambiente, seja por conta do uso que fazemos dos recursos naturais, seja pelos problemas provocados pela utilização irresponsável de tais recursos.

As questões 2 e 3 propõem a reflexão sobre ações diárias que podem ter impacto negativo na preservação do meio ambiente, assim como sobre o acesso à água e o aquecimento do planeta. Dependendo da região onde está localizada a escola, pode ser que a preocupação com esses problemas não faça parte da realidade dos estudantes e, nesse caso, é importante chamar a atenção para os contextos nos quais a sêca e a falta de infraestrutura adequada afetam a qualidade de vida das pessoas, muitas vezes provocando doenças e mortes.

Habilidade desenvolvida em Time to think


(ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

Ícone de atividade oral.

4. .

Reprodução de página da internet. Na parte superior, à esquerda, texto: Sky News. Menus: Home, UK, World, Politics, US, Ocean Rescue, Science and Tech, Business, Ents and Arts, Offbeat, Weather. À direita, barra de busca e botão em vermelho: Watch Live. Fotografia. Vista geral de areia de cor bege-claro, com dezenas de pedaços de madeiras e plásticos pequenos em preto, branco e cinza, espelhados.

South Africa’s ecological ‘nightmare’ after plastic pellets spill

South Africa is struggling to clean up billions of tiny plastic pieces, known as nurdles, which have coated 2.000km of coastline.

11:12, UK,

Saturday 24 February 2018

Fotografia. Vista geral de areia de cor bege-claro, com dezenas de pedaços de madeiras e plásticos pequenos em preto, branco e cinza, espelhados.
The spill from October can be seen on Durban's coastline

SKYNEWS. South Africa’s ecological ‘nightmare’ after plastic pellets spill. Reino Unido, 24 fevereiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/GqsnWq. Acesso em: 5 maio 2022.

b.

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    rídin

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    tesqui uon

    bifór rídin
    Ícone de atividade no caderno.

    1.

    Fotografia. Número um.  Em preto e branco. O ativista Martin Luther King Jr, visto do busto para cima, de frente para microfones sobre uma base. Ele tem  cabelos e bigode escuros, de camisa de gola clara, gravata e terno escuro, olhando para a esquerda, com a boca um pouco aberta.
    Cartaz. Número dois. À esquerda, mulher vista do busto para cima, com corpo voltado para a direita. Ela tem cabelos escuros e faixa preta sobre a cabeça, de blusa de mangas curtas em rosa. Ela olha para frente, com leve sorriso. Ao fundo, crianças negras vistas parcialmente e desfocadas. Texto: If you want to break the cycle of poverty, educate a girl. Graca Machel.Texto: If you want to break the cycle of poverty, educate a girl. Graca Machel.
    Fotografia. Número três. Vista geral de cozinha com dois jovens e uma mulher. À esquerda, menino em pé, de frente para uma geladeira. Ele tem cabelos lisos pretos, de camiseta verde, bermuda em tons de azul. Sentadas, de frente da mesa com comidas, menina de cabelos longos em castanho e blusa de mangas curtas em rosa. À direita, mulher sentada, de cabelos castanhos de blusa de mangas curtas em cinza e segurando na mão direita, jarra de suco em amarelo. Em segundo plano, armário com eletrodoméstico de cozinha.
    Fotografia. Número quatro. À esquerda, um homem visto da cintura para cima, com o corpo para a direita. Ele tem cabelos pretos encaracolados, camiseta branca e avental sobre ele em marrom. De frente para ele, uma tela grande clara com várias pinceladas em azul e vermelho. Ao fundo, parede em branco e marrom.
    1. árti

    d. politícs

    Respostas e comentários

    Objetivo da questão 4: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero, o suporte e o tema do texto.

    4a Respostas esperadas: it is about an ecological disaster in South Africa; by reading the headline.

    4b Resposta esperada: that the disaster affected a coastline.

    Pré-leitura

    Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre linguagem fotográfica e seus usos.

    1a: quatro

    1b: dois

    1c: três

    1d: um

    A questão 4, por sua vez, focaliza a poluição dos oceanos, outro problema que vem tomando grandes proporções e sobre o qual também é necessário refletir, como maneira de conscientizar sobre a urgência de ações ecologicamente responsáveis.

    professor ou professora, caso julgue conveniente, sugerimos considerar a possibilidade de enriquecer as discussões suscitadas pela seção por meio da indicação de documentários confiáveis acerca desses temas. Sugerimos, apenas para citar alguns, Uma verdade inconveniente (An Inconvenient Truth, Estados Unidos, 2006) e Flow: For Love of Water (Estados Unidos, 2008). Ao propor essas reflexões sobre a questão ambiental, é importante que se tenha como objetivo a construção de uma atitude que valorize, a um só tempo, os pequenos gestos individuais de mudança de hábitos e a organização e a mobilização coletivas, no sentido de cobrar a transformação das práticas econômicas globais em práticas sustentáveis e responsáveis quanto ao uso dos recursos naturais.

    Recomendamos que, respeitando as características de cada grupo de estudantes, você incentive o uso da língua inglesa durante as discussões propostas, mesmo que não exclusivamente.

    Para ler

    Caso deseje aprofundar seu conhecimento sobre a construção da visão moderna de natureza e meio ambiente, sugerimos a leitura de Wulf (2015).

    Reading

    Objetivo da seção

    Desenvolver a compreensão leitora por meio da interação ativa com textos dos gêneros discursivos fotorreportagem e discurso.

    Task 1

    A leitura de um gênero como a fotorreportagem pressupõe a necessidade de se compreender a carga semântica e o potencial de sentidos carregados pela linguagem fotográfica. Mais ainda, uma leitura fluente e aprofundada de textos desse gênero depende do desenvolvimento da possibilidade de construir ou reconstruiras relações de sentido geradas pela interação das duas semioses: a verbal e a imagética. Portanto, as questões em Before reading se concentram na reflexão sobre os usos e sentidos da fotografia em diferentes esferas, seu potencial informativo e sua relação com a linguagem verbal.

    Habilidades desenvolvidas em Reading


    • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
    • (ê éfe zero nove éle ih zero seis) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
    • (ê éfe zero nove éle ih zero sete) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
    Ícone de atividade oral.

    2.

    Citação. Fundo em bege-claro. Um papel em amarelo com texto em preto: A Picture is Worth a Thousand words.

    c.

    Ícone de atividade no caderno.
    1. ríd tchu lârn
        1. .

    ríd tchu lârn

    Eyes on grammar EXAMPLE 1

    Reprodução de página da internet. Título em branco em um fundo preto: International Business Times. Menu superior com texto em branco em um fundo preto: UK World, Business, Fintech, Technology, Science, Sport, Entertainment, Opinion, Video, Pictures.  Menu inferior em cinza e preto em fundo branco: Space, Environment, Health, Nature, Archaeology.

    Science Environment


    World Environment Day 2015: aerial photos show humanity’s impact on Earth

    By David Sim

    Updated December 30, 2015 11:33 GMT

    World Environment Day is observed annually on 5 June. The theme this year, “Seven Billion Dreams. One Planet. Consume with Care”, aims to raise awareness of how humanity, the environment and societies all rely on the responsible management of the planet’s natural resources.

    One of the ways in which we are spending our natural capital faster than it can reproduce is climate change. Greenhouse gases are emitted faster than they can be absorbed by our shrinking forests and oceans. Using up our natural resources leaves both the environment and humanity with grim prospects. Climate change and natural disasters as a result of global warming are some of the most obvious and significant consequences.

    To mark World Environment Day 2015, IBTimes UK shares aerial photos showing some of the ecological challenges faced by our planet – thanks to the people living on it.

    Respostas e comentários

    2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

    2a Resposta esperada: a single image may convey more information than an extensive verbal text.

    3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto.

    Leitura

    A fotorreportagem apresentada em Read to learn foi publicada a propósito do Dia Mundial do Meio Ambiente e uma das imagens que constam nela retrata uma inundação trazendo lixo para as casas às margens do Rio Negro em Manaus, Brasil. As orientações para a leitura com foco no propósito do texto e nas características do gênero discursivo podem ser complementadas por um convite à reflexão acerca das relações entre o tema do texto e as questões da realidade local.

    Fotografia. Número um. Vista do alto de um ferro-velho com destroços de motocicletas empilhadas, de cor cinza e outras em tons de vermelha.
    Fotografia. Número dois. Vista do alto de local com água, uma mulher sentada em uma pequena embarcação, com um caixote ao fundo com embalagens dentro. A mulher tem cabelos castanhos, de camiseta em azul-claro. Ao redor, na água, há lixo e manchas de óleo.
    Fotografia. Número três.  Vista do alto de local inundado com residências de paredes de madeiras e telhados, uma ao lado da outra. Entre elas, água parada com dejetos em tons de bege-claro.
    Fotografia. Número quatro.  Vista do alto de oceano com manchas de óleo grandes em verde e outras partes em cinza. À esquerda, parte menor com areia em bege-claro.

    SIM, D. World Environment Day 2015: 21 aerial photos show humanity’s impact on Earth. International Business Times. Reino Unido, 5 junho 2015. Disponível em: https://oeds.link/V2qIeq. Acesso em: 5 maio 2022.

    constrãquitchion minins
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.
    1. éf
      1. .
      1. .
      1. .
      1. .
    Respostas e comentários

    Compreensão leitora

    Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas e específicas no texto e fazer inferências.

    1a Resposta esperada: to raise awareness of the ecological challenges that the planet is facing nowadays.

    1b Resposta esperada: World Environment Day.

    1c:um

    1d:

    Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

    2a: T

    2b: F

    2c: F

    2d: T

    As questões propostas em Constructing meanings podem ser divididas em dois blocos: o primeiro com maior foco no conteúdo temático do texto e, o segundo, nas características composicionais do gênero discursivo. Os objetivos das questões relacionadas ao tema vão desde a compreensão global até a realização de inferências, passando ainda pelas compreensões seletiva e detalhada. As questões que focalizam características composicionais de uma fotorreportagem adquirem relevância especial por ser esse o gênero que será produzido pelos estudantes em Writing. Convém dar atenção, portanto, à reflexão sobre as características e os papéis desempenhados pelas fotos e suas legendas no gênero analisado.

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.
      1. .
      1. .
      1. .
      1. .
      1. .

    tésqui tchu

    bifór rídin
    Ícone de atividade oral.
    Fotografia. À esquerda, um homem visto da cintura para cima, atrás de púlpito azul. Ele tem cabelos escuros, de camisa de gola clara, gravata em azul e terno em preto. Mais ao fundo, bandeiras de vários países hasteadas uma ao lado da outra. Mais ao fundo, parede de cor azul, logotipo redondo e texto em branco: RIO plus twenty United Nations Conference on Sustainable Development.

    II.

    Fotografia. Uma mulher atrás de um púlpito cinza, vista dos braços para cima. Ela usa lenço em azul e laranja sobre a cabeça.  A mulher fala de frente para um microfone. Ao fundo, cortinas em verde.

    c. um

    Ícone de atividade no caderno.
    1. ríd tchu lârn
        1. .
        2. .
        1. Uorquixópi.
        2. .
        3. .
        1. enváironment.
        2. Sossáiti.
        3. .
    Respostas e comentários

    Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero fotorreportagem. 3: a, d

    Objetivo da questão 4: identificar características composicionais do gênero fotorreportagem.

    4a: P

    4b: C

    4c: P

    4d: C

    4e: P

    Pré-leitura

    Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero e o tema do texto.

    1a Resposta esperada: conferences.

    1b Resposta esperada: they are delivering speeches.

    1c Resposta pessoal.

    2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

    Task 2

    Nesta Task, explora-se o gênero discurso, que, embora seja mais comumente associado à modalidade oral, costuma ser produzido por escrito antes de ser pronunciado, e assim figura em diversas publicações e suportes. A ativação de conhecimento prévio proposta em Before reading envolve a observação e a reflexão sobre imagens de eventos como congressos e conferências e de conferencistas e palestrantes fazendo uso da palavra.

    A imagem um mostra uma palestra na ponto Caso ache pertinente, aproveite esse momento para verificar o que a turma entende por desenvolvimento sustentável. Este conceito é hoje bastante discutido na mídia e provavelmente os estudantes já possuam uma ideia do que ele represente. A troca de ideias poderá fazer com que essa compreensão se torne mais precisa, trazendo também uma maior compreensão de sua importância nos dias atuais. O conceito de desenvolvimento sustentável foi descrito em 1987 pelo Bruntland Commission Report como sendo “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem que comprometa a capacidade de futuras gerações responderem satisfatoriamente às suas próprias necessidades”.

    ríd tchu lârn

    Eyes on grammar EXAMPLE 1

    Discurso. Title: OPENING SPEECH. Subtitle: The Honorable Henry Kajura Minister of Water, Energy, Minerals and Environmental Protection Delivered by Mrs. J. A. Ocaya-Lakidi Acting Permanent Secretary and Secretary for Environmental Protection, Uganda Speech: Ladies and gentlemen, This conference comes at an opportune time, when African countries are striving to improve the living conditions of their people without compromising the limited natural resources on which they depend now and for the future. (line five) As the theme of today’s conference states, 'Environment and Settlement' are issues of major importance which require thorough deliberations. I am indeed hopeful that this August assembly will adequately address the issues at hand, for the future of our countries may well depend on the results of your discussions. The problems of environment and settlement in Africa are well-known. There is a rapid (line ten) upward population growth, which is increasingly putting pressure on limited resources such as agricultural land. Wherever people settle they must utilize the local resources. The problem becomes serious when utilization of these resources is coupled with poor management practices found in many African countries. Thus environmental degradation, population growth and settlement cannot be divorced from each other. (line fifteen) Human settlements, in simple terms, refer to places where people live and work. They are important areas for economic and social activities. Human settlements in most African countries are short of the necessary facilities associated with a good human environment, for example, clean drinking water, drainage and adequate sanitation, lighting, ventilation, space and protection from pollution. Worse still, many settlements are built of materials that are (line twenty) not sufficiently protected from a number of environmental hazards, like rain and fire. Other essential needs which are lacking include sufficient and easily accessible roads, schools, health centers, financial institutions and commercial and recreational services. The record of African settlements and their impact on the environment is not impressive. Settlement patterns always affect the way resources are shared and hence used. In the arid (line twenty-five) areas of Africa, for example, where nucleated settlement patterns occur, land has become dangerously degraded due to over-concentration of people in a small area. Associated with this is the periodic migration from one nucleus to another, creating patches of degraded environment, which in the long run leads to a systematic desertification process.

    COOK, C. (edição). Involuntary resettlement in Africa: Selected papers from a conference on environment and settlement issues in Africa. Washington, D.C., Estados Unidos da América: The World Bank, 1994. página 209-211.

    Respostas e comentários

    O texto apresentado em Read to learn é a parte inicial do discurso de abertura de uma conferência de países africanos sobre meio ambiente e assentamentos humanos realizada em 1994.

    constrãquitchion minins
    Ícone de atividade no caderno.
            1. Ocaya-Lakidi
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.

    3.

    improve  patches  patterns  striving  thorough

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.
    1. .
    Respostas e comentários

    Compreensão leitora

    Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas e implícitas e fazer inferências.

    1a Resposta esperada: it is about the environmental problems associated with human settlements in African countries.

    1b: dois

    1c Resposta esperada: because his name appears immediately below the title of the text.

    1d Resposta esperada: to the people (the delegates) of African countries attending the conference.

    1e Resposta esperada: because it is the first speech of the conference, that is, it opens the event.

    Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

    1a Resposta esperada: places where people live and work.

    1b Resposta esperada: rain and fire.

    1c Resposta esperada: upward”, “growth” and “increasingly”.

    Objetivo da questão 3: refletir sobre o sentido de palavras no texto.

    3um: thorough

    3dois: patches

    3três: improve

    3quatro: patterns

    3cinco: striving

    Objetivo da questão 4: identificar informações explícitas no texto.

    4a:

    4b Resposta esperada: clean drinking water, drainage and adequate sanitation, lighting, ventilation, space and protection from pollution.

    4c Resposta esperada: easily accessible roads, schools, health centers, financial institutions and commercial and recreational services.

    4d Resposta esperada: because of over-concentration of people in small areas.

    4e Resposta esperada: they may become deserts.

    5 Respostas pessoais. Objetivo da questão 5: formular hipóteses sobre a continuação do texto.

    Por se tratar de um texto com vocabulário um pouco menos usual e, de certa fórma, mais técnico, há em Constructing meanings, além de questões com os objetivos mais frequentemente trabalhados, outras com foco maior na reflexão sobre o sentido de palavras e expressões em uso. Caso considere conveniente, essa pode ser uma oportunidade para orientar os estudantes sobre a utilização do dicionário. Para tanto, sugerimos propor uma primeira leitura do texto com o intuito de fazer um levantamento das palavras desconhecidas, seguida de uma avaliação acerca de sua importância para a compreensão do trecho em foco. Após essas etapas, a consulta ao dicionário poderá ser feita em duplas ou pequenos grupos. Por um lado, é importante que a tarefa seja realizada da maneira mais autônoma possível; por outro, é fundamental que você, professor ou professora, esteja à disposição para auxiliar na busca dos estudantes e dirimir quaisquer dúvidas que surjam quanto à consulta ao dicionário.

    think a lítol mór
    Ícone de atividade oral.
    1. .
      1. Uma das imagens da fotorreportagem da tesqui uon mostra lixo boiando nas águas do Rio Negro, Brasil. O que vocês sabem sobre problemas ambientais do Brasil? Que medidas deveriam ser adotadas para lidar com esses problemas?
      1. O discurso da tésqui tchu é de 1994. Se levarmos em consideração as condições de vida hoje em Uganda e em outros países africanos, esse discurso ainda poderia ser usado nos dias atuais? Por quê?
      1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre as condições de vida em um assentamento africano (como o descrito na ) e os assentamentos existentes na sua comunidade?
      1. Como más condições de vida, como as descritas na , afetam o meio ambiente?
      1. O que deveria ser feito para promover o uso sustentável dos recursos naturais e melhorar as condições de vida em comunidades semelhantes às descritas na ?

    lissenin

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Task 1

    bifór listenin

    Ícone de atividade oral.
    Fotografia. Um homem visto de costas, à esquerda, dos ombros para cima. Ele tem cabelos e barba claros e ralos, de boné em azul sobre a cabeça, camiseta verde e mochila cinza nas costas. Ele segura na mão direita um cartaz sobre uma haste de madeira, escrito: The climate is changing, why aren’t we?

    II.

    Fotografia. À esquerda, um homem visto da cintura para cima, de cabelos e barba rala em preto, com camiseta cinza e segurando na mão direita, um cartaz branco com texto preto: There is no planet B. Mais atrás, uma mulher, de cabelos escuros, com par de óculos de sol sobre a cabeça, blusa clara, mochila preta sobre as cotas. Ela olha para frente sorrindo e segurando um cartaz nas mãos, com texto ilegível.

    III.

    Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, atrás de um púlpito em preto, com logotipo das Nações Unidas em dourado. A mulher tem cabelos brancos, usa blusa em tons de bege e sobre a cabeça e ombro esquerdo, um lenço em rosa-claro. Ela fala perto de dois microfones pretos. Ao fundo, parede em tons coloridos à esquerda e texto em preto à direita: Summit 2014. Catalyzing Action. #Climate2014.

    IV.

    Fotografia. O ator Leonardo DiCaprio, de frente para púlpito preto, visto da cintura para cima. Ele tem cabelos e barba claros, usa camisa de gola branca, com gravata e terno em cinza. O ator fala perto de dois microfones pequenos sobre um púlpito com o símbolo das Nações Unidas em dourado.
    Respostas e comentários

    1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal.

    1a Resposta possível: supervisão de atividades econômicas que sejam potencialmente perigosas para o meio ambiente, aplicação de leis que protejam recursos naturais, responsabilização de donos de empresas por danos ambientais causados por suas atividades, dentre outros.

    1b Respostas possíveis: sim; esse discurso ainda é relevante porque ainda há muitos problemas ambientais e de assentamento em Uganda e em outros países africanos.

    1d Resposta possível: a falta de instalações de drenagem e de saneamento básico, por exemplo, leva à poluição da água e degradação do solo.

    1e Resposta possível: os governantes deveriam prover serviços essenciais, incluindo educação sanitária e ambiental, para todas as comunidades sob sua administração.

    Listening

    Pós-leitura

    Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto. 1 Resposta esperada: in images um and dois, people are participating in demonstrations; in images três and quatro, people are giving speeches at conferences.

    Think a little more

    As discussões propostas em Think a little more visam relacionar algumas das questões ambientais levantadas pelos dois textos lidos diretamente ao contexto brasileiro. Caso considere adequado, recomendamos aproximar ainda mais a leitura crítica dos textos ao contexto da comunidade em que os estudantes vivem e estudam. A relação entre questões ambientais e direitos humanos e sociais básicos também é sugerida aqui, cabendo a você, professor ou professora, com o conhecimento da realidade local e do seu grupo de estudantes, decidir sobre o grau de aprofundamento adequado a essa reflexão.

    Para ler

    Caso tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos acerca dos usos, funções e sentidos da fotografia na esfera jornalística, recomendamos a leitura de Buitoni (2011). Em vista da atual carência de trabalhos específicos sobre o ensino de gêneros que estão na interseção entre o escrito e o oral, como o discurso, recomendamos o livro de Marcuschi e Dionísio (2007), pois aborda a oralidade e menciona gêneros orais da esfera acadêmica que possuem relações estreitas com os gêneros escritos.

    Listening

    Objetivo da seção

    Aprofundar os conhecimentos sobre os gêneros discursivos trabalhados na unidade por meio da compreensão oral de um discurso.

    Task 1

    Em Before listening, lançamos mão mais uma vez da exploração de textos verbovisuais para ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema trabalhado e a situação comunicativa em que se insere o texto a ser compreendido. Essa relação constante entre textos verbal e não verbal contribui para o aumento da consciência das relações entre semioses diversas, mesmo quando utilizada para introduzir o trabalho com gêneros de menor complexidade quanto a esse aspecto, como é o discurso mais tradicional, apresentado aqui.

    Habilidades desenvolvidas em Listening


    • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
    • (ê éfe zero nove éle ih zero dois) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
    • (ê éfe zero nove éle ih zero três) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.
      1. umênddois
      1. três
      1. umdoisêndtrês
      1. quatro
    Ícone de atividade no caderno.
    1. líssen tchu lârn
        1. muvi.
        2. .
        3. .
        1. .
        2. .
        1. .
        2. .

    líssen tchu lârn

    Ícone de atividade de áudio.

    Eyes on grammar EXAMPLE 2

    Speech – Parts um, dois and três

    Title: Leonardo DiCaprio (UN Messenger of Peace) at the opening of Climate Summit 2014

    Date: September 23, 2014

    Source: United Nations

    DICAPRIO, L. (UN messenger of peace) at the opening of the Climate Summit 2014. [Nova York, Estados Unidos da América]: Nações Unidas, 23 setembro 2014. 1 vídeo (3 minutos 58 segundos). Disponível em: https://oeds.link/ERTDrI. Acesso em: 5 maio 2022.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    constrãquitchion minins

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. um.
        1. .
        2. .
        1. .
        2. .
    Respostas e comentários

    Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

    2a Resposta esperada: there is a question on the sign in image I asking people why they aren’t changing their habits if the climate itself is changing due to people’s bad habits, while the sign in image II warns people that there is only one planet for them to live on, so they must take good care of it; both signs are about taking care of our planet.

    2b Resposta pessoal. Resposta possível: she seems to be participating in a conference related to climate.

    2c Resposta esperada: all these images are related to environmental issues.

    2d Respostas esperadas: Leonardo DiCaprio; he is an actor.

    2e Resposta pessoal. Resposta possível: he’s delivering a speech.

    2f Resposta esperada: Because he is a public figure, so he attracts a lot of attention to this cause.

    3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto.

    Compreensão auditiva

    Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e implícitas; compreender globalmente o texto; identificar características composicionais do gênero discurso e fazer inferências.

    1a Resposta esperada: Leonardo DiCaprio.

    1b: dois

    1c: um

    1d Resposta esperada: he thanks and greets the members of the audience.

    1e Resposta esperada: to heads of state and world leaders.

    Propomos também a discussão sobre a participação de figuras públicas em eventos de diferentes naturezas, a razão e as consequências do apoio dado à causa.

    professor ou professora, talvez seja interessante pedir aos estudantes que contribuam com o nome de outras figuras públicas que também defendem causas publicamente, mencionando quais são essas causas.

    Após o trabalho de ativação de conhecimento prévio e formulação de hipóteses, apresentamos, em Listen to learn, o discurso de Leonardo DiCaprio, ator e mensageiro da paz da ONU, durante a Cúpula do Clima realizada pela ONU em 2014. Em virtude de sua extensão, o áudio foi dividido em três faixas, de fórma a permitir maior concentração dos estudantes em um trecho por vez, facilitando a compreensão sem sacrificar a integridade da fala proferida. Recomenda-se atenção, durante a escuta, não somente ao tema geral e às especificidades do conteúdo, mas também às características do gênero, incluindo os movimentos retóricos de abertura e encerramento, cujos sentidos e funções ficam muito mais claros quando interagimos com o texto em sua modalidade oral.

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. dois
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. três
    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade de áudio.
    1. três
    Ícone de atividade no caderno.
    1. éf
      1. .

    think a lítol mór

    Ícone de atividade oral.

    1.

    Fotografia. Uma pessoa segurando um cartaz em azul-claro e texto: Science is not a conspiracy. Ao fundo, pessoas em pé, aglomeradas, vistas parcialmente.
    Respostas e comentários

    Objetivo da questão 2: identificar informações específicas e explícitas no texto.

    2a Resposta esperada: because an actor plays fictitious characters solving fictitious problems, and the first attitude of mankind towards climate change was treating it as if it were a fictitious problem, not a real one.

    2b Resposta esperada: he means that either the authorities in the audience make history by taking action to solve the climate problem or history will treat them as villains for not having done anything.

    2c: três

    Objetivos da questão 3: identificar informação e reconhecer características composicionais do gênero discurso.

    3a Resposta esperada: to persuade the audience to follow his ideas.

    3b Resposta esperada: he says “thank you” before he stops speaking.

    Objetivo da questão 4: identificar informações específicas no texto.

    4:

    Objetivo da questão 5: identificar informações específicas no texto.

    5a: T

    5b: T

    5c: F

    5d: F

    Pós-audição

    1 Resposta pessoal. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto.

    1 Resposta possível: no discurso, o orador menciona que a humanidade costumava olhar para as mudanças climáticas como se fossem ficção, em vez de um fato; embora agora existam muitas evidências científicas de que o problema é real, algumas pessoas insistem em negá-lo por considerar evidências científicas parte de uma conspiração para enganar o público.

    As questões 1, 2, 3 e 4 em Constructing meanings referem-se às faixas que compõem o discurso. Já a questão 5 retoma a integralidade do discurso como foco de compreensão. Incluída nessas questões está a distinção entre informações essenciais e periféricas, bem como o exercício de fazer anotações durante a escuta, habilidade de vital importância para os estudos da língua inglesa, como apontado pelo texto da Bê êne cê cê.

    Think a little more

    Em Think a little more, retomamos o convite ao estabelecimento de relações entre os textos oral, escrito e imagético como motivação para a reflexão, de suma importância na atualidade, sobre as diferenças entre fato e ficção, evidência científica e opinião construída retoricamente como fato. A mudança climática é um tema particularmente adequado a essa reflexão, já que uma das estratégias de grupos contrários à discussão do assunto é, muitas vezes, produzir um discurso que nega a veracidade do fenômeno ou que exime o ser humano de responsabilidade sobre ele, considerando-o uma consequência de causas naturais. Essa discussão contribui para a formação do senso crítico dos estudantes, ajudando-os a valorizar o saber científico como fundamento para avaliar o que acontece no mundo, observando causas e consequências. Em contrapartida, as questões também incentivam a reflexão acerca dos papéis desempenhados por especialistas, não especialistas, celebridades, ativistas, entre outros na construção coletiva de encaminhamentos de soluções para os problemas ambientais contemporâneos.

    professor ou professora, caso perceba como sendo possível com sua turma, permita e incentive que as discussões ocorram em língua inglesa. Procure promover junto aos seus estudantes um ambiente de coopração e de crescimento conjunto.

      1. Por que Leonardo DiCaprio diz em seu discurso que apenas incentivar as pessoas a mudar seus hábitos não é o bastante?
      1. O que o cidadão comum pode realmente fazer para solucionar questões ambientais locais e globais? Qual é o papel que indústrias e governos têm nessas questões?
      1. Qual é a sua opinião sobre o engajamento de artistas em causas políticas e humanitárias? Esse engajamento é comum?

    lenguagi in équitchon

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade no caderno.

    1.

    “We need to end the free ride that industrial polluters have been given in the name of a free market economy. They do not deserve our tax dollars. They deserve our scrutiny; for the economy itself will die if our ecosystems collapse.”

    1. previous fragment
      1. .
      2. cândíchân.
      3. .
    Versão adaptada acessível

    Atividade 1, item b.

    The sentence "the economy itself will die if our ecosystems collapse”

    1. provides instructions.
    2. expresses a general truth.
    3. describes a probable result of an action.
      1. .
    Ícone de atividade no caderno.

    2.

    Eyes on grammar EXAMPLE 2

    Reprodução de página da internet.

    Retirement announcement by former President Nelson Mandela

    1 June 2004

    I am turning 86 in a few weeks time and that is a longer life than most people are granted. I have the added blessing of being in very good health, at least according to my doctors. I am confident that nobody present here today will accuse me of selfishness if I ask to spend time, while I am still in good health, with my family, my friends and also with myself.

    Respostas e comentários

    2a Resposta possível: porque a crise atingiu um nível em que não pode ser solucionada por ações individuais; ela apenas pode ser revertida por mudanças drásticas na fórma como grandes empresas e autoridades lidam com os recursos naturais.

    2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir criticamente sobre o tema do texto.

    Objetivo da questão 1: identificar e refletir sobre o uso das condicionais de tipo 1.

    1a: dois

    1b: três

    1c: um

    1d: dois

    Objetivo da questão 2: refletir sobre e praticar o uso de condicionais do tipo 1.

    Language in action

    Objetivo da seção

    Refletir sobre orações condicionais, da voz ativa e da voz passiva, e praticar esses elementos gramaticais.

    A seção traz fragmentos de discursos proferidos por Leonardo DiCaprio, Malcolm X e Nelson Mandela, a fim de promover a identificação das funções, dos usos e efeitos de sentido, de maneira contextualizada, dos seguintes aspectos linguísticos: orações condicionais do tipo 1 (If-clauses), voz ativa e voz passiva. Os discursos de Leonardo DiCaprio buscam apresentar e exercitar os usos das condicionais de tipo zero (If + pres. – pres.) para expressar regras e instruções e condicionais de tipo 1 (If+ pres. – will verb) para expressar condições possíveis, prováveis de se tornarem realidades. Essa prática tem continuidade nas atividades propostas para o discurso de Nelson Mandela.

    A partir de excertos do texto “World Environment Day 2015” cria-se espaço contextualizado para a prática da voz passiva. Procura-se dar ênfase ao contraste com a voz ativa, chamando atenção, de fórma mais cuidadosa, para os efeitos de sentido sugeridos pelo uso de uma ou de outra. O trecho do discurso de Malcolm X é particularmente feliz neste aspecto, pois traz em um fragmento curto, mas significativo, as duas construções para se referir à mesma ação e às mesmas pessoas, tendo a passagem da voz passiva à voz ativa um efeito retórico considerável, adequado a seus propósitos e de fácil percepção, ainda que seja recomendável auxiliar os estudantes em sua compreensão.

    Habilidade desenvolvida em Language in action


    (ê éfe zero nove éle ih um cinco) Empregar, de modo inteligível, as fórmas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (ifclózes).

    One of the things that made me long to be back in prison was that I had so little opportunity for reading, thinking and quiet reflection after my release. I intend, amongst other things, to give myself much more opportunity for such reading and reflection. And of course, there are those memoirs about the presidential years that now really need my urgent attention.

    I do not intend to hide away totally from the public, but henceforth I want to be in the position of calling you to ask whether I would be welcome, rather than being called upon to do things and participate in events. The appeal therefore is: don’t call me, I’ll call you.

    MANDELA, N. Retirement announcement by former President Nelson Mandela. Joanesburgo, África do Sul, 1º junho2014.

      1. .
      2. .
      3. .
    Versão adaptada acessível

    Atividade 2, item a.

    “If” is used in the sentence "I am confident that nobody present here today will accuse me of selfishness if I ask to spend time, while I am still in good health, with my family, my friends and also with myself." to introduce

    1. a cause.
    2. a condition.
    3. a consequence.
      1. .
      2. .
    Ícone de atividade no caderno.

    3. .

    World Environment Day is observed annually on 5 June.”

    Greenhouse gases are emitted faster than they can be absorbed by our shrinking forests and oceans.”

    1. previous sentences
    Versão adaptada acessível

    Atividade 3, item c.

    In the sentences above, what is the relationship of the expressions "World Environment Day", "Greenhouse gases" and "they" to the actions performed?

    1. The elements in bold actively perform the actions.
    2. The elements in bold suffer the action.
    Respostas e comentários

    2a: dois

    2b: um

    2c: dois

    2d: um

    Objetivos da questão 3: identificar e refletir sobre usos e fórmas da voz passiva.

    3a: um

    3b: um

    3c: dois

    A seção propõe, ainda, prática e reflexão sobre elementos composicionais e estilísticos da fotorreportagem, mais especificamente as características das relações entre as fotografias e suas legendas. A seção retoma, assim, uma reflexão que já havia sido introduzida em Reading, mantendo o foco nas relações entre semioses diversas que perpassam toda a unidade.

    Para ler

    Para saber mais sobre ensino e leitura de textos multissemióticos/multimodais, recomendamos a leitura de Gomes (2017).

    Ícone de atividade no caderno.
      1. dei
        1. .
        2. .
    Ícone de atividade no caderno.

    5.

    “I didn’t create the race problem. And you know, I didn’t come to America on the Mayflower or at my own volition. Our people were brought here involuntarily, against our will. So if we pose the problem now, they shouldn’t blame us for being here. They brought us here.”

    PERRY, B. (edição). Malcolm X: the last speeches. New York: Pathfinder Press, 1989. página 156.

    c.

    ráitin

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    rit de rroudi

    In pairs, you are going to produce a photo report about any relevant local or global environmental issue to be part of an advertising campaign in favor of environmental protection. Remember you have already seen an example of photo report in Task 1 (Reading).

    1.

    For the written production

    What is the discursive genre?Photo report.

    What is the theme?A local or global environmental issue.

    What is the objective? To inform readers about an environmental issue and to persuade them to participate in an environmental protection campaign.

    At whom is it aimed?Local residents or the school community.

    How and where is it going to be presented? On school notice boards, as part of an environmental protection campaign.

    Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

    Respostas e comentários

    Objetivo da questão 4: refletir sobre usos e fórmas da voz passiva.

    4a: um

    4b: um

    Objetivo da questão 5: refletir sobre usos e fórmas da voz passiva.

    5a Resposta esperada: They brought us here.

    5b Resposta esperada: It is in the passive voice.

    5c Resposta esperada: It is in the active voice.

    Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido.

    Writing

    Objetivo da seção

    Aprofundar o conhecimento sobre características do gênero fotorreportagem por meio da produção escrita.

    Nesta seção, os estudantes são chamados a produzir, em duplas, uma fotorreportagem sobre problemas ambientais locais ou globais para integrar uma campanha da escola sobre o tema. Consideramos que este pode ser um momento oportuno para propor o envolvimento de todos os membros da instituição nessa questão tão importante para o futuro da humanidade.

    Na medida do possível, sugerimos que incentive a produção da fotorreportagem sobre questões locais. Acreditamos que será uma experiência muito enriquecedora para os estudantes investigar questões de sua própria comunidade, entrevistar moradores, tirar fotos etcétera., de maneira que levantem todo o material necessário para a produção do texto a partir da realidade de sua comunidade. Contudo, sabemos que essa não é uma possibilidade viável ou adequada a todas as escolas e turmas. Por isso, há também a possibilidade de a produção abordar um problema global e utilizar fotos de fontes diversas. Nesse caso, é importante chamar a atenção dos estudantes para a necessidade de referenciar as fontes.

    Habilidades desenvolvidas em Writing


    • (ê éfe zero nove éle ih zero nove) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
    • (ê éfe zero nove éle ih um zero) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
    • (ê éfe zero nove éle ih um um) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de fórma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).

    túlbóks

    Ícone de atividade no caderno.

    istép béqui

    Ícone de atividade no caderno.
    Ícone de atividade no caderno.

    2.

    piti istopi

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade oral.
    Respostas e comentários

    1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo, as características composicionais e uma versão inicial da fotorreportagem.

    1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da fotorreportagem.

    Objetivo da questão 2: fazer a versão final da fotorreportagem.

    Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens e sua relação com o tema da unidade, o contexto brasileiro e a experiência pessoal.

    1a Resposta esperada: they all show environmental problems.

    1b Resposta pessoal.

    Pit stop

    Objetivo da seção

    Retomar as imagens de abertura da unidade e fazer uma releitura delas, relacionando-as ao tema da unidade, ao contexto brasileiro e às experiências pessoais dos estudantes.

    professor ou professora, caso exista alguma associação ou organização de defesa do meio ambiente em sua localidade, estude a possibilidade de convidar um representante dela para ir à escola conversar com estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Ao compartilhar suas ideias e crenças esse profissional poderá despertar em toda a comunidade uma atitude positiva em relação ao cuidado com o meio ambiente e com a necessidade cada vez mais premente de um desenvolvimento sustentável. Insistimos na importância de construir uma atitude que valorize tanto as ações individuais quanto as coletivas na busca por fórmas de viver mais responsáveis e sustentáveis no que diz respeito ao uso dos recursos naturais e das relações com o meio ambiente.

    Habilidades desenvolvidas em Writing


    (ê éfe zero nove éle ih um dois) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on láine, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.

    Habilidade desenvolvida em Pit stop


    (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

    d.

    thinkirôver

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade no caderno.
      1. O que você aprendeu sobre meio ambiente e sobre sustentabilidade nesta unidade?
      1. Houve algum aspecto discutido nesta unidade que tenha levado você a mudar de opinião? Qual?
      1. O que você aprendeu sobre fotorreportagens? E sobre discursos?
      1. Foi difícil criar uma fotorreportagem? Por quê?
      1. Quais estratégias você usou para compreender e empregar o vocabulário novo?
      1. Como você avalia sua aprendizagem nesta unidade?

    I.

    Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

    II. gud

    Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

    III.

    Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

    áison grémer

    Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade, bem como as palavras e expressões destacadas. Preste atenção às observações que as seguem.

    Versão adaptada acessível

    Eyes on Grammar.

    Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade. Preste atenção às palavras e expressões que serão explicadas pelas observações que as seguem.

    egzâmpol uan

    “World Environment Day is observed annually

    (página 58)

    “Scrapped motorbikes are piled up at a scrapyard

    (página 59)

    “Thus environmental degradation, population growth and settlement cannot be divorced from each other.”

    (página 61)

    many settlements are built of materials

    (página. 61)

    the way resources are shared

    (página61)

    Respostas e comentários

    1c Respostas pessoais.

    1d Respostas pessoais.

    1 Respostas pessoais.

    Think it over

    Objetivo da seção

    Realizar uma avaliação da própria aprendizagem sobre a compreensão leitora dos gêneros fotorreportagem e discurso, sobre a compreensão oral de discursos e sobre a produção escrita de fotorreportagens.

    As perguntas propostas nesta seção ajudam os estudantes a identificar e avaliar a sua aprendizagem na unidade. Com a finalização do primeiro bimestre letivo, este momento é propício para reforçar a necessidade do posicionamento dos estudantes sobre o andamento de sua aprendizagem e, com isso, verificar se as estratégias e os procedimentos utilizados têm sido bem-sucedidos ou se são necessárias mudanças para que o desempenho da turma ou de estudantes com alguma dificuldade possa melhorar. Caso seja necessário reforçar alguns conteúdos, indicamos o uso do apêndice There is more e das Atividades complementares presentes na introdução do Manual do Professor.

    Eyes on grammar

    Objetivo da seção

    Sistematizar os conhecimentos sobre orações condicionais do tipo 1 (If-clauses), voz ativa e voz passiva, tomando como base os textos utilizados na unidade.

    professor ou professora, o aprendizado da fórma e dos sentidos das orações condicionais do tipo 1 (If-clauses) é de grande importância, pois servirá de base para a progressão da aprendizagem, quando da introdução das orações condicionais do tipo 2. Se considerar necessário, exponha os estudantes às fórmas correspondentes em português, a fim de garantir a compreensão da lógica e dos sentidos da construção. No que diz respeito à comparação e ao contraste entre as vozes ativa e passiva, sugerimos, caso haja a possibilidade, trazer manchetes de jornais, em português e em inglês, sobre o mesmo assunto e com as duas vozes, para demonstrar na prática os efeitos de sentido do uso de uma ou de outra construção.

    Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


    (ê éfe zero nove éle ih um cinco) Empregar, de modo inteligível, as fórmas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (ifclózes).

    PASSIVE VOICE / VOZ PASSIVA

    Verb to be /
    Verbo
    to be

    Past participle /
    Particípio passado

    World Environment Day is

    observed annually.

    Scrapped motorbikes are

    piled up at a scrapyard.

    ACTIVE VOICE /
    VOZ ATIVA

    PASSIVE VOICE /
    VOZ PASSIVA

    Annually people observe World Environment Day.

    World Environment Day is observed annually.

    People build many settlements of materials [...]

    Many settlements are built of materials [...]

    • A voz passiva é usada para enfatizar a ação em vez do agente.
    • O agente pode ser tanto omitido quanto incluído depois do pést párticipou, introduzido pela partícula “bái”.
    • Os efeitos produzidos pela escolha da voz passiva incluem, por exemplo, não enfatizar muito o agente da ação.
    • A voz ativa, por outro lado, tem o efeito oposto: chama a atenção para o agente da ação.
    • Veja o apêndice líst óvirégiuler vãrbs (página 200) para verificar o pést párticipou de verbos irregulares.

    egzâmpol tchu

    “They deserve our scrutiny; for the economy itself will die if our ecosystems collapse.”

    (página 64; Speech – Part doisum)

    “I am confident that nobody present here today will accuse me of selfishness if I ask to spend time, while I am still in good health, with my family, my friends and also with myself.”

    (página. 66)

    FIRST CONDITIONAL SENTENCES /
    ORAÇÕES CONDICIONAIS DO TIPO 1

    If + present simple (if-clause) /
    If + presente simples (oração com if)

    will + bare infinitive (main clause) /
    will + infinitivo (oração principal)

    If our ecosystems collapse,

    the economy itself will die

    will + bare infinitive (main clause) /
    will + infinitivo (oração principal)

    If + present simple (if-clause) /
    If + presente simples (oração com if)

    The economy itself will die

    if our ecosystems collapse.

    Orações condicionais do tipo 1 são usadas para expressar um resultado provável no futuro, desde que uma condição seja satisfeita.

    Respostas e comentários

    Caso não consiga encontrar manchetes sobre o mesmo assunto nas duas vozes, construa, com os estudantes, uma manchete possível com base na reescrita de algum exemplo apresentado, alterando a voz utilizada. Reflita com os estudantes acerca dos efeitos causados pela adoção de uma ou de outra voz.

    Referências bibliográficas

    BRASIL. Lei nº 9 795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: Brasília, Distrito Federal, página 1, 28 abril 1999.

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, Distrito Federal, número 116, página 70-71, 18 junho 2012.

    BUITONI, D. H. S. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.

    GOMES, R. Gêneros multissemióticos e ensino: uma proposta de matriz de leitura. In: Trem de Letras, volume 3, número 1, 2017.

    MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (Organização.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

    WULF, A. The Invention of Nature Alexander von Humboldt’s New World. Nova York: Alfred A. Knopf Books, 2015.