iuniti fórlenguadges óv sáins

Fotografia. Número um. Um homem agachado com o corpo voltado para a esquerda. Ele tem cabelos escuros lisos penteados para trás, usa um par de óculos de grau em preto, camiseta em cinza e avental preto por cima. Nas mãos, uma luva azul. Ele olha para um pé de tomate com galhos finos em verde e com tomates vermelhos pequenos. Há vários outros pés de tomates ao fundo.
Fotografia. Número dois. Um homem sentado, de frente para uma mesa, com o corpo para a direita, manipulando um microscópio branco. Ele tem cabelos e barba rala preta, de par de óculos transparente, jaleco e par de luvas nas mãos em branco e calça jeans azul. A mão esquerda sobre as lentes do microscópio e a mão direita sobre a mesa. Perto da mesa, estante com outros objetos de laboratório.
Fotografia. Número três.  Uma mulher vista de frente, dos ombros para cima. Ela tem cabelos trançados em preto para trás, com par de óculos de grau no rosto, par de luvas brancas. Na mão direita, ela segura uma pipeta transparente e na mão esquerda, um objeto redondo transparente.
Fotografia. Número quatro. Uma mulher vista do busto para cima, com o corpo voltado para a esquerda, de frente para uma mesa de madeira. Ela tem cabelos curtos em castanho e usa uma camisa em vermelho-escuro. Tem em mãos um grande livro aberto. O livro tem capa em couro marrom com um símbolo dourado no meio, e outras decorações douradas nas bordas. Em segundo plano, estante desfocada com muitos livros.
Respostas e comentários

UNIT 4

professor ou professora

Esta unidade tem como objetivo principal abordar os gêneros discursivos resenha de livro, coluna de opinião e conferência. A temática principal enfoca a relação entre a difusão do conhecimento científico e a expansão global da língua inglesa, debatendo seus aspectos positivos e negativos. Além disso, outras questões relacionadas à divulgação e à compreensão de estudos científicos são discutidas, no intuito de aprofundar essa reflexão. Essa discussão faz-se necessária na medida em que a comunidade científica mundial precisa avançar no compartilhamento de estudos e descobertas importantes para a humanidade. No entanto, é imperativo debater acerca não somente da marginalização de outras línguas no contexto científico mas também da diminuição ou não divulgação de pesquisas e publicações elaboradas em outras línguas que não a inglesa. Dessa fórma, consideramos que será permitida aos estudantes uma visão ampla do assunto em foco para que formem suas próprias opiniões.

A unidade objetiva, ainda, aprofundar as competências leitora e oral por meio de atividades que promovem a reflexão crítica sobre o tema. A transversalidade e a interdisciplinaridade estão construídas com as Ciências Humanas, em função da temática desenvolvida; no entanto, a divulgação de pesquisas é uma questão importante para todas as áreas do conhecimento.

Esta pode ser uma boa oportunidade para debater a importância do inglês para além da sala de aula, algo que provavelmente os estudantes já percebam em função da indústria cultural, ainda que talvez desconheçam o papel dessa língua na difusão do conhecimento. Por outro lado, é importante também discutir a hegemonia do inglês em diversos âmbitos, inclusive na produção acadêmica, o que, em alguns casos, pode sufocar o uso de outras línguas, inclusive as não minoritárias, como o português, o mandarim e o espanhol. Assim, as questões a seguir podem ser levadas à turma para reflexão: qual é a necessidade de publicar em inglês um estudo linguístico sobre a língua portuguesa ou um estudo de caso sobre a educação no Brasil? Até que ponto essa atitude seria de fato necessária ou uma imposição originada de uma certa visão da língua inglesa como a única capaz de promover a divulgação de pesquisas científicas?

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia. Número cinco. Um homem visto da cintura para cima, de frente para mesa com aparelhos eletrônicos e cabos coloridos. O homem tem cabelos e barba rala em preto, de camiseta de gola em xadrez em branco, marrom e cinza. Ele segura um aparelho fino em formato de caneta na cor preta na mão direita, ponta cinza perto dos cabos coloridos. Ao fundo, torre de ferro, cabos e, acima, rolo de fio em cinza.
Fotografia. Número seis. Uma mulher com o corpo voltado para a esquerda, vista da cintura para cima. Ela tem cabelos escuros presos atrás em coque, com par de óculos de proteção grandes transparentes, jaleco branco e par de luvas azuis. Ela segura na mão direita um objeto fino em tons de azul e amarelo, perto de um pote, próximos a tubos de ensaio. Ao fundo, laboratório desfocado.
Fotografia. Número sete. . Um homem à esquerda, com o corpo voltado para a direita, de cabelos escuros, usando par de óculos de grau e camiseta com botões em preto. O homem está inclinado de frente para um equipamento de aço com partes redondas e vários parafusos. Parece estar inserindo um pequeno objeto no equipamento. Abaixo, as mãos de uma pessoa que não aparece na imagem, usando luvas azuis, seguram um pequeno aparelho preto.
Fotografia. Número oito.  Duas mulheres sentadas uma de frente para a outra. À esquerda, mulher sentada de frente para mesa redonda de madeira, escrevendo algo sobre um caderno em cima da mesa. A mulher tem cabelos pretos e crespos penteados para trás, usa blusa de mangas compridas em azul e cachecol no pescoço em amarelo. Está olhando para a direita, onde está a outra mulher sentada, vista de lado. Esta tem cabelos claros curtos e blusa de mangas compridas em azul-claro. Ao fundo, móvel grande de cor marrom-claro.

Gêneros discursivos: resenha de livro, coluna de opinião e conferência.

Tema: a língua inglesa e a difusão de conhecimento.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos resenha de livro, coluna de opinião e conferência.
  • refletir sobre a língua inglesa como um meio de adquirir conhecimento.
Respostas e comentários

As imagens nas páginas de abertura buscam retratar pesquisas realizadas nas grandes áreas do conhecimento reconhecidas no Brasil pelos órgãos de fomento à pesquisa: Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia, Linguística, Letras e Arte. Essa discussão visa introduzir a temática da unidade por meio de uma breve reflexão sobre as questões abordadas nas imagens, as quais serão ampliadas e debatidas de fórma crítica na seção Time to think. Vale lembrar que, na seção Pit stop, essas imagens serão revisitadas no intuito de proporcionar aos estudantes a oportunidade de refletir criticamente sobre as discussões realizadas, permitindo-lhes até mesmo a mudança de posicionamento após o trabalho com os textos da unidade.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Ilustração. Em fundo em cinza-claro. Ao centro, nuvem de palavras com o formato de um círculo que se liga a uma haste comprida e fina. Algumas palavras que foram usadas para compor a nuvem são: research, science, analysis, dicovery, méthodology, exchanging practice, criteria, survey, problem, results, data etc.
Fotografia. Uma chave pequena em cinza, com a ponta à esquerda, redonda de tamanho médio.

II.

Fotografia. Uma frigideira de tamanho médio em vermelho e parte interna e cabo em preto.

III.

Fotografia. Uma lupa na diagonal, com a ponta da esquerda superior redonda, com lente transparente e cabo inferior em preto.

d.

Ícone de atividade oral.

2.

Cartum. Uma mulher e um homem pré-históricos, de frente para o outro, em local com solo marrom. À esquerda, mulher de cabelos encaracolados castanhos, de roupa de pele de animal marrom, descalça. Ela está agachada para a direita, de frente para uma pequena fogueira em amarelo e vermelho. À direita, o homem agachado, com o corpo para a esquerda, de cabelos e barba longos castanhos, segurando nas mãos varetas finas com pequenas chamas de fogo nas extremidades. Ele diz: I WAS HERE… RUBBING TWO STICKS TOGETHER . IT WAS FOR FUN! NOT BASIC RESEARCH.

b.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a Resposta esperada: they are all related because they are all associated with the research process.

1b Respostas pessoais.

1c: três

1d Resposta pessoal. Resposta possível: a magnifying glass is used to check something in detail, and this is exactly what is done in research.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2a Resposta esperada: the fact that the man realized that by doing something just for fun, he discovered how to make fire and was, therefore, doing research.

2b Resposta esperada: because it finds answers to problems and it helps people discover interesting things.

Time to think

Objetivo da seção

Ampliar a discussão sobre a ciência, sobre o uso do inglês na sua divulgação e sobre algumas conquistas realizadas por meio de pesquisas em diversas áreas do saber.

Com o objetivo principal de ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema da unidade, esta seção apresenta imagens que promovem a reflexão acerca da produção científica e suas implicações. A primeira imagem busca trazer à tona o debate sobre o que é pesquisa e qual é a importância do desenvolvimento científico para a vida humana. Caso julgue necessário, sugerimos que a turma faça um brainstorm sobre o significado do vocábulo “pesquisa” e tudo o que pode ser associado a ele em língua portuguesa. Em seguida, seria interessante estimular os estudantes a dizer palavras em inglês ligadas a estudos científicos para criar um mapa mental do que a turma sabe sobre a questão em pauta.

A questão 2 visa ampliar a discussão sobre a importância da ciência para a humanidade com base na comicidade, buscando salientar a função crítica do humor. Se achar pertinente, recomendamos relembrar as características do gênero cartum no que tange a seu objetivo, função social e público-alvo para que, com isso, complemente-se o debate sugerido.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih um oito) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Ícone de atividade oral.

3.

A

Manchete. Fundo em bege. Texto: Breakthrough Initiative Will Grow Organs and Regenerate Human Tissue

B

Manchete. Fundo em bege. Texto: A New Breakthrough in Quantum Computing Is Set to Transform Our World

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

C

Manchete. Fundo em bege. Texto: Scientists Discovered an Alien Planet That’s the Best Candidate for Life As We Know It

TANGERMANN, V. The 10 Most Significant Scientific Discoveries Of the Year (So Far). Futurism, 18 agosto 2017. Disponível em: https://oeds.link/rTShaD. Acesso em: 1º maio 2022.

Ícone de atividade oral.

4.

Reprodução de página da internet. O nome do site é The World. Na barra superior, há três botões: Listen, Newsletters e Search.

How did English become the language of science?

abre colchetereticênciasfecha colchete

Today though, if a scientist is going to coin a new term, it’s most likely in English. And if they are going to publish a new discovery, it is most definitely in English.

Look no further than the Nobel prize awarded for physiology and medicine to Norwegian couple May-Britt and Edvard Moser. Their research was written and published in English.

PORZUCKI, N. How did English become the language of science? The World, 6 outubro 2014. Disponível em: https://oeds.link/IiPE49. Acesso em: 30 abril 2022.

c.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a Resposta esperada: they are about scientific discoveries.

3b Resposta pessoal. Resposta possível: because of the words “breakthrough”, “scientists” and “discovered”; they are related to science and discoveries.

3c Respostas pessoais.

3d um: A

3d dois: C

3d três: B

4 Respostas pessoais. Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

4a Resposta possível: the influence of the United States in science, along with the British colonialism, helped the English language to be strengthened, which gave it the status of global language.

4b Resposta possível: researchers know what to expect, how to find information, what keywords they can look for and in what language they should publish their scientific findings.

4c Respostas possíveis: yes; because if a scientist doesn’t publish his or her findings in English, they may be ignored by the scientific community.

Na questão 3, as manchetes apresentadas buscam trabalhar a compreensão da notícia com base em palavras relacionadas ao universo científico em publicações on-line. Essa questão funciona como um desdobramento da primeira, retomando os conceitos já discutidos de maneira mais contextualizada. Caso haja, em sua escola, projetos de iniciação científica ou outros de cunho educacional, sugerimos incentivar os participantes a compartilhar suas vivências.

A questão 4 é pautada em um fragmento de um artigo sobre o status do inglês como língua global da ciência. Esse excerto busca iniciar a discussão sobre a questão, evidenciando a necessidade de debater os benefícios e as desvantagens de uma única língua ser utilizada para interações internacionais.

Os assuntos abordados nesta seção visam a suscitar uma discussão interessante sobre a ciência, as diferentes áreas de estudo e a língua de interação no mundo científico. Espera-se que os estudantes tenham a oportunidade de expressar seus pontos de vista, não só se posicionando a respeito das questões propostas, mas também levantando outros pontos para reflexão.

Como se trata de um tema que pode não estar tão presente no dia a dia dos estudantes, consideramos que esta seção é importante para avaliar o nível de conhecimento prévio da turma sobre esse assunto. Se for necessário, sugerimos planejar estratégias para facilitar o andamento da unidade.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Capa de livro. Orientação vertical, de fundo em laranja. Ao centro, texto com algumas letras representadas por objetos de laboratório e símbolos da ciência. Texto: Does Science Need A Global Languages?

MONTGOMERY, S. L. Does Science Need a Global Language? Chicago: University of Chicago Press, 2013.

b.

ríd tchu lârn
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero resenha de livro.

1a: dois

1b: dois

1c:

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta possível: it is about the use of a global language in science.

2b Resposta possível: because it invites the reader to think about possible answers.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora por meio de uma resenha de livro e de uma coluna de opinião que propicie a identificação dos elementos composicionais de ambos os gêneros.

Task 1

O gênero discursivo proposto na Task 1 é resenha de livro, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre uma determinada obra. De modo geral, esse gênero consiste na elaboração de um resumo da obra em questão, apontando o objetivo e as ideias centrais, seguido de uma avaliação sobre ela. É importante salientar que a resenha pode avaliar o livro positiva ou negativamente e que esse julgamento deixa marcas no enunciado. Caso julgue pertinente, converse com os estudantes sobre o que eles sabem a respeito desse gênero para iniciar a discussão. Como atualmente, em meio digital, os adolescentes costumam produzir e ver vídeos que avaliam produtos variados, pode ser interessante estabelecer um paralelo entre tais avaliações e as resenhas de livros. Caso eles conheçam resenhas de livros, averigue se têm o hábito de consultá-las antes de ler uma obra. Em caso negativo, busque descobrir a estratégia de escolha de leitura adotada pela turma.

O texto escolhido versa acerca da necessidade da existência de uma língua global específica para o estabelecimento de interação e divulgação de estudos científicos na comunidade acadêmica ou para o público leigo.

Em Before reading, são explorados conhecimentos sobre o gênero em foco a partir da ativação do conhecimento prévio da turma. Se julgar conveniente, busque exemplos de resenhas em português para familiarizar os estudantes com os elementos composicionais desse gênero.

Em Read to learn, apresenta-se uma resenha de um livro sobre o inglês como a língua adotada pela comunidade científica para a divulgação de estudos e descobertas importantes para a humanidade.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero seis) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero sete) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
  • (ê éfe zero nove éle ih um oito) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.

Eyes on grammar

Resenha de livro. Title: BOOK REVIEWS Does Science Need a Global Language? English and the Future of Research. Subtitle: By Scott L. Montgomery; foreword by David Crystal. Chicago: University of Chicago Press, 2013. Pp. xiv+226. (Ellipses) There is no doubt that English is now the global language of science. In this book, Scott (line five) Montgomery asks whether a global language—a lingua franca—for science is a good and necessary thing and, if so, whether it should be English. (Ellipses) Montgomery is the author of several books about the history of science, scientific language and science communication. His newest volume is a pleasure to read, thanks to exhaustive research combined with supple writing. Contributing to the book’s admirably short length is the author’s ability to summarize succinctly complex historical periods and events (such as the 'great flowering' of science in the Arabic world and the Rwandan – line ten - genocide). A judicial use of personal anecdotes about encounters with non-native English speakers in science enlivens the text. Montgomery provides a fascinating history of the cross-cultural languages of science, from ancient Greek and Latin to Arabic to the rise of English. In telling this story, he shows how science has always been cross-cultural and transnational. In chapters 5 and 6, he expands on (line fifteen) the evolution of English as the global language of science and provides a balanced discussion of the pros and cons of this development. Montgomery approaches the evolution and function of English in science as 'a subset of English in the world' (p. 8). While acknowledging the role of imperialism in initially spreading English, he homes in on other factors that fueled its rapid global rise in the twentieth century, (line twenty) especially in later decades, with the collapse of the Soviet Union and the creation of the European Union reinforcing the need for a common language in economics, politics and disaster management in addition to science. Today, he notes, native speakers of English are 'a small, shrinking minority' (page fourty-six), outnumbered by non-native speakers four to 1. The author describes the proliferation of 'world Englishes'—that is, deviations from (line twenty-five) standard written English that yet are 'fully understandable to any standard written English speaker or writer' (page fifty-nine) —as a positive development for science. (Ellipses) He also recognizes that the language of science—no matter in what tongue—is not the language of everyday life. Even communication across disciplinary boundaries among native speakers of the same language can be challenging. Likewise, communicating across (line thirthy) the boundary between scientists and non-scientists continues to be a challenge. 'The barrier between scientific knowledge and public discourse grows thicker, taller,' Montgomery notes (page one hundred and sixteen). (Ellipses) Montgomery recognizes that the disappearance of native languages from domestic science 'is a true diminishment' (page one hundred and sixteen), raising legitimate questions about fairness, (line thirty-five) marginalization and bias. Summing up, however, he says that while 'lingua francas in science have brought both constructive and destructive effects' (page one hundred and fifty-eight), the former greatly outweigh the latter. (Ellipses)

BILLINGS, L. Does Science Need a Global Language? English and the Future of Research. By Scott L. Montgomery (review). Technology and Culture, volume 56, número 1, página 261-263, janeiro 2015.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
      1. lingua franca.
      2. .
Ícone de atividade no caderno.
    1. página
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações específicas e explícitas no texto.

1a: três

1b Resposta esperada: the fact that the title is a question.

1c um: Resposta esperada: positively; “His newest volume is a pleasure to read, thanks to exhaustive research combined with supple writing.” (lines 6-7).

1d:

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas; inferir o sentido de frase no texto e promover o letramento crítico.

2a um: Chapters 1 to 4.

2a dois: Chapters 5 to 6.

2a três: Chapters 1 to 4.

2a quatro: Chapters 5 to 6.

2b Respostas esperadas: to the English spoken by people around the world that is different from the variety considered standard.

2c: dois

2d: um

As questões trabalhadas em Constructing meanings focam tanto a compreensão global do texto como as características composicionais do gênero.

professor ou professora, como uma atividade complementar às questões propostas, sugerimos que os estudantes sejam instruídos a buscar palavras que confirmem a avaliação positiva feita na resenha. Caso deseje ampliar a exploração do texto e explicitar ainda mais as características do gênero, peça a eles que façam um quadro para anotar exemplos encontrados no texto conforme os principais elementos composicionais: o propósito do livro, suas ideias principais e os comentários avaliativos.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. páginapágina
      1. lingua francas;
Versão adaptada acessível

Atividade 3, item c.

In the fragment “[…] while ‘lingua francas in science have brought both constructive and destructive effects’ (p. 158), the former greatly outweigh the latter” (p. 77), what do the words "the former" and "the latter" refer to, respectively?

  1. lingua francas; destructive effects
  2. constructive effects; destructive effects
  3. destructive effects; constructive effects

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. ríd tchu lârn
Ícone de atividade oral.
  1. ríd tchu lârn
Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: identificar e refletir sobre características composicionais do gênero resenha de livro e refletir sobre o uso de elementos anafóricos.

3a:

3b: três

3c: dois

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero coluna de opinião e formular hipótese sobre o texto.

1a: um

1b Resposta pessoal. Resposta possível:

1c Resposta pessoal.

1d Resposta pessoal.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta possível: it states that English is the language of science, but that there may be problems in the use of a single language in this field.

Task 2

O texto apresentado na Task 2 é uma coluna de opinião, gênero caracterizado por sua natureza argumentativa, pertencente à esfera jornalística. Tal gênero baseia-se em fatos sobre os quais opiniões são tecidas por meio de argumentos que exploram a linguagem persuasiva a fim de convencer o interlocutor. O ponto de vista apresentado no texto não necessariamente reflete aquele do meio de comunicação em que foi publicado, sendo inclusive, muitas vezes, uma opinião discordante daquela assumida pelo jornal ou pela revista. Destacamos que essas características são as mesmas de op-eds, explorados na Unidade 2; entretanto, a distinção entre os dois gêneros se dá pelo fato de que a coluna de opinião é atribuída, normalmente, a um colaborador permanente do jornal ou revista, enquanto o op-ed costuma ser atribuído a um colaborador eventual.

Em Before reading, as questões visam oferecer elementos para o reconhecimento do gênero em foco, assim como questões propostas para a formulação de hipóteses do assunto do texto a partir da observação de seu título. Dependendo do conhecimento de mundo mostrado pela turma nesta seção, sugerimos a apresentação de algumas colunas de opinião em língua portuguesa para que os estudantes possam se familiarizar com o gênero antes do trabalho com o texto em Read to learn. Além disso, recomendamos que os estudantes sejam motivados a ler textos do gênero que versem sobre assuntos de seu interesse, de fórma a adquirir mais experiência com textos de cunho dissertativo-argumentativo, os quais são essenciais para a vida escolar.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1, 2 AND 3

By Ben Panko

English Is the Language of Science. That Isn’t Always a Good Thing

How a bias toward English­language science can result in preventable crises, duplicated efforts and lost knowledge

Thirteen years ago, a deadly strain of avian flu known as H5N1 was tearing through Asia’s bird populations. In January 2004, Chinese scientists reported that pigs too had become infected with the virus—an alarming development, since pigs are susceptible to human viruses and could potentially act as a “mixing vessel” that would allow the virus to jump to humans. “Urgent attention should be paid to the pandemic preparedness of these two subtypes of influenza,” the scientists wrote in their study.

Yet at the time, little attention was paid outside of China—because the study was published only in Chinese, in a small Chinese journal of veterinary medicine.

It wasn’t until August of that year that the World Health Organization and the United Nations learned of the study’s results and rushed to have it translated. Those scientists and policy makers ran headlong into one of science’s biggest unsolved dilemmas: language.

“Native English speakers tend to assume that all important information is in English,” says Tatsuya Amano, a zoology researcher at the University of Cambridge and lead author on this study. Amano, a native of Japan who has lived in Cambridge for five years, has encountered this bias in his own work as a zoologist; publishing in English was essential for him to further his career, he says. At the same time, he has seen studies that have been overlooked by global reviews, presumably because they were only published in Japanese.

Yet particularly when it comes to work about biodiversity and conservation, Amano says, much of the most important data is collected and published by researchers in the countries where exotic or endangered species live—not just the United States or England. This can lead to oversights of important statistics or critical breakthroughs by international organizations, or even scientists unnecessarily duplicating research that has already been done. Speaking for himself and his collaborators, he says: “We think ignoring non-English papers can cause biases in your understanding.”

Amano thinks that journals and scientific academies working to include international voices is one of the best solutions to this language gap. He suggests that all major efforts to compile reviews of research include speakers of a variety of languages, so that important work isn’t overlooked. He also suggests that journals and authors should be pushed to translate summaries of their work into several languages so that it’s more easily found by people worldwide. Amano and his collaborators translated a summary of their work into Spanish, Chinese, Portuguese, French and Japanese.

PANKO, B. English is the language of science. That isn't always a good thing. Smithsonian Magazine, Washington, D.C., 2 janeiro 2017.

Respostas e comentários

Em Read to learn, enfoca-se uma coluna de opinião que busca argumentar sobre os efeitos negativos decorrentes da posição do inglês como língua hegemônica na ciência. O texto propicia a discussão sobre o tema com base em uma visão mais ampla acerca de questões relevantes para a divulgação de pesquisas em contextos científicos.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.

To demonstrate that research that is not published in espaço para resposta (Chinese - English) is often ignored.

f.

Ícone de atividade no caderno.
    1. báias
Versão adaptada acessível

Atividade 2, item b.

In the sentence “How a bias toward English-language science can result in preventable crises, duplicated efforts and lost knowledge”, which word can best replace "bias"?

  1. dislike
  2. fairness
  3. favoritism
  4. justice
    1. .
    2. .
    3. .
Versão adaptada acessível

Atividade 2, item c.

In the extract “Amano thinks that journals and scientific academies working to include international voices is one of the best solutions to this language gap.”, the word "gap" means

  1. complication.
  2. disparity.
  3. sameness.
    1. índequis
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas e fazer inferência.

1a: três

1b Resposta esperada: because the study was published only in Chinese, in a small Chinese journal of veterinary medicine.”

1c: English.

1d: dois

1e Resposta esperada: to have journals and scientific academies making efforts to include international voices.

1f Resposta esperada: because this way their work can be easily found by people worldwide.

Objetivos da questão 2: refletir sobre o sentido de frase e inferir o sentido de palavras no texto.

2a: três

2b: três

2c: dois

2d: um

As questões em Constructing meanings objetivam o aprofundamento da compreensão do texto a partir da análise dos elementos nele presentes, considerando a coluna de opinião como uma seção reservada do jornal ou da revista que, via de regra, expõe o posicionamento de um colaborador permanente acerca de um assunto da atualidade. Em termos gerais, assim como ocorre em op-eds, a composição desse gênero consiste na apresentação de uma tese central (ou seja, da ideia principal defendida); de dados que fornecem justificativas para a sustentação da opinião; e de argumentos que estabelecem uma ligação entre o ponto de vista defendido no texto e os fatos informados. Vale reiterar que as evidências dão ao texto credibilidade e aumentam, portanto, a validade da opinião defendida.

Ícone de atividade no caderno.
      1. .
Versão adaptada acessível

Atividade 3, item c.

What is the function of the reporting verbs (as "wrote" and "says") in some fragments of the text?

  1. Expressing the writer’s thoughts.
  2. Reporting someone’s exact words.
  3. Indicating the use of figurative words.
    1. médicine
    2. eduqueichion

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. No texto da tesqui uon , afirma-se que há uma grande barreira entre o conhecimento científico e o discurso público. Que argumento vocês podem acrescentar, além dos apresentados no texto, para defender essa ideia? Por quê?
    1. Qual é a opinião comum aos textos das tésks e ? Vocês concordam com ela? Por quê?
    1. Vocês acham que a importância do inglês é a mesma na disseminação de qualquer tipo de pesquisa (por exemplo, um estudo sobre uma língua específica ou sobre a história de um país)? Justifiquem.
    1. Como vocês acham que a comunidade científica brasileira lida com a publicação de artigos em inglês?
    1. Depois de ler textos sobre inglês como língua global, qual é a opinião de vocês sobre esse assunto? Quais argumentos usariam para defender seus posicionamentos? Por quê?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
    1. líssen tchu lârn
    1. ínlíssen tchu lârn
      1. .
Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: compreender globalmente o texto e identificar características composicionais, estilísticas e temáticas do gênero coluna de opinião.

3a Resposta esperada: using English as the language of science can cause biases and result in the duplication of research that has already been done or in the loss of knowledge.

3b: um

3c: dois

3d: dois

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal.

1b Resposta esperada: that it is necessary to discuss the consequences of English as the language of science.

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero conferência e formular hipóteses.

1c: três

Think a little more

As questões propostas favorecem que os estudantes repensem suas crenças e pontos de vista sobre textos de caráter argumentativo, tais como resenha de livro e colunas de opinião, e sobre o papel do inglês como a língua da ciência. O propósito é incentivar os estudantes a expor suas ideias e argumentos acerca das discussões realizadas ao longo da seção. Além disso, busca-se estabelecer uma relação do que foi discutido com a realidade brasileira e questionar se há desdobramentos para a comunidade científica no Brasil. Sugerimos que a atividade seja feita em duplas para que haja mais chances de participação ativa de todos.

Ao final desta seção, almeja-se que os estudantes tenham refinado a reflexão crítica sobre a existência de uma língua global para a ciência e os efeitos disso para a comunidade científica. Ademais, espera-se que as estratégias utilizadas na compreensão de textos argumentativos sejam aprimoradas pelos estudantes, propiciando que esse aprendizado seja aplicado em outras oportunidades comunicativas.

Para ler

Caso você queira saber mais sobre gêneros jornalísticos, sugerimos a leitura do livro de Bonini (2014). Para aprofundar questões relacionadas ao status quo do inglês como língua global, recomendamos Crystal (2003).

Listening

Objetivo da seção

Ampliar o conhecimento sobre o gênero conferência por meio de compreensão oral.

Nesta seção, explora-se uma conferência que, em função do meio em que é difundida, de seus propósitos e do público ao qual se dirige, caracteriza-se pela breve extensão e pelo uso de uma linguagem menos técnica, distinguindo-se das conferências próprias de ambientes estritamente acadêmicos.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero três) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Talk – Parts um and dois

Title: Communicating Science: How, When and What (Sheril Kirshenbaum)

Date: January 12, 2016

Source: American Psychological Association

COMMUNICATING Science: How, When and What (Sheril Kirshenbaum). 2016. Vídeo (21 minutos 50 segundos). Publicado pelo canal American Psychological Association. Disponível em: https://oeds.link/QonuXd. Acesso em: 1º maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
      1. .
      2. .
      3. molécular baiólodji.
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: refletir sobre características composicionais do gênero conferência; identificar informações específicas e explícitas e compreender globalmente o texto.

1a: quatro

1b: três

1c: quatro

1d: três

O contato dos estudantes com esse gênero é relevante para o desenvolvimento do interesse acerca de determinados temas que, muitas vezes, não fazem parte do dia a dia deles. Dessa fórma, pode funcionar como uma estratégia para promover a ampliação do conhecimento científico da turma, além daquele normalmente veiculado no ambiente escolar.

Em Before listening, os estudantes são levados a formular hipóteses a partir da análise da fonte e do título do áudio e de imagens. Essas atividades promovem a autonomia na medida em que eles desenvolvem a reflexão e o posicionamento crítico de fórma cooperativa.

professor ou professora propomos que indague os estudantes se eles já viram algum vídeo com uma conferência como a do áudio e, em caso positivo, solicite que compartilhem sua experiência.

Em Listen to learn, apresenta-se um trecho de uma conferência proferida por uma pesquisadora que, em seu trabalho, busca fórmas de melhorar a comunicação entre os cientistas e o público geral, por considerar fundamental a difusão de pesquisas científicas para o público leigo. Se considerar pertinente, discuta com os estudantes a situação atual do contexto brasileiro sobre o que é proposto por Sheril Kirshenbaum: como é a relação dos cientistas com o público em geral? A população consegue compreender as descobertas e os resultados de pesquisas?

Em Constructing meanings, as questões enfocam a compreensão da conferência por meio de estratégias de compreensão detalhada e seletiva, buscando verificar as informações fornecidas no áudio. Além disso, características específicas do gênero oral apresentado são analisadas como fórma de focalizar sua função social. Caso o acesso à internet seja possível em seu contexto, sugerimos mostrar na íntegra o material apresentado na seção para que os estudantes possam explorar as características composicionais do gênero, o que pode auxiliá-los na produção oral da seção Speaking.

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
Fotografia. Um animal marinho na horizontal, de forma tubular com protuberâncias pelo corpo, de cor marrom-claro. Ele está sobre solo de cor verde com vegetação rasteira da mesma cor.

II.

Fotografia. Plantação com caules finos em verde e vários pepinos verdes pendurados, com flores brancas e amarelas nas pontas.

d.

Ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e específicas; inferir o sentido de palavra e refletir sobre o sentido de expressão no texto.

2a Resposta esperada: when she was in graduate school.

2b: um

2c: um

2d Resposta esperada: she found out that, by using a mass means of communication as the radio, she could reach many more people than in university lectures, for example.

Objetivos da questão 3: identificar características estilísticas e composicionais do gênero conferência.

3a: um

3b: três

3c:

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. De acordo com o que vocês ouviram, como acham que a comunicação entre o mundo acadêmico e o público pode ser melhorada?
    1. A conferencista considera que as pessoas querem saber sobre pesquisas científicas. Vocês concordam? Por quê? A situação entre estudantes é parecida com a do público em geral?
    1. Como os diferentes meios de comunicação podem contribuir para divulgar a ciência entre as pessoas?
    1. Como vocês podem relacionar os textos lidos em rídin com a conferência que ouviram em líssen tchu lârn?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd

“Even communication across disciplinary boundaries among native speakers of the same language can be challenging. Likewise, communicating across the boundary between scientists and non-scientists continues to be a challenge.” (página 77)

b.

Summing up, however, he says that while ‘lingua francas in science have brought both constructive and destructive effects’ the former greatly outweigh the latter.” (página 77)

  1. bicóspágina
    1. táime.
    2. rrison.
    3. cóntrést.
    4. .
Respostas e comentários

Pós-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1d Resposta possível: both the texts and the talk are of the opinion that the language of science should be accessible to as many people as possible.

Objetivos da questão 1: identificar e praticar o uso de conectores.

1a: quatro

1b: dois

1c: dois

Think a little more

Em Think a little more, propõe-se uma reflexão crítica acerca da discussão iniciada nas atividades de compreensão oral. Os estudantes são conduzidos à reflexão a respeito do distanciamento entre a produção acadêmica e científica e o público leigo, além de serem incentivados a prover sugestões no que tange à aproximação dos dois lados citados. Ademais, são promovidos debates sobre o estado de constante distração da sociedade atual e sobre sua falta de interesse por descobertas científicas. Espera-se que, após a realização dessa tarefa, a curiosidade dos estudantes seja aguçada para que eles busquem mais informações sobre estudos de sua área de interesse de fórma autônoma.

Language in action

Objetivo da seção

Refletir sobre o uso de conectores e dos diferentes valores de yet e de that.

Ao longo deste volume e também nos anteriores, diferentes conectores têm sido abordados nesta seção. Nesta unidade, o foco são conectores de causa, semelhança e síntese.

No caso de yet, embora também seja um conector, optamos por abordá-lo separadamente, uma vez que também pode ser um advérbio de tempo, conforme pode ser visto na questão 3.

Igualmente, os usos de that são muito diversos. Assim, embora os estudantes tenham familiaridade com a palavra, nesta unidade há o trabalho, na questão 4, com a conscientização gramatical a respeito desses diferentes usos.

Habilidade desenvolvida em Language in action


(ê éfe zero nove éle ih um quatro) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.

Ícone de atividade no caderno.

2. tésqui tchu

Yet at the time, little attention was paid outside of China—because the study was published only in Chinese, in a small Chinese journal of veterinary medicine.” (página 80)

Yet particularly when it comes to work about biodiversity and conservation, Amano says, much of the most important data is collected and published by researchers in the countries where exotic or endangered species live—not just the United States or England.” (página 80)

previous
  1. bãt
Versão adaptada acessível

Atividade 2.

In the fragments above, the word "yet" could be replaced by

  1. but
  2. when
  3. for instance
Ícone de atividade no caderno.

3. éf

Eyes on grammar  EXAMPLE 3

“According to our estimate, there are approximately 73,000 tree species on Earth, and more than 12 per cent of them haven’t been documented yet.”

LIANG, J.The Trees of Life. New Scientist, Londres, número3376, página 27, 5 março 2022.

“In the United States, the Centers for Disease Control and Prevention is not yet tracking BA.2 separately.”

WADMAN, M. New Omicron begins to take over, despite late start. Science, volume375, número6 580, página 480-481, 4 fevereiro 2022.

b.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd

“It wasn’t until August of that year that the World Health Organization and the United Nations learned of the study’s results and rushed to have it translated.” (página 80)

In the previous excerpt, the first “that” indicates a year in the espaço para resposta (future/past), while the second “that” introduces a statement.

b.

“He suggests that all major efforts to compile reviews of research include speakers of a variety of languages, so that important work isn’t overlooked. He also suggests that journals and authors should be pushed to translate summaries of their work into several languages so that it’s more easily found by people worldwide.” (página 80)

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar e refletir sobre os usos e sentidos de yet.

2: um

Objetivo da questão 3: identificar e refletir sobre os usos e sentidos de yet.

3a: F

3b: T

Objetivo da questão 4: identificar e refletir sobre os usos e sentidos de that.

4a: past

Both uses of “so that” in the fragment express the same idea: the idea of espaço para resposta (um) (consequence/contrast).

The two instances of “that” following the verb “to suggest” espaço para resposta (dois) (explain/introduce) advice.

c.

“In January 2004, Chinese scientists reported that pigs too had become infected with the virus — an alarming development, since pigs are susceptible to human viruses and could potentially act as a “mixing vessel” that would allow the virus to jump to humans.” (página 80)

The first use of “that”, following the verb “to report” espaço para resposta (um) (explains/introduces) a statement, while in the second use, following “mixing vessel”, it could be replaced by espaço para resposta (dois) (which”/“who).

d.

“The author describes the proliferation of ‘world Englishes’ — that , deviations from standard written English that yet are ‘fully understandable to any standard written English speaker or writer’ (página 59)—as a positive development for science.” (página 77)

The use of “that is” in the previous excerpt indicates an espaço para resposta (explanation/introduction) of what was said before.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In pairs, you are going to produce a talk about English as the global language of science. Remember that you have already seen an example of a talk in Listening.

1.

For the oral production

What is the discursive genre?A talk.

What is the theme?English as the global language of science.

What is the objective?To give your opinion about the theme.

At whom is it aimed?Your classmates.

How and where is it going to be presented?In the classroom.

Who is going to participate?All students, organized into pairs.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

4b: um - consequence; dois - introduce

4c: um - introduces; dois - which

4d: explanation

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e os elementos não verbais da conferência; refletir sobre a linguagem adequada e as características estilísticas e preparar uma versão inicial do texto.

Speaking

Objetivo da seção

Ampliar o conhecimento sobre o gênero conferência por meio da produção oral.

Nesta seção, os estudantes são orientados a elaborar uma conferência versando acerca do inglês como a língua de comunicação da ciência. O objetivo principal é apresentar o posicionamento diante da questão em foco e sustentá-lo por meio de argumentos. É importante ressaltar que a inclusão de fatos e evidências é necessária para que o ponto de vista tenha maior validade. Para tanto, sugere-se retomar as atividades realizadas, assim como oferecer à turma a transcrição do áudio em Listen to learn para observar os elementos necessários para a criação do material de fórma a contemplar as características composicionais do gênero. professor ou professora, se julgar pertinente, escreva no quadro os elementos observados na transcrição a fim de ressaltar os aspectos necessários para a elaboração do texto, que será feita em duplas, de modo a favorecer a participação de todos com a exposição de seus argumentos.

As orientações dadas em Toolbox ressaltam o passo a passo da produção do texto a ser apresentado para os colegas. Vale lembrar que a argumentação deve ser bem preparada e veiculada por meio da linguagem persuasiva. O uso de material de apoio, como gráficos, tabelas e anotações, é importante para o resultado da produção oral.

Para ler

Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre como proferir uma conferência, sugerimos Alon (2009).

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero nove éle ih zero quatro) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero nove) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
  1. rídin

h.

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item h.

Now you are ready to give the first version of your talk. Present it to another pair of students and ask for their feedback on what could be improved. You should rehearse your lines before presenting your talk. Remember that a talk must sound natural, so you cannot read a text. Face the audience, establishing contact with them, to try to make it more interactive. The way you behave can make all the difference.

istép béqui

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da conferência.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final da conferência.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Consigo ler resenhas de livros e colunas de opinião?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Consigo identificar argumentos em artigos de opinião?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Aprendi algo novo sobre a língua da ciência?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Posso compreender e preparar conferências?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

e. Participei ativamente durante as aulas, cooperando com o professor ou a professora e os ou as colegas?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens e sua relação com o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Revisitar as imagens das páginas de abertura a fim de ampliar as reflexões sobre elas com base nas discussões realizadas ao longo da unidade.

professor ou professora, se considerar pertinente, sugerimos explorar as áreas de conhecimento representadas nas imagens e estimular a discussão sobre o maior ou menor prestígio atribuído a cada uma delas, ressaltando as possíveis razões para o desequilíbrio na importância conferida a cada uma e frisando que todas são igualmente relevantes para a sociedade.

Caso queira ampliar a questão 1g, peça aos estudantes que compartilhem as suas vivências. Em seguida, sugerimos estimulá-los a debater a importância da ciência no cotidiano das pessoas. Essa pode ser uma oportunidade para fomentar o interesse por pesquisas sob a orientação de professores, que pode culminar na apresentação de projetos em eventos na escola.

Sugerimos a visita a um museu de ciências ou a um centro de pesquisas em uma universidade, caso existam em sua região. Uma alternativa seria procurar, na internet, o site de algum desses locais que ofereça visitas virtuais. Aproveite para mostrar a importância das pesquisas desenvolvidas no Brasil, as quais precisam ser conhecidas e valorizadas.

Think it over

Objetivo da seção

Realizar a autoavaliação do aprendizado, especialmente com relação à leitura, audição e produção dos gêneros trabalhados na unidade.

Sugerimos que reforce a importância desse momento. Com base na sua análise das autoavaliações, recomendamos considerar se é necessário retomar alguma questão ou solicitar a realização das questões propostas em There is more e nas Atividades complementares presentes na introdução do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero três) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.

áison grémer

Leia os exemplos extraídos do texto desta unidade, bem como as palavras e as expressões destacadas. Preste atenção às observações que as seguem.

Versão adaptada acessível

Eyes on Grammar.

Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade. Preste atenção às palavras e expressões que serão explicadas pelas observações que as seguem.

egzâmpol uan

“Scientists Discovered an Alien Planet That’s the Best Candidate for Life As We Know It”

(página75)

“The author describes the proliferation of ‘world Englishes’ — that is, deviations from standard written English that yet are ‘fully understandable to any standard written English speaker or writer’ (p. 59)—as a positive development for science.”

(página77)

“It wasn’t until August of that year that the World Health Organization and the United Nations learned of the study’s results and rushed to have it translated.”

80)

“He suggests that all major efforts to compile reviews of research include speakers of a variety of languages, so that important work isn’t overlooked.”

(página80)

USES OF THAT / USOS DE “THAT”

Demonstrative / Demonstrativo

that year

Verb + “that-clause” / Verbo + “that-clause”

suggests that

Conjunction (Purpose) / Conjunção (Propósito)

so that

Connector (Explanation) / Conector (Explicação)

that is

Relative Pronoun / Pronome Relativo

that (which)

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar conectores que indicam ideias de conclusão, similaridade e síntese e os diferentes usos de yet e de that.

Para aprofundar os conteúdos presentes nessa sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades que trabalhem as relações estabelecidas por conectores. Sugerimos que busque textos em que haja diferentes exemplos para que os laços coesivos sinalizados sejam explorados. A atividade consiste na retirada dos conectores do texto, deixando lacunas para serem preenchidas pelos estudantes. Opções de resposta podem ser oferecidas para que eles consigam estabelecer as conexões.

Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


(ê éfe zero nove éle ih um quatro) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.

egzâmpol tchu

“Even communication across disciplinary boundaries among native speakers of the same language can be challenging. Likewise, communicating across the boundary between scientists and non-scientists continues to be a challenge.

Summing up, however, he says that while ‘lingua francas in science have brought both constructive and destructive effects’ (página 158), the former greatly outweigh the latter.”

(página 77)

“Yet at the time, little attention was paid outside of China — because the study was published only in Chinese, in a small Chinese journal of veterinary medicine.”

(página 80)

CONNECTORS / CONECTORES

Reason / Causa

because, for, since

Similarity / Semelhança

likewise

Summary / Resumo

in sum; summing up

Conectores podem ter diferentes significados de acordo com o contexto.

“The author describes the proliferation of ‘world Englishes’ — that is, deviations from standard written English that yet are ‘fully understandable to any standard written English speaker or writer’ (página 59)—as a positive development for science.”

(página 77)

Yet at the time, little attention was paid outside of China — because the study was published only in Chinese, in a small Chinese journal of veterinary medicine.”

(página 80)

YET

Conjunction (Contrast) / Conjunção (Contraste)

“The author describes the proliferation of ‘world Englishes’ — that is, deviations from standard written English that yet are “fully understandable […].” (p. 77)

Adverb (Time) / Advérbio (Tempo)

“According to our estimate, there are approximately 73,000 tree species on Earth, and more than 12 per cent of them haven’t been documented yet.” (p. 86)

iéti é uma conjunção que expressa contraste, como bãt, rrauévâr . Pode também ser um advérbio, referindo-se a um tempo que começa no passado e continua até o presente. Usado principalmente nas fórmas negativa e interrogativa.

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

ALON, U. How to give a good talk. Molecular Cell, Missouri, volume2, número 36, página165-167, 23 outubro 2009.

BONINI, A. et al. (organizador). Os gêneros do jornal. Florianópolis: Insular, 2014.

CRYSTAL, D. English as a Global Language. segunda edição Cambridge: Cambridge University Press, 2003.