Project 1 Food for health

Produto final: postagem e comentários em fórum on-line para debater sobre comida e hábitos alimentares.

Gênero discursivo: postagem e comentários em fórum on-line.

Tema: saúde e hábitos alimentares.

Os objetivos deste projeto são:

  • participar de debates em fóruns on láine sobre comida e hábitos alimentares;
  • pensar criticamente sobre a fórma como hábitos alimentares impactam na qualidade de vida e na saúde;
  • familiarizar-se com elementos linguísticos e comportamentais relacionados a comunicações interpessoais;
  • praticar novas fórmas de comunicação escrita, como abreviações, pictogramas e símbolos gráficos.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.

2.

Dietary Guidelines for Adolescents (13-18 years)

MINISTRY OF HEALTH AND QUALITY OF LIFE/MAURITIUS INSTITUTE OF HEALTH/WORLD HEALTH ORGANIZATION. Dietary guidelines for the prevention of NCDs in Mauritius. Ministry of Health and Quality of Life/MIH/WHO, 2002. página6.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema do projeto e sobre o próprio contexto.

1f Resposta possível: the colors are related to the variety of nutrients the food contains.

Objetivos da questão 2: compreender globalmente o texto; fazer inferências e identificar informações explícitas.

PROJECT 1

professor ou professora,

Este projeto tem como objetivo principal envolver os estudantes em uma tarefa colaborativa de discussão em um fórum on-line, de preferência no site da escola, se houver, para promover o debate e a conscientização da turma e da comunidade escolar a respeito de assuntos relacionados a hábitos alimentares e ao consumo de alimentos saudáveis.

A importância desse tema transcende as questões fisiológicas do ser humano, pois está intimamente ligado às expressões culturais e identitárias. Por essa razão, sua dimensão global e seu caráter de diversidade são uma boa oportunidade para, nas aulas de línguas, problematizar questões tão atuais e complexas. Além disso, as implicações biológicas de uma nutrição adequada são inúmeras, o que torna mais relevante a discussão na sala de aula.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

  1. I

c.

Ícone de atividade oral.

3.

Infográfico. Título: Healthy Food for Life. The Food Pyramid. Uma pirâmide com seis níveis diferentes, de cima para baixo, da menor para maior. Texto: For adults, teenagers and children aged five and over. Not needed for good health. Foods and drinks high in fat, sugar and salt. Maximum once or twice a week. NOT every day. Ilustração de doces, um lata de refrigerante e tablet de chocolate. Needed for good health. Enjoy a variety every day. Fats, spreads and oils: In very small amounts. Ilustração. Uma garrafa de óleo, um pote de maionese, um pote de margarina e outros. Meat, poultry, fish, eggs, beans and nuts. Two servings a day. Ilustração. Pratos com alimentos: pedaços de carnes, frango, dois ovos, feijões de cor marrom e outros. Milk, yogurt and cheese. Three servings a day, five for children age nine to twelve and teenagers age thirteen to eighteen. Ilustração. Dois pratos, um com queijo branco e outro com queijo amarelo, um copo com leite e dois potes de iogurte. Whole meal cereals and breads, potatoes, pasta and rice, three to five, asterisk, Servings a day, Up to seven, asterisk, for teenage boys and men age nineteen to fifty. Ilustração. Pratos brancos com cereais, pães e duas batatas em bege. Vegetables, salad and fruit. Five to seven Servings a day. Ilustração. Duas cenouras laranjas, dois pratos brancos vegetação em verde, copo com suco laranja, frutas: uma maçã, banana, morangos e uvas. Texto: asterisk, Daily Servings Guide  whole meal cereals and breads, potatoes, pasta and rice. Tabela: Active: Mulher: Child, five to twelve, three to four. Teenager, thirteen to eighteen, four, Adult, nineteen to fifty, Four to five, Adult, fifty-one plus, Three to four, Tabela: Inactive: Mulher: Teenager, thirteen to eighteen, three, Adult, nineteen to fifty, Three to four, Adult, fifty-one plus, three. Homem: Teenager, thirteen to eighteen Four to five, Adult, nineteen to fifty, Four to six, Adult, fifty-one plus, Four. There is no guideline for inactive children as it is essential that all children are active. Source: Department of Health. December two thousand and sixteen. No canto inferior direito, há um ícone de copo com o texto: Drink at least eight cups of fluid a day, water is best. Ao lado direito, outro ícone, de tênis, com texto: Get Active! To maintain a healthy weight, adults need at least thirty minutes a day of moderate activity on five days a week, or one hundred and fifty minutes a week; children need to be active at a moderate to vigorous level for at least sixty minutes every day.

d.

Respostas e comentários

2a Resposta esperada: to inform about healthy eating habits for adolescents

2b:

2c Resposta pessoal. Resposta possível: to ensure a healthy lifestyle now and in the future.

Objetivos da questão 3: compreender globalmente o texto; identificar informações explícitas e refletir criticamente sobre o texto.

3a Resposta esperada: to inform readers about the nutrients and portions of food that are appropriate for a day.

3b Resposta esperadaDrink at least 8 cups of fluid a day – water is best” and “Get Active!”.

3c Respostas pessoais.

3d Resposta esperada: magazines, online forums, websites,etcétera

O tema abordado demarca a finalização de questões relativas ao bem-estar, ao meio ambiente e à educação presentes nas primeiras unidades deste volume. Os gêneros digitais trabalhados possibilitam a prática de compreensão e utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação. Além disso, a atividade de pesquisa, fundamental para a execução do projeto, é de grande relevância em uma concepção de pesquisa como princípio pedagógico, que também pauta esta coleção.

O assunto e os gêneros em foco propiciam o desenvolvimento da leitura, da escrita e da dimensão intercultural. No eixo leitura, são apresentadas questões que permitem aos estudantes inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito nos textos para a construção de sentidos, bem como analisar criticamente o conteúdo dos textos. No eixo da escrita, como já foi dito, podemos destacar o objetivo central deste projeto, que é a participação ativa, reflexiva e crítica em um fórum de discussão on-line. No eixo da dimensão intercultural, destacam-se o desenvolvimento e a expansão do repertório cultural por meio do contato com textos de diferentes países de língua inglesa, valorizando, acolhendo e incluindo a diversidade.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

Ícone de atividade no caderno.

4.

Reprodução de página da internet.

Healthy eating for teenagers

Fotografia. Vista do alto de folha verde na horizontal, com alimentos. À esquerda, um pote redondo de cor bege, com molho em bege-claro. À direita, um pote redondo em bege e sopa de cor amarela. Perto, um alimento de massa enrolada em formato de tubo em bege-claro na horizontal. Na ponta da direita, grãos em marrom. Ao fundo, grãos e folhas em marrom.

There are a lot of definitions for the words “healthy eating”, no doubt, but there is usually something missing in most definitions. The apt way to explain what healthy eating entails is to start from the very beginning.

Look at it this way: as a teenager or even as an adult, you have a body and you need to constantly renew your energy level, right? Well, there you have it. You constantly need to eat to replenish your body reserves, okay, but you need to eat the right kinds of foods to keep the strength level actually up to par, and also to provide yourself with the nourishment level needed. Well, this has been written to help you out in your healthy eating habits. There would be explanations on what a healthy meal encompasses, what it entails and the components you cannot do without. The thing is, if you actually take the pains to eat well, you can be sure to get a lot more output from your body.

Reasons for wanting to eat healthy:

» » » » » »

This much being said, what actually is healthy eating? Well, the following points would help you get a better idea as to what healthy eating actually means.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: inferir o interlocutor ao qual se dirige o texto; identificar informações específicas e explícitas e ler criticamente o texto.

O projeto também contribui para o cumprimento da Lei de Alimentação Escolar (BRASIL, 2009) e para uma reflexão acerca da importância da alimentação de qualidade para uma vida saudável.

Em Getting started,os estudantes são estimulados a compartilhar suas experiências, preferências e hábitos alimentares por meio da discussão de questões sobre os impactos e a importância da nutrição saudável para o bem-estar e o desenvolvimento físico adequado.

professor ou professora, muitos adolescentes acreditam que alimentação saudável é sinônimo de comida de gosto ruim e esse pode ser um bom momento para desfazer essa crença.

Os textos que integram esta seção apresentam informações úteis para um debate acerca da importância de uma dieta balanceada e saudável para a vida dos adolescentes. Da mesma fórma, as questões que os sucedem visam a estimular o pensamento crítico, além de verificar a compreensão textual proposta.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero quatro) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.
» » » »

PARENTING NATION. Healthy eating for teenagers. Disponível em: https://oeds.link/yapIKl. Acesso em: 3 maio 2022.

c.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone. Notebook.

BREAKFAST

LUNCH

DINNER

pripérin dâ prôujéct

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1.

Ícone de atividade oral.
  1. vérçus
Respostas e comentários

4a Resposta esperada: teenagers; “reticências as a teenager or even as an adult, you have a body and you need to constantly renew your energy level, right?”.

4b Resposta esperada: according to the text, when people eat well, they avoid eating disorders; “Also, you can be sure that you would not fall into feeding and weight disorders like bulimia and anorexia. Also, you do not have to worry about being chronically thin or just plain obese.”.Resposta pessoal.

4c Resposta esperada: because the foods teenagers eat can impact their daily activities, energy levels and relationship with food.

Objetivos da questão 5: refletir sobre o tema dos textos e praticar vocabulário. 5 Respostas pessoais. Respostas possíveis: Breakfast: 1 glass of milk, 2 slices of wholemeal bread, 1 portion of fruit, 1 slice of cheese; Lunch: 2 servings of wholemeal cereals, 1 serving of vegetables, 1 portion of salad, 1 serving of meat; Dinner: 1 serving of rice, 1 serving of beans, 1 serving of vegetables, 1 portion of salad, 1 serving of meat

Objetivos da questão 1: conhecer a proposta do projeto e começar a planejar sua execução.

Ainda nesta primeira seção, os estudantes lerão um infográfico que apresenta uma pirâmide alimentar elaborada por uma organização irlandesa e estruturada com base no número de porções diárias de cada grupo de alimentos indicadas nesse país para adultos, adolescentes e crianças de cinco anos ou mais. É importante observar que, atualmente, cada país tem suas orientações específicas sobre alimentação; para o Brasil, as mais recentes estão no Guia alimentar para a população brasileira (BRASIL, 2014).

Por fim, uma proposta de atividade escrita é feita com o intuito de fomentar a reflexão e a aplicação dos novos conhecimentos adquiridos. Como sugestão inicial, foram apresentadas algumas respostas possíveis para a elaboração do cardápio solicitado na atividade.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • (ê éfe zero nove éle ih zero oito) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero nove) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
Ícone de atividade no caderno.

b.

Versão adaptada acessível

Atividade 1, b.

After planning, reproduce the following chart and complete it with the missing information.

Ícone. Notebook.

For the written production

What is the final product?Online forum posts and comments to debate about food and eating habits.

What is the discursive genre?Online forum posts and comments.

What is the objective? To debate on an online forum, writing posts and comments with opinions on topics related to food.

What is the theme? Food and nutrition (health food choices, health food vs. junk food, and food at school).

At whom is it aimed?At the school community and students’ families.

How and where is it going to be published? On an online forum (or posted on the school’s bulletin board if internet access is not available).

Who is going to participate?The whole class, organized into groups.

What materials/resources are going to be used?

When is it going to be published?

    1. guétin stárted
    2. etcétera

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo das postagens em fórum on-line.

1a Respostas pessoais.

1b Respostas pessoais. Respostas possíveis: cholesterol is a substance naturally produced by the liver and found in foods such as red meat, butter and eggs; because LDL cholesterol is associated with cardiovascular diseases.

1c Respostas pessoais.

1d Respostas pessoais.

1e Respostas esperadas: it is a type of food that has few of the nutrients our body needs and a lot of fat, sugar and salt, which can be damaging for the body; it is called “junk” because it usually has very low quality.

1f Respostas esperadas: fast food is food that you can get in a restaurant in the quickest possible way, and junk food is food with very low nutritional value, but rich in empty calories; fast food is often, but not always, junk food.

1g Respostas pessoais.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: planejar o conteúdo e as características composicionais da postagem em fórum on-line.

Após as leituras, discussões e reflexões propostas, convidamos os estudantes a promover, em um fórum on-line, um debate com questões referentes a hábitos alimentares saudáveis, à relação entre comida saudável e não saudável e à comida na escola. Consideramos que, neste momento, eles estarão bem informados e preparados para discutir questões sobre a importância de uma dieta adequada e sobre os benefícios que ela acarreta para a saúde.

professor ou professora, caso haja a possibilidade de utilização de recursos tecnológicos digitais e internet, esse fórum pode ser construído por meio de plataformas gratuitas on-line. No entanto, caso isso não seja possível, sugerimos a construção de um mural ou painel onde os estudantes possam se expressar, escrevendo manualmente e interagindo com as postagens e os comentários dos colegas.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • (ê éfe zero nove éle ih um zero) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
  • (ê éfe zero nove éle ih um um) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de fórma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).

d.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

2.

djóinin aidías

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: planejar os elementos não verbais da postagem em fórum on-line.

Objetivo da questão 4: preparar a versão inicial da postagem em fórum on-line.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da postagem em fórum on-line.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da postagem em fórum on-line.

Objetivo da questão 1: preparar os comentários para a discussão.

Para ler

professor ou professora caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre alimentação saudável, recomendamos o Guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde (BRASIL, 2014). Ele pode também ser recomendado aos estudantes na preparação do projeto.

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei nº 1 947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, página 2, 17 junho 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. segunda edição Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • (ê éfe zero nove éle ih um dois) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on láine, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
  • (ê éfe zero nove éle ih um três) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tuítis, entre outros), novas fórmas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.