iuniti siquis dâ uôrld óv uôrk

Fotografia. Número um. Em preto e branco. À esquerda, maquinário com várias engrenagens de formato arredondado, na vertical e horizontal, com tubos na horizontal. Ao fundo, de frente para as engrenagens, homem de sobrancelhas e bigode escuro, de gorro sobre a cabeça, casaco de mangas compridas e calça, com a cabeça para o alto.
Fotografia. Número dois.  Em preto e branco. Uma mulher sentada com o corpo para a esquerda, de frente para mesa, manuseando peças sobre uma bancada na horizontal com um abajur com haste flexível e abaixo, tubos finos indo até o chão, onde há um caixote e conectados entre si. A mulher usa lenço claro sobre a cabeça, vestes de mangas longas e par de óculos de grau sobre o rosto, olhando para baixo. Ao fundo, outras máquinas.
Respostas e comentários

UNIT 6

professor ou professora

O objetivo desta unidade é promover a reflexão sobre o mundo do trabalho. Busca-se familiarizar os estudantes com os gêneros entrevista jornalística e videocurrículo por meio de apresentações de jovens que ingressaram no mercado de trabalho como aprendizes e de conselhos oferecidos por pessoas mais experientes.

Com essa temática, procura-se estabelecer um diálogo com as Ciências Humanas e Sociais de fórma transversal e interdisciplinar, além de propiciar a compreensão do trabalho como princípio educativo, visto que a atividade laboral produz saberes diversos.

A unidade aborda diversas fórmas de trabalho, com foco na relação com a formação. Julgamos que, para os estudantes do 9º ano, adolescentes de 14 anos ou mais, é relevante refletir sobre seu futuro tanto no âmbito educacional quanto no profissional. E os textos da unidade podem favorecer essa reflexão. Os gêneros discursivos explorados têm em comum a ênfase na apresentação de trajetórias educacionais e profissionais. As atividades buscam ressaltar a organização e o contraste de informações, além da avaliação de experiências e conselhos, destacando programas voltados para aprendizes.

As práticas de leitura, audição e produção oral convidam os estudantes a refletir sobre suas habilidades e experiências relacionadas aos processos de inserção no mercado de trabalho, algo que fará parte do futuro de todos eles. Na verdade, segundo dados do í bê gê É (2018), em 2016, 6,4% dos adolescentes de 14 e 15 anos de idade, faixa etária dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, trabalhavam. Ao considerar os jovens de 16 ou 17 anos, esse número cresce para 17%. De todos esses, poucos trabalhavam em situação regular, com carteira assinada: apenas 10,5% na faixa de 14 e 15 anos e 29,2% na faixa de 16 e 17 anos.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia. Número três.  Em preto e branco. À esquerda, um homem visto da cintura para cima, de frente para uma mesa, segurando uma caneta na mão sobre a folha. Ele tem cabelos escuros, olhando para baixo. À frente, uma luminária acesa dentro de uma caixa de madeira.
Fotografia. Número quatro. Vista geral de local com plantação e três pessoas vistas de costas. Elas usam chapéus e vestes longas, e levam  facões nas mãos direitas. As pessoas estão ceifando a plantação. Ao fundo, um homem opera um trator.
Sebastião Salgado.

Gêneros discursivos: entrevista jornalística e videocurrículo.

Tema: trabalho no mundo contemporâneo.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos entrevista jornalística e videocurrículo;
  • refletir sobre como a sociedade organiza, remunera e valoriza diferentes fórmas de trabalho.
Respostas e comentários

Assim, o contato com textos sobre aprendizes em países de língua inglesa propicia a discussão sobre situações similares no Brasil. Cabe destacar que, segundo a Lei norteº 10 097/2000, menores de 16 anos não podem exercer atividade laborais, mas dos 14 aos 18 anos os jovens podem ser aprendizes, com um contrato em que o empregador lhes garanta formação técnico-profissional.

As páginas de abertura apresentam fotos de autoria de Sebastião Salgado, publicadas no livro Trabalhadores (SALGADO, 1997). São imagens de pessoas das zonas rural e urbana, de diferentes países, em situações de trabalho que retratam a realidade de muitos brasileiros. Na seção Pit stop, encontram-se perguntas que fomentam a reflexão acerca dessas imagens e você, professor ou professora, pode considerar a possibilidade de antecipá-las para introduzir a discussão sobre esse tema. Como esse tema faz parte, direta ou indiretamente, da realidade dos estudantes, eles certamente poderão contribuir com experiências pessoais ou de pessoas com quem convivem.

Para ler

Sobre a concepção de trabalho como princípio educativo, recomendamos os textos de Saviani (1994) e de Ciavatta (2009).

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Número um. Vista geral de sala de paredes em bege-claro, com telhado em marrom-escuro. Ao fundo, uma lousa em branco. Perto, alunos sentados em carteiras escolares. Ao centro, um homem em pé, cabelos escuros, de colar em marrom, camiseta em tons em branco e azul e calça em cinza.

II.

Fotografia. Número dois. Uma mulher sentada de frente para mesa de cor cinza, vista da cintura para cima. Ela tem cabelos escuros penteados para trás, blusa em branco e preto e casaco de mangas compridas em roxo. Ela segura na mão esquerda, um telefone branco com fio. De frente para ela, um computador em cinza e preto.

III.

Fotografia. Número três. Um homem em pé, visto da cintura para cima, de cabelos escuros, de camiseta vermelha e avental verde por cima. Ele coloca laranjas sobre balança de cor cinza. À frente dele, mesa com frutas espalhadas. Ao fundo, local com rua e árvores de folhas em verde.

IV.

Fotografia. Número quatro.  Uma mulher em pé, dentro de um ônibus em tons de laranja, cinza. Ela é vista da cintura para cima, de cabelos até os ombros em loiro, camiseta em azul-claro e detalhes em azul-escuro, com par de óculos de grau, com microfone na mão direita perto da boca.

e.

Ícone de atividade oral.

2.

Reprodução de página de internet.

What do you understand by informal economy?

The informal economy is the diversified set of economic activities, enterprises, jobs and workers that are not regulated or protected by the state. The concept originally applied to self-employment in small unregistered enterprises. It has been expanded to include wage employment in unprotected jobs.

INFORMAL Economy. Disponível em: https://oeds.link/ibJC5c. Acesso em: 8 maio 2022.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a: um - teacher; dois - secretary; três - stallholder; quatro - tourist guide

1b Respostas pessoais.

1c Respostas pessoais.

1d Respostas pessoais.

1e Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade, com foco em questões que abordam a desigualdade no trabalho.

Nesta seção, busca-se promover a discussão sobre a valorização social e a remuneração no contexto do trabalho, incluindo a reflexão sobre a necessidade do conhecimento da língua inglesa para o desempenho de algumas profissões. Trata-se também de distinguir o trabalho formal do informal em termos de direitos, uma questão importante para a faixa etária dos estudantes, já que os jovens se encontram, muitas vezes, na economia informal, conforme indicam dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico barra Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe barra Corporação Andina de Fomento (2016). A relação entre emprego na economia formal e nível de educação também é abordada, o que possibilita mostrar a importância do estudo para o acesso a empregos com direitos trabalhistas garantidos.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih um oito) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
  1. following informal occupations? 
    1. .
    2. .
    3. .
Ícone de atividade oral.

3.

Gráfico. Barras na vertical, dados de zero a cento e vinte. Na horizontal, dados diversos. Legenda: Azul: Subsistence, Amarelo: Unpaid, Azul-claro: Employers, Roxo: Self-employed, Laranja: Informal workers, Verde: Formal workers, Azul-escuro: Public servants, No education, Subsistence: de noventa a cem, Unpaid: pequena faixa entre noventa a cem, Employers: pequena faixa entre entre noventa a cem, Self-employed: menos de noventa até sessenta, Informal workers: entre setenta a quarenta, Formal workers: entre quarenta a zero, Public servants: zero, Literacy,Subsistence: de noventa a noventa e nove, Unpaid: pequena faixa entre noventa a cem, Employers: pequena faixa entre noventa a cem, Self-employed: menos de noventa até sessenta, Informal workers: entre setenta a quarenta, Formal workers: entre trinta a zero,Public servants: zero, Basic, Subsistence: entre noventa a cem,Unpaid: pequena faixa entre noventa a cem, Employers: zero, Self-employed: entre noventa a setenta, Informal workers: entre setenta a quarenta, Formal workers: entre quarenta a um, Public servants: por volta de um, Secondary, Subsistence: pequeno trecho entre noventa e cinco a cem, Unpaid: pequena faixa entre noventa a cem, Employers: pequena faixa entre noventa a cem, Self-employed: entre oitenta a noventa, Informal workers: entre oitenta a sessenta, Formal workers: entre sessenta a zero, Public servants: entre zero a dez, Graduate,Subsistence: pequeno trecho entre noventa e cinco a cem, Unpaid: pequeno trecho entre noventa e cinco a cem, Employers: pequeno trecho entre noventa e cinco a cem, Self-employed: entre noventa e cinco a oitenta, Informal workers: entre noventa e cinco a setenta, Formal workers: entre setenta a quinze, Public servants: entre quinze a zero, Post-graduate, Subsistence: pequeno trecho entre noventa e sete a cem, Unpaid: zero, Employers: pequeno trecho entre noventa e cinco a cem, Self-employed: noventa a noventa e sete, Informal workers: entre setenta a oitenta e dois, Formal workers: entre setenta a vinte, Public servants: entre vinte a cem, Texto: Source: IBGE, two thousand and ten.

THE INTERNATIONAL Policy Centre for Inclusive Growth. Policy in focus: youth and employment among the BRICS. vigésima oitava edição Brasília, Distrito Federal: International Policy Centre For Inclusive Growth, 2014. página 13.

Respostas e comentários

2a:um

2b Respostas pessoais.

2c Resposta esperada: to a kind of job of people who work for him or herself rather than for an employer.

2d um: disadvantage

2d dois: disadvantage

2d três: disadvantage

2d quatro: disadvantage

2d cinco: advantage

2e Respostas pessoais.

2f: I, II, III

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a

3b:um

professor ou professora, as questões desta seção propiciam um bom momento para avaliar os diversos níveis de conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema da unidade. Com essa avaliação, será possível pensar sobre o encaminhamento das atividades seguintes e sobre a necessidade de aprofundamento de alguns assuntos para dirimir eventuais dificuldades.

Para ler

Caso queira ampliar suas leituras sobre o tema trabalho formal e informal, sugerimos consultar o relatório da Organização Internacional do Trabalho (, 2015) sobre empregos dos jovens brasileiros.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
      1. .
Respostas e comentários

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a:um

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2a Respostas possíveis: How did you become interested in an apprenticeship?How did you find out about apprenticeships?

2b Respostas possíveis: Where did you go to school? Where did you find out about being an apprentice?

2c Respostas possíveis: Why did you decide to become an apprentice? Why did you choose this area?

2d Respostas possíveis: When did you decide to become an apprentice? When did you finish school?

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero entrevista jornalística.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora e o uso de diferentes estratégias por meio do trabalho com textos do gênero discursivo entrevista jornalística.

Task 1

Nesta Task, ao abordar a inserção de jovens no mundo do trabalho, optamos por explorar um texto do gênero entrevista que traça o perfil de um jovem aprendiz construído com base em perguntas feitas por um jornalista. A escolha desse texto se deve a seu foco em situações e experiências próximas às dos estudantes e aos elementos que podem ser aproveitados na produção oral de um videocurrículo, que acontecerá mais adiante na unidade.

As questões propostas em Before reading procuram ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o conceito de aprendiz, o gênero entrevista, principalmente no que diz respeito à elaboração de perguntas, a função social do perfil de um jovem aprendiz, além do público e da finalidade da publicação. Uma opção para ampliar a introdução ao texto é, antes de realizar as questões, estimular os estudantes a comentar o que sabem sobre seleção para vagas de aprendiz, se conhecem alguém que já passou por essa experiência e se eles próprios são ou pensam em ser jovens aprendizes.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero seis) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero sete) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Reprodução de página da internet. Na parte superior, links com os textos: JOIN AS AN AMBASSADOR, HOME, CONTACT US. À direita, uma caixa de busca com a palavra SEARCH dentro, com fundo na horizontal em azul-escuro e partes em azul-claro. Abaixo, ao centro, círculo em azul-escuro com logotipo em azul-claro de letra Y e símbolo de wifi. Na parte inferior, texto: Youth employment UK. Menus: About Us, our Policy Work, Young People, Organisations. Entre esses links, há um logotipo da Youth Employment UK, com a letra Y em azul claro com símbolo de wifi em fundo azul escuro.

Interview with an Apprentice – Tom

Youth Ambassador | 4th May 2014

This month we spoke to Tom Gardner, an apprentice at Spraylat International, one of YEUK’s brilliant “Youth Friendly” Badge holders

Tell us a little about you.

I didn’t really like school, I preferred more practical work and enjoyed doing a Public Services course at Tresham College after I’d finished school. I want to get a degree in Chemistry and I’d like to be a Royal navy reservist.

Why did you choose an apprenticeship?

I chose an apprenticeship because I wanted to do something practical, but learn at the same time. The practical work I do at Spraylat International Ltd is very unique and it is local, so easy for me to get to.

How did you find your apprenticeship, what was the process like?

I had 2 interviews, one was with my manager, Lee Kennedy, Spraylat’s Senior Development Chemist, and then the second was with Lee and Spraylat’s MD [Managing Director], Andrew Keir. I was offered the apprenticeship the same day as my first interview; I was really pleased about that.

What is your apprenticeship like? What’s a typical day, what is the qualification side of the work like?

My apprenticeship is brilliant. Every day is different here, and I really like that. You’re really kept on your toes, doing different practical experiments, product testing, writing reports and more. The qualification side of it is good; I can link it to what I’m doing practically.

Do you get much support from your employer or training provider?

I have amazing support from both. My manager and the rest of the staff are always there to help me with my work and answer any questions I might have. I have had great support from my training provider Biz Ed, the time I spend with them is really helpful because I can ask them any questions I have about my work.

Do you enjoy being an apprentice?

I love being an apprentice. It’s the best decision of my life.

What are your plans for when your apprenticeship is complete?

I’d like to do my HND [Higher Nation Diploma], then get a degree in Chemistry.

What advice would you give to someone who is thinking about starting an apprenticeship?

Do it. It’s a great experience; you learn so much, you get work experience and qualifications that you can use in future.

INTERVIEW with an apprentice – Tom. Disponível em: https://oeds.link/aw7YnZ. Acesso em: 8 maio 2022.

Did you know?

uái í iú kêi (iúf emplóimânt iú kêi) é uma organização que apoia jovens candidatos a empregos. A iúf frêndli bédj é uma credencial da organização concedida a empresas que se comprometem a promover oportunidades e direitos para jovens trabalhadores.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. aprêntischip
    1. [
      1. [
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.

1a: cinco

1b:um

1c:dois

1d: quatro

1e:três

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

2a Resposta esperada: It’s a great experience; you learn so much, you get work experience and qualifications that you can use in future.

2b Resposta esperada: I’d like to do my HND [Higher Nation Diploma], then get a degree in Chemistry.”

Objetivos da questão 3: identificar informações explícitas; inferir o sentido de expressão e compreender globalmente o texto.

3a:

3b Resposta esperada: practical experiments, product testing, writing reports.

3c Resposta esperada: he loves it. It is the best decision of his life.

Objetivos da questão 4: identificar características composicionais do gênero entrevista jornalística e identificar informações específicas no texto.

4a Resposta esperada: Tell us a little about you.”.

As questões de Constructing meanings abordam várias dimensões da compreensão e desenvolvem o debate já iniciado sobre a aprendizagem profissional (apprenticeship). Esse conceito merece o aprofundamento da discussão com os estudantes, pois no Brasil existem vários programas de formação, estágio e aprendizagem profissional que têm características similares ao programa do qual o entrevistado faz parte.

Neste momento, seria interessante chamar a atenção para as diversas situações enfrentadas por jovens em diferentes países. A reflexão proposta busca levar os estudantes a identificar as avaliações que o entrevistado faz de suas experiências educacionais e profissionais e relacionar as perguntas aos tipos de informações fornecidas por ele.

Sugerimos propor uma discussão sobre o que parece ser uma incoerência do entrevistado: afirmar que não gostava da escola, mas planejar o ingresso em uma universidade para continuar estudando. Nesse caso, pode-se cogitar que sua experiência como aprendiz o levou a constatar a importância dos estudos não só para a sua formação pessoal, mas também para o seu aperfeiçoamento profissional.

d.

Ícone de atividade no caderno.

YEUK Becomes 10th Patron Of The Association Of Employment And Learning Providers. Disponível em: https://oeds.link/Almrlq. Acesso em: 10 maio 2022.

tésqui tchu

bifór rídin

Ícone de atividade oral.

1.

advice opinion about what to do, how to behave

ADVICE. In: OXFORD Advanced Learner’s Dictionary of Current English. Oxford: Oxford University Press, 1982. página 14.

Ícone de atividade oral.
    1. .
Ícone de atividade oral.
Respostas e comentários

4b Resposta esperada: What is your apprenticeship like? What’s a typical day, what is the qualification side of the work like?”.

4c Resposta esperada: “Do you get much support from your employer or training provider?”.

4d Resposta esperada: What advice would you give to someone who is thinking about starting an apprenticeship?”.

Objetivos da questão 5: compreender globalmente o texto e compreender a função social do gênero entrevista jornalística.

5: b, c

Pré-leitura

1 Resposta pessoal. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2 Resposta pessoal. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto.

A Task 1 termina com uma reflexão sobre o objetivo da publicação do texto por uma ONG que atua na promoção de direitos e oportunidades para jovens no mercado de trabalho. Pode ser oportuno destacar o tom positivo da entrevista ao apresentar o entrevistado como um aprendiz satisfeito com suas escolhas, o que nem sempre acontece com jovens que precisam entrar no mercado de trabalho muito cedo.

Task 2

Esta Task muda o foco para outro tipo de entrevista jornalística: a do tipo inquérito (SOUSA, 2005), que se organiza em torno de um tema central, sobre o qual diversas pessoas opinam. Nesse texto, especificamente, não se explicitam as perguntas. As questões de Before reading buscam dar destaque aos procedimentos envolvidos na busca por um emprego.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar egzâmpols uan en tchu

Reprodução de página da internet. Na parte superior, à esquerda, texto em preto com logotipo em CB, Career Builder. Menus: Jobs, Upload, Build Resume, Salaries and Advice, Recommended Jobs. Botões: Post a Job, Sign In, Sign Up.

“My best advice for job seekers is…”: A roundup of advice

By Susan Ricker | June 5, 2014

CHECK OUT WHAT ADVICE OTHERS SHARED WITH US TO PASS ALONG TO JOB SEEKERS HERE ON OUR BLOG.

Finding a job is easier said than done. While you may know to submit a professional résumé, write a thoughtful cover letter and practice before an interview, sometimes you still don’t get the job.

While every job search experience is different, it’s helpful to hear from others who are in or have been in the same boat as you. Here, experts and past job seekers share some of their best advice for landing your dream role:

Practice makes perfect

“Be very careful how you answer questions in a job interview. You always want to be truthful, but it’s best to practice your answers, as most websites suggest. I failed to do this prior to my first interview, and when I was asked what job I’d done that I was most proud of, I actually answered, ‘Being a mother.’ While this is true, it was definitely not the best answer Do your homework on the companies you plan to interview with and anticipate the kinds of questions they might ask. Come up with answers that will be both honest and impressive.” – Margaret Miller, writer and editor at The Lyndon Baines Johnson Foundation

Don’t let bad news get you down

People are getting jobs every day, and companies are growing, even in a down economy. I say this as a business owner, whose biggest challenge over the past year has been finding quality help. reticências I believe that people get an idea that there are no jobs because of all the negativity they hear about the job numbers in the media, so they buy into that and give up, while others go for it and find great jobs, regardless of the economic indicators.” – Anthony Kirlew, founder and CEO of AKA Internet Marketing

Find what makes you passionate

“If you don’t focus your job search on something you are passionate about, you won’t stand out enough. Your networking, your résumé and your interviews all have to show a spark to get attention, especially in a tight economy. The good news is it’s a great time to tap into what you love and then match that to the job market. It’s possible and essential.” – Val Nelson, career and business coach

reticências

Respostas e comentários

O texto apresentado em Read to learn apresenta conselhos dados por pessoas mais experientes e sugestões aos estudantes para sua vida fóra da sala de aula. Consideramos que o assunto é extremamente relevante e pode motivar o interesse deles pela leitura e pela realização das questões seguintes.

Stand out from the crowd

“Every candidate is punctual, responsible and gets on well with people. To avoid blending in with the crowd, highlight unique elements of your personal brand. For example, a candidate listed an around-the-world trip she took in college as an educational experience. When we read that, we had to hear the story, so she got an interview and eventually a job. Don’t skip or gloss over the cover letter. This is your opportunity to make a personal impression and connection. A résumé is just a list of facts about you, but the cover letter gives a hiring agent insight into your personality. We hire people, not résumés.

“Salespeople learn to translate features into benefits. When you are trying to sell yourself, you should do the same. A feature is a fact about you – experience, skills, education etc. A benefit is why we should care. Matt Meuleners, executive partner at professional training and coaching company FOCUS Training

RICKER, S. “My best advice for job seekers is...”: A roundup of advice. CareerBuilder, 5 junho 2014. Disponível em: https://oeds.link/kM7qCh. Acesso em: 8 maio 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
      • Mét
Ícone de atividade oral.
    1. cuéstchân ór cuéstchâns
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações específicas; fazer inferências e compreender globalmente o texto.

1a:dois

1b Resposta esperada: because they hire people, are experienced in evaluating candidates, run businesses, have experience in seeking jobs.

1c Resposta esperada: a feature is something about you; a benefit is a reason why the employer should care about that feature.

1d Respostas esperadas: difficult; there are lots of things to take into consideration.

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas e ler criticamente o texto.

2a um: Matt

2a dois: Margaret

2a três: Anthony

2b Resposta esperada: Margaret Miller mentioned that saying that the job she was most proud of was being a mother was seen negatively by the interviewer.

Objetivos da questão 3: compreender globalmente o texto; identificar características composicionais do gênero entrevista jornalística e refletir sobre elas.

3a Resposta possível: “What is your best tip for job seekers?” or “What advice would you give to job seekers?”.

3b:

3c Resposta esperada: Margaret, Anthony, Matt.

3d Resposta esperada: to make the text more interesting, to convince readers by illustrating their arguments, and to make it easy for young people to relate to them.

Em Constructing meanings, pretende-se contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos relacionados ao gênero entrevista por meio da análise de práticas de linguagem que envolvem a expressão de experiências pessoais, bem como da organização do texto, cujo diferencial reside no fato de vários entrevistados falarem sobre o mesmo tema.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Com que idade vocês pensam que os jovens poderiam começar a trabalhar? Por quê?
    1. A idade que vocês responderam na questão 1a está de acordo com a lei brasileira? Pesquisem para verificar a resposta.
    1. Quais são as vantagens e as desvantagens de trabalhar como aprendiz?
    1. Profissionais qualificados e aprendizes ganham o mesmo salário? Vocês consideram isso justo? Por quê?
    1. Pesquisem organizações brasileiras que ajudem jovens a encontrar empregos e que ofereçam treinamento prático. Compartilhem resultados da pesquisa com os colegas.
    1. Quais conselhos da tésqui tchusão mais relevantes para você? Justifique sua resposta.
    1. Os textos da tesqui uon e tésqui tchuapresentam, em sua maioria, aspectos positivos. Quais seriam alguns aspectos negativos de um aprendiz procurar um emprego?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.
    1. .
Ícone de atividade no caderno.
      1. tchitchers.
Ícone de atividade oral.

4.

Respostas e comentários

Pós-leitura

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta esperada: de acordo com a lei brasileira, jovens podem trabalhar a partir dos 16 anos. A partir dos 14 anos, é possível ser um jovem aprendiz.

1c Resposta pessoal.

1d Respostas pessoais.

1e Resposta pessoal.

1f Resposta pessoal.

1g Resposta pessoal. Resposta possível: conflitos no ambiente de trabalho, rejeição, cansaço etcétera

Pré-audição

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero videocurrículo.

1a Resposta esperada: a document that presents one’s educational and professional experiences.

1b Resposta esperada: to apply for a job position.

1c Respostas pessoais. Resposta esperada: a list, divided into categories such as personal information, level of education, professional experience and skills.

2 Resposta pessoal. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema do texto.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero videocurrículo.

4 Resposta pessoal. Resposta possível: skills, work experience, qualifications. Objetivo da questão 4: formular hipóteses sobre o texto.

Think a little more

As questões de Think a little more abordam reflexões que vinculam o conteúdo dos textos tanto com a experiência pessoal dos estudantes quanto com a legislação e as instituições brasileiras. As questões também visam ao letramento crítico, colocando em evidência o tom uniformemente positivo dos textos e incentivando ponderações sobre possíveis pontos negativos de programas de aprendizagem profissional. Além disso, é discutida a legalidade do trabalho do menor a partir de 14 anos como aprendiz. Esse debate é fundamental para os estudantes entenderem que, nos casos em que é preciso contribuir para a renda familiar, o jovem pode ter condições de trabalho que garantam seus direitos trabalhistas e a continuidade de seus estudos. É possível, ainda, ampliar o debate para a exploração, a discriminação, o não cumprimento da lei e trabalhos que não são apropriados para os jovens.

Para ler

Há poucos estudos sobre o uso do gênero entrevista na educação linguística em inglês. Sugerimos, caso queira se aprofundar, os trabalhos de Hoffnagel (2003) e de Dolz e Schneuwly (2004).

Listening

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão oral do gênero discursivo videocurrículo.

As perguntas de Before listening desta seção visam à formulação de hipóteses sobre o videocurrículo, supondo que esse gênero seja uma novidade para estudantes dessa faixa etária. Assim, seria interessante comparar um currículo tradicional, que também deve ser uma novidade para eles, com a modalidade audiovisual para destacar as similaridades e as diferenças entre esses dois gêneros. As perguntas buscam provocar reflexões sobre as motivações para fazer um videocurrículo, considerando a situação de jovens que estão entrando ou terão de entrar no mercado de trabalho em um futuro próximo.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih um nove) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Eyes on grammar egzâmpol uan

Video CV - Parts um and dois

Title: My video CV // student video resume

Date: May 22, 2016

Source: Melania Smyk

MY VIDEO CV // student video résumé. 2016. P&B. Disponível em: https://oeds.link/sc8Nz8. Acesso em: 8 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

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Captura de tela. Orientação na horizontal. Uma mulher à direita, vista desfocada de cabelos escuros até os ombros, de blusa de cor cinza. Mais ao fundo, parede em branco com objetos pendurados. Em primeiro plano, faixa com texto: Melania Smyk.
Captura de tela. Orientação na horizontal. Uma mulher vista dos ombros para cima, de cabelos castanhos encaracolados, usando camisa cinza e olhando para a frente com a boca meio aberta, como se estivesse falando. Ao fundo, parede branca com fotos penduradas.

constrãquitchion minins

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  1. (true) ór éf(false)
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Respostas e comentários

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.

1a: T

1b: T

1c: F

1d: F

1e: T

1f: T

1g: F

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2: b, e, f, g

O videocurrículo do Listen to learn foi escolhido por apresentar uma pessoa com pouca experiência profissional, que destaca suas qualidades pessoais – algo que todos os estudantes podem fazer ao produzir seu próprio currículo, independentemente de ter pouca ou nenhuma experiência. Além disso, trata-se de uma produção em língua inglesa feita por uma jovem polonesa que mora na Holanda, o que pode ser um estímulo aos estudantes para a aprendizagem do inglês. Essa é uma oportunidade para reforçar o fato de que as línguas não pertencem a seus falantes como primeira língua, mas a todos os que fazem uso delas em suas práticas sociais.

As questões de Constructing meanings evidenciam as características de um texto multimídia e abordam diversas dimensões do texto ouvido, desde a compreensão seletiva até as características do gênero discursivo videocurrículo.

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Hi! My name is Melania Smyk and this is my video CV. I was born and raised in Poland.”

b.

I graduated from I.B., which stands for International Baccalaureate, in a Polish high school and currently I’m studying International Business and Languages in Amsterdam, the Netherlands.

c.

I’m an organized and detail-oriented person. I have excellent writing skills in English, so I can safely say I write really good business reports, especially considering the fact that I really enjoy doing research. I’m also very persistent and motivated when trying to achieve a goal I care about.”

d.

An example of this could be me moving to the Netherlands. Well, it was not easy, there were some obstacles on the way, such as financial problems and lack of support from people that were supposed to support me, but in the end, I decided to not let go of my dream, so I got a job

e.

I worked hard during the summer, I saved some money and I made it happen.”

f.

My colleagues told me that they feel they can depend on me at work and that I’m very professional, but also that I know when I can relax and just be more fun. I’m also very analytical and I appreciate a positive, transparent atmosphere in a team. I try to understand others’ perspective and to communicate clearly and to basically be honest, because I think that’s the basis for good and efficient work.”

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: compreender globalmente o texto.

3a: 3

3b: 6

3c: 2

3d: 5

3e: 4

3f: 1

Objetivo da questão 4: identificar informações específicas no texto e características composicionais do gênero videocurrículo.

4a:um

4b:três

4c:dois

4d: seis

4e:quatro

4f: cinco

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, por que Melania produziu o videocurrículo em inglês, se ela é polonesa e vive na Holanda? Que emprego ela deve estar procurando?
    1. Vocês acham que videocurrículo é uma maneira eficaz de convencer um empregador a contratar alguém? Expliquem sua resposta.
    1. Para que tipo de emprego, na opinião de vocês, brasileiros poderiam se candidatar usando um videocurrículo em inglês?
    1. Quais qualidades e habilidades vocês colocariam em seus videocurrículos?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

My manager and the rest of the staff are always there to help me with my work and answer any questions I might have.” (página 123)

Finding a job is easier said than done. While you may know to submit a professional résumé, write a thoughtful cover letter and practice before an interview, sometimes you still don’t get the job.” (página 126)

Salespeople learn to translate features into benefits. When you are trying to sell yourself, you should do the same. A feature is a fact about you – experience, skills, education, etc. A benefit is why we should care.(página 127)

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

Find in the expressions "might have", "may know", "should do" and "should care"

  1. the main verbs.
  2. the auxiliary verbs.

c. previous excerpts .

Respostas e comentários

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a própria realidade.

1a Respostas possíveis: porque talvez seu público-alvo fale inglês; ela provavelmente está procurando por um emprego em uma empresa internacional, uma empresa localizada em um país que fale inglês, com relações internacionais.

1c Respostas possíveis: empregos em empresas multinacionais, em outros países, na indústria de petróleo, na área de tradução etc.

Objetivos da questão 1: identificar e refletir sobre os usos e sentidos de verbos modais.

1a um: have”, “know”, “do”, “care”.

1a dois: might”, “may”, “should”.

1b: um

1c: possibility; advice

Think a little more

Em Think a little more, os estudantes são estimulados a refletir sobre o uso da língua inglesa no videocurrículo, produzido em um contexto plurilíngue por uma pessoa cuja primeira língua não é o inglês. Além disso, eles são convidados a pensar sobre esse gênero como ferramenta de persuasão e sobre recursos discursivos que eles mesmos poderão aproveitar em sua produção oral.

Language in action

Objetivo da seção

Praticar fórmas de expressar recomendações usando verbos modais, assim como a revisão de conectores de contraste.

Nesta seção, os estudantes têm a oportunidade de identificar e praticar o uso desses recursos discursivos, especialmente dos modais may, might e should.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero nove éle ih um quatro) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • (ê éfe zero nove éle ih um seis) Empregar, de modo inteligível, os verbos chúld, mâst, rrév tchu, mêiemaitchi para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
Ícone de atividade no caderno.

What would you say to anyone at secondary school that espaço para resposta (might/should) think they’re too young to start a business or too young to start a project?

60 SECOND Interview: Inventor. Disponível em: https://oeds.link/nZQ9RW. Acesso em: 8 maio 2022.

b.

You espaço para resposta (should/may) not feel so passionate about your subject that you create a business out of it, not vice-versa.

BEING Your Own Boss: What Does It Take To Work For Yourself. Disponível em: https://oeds.link/okB5u5. Acesso em: 8 maio 2022.

c.

I am normally based at The Mansion, which is based in a historic building in Roundhay Park, in Leeds. But the company also caters for offsite events like weddings, so some weekends I espaço para resposta (may/should) have to travel with the catering team to other venues like castles!

60 SECOND Interview: Chef. Disponível em: https://oeds.link/lvv0m7. Acesso em: 8 maio 2022.

d.

— What’s the best thing about your job?

— Working with the pupils, they all are amazing, with excellent ideas and insight into life. They teach me about K-Pop and why I espaço para resposta (may not/shouldn’t) support Manchester United.

60 SECOND Interview: Geography Teacher. Disponível em: https://oeds.link/MkV01Q. Acesso em: 8 maio 2022.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.

3. êndmaitchi

Ícone de atividade no caderno.

4.

Versão adaptada acessível

Atividade 4.

Read the excerpt from the interview below and identify the meaning of the connector "while" in the two occurrences.

Finding a job is easier said than done. While you may know to submit a professional résumé, write a thoughtful cover letter and practice before an interview, sometimes you still don’t get the job.

While every job search experience is different, it’s helpful to hear from others who are in or have been in the same boat as you.” (página 126)

  1. cóntrést.

b. .

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar o uso de verbos modais.

2a: might

2b: should

2c: may

2d: shouldn’t

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: praticar os verbos modais should, may e might.

Objetivo da questão 4: identificar uso de while como conector de contraste.

4: a

Os conectores de contraste costumam estar presentes em respostas a perguntas no gênero entrevista. São também frequentes na língua escrita de fórma geral; portanto, seria interessante destacar o registro mais formal dos exemplos com while e although, enquanto na linguagem oral buté mais frequente. Assim, os estudantes poderão desenvolver uma sensibilidade pragmática para o uso de linguagem formal em entrevistas jornalísticas.

Ícone de atividade no caderno.

5.

I always knew that I wanted to pursue an apprenticeship, although at school I was more interested in the aeronautical industry. While I had several interviews with companies such as Monarch and British Airways, they didn’t result in a job. What I took away from the experience, however, was that it was positive to get down to the final interviews – some of the candidates were graduates and several years older than me.

60 SECOND Interview: Apprentice Car Mechanic. Disponível em: https://oeds.link/bHo75r. Acesso em: 8 maio 2022.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

You are going to produce a video CV. Remember you have already seen an example of video CV in Listening.

1.

For the oral production

What is the discursive genre?Video CV.

What is the theme?Your education, experience and qualities.

What is the objective?To convince an employer to hire you as an apprentice.

At whom is it aimed?Potential employers.

How and where is it going to be presented?On the school site, on a blog or during classes.

Who is going to participate?All students in class, individually.

túlbóks

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.
    1. ín
Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: identificar fórmas e usos de conectores de contraste.

5 Resposta esperada: although, while, however.

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo e características composicionais e estilísticas do videocurrículo.

Speaking

Objetivo da seção

Ampliar os conhecimentos sobre o gênero discursivo videocurrículo por meio de atividade de planejamento e de produção de apresentação oral.

Esta seção propõe a produção oral de um videocurrículo, por se tratar de uma fórma de comunicação com potenciais empregadores que vem ganhando espaço.

A proposta envolve os estudantes em uma reflexão sobre sua trajetória educacional e seu futuro profissional, assim como sobre suas qualidades e habilidades. Tal atividade auxilia no processo de amadurecimento para um futuro projeto profissional deles, contribuindo, assim, para o cumprimento de um dos papéis da educação escolar, que é o de qualificar os estudantes para o trabalho.

A produção oral deve ser feita individualmente, tanto pela própria natureza do gênero discursivo em questão quanto pela progressão da aprendizagem. Nas atividades de oralidade dos volumes e das unidades anteriores, as propostas eram, em sua maioria, de práticas em duplas ou em grupos.

O videocurrículo representa uma oportunidade para que os estudantes pensem de fórma positiva em suas próprias habilidades e gostos e desenvolvam a fala sobre si em entrevistas de emprego ou em outras situações nas quais é necessário narrar sua trajetória. Uma atividade interessante pode ser a análise das expressões faciais dos estudantes, de seus movimentos corporais e de seu tom de voz, uma vez que esses são elementos não verbais importantes no videocurrículo.

professor ou professora caso seja viável e você considere pertinente, seria interessante gravar os videocurrículos usando um celular. A visualização do produto dessa atividade criaria a oportunidade de autoavaliação e consequente motivação, uma vez que eles poderiam constatar que conseguem produzir algo de grande utilidade no mercado de trabalho na língua estrangeira que estudam.

Habilidade desenvolvida em Speaking


(ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

istép béqui

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que foi fácil para você fazer e compreender? E o que foi difícil?
    1. Quais conhecimentos novos você adquiriu? O que fez você pensar com base em um novo ponto de vista?
    1. O que você achou mais interessante nas entrevistas?
    1. O que você aprendeu sobre videocurrículos?

áison grémer

Leia os exemplos extraídos dos textos dessa unidade, bem como as palavras e expressões destacadas. Preste atenção às observações que as seguem.

Versão adaptada acessível

Eyes on Grammar.

Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade. Preste atenção às palavras e expressões que serão explicadas pelas observações que as seguem.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do videocurrículo.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final do videocurrículo e compartilhá-la.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens e sua relação com o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens das páginas de abertura da unidade a fim de buscar uma síntese baseada na articulação entre o conhecimento prévio que elas ativam e as temáticas desenvolvidas ao longo da unidade.

Nesta seção, pode ser interessante discutir com os estudantes o nível de prestígio social associado aos diferentes tipos de trabalho representados e os motivos para esse tipo de hierarquização. Eles podem buscar outras imagens ou tirar fotos de trabalhadores presentes em seu cotidiano, a fim de mostrar trabalhos não representados na unidade. Se houver possibilidade, sugerimos a composição de um mural de fotos com legendas em inglês identificando o nome das profissões.

Se for viável, recomendamos também uma visita a uma exposição fotográfica ou uma pesquisa na internet sobre a obra de Sebastião Salgado.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar a aprendizagem sobre a leitura, a audição e a produção oral dos gêneros discursivos trabalhados na unidade.

As perguntas ajudam os estudantes a avaliar sua aprendizagem. Sugerimos aproveitar este momento para reforçar a importância do processo de autoavaliação. É interessante verificar se os procedimentos utilizados têm sido bem-sucedidos ou se são necessárias mudanças para que o desempenho da turma ou de estudantes com alguma dificuldade seja maior. Caso queira reforçar conteúdos, indicamos o apêndice There is more e as Atividades complementares presentes na introdução do Manual do Professor.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sintetizar novos elementos gramaticais presentes nos textos dos gêneros entrevista jornalística e videocurrículo.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih um nove) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

egzâmpol uan

Versão adaptada acessível

Example 1 – may/might

While you may know to submit a professional résumé, write a thoughtful cover letter and practice before an interview, sometimes you still don’t get the job.

Do your homework on the companies you plan to interview with and anticipate the kinds of questions they might ask.”

(página 126)

Although I may come off as a serious person, that’s only because I’m serious about what I do

(página 130; Video cê vê - Part dois)

MIGHT – MODAL VERBS / VERBOS MODAIS

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

SUBJECT + MIGHT + VERB
They might ask.

SUBJECT + MIGHT + NOT + VERB
They might not ask.

  • maitchi + verbo indica que algo pode acontecer. Geralmente, essa probabilidade é pequena, ou seja, é possível, mas improvável.
  • Em uma pergunta (forma interrogativa), maitchi é usado para pedir permissão de maneira bastante formal.

MAY – MODAL VERBS / VERBOS MODAIS

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

SUBJECT + MAY + VERB
I may know that answer.

SUBJECT + MAY + NOT + VERB
I may not know that answer.

  • mei + verbo também pode ser usado para expressar probabilidade. Mesmo quando a probabilidade é mais alta, o significado é semelhante a maitchi + verbo.
  • Também é usado para autorizar (na fórma afirmativa) ou negar (na fórma negativa). Esse significado é semelhante a ken + verbo, que é mais comum e menos formal.
  • Em uma pergunta (fórma interrogativa), mei é usado para pedir permissão.

egzâmpol tchu

Versão adaptada acessível

Example 2 – should

When you are trying to sell yourself, you should do the same. A benefit is why we should care.”

(página 127)

SHOULD – MODAL VERBS / VERBOS MODAIS

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Interrogative / Interrogativo

SUBJECT + SHOULD + VERB
I should do the same.

SUBJECT+ SHOULD + NOT+ VERB
SUBJECT+ SHOULDN’T + VERB
I should not/shouldn’t do the same.

SHOULD + SUBJECT+ VERB
Should I do the same?

  • xuldi + verbo é usado para dar conselhos ou sugestões. xuldi expressa algo desejável (na fórma afirmativa) ou algo indesejável (na fórma negativa).
  • xuldi também pode ser usado para pedir conselhos ou sugestões:
Respostas e comentários

Para abordar fórmas de dar conselhos e de expressar probabilidade, o uso de auxiliares modais é evidenciado nesta seção. Pode ser proveitoso comparar os verbos auxiliares apresentados com outros já estudados, lembrando aos estudantes que a fórma verbal não muda com o sujeito. Caso julgue conveniente, considere a pertinência de reforçar exemplos de uso da fórma negativa.

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei nº 10 097, de 19 de dezembro de 2000, que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (cê éle tê), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5 452, de 1º de maio de 1943.

CIAVATTA, M. Trabalho como princípio educativo. In: FIOCRUZ. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. página 408-415.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. página 61-78.

HOFFNAGEL, J. C. Entrevista: uma conversa controlada. In: BRANDÃO, H. (organizador). Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2003. página 195-208.

í bê gê É. contínuo: trabalho infantil 2016. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018.

ILO. Informal Employment Among Youth in Brazil. [sem local]dois pontos International Labour Organization, 2015.

Ô cê dê É//. Perspectivas económicas de América Latina 2017: Juventud, competencias y emprendimiento. Paris: ô ê cê dê Publishing, 2016.

SALGADO, S. Trabalhadores: uma arqueologia da era industrial. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SAVIANI, D. O. Trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (organizador). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

SOUSA, J. P. Elementos do jornalismo impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2005.

Habilidade desenvolvida emEyes on grammar


(ê éfe zero nove éle ih um seis) Empregar, de modo inteligível, os verbos chúld, mâst, rrév tchu, mêiemaitchi para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.