iuniti sévenín dâ bâguínin, dâ lend uós dérs

Fotografia. Número um. Um homem indígena visto dos ombros para cima, com o corpo voltado para a direita. Ele tem cabelos pretos longos e pinturas em preto nos braços. Tem um arco nas mãos e está apontando uma flecha para o alto. Ele está no meio de uma floresta, com árvores e folhas em verde. No alto, céu em tons claro.
Fotografia. Número dois. Uma mulher indígena, vista dos ombros para cima, de cabelos escuros e franja, com pinturas no rosto, haste fina perfurando o nariz e ao redor do lábio inferior. Ela usa blusa de alça fina em rosa e tecido em verde sobre o ombro direito. Leva uma criança de colo, um menino com cabelos castanhos e com colar preto. Ao fundo, paredes feitas de cipó e uma rede pendurada.
Fotografia. Número três.  Uma mulher indígena vista dos ombros para cima. Ela tem cabelos longos pretos com franja. Tem uma pintura em forma de  faixa horizontal em vermelho em cima dos olhos, e linhas finas sobre as bochechas. Usa um tecido sobre os ombros em azul e preto e um colar. Ao fundo, vegetação em verde.
Fotografia. Número quatro. Grupo de homens indígenas vistos da cintura para cima, de cabelos escuros e lisos, com pinturas pelo corpo em tons de vermelho, preto e amarelo. Alguns levam lanças nas mãos. No primeiro plano, um dos homens está sorrindo. Ele tem uma pintura em vermelho no rosto. Os outros estão de costas. Ao fundo, vegetação verde. No alto, céu em azul-claro.
Fotografia. Número cinco. Vista geral de um caminho de terra com vegetação dos dois lados e solo marrom. Ao centro, uma mulher indígena vista de costas, caminhando. Ela tem cabelos pretos e usa uma blusa regata de cor bege. Em seu ombro, está pendurado um tecido no qual ela carrega um bebê. A mulher leva sobre a cabeça uma panela grande e redonda de metal. À frente, outra mulher indígena também caminha e carrega um objeto sobre a cabeça.
Fotografia. Número seis. Vista geral de pessoas indígenas dos ombros para cima. No primeiro plano, há homens com desenhos em tinta negra sobre o rosto e o corpo. Estão tocando instrumentos de madeira com a boca. Alguns deles levam cocares de penas amarelas, vermelhas e pretas. Atrás deles se veem parcialmente outras pessoas.
Respostas e comentários

UNIT 7

professor ou professora

O principal objetivo desta unidade é aproximar os estudantes de questões relacionadas aos povos originários por meio da familiarização com os gêneros discursivos science news article, pop-science article, depoimento e resumo. O trabalho é desenvolvido de fórma a fortalecer o reconhecimento da formação multiétnica de nosso país e valorizar os padrões culturais não ocidentalizados. Pretende-se, dessa maneira, sensibilizar quanto à importância das matrizes dos povos originários na construção histórica, social, econômica e cultural do Brasil.

Esse tipo de olhar faz-se necessário para que o trabalho com as questões étnico-raciais na escola ocorra de modo a não reproduzir estereótipos. Essa perspectiva vai ao encontro da proposta de Funari e Piñón (2011), ao pontuar que a escola tem cristalizado imagens sobre os povos originários que precisam ser desconstruídas e ressignificadas, rompendo com as construções discriminatórias que contribuem para o apagamento sofrido por esses povos. Portanto, a escola desempenha um papel essencial nesse quadro, atuando para possibilitar uma ampliação do reconhecimento da contribuição dos povos originários para a cultura brasileira.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia. Número sete.  Um homem indígena está sentado de frente para uma mesa, onde há um computador preto. Ele tem cabelos pretos lisos e usa casaco de cor preta e camisa de gola em branco.
Fotografia. Número oito.  Uma menina indígena vista dos ombros para cima. Ela tem cabelos pretos longos e divididos ao meio. Ela segura nas mãos um celular em preto e rosa-escuro, e fones de ouvido. Ao fundo, vegetação com folhas em verde."
Fotografia. Número nove.  Um homem indígena visto da cintura para cima, com o corpo voltado para a esquerda. Ele segura um rádio preto com antena perto da boca. Usa um colar  branco e, sobre a cabeça, um cocar de penas curtas nas cores vermelho, amarelo, bege e preto. Também usa um adereço de penas no braço esquerdo. Ao fundo, vê-se uma oca grande desfocada. No alto, céu em azul-claro e árvores de folhas em verde.
Fotografia. Número dez. Um homem indígena visto de baixo para cima da cintura até a cabeça. Ele tem cabelos pretos curtos e ondulados. Está usando camiseta preta e colar marrom, olhando para a frente e sorrindo suavemente. Ele segura um arco azul na mão esquerda e nas costas carrega algumas flechas. Ao fundo, vista parcial de casa de madeira com telhado de palha. À direita, árvore de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro e nuvens em branco.

Gêneros discursivos: science news article, pop-science article, depoimento e resumo.

Tema: questões ligadas aos direitos dos povos originários.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos saienci nius articol, popi-saienci articol, depoimento e resumo;
  • refletir sobre a necessidade urgente de promover e respeitar os direitos dos povos originários.
Respostas e comentários

As atividades da unidade favorecem a interdisciplinaridade com o componente curricular Geografia e, ainda, com áreas do conhecimento como a Sociologia e a Antropologia, uma vez que discutem questões relativas aos povos originários.

As páginas de abertura apresentam imagens de povos originários do Brasil. Caso considere adequado, sugerimos que elas sejam utilizadas não apenas no encerramento da unidade, com o trabalho proposto em Pit stop, mas também como fórma de introduzir o tema da unidade, o qual será aprofundado na seção Time to think.

A abordagem dessas questões promove a efetiva implementação da Lei nº 11 645/2008, que incluiu no currículo da Educação Básica a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer cê êne Ê barra cê pê nº 3/2004 e Resolução cê êne Ê barra cê pê nº 1/2004).

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de local com muro comprido coberto em graffiti representando três etnias diferentes. À esquerda, rosto de homem indígena com cocar sobre a cabeça. No centro, rosto de homem indígena com casaco de pelos e capuz sobre a cabeça. À direita, rosto de homem indígena com barba e bigode, rosto pintado e adereços na cabeça. Os rostos são compostos por formas geométricas multicoloridas. Pessoas andam na frente do muro. Ao fundo, vista parcial de prédios. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.

II.

Reprodução de página da internet.

ethnicity


NOUN

[mass noun]

The fact or state of belonging to a social group that has a common national or cultural tradition.

ETHNICITY. In: DICIONÁRIO Lexico. Disponível em: https://oeds.link/7ivm1A. Acesso em: 2 maio 2022.

d.

Did you know?

O mural Etnicidades, criado pelo artista brasileiro internacionalmente famoso Eduardo Kobra para as Olimpíadas do Rio em 2016, é um dos maiores grafites do mundo. Ele mede cêrca de 3.000 métros quadrados e foi feito no bulevár Olímpico, local revitalizado para as Olimpíadas na área do porto do Rio de Janeiro.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1b Resposta possível: the five faces illustrate the union among the peoples from the five continents, bearing the same idea of the Olympic rings.

1c Resposta possível: the mural shows different ethnicities, representing characteristics of each social group, as stated in the dictionary entry.

1d Resposta possível: by providing greater visibility to original peoples.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio e aprofundar a reflexão sobre o tema da unidade.

A questão 1 apresenta uma parte de um mural produzido pelo artista brasileiro internacionalmente conhecido Eduardo Kobra, desenvolvido para os Jogos Olímpicos de 2016, realizados na cidade do Rio de Janeiro, e um verbete de dicionário com a definição do termo ethnicity. Com o intuito de aproximar os estudantes das questões étnico-raciais, as quais serão abordadas ao longo da unidade por meio da tematização das matrizes dos povos originários, consideramos interessante apresentar essa obra de arte por retratar etnias de povos originários dos cinco continentes. No mural completo, é possível identificar os Huli, da Papua Nova Guiné (Oceania); os Mursi, da Etiópia (África); os Karen, da Tailândia (Ásia); os Sami, da Lapônia (Europa); e os Tapajós, do Brasil (Américas).

As questões 2 e 3 focalizam problemáticas relacionadas aos povos originários no contexto brasileiro. Nesse sentido, as questões propostas, além de ativar o conhecimento prévio sobre a cultura dos povos originários brasileiros, preocupam-se em fomentar uma discussão acerca da contribuição de tais povos na formação sócio-histórica e cultural de nosso povo. Essa discussão na escola contribui também para desenvolver um olhar de sensibilização para a constante luta dos povos originários por seus direitos. professor ou professora, pode ser pertinente, neste momento, explorar especialmente a imagem da questão 3 para fomentar essa discussão. Em especial, trazemos ao debate a demarcação das terras dos povos originários no Brasil, enquanto política indigenista complexa, que tem sido bastante discutida por alguns setores da sociedade defensores de sua efetivação como uma medida urgente para se garantir o direito desses povos ao seu território.

Habilidade desenvolvida em Time to think


(ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

Ícone de atividade oral.

Did you know?

O português é a língua oficial do Brasil, mas a variedade do português que falamos inclui milhares de palavras que vêm de línguas de povos originários e africanos.

Ícone de atividade oral.

3.

Fotografia. À frente, dois homens indígenas vistos de costas, da cintura para cima. Eles têm cabelos pretos, com cocar sobre a cabeça em amarelo, partes em preto e partes em vermelho. Ao fundo, outras pessoas vistas parcialmente. Mais ao fundo, prédio do Congresso Nacional do Brasil em Brasília, um edifício composto por duas torres gêmeas, uma delas mais alta que a outra, interligadas por uma estrutura em forma de arco com aparência esculpida, com curvas suaves e elegantes. As duas torres, também feitas de concreto, têm uma aparência sólida e retangular. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

As of 2007, FUNAI reported 67 uncontacted tribes like the Kawahira in the country, 27 of which were discovered between 2005 and 2007.

FERRO, S. Rare New Video Captures Isolated Amazon Tribe. Popular Science, [sem local], agosto 2013.

Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2c Resposta possível: to recognize the important role played by original peoples in our society, to raise awareness of their complex political, economic and social situation nowadays,etcétera

2d Resposta possível: capivara (from tupi kapii’gwara), cupim (from tupi kupi’i), jabuti (from tupi yawo’ti), jacaré (from  tupi yaka’re), jabuticaba (from tupi yawoti’kawa), jenipapo (from tupi yandï’pawa) etcétera

3. Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre o próprio contexto.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

Com relação à questão 2d, caso os estudantes peçam outros exemplos de palavras do português brasileiro advindas de línguas originárias, sugerimos: pirarucu (do tupi pirauru’ku), sabiá (do tupi sawi’a), jerimum (do tupi yuru’mu), mandioca (do tupi mandi’oka), pitanga (do tupi pï’tanga), paçoca (do tupi pa’soka), pipoca (do tupi pi’poka), carioca (do tupi kari’oka). Recomendamos que, respeitando as características de cada grupo de estudantes, eles sejam incentivados a usar a língua inglesa durante as discussões propostas, mesmo que não exclusivamente.

Para ler

Para saber mais sobre a importância de trabalhar a temática dos povos originários na escola, recomendamos a leitura de Funari e Piñón (2011). No que tange aos povos originários brasileiros, por meio de uma perspectiva que aborda passado, presente e um olhar do futuro, sugerimos o livro de Gomes (2017).

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão leitora por meio de textos dos gêneros discursivos science news article e pop-science article.

Task 1

Na Task 1, optamos por trabalhar com o gênero discursivo science news article. Embora ele já tenha sido abordado no volume do 8º ano, retomar esse gênero se faz necessário em virtude das aproximações que se podem estabelecer com o gênero trabalhado nas Tasks 2 e 3, o pop-science article. Dessa maneira, é possível observar de que modo textos de gêneros discursivos diferentes se constituem e se aproximam, ainda que respeitando as suas especificidades e contextos de produção.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero seis) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero sete) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
  • (ê éfe zero nove éle ih um oito) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.

3.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1

Rare New Video Captures Isolated Amazon Tribe

A quick glimpse of the Kawahira people


By Shaunacy Ferro | August 14, 2013

By Brazilian law, no one but a select few government workers is allowed to trespass on the land of the Kawahira, a tiny community of nomads that lives in the Amazon. They’re one of the country’s uncontacted peoples, indigenous groups that live in isolation from the rest of the modern world, which makes a quick video of nine members of the tribe making their way through the jungle a major find. Up until now, the tribe’s existence has largely been determined by the discovery of abandoned habitations and tools, according to TreeHugger.

The footage was shot by an employee of the Brazilian National Indian Foundation (FUNAI), the governmental body charged with preserving the lands and rights of the country’s indigenous peoples, a significant portion of whom live in isolation. FUNAI employees are allowed into Kawahira territory in order to ensure outsiders aren’t sneaking in and jeopardizing the tribe’s right to self-determination.

As of 2007, FUNAI reported 67 uncontacted tribes like the Kawahira in the country, 27 of which were discovered between 2005 and 2007. Brazil, home to 60 percent of the 2.7 million square mile Amazon rainforest, has more uncontacted peoples than any other country in the world.

There’s some very creepy zooming-in on the children of the group, but all in all it’s a very cool, very rare look, although it’s hard to see much beyond flashes of skin between the trees.

FERRO, S. Rare New Video Captures Isolated Amazon Tribe. Popular Science, [sem local], agosto 2013.

Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

3 Resposta pessoal. Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o texto.

Reforçamos que, para a diferenciação desses gêneros, usamos os critérios propostos por Rojo (2008): os gêneros do jornalismo científico, como o science news article, pertencem à esfera jornalística, enquanto a divulgação científica, como o pop-science article, é produzida fundamentalmente por pesquisadores e se dirige a um público mais amplo.

O texto em Read to learn explora a temática dos povos originários que vivem isolados na Amazônia brasileira em áreas de preservação de difícil acesso, aspecto que será aprofundado no pop-science article das Tasks 2 e 3.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

2.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Choose the options that could replace the words "trespass on", "charged with" and "jeopardizing" without changing the meaning of the sentences.

Ícone de atividade no caderno.
    1. bifór rídin.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações explícitas no texto.

1a Resposta esperada: they are a tiny community of nomads living in the Amazon, Brazil.

1b Resposta esperada: only a select few government workers.

1c Resposta esperada: because it shows one of Brazil’s uncontacted peoples, groups that live in isolation from the rest of the modern world.

1d Resposta esperada: an employee of the Brazilian National Indian Foundation (Funai).

1e Resposta esperada: to ensure that outsiders aren’t sneaking in and jeopardizing the tribe’s right to self-determination.

Objetivo da questão 2: inferir o sentido de palavras no texto.

2a: quatro

2b: dois

2c: quatro

Objetivos da questão 3: ler criticamente o texto; refletir sobre o sentido de palavras; estabelecer relações entre diferentes partes do texto e comprovar hipóteses.

3a Resposta esperada: it implies that the Kawahira people have the right to be free to make their own decisions on how to live, without external intervention.

3b: dois

3c Resposta pessoal.

Assim, consideramos que o science news article e as questões de leitura em Constructing meanings não apenas promovem o contraste entre os dois gêneros, mas também funcionam como introdução ao tema a ser aprofundado no pop-science article.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ópchiãn ór ópchiãns
Ícone de atividade no caderno.
  1. éf
    1. .

tésqui tchu

Before reading
Ícone de atividade oral.
    1. etcétera

A scientific journal

A popular science journal

e.

Ícone de atividade no caderno.

2.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: identificar características composicionais do gênero science news article.

4a: dois

4b:

Objetivo da questão 5: identificar informações específicas no texto.

5a: T

5b: F; “Brazil has more uncontacted peoples than any other country in the world.”

5c: T

5d: F; “There’s some very creepy zooming-in on the children of the group, but all in all it’s a very cool, very rare look, although it’s hard to see much beyond flashes of skin between the trees.”

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

1b um: A scientific journal.

1b dois: A popular science journal.

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2 Resposta pessoal. Resposta possível: the text seems to discuss ways of protecting isolated tribes of original peoples.

Task 2

Assim como na Task 1, o texto em Read to learn da Task 2 aborda a temática dos povos originários que habitam áreas remotas e vivem isolados do restante da sociedade. Vale destacar que, por questões de cunho didático, optamos por dividir o texto em duas partes, de modo que, na Task 3, outras questões possam ser exploradas.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 3

Protecting isolated tribes

There are about 50 isolated indigenous societies across lowland South America, with limited to no contact with the outside world. Despite displacements, epidemics and hostile interactions with outsiders, such tribes still manage to survive. How can we ensure the well-being of humanity’s last known isolated peoples under such enormous and mounting pressure from external threats?

Generally, the current policy ofgovernments, primarily those of Braziland Peru, and supported by the United Nations, is a “leave them alone” strategy. There are two implicit assumptions in a no-contact approach, however: that isolated populations are viable in the long term, and that they would choose isolation if they had full information (i.e., if they were aware that contact would not lead to massacre and enslavement). The first assumption is unlikely.

Ethnohistorical accounts reveal the real risk of severe depopulation or extinction during intermittent hostile and sporadic interaction with the outside world. Miners, loggers and hunters penetrate into the homelands of isolated tribes despite government “protection”. Unless protection efforts against external threats and accidental encounters are drastically increased, the chances that these tribes will survive are slim. Disease epidemics, compounded by demographic variability and inbreeding effects, makes the disappearance of small, isolated groups very probable in the near future. The second assumption is also unlikely. Interviews indicate that contacted groups had mainly chosen isolation out of fear of being killed or enslaved, but they also wanted outside goods and innovations and positive social interactions with neighbors. […]

Robert S. Walker is an assistant professor in the Department of Anthropology at the University of Missouri, Columbia, MO.

Kim R. Hill is a professor in the School of Human Evolution and Social Change at Arizona State University, Tempe, AZ.

WALKER, R. S.; HILL, K. R. Protecting isolated tribes. Science, [sem local], volume348,número 6 239, página 1 061, junho2015.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e implícitas e inferir o sentido de palavra no texto.

1a Resposta esperada: their strategy is known as “leave them alone”.

1b Resposta esperada: by keeping no contact with isolated original peoples.

1c Resposta esperada: miners, loggers and hunters.

A proposta da Task 2 e das questões de leitura de Constructing meanings é trabalhar com o gênero discursivo pop-science article, pois consideramos relevante contribuir com leituras dedicadas a aguçar o interesse pela descoberta, visto que a curiosidade é uma característica que precisa ser estimulada. Promover a divulgação científica por meio de textos na educação básica é, acima de tudo, possibilitar o contato com um gênero que circula com frequência em nossa sociedade, despertando o gôsto e o desejo por leituras com conteúdo científico e ampliando, assim, as oportunidades de popularização da ciência.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
Ícone de atividade no caderno.

Task 3

Before reading
Ícone de atividade oral.

Article 21

1. Indigenous peoples have the right, without discrimination, to the improvement of their economic and social conditions, including, inter alia, in the areas of education, employment, vocational training and retraining, housing, sanitation, health and social security.

2. States shall take effective measures and, where appropriate, special measures to ensure continuing improvement of their economic and social conditions. Particular attention shall be paid to the rights and special needs of indigenous elders, women, youth, children and persons with disabilities.

UNITED Nations. United Nations Declaration on the Rights of Indigenous Peoples. New York: UN, 2007.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas no texto; fazer inferências e identificar características composicionais do gênero pop-science article.

2a Resposta esperada: one is a professor and the other, an assistant professor and they work at universities.

2b:

Objetivo da questão 3: compreender globalmente o texto.

3: b

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre a função social do gênero pop-science article.

1a:

1b Respostas pessoais.

1c Respostas pessoais.

Task 3

Na Task 3, os estudantes lerão a segunda parte do texto explorado na Task 2.

Em Before reading, destaca-se a referência feita à United Nations Declaration on the Rights of Indigenous Peoples (ú êne, 2007), mais especificamente no que diz respeito ao Artigo 21, que aborda o direito dessas populações a saneamento básico e saúde. Salienta-se que essas questões estão também presentes na Lei norteº 6 001/1973 (Estatuto do Índio).

As questões propostas em Before reading e Constructing meanings, além de trabalhar a compreensão do novo excerto, buscam aprofundar alguns aspectos composicionais e estilísticos do gênero discursivo em questão.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1, 2 and 3

Controlled contact with isolated peoples is a better option than a no-contact policy. This means that governments should initiate contact only after conceiving a well-organized plan. In the past, there have been many poorly planned contacts with isolated Amazonian tribes by both missionaries and government agencies. The absence of health care professionals and health monitoring led to many deaths of these vulnerable peoples. One of us (K.R.H.) was on site within weeks of the first peaceful contacts with Aché, Yora, Mascho-Piro and Matsiguenga communities in Paraguay and Peru when they were extremely isolated and suffering from new contact-related epidemics (from the late 1970s to mid-1980s), even though intermittent contact (mostly accidental) had occurred for 25 years. The most important lesson learned from these experiences is that mortality can be reduced to near zero if the contact team is prepared to provide sustained, around-the-clock medical treatment, as well as food. A well-designed contact can be quite safe, compared to the disastrous outcomes from accidental contacts. But safe contact requires a qualified team of cultural translators and health care professionals that is committed to staying on site for more than a year. For example, foreign missionaries provided great care for the Yora for up to 6 months, but when they decided to take a furlough, dozens of Yora died within a few weeks. Similarly, in 1975, missionaries provided care to an Aché community for a year, but when they took a vacation, many Aché died. Fortunately, there have been some success stories such as a 1978 contact with a band of Northern Aché. Missionaries and anthropologists treated them with antibiotics when primary respiratory infections progressed to pneumonia. They also provided food to the sick.

Given that isolated populations are not viable in the long term, well-organized contacts are today both humane and ethical. We know that soon after peaceful contact with the outside world, surviving indigenous populations rebound quickly from population crashes, with growth rates over 3% per year. Once a sustained peaceful contact occurs, it becomes much easier to protect native rights than it otherwise would be for isolated populations. Leaving groups isolated, yet still exposed to dangerous and uncontrolled interactions with the outside world, is a violation of governmental responsibility. By refusing authorized, well-planned contacts, governments are simply guaranteeing that accidental and disastrous contacts will take place instead.

Robert S. Walker and Kim R. Hill

WALKER, R. S.; HILL, K. R. Protecting isolated tribes. Science, [sem local] volume 348, número 6 239, página 1 061, junho 2015.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd

Think a little more
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Considerando o texto das tésks e , vocês acham que essas aldeias sem contato querem continuar vivendo em isolamento ou querem entrar em contato com o mundo exterior? Por quê?
    1. Releiam o Artigo 21 da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas na questão 1c de bifór rídin, tésk thri (rídin). Como esses direitos podem ser garantidos sem desrespeitar o direito ao isolamento por parte de alguns povos indígenas? Justifiquem.
    1. Vocês concordam com o texto nas tésks e  (rídin) sobre a necessidade de contato controlado com alguns povos originários isolados? Por quê?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente; ler criticamente o texto e identificar informações específicas.

1a: dois

1b Resposta esperada: because they were poorly planned.

1c Resposta esperada: they learned that mortality can be reduced to near zero if the contact team is prepared to provide sustained, around-the-clock medical treatment, as well as food.

1d Resposta esperada: based on the text, once a well-organized and controlled contact occurs, it becomes much easier to protect original peoples’ rights, since they won’t be exposed to dangerous and uncontrolled interactions with the outside world.

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas no texto e reconhecer pontos de vista diferentes sobre o mesmo fato.

2a Resposta esperada: “Given that isolated populations are not viable in the long term, well-organized contacts are today both humane and ethical”.

2b Resposta esperada: Aché, Yora, Mascho-Piro and Matsiguenga communities in Paraguay and Peru were extremely isolated and suffering from new contact-related epidemics (from the late 1970s to mid-1980s), even though intermittent contact (mostly accidental) had occurred for 25 years.”; foreign missionaries provided great care for the Yora for up to 6 months, but when they decided to take a furlough, dozens of Yora died within a few weeks.”; missionaries provided care to an Aché community for a year, but when they took a vacation, many Aché died.”

Objetivo da questão 3: identificar características composicionais e estilísticas do gênero pop-science article.

3: a, b, e, f

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com o contexto brasileiro.

Think a little more

Busca-se encorajar a reflexão a respeito dos direitos dos povos originários, inclusive ao direito de viver ou não em isolamento. Igualmente, há uma proposta de discussão sobre interesses econômicos que envolvem, em alguns casos, os primeiros contatos com algumas dessas comunidades. professor ou professora, se julgar pertinente, sugerimos propor atividades extras que recuperem os valores pregados por esses povos no que concerne às práticas sustentáveis. Pode ser interessante propor um projeto interdisciplinar sobre o tema, trazendo ao debate a urgência de proteger o meio ambiente.

Para ler

No que concerne aos gêneros discursivos science news article e pop-science article, indicamos a leitura do texto de Rojo (2008).

  1. Vocês acreditam que existem interesses econômicos envolvidos em contatos desorganizados com as aldeias isoladas? Por quê?
  1. O que mais impressionou vocês nos textos das tésks, e  (rídin)? E o que menos impressionou? Justifiquem.

f. Na opinião de vocês, o que podemos fazer para chamar a atenção dos brasileiros quanto às necessidades dos povos originários? Compartilhem suas ideias com os colegas.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Um homem e uma mulher de meia-idade vistos do peito para cima. O homem tem cabelos grisalhos e veste camisa rosa-claro. Ao seu lado, mulher de cabelos escuros penteados para trás, vestindo blusa com estampas em laranja e azul e brincos de argola. Ambos olham para frente, sorrindo. Eles têm características físicas parecidas: pele morena, cabelos escuros, olhos pequenos e narizes largos. Ao fundo, vegetação em verde claro.

II.

Fotografia. Um homem indígena visto dos ombros para cima, com expressão séria e olhando ao longe. Ele tem cabelos brancos puxados para trás e usa na cabeça uma faixa em vermelho, preto e com um círculo em amarelo ao centro. Ele tem um arco em tinta branca que vai das bochechas até o nariz. No queixo, mais pinturas brancas. O homem tem características físicas parecidas com as do homem e da mulher da imagem anterior: pele morena, olhos pequenos e nariz largo.
  1. líssen tchu lârn

Listen to learn

Ícone de atividade de áudio.

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Testimony – Parts um, dois and três

Title: Where is your grandmother?

Date: 2011

Source: National Museum of Australia

WHERE is your grandmother? From Little Things Big Things Grow. National Museum of Australia, 2011.

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Respostas e comentários

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta possível: they are original peoples from Australia.

1b Resposta possível: in image um, we can see a couple wearing casual clothes; in image dois, the man is wearing aboriginal traditional accessories and his face is painted.

Listening

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão auditiva do gênero discursivo depoimento.

O fragmento de áudio em Listen to learn apresenta o depoimento de um aborígene australiano, descendente de um membro dos Guringai.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero dois) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero três) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.

Constructing meanings

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
      1. .
      2. gâringái.
      3. .
Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
  1. ai
      1. .
    1. éf.
Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
      1. pêni.
      2. .
      3. .
      1. .
Respostas e comentários

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e específicas no texto.

1a: dois

1b Respostas esperadas: he mentions three family members; they are his parents (mother and father) and his grandmother.

1c: três

Objetivos da questão 2: identificar informações explicitas e específicas no texto.

2a:

2b um: T

2b dois: F; both his parents are Aboriginal.

2b três: T

2b quatro: F; he used to spend some time with his grandmother, his mother’s mom.

Objetivos da questão 3: identificar informações explícitas e específicas; fazer inferências e refletir sobre o sentido de expressão no texto.

3a:

3b: dois

3c Resposta esperada: the levels of racism.

3d Resposta esperada: he didn’t realize that his grandmother experienced racism because, by having pale skin, he hadn’t experienced it.

3e Resposta esperada: he never thought about why his grandmother had to ride the bus sitting on the back seat or on the first row of seats.

O texto e as questões de Constructing meanings abordam a questão da discriminação sofrida por povos originários no contexto australiano, o que possibilita estabelecer um paralelo com as manifestações dessa natureza em território brasileiro.

professor ou professora, se achar adequado, este momento pode ser oportuno para propor atividades ou um projeto destinado a aprofundar o debate sobre maneiras de combater práticas discriminatórias contra povos que comumente têm ocupado um lugar marginalizado em nossa sociedade.

Destaca-se que esta seção busca lançar um olhar especial para a necessidade de reparar o quadro de invisibilização de alguns grupos étnicos, dando voz para que essas populações se façam ouvir e exijam seus direitos.

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
  1. três
Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.

5. umdoisêndtrêsráitin

Think a little more

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês concordam com a fórma como a avó do áudio que ouviram lida com a discriminação? Por quê?
    1. O que vocês fariam se fossem discriminados da mesma maneira?
    1. Algum dos seus amigos próximos ou de seus familiares já sofreu discriminação? Como eles a enfrentaram? Se não, encontrem alguém que tenha enfrentado algum tipo de discriminação e ouçam sua história.
    1. Quais fórmas de discriminação vocês já observaram no Brasil? E o que tem sido feito para promover mais empatia em nossa sociedade?
    1. O que vocês fazem para combater a discriminação e apoiar aqueles que sofrem com ela?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1. taimi tchu finquiêndênd

“The fact or state of belonging to a social group that has a common national or cultural tradition.” (página 138)

“The footage was shot by an employee of the Brazilian National Indian Foundation (FUNAI), the governmental body charged with preserving the lands and rights of the country’s indigenous peoples, a significant portion of whom live in isolation.” (página 140)

“Interviews indicate that contacted groups had mainly chosen isolation out of fear of being killed or enslaved, but they also wanted outside goods and innovations and positive social interactions with neighbors.” (página 143)

Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: identificar informações explícitas no texto e identificar características composicionais do gênero depoimento.

4a Resposta esperada: she used to speak Maltese to a friend to try and act as if they were immigrants, so that they could sit at the front of the bus.

4b Resposta esperada: they would have to sit in the exposed part, where they got the fumes.

4c: um

5 Resposta pessoal. Objetivo da questão 5: identificar informações específicas no texto.

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal e com o contexto brasileiro.

Objetivo da questão 1: identificar o uso de preposições seguidas de verbos no gerúndio.

Think a little more

Nesta seção, estimula-se uma reflexão crítica sobre o texto ouvido e sobre questões suscitadas por ele, como a discriminação sofrida por conhecidos ou familiares. Sugerimos que observe, em seu contexto, se convém um trabalho mais cuidadoso com esse tema, pois algum estudante ou um de seus familiares próximos pode ter sofrido preconceito, o que torna a situação delicada. Acreditamos, no entanto, que é de extrema importância que ela não deixe de ser debatida em sala de aula, tendo em vista sua relevância social e seu papel educativo.

Language in action

Objetivo da seção

Identificar fórmas e usos de elementos léxico-gramaticais presentes nos gêneros discursivos explorados na unidade.

As questões propostas buscam, por um lado, exercitar construções formadas com o gerúndio, conteúdo sintetizado na seção Eyes on grammar. Além disso, também se propõe uma revisão sobre as preposições e sobre o present e o past simple tenses. De acordo com as dificuldades da turma, considere a possibilidade de ampliar as questões.

Também é possível aproveitar o momento para avaliar se é necessário revisar outros assuntos léxico-gramaticais com a turma. Utilize os textos da unidade para desenvolver esse trabalho, se possível.

By refusing authorized, well-planned contacts, governments are simply guaranteeing that accidental and disastrous contacts will take place instead.” (página 145)

    1. .
    2. préposíchiâns.
    3. .
    4. .
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e b.

  1. What do all the words "belonging", "preserving", "being" and "refusing" have in common?
  1. The words "of" (in "state of belonging"), "with" (in "charged with preserving"), "of" (in "fear of being") and "by" (in "By refusing") are
    1. conjunctions.
    2. prepositions.
    3. pronouns.
    4. verbs.
Ícone de atividade no caderno.

2.

Reprodução de página da internet.
Na parte superior, à esquerda, texto: Edition: United States. Título: The Conversation Academic rigor, journalistic flair. Menus: Arts plus Culture, Economy plus, Business, Education, Environment plus Energy, Ethics plus Religion, Health plus Medicine, Politics plus Society, Science plus Technology.

Indigenous peoples are crucial for conservation – a quarter of all land is in their hands

Published: July 17, 2018 9.05pm BST

An incredible 40% of lands listed by national governments around the world as being managed for conservation are Indigenous lands. Some of this has official recognition. For instance, Australia would never meet its promises under the Convention on Biological Diversity if its Indigenous peoples had not been prepared to allocate more than 27 million hectares of their land to conservation.

Yet there is danger in making assumptions about the aspirations of Indigenous peoples for managing their lands. Without proper consultation, conservation projects based on Indigenous stewardship may be unsuccessful at best and risk perpetuating colonial legacies at worst.

INDIGENOUS peoples are crucial for conservation – a quarter of all land is in their hands. The Conversation, [sem local] 17 julho 2018. Disponível em: https://oeds.link/kFD5CF. Acesso em: 2 maio 2022.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ófênd
    1. óf (página 143)
    1.  fíãróf (página 143)
    1. óf (página 145)
    1. óf.” (página 145)
Respostas e comentários

1a Resposta esperada: they all end in -ing.

1b: dois

Objetivo da questão 2: identificar o uso de preposições seguidas de verbos no gerúndio.

2: in making; for managing.

Objetivo da questão 3: identificar funções da preposição .

3a: dois

3b: quatro

3c: três

3d: um

Ícone de atividade no caderno.

“They’re one of the country’s uncontacted peoples, indigenous groups that live in isolation from the rest of the modern world (página 140)

b.

“The most important lesson learned from these experiences is that mortality can be reduced to near zero if the contact team is prepared to provide sustained, around-the-clock medical treatment, as well as food.” (página 145)

c.

 my mum comes from the northern suburbs of Sydney and she’s from the Guringai people (página 147; Testimony - Part um )

  1. Órigin.
  2. .
  3. .
Ícone de atividade no caderno.

“Controlled contact with isolated peoples is a better option than a no-contact policy.”

b.

“The absence of health care professionals and health monitoring led to many deaths of these vulnerable peoples.”

c.

“Similarly, in 1975, missionaries provided care to an Aché community for a year, but when they took a vacation, many Aché died.”

d.

“Once a sustained peaceful contact occurs, it becomes much easier to protect native rights

Ícone de atividade no caderno.

Brazil (um) espaço para resposta (turn) 500 [years old] in 2000 and still [today] (dois) espaço para resposta (ignore) the immense diversity of the Indigenous peoples living in its territory.

b.

Today they espaço para resposta (be) 256 peoples, speaking more than 150 different languages and adding up to 896.917 individuals (í bê gê É, 2010).”

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: identificar funções da preposição from.

4a: dois

4b: três

4c: um

Objetivo da questão 5: reconhecer verbos no present simple tense e no past simple tense.

5a Resposta esperada: “is” present simple tense.

5b Resposta esperada: “led” past simple tense.

5c Resposta esperada: “provided” – past simple tense; “took” – past simple tense; “died” – past simple tense.

5d Resposta esperada: occurs” – present simple tense; “becomes” – present simple tense.

Objetivo da questão 6: praticar o uso de verbos no present simple tense e no past simple tense.

6a: um turned; dois ignores

6b: are

c.

we (um) espaço para resposta (say) that they (dois) espaço para resposta (be) ‘original’ or ‘native’ because they (três) espaço para resposta (be) here before the European occupation

d.

This name (um) espaço para resposta (be) the result of a historical mistake (dois) espaço para resposta (make) by the first Europeans who (três) espaço para resposta (arrive) in America, who (quatro) espaço para resposta (think) they had reached India.”

WHO are they? Povos indígenas no Brasil. Disponível em:https://oeds.link/jXTtBU. Acesso em: 2 maio 2022.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Hit the road

You are going to write a summary based on the testimony “Where is your grandmother?”, that you heard in Listening. Remember you have already taken notes about its most important information in question 5 of the same section.

1.

For the written production

What is the discursive genre?Summary.

What is the theme?The testimony “Where is your grandmother?”

What is the objective?To sum up relevant information about the audio in Listening in order to promote self-study of the theme.

At whom is it aimed?Yourself and your classmates.

How and where is it going to be published?On the classroom board.

Who is going to participate?All students in the class, individually.

Toolbox

1. tésk uan (rídin)

Resumo. Ilustração de página de caderno com papel pautado em branco e espiral em cinza. Texto: Summary: The purpose of the science news article Rare New Video Captures Isolated Amazon Tribe, written by Shaunacy Ferro, is to inform about a rare short new video showing nine members of an isolated Amazon tribe of nomads. The text points out that it is a major find since the tribe’s existence has largely been determined by accounts of their abandoned habitations and tools. The text also mentions that there is a significant portion of original peoples living in isolation in Brazil. In addition, it highlights the major role played by FUNAI in preserving original peoples’ rights in the country
Respostas e comentários

6c: um say; dois are; três - were

6d: um is; dois made; três arrived; quatro - thought

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto escrito a ser produzido.

Objetivo da questão 1: identificar características composicionais e estilísticas do gênero resumo.

Writing

Objetivo da seção

Produzir um resumo, desenvolvendo as etapas de planejamento, pesquisa, escrita, revisão e reescrita.

O resumo escrito é um gênero discursivo que circula em diversos âmbitos do mundo social, inclusive no cotidiano escolar. Como esse gênero costuma estar presente em diversos componentes curriculares, o trabalho proposto pode colaborar também para a produção de outros resumos escolares, mesmo em língua portuguesa, considerando que as características composicionais são as mesmas nas duas línguas.

Excepcionalmente, por motivos didáticos, elaboramos um resumo, apresentado como exemplo em Toolbox, pois consideramos imprescindível que os estudantes comparem o texto original com o resumo. Além disso, as questões estão organizadas de fórma um pouco diferente, em virtude da necessidade de introduzir esse resumo como uma referência para auxiliar os estudantes a entender a proposta.

Embora a tarefa seja, inicialmente, desenvolvida de modo individual, incentiva-se o posterior compartilhamento dos textos entre os colegas de turma.

Para ler

Caso queira aprofundar o estudo do gênero resumo, sugerimos o trabalho de Machado (2003).

Ícone de atividade no caderno.
    1. .
Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.

3.

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  1. umdoistrêslissenin
  1. etcétera

f.

Step back

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade no caderno.

2.

Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero resumo.

2c:

Objetivos da questão 3: planejar e pesquisar o conteúdo do resumo; planejar as características composicionais e estilísticas; escrever uma versão inicial do texto.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do resumo.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final do resumo.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.

a.

Ícone de atividade oral.

b.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.

c.

Ícone de atividade no caderno.

d.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Do que você mais gostou na unidade?
    1. O que você aprendeu sobre povos originários?
    1. O que você aprendeu sobre sains níus árticols e ? E sobre depoimentos e resumos? Você achou fácil compreender esses gêneros?
    1. Foi difícil escrever um resumo?

áison grémer

Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade, bem como as palavras e expressões destacadas. Preste atenção às observações que seguem.

Versão adaptada acessível

Eyes on Grammar.

Leia os exemplos extraídos dos textos desta unidade. Preste atenção às palavras e expressões que serão explicadas pelas observações que as seguem.

egzâmpol uan

Versão adaptada acessível

Example 1 – of

the governmental body charged with preserving the lands and rights of the country’s indigenous peoples

27 of which were discovered between 2005 and 2007.”

(página 140)

“But safe contact requires a qualified team of cultural translators

Fortunately, there have been some success stories such as a 1978 contact with a band of Northern Aché.”

abre parênteses página 145)

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens e sua relação com o tema da unidade.

Objetivo da questão 2: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens das páginas de abertura para articular o conhecimento prévio que ativam e as temáticas desenvolvidas ao longo da unidade.

As imagens de abertura retratam manifestações de costumes e tradições de povos originários brasileiros. Podem ser exploradas para analisar as fórmas pelas quais essas comunidades têm se relacionado com o mundo contemporâneo.

Avalie a possibilidade de levar a turma a uma comunidade de um povo originário, caso haja alguma em sua região. Outra sugestão seria convidar um integrante de uma comunidade originária para ir à escola, para conversar com os estudantes.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar a aprendizagem, especialmente com relação à compreensão leitora, à compreensão auditiva e à produção escrita.

Nesta seção, sugerimos que estimule os estudantes a expressar suas possíveis dificuldades, assim como destacar as atividades em que tiveram bom desempenho.

Com base nesses resultados, você pode considerar se é necessário retomar alguma questão ou solicitar a realização das questões propostas no apêndice There is more e nas Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar os conhecimentos sobre o uso de gerúndio após preposições e sobre os diferentes significados expressos pelas preposições of e from.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero nove éle ih zero um) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero três) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.
  • (ê éfe zero nove éle ih zero quatro) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.

PREPOSITION OF / PREPOSIÇÃO OF

to indicate belonging / indicar pertencimento

“[…] the governmental body charged with preserving the lands and rights of the country’s indigenous peoples […].”

to indicate a part of something / indicar parte de algo

“[…] 27 of which were discovered between 2005 and 2007.”

to identify an individual or a member of a group / identificar um indivíduo ou membro de um grupo

“But safe contact requires a qualified team of cultural translators […].”

to indicate origin / indicar origem

“Fortunately, there have been some success stories such as a 1978 contact with a band of Northern Aché.”

Preposições podem ter diferentes significados de acordo com o contexto.

egzâmpol tchu

Versão adaptada acessível

Example 2 – from

“They’re one of the country’s uncontacted peoples, indigenous groups that live in isolation from the rest of the modern world

(página 140)

“The most important lesson learned from these experiences is that mortality can be reduced

abre parênteses página 145)

 and she’s from the Guringai people, the Guringai language group and the Gai-marigal clans.”

(página 147; Testimony - Part um)

PREPOSITION FROM / PREPOSIÇÃO FROM

to show separation / indicar separação

“They’re one of the country’s uncontacted peoples, indigenous groups that live in isolation from the rest of the modern world.”

to show a source of knowledge / indicar uma fonte de conhecimento

“The most important lesson learned from these experiences is that mortality can be reduced […].”

to show origin / indicar origem

“[…] and she’s from the Guringai people,
the Guringai language group and the Gai-marigal clans.”

Preposições podem ter diferentes significados de acordo com o contexto.

Versão adaptada acessível

Example 3 – preposition + gerund

 contacted groups had mainly chosen isolation out of fear of being killed or enslaved

(página 143)

 governments should initiate contact only after conceiving a well-organized plan.

By refusing authorized, well-planned contacts

(página 145)

PREPOSITION + GERUND / PREPOSIÇÃO + GERÚNDIO

preposition + verb + -ing / preposição + verbo + -ing

“[…] governments should initiate contact only after conceiving a well-organized plan.”

Verbos usados após preposições, como áfter e bái, devem estar no gerúndio.

Respostas e comentários

professor ou professora, considerando que esta é a penúltima unidade do 9º ano, seria recomendável revisar algum conteúdo léxico-gramatical que você, professor ou professora, tenha percebido que seja necessário rever com a turma.

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei nº 6 001, de 19 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Diário Oficial da União: seção um, Brasília, Distrito Federal, página 13 177, 21 de dezembro de 1973.

BRASIL. Lei nº 11 645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9 394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10 639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: Brasília, Distrito Federal, página 1, 11 março2008.

BRASIL. Parecer cê êne Ê barra cê pê nº 3/2004, de 10 de março de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: Brasília, Distrito Federal, 19 março 2004. O documento oferece uma análise contundente das motivações da Lei 10 639/2003, bem como orientações para sua implementação pelos sistemas de ensino.

BRASIL. Resolução Conselho Nacional de Educação/Código Penal nº 1/2004, de 17 de junho de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: seção um, Brasília, Distrito Federal, página 11, 22 de junho de 2004.

FUNARI, P. P.; PIÑÓN, A. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2011.

GOMES, M. P. Os índios e o Brasil: passado, presente e futuro. São Paulo: Contexto, 2017.

MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumo. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. página 149-162.

ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica: a apropriação dos gêneros de discurso na escola. In: Linguagem em curso ou discurso LemD, volume8, número3, página 581-612, setembro a dezembro 2008.

UNITED Nations. United Nations Declaration on the Rights of Indigenous Peoples. Nova York: UN, 2007.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero nove éle ih um oito) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
  • (ê éfe zero nove éle ih um nove) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.