Minha canção

Você gosta de música? O Brasil é um país musical. A mistura das culturas africana, indígena, europeia e asiática produziu um “caldeirão” de ritmos que, em geral, encanta o mundo todo. Nesta coleção, cada livro será aberto e finalizado com uma letra de canção, acompanhada de cifras facilitadas para você ouvir, cantar e viajar nas letras e melodias criadas por nossos compositores-poetas. Você encon­trará também propostas de atividades para que possa dialogar com essas canções. Bem-vindo ao Ensino Fundamental – Anos Finais!

Só eu sou eu Marcelo Jeneci Violão: principal Tom: gê maiúsculo, que significa Sol Tem muita gente tão bonita nessa terra Acima de 'gente', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'terra', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. Nas minhas contas são sete bilhões Acima de 'contas', á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima de 'bilhões', dê maiúsculo, que significa Ré. Mais eu Acima do 'mais', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'eu', ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor; após o verso, gê maiúsculo, que significa Sol. Tem Ronaldinhos e rainhas da Inglaterra Acima de 'Ronaldinhos', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'Inglaterra', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. Mas nada disso muda que só eu sou eu Acima de 'disso', á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima de 'que', dê maiúsculo, que significa Ré; acima de 'sou', gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete. Só eu sou eu Acima do segundo 'eu', cê maiúsculo, que significa Dó; após o verso, cê maiúsculo, sinal de hashtag e ó sobrescrito, que significa Dó sustenido diminuto. Só eu sou eu Acima do segundo 'eu', gê maiúsculo, que significa Sol; após o verso, ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor. Além de mim não tem ninguém que seja eu Acima de 'mim', á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima de 'ninguém', dê maiúsculo, que significa Ré; acima de 'eu', gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete. Só eu sou eu Acima do segundo 'eu', cê maiúsculo, que significa Dó; após o verso, cê maiúsculo, sinal de hashtag e ó sobrescrito, que significa Dó sustenido diminuto. Só eu sou eu Acima do segundo 'eu', gê maiúsculo, que significa Sol; após o verso, ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor. Além de mim não tem ninguém que seja eu Acima de 'mim', á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima de 'ninguém', dê maiúsculo, que significa Ré; acima de 'eu', gê maiúsculo, que significa Sol; após o verso, ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor e gê maiúsculo, que significa Sol. Repete a primeira parte
Ilustração. Pessoas na arquibancada assistindo a um jogo de futebol. Homens e mulheres, de etnias variadas, usando camisetas coloridas. Em campo, com a bola, o jogador camisa 9 da seleção brasileira. Ele é careca com uma pequena porção de cabelo na frente. Ele tem nariz grande e dentes salientes. O jogador do outro time está de costas. Usa uniforme vermelho e azul. Tem cabelo cacheado.

Biblioteca cultural

Ouça a canção “Só eu sou eu” no sáite do músico Marcelo Jeneci.

Respostas e comentários

Minha canção

Bê êne cê cê em foco

cê gê: 1, 3, 4, 5, 8, 9 e 10.

cê e éle : 1, 2, 3, 5 e 6.

cê e éle pê : 7, 9 e 10.

Habilidade: ê éfe seis nove éle pê quatro oito.

Orientações didáticas

Professor, seja bem-vindo a esta coleção. Esperamos que o trabalho proposto por ela seja produtivo e que você, por meio destes quatro volumes, possa refletir sobre suas práticas (problematizando-as em alguns momentos), exercitar seu importante lugar de fala como um mediador qualificado no trabalho com a nossa língua, educar seus estudantes para a cidadania, desenvolver o senso crítico deles, entre outros saberes essenciais para a vida de toda a comunidade.

É muito importante que os estudantes saibam que o gênero letra de canção pressupõe um acompanhamento musical. A canção foi feita para ser cantada e, por isso, é essencial que a turma a ouça, além de entrar em contato com os versos que a compõem. A melodia traz uma série de informações subjetivas que interferem na interpretação que fazemos da letra de uma canção, por isso é tão importante o trabalho interdisciplinar com o professor de Arte. Ele é um especialista e pode contribuir para a análise dessa linguagem, a música. Planeje com ele, com antecedência, um trabalho com as seções Minha canção, que abrem e fecham todos os volumes desta coleção. Em um cenário ideal – que precisa ser combinado com a coordenação da escola –, o professor de Arte está presente nas aulas em que essa seção é desenvolvida. É ele que, como especialista, conduz a análise da melodia composta para a canção. Ele pode pedir, por exemplo, aos alunos que identifiquem instrumentos musicais e falem sobre o ritmo que ouvem. Depois, você pode associar os versos à melodia. Caso não seja possível um trabalho interdisciplinar com Arte e você precise conduzir a aula sozinho, peça aos estudantes que sabem tocar instrumentos musicais que se preparem para fazê-lo enquanto os demais cantam os versos. Os estudantes músicos devem utilizar as cifras indicadas na letra.

Os acordes estão facilitados e seguem as tonalidades das músicas originais. Caso nenhum estudante saiba tocar violão, reproduza a canção para a turma.

Em sintonia com a competência geral (cê gê) 8 da Bê êne cê cê, que destaca habilidades socioemocionais ao apontar a importância do autoconhecimento e do cuidado com a saúde emocional, a letra dessa canção sugere a valorização dos traços que nos particularizam e nos distinguem das demais pessoas. Começar o ano com a análise dessa letra é uma fórma de indicar aos estudantes a possibilidade de reforçar a história que eles já vêm construindo ou de modificá-la para iniciar uma nova fase. Converse sobre isso com a turma, convidando-a a viver plenamente o Ensino Fundamental – Anos Finais, ou seja, a se dedicar às várias atividades que serão propostas pela disciplina de Língua Portuguesa e que criarão oportunidades para que os estudantes, entre outros objetivos, vivenciem manifestações artísticas diversas, exercitem sua curiosidade intelectual, desenvolvam práticas cidadãs.

Minha canção

Vem cá, menina
Acima de “cá”, ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor.

Vem brincar comigo
Acima de brincar, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor.

Que outra criatura igual jamais nasceu
Acima de “criatura”, á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima de “igual”, dê maiúsculo, que significa Ré; acima de “nasceu”, gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete.

Vem cá, menino
Acima de “cá”, ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor.


Vamos lá, juntinhos
Acima de “Vamos lá”, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor.

Ainda bem que a gente é você e eu
Acima de “bem”, á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima de “gente”, dê maiúsculo, que significa Ré; acima de “eu”, gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete.

Você e eu
Acima de “eu”, cê maiúsculo, que significa Dó; após o verso, cê maiúsculo, sinal de hashtag e ó sobrescrito, que significa Dó sustenido diminuto.

Você e eu
Acima de “eu”, gê maiúsculo, que significa Sol; após o verso, ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor.

E cada um é cada um
Acima de “um”, á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima do segundo “um”, dê maiúsculo, que significa Ré.

E cada eu...
Acima de “eu”, gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete.

Você e eu
Acima de “eu”, cê maiúsculo, que significa Dó; após o verso, cê maiúsculo, sinal de hashtag e ó sobrescrito, que significa Dó sustenido diminuto.

Você e eu
Acima de “eu”, gê maiúsculo, que significa Sol; após o verso, ê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Mi menor.

E cada um é cada um
Acima de “um”, á maiúsculo e ême minúsculo, que significa Lá menor; acima do segundo “um”, dê maiúsculo, que significa Ré.

E cada eu...
Acima de “eu”, gê maiúsculo, que significa Sol.
Ilustração. Menina em um balanço no parque. Atrás dela, um homem sorridente de braços abertos.
Ilustração. Um homem e uma menina na cozinha. Ela lava a louça e ele enxuga com um pano.
Ilustração. Menina e o homem no cinema. Estão sorridentes, cada um com um saco de pipoca.

SÓ eu sou eu. Intérprete: Marcelo Jeneci. Compositores: A. nestróvisqui e M. Jeneci. ín: DE graça. Intérprete: Marcelo Jeneci. Rio de Janeiro: Som Livre, 2013. 1 cedê, faixa 12

A canção “Só eu sou eu” é de autoria de Marcelo Jenec e ­Arthur nestróvisqui e integra o disco De graça (2013), o segundo da carreira de Jeneci. Nascido em 1982, de pai pernambucano e mãe paulista, o multi-instrumentista Marcelo Jeneci foi criado na periferia de São Paulo ouvindo rádios populares, canções de Roberto Carlos e trilhas sonoras de telenovelas. O gaúcho Arthur nestróvisqui nasceu em 1959 e é compositor, violonista, crítico literário e musical, escritor e editor.

Capa de álbum. Imagem sobreposta do rosto de um rapaz de olhos escuros, barba e cavanhaque. Ele tem lábios grandes. Ao redor da imagem o título, JENECI DE GRAÇA.
Reprodução da capa do álbum De graça, de Marcelo Jeneci.

Biblioteca cultural

Que tal conhecer outra canção de Marcelo Jeneci? “Felicidade” é um dueto com a cantora Laura Lavieri e você pode encontrar o videoclipe na internet.

Minha canção

Nosso vídeo de fotos e música

Discuta as questões apresentadas a seguir com a turma.

  • Por que o “eu” não se incluiu nos “7 bilhões” que citou?
  • Por que os compositores citam Ronaldinhos e rainhas da Inglaterra?
  • Qual é a função do coro de não cantores que acompanha em algumas partes a voz de Jeneci?
  • O que significaria, afinal, dizer que só eu sou eu?

Agora que vocês já refletiram sobre a canção, preparem-se para produzir um vídeo com fotos da turma. Orientem-se pelas instruções a seguir.

  1. Tirem fotos espontâneas da turma em vários lugares da escola (sala de aula, pátio, quadra etcétera) em momentos diversos (durante a aula, no intervalo, na aula de Educação Física etcétera). Algumas delas devem mostrar a turma toda; outras podem ­mostrar grupos.
  2. Cada um de vocês deve produzir também uma selfie, escolhendo uma maneira de se individualizar.
  3. Elejam uma equipe de editores para realizar a próxima etapa: produzir um vídeo em que estarão sincronizadas as fotos e a canção “Só eu sou eu”.

A equipe de editores deve seguir estas instruções:

  1. Reservem um computador da escola ou de alguém da turma que ­tenha um programa de edição que sincronize fotos e músicas. Se tiverem um smartphone disponível, é possível baixar um aplicativo na loja do ­sistema operacional. Há várias versões gratuitas, algumas específicas para a criação de vídeos utilizando fotos. Procurem a que melhor atenda às necessidades do grupo.
  2. Abram o aplicativo de edição e nomeiem o projeto que estão criando (“Vídeo da turma X”, por exemplo). Salvem o projeto.
  3. Selecionem as fotografias de acôrdo com as instruções do aplicativo.
  4. Após a seleção, definam a ordem em que desejam que as fotos apareçam no vídeo.
  5. Selecionem os efeitos desejados (como filtros, molduras, figurinhas, zum) e o tipo de transição que desejam entre uma foto e outra.
  6. Insiram o arquivo de áudio com a canção “Só eu sou eu”. Não se esqueçam de que esse material deverá ser de uso interno; qualquer outro uso implica o pagamento de direitos autorais.
  7. Adicionem a canção ao arquivo.
  8. Sincronizem o início e o final do vídeo tendo em vista a duração da música.
  9. Selecionem o efeito de áudio entre as opções oferecidas pelo aplicativo.
  10. O vídeo está pronto! Salvem e compartilhem com a turma.

Assistam ao vídeo e guardem esse ­material como um registro da história do grupo. Ele poderá ser usado, também, na formatura do 9º ano.

Respostas e comentários

Orientações didáticas

Nosso vídeo de fotos e música – Não se espera que os estudantes respondam às questões propostas uma a uma. A ideia é que as utilizem como um guia para a discussão. Veja se a turma percebe que a canção defende que somos únicos e, por isso, especiais. Mesmo que não sejamos figuras ilustres ou famosas como Ronaldinho (o jogador de futebol) e a rainha da Inglaterra, ocupamos um lugar que é só nosso, por isso o mundo é composto de “sete bilhões mais eu”. O coro de pessoas comuns, não cantoras, junta-se à voz principal para dar a noção de que há vários “eus” e que todos têm sua singularidade.

Como você terá oportunidade de perceber, essa e outras atividades da coleção estimulam a produção de textos que associam várias linguagens. É provável que a familiaridade com as tecnologias digitais de informação e comunicação não seja a mesma entre os estudantes, mas esse conhecimento será adquirido conforme se apresentarem os desafios de cada atividade. Além disso, alguns estudantes poderão orientar os colegas, assumindo a liderança em algumas práticas. Incentive-os a vivenciar esse tipo de protagonismo. A Bê êne cê cê indica a importância da compreensão e do uso dessas tecnologias na cê gê 5, na cê e éle 3 e na cê e éle pê 10, além de incluí-las em várias das habilidades.