Minha canção

Com treze integrantes, a Trupe Chá de Boldo é uma banda paulista que explora novos sons em suas produções. A canção a ­seguir, “Verão”, faz parte do disco Nave manha, produzido em 2012.

Verão Trupe Chá de Boldo meu bem, Acima de 'meu', dê maiúsculo, que significa Ré. melhor no porto que à porta melhor na chuva que com chave melhor no sol do que na sala melhor na estrada do que no estrado Acima de 'estrada', á maiúsculo, que significa Lá; após o verso, dê maiúsculo, que significa Ré. meu bem melhor no espaço que no spam melhor ciganos que seguros melhor com asa que em casa melhor a vida do que o divã Acima de 'vida', á maiúsculo, que significa Lá. melhor verão do que ver nada Acima de 'melhor', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'verão', á maiúsculo, que significa Lá; após o verso, dê maiúsculo, que significa Ré. melhor no mar que a ver navios Acima de 'melhor', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'mar', á maiúsculo, que significa Lá; acima de 'navios', dê maiúsculo, que significa Ré. Repetir duas vezes meu bem Acima de 'bem', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor no porto que à porta melhor na chuva que com chave Acima de 'chave', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor no sol do que na sala melhor na estrada do que no estrado Acima de 'estrada', éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; após o verso, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. meu bem Acima de 'bem', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor no espaço que no spam melhor ciganos que seguros Após o verso, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor com asa que em casa melhor a vida do que o divã Acima de 'vida do', éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; acima de 'que', á maiúsculo, que significa Lá; após o verso, dê maiúsculo, que significa Ré.
Ilustração. Van antiga vermelha passando em uma estrada asfaltada no meio da natureza. Ao redor da estrada árvores, pássaros e montanhas. No céu, o Sol.
Respostas e comentários

Minha canção

Bê êne cê cê em foco

cê gê: 1, 3, 4, 8 e 10.

cê e éle : 1, 2, 3 e 5.

cê e éle pê : 1, 2, 3, 5, 7 e 9.

Habilidades: ê éfe seis nove éle pê quatro oito e ê éfe seis nove éle pê quatro nove.

Orientações didáticas

Sugerimos enfaticamente que seja realizado um trabalho interdisciplinar com Arte. Lembramos que o professor desse componente é um especialista e, por isso, pode contribuir para a análise aprofundada dessa linguagem, a música. Se possível, planeje com ele, com antecedência, um trabalho com as seções Minha canção. Reforçamos que em um cenário ideal – que precisa ser combinado com a coordenação da escola – o professor de Arte está presente nas aulas em que essa seção é desenvolvida. É ele que, como especialista, conduz a análise da melodia composta para a canção. Ele pode pedir, por exemplo, aos alunos que identifiquem instrumentos musicais e falem sobre o ritmo que ouvem. Depois, você pode associar os versos à melodia.

O contato com as letras de canção, assim como a possibilidade de ­cantá-las ou de ouvi-las sendo cantadas, no início e no final de cada volume da coleção, objetiva possibilitar a vivência de manifestações artísticas diversas e qualificar a apreciação da estética musical. Intencionalmente, selecionamos compositores e intérpretes brasileiros que provavelmente não são conhecidos por parte significativa dos estudantes. Apostamos nesse contato para introduzir novas experiências no repertório que já construíram. Nosso objetivo não é desqualificar as referências que os estudantes já possuem, mas oferecer a eles outras de que, eventualmente, também possam gostar. Acreditamos também ser esse o papel da escola, além de resgatar e valorizar as culturas juvenis que os estudantes já trazem.

Os acordes estão facilitados e seguem as tonalidades das músicas originais.

Minha canção

Verão Trupe Chá de Boldo meu bem, Acima de 'meu', dê maiúsculo, que significa Ré. melhor no porto que à porta melhor na chuva que com chave melhor no sol do que na sala melhor na estrada do que no estrado Acima de 'estrada', á maiúsculo, que significa Lá; após o verso, dê maiúsculo, que significa Ré. meu bem melhor no espaço que no spam melhor ciganos que seguros melhor com asa que em casa melhor a vida do que o divã Acima de 'vida', á maiúsculo, que significa Lá. melhor verão do que ver nada Acima de 'melhor', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'verão', á maiúsculo, que significa Lá; após o verso, dê maiúsculo, que significa Ré. melhor no mar que a ver navios Acima de 'melhor', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'mar', á maiúsculo, que significa Lá; acima de 'navios', dê maiúsculo, que significa Ré. Repetir duas vezes meu bem Acima de 'bem', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor no porto que à porta melhor na chuva que com chave Acima de 'chave', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor no sol do que na sala melhor na estrada do que no estrado Acima de 'estrada', éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; após o verso, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. meu bem Acima de 'bem', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor no espaço que no spam melhor ciganos que seguros Após o verso, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor. melhor com asa que em casa melhor a vida do que o divã Acima de 'vida do', éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; acima de 'que', á maiúsculo, que significa Lá; após o verso, dê maiúsculo, que significa Ré.
Ilustração. Van antiga vermelha passando em uma estrada asfaltada no meio da natureza. Está chovendo. Ao fundo, dois barcos a vela no mar.

VERÃO. Intérprete: Trupe Chá de Boldo. Compositor: G. Galo. ín: NAVE manha. Intérprete: Trupe Chá de Boldo. São Paulo: [], 2012. 1 cedê, faixa 9.

Reprodução de capa de disco. Grande mancha vermelha no centro. Ao redor dela, trechos em preto e rosa. No centro, em letras pequenas, o título.
Reprodução da capa do disco Nave manha, da Trupe Chá de Boldo.

Nossos versos para a canção

Após ouvir “Verão”, bata um papo com a turma sobre o que a composição propõe. Observe com os colegas que o eu lírico faz uma brincadeira com palavras que têm sons semelhantes, mas sentidos bem diversos. Com isso, ele nos convida a viver a vida de fórma mais intensa, aproveitando as experiências que ela nos oferece.

Agora, em grupos, entrem na brincadeira da Trupe Chá de Boldo. ­Utilizando a melodia de “Verão” e as estratégias sonoras inventadas pelo compo­sitor paulistano Gustavo Galo (1985-), criem novos versos para a canção. Em seguida, cantem a letra original e introduzam, grupo por grupo, as novas estrofes. Combinem antes a ordem de entrada.

Respostas e comentários

Orientações didáticas

Converse com os estudantes sobre as experiências citadas na canção, apresentadas como positivas pelo eu lírico, como [estar] no porto, na chuva, na estrada, no mar, entre outras. Verifique se percebem que a canção exalta a liberdade, ao opor sol a sala, asa a casa, ciganos a seguros. Pergunte a eles o que consideram ­liberdade; essa reflexão pode servir de ponto de partida para os novos versos que criarão. Lembramos que, diferentemente do passo a passo que propomos para seções como meu ou minha [nome do gênero] na prática, nas seções Minha canção as atividades são, em geral, mais livres e menos guiadas. Essa opção – intencional – possibilita mais liberdade para você, professor, conduzir as atividades de acôrdo com seus objetivos.