Minha canção

A letra de canção reproduzida a seguir foi composta pela cantora e multi-instrumentista paraense Camila Barbalho (1989-). Em 2016, a artista participou do álbum Temperança: um manifesto contra o ódio, que reúne canções cujas letras defendem a tolerância e o respeito às opiniões diferentes. Conheça “O outro”.

INTRO: á maiúsculo, que significa Lá; á maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Lá sete maior; dê maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Ré sete maior; dê maiúsculo, ême minúsculo e número seis, que significa Ré menor seis; á maiúsculo, que significa Lá.

O outro gosta do que gosta, e com convicção
Acima de “outro”, á maiúsculo, que significa Lá; acima de “com”, dê maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Ré sete maior.


O outro também pode cair em contradição
Acima de “outro”, cê maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Dó sustenido menor; acima de “em”, ê maiúsculo e o número sete, que significa Mi sete.

O outro também acha que seu Deus é de verdade
Acima de “outro”, á maiúsculo, que significa Lá; acima de “Deus”, dê maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Ré sete maior.

O outro tem sua própria versão de felicidade
Acima de “outro”, cê maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Dó sustenido menor; acima de “de” ê maiúsculo e número sete, que significa Mi sete.


O outro tem vontade e manda no próprio nariz
Acima de “outro”, éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; acima de “no”, á maiúsculo, que significa Lá.


O outro também quer o que acha bom pro seu país
Acima de “outro”, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor; acima de “bom”, cê maiúsculo, sinal de hashtag e número sete, que significa Dó sustenido sete.

O desejo do outro não é coisa de doente
Acima de “desejo”, éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; acima de “é coisa”, á maiúsculo, que significa Lá.
O outro não é burro porque pensa diferente
Acima de “outro”, gê maiúsculo, que significa Sol; acima de “porque pensa”, cê maiúsculo, sinal de hashtag e número sete, que significa Dó sustenido sete.

Enxergar, tocar, deixar ser
Antes do verso, dê maiúsculo, que significa Ré; acima de “enxergar”, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor; acima de “deixar”, ê maiúsculo, que significa Mi.

Abraçar, tolerar, entender
Antes do verso, dê maiúsculo, que significa Ré; acima de “abraçar”, bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor; acima de “entender”, ê maiúsculo, que significa Mi.


Afinal, não somos nós o outro de alguém? 
Antes do verso, á maiúsculo, que significa Lá; acima de “Afinal”, ê maiúsculo, barra na diagonal, gê maiúsculo e sinal de hashtag, que significa Mi com o baixo em Sol sustenido; acima de “nós”, dê maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Ré sete maior; acima de “outro”, dê maiúsculo, ême minúsculo e número seis, que significa Ré menor seis.
Repetir quatro vezes


O outro tem seus medos, chora às vezes, quer carinho
Acima de “outro”, á maiúsculo, que significa Lá; acima de “vezes”, dê maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Ré sete maior.


A vida do outro também guarda seus espinhos
Acima de “A vida”, cê maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Dó sustenido menor; acima de “guarda”, ê maiúsculo e número sete, que significa Mi sete.
Ilustração. Silhueta de duas pessoas de perfil, uma de frente para a outra, em tons de azul-claro, verde-claro e cor-de-rosa. A pessoa da direita é mais magra que a pessoa da esquerda. Estão interligadas por um arco na cabeça.
Ilustração. Duas pessoas conversando. À esquerda, um rapaz sorridente e de cabelo cacheado. O balão de fala dele é circular e avermelhado. Ao lado dele, um senhor branco de óculos com moldura quadrada e grande. O balão de fala dele é quadrado e verde claro. Os dois balões se sobrepõem em parte; na interseção, são azuis.
Respostas e comentários

Minha canção

Bê êne cê cê em foco

cê gê: 2, 3, 4, 5, 8, 9 e 10.

cê e éle : 1, 2, 3, 5 e 6.

cê e éle pê : 1, 3, 7, 9 e 10.

Habilidades: ê éfe seis sete éle pê um dois, ê éfe seis sete éle pê dois zero, ê éfe seis sete éle pê dois um e ê éfe seis sete éle pê dois oito.

Orientações didáticas

É muito importante que os es­tudantes saibam que o gênero textual letra de canção pressupõe um acompanhamento musical. A música – neste caso, uma canção – é uma fórma de arte que tem especificidades; ela não deve ser confundida com um poema, texto feito para ser lido ou declamado (e não cantado). Como uma canção é produzida para ser cantada, é essencial que os estudantes a ouçam, pois a melodia traz uma série de informações subjetivas que interferem na interpretação que fazemos da letra de uma canção, por isso é tão importante o trabalho interdisciplinar com o professor de Arte. Ele é um especialista e pode contribuir para a análise dessa linguagem: a música. Planeje com ele, com antecedência, um trabalho com as seções Minha canção, que abrem e fecham todos os volumes desta coleção. Em um cenário ideal – que precisa ser combinado com a coordenação da escola – o professor de Arte precisa estar presente nas aulas em que essa seção for desenvolvida. Será ele que, como especialista, conduzirá a análise da melodia composta para a canção. Ele poderá pedir, por exemplo, aos estudantes que identifiquem instrumentos musicais e falem sobre o ritmo que ouvem. Depois, você pode associar os versos à melodia. Caso não seja possível um trabalho interdisciplinar com Arte e você precise conduzir a aula sozinho, peça àqueles que sabem tocar instrumentos musicais que se preparem para fazê-lo enquanto os demais cantam os versos. Esses estudantes devem utilizar as cifras indicadas nas letras.

Os acordes estão simplificados e seguem as tonalidades das músicas originais.

A canção estudada nesta seção é uma espécie de apelo para que as pessoas respeitem e valorizem as individualidades, a alteridade, reconhecendo que todos têm particularidades. Esse tema dialoga principalmente com a cê gê nóve, que destaca a importância de o sujeito se perceber dentro da diversidade humana, reconhecendo suas emoções e também respeitando e acolhendo o outro, dotado de identidade própria – e não uma extensão do eu.

O tema desta produção da compositora Camila Barbalho servirá de ponto de partida para a produção de um vídeo cultural, em que os estudantes apresentarão sugestões de outras canções que também defendem uma relação mais harmoniosa entre as pessoas ou, para ampliar a possibilidade de mobilização dos repertórios já construídos, que propõem comportamentos que favoreçam a saúde mental. A atividade explora habilidades ligadas à curadoria: seleção de conteúdos e informações diversos e difusos e sua reorganização. Envolve também habilidades de leitura e produção de texto e permite o compartilhamento de gostos e interesses dos estudantes.

Minha canção

O outro também erra, e desse erro se ressente Acima de 'outro', á maiúsculo, que significa Lá; acima de 'erro', dê maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Ré sete maior. Também dói no outro aquilo que dói na gente Acima de 'também', cê maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Dó sustenido menor; acima de 'aquilo', ê maiúsculo e número sete, que significa Mi sete. O outro tem bagagem, tem amores, tem história Acima de 'outro', éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; acima de 'amores', á maiúsculo, que significa Lá. Tem dias que o outro não aguenta suas memórias Acima de 'tem', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa bê menor; acima de 'aguenta', cê maiúsculo, sinal de hashtag e número sete, que significa Dó sustenido sete. O outro não é necessariamente alguém ruim Acima de 'outro', éfe maiúsculo, sinal de hashtag e ême minúsculo, que significa Fá sustenido menor; acima de 'necessariamente', á maiúsculo, que significa Lá. O outro pode ter muito de você e de mim Acima de 'ó', gê maiúsculo, que significa Sol; acima de 'você', cê maiúsculo, sinal de hashtag e número sete, que significa Dó sustenido sete. Conversar, sorrir, receber Antes do verso, dê maiúsculo, que significa Ré; acima de 'conversar', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor; acima de 'receber', ê maiúsculo, que significa Mi. Escutar e reconhecer Antes do verso, dê maiúsculo, que significa Ré; acima de 'escutar', bê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Si menor; acima de 'reconhecer', ê maiúsculo, que significa Mi. Afinal, não somos nós o outro de alguém? Antes do verso, á maiúsculo, que significa Lá; acima de 'Afinal', ê maiúsculo, barra na diagonal, gê maiúsculo e sinal de hashtag, que significa Mi com baixo em Sol sustenido; acima de 'nós', dê maiúsculo, número sete e ême maiúsculo, que significa Ré sete maior; acima de outro, dê maiúsculo, ême minúsculo e número seis, que significa Ré menor seis; após o verso, á maiúsculo, que significa Lá. Repetir quatro vezes. Fotografia. Capa de CD. Ilustração de coração vermelho, de formato oval com a parte superior mais larga. Nas saídas de veias e artérias, notas musicais. O fundo é branco.  Abaixo, o título: TEMPERANÇA, UM MANIFESTO CONTRA O ÓDIO.
Capa de CD. Ilustração de coração vermelho, de formato oval com a parte superior mais larga. Nas saídas de veias e artérias, notas musicais. O fundo é branco.  Abaixo, o título: TEMPERANÇA, UM MANIFESTO CONTRA O ÓDIO.
Reprodução da capa do cedê, ilustrado pelo cartunista paranaense Alberto Benett.

O OUTRO. Intérprete: Camila Barbalho. Compositora: C. Barbalho. : TEMPERANÇA: um manifesto contra o ódio. Intérprete: Camila Barbalho. São Paulo: iscream e iél, 2016. 1 cedê, faixa 1.

Etapa 1 Analisando a letra da canção

Após ouvirem a canção “O outro”, reflitam sobre esse trabalho. Para realizar essa reflexão, guiem-se pelas seguintes questões:

  1. Em vários versos da letra, a compositora empregou o advérbio também, como ocorre em “O outro também pode cair em contradição”. Na sua opinião, qual é a importância desse advérbio para a construção do sentido da letra da canção?
  2. O que o eu lírico defende no verso “O outro também acha que seu Deus é de verdade”?
  3. Como você interpreta o verso “Afinal, não somos nós o outro de alguém?”
  4. Nos versos 9, 10, 20 e 21, o eu lírico recomenda a adoção de comportamentos por meio do uso de alguns verbos. Na sua opinião, qual deles é o mais importante quando se pensa em uma sociedade tolerante, que convive sem ódio, que admira a diferença como elemento que enriquece as relações humanas? Por quê?

Biblioteca cultural

O álbum virtual Temperança: um manifesto contra o ódio (2016) nasceu de uma iniciativa do cantor e compositor sul-mato-grossense Dary Júnior, integrante da banda Dario Julio e Os Franciscanos. O projeto dessa coletânea musical, que tem como princípio a defesa da coexistência pacífica, contou com vários artistas do chamado circuito alternativo musical. Ouça a canção “O outro”, que abre o álbum, na internet ou em streaming de música.

Respostas e comentários

1 a 4. Resposta pessoal. Ver comentário nas Orientações didáticas.

Orientações didáticas

Questões 1 a 4 – Sugerimos que os estudantes formem grupos para realizar a discussão; a intenção é levá-los a perceber que, ao mesmo tempo em que destaca a diferença, a letra sugere que há muito em comum entre as pessoas e que, baseados nas próprias experiências, todos nós somos capazes de compreender os outros. Também é interessante que percebam que, embora defenda a multiplicidade de opiniões e a tolerância, a compositora não abre mão de princípios como o respeito aos direitos humanos. Chame a atenção para o fato de que os versos da canção defendem, por exemplo, a tolerância religiosa.

Minha canção

Etapa 2 Preparando e produzindo os vídeos culturais

A canção “O outro” leva aos ouvintes uma mensagem sobre como deve­ríamos nos relacionar socialmente. Você conhece outras canções que também têm o objetivo de sugerir boas fórmas de convívio ou comportamentos saudáveis e republicanos, que contribuam para a nossa saúde mental e nos tornem pessoas melhores e mais felizes?

Nesta atividade, que será realizada em grupos, vocês devem preparar uma lista com cinco sugestões de canções, apresentá-las em um vídeo cultural e tecer comentários apreciativos sobre elas.

  1. Selecione uma canção e apresente-a aos demais, que validarão ou não a escolha considerando sua coerência com o critério estabelecido. Procure selecionar uma canção de que, de fato, goste. Essa é uma oportunidade para você mostrar aos seus colegas seus gostos e interesses.
  2. Depois da validação dos outros membros do grupo, realize uma pesquisa, em fontes confiáveis, para obter informações sobre:
  • compositores e intérpretes da canção;
  • data de composição;
  • álbum de que faz parte;
  • características de sua melodia (instrumentos em destaque, por exemplo);
  • curiosidades etcétera
  1. Com a pesquisa finalizada, escreva seu comentário pessoal. Nele, você deve fazer uma breve análise da letra da canção – e, eventualmente, da melodia que a acompanha –, justificar sua escolha e apresentar os dados pesquisados.
  2. Leia para seu grupo o comentário que você produziu. Vocês devem verificar se os textos estão claros e oferecem informações interessantes e consistentes. Se for preciso, reformulem parte dos textos.
Ilustração. Menina sorridente sentada em uma poltrona verde-clara. Tem cabelos encaracolados, curtos e castanhos. As roupas são em tons de azul. Está com as palmas das mãos para a frente. Ao redor dela, notas musicais. À frente dela, um celular na horizontal, apoiado em um tripé. Está com a câmera ligada e um fio conectado.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Etapa 2 – Se você tiver turmas numerosas, com mais de 45 estudantes, deverá aumentar o número de integrantes dos grupos. Caso seja preciso, forme um ou mais grupos com seis estudantes e amplie o número de canções para que todos possam participar. Sugerimos que a seleção da canção (questão 1) seja feita como lição de casa.

O processo de validação é uma boa oportunidade para os estudantes negociarem pontos de vista. Caso note a indicação de canções que divulguem valores questionáveis – produções, por exemplo, que divulguem o consumismo e a ostentação de bens materiais como único meio de alcançar a felicidade – problematize a escolha junto ao grupo, levando-os a refletir sobre os impactos desses ideais para a coletividade.

Minha canção

  1. Quando todos os comentários estiverem prontos, vocês devem utilizar um celular para filmar a apresentação. Cada um deve apresentar sua canção.
  2. Se for possível, estudem e decorem o texto antes da ­gravação ou escrevam seu texto em uma folha que será colocada perto do celular para ser lida de fórma natural, com ritmo e altura adequados e palavras articuladas com clareza. Gestos e expressões faciais podem contribuir para que a apresentação pareça mais espontânea.
  3. Evitem que o suporte em que está anotado o texto apareça no vídeo. Cuidem também da luz e do cenário que aparecerá ao fundo da tela.
  4. Lembrem-se de que o primeiro apresentador deve explicar o conteúdo do vídeo, isto é, expor a proposta que levou à confecção da lista de canções, e o último deve criar um encerramento, despedindo-se do espectador que está assistindo.
  5. Utilizem um programa de edição de vídeos para inserir ­trechos das canções entre os comentários. Assim, vocês poderão não apenas citar as produções, mas também mostrá-las ao público, que conhecerá outros elementos que compõem uma canção, como a melodia, os arranjos, a voz dos intérpretes etcétera

Etapa 3 Compartilhando os vídeos culturais

Os vídeos serão postados no blog da turma. Acessem-no para conhecer o conjunto de sugestões de seus colegas de classe.

Ilustração. Três jovens ao redor de um notebook sobre a mesa. Na tela, a imagem da menina sorridente na poltrona verde-clara.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Etapa 3 – Se houver uma sala de informática (ou espaço similar) na escola ou outros equipamentos disponíveis, você pode trocar a filmagem com celular pela gravação das falas usando programas para videoconferência, por exemplo. Há possibilidade, ainda, de substituir a filmagem pela leitura diante da turma, no caso de não haver equipamentos disponíveis.

Oriente os estudantes a compartilhar com os amigos e familiares o link de acesso ao blog. Peça a eles que regularmente acessem o blog para acompanhar os comentários e respondê-los. Esse momento é importante para que eles analisem como foi a recepção do público em relação aos vídeos produzidos.

Leia sobre nossa proposta de trabalho para os gêneros digitais na introdução do ême pê. Nela também explicamos a importância de a turma dispor de um blog para postar seus trabalhos.