![](../resources/images/im_minha_cancao_dig.png)
Minha canção
Você está encerrando o 7º ano, chegando, portanto, à metade do Ensino Fundamental – Anos Finais! Certamente, foram muitos os aprendizados adquiridos por você dentro e fóra da escola.
Claro que cada um de vocês viveu essa fase de modo diferente, em função das escolhas que fez e de condições que, independentemente da vontade, se impuseram. A canção “Sem medo”, dos compositores mamúndi e Felippe Lau, trata desse crescimento e da importância de aceitar o ritmo da vida, afinal “toda flor tem seu tempo de desabrochar”. Conheça a letra da canção e procure ouvir essa música.
![Sem medo
Cifra: principal (violão e guitarra)
Tom: ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Até começar
Antes do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Toda flor tem seu tempo de desabrochar
Acima de tempo, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.
O sol vem trazer
Acima de “trazer”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
O seu passaporte da manhã sem medo
Acima de “da manhã”, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.
Vem a chuva e vem o vento
Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de “chuva e vem”, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete.
Eu quero tempo
Acima de “tempo”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Vem a chuva e vem o vento
Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de “chuva e vem”, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete.
Eu quero tempo
Acima de “tempo”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Vem vindo
Acima de “vindo”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Que eu gosto por demais desse teu sorriso
Acima de “demais”, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.
Sorrir
Acima de “sorrir”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Tira toda essa decepção
Acima de “toda essa”, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240229.png)
![Ilustração. Dois relógios com números pretos e ponteiros com arabescos, também pretos. Estão entre três ampulhetas, uma apenas de vidro e as outras duas de vidro e madeira. Todos os objetos estão boiando na água azul.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240125.png)
Respostas e comentários
Minha canção
Bê êne cê cê em foco
cê gê: 3, 4 e 5.
cê e éle : 1, 2, 3, 5 e 6.
cê e éle pê : 1, 3 e 10.
Habilidades: ê éfe seis nove éle pê zero sete e ê éfe seis sete éle pê um dois.
Orientações didáticas
Propomos, novamente, que seja desenvolvido um trabalho interdisciplinar com Arte porque o professor desse componente curricular é um especialista e pode, por isso, contribuir para a análise aprofundada dessa linguagem, a música. Faça o possível para planejar com o colega, com antecedência, um trabalho com esta seção. Em um cenário ideal – que precisa ser combinado com a coordenação da escola – o professor de Arte está presente nas aulas em que essa seção é desenvolvida. É ele que, como especialista, conduz a análise da melodia composta para a canção. Ele pode pedir, por exemplo, aos estudantes que identifiquem instrumentos musicais e falem sobre o ritmo que ouvem. Depois, você pode associar os versos à melodia.
Os acordes estão simplificados e seguem as tonalidades das músicas originais.
Esta seção coloca os estudantes em contato com a letra de canção “Sem medo”, de autoria de uma jovem artista do rico e diverso cancioneiro brasileiro contemporâneo, que pode ou não fazer parte da cultura musical dos estudantes. O aumento da disponibilidade para a relação com diferentes produções artísticas e a fruição estética são objetivos do trabalho proposto pela Bê êne cê cê, sendo citada especialmente na cê gê três e cê éle cinco, e a ampliação da “biblioteca cultural” dos estudantes é um dos objetivos desta coleção.
Quanto à letra da canção, ela sugere, em tom positivo, que o tempo de cada pessoa é subjetivo e particular. Essa ideia pode ser especialmente importante para estudantes que estejam preocupados com experiências que imaginavam que já teriam vivido nesse início de adolescência, mas que ainda estão por vir. Embora a atividade não toque explicitamente nessa questão, pode dialogar com esse aspecto mais íntimo.
Como desdobramento do trabalho com a canção, os estudantes vão produzir um vídeo associando a letra e a melodia da composição musical a imagens e a outros recursos visuais, criando um modo singular de conectar diferentes linguagens e de realizar recortes interpretativos.
Minha canção
![E absorver a lei que diz que tudo pode ser Acima de 'absorver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'que diz', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; acima de 'tudo pode', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra aprender Acima de 'aprender', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra aprender Acima de 'aprender', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', bê maiúsculo, que significa Si. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No início do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; no final do verso, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Repetir duas vezes. Sem medo Acima de 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; após o verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Sem medo Acima de 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; após o verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No início do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; no meio do verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; no fim do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No início do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; no meio do verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; no fim do verso, bê maiúsculo, que significa Si. Até começar Acima de 'começar', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Toda flor tem seu tempo de desabrochar Acima de 'seu', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa, Si bemol menor. O sol vem trazer Acima de 'vem trazer', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. O seu passaporte da manhã sem medo Acima de 'passaporte da manhã', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa, Si bemol menor. Vem a chuva e vem o vento Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'chuva', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete. Eu quero tempo Acima de 'quero tempo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Vem a chuva e vem o vento Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'chuva', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete. Eu quero tempo Acima de 'quero tempo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240011.png)
![Ilustração de ampulheta de vidro e madeira, sem areia. Dentro dela, um pequeno bebê em posição fetal.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240232.png)
![Ilustração de ampulheta de vidro, sem areia. Dentro dela, uma menina de camiseta rosa e calça azul. Ela tem cabelos crespos na altura dos ombros e está com uma das mãos e um dos pés apoiados na parede da ampulheta, escalando-a.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240829.png)
![Vem vindo Acima do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor Que eu gosto por demais desse teu sorriso Acima de 'por demais', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Sorrir é bom Acima de 'sorrir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor Tira toda essa decepção Acima de 'tira toda', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. E absorver a lei que diz que tudo pode ser Acima de 'absorver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'lei que', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'tudo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra aprender Acima de 'pra aprender', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra viver Acima de 'pra viver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'Tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa, Ré bemol sete; acima de 'evoluir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra viver Acima de 'pra viver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'Tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; acima de 'evoluir', bê maiúsculo, que significa Si. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No ínicio do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; antes do fim do verso, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Repetir duas vezes. Sem medo, sem medo Acima do primeiro 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima do segundo 'medo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que Mi bemol menor. Sem medo, sem medo Acima do primeiro 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima do segundo 'medo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que Mi bemol menor. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No ínicio do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; antes do fim do verso, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Repetir duas vezes Sem medo, sem medo Acima do primeiro 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima do segundo 'medo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Sem medo Acima de 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; após o verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que Mi bemol menor.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240121.png)
![Ilustração de mulher no topo de uma ampulheta de vidro e madeira, com areia dentro. Ela tem os cabelos crespos na altura dos ombros e usa camiseta verde e calça azul.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240527.png)
Minha canção
![Tudo é pra aprender, tudo é pra viver Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'aprender', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete. Tudo é pra evoluir Antes do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; acima de 'evoluir', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', bê maiúsculo, que significa Si; após o verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor; á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240970.png)
![Ilustração. Sobre o chão azul e irregular, uma ampulheta de madeira e vidro, com areia, está parcialmente afundada. À direita, uma ampulheta, também de madeira e vidro, está de pé. Dentro dela, tem areia. Em seu topo, há uma senhora de cabelos crespos presos para cima. Ela usa óculos e um vestido amarelo.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_240972.png)
SEM medo. Intérprete: mamúndi. Compositores: mamúndi e F. Lau. : MUNDO novo. Intérprete: mamúndi. Rio de Janeiro: Universal, 2020. 1 , faixa 6.
![](../resources/images/im_bibli_cultural_dig.png)
Biblioteca cultural
A cantora e compositora fluminense Marcela Vale (1986-), cujo nome artístico é , é considerada uma das maiores revelações da chamada música popular brasileira atual. Procure o videoclipe da canção “Sem medo” na internet e não deixe de assistir a esse trabalho.
![Fotografia de Mahmundi, mulher de aproximadamente 30 anos. Ela tem os cabelos curtos e crespos, raspados na lateral, usa óculos escuros, uma camisa estampada em tons de vermelho, laranja e preto, e segura um microfone.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_238543.png)
Análise coletiva da canção
Após ler a letra da canção e ouvir a melodia de “Sem medo”, reflita com seus colegas de turma sobre as questões propostas a seguir.
- O que a letra propõe?
- Na opinião de vocês, de que fórma a melodia acompanha o que a letra da canção propõe?
Respostas e comentários
1. Sugestão: A composição sugere que cada pessoa tem seu próprio tempo para passar pelas transformações da vida e, assim, evoluir.
2. Sugestão: A melodia da canção, que dialoga com o reggae, apresenta um andamento suave e alegre, em conformidade com a proposta otimista da letra.
Orientações didáticas
Biblioteca cultural – O acesso ao videoclipe da canção é importante porque nele se articulam a linguagem verbal escrita e outros recursos multissemióticos, o que pode servir de inspiração para a produção que será feita pelos estudantes.
Minha canção
Conectando linguagens
Agora, em quartetos, vocês produzirão um vídeo associando a letra e a melodia da composição musical a imagens e a outros recursos que possam traduzir sua interpretação da canção. Ele será resultado da filmagem de intervenções que vocês farão em uma única folha de papel, que estará sempre visível.
Etapa 1 Selecionando materiais
- Selecionem materiais visuais que dialoguem com o conteúdo da canção. Vocês podem pesquisar, na internet ou em material impresso, fotografias, estampas e ilustrações para compor esse material visual. Podem também produzir fotografias autorais.
- Considerem, ainda, a possibilidade de usar outros materiais, como fragmentos de tecido ou papel de presente, pequenos objetos, fórmas feitas com massinha de modelar, carimbos etcétera
- Não sejam literais, ou seja, evitem somente inserir imagens ligadas às palavras que estão diretamente citadas na letra da canção. Procurem soluções criativas para expressar suas ideias.
Etapa 2 Planejando as intervenções
- Troquem ideias sobre que imagens podem estar no papel para dialogar com a canção. Vocês podem desenhar ou pintar figuras e depois incluir ou modificar traços, delinear outras figuras no entorno para criar novos contextos, inserir outros materiais etcétera
- Procurem dar unidade visual ao trabalho. As imagens precisam ter algo em comum, dando uma sensação de fluidez e continuidade.
- Planejem escrever trechos da canção ou frases e palavras relacionadas a ela. Variem a cor, o tamanho e o formato das letras para produzir efeitos diferentes.
![Ilustração. Grupo de jovens sentados ao redor de uma mesa. Alguns manuseiam massa de modelar. Uma menina segura um papel. Sobre a mesa, revista, tesoura, papéis coloridos e lápis.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_239506.png)
Respostas e comentários
Orientações didáticas
Conectando linguagens – Caso você tenha turmas grandes, com mais de 45 estudantes, poderá fazer grupos de 6 ou 7 pessoas, sem prejuízo para a atividade.
Minha canção
Etapa 3 Planejando a gravação
1. Combinem como serão feitas as ações sobre a folha de papel. Nesse processo, elas também ficarão registradas, já que a filmagem mostrará suas mãos intervindo para incluir, retirar ou deslocar figuras ou, ainda, para modificar as imagens por meio de desenhos.
![Ilustração. Celular na horizontal. Ele é cinza-escuro. Na tela, imagens de mãos fazendo escultura, outras desenhando e outras fazendo colagem. Há lápis e borracha dispostos na superfície, que é clara.](../resources/images/im_269_273_sllp7_fechavolume_f2_lp_g24_group_239397.png)
2. Ensaiem para cronometrar o tempo de cada ação. Assim, vocês conseguirão sincronizar os versos da canção e as intervenções no papel predefinidas.
Etapa 4 Filmando as intervenções
- Usem a câmera do celular para filmar as ações. Vocês podem deixar a canção tocando em outro equipamento enquanto captam som e imagem ou podem inserir o áudio na próxima etapa.
- Para criar uma dinâmica interessante, usem o recurso do zoom ou movam a câmera sobre uma imagem para focar um ou outro detalhe que queiram ressaltar.
Etapa 5 Editando o material
Na internet, há softwares de edição de vídeo gratuitos. Sob supervisão de seu professor, utilizem esse recurso para sincronizar as imagens filmadas e a canção.
Etapa 6 Compartilhando o vídeo
No dia combinado com o professor, exibam o vídeo produzido para os colegas e apreciem a produção deles. Depois, as produções devem ser postadas no blog da turma. Se houver oportunidade, proponham a exibição dos vídeos em eventos da escola.