Minha canção

Você está encerrando o 7º ano, chegando, portanto, à metade do Ensino Fundamental – Anos Finais! Certamente, foram muitos os aprendizados adquiridos por você dentro e fóra da escola.

Claro que cada um de vocês viveu essa fase de modo diferente, em função das escolhas que fez e de condições que, independentemente da vontade, se impuseram. A canção “Sem medo”, dos compositores mamúndi e Felippe Lau, trata desse crescimento e da importância de aceitar o ritmo da vida, afinal “toda flor tem seu tempo de desabrochar”. Conheça a letra da canção e procure ouvir essa música.

Sem medo
Cifra: principal (violão e guitarra)
Tom: ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.

Até começar
Antes do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.

Toda flor tem seu tempo de desabrochar
Acima de tempo, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.

O sol vem trazer
Acima de “trazer”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.


O seu passaporte da manhã sem medo
Acima de “da manhã”, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.


Vem a chuva e vem o vento
Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de “chuva e vem”, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete.

Eu quero tempo
Acima de “tempo”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.


Vem a chuva e vem o vento
Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de “chuva e vem”, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete.




Eu quero tempo
Acima de “tempo”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.

Vem vindo
Acima de “vindo”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.


Que eu gosto por demais desse teu sorriso
Acima de “demais”, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.


Sorrir
Acima de “sorrir”, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.


Tira toda essa decepção
Acima de “toda essa”, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor.
Ilustração. Dois relógios com números pretos e ponteiros com arabescos, também pretos. Estão entre três ampulhetas, uma apenas de vidro e as outras duas de vidro e madeira. Todos os objetos estão boiando na água azul.
Respostas e comentários

Minha canção

Bê êne cê cê em foco

cê gê: 3, 4 e 5. 

cê e éle : 1, 2, 3, 5 e 6. 

cê e éle pê : 1, 3 e 10.

Habilidades: ê éfe seis nove éle pê zero sete e ê éfe seis sete éle pê um dois.

Orientações didáticas

Propomos, novamente, que seja desenvolvido um trabalho interdisciplinar com Arte porque o professor desse componente curricular é um especialista e pode, por isso, contribuir para a análise aprofundada dessa linguagem, a música. Faça o possível para planejar com o colega, com antecedência, um trabalho com esta seção. Em um cenário ideal – que precisa ser combinado com a coordenação da escola – o professor de Arte está presente nas aulas em que essa seção é desenvolvida. É ele que, como especialista, conduz a análise da melodia composta para a canção. Ele pode pedir, por exemplo, aos estudantes que identifiquem instrumentos musicais e falem sobre o ritmo que ouvem. Depois, você pode associar os versos à melodia.

Os acordes estão simplificados e seguem as tonalidades das músicas originais.

Esta seção coloca os estudantes em contato com a letra de canção “Sem medo”, de autoria de uma jovem artista do rico e diverso cancioneiro brasileiro contemporâneo, que pode ou não fazer parte da cultura musical dos estudantes. O aumento da disponibilidade para a relação com diferentes produções artísticas e a fruição estética são objetivos do trabalho proposto pela Bê êne cê cê, sendo citada especialmente na cê gê três e cê éle cinco, e a ampliação da “biblioteca cultural” dos estudantes é um dos objetivos desta coleção. 

Quanto à letra da canção, ela sugere, em tom positivo, que o tempo de cada pessoa é subjetivo e particular. Essa ideia pode ser especialmente importante para estudantes que estejam preocupados com experiências que imaginavam que já teriam vivido nesse início de adolescência, mas que ainda estão por vir. Embora a atividade não toque explicitamente nessa questão, pode dialogar com esse aspecto mais íntimo. 

Como desdobramento do trabalho com a canção, os estudantes vão produzir um vídeo associando a letra e a melodia da composição musical a imagens e a outros recursos visuais, criando um modo singular de conectar diferentes linguagens e de realizar recortes interpretativos. 

Minha canção

E absorver a lei que diz que tudo pode ser Acima de 'absorver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'que diz', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; acima de 'tudo pode', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra aprender Acima de 'aprender', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra aprender Acima de 'aprender', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', bê maiúsculo, que significa Si. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No início do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; no final do verso, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Repetir duas vezes. Sem medo Acima de 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; após o verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Sem medo Acima de 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; após o verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No início do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; no meio do verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; no fim do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No início do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; no meio do verso, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; no fim do verso, bê maiúsculo, que significa Si. Até começar Acima de 'começar', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Toda flor tem seu tempo de desabrochar Acima de 'seu', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa, Si bemol menor. O sol vem trazer Acima de 'vem trazer', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. O seu passaporte da manhã sem medo Acima de 'passaporte da manhã', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa, Si bemol menor. Vem a chuva e vem o vento Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'chuva', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete. Eu quero tempo Acima de 'quero tempo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Vem a chuva e vem o vento Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'chuva', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete. Eu quero tempo Acima de 'quero tempo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Ilustração de ampulheta de vidro e madeira, sem areia. Dentro dela, um pequeno bebê em posição fetal.
Ilustração de ampulheta de vidro, sem areia. Dentro dela, uma menina de camiseta rosa e calça azul. Ela tem cabelos crespos na altura dos ombros e está com uma das mãos e um dos pés apoiados na parede da ampulheta, escalando-a.
Vem vindo Acima do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor Que eu gosto por demais desse teu sorriso Acima de 'por demais', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Sorrir é bom Acima de 'sorrir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor Tira toda essa decepção Acima de 'tira toda', bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. E absorver a lei que diz que tudo pode ser Acima de 'absorver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'lei que', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'tudo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra aprender Acima de 'pra aprender', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra viver Acima de 'pra viver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'Tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa, Ré bemol sete; acima de 'evoluir', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Tudo é pra viver Acima de 'pra viver', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'Tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol menor; acima de 'evoluir', bê maiúsculo, que significa Si. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No ínicio do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; antes do fim do verso, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Repetir duas vezes. Sem medo, sem medo Acima do primeiro 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima do segundo 'medo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que Mi bemol menor. Sem medo, sem medo Acima do primeiro 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima do segundo 'medo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que Mi bemol menor. Ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai No ínicio do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; antes do fim do verso, bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor. Repetir duas vezes Sem medo, sem medo Acima do primeiro 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima do segundo 'medo', ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor. Sem medo Acima de 'medo', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; logo depois, dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; após o verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que Mi bemol menor.
Ilustração de mulher no topo de uma ampulheta de vidro e madeira, com areia dentro. Ela tem os cabelos crespos na altura dos ombros e usa camiseta verde e calça azul.

Minha canção

Tudo é pra aprender, tudo é pra viver Antes do verso, á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; acima de 'aprender', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete. Tudo é pra evoluir Antes do verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; acima de 'evoluir', á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor. Tudo é pra evoluir Acima de 'tudo', dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; acima de 'evoluir', bê maiúsculo, que significa Si; após o verso, ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; bê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Si bemol menor; á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor; á maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Lá bemol menor; dê maiúsculo, bê minúsculo e número sete, que significa Ré bemol sete; ê maiúsculo, bê minúsculo e ême minúsculo, que significa Mi bemol menor.
Ilustração. Sobre o chão azul e irregular, uma ampulheta de madeira e vidro, com areia, está parcialmente afundada. À direita, uma ampulheta, também de madeira e vidro, está de pé. Dentro dela, tem areia. Em seu topo, há uma senhora de cabelos crespos presos para cima. Ela usa óculos e um vestido amarelo.

SEM medo. Intérprete: mamúndi. Compositores: mamúndi e F. Lau. : MUNDO novo. Intérprete: mamúndi. Rio de Janeiro: Universal, 2020. 1 , faixa 6.

Biblioteca cultural

A cantora e compositora fluminense Marcela Vale (1986-), cujo nome artístico é , é considerada uma das maiores revelações da chamada música popular brasileira atual. Procure o videoclipe da canção “Sem medo” na internet e não deixe de assistir a esse trabalho.

Fotografia de Mahmundi, mulher de aproximadamente 30 anos. Ela tem os cabelos curtos e crespos, raspados na lateral, usa óculos escuros, uma camisa estampada em tons de vermelho, laranja e preto, e segura um microfone.
mamúndi em 2018.

Análise coletiva da canção

Após ler a letra da canção e ouvir a melodia de “Sem medo”, reflita com seus colegas de turma sobre as questões propostas a seguir.

  1. O que a letra propõe?
  2. Na opinião de vocês, de que fórma a melodia acompanha o que a letra da canção propõe?
Respostas e comentários

1. Sugestão: A composição sugere que cada pessoa tem seu próprio tempo para passar pelas transformações da vida e, assim, evoluir.

2. Sugestão: A melodia da canção, que dialoga com o reggae, apresenta um andamento suave e alegre, em conformidade com a proposta otimista da letra.

Orientações didáticas

Biblioteca cultural – O acesso ao videoclipe da canção é importante porque nele se articulam a linguagem verbal escrita e outros recursos multissemióticos, o que pode servir de inspiração para a produção que será feita pelos estudantes.  

Minha canção

Conectando linguagens

Agora, em quartetos, vocês produzirão um vídeo associando a letra e a melodia da composição musical a imagens e a outros recursos que possam traduzir sua interpretação da canção. Ele será resultado da filmagem de intervenções que vocês farão em uma única folha de papel, que estará sempre visível.

Etapa 1 Selecionando materiais

  1. Selecionem materiais visuais que dialoguem com o conteúdo da canção. Vocês podem pesquisar, na internet ou em material impresso, fotografias, estampas e ilustrações para compor esse material visual. Podem também produzir fotografias autorais.
  2. Considerem, ainda, a possibilidade de usar outros materiais, como fragmentos de tecido ou papel de presente, pequenos objetos, fórmas feitas com massinha de modelar, carimbos etcétera
  3. Não sejam literais, ou seja, evitem somente inserir imagens ligadas às palavras que estão diretamente citadas na letra da canção. Procurem soluções criativas para expressar suas ideias.

Etapa 2 Planejando as intervenções

  1. Troquem ideias sobre que imagens podem estar no papel para dialogar com a canção. Vocês podem desenhar ou pintar figuras e depois incluir ou modificar traços, delinear outras figuras no entorno para criar novos contextos, inserir outros materiais etcétera
  2. Procurem dar unidade visual ao trabalho. As imagens precisam ter algo em comum, dando uma sensação de fluidez e continuidade.
  3. Planejem escrever trechos da canção ou frases e palavras relacionadas a ela. Variem a cor, o tamanho e o formato das letras para produzir efeitos diferentes.
Ilustração. Grupo de jovens sentados ao redor de uma mesa. Alguns manuseiam massa de modelar. Uma menina segura um papel. Sobre a mesa, revista, tesoura, papéis coloridos e lápis.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Conectando linguagens – Caso você tenha turmas grandes, com mais de 45 estudantes, poderá ­fazer grupos de 6 ou 7 pessoas, sem prejuízo para a atividade. 

Minha canção

Etapa 3 Planejando a gravação

1. Combinem como serão feitas as ações sobre a folha de papel. Nesse processo, elas também ficarão registradas, já que a filmagem mostrará suas mãos intervindo para incluir, retirar ou deslocar figuras ou, ainda, para modificar as imagens por meio de desenhos.

Ilustração. Celular na horizontal. Ele é cinza-escuro. Na tela, imagens de mãos fazendo escultura, outras desenhando e outras fazendo colagem. Há lápis e borracha dispostos na superfície, que é clara.

2. Ensaiem para cronometrar o tempo de cada ação. Assim, vocês conseguirão sincronizar os versos da canção e as intervenções no papel predefinidas.

Etapa 4 Filmando as intervenções

  1. Usem a câmera do celular para filmar as ações. Vocês podem deixar a canção tocando em outro equipamento enquanto captam som e ­imagem ou podem inserir o áudio na próxima etapa.
  2. Para criar uma dinâmica interessante, usem o recurso do zoom ou movam a câmera sobre uma imagem para focar um ou outro detalhe que queiram ressaltar.

Etapa 5 Editando o material

Na internet, há softwares de edição de vídeo gratuitos. Sob supervisão de seu professor, utilizem esse recurso para sincronizar as imagens filmadas e a canção.

Etapa 6 Compartilhando o vídeo

No dia combinado com o professor, exibam o vídeo produzido para os colegas e apreciem a produção deles. Depois, as produções devem ser postadas no blog da turma. Se houver oportunidade, proponham a exibição dos vídeos em eventos da escola.