Minha canção

Bem-vindo ao 8º ano!

Agora, você está entrando na segunda etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais. Nesses dois anos que se passaram desde que ingressou no 6º ano, sua cabeça mudou bastante. Certamente, deve ter vivido algumas experiências importantes que ajudarão você a construir a sua história. Para falar de pequenas coisas da vida e dos sentimentos que permanecem em nossa trajetória, a cantora paulista Tulipa Ruiz (1978-) criou a canção “Efêmera”. Conheça essa produção:

Cifra de canção. Título: Efêmera. 
Introdução: bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Vou ficar mais um pouquinho
Acima de “Vou”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “pouquinho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Para ver se acontece alguma coisa nessa tarde de domingo
Acima de “ver”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “coisa”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de “domingo”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Congelo o tempo pr’eu ficar devagarinho
Acima de “tempo”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “devagarinho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Com as coisas que eu gosto e que eu sei que são efêmeras
Acima de “coisas”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de "sei”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor.
E que passam perecíveis, que acabam, se despedem,
[mas eu nunca me esqueço
Acima e antes do verso, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Vou ficar mais um pouquinho
Acima de “Vou”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “pouquinho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Para ver se eu aprendo alguma coisa nessa parte do caminho
Acima de “ver”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “coisa”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de “caminho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Martelo o tempo pr’eu ficar mais pianinho
Acima de “tempo”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “pianinho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Com as coisas que eu gosto e que nunca são efêmeras
Acima de “coisas”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “nunca”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor.
E que estão despetaladas, acabadas, sempre pedem um tipo de recomeço
Acima e antes do verso, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Abaixo do verso, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor; bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Vou ficar mais um pouquinho
Acima de “Vou”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; após o verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor; bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Vou ficar mais um pouquinho
Acima de “Vou”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “pouquinho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.

Minha canção

Cifra de canção. Continuação. 
Para ver se acontece alguma coisa nessa tarde de domingo
Acima de “ver”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “coisa”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de “domingo”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Congelo o tempo pr’eu ficar devagarinho
Acima de “tempo”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “devagarinho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Com as coisas que eu gosto e que eu sei que são efêmeras
Acima de “coisas”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de “sei”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor.
E que passam perecíveis e acabam, se despedem, mas eu nunca me esqueço
Acima e antes do verso, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Vou ficar mais um pouquinho
Acima de “Vou”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Para ver se eu aprendo alguma coisa nessa parte do caminho
Acima de “coisa”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de “caminho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Martelo o tempo pr’eu ficar mais pianinho
Acima de “ó”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Com as coisas que eu gosto e que nunca são efêmeras
Acima de “nunca”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor.
E que estão despetaladas, acabadas, sempre pedem
[um tipo de recomeço
Acima e antes do verso, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Vou ficar mais um pouquinho
Acima de “Vou”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Para ver se acontece alguma coisa nessa tarde
Acima de “coisa”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor.
[de domingo
Acima de “domingo”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor.
Vou ficar mais um pouquinho
Acima de “Vou”, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Para ver se eu aprendo alguma coisa nessa parte
Acima de “alguma”, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor.
[do caminho
Acima de “caminho”, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor; após o verso, bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol.
Ilustração. Menina sorrindo com os lábios fechados. Está sentada em uma banqueta, com as mãos no meio das pernas e os olhos fechados. Tem o cabelo longo. Atrás dela uma moça sorridente de vestido comprido. Está com o a cabelo amarrado. Entre elas um relógio e uma ampulheta. Atrás dela uma mulher de sorriso largo e cabelo preso. Acima dela folhas de calendários e estrelas. Por fim, uma mulher sorridente, com os olhos fechados e os braços levantados. Perto dela folhas de calendário e estrelas.

EFÊMERA. Intérprete: Tulipa Ruiz. Compositores: Gustavo Ruiz e Tulipa Ruiz. In: EFÊMERA. Intérprete: Tulipa Ruiz. São Paulo: ípsilon bê míusic, 2010. 1 , faixa 1.

Biblioteca cultural

Pesquise na inter­net a gravação de “Efêmera” que ­Tulipa Ruiz fez para o pro­grama Radiola, apresentado pela tê vê ­Cultura. Esse programa explora a produção musical feita nos dias de hoje.

Capa de CD. Fundo de cor laranja. Na parte superior, em preto o texto: TULIPA EFÊMERA. Abaixo a silhueta de uma mulher de cabelo escuro e curto, pescoço fino e sem rosto.
Reprodução da capa do álbum Efêmera.

Minha canção

Coletânea das coisas que não são efêmeras

Na canção que você ouviu, Tulipa trata do desejo que temos de imortalizar ­determinados momentos da vida, permanecendo neles “mais um pouquinho” só para poder aproveitar as pequenas coisas de que gostamos, mesmo que elas pareçam, em princípio, efêmeras (temporárias, passageiras).

Agora, em grupos, vocês produzirão uma lista das experiências e aprendizagens (individuais e coletivas) não efêmeras que viveram desde que ingressaram no Ensino Fundamental – Anos Finais. Depois, essa lista deverá ser ilustrada com desenhos, colagens, fotografias, pinturas etcétera e ficará exposta na sala de aula.

Aproveite para utilizar alguns dos recursos que observou nos cartazes artísticos e anúncios publicitários que estudou ao longo dos últimos anos. As ilustrações desta coleção também podem inspirar você. A maior parte delas foi feita por artistas exclusivamente para este livro. Elas são uma espécie de interpretação visual que os ilustradores fazem dos textos dos capítulos, mas utilizando outro tipo de linguagem que não a verbal.

Siga este passo a passo para realizar a atividade.

A escolha das experiências

  1. Pense individualmente sobre experiências e aprendizagens que foram relevantes – e, portanto, não efêmeras – para você desde a sua entrada no 6º ano. Essas vivências podem ser mais íntimas, como o dia em que você escreveu, convidado pelo seu professor do 6º ano, uma página de diário pessoal ou o dia em que conversou pela primeira vez com um colega que se tornou seu melhor amigo no 7º ano; ou podem ser mais coletivas, como a campanha publicitária que seu grupo fez no 6º ano e que teve uma excelente repercussão na escola ou, ainda, um passeio que seus amigos fizeram juntos no final do ano passado.
  2. Anote em um papel uma breve descrição dessas experiên­cias coletadas no item 1.
Fotomontagem. Jovens reunidos ao redor de uma mesa. Todos estão sorridentes. Alguns se olham entre si e outros olham para livros que estão sobre a mesa. Atrás deles, grafismos e folha quadriculada.

Minha canção

  1. Agora, reúna-se a um grupo para apresentar suas anotações. Neste momento, vocês devem apenas apresentar suas experiências e ouvir as de seus colegas, sem avaliá-las ou julgá-las. É muito importante que seja desenvolvida uma escuta ativa, respeitosa e interessada.
  2. Selecionem as experiências que virarão arte. Como haverá várias vivências descritas, procurem definir critérios para essa seleção. É interessante, por exemplo, que haja, pelo menos, duas experiências pessoais por estudante; e que sejam priorizadas as experiências coletivas que envolvam todos os integrantes do grupo (ou metade deles, no mínimo).

A representação artística

  1. Definam coletivamente quais linguagens artísticas vocês utilizarão para transformar essas experiências e aprendizados em desenhos, colagens, fotografias, pinturas ou na combinação dessas linguagens todas.
  2. Coloquem a mão na massa! Escolham o tipo de suporte que utilizarão para aplicar as ilustrações, colagens etcétera e iniciem o trabalho recorrendo aos materiais necessários para a produção.
  3. Ajudem o professor a montar o painel na parede da sala de aula.
  4. Escolham um membro do grupo que preparará uma fala breve para contar aos demais colegas da turma sobre algumas dessas experiências que viraram arte e que compõem o painel.
Fotomontagem. Grupo de jovens reunidos, assistindo a apresentação de uma moça, acompanhados de uma professora. Os jovens estão sentados em bancos. A moça, sorridente, está em pé. Tem cabelo liso e longo. Usa óculos. Atrás dela um painel com montagens de fotos e ilustrações do sol e de nuvens. Ao fundo, grafismos e linhas de folha de caderno.