Minha canção

Bem-vindo ao 9º ano!

Você iniciará agora a última etapa do Ensino ­Fundamental – Anos Finais. Nesses três anos que se passaram desde que ­ingressou no 6º ano, muita coisa aconteceu: você cresceu, seu corpo se transformou, sua cabeça mudou. Certamente, uma das mudanças mais significativas foi o alargamento do seu mundo: ele começou pequeno, junto da família, e foi se expandindo conforme você descobria o que estava ao redor, próximo ou distante. Embora ­represente crescimento, isso nem sempre traz conforto ou ­alegria.

A letra de canção que você vai conhecer nesta seção, “Dança”, trata da relação do eu com o mundo.

Letra de canção. Título: Dança Introdução: cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor; éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Nesse reino onde o amor é tão raro Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'raro', gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. E o que sobra nos custa tão caro Acima de 'caro', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; após o verso, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Ser romântico é tão antiquado Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'antiquado', gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. E nós não mergulhamos no raso Acima de 'no raso', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; após o verso, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Essa guerra lá fora que tudo destrói Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'destrói', gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. E o mundo se acabando na frente de nós Acima de 'nós', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; após o verso, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Vem, coloca sua mão no meu ombro Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'ombro’, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Ouve, a nossa canção está tocando Acima de 'tocando', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor. No meio da guerra vamos dançar Acima de 'No', á maiúsculo e bê minúsculo, que significa Lá bemol; acima de 'guerra', bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de 'dançar', cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor. 
Ilustração. Vista superior diagonal de prédios em tons de bege e marrom. De algumas janelas, sai uma fumaça cinza que forma grandes nuvens cinza mais ao fundo.
Respostas e comentários

Minha canção

Bê êne cê cê em foco

cê gê: 1, 3, 4, 5, 8, 9 e 10.

cê e éle : 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

cê e éle pê : 3, 7, 9 e 10.

Habilidade: ê éfe seis nove éle pê quatro seis.

Orientações didáticas

Lembramos que é muito importante que os estudantes saibam que o gênero letra de canção pressupõe um acompanhamento musical. A canção foi feita para ser cantada, e por isso é essencial que a turma a ouça, além de entrar em contato com os versos que a compõem. A melodia traz uma série de informações subjetivas que interferem na interpretação que fazemos da letra de uma canção, por isso é tão importante o trabalho interdisciplinar com o professor de Arte. Ele é um especialista e pode contribuir para a análise dessa linguagem, a música. É ele que, como especialista, conduz a análise da melodia composta para a canção. A exploração da letra de canção “Dança”, do duo Dois é Par, possibilitará a abertura de uma conversa acerca do significado do amadurecimento, produtiva no início do 9º ano, etapa que finaliza um momento importante da escolaridade. Ao refletir sobre a maior inserção na vida social/pública, os estudantes têm a oportunidade de expressar como sentem seu contato pessoal com o mundo e de discutir isso com os colegas, percebendo afinidades. Temas como os efeitos da pandemia iniciada em 2020, as discussões sobre a ação do ser humano no meio ambiente e a reflexão acerca da polarização política provavelmente estarão presentes, sendo necessária, portanto, a atenção à maneira como debatem para evitar que algum ponto de vista seja abafado ou desqualificado. A pluralidade de ideias é importante, tendo como limite o respeito aos Direitos Humanos e ao conhecimento científico. Além disso, a atividade proposta prepara para a reflexão sobre as práticas de ação na vida pública, inclusive por meio da arte, que estarão em foco nos três primeiros capítulos do volume. Assim, vão sendo desenvolvidas, em especial, a cê gê quatro e a cê gê oito.

Minha canção

Continuação de letra de canção. Dançar, dançar Acima do primeiro 'dançar', bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima do segundo 'dançar', éfe maiúsculo, que significa Fá. Comigo, nesse caos Acima de 'Comigo', bê maiúsculo e ó sobrescrito, que significa Si diminuto. Dançar, dançar, dançar Acima de cada 'dançar', há, respectivamente, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol e éfe maiúsculo, que significa Fá. Comigo, nesse caos Acima de 'Comigo', bê maiúsculo e ó sobrescrito, que significa Si diminuto. Nesse reino onde o amor é tão raro Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'raro', gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. E o que sobra nos custa tão caro Acima de 'caro', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; após o verso, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Ser romântico é tão antiquado Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'antiquado', gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. E nós não mergulhamos no raso Acima de 'no raso', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; após o verso, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Essa guerra lá fora que tudo destrói Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'destrói', gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. E o mundo se acabando na frente de nós Acima de 'nós', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; após o verso, gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Vem, coloca sua mão no meu ombro Antes do verso, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; acima de 'ombro', gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor. Ouve, a nossa canção está tocando Acima de 'tocando', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor. No meio da guerra vamos dançar Acima de 'No', á maiúsculo e bê minúsculo, que significa Lá bemol; acima de 'guerra', bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima de 'dançar', cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor. Dançar, dançar Acima do primeiro 'dançar', bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol; acima do segundo 'dançar', éfe maiúsculo, que significa Fá. Comigo, nesse caos Acima de 'comigo', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; acima de 'caos', gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete. Dançar, dançar, dançar Acima de cada palavra, há, respectivamente, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol e éfe maiúsculo, que significa Fá. Comigo, nesse caos Acima de 'comigo', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; acima de 'caos', gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete. Dançar, dançar, dançar Acima de cada palavra, há, respectivamente, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; bê maiúsculo e bê minúsculo, que significa Si bemol e éfe maiúsculo, que significa Fá. Comigo, nesse caos Acima de 'comigo', éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor; acima de 'caos', gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete. Dançar, dançar, dançar Acima de cada palavra, há, respectivamente, cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor; gê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Sol menor e éfe maiúsculo e ême minúsculo, que significa Fá menor. Após o verso, gê maiúsculo e o número sete, que significa Sol sete e cê maiúsculo e ême minúsculo, que significa Dó menor. 
Ilustração. Um casal dançando na rua em meio a prédios e casas em chamas. O homem está de chapéu e roupa cinza e marrom e a mulher, de vestido cor-de-rosa esvoaçante. Ao redor deles, há notas musicais

DANÇA. Intérprete: Dois é Par. Compositor: J. Salles. ín: Plataformas digitais. Intérprete: Dois é Par. abre colchetesem localfecha colchete, 2020.

Biblioteca cultural

O duo Dois é Par é formado pela fluminense Larissa ­Muniz e pelo cearense ­Jefté Salles. Suas ­canções têm influência de ême pê bê, indie e folk ­music. Pesquise, na internet, o vídeo “O porto” para conhecer e apreciar mais uma das canções desses artistas.

Fotografia. Jafté Salles, rapaz negro de cabelo Black Power. Usa óculos. Está em pé tocando um violão. Ao lado dele Larissa Muniz, moça de cabelo longo e encaracolado com as pontas douradas. Ela é mais baixa que ele. Usa um lenço rosa ao redor da parte superior do corpo. Ela tem uma folha nas mãos.
Salles e Larissa Muniz.

Nossa dança e nosso vlog sobre videoclipes

Agora que você e seus colegas já conhecem a letra da canção, vão criar uma coreografia que possa ­interpretá-la. Para isso, sigam as etapas de trabalho a seguir.

Trocando ideias

Na letra da canção do duo Dois é Par, o mundo é representado como uma guerra, um reino onde o amor é tão raro e um caos. Forme um grupo para discutir estas ideias:

  1. Vocês concordam com a representação do mundo na letra da canção?
  2. Que outras expressões usariam para representar o mundo atual?
  3. O que significa “dançar” como uma reação à guerra? Vocês gostam dessa sugestão?
  4. E da sensação de ter alguém com a mão em seu ombro, vocês gostam?
Respostas e comentários

1 a 4. Resposta pessoal. Ver comentário nas Orientações didáticas.

Orientações didáticas

Trocando ideias – Caso não seja possível um trabalho interdisciplinar com Arte e você precise conduzir a aula sozinho, peça aos estudantes que sabem tocar instrumentos musicais que se preparem para fazê-lo enquanto os demais cantam os versos. Os estudantes músicos devem utilizar as cifras indicadas na letra. Os acordes estão facilitados e seguem as tonalidades das músicas originais. Caso nenhum estudante saiba tocar violão, reproduza a canção para a turma.

Incentive os estudantes a trocar ideias sobre cada uma das questões propostas. Peça a eles que justifiquem seu posicionamento em relação à representação do mundo na canção. Depois, proponha que façam uma lista na lousa com as expressões que usariam para representar o mundo. Leve-os a compartilhar suas impressões subjetivas sobre o significado da dança em um contexto adverso como a guerra.

A discussão das questões sobre a letra de canção e as primeiras decisões sobre a apresentação de dança podem ser realizadas na sala de aula. Os estudantes precisarão, no entanto, de mais alguns dias para finalizar o projeto e o ensaiar. Após a discussão, exiba o videoclipe à turma para introduzir a próxima etapa da atividade.

Minha canção

Interpretando a canção por meio da dança

Pesquise na internet o videoclipe da canção “­Dança”, do duo Dois é par, e observe que nele uma bailarina dança, sozinha, ­interpretando coreograficamente a canção. Veja uma cena desse videoclipe.

Agora, em grupos, vocês também deverão interpretar coreograficamente essa canção, usando para isso apenas movimentos de corpo. Desse modo, definam como será a dança de ­vocês inspirados pelas questões a seguir.

Fotografia. Moça negra fazendo uma performance. Ela veste roupas claras, está com a cabeça inclinada para trás e um dos braços levantados. Está e um ambiente com paredes de madeira e grandes janelas.
Bailarina interpretando a canção “Dança”, do duo Dois é Par.
  • A visão de mundo de vocês converge com a visão expressa na canção ou diverge dela? Como isso pode ser expresso pelos movimentos, ritmos e expressões faciais que usarão na apresentação de dança?
  • Todos vocês dançarão durante todo o tempo?
  • Que figurinos usarão? Haverá algum adereço? Vocês estarão maquiados?

Todos esses elementos comunicam informações ao público e precisam estar adequados à canção. Se preferirem, filmem a apresentação, o que lhes permitirá incluir um ou mais ­cenários, os quais também contribuiriam para o sentido expresso pela dança.

Após a apresentação de cada grupo, conversem sobre as produções, orientados por estas questões:

  • Que leitura da canção foi proposta pelo grupo?
  • A dança dialoga com a que é executada pela bailarina no videoclipe? Como esse diálogo é estabelecido?
  • Que aspectos interessantes vocês destacariam? Por quê?
  • Há algum aspecto que precisaria ser revisto? Qual?

Criação de vlog

Agora que passaram pela experiência de interpretar uma canção por meio da dança, vocês vão pesquisar videoclipes de que gostam para registrar suas impressões em um vlog. Para isso, orientem-se pelas questões a seguir.

  • Que aspectos do videoclipe vocês acharam mais interessantes? Por quê?
  • Como serão a apresentação, os comentários e a conclusão do vlog?
  • Como vocês vão se organizar, ou seja, quem vai apresentar o vlog, quem vai fazer a gravação do vídeo e quem vai editar o material?
  • Em que lugar silencioso vocês pretendem gravar o vlog?

Balanço final

Com a ajuda do professor, marquem um dia para exibir na sala de aula os vídeos produzidos pelos grupos. No final de todas as exibições, discutam:

  • Qual é a opinião de vocês sobre as atividades? O que aprenderam em cada etapa?
  • O que mais gostaram de fazer?
  • Quais foram as maiores dificuldades?
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Interpretando a canção por meio da dança – Procure auxiliar os grupos na interpretação da canção, considerando a letra e a melodia. Se possível, exiba algumas vezes o videoclipe para a turma. Destaque o protagonismo dos estudantes e as visões de mundo que eles podem apresentar por meio de suas produções intertextuais. Quanto às possíveis aprendizagens decorrentes da atividade, ajude-os a perceber que a demanda de diálogo com o ponto de vista expresso na canção pressupôs a mobilização de estratégias de leitura e o emprego da linguagem corporal para a construção de sentido. A atividade exige, ainda, o trabalho em equipe – com a negociação de opiniões para a definição do objeto a ser apresentado – e a exposição, que pode não ser confortável para todos, o que implica resiliência e responsabilidade em relação ao coletivo.

Criação de vlog Durante a gravação do vlog, reforce aos estudantes a importância de escolher um local silencioso para evitar que ruídos externos comprometam a qualidade do áudio. Para definir a função de cada estudante na atividade, procure valorizar os interesses e os diferentes perfis de cada um. Por exemplo, um estudante mais tímido pode ajudar a gravar e outro mais extrovertido pode apresentar o vídeo. Destaque a importância de, ao apresentarem o vlog, realçar os aspectos positivos do videoclipe, elencando-os e justificando as impressões que tiveram.

Balanço final – Peça aos estudantes que assistam juntos aos vlogs, exercitando a autoavaliação. Durante a discussão final, incentive-os a expor o que acharam da atividade, acolhendo retornos positivos ou negativos sobre a experiência. Colete os dados para sua fala de encerramento, valorizando a participação e o empenho de todos nas produções. Por fim, façam a publicação no blog da turma.