Créditos
Coordenação editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Liliane Fernanda Pedroso
Edição de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Assistência editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Preparação de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Gerência de dizáin e produção gráfica: Patricia Costa
Coordenação de produção: Denis Torquato
Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues
Coordenação de dizáin e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite
Projeto gráfico: Tatiane Porusselli, Bruno Tonel e Douglas Rodrigues José
Capa: Douglas Rodrigues José, Tatiane Porusselli, Apis dizáin e Fábio Luna
Foto: / Guéti Ímedgês
Coordenação de arte: Wilson Gazzoni Agostinho
Edição de arte: Regine Crema
Editoração eletrônica: Teclas Editorial
Coordenação de revisão: Elaine C. del Nero
Revisão: Ana Cortazzo, Ana P. Felippe, Dirce Y. Yamamoto, Marina Oliveira, Renato da Rocha, Sandra G. Cortés, Tatiana Malheiro, Vera Rodrigues
Coordenação de pesquisa iconográfica: Flávia Aline de Morais
Pesquisa iconográfica: Claudia Sato, Cristina Mota
Coordenação de birô: Rubens M. Rodrigues
Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Ana Isabela Pithan Marasquin, Denise Feitoza Maciel, Marina M. Buzzinaro, Vânia Maia
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga, Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos
Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Ivenção
Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó
Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva
Organização dos objetos digitais: Mariana Albertini
Elaboração dos objetos digitais: Mariana Albertini, Simone D´Alevedo
Reprodução proibida. Artigo. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Todos os direitos reservados
EDITORA MODERNA LTDA.
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho
São Paulo - São Paulo - Brasil - cép 03303-904
Atendimento: . (11) 3240-6966
www.moderna.com.br
2022
Produzido no Brasil
1 3 5 7 9 10 8 6 4 2
A imagem da capa mostra em close o rosto de uma jovem com efeito de rastro originado pelo movimento lateral desse rosto, mostrando-o em duplicidade. Nessa fase da vida escolar, podemos entender que o indivíduo se desenvolve em sua singularidade, ao mesmo tempo que começa a praticar mais intensamente a vida em sociedade e a se integrar a ela, percebendo-se cada vez mais parte de uma pluralidade.