Capítulo 9 

Língua e gramática

Tópico 1 – Gramaticalidade da língua

O que você poderá aprender

No capítulo 3, você e os ou as colegas discutiram o que é linguagem e o que é língua. No capítulo 6, analisaram como as palavras do nosso léxico são formadas e como produzem sentidos. Agora, vamos discutir as seguintes questões:

  1. O que é gramática? Língua e gramática são a mesma coisa?
  2. Nós sabemos alguma coisa de gramática? O quê?

Veja só tudo o que já podemos dizer sobre a língua:

Organograma. 
Ao centro: LÍNGUA. 
Início da parte superior à esquerda em sentido horário. 
É um tipo de linguagem denominada linguagem verbal. 
Com a língua apreendemos o mundo e interagimos com as pessoas. 
Usa como sistema de signos os sons, na fala, e as letras, na escrita. Esses signos formam palavras. 
As palavras constituem o léxico da língua, e os principais mecanismos de formação de palavras são a derivação e a composição. 
O léxico da língua é ampliado por empréstimos (estrangeirismos) e neologismos. 
As palavras são polissêmicas, podendo ser empregadas com sentidos literais ou figurados. 
Usamos as palavras da língua para formar frases e textos. 
É um conjunto de variedades, cada uma com suas regras e normas internas.

Entre as discussões feitas, vimos que a língua é um sistema de signos formado por palavras e que ela nos possibilita apreender o mundo e interagir com as pessoas.

Agora, vamos estudar mais sobre como organizamos as palavras em frases e textos. Existem algumas regras para isso, e você já as conhece – mesmo que ainda não tenha se dado conta. Vamos começar a refletir sobre isso na próxima atividade.

Seleção e combinação: os dois eixos da língua

1. Leia a frase a seguir.

Toda vez que eu klexo, sinto claramente uma zenosyne...

  1. Você a reconhece como uma frase escrita em português? Por quê?
  2. Você compreendeu o sentido dela?
  3. Leia um trecho de uma notícia sobre o Dicionário de sentimentos obscuros, criado pelo artista Djón Koenig.

reticências Djón Koenig criou o Dicionário de sentimentos obscuros, no qual ele publica novos termos que cria para representar emoções ainda não descritas em uma só palavra. reticências

Klexos – A arte de reviver o passado.

zenozine – A sensação de que a vida passa cada vez mais rápido.

reticências

ALENCAR, Lucas. Galileu, 28 janeiro 2016. Disponível em: https://oeds.link/h2o7sr em: 15 maio 2022. 

Veja que, considerando o sentido de klexos, poderíamos derivar dele o verbo qlecsar, que significaria, portanto, “reviver o passado”.

  1. Com essas novas informações, você compreende a frase?
    • Como a frase poderia ser reescrita sem as palavras qlécso e zenozine?

Na frase anterior, observamos um dos aspectos que compõem o que chamamos de gramaticalidade da língua: a seleção. Toda língua é composta de um grande conjunto de palavras (o seu léxico). Quando queremos nos comunicar, selecionamos as palavras que nos interessam.

Para sermos compreendidos ou para compreender o que alguém fala, é importante selecionar palavras que existem em nossa língua. Por isso você encontrou dificuldades para entender a frase antes de ler a notícia sobre o Dicionário de sentimentos obscuros e saber o significado das palavras que não existem na nossa língua.

Agora, vamos discutir o outro aspecto que compõe a gramaticalidade da língua.

3. Chapolin Colorado é um “anti-herói” de uma série de comédia da tê vê mexicana, vivido pelo ator e escritor Roberto gomêz bolanhos. Na cena de determinado episódio da série, a personagem faz a seguinte afirmação:

Ilustração. Um balão de fala com contorno em preto e texto: Astúcia minha com contavam não!
  1. Você consegue compreender o que a personagem diz, tal como está escrito? Por quê?
  2. Como deveria estar organizada a frase para ficar compreen­sível?
  3. Na cena em que diz essa frase, Chapolin está de ponta-cabeça. Que relação poderia haver entre essa posição e a frase?
Ícone. Clipe.

Clipe

Chapolin é uma paródia dos heróis estadunidenses: desastrado e medroso. Por isso, é considerado um anti-herói. Algumas de suas frases mais famosas eram: “Sigam-me os bons!”, “Suspeitei desde o princípio!” e essa que aparece no balão.

O outro aspecto que compõe a gramaticalidade da língua é a combinação de palavras. Quando queremos nos comunicar, além de selecionar as palavras, combinamos todas elas de determinada maneira, criando frases e textos.

Assim, para que os outros nos compreendam e para que possamos compreender o que nos falam, é importante, além de selecionar palavras que existem em nossa língua, combiná-las de fórma que façam sentido, respeitando determinadas regras da gramática.

Na frase dita por Chapolin, as regras foram desrespeitadas para criar um efeito de humor, no contexto em que a cena acontece. Mas imagine se todos nós começássemos a falar sem respeitar as regras de combinação. Será que conseguiríamos nos entender?

Então, sintetizando:

Organograma. Da esquerda para direita 
Gramaticalidade da língua 
seleção mais combinação 
Seleção 
- Selecionamos as palavras que nos interessam, entre as que existem em nossa língua... e
Combinação  
- Combinamos as palavras de forma que façam sentido, respeitando determinadas regras da gramática.

Você vai, agora, fazer um exercício de seleção de palavras e “encaixá-las” para formar frases.

4. Observe a frase já formada. Seguindo essa mesma estrutura, que outras palavras você pode usar no lugar de “A porta” e no lugar de “se abriu”? Copie o esquema a seguir e complete-o no caderno.

Esquema. 
À esquerda quadro no vertical com seta vertical ao lado de cima para baixo: Seleção. 
Na parte superior centralizado, quadro e seta horizontal logo abaixo da esquerda para direta: Combinação 
Primeira coluna abaixo da seta horizontal: 
A PORTA
A PORTA 
Espaço para resposta
Espaço para resposta
Segunda coluna: 
SE ABRIU 
Espaço para resposta
SE ABRIU. 
Espaço para resposta
  • Compartilhe suas novas frases com os ou as colegas e reflitam: O que podemos perceber sobre as possibilidades de seleção de palavras para essa estrutura?

5. Imagine que um ou uma amigo ou amiga lhe deixou um bilhete, mas sua mãe sem querer rasgou o papel em vários pedacinhos e ele ficou da seguinte maneira:

Ilustração. Fundo em cinza e etiquetas com bordas irregulares em branco, cada etiqueta com uma palavra em preto:
vou – nota – por – de 
pegue – ciências – na – favor 
aula – minha – amanhã – faltar
Ilustração. Menino sentado atrás de uma  mesa cinza, visto da cintura para cima. Ele tem cabelos castanhos lisos, camiseta verde e azul. Ele olha para frente, com o braço esquerdo cruzado sobre o outro, braço direita na vertical, com a mão sobre a boca que está para baixo. Sobre mesa, papel bege e etiquetas em branco.
  1. Combine os pedacinhos de papel para recompor o bilhete do seu amigo. Use vírgulas e pontos do modo que achar mais adequado. Anote no caderno.
  2. Existe mais uma maneira de montar esse bilhete.
    1. Reescreva o bilhete de maneira diferente daquela que você apresentou no item anterior. Tome cuidado para que o texto continue fazendo sentido.
    2. Compare as duas montagens do bilhete. Há diferença de sentido entre elas? Quando você mudou a ordem das palavras, alguma delas ganhou mais importância na frase? Explique.

Gramática da língua

Para construir frases e enunciados na nossa língua, precisamos organizar, de determinadas fórmas, as palavras que selecionamos. Não basta colocar uma palavra ao lado da outra; é preciso combiná-las. E, para isso, há regras.

Damos o nome de gramática da língua às regras que estabelecem como podem ser combinadas as palavras em frases. Toda língua tem a sua gramática, o que quer dizer que toda língua tem regras específicas sobre como combinar as palavras selecionadas para formar uma frase.

Você já conhece muito bem as regras básicas de combinação das palavras em frases. Desde pequenos, conforme aprendemos a falar, passamos a compreender as características que uma frase precisa ter para que seja considerada uma frase da língua portuguesa. Você não fala, por exemplo, “Eu o partiu ônibus cheguei quando”, mas sim “O ônibus partiu quando eu cheguei”.

Como você já estudou, há diferentes maneiras de falar a nossa língua, porque ela é formada de muitas variedades. Cada variedade tem sua gramática, porém com muitas semelhanças e algumas diferenças entre si. Por exemplo, se você é do Norte do Brasil, é provável que use muitas palavras diferentes daquelas que utilizam as pessoas que vivem no Sul e que tenha também um jeito um pouco diferente de organizá-las, e vice-versa.

A escola tem preocupação especial com o ensino das normas das variedades urbanas de prestígio. Portanto, vamos investir mais no estudo das normas dessas variedades, mas sem deixar de lado as outras. Vamos conhecer muitas regras da gramática normativa, e você poderá constatar que algumas já não são tão usadas, nem mesmo pelas pessoas que costumam empregar as variedades urbanas de prestígio.

O que levo de aprendizagens deste tópico

É o momento de você e toda a turma retomarem as questões iniciais deste capítulo.

  1. O que é gramática? Língua e gramática são a mesma coisa?
  2. Nós sabemos alguma coisa de gramática? O quê?

Para respondê-las, recorra às discussões feitas até o momento. Copie no caderno o esquema apresentado no início do capítulo e acrescente a ele outros quadros — quantos achar necessários — nos quais apresentará suas sínteses sobre o que estudou.

Tópico 2 – Frase e oração

O que você poderá aprender

Como vimos, para construir uma frase é preciso organizar as palavras selecionadas seguindo determinadas regras, de modo que o que estamos dizendo ou escrevendo tenha sentido.

Cabe perguntar:

  1. O que chamamos de frase?
  2. Frase e oração são a mesma coisa?

Vamos começar estudando o que é frase.

1. Nas tirinhas da personagem Dona Anésia, o humor geralmente nasce de sua personalidade ranzinza e pouco polida. Na tirinha a seguir, veja como essa personagem se comporta ao receber uma visita da amiga Dolores.

Dona Anésia/Willian Leite

Tirinha. Composta por quatro quadros em tons de rosa. Apresenta como personagem Dona Anésia, senhora, de cabelos claros em coque, de blusa de mangas curtas rosa-claro. Dolores, senhora de cabelos curtos encaracolados em rosa-claro e blusa de mangas compridas em rosa-escuro e par de óculos de grau redondos. As cenas se passam na porta de entrada da casa de Dona Anésia.
Quadro um: Foco no braço esquerdo de Dolores batendo em uma porta, vista parcialmente. 
Quadro dois: Dolores vista da cintura para cima, com a boca aberta diz: VIM TE CONTAR UMA COISA. De frente para ela, Dona Anésia, vista de costas da cabeça para cima. 
Quadro três: à esquerda, Dona Anésia, vista da cintura para cima, perto da porta, pergunta para Dolores: CONSEGUE CONTAR EM 30 SEGUNDOS? De frente para ela, Dona Anésia à direita, vista do rosto para cima, à esquerda, responde: SIM! 
Quadro quatro: à esquerda, Dona Anésia, vista da cintura para cima, com a mão esquerda sobre a porta, cenho franzido e diz: MANDA UM ÁUDIO. Na ponta da direita, Dolores vista de costas, da cintura para cima com linhas finas em preto sobre a cabeça.

LEITE, Willian. Dona Anésia. WillTirando, agosto 2021. Disponível em: https://oeds.link/fAZWHd. Acesso em: 14 abril 2022.

  1. No último quadrinho, apesar de Dolores não ter sido desenhada de frente, podemos notar a reação que ela teve diante da fala da amiga. Como percebemos isso? Qual foi a reação de Dolores e como ela se justifica?
  2. Forme e preencha um quadro em seu caderno com as colunas indicadas a seguir. Na coluna um, “Sequência do diálogo”, cada linha deve corresponder a uma fala da tira.
Ícone modelo

I. Sequência do diálogo

II. Reconhecemos como “fala” da nossa língua?

III. Tem sentido na situação de comunicação?

IV. Tem palavra que explicita uma ação?

V. Quantas palavras há na fala?

VI. Que sinal de pontuação finaliza a fala?

  1. Imagine como seriam pronunciadas as falas da tira. O que poderia variar se considerarmos o sinal de pontuação que encerra cada fala?
  2. Todas as sequências analisadas são frases. Com base na análise feita, como você explicaria a um ou uma colega o que é uma frase?

Vejamos agora o que é uma oração.

2. Leia a tira e observe as frases.

Zoé e Zezé/diéri iscót e rique kirquemen

Tirinha. Composta por quatro quadros em preto e branco. Apresenta como personagens Zezé, menino pequeno com um boné sobre a cabeça, camiseta com listras, bermuda escura e par de sapatos claros. Zoé, menina de cabelos penteados para trás, com boné sobre a cabeça, com camiseta e bermuda clara. Um homem de cabelos curtos, camiseta clara, par de óculos de grau redondos. As cenas se passam em local aberto com grama. 
Quadro um: Zoé e Zezé à esquerda, em pé olhando para cima e à direita, o homem de par de óculos de grau, visto parcialmente, com a mão esquerda jogando para cima uma moeda. Ele diz: MAIS UMA VEZ... ESCOLHA ZEZÉ! CARA OU COROA! 
Quadro dois: à esquerda, Zoé e Zezé olham para baixo, onde a moeda cai, sobre a grama. À direita, o homem de par de óculos, olhando para baixo. A moeda cai e faz barulho: PLOP! 
Quadro três: Foco em Zezé, olhando para baixo, com as mãos sobre os joelhos, diz: COROA! 
Quadro quatro: Zoé e Zezé à esquerda, vistos dos ombros para cima, e Zezé com a boca bem aberta diz: UAU! SOU BOM NISSO! À direita, o homem olhando para baixo, com as mãos sobre os joelhos, boca para baixo, fala: VAMOS TENTAR DE NOVO, MAS ESCOLHA UM POUCO ANTES, OK?

KIRKMAN, Rick; SCOTT, diéri. Zoé e Zezé. [sem local, sem nome], 2022.

  1. Com a intenção de provocar o riso (o que é próprio das tiras), que situação o autor dessa tira criou? E qual seria a graça da situação?
  2. Leia o boxe sobre verbos.

Verbo

Verbo é o nome dado a um tipo de palavra que expressa uma ação, um estado ou uma mudança de estado ou, ainda, um fenômeno da natureza. Por exemplo:

A garota chorou a noite toda./Ele ficou em casa./Choveu hoje.

Quando dois ou mais verbos são usados lado a lado para indicar apenas um acontecimento, temos uma locução verbal. Veja:

A garota tinha chorado a noite toda./Ele vai ficar em casa./Está chovendo hoje.

c. Agora observe que as falas das personagens estão organizadas em várias frases, algumas com verbos e outras sem verbo. Veja:

Frases nominais

Frases verbais

Mais uma vez...

Escolhe, Zezé!

Cara ou coroa?

Sou bom nisso!

Uau!

Vamos tentar de novo, mas escolhe um pouco antes, ok?

Coroa

  1. Por que você acha que o primeiro grupo de frases foi chamado de frases nominais e o segundo grupo, de frases verbais?
  2. Em uma das frases aparece uma locução verbal. Copie essa frase no caderno e identifique a locução.
  3. Releia a tira e observe a frase “Mais uma vez...”, no primeiro quadrinho. A que a personagem está se referindo ao pronunciá-la?
  4. O que você precisou considerar para entender a que essa frase se referia?

Orações e períodos

As orações são estruturas que possuem verbos ou locuções verbais. Podemos ter mais de uma oração formando apenas uma frase.

Para identificar quantas orações há em determinada frase, basta verificar quantos verbos ou locuções verbais aparecem.

Quando analisamos a fórma como a frase é construída, aquela que contém uma ou mais orações é chamada de período. Se a frase é construída com uma oração, é chamada, então, de período simples. Se apresenta mais de uma oração, é chamada de período composto.

  1. Depois de ler o boxe, reflita sobre o que você estudou nas questões anteriores e responda:
    1. Toda frase é uma oração? Por quê?
    2. Toda oração pode ser considerada uma frase? Explique.
    3. Releia a última fala do pai de Zoé e Zezé:

“Vamos tentar de novo, mas escolhe um pouco antes, ok?”

Nessa frase temos um período simples ou composto? Ou seja, temos uma ou duas orações conectadas? Explique, observando a presença dos verbos.

Gramática normativa e sintaxe

A parte da gramática normativa que estuda a formação de orações é chamada de sintaxe (que significa organização, composição, construção gramatical).

Pelo estudo da sintaxe, observamos as relações que se estabelecem entre as palavras que formam a oração. Veja:

Esquema.
Frase: Nós gostamos de peixe.
Sujeito: Nós
Predicado: gostamos de peixe

Nós é o sujeito da oração, ou seja, a palavra que indica o ser sobre o qual se fala algo. O restante (gostamos de peixe) é o predicado: a parte da oração que declara algo sobre o sujeito.

O que levo de aprendizagens deste tópico

Retomando tudo o que foi discutido, copie o quadro a seguir no caderno e complete-o, explicando o que é frase, o que é oração e o que é período.

Ícone modelo

Frase

Oração

Período

Tópico 3 – Classes de palavras

O que você poderá aprender

Discutimos, anteriormente, que a linguagem e a língua são essenciais em nossa vida, porque sem elas não consegui­ríamos nos comunicar, nos referir às coisas que nos cercam, aos nossos sentimentos e pensamentos; não conseguiríamos viver em sociedade nem falar sobre nossas experiências de vida.

Por meio da língua que falamos, conseguimos compreender e construir ideias sobre o que existe na nossa realidade.

Também vimos que as palavras têm de ser organizadas seguindo determinadas regras.

Ilustração. Um garoto à esquerda, em pé de frente para outro à direita. O da esquerda é negro, cabelos escuros, com chapéu e roupa de mangas compridas em verde-claro e estampas em laranja, azul-claro e amarelo, calça vermelha e sapatos em cinza. Ele olha para o outro menino, sorrindo. À direita, menino asiático, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em vermelho, camiseta azul-claro, bermuda verde, meias brancas e sapatos laranjas. Ele está com a mão esquerda aberta, para frente.

Agora, pense sobre estas questões:

  1. Será que todas as palavras da língua são classificadas de uma única maneira ou elas podem ser categorizadas segundo diferentes critérios?
  2. Será que elas se apresentam apenas de uma fórma, sem sofrer alterações, ou, dependendo de como são usadas, se modificam?

Organizamos as palavras em categorias

1. Você e os ou as colegas vão se divertir com a ADEDONHA ou istópi!, como essa brincadeira é mais conhecida. Reúnam-se em grupos e montem a tabela orientando-se pelo modelo a seguir. Vocês poderão brincar até seis rodadas!

Ícone modelo
STOP!

Letras sorteadas: _____

2. Agora que você e os ou as colegas finalizaram a brincadeira, observe, reflita e responda.

Ilustração. Homem sentado atrás de mesa. Ele tem cabelos curtos, sobrancelhas escuras, camiseta laranja e segura um lápis na mão esquerda, sobre a mesa tem um caderno com espiral e na ponta da direita uma borracha.
  1. Cada coluna apresenta um conjunto de palavras. Como elas estão separadas e organizadas?
  2. Elas permaneceriam organizadas como estão se fosse solicitado a você que separasse todas as palavras do quadro de acôrdo com:
    1. o gênero da palavra (feminino e masculino)?
    2. o tamanho do objeto ou ser (grande, médio e pequeno)?
    3. a letra inicial das palavras?
    • Anote em seu caderno o que for discutido com os ou as colegas e o professor ou a professora sobre fórmas de categorizar as coisas.

fórmas de classificar ou de categorizar as palavras

Todas as palavras da língua portuguesa são categorizadas, ou seja, elas podem ser agrupadas e analisadas por diferentes critérios. Um deles você conheceu no capítulo 6: podemos agrupar as palavras de acôrdo com o modo como são criadas e formadas, separando-as entre primitivas, derivadas, simples ou compostas.

Outra fórma de categorizar as palavras pode ser organizá-las de acôrdo com a sua finalidade na língua. Por exemplo, há palavras que foram criadas para dar nome às coisas (substantivos); outras para dar característica a essas coisas (adjetivos); há as que indicam quantidade ou ordem das coisas (numerais) e há ainda as que indicam um processo, uma ação ou estado (verbos).

Observe a frase a seguir.

Esquema. Três meninas lindas sorriram.
três - quantidade; meninas - nome; lindas - característica; sorriram - ação

Quando organizamos as palavras dessa fórma, considerando seus traços em comum, podemos classificá-las em dez categorias ou classes gramaticais.

Esquema. Dez figuras ovais, lado a lado, com as palavras: substantivo, adjetivo, verbo, artigo, pronome, advérbio, numeral, preposição, conjunção, interjeição

Categorias ou classes de palavras

1. Observe a lista de palavras a seguir.

Coluna A

Coluna B

Coluna C

Coluna D

Coluna E

casa

bonito

brincaram

eu

dezenove

sapato

grande

andou

ele

terceiro

limão

magro

estava

nós

dobro

anel

pálido

amamos

meu

metade

Sofia

baixo

queria

nosso

mil

  • Em qual coluna as palavras têm a função de:
  1. apontar uma característica?
  2. indicar uma quantidade?
  3. indicar um processo, uma ação ou um estado?
  4. nomear algo ou alguém?
  5. substituir ou acompanhar um nome?

2. Leia:

Caramba!!! Paulinho comeu três sorvetes de uma só vez ontem!

Ilustração. Menino de cabelos curtos e castanhos, com blusa de cor azul, calça marrom e sapatos em branco e azul. Ele segura na mão direita, três palitos de sorvete. Ele olha para frente sorrindo e a mão esquerda aberta para frente.
  • Que palavra da frase indica:
  1. ideia de tempo?
  2. uma surpresa?
  1. Nas duas atividades anteriores, você teve contato com palavras que pertencem a sete classes diferentes: substantivo, advérbio, numeral, interjeição, adjetivo, pronome e verbo. Pesquise a definição dada pela gramática a cada um desses conceitos. Em seguida, responda:
    1. Qual coluna de palavras da atividade 1 apresenta uma relação de numerais?
    2. Se você quisesse acrescentar mais um verbo à atividade 1, em que coluna você o colocaria?
    3. Que interjeição foi usada na frase da atividade 2?
    4. Se você tivesse de substituir essa palavra, que outra interjeição usaria?

Palavras que variam e palavras que não variam

1. Leia a notícia.

Frio faz com que iguanas congeladas caiam das árvores na Flórida

Conforme a temperatura cai nos termômetros da Flórida e atinge valores próximos do 0 grau Célsius, autoridades emitem alertas sobre a possibilidade de iguanas congeladas caírem das árvores. Embora pareça estranho, o fenômeno já é bastante conhecido na região.

Como as iguanas são répteis de sangue frio, temperaturas baixas fazem com que seu sangue se torne mais espesso e fique mais difícil de se movimentar. Algumas iguanas ficam mais lentas, outras completamente imobilizadas. Até mesmo iguanas completamente congeladas são relatadas em alguns bairros.

No entanto, as temperaturas baixas não causam a morte do réptil, apenas sua imobilização. reticências Conforme o sol ascende do horizonte, o calor retorna e as iguanas voltam a se movimentar livremente pelo seu habitat.

MANENTE, Matheus. Tempo.com, 26 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/G1kto4. Acesso em: 5 fevereiro 2022.

  1. Que característica das iguanas está ligada ao fato de elas se mexerem ou não?
  2. Como a sequência “reticências o calor retorna e as iguanas voltam a se movimentar livremente reticências” teria sido escrita se o redator quisesse falar de uma única iguana e de mais de um calor? Reescreva-a.
  3. Que palavras foram modificadas quando você reescreveu a frase? E quais não foram?

Palavras variáveis e palavras invariáveis

Muitas palavras que usamos na língua portuguesa podem sofrer variação em sua fórma, o que faz com que a informação que carregam seja alterada: pode haver mudança de gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural), grau (diminutivo ou aumentativo) ou tempo (presente, passado ou futuro). É o que ocorre com os substantivos, os artigos, os adjetivos, alguns pronomes, alguns numerais e os verbos.

Há outras palavras que não podem ser flexionadas, ou seja, sua fórma não se modifica, como ocorre com conjunções e advérbios.

Como costumamos agrupar as palavras em diferentes classes, podemos dizer, de modo geral, que algumas dessas classes são variáveis (podem ser modificadas, flexionadas) e outras são invariáveis (não podem sofrer flexão).

2. Releia o título da notícia da atividade 1: “Frio faz com que iguanas congeladas caiam das árvores na Flórida”. As palavras em destaque são variáveis ou invariáveis? Justifique.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Releia o título da notícia da atividade 1: “Frio faz com que iguanas congeladas caiam das árvores na Flórida”. As palavras “com” e “iguanas” são variáveis ou invariáveis? Justifique.

3. Leia o título de um estudo sobre o frio e os animais.

Reprodução de página da internet.

“Como os animais sobrevivem ao frio intenso?”

Iguiecologia. Disponível em: https://oeds.link/lf08iz. Acesso em: 5 fevereiro 2022.

  1. Quem poderia se interessar por esse assunto?
  2. Quais palavras variáveis combinam entre si?

Concordância entre as palavras variáveis

Quando palavras que podem variar relacionam-se na oração, é preciso, de acôrdo com a gramática normativa, que elas concordem entre si. Observe:

reticências os animais sobrevivem ao frio reticências

Ilustração. Animal com o corpo similar a um lagarto, verde, dentes brancos aparentes, e espinhas ao longo da cabeça até a ponta da cauda, com ágia congelada saindo da ponta da boca e na pata direita dianteira. Acima dele, símbolos em azul representando flocos de neve.

A palavra animais está no plural, então o artigo os deve concordar com ela, pois são palavras variáveis. O mesmo ocorre com o verbo sobreviver, que indica ideia de plural para concordar com os animais, que o antecede.

Para a gramática normativa, é essencial que todas as palavras variáveis que se relacionam concordem entre si. Assim, se uma palavra variável está no singular, as demais relacionadas a ela (desde que variá­veis) devem também ser flexionadas no singular. Exemplo: “O animal sobrevive ao frio”.

Lembre-se de que, dependendo das situações em que nos encontramos, podemos ouvir frases como “Os animal sobrevive”, que não está de acôrdo com as regras de concordância da gramática normativa. Isso ocorre porque, na variedade da língua coloquial de certos grupos sociais, como já vimos, predomina o mecanismo de economia da língua. Quando se quer dar a ideia de plural em uma frase, apenas uma das palavras variáveis (em geral, a primeira) indica o plural. É o que acontece no exemplo apresentado.

Olha só que curioso!

Há palavras que mudam de classe gramatical dependendo de como são usadas em um texto.

O frio inesperado fez com que algumas iguanas congelassem.

Na frase, a palavra frio está nomeando a temperatura baixa do momento. Pertence, portanto, à classe de palavras dos substantivos.

Observe, agora, a frase a seguir:

Como têm sangue frio, as iguanas precisam de calor.

A palavra frio, nessa outra frase, está evidenciando uma característica do sangue. Nesse contexto, então, essa palavra tem a função de adjetivo.

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Após as discussões, retome as perguntas iniciais e responda-as:

  1. Você acha que as palavras da língua são classificadas da mesma maneira?
  2. Elas se apresentam de uma única fórma ou podem se modificar?
Atividades

Leia um trecho do capítulo inicial de um livro chamado A vizinha antipática que sabia matemática.

A mudança

reticências

Parecia uma sexta-feira como outra qualquer quando um caminhão de mudança parou em frente ao número 134 da minha rua, o sobrado geminado com o que eu moro.

O pessoal da mudança descarregou uns móveis pesadões, uma escrivaninha irada, cheia de gavetinhas, parecida com a do meu avô.

Do meu jardim, fiquei de ôlho em tudo. Quando o pessoal terminou de descarregar os móveis da casa, começou a tirar do caminhão umas caixas, milhares de caixas... Talvez centenas... Bem, umas dez caixas eu garanto que tinha.

Aí apareceu uma senhora com cara de avó. Mas não vi nenhum neto. Uma mulher nem alta nem baixa, nem gorda nem magra, e com os cabelos nem curtos nem compridos.

Ela pagou os homens da mudança e, quando ia entrando em casa, me viu. Não sei por quê, mas me deu um frio na barriga, igual ao que eu tinha antes das aulas de matemática.

A mulher me olhou, de baixo para cima e de cima para baixo, assoou o nariz, entrou na casa e fechou a porta.

Achei uma baita falta de educação. Ela podia ter dito alguma coisa do tipo: “Oi, você mora aí?”. Ou: “Oi, eu sou sua nova vizinha”. Mas nada. Fez que nem me viu e, ainda por cima, assoou o nariz na minha cara. Quer dizer, na cara dela!

Vizinha antipática!

reticências

MARTINS, Eliana. A vizinha antipática que sabia matemática. São Paulo: Melhoramentos, 2015. E-book.

  1. Você imagina que o narrador ou a narradora dessa história é adulto ou criança? Em que pistas você se baseou para formular essa hipótese?
  2. Em dois trechos, o narrador ou a narradora faz uma afirmação e em seguida se corrige. Localize um desses trechos e copie-o no caderno.
  3. Que efeito produz esse recurso de corrigir-se, usado pelo(a) narrador(a)? Copie a opção adequada.
    1. Produz um efeito humorístico, pois o narrador ou a narradora admite que está exagerando ou distorcendo os fatos.
    2. Produz um efeito de suspense, pois o leitor ou a leitora é surpreendido ou surpreendida a todo momento por mudanças na narrativa.
  4. Agora imagine que, em vez de ser sobre uma vizinha antipática, a história fosse sobre um vizinho antipático. Dessa fórma, o quarto parágrafo do trecho começaria assim: “Aí apareceu um senhor com cara de avô”.
    1. Reescreva esse parágrafo e o parágrafo seguinte (até o segmento “me viu”) considerando o novo gênero do vizinho.
    2. Quais palavras tiveram sua fórma alterada por causa da variação de gênero (de feminino para masculino)?
    3. A qual classe gramatical pertence cada uma dessas palavras? Para responder, reveja, com os ou as colegas, as anotações que você fez ao pesquisar sobre as dez classes gramaticais. Se necessário, consulte também um dicionário.
  5. Imagine agora que, em vez de um vizinho antipático, o narrador tivesse ganhado duas vizinhas antipáticas.
    1. Reescreva o mesmo trecho que você reescreveu na atividade 4, mas dessa vez iniciando-o da seguinte fórma: “Aí apareceram duas senhoras com cara de avós”.
    2. Dessa vez, quais palavras tiveram sua fórma alterada?
    3. Das palavras que você mencionou no item anterior, quais são verbos? Elas variaram em termos de gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) ou tempo (presente, passado e futuro)?