Créditos
Coordenação editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Liliane Fernanda Pedroso
Edição de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Assistência editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Preparação de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa
Coordenação de produção: Denis Torquato
Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues
Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite
Projeto gráfico: Tatiane Porusselli, Bruno Tonel e Douglas Rodrigues José
Capa: Douglas Rodrigues José, Tatiane Porusselli, ápisDesign e Fábio Luna
Foto:
Coordenação de arte: Wilson Gazzoni Agostinho
Edição de arte: Regine Crema
Editoração eletrônica: Teclas Editorial
Coordenação de revisão: Elaine C. del Nero
Revisão: Ana Cortazzo, Ana P. Felippe, Beatriz Rocha, Cecília Ocu, Dirce Y. Yamamoto, Márcia Leme, Maristela Carrasco, Nancy H. Dias, Renato da Rocha, Sandra G. Cortés, Vera Rodrigues
Coordenação de pesquisa iconográfica: Flávia Aline de Morais
Pesquisa iconográfica: Claudia Sato, Cristina Mota
Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues
Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Ana Isabela Pithan Marasquin, Denise Feitoza Maciel, Marina M. Buzzinaro, Vânia Maia
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga,
Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos
Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Ivenção
Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó
Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva
Organização dos objetos digitais: Mariana Albertini
Elaboração dos objetos digitais: Mariana Albertini, Simone D´Alevedo
Reprodução proibida. Artigo 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
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2022
Produzido no Brasil
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A imagem da capa é de um jovem afrodescente, mostrado da cintura para cima com efeito motion blur, sugerindo um leve borrão do movimento do corpo dele. Nas imagens sombreadas, o jovem está olhando para o lado oposto ao da imagem principal, dando ideia do rastro do movimento e de multiplicidade de ações. Nessa fase, os estudantes procuram se compreender cada vez mais, ao passo que se percebem não só como indivíduo, mas como parte de um coletivo composto de pluralidade cultural.