Referências bibliográficas comentadas

  Referências impressas 

ANDRADE, Carlos Drumôn de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.

Drummond é mais conhecido como poeta, mas sua prosa é igualmente expressiva, em crônicas e em narrativas curtas. Essa coletânea reúne histórias breves, leves e engraçadas, que frequentemente retomam a forma e natureza do causo.

AS MELHORES piadas e charadas. Barueri: Ciranda Cultural, 2014.

Coletânea de piadas e charadas populares, de autoria desconhecida. Em sua maioria, são narrativas breves, com linguagem simples e informal.

AVIZ, Luiz (organizador). As melhores piadas para crianças. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Ilustrado, esse volume recolhe piadas especialmente selecionadas para o público infantojuvenil, organizadas nos seguintes capítulos temáticos: “Bichos”, “Espertinhos”, “Família”, “Maluquinhos”, “Louras”, “Variadão”, “Português”, “Joãozinho” e “Rapidinhas”.

BELINKY, Tatiana. Um caldeirão de poemas 2. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.

Traz 55 poemas da poesia universal, traduzidos e adaptados pela autora. Acompanham os poemas ilustrações de 21 artistas, em diferentes técnicas. A obra tem como propósito a formação de novos leitores.

BILAC, Olavo. Obra reunida. Organização de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.

O volume traz a obra do mais célebre poeta parnasiano – movimento literário que buscou resgatar formas clássicas, como o soneto –, Olavo Bilac, autor do conhecido poema sobre a língua portuguesa, que começa com os versos “Última flor do Lácio, inculta e bela”.

BRAGA, Rubem. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Nesse livro temos os melhores textos, produzidos entre 1935 e 1977, de um dos maiores cronistas brasileiros. A seleção é do próprio Rubem Braga e abrange lembranças da Segunda Guerra Mundial, na qual o autor foi repórter; da infância e da juventude; casos amorosos; opiniões e interesses pessoais.

BRAGA, Rubem. Mar. julho 1938. ín: Crônicas do Espírito Santo. 3. edição São Paulo: Global, 2015.

Crônica na qual Braga conta a primeira vez em que viu o mar, ao lado dos amigos, ainda menino. Ao longo do texto, o amadurecimento do próprio cronista vira tema, conforme os anos avançam, sem que o mar, no entanto, perca a importância que teve para a criança.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2. edição São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Aprender a escrever é questão de treinamento, mas conhecer técnicas facilita o processo. Partindo de mitos que nos afastam da escrita e que muitas vezes nos bloqueiam, esse livro descreve um passo a passo para construir seu texto.

GUIMARAENS, de. Obra completa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1960.

Ao lado de Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens é um dos principais poetas simbolistas brasileiros. Sua obra é marcada por grande religiosidade e musicalidade, e um tema recorrente é o da morte da mulher amada, como os poemas deste volume evidenciam.

LITVIN, Aníbal; , Mário. Piadas do pequeno travesso. Tradução de Marcelo Barbão. Cotia: Vergara e Riba, 2008.

Seleção de piadas para crianças de 6 a 8 anos. Vale observar a estrutura narrativa simplificada da maioria das piadas.

PAES, José Paulo. Poemas para brincar. décima sétima edição São Paulo: Ática, 2011.

O poeta José Paulo Paes, brincando com o sentido e a sonoridade das palavras, apresenta a poesia para as crianças. As ilustrações de Luiz Maia ganharam o prêmio Jabuti.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983. página 388.

Depois de Camões, Fernando Pessoa é provavelmente o maior poeta português, autor de versos célebres como “Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena”, do poema “Mar português”. É igualmente conhecido por seus heterônimos, autores inventados por ele, que assinam suas próprias obras. Nesse volume, encontra-se sua obra poética.

PRATA, Antonio. Nu, de botas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Atualmente um dos cronistas mais conhecidos do Brasil, Antonio Prata volta a momentos de sua infância, misturando memória e ficção. Com linguagem ágil, os textos partem de uma perspectiva lírica dos acontecimentos e estão cheios de humor.

REVISTA Recreio. Editora Caras, São Paulo, junho 2018.

Procurando combinar educação e diversão, a publicação é voltada para crianças e adolescentes e já teve edição impressa – com curiosidades, quadrinhos, testes e piadas –, mas hoje conta apenas com um site, com conteúdos sobre história, natureza, ciência, entre outros.

ROCHA, Ruth. Poemas que escolhi para as crianças: antologia de Ruth Rocha. São Paulo: Moderna, 2013.

Ruth Rocha seleciona poemas de vários autores brasileiros, de épocas diferentes, como Adélia Prado, Carlos Drumôn de Andrade, Casimiro de Abreu, Ferreira Gullar e Vinicius de Moraes. Os textos estão organizados em blocos temáticos.

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. décima primeira edição Rio de Janeiro: Agir, 1975.

Uma das peças mais famosas do autor paraibano, transformada em série televisiva (1999) e posteriormente filme (2000). Em três atos e inspirada na literatura de cordel, a peça mistura cultura popular, religiosidade e muito senso de humor.

Referências BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Seleção de textos de Luis Fernando Verissimo realizada pela escritora Ana Maria Machado. São histórias escolhidas tendo em mente jovens leitores, organizadas por temas, tratando de situações cotidianas com senso de humor e até mesmo singularidades da língua portuguesa.

VERISSIMO, Luis Fernando. Outro você. O Globo, Rio de Janeiro, página 7, 4 abril 2010.

Crônica em que o escritor brinca com o fato de lhe terem falsamente atribuído a autoria de um texto que circula pela internet, sobre o programa televisivo Big Brother. Nela, lembra outras ocasiões divertidas em que leitores se aborreceram quando ele foi obrigado a negar ser o autor de um texto.

VERISSIMO, Luis Fernando. Peças íntimas. Porto Alegre: éleepê ême Editores, 1990.

Coletânea breve de crônicas de Verissimo, escritas com seu humor usual, nas quais figuram personagens ilustres e variadas, que vão dos Beatles a São Pedro, em histórias sobre o passado que não volta, a cidade grande, tragédias cotidianas, entre outras.

iuçáfizái, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

É a história de Malala iuçáfizái, que lutou e ainda luta pelo direito das meninas à educação. Nessa luta, ela quase perdeu a vida, quando sofreu um atentado, aos 15 anos, e poucos acreditaram que ela sobreviveria. Aqui é contada sua história, desde sua infância no Paquistão.

  Referências digitais  

Agência Envolverde Jornalismo. Disponível em: https://oeds.link/bCxGFk.

Agência de notícias que tem como foco a cobertura jornalística de temas relativos ao meio ambiente, com o objeto de ampliar o conhecimento social da sustentabilidade. Foi fundada em 1998 e é mantida pelo Instituto Envolverde.

ASSEMBLEIA Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://oeds.link/eF4z7A. Acesso em: 23 março 2022.

É um dos documentos mais conhecidos e traduzidos do mundo que, mesmo sem força legal – nenhum país é obrigado a observar suas disposições –, serve de base e ideal para tratados internacionais e outras leis que zelam pela garantia de direitos fundamentais de qualquer indivíduo.

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (abépi). Disponível em: https://oeds.link/EfxTWg.

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) é um órgão gestor da qualidade da pesquisa, que reúne empresas de pesquisa como Datafolha e Ibope, além de realizar cursos e eventos voltados para a área e seus profissionais.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Constituição da República Federativa do Brasil. Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: https://oeds.link/2Rz4Zv. Acesso em: 15 março 2022.

A Constituição é a lei mais importante do Brasil, a que todas as outras estão submetidas. Isso quer dizer que qualquer documento legal precisa observar os princípios e normas constitucionais. É também chamada de Carta Política, porque é ela que define o regime político do Brasil, ou seja, que país nós somos, e nossos objetivos como nação.

BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial. Disponível em: https://oeds.link/GFTicG. Acesso em: 15 março 2022.

Essa lei foi instituída para “garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades”, entre outras coisas. Trata-se de um documento fundamental num país como o Brasil, que ainda experimenta as consequências sociais e econômicas da escravidão sobre boa parte de sua população.

BRASIL. Estatuto da Juventude. Disponível em: https://oeds.link/e3TSn0. Acesso em: 15 março 2022.

Instituída em 2013, é a lei que “dispõe sobre os direitos dos jovens”, sendo consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que constituem mais de 50 milhões da população brasileira. Entre os direitos garantidos pelo estatuto, está o de participação política, direta ou por meio de representantes.

Referências BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

BRASIL. Estatuto do Idoso. Disponível em: https://oeds.link/1Xvk35. Acesso em: 15 março 2022.

Lei que regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além de prever punições a quem os violar. Atendimento preferencial, medicação e transporte público gratuitos são algumas das conquistas efetivadas por esse documento.

BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos (pê êne érre ésse). Disponível em: https://oeds.link/pmIoul. Acesso em: 11 abril 2022.

Lei de 2010 que organiza a forma como o Brasil deve lidar com o lixo, obrigando tanto o setor público quanto o privado a serem responsáveis e transparentes no descarte de resíduos. Trata-se de um instrumento de promoção da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://oeds.link/fGd074. Acesso em: 15 março 2022.

Conjunto de normas que visam à proteção integral da criança e do adolescente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (éca) é reconhecido internacionalmente, inclusive pela ônu, como uma das melhores leis na área da infância e juventude. No entanto, para atingir seus objetivos, precisa ser posto em prática.

Britannica Escola. Disponível em: https://oeds.link/GqoWFM.

Britannica Escola é uma plataforma paga de ensino e aprendizagem para o Ensino Fundamental. Oferece recursos como pesquisa por tema e por ordem alfabética, dicionário e mais de .2800 artigos.

CartaCapital. Disponível em: https://oeds.link/XmKt3h.

Revista semanal, a CartaCapital é uma publicação, em circulação desde 1994, que veicula notícias sobre temas variados, mas com ênfase em política, economia e sociedade.

Catraca Livre. Disponível em: https://oeds.link/yKprdY.

Com ênfase em cultura e criado em 2008, o site Catraca Livre seleciona diariamente atrações culturais em São Paulo e Rio de Janeiro, além de divulgar notícias sobre educação, bem-estar e cidadania.

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpéqui). Disponível em: https://oeds.link/glnThT.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpéqui) é uma organização da sociedade civil, dedicada à promoção da equidade e qualidade na educação pública brasileira. Suas ações, centradas em pesquisa e disseminação de conhecimento, visam combater a exclusão e evasão escolares.

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetíc.br). Disponível em: https://oeds.link/TJcwG1.

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetíc.br) cuida do monitoramento do acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil, principalmente da internet.

cê êne êne Viagem e Gastronomia. Disponível em: https://oeds.link/FUlMG7.

Viagem & Gastronomia é a editoria dedicada a turismo e gastronomia do canal de notícias cê êne êne Brasil, empresa brasileira licenciada da marca cê êne êne, norte-americana, pertencente ao conglomerado da WarnerMedia, proprietária dos canais como agá bê o, e Cartoon Network.

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://oeds.link/sA5c5A.

É um órgão público, do Estado do Paraná, que se reúne mensalmente “para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente” em todos os níveis, em sessões abertas à comunidade.

Conselho Federal de Serviço Social (cê éfe ê ésse ésse). Disponível em: https://oeds.link/zvpHAg.

Trata-se de uma autarquia pública – ou seja, uma instituição que tem autonomia para se gerir e tomar decisões – que orienta, disciplina, normatiza, fiscaliza e defende o exercício profissional de assistentes sociais no Brasil.

Correio Braziliense. Disponível em: https://oeds.link/d9Akcc.

Jornal diário com sede em Brasília, Distrito Federal, fundado em 1960 por Assis Chateaubriand, figura influente na história cultural do Brasil. O Correio Braziliense é um dos veículos de imprensa mais importantes do país. De circulação diária, tem versão impressa e digital.

Diário do Nordeste. Disponível em: https://oeds.link/owqzhp.

Fundado em 1981, o Diário do Nordeste é o maior jornal do estado do Ceará. No ano de 2021, passou a circular apenas em versão digital. Pertence ao Grupo Edson Queiroz, um dos maiores grupos empresariais do Brasil.

Exame. Disponível em: https://oeds.link/w0LXmu.

Especializada em economia, negócios, política e tecnologia, a Exame é uma revista que circula mensalmente, em todo o país. Foi criada em 1967. Passou por uma recente reformulação visual e de conteúdo, e atualmente pertence ao banco de investimento BTG Pactual.

Folha de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/JZKq9o.

A Folha de São Paulo é o segundo maior jornal em circulação no Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Uma das colunas de maior destaque do jornal é a Tendências/Debates, que apresenta sempre dois artigos de opiniões divergentes sobre temas polêmicos.

G1. Disponível em: https://oeds.link/O1JHte.

O g1 é um portal de notícias do Grupo Globo. Seu conteúdo, além de reportagens próprias, procede de canais afiliados da tê vê Globo, Agência Estado, New York Times, Reuters, entre outros veículos jornalísticos.

Referências BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://oeds.link/kUXXZn.

Site oficial do governo estadual do Rio Grande do Sul. Além da relação das secretarias estaduais, divulga notícias sobre atos governamentais e balanços anuais, de acôrdo com a Lei da Transparência.

iG Economia. Disponível em: https://oeds.link/xTudQP.

Página de economia do portal iG, do Internet que também é provedor de internet, hoje pertencente ao grupo empresarial português . Veicula notícias relacionadas a finanças, economia e negócios.

Instituto de Energia e Meio Ambiente. Disponível em: https://oeds.link/zZ2TAo.

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, que produz conhecimento técnico e científico para que os sistemas de transporte e de energia brasileiros assegurem o uso sustentável de recursos naturais, com desenvolvimento social e econômico.

Jornal de Poesia. Disponível em: https://oeds.link/qL8jlh.

Página que funciona como um repositório de poemas e de textos críticos sobre poesia, com um grande acervo, constantemente atualizado pelo editor, Soares Feitosa, estabelecido em Fortaleza (Ceará).

Lume. Disponível em: https://oeds.link/1GgNhX.

Repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esse portal disponibiliza as coleções digitais produzidas na universidade e outros documentos, como: teses e dissertações, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, acervos das bibliotecas das unidades acadêmicas e recursos educacionais variados.

Nexo Jornal. Disponível em: https://oeds.link/9w2BX4.

Jornal digital e independente, com sede em São Paulo e lançado em novembro de 2015, o Nexo tem como principal fonte de receitas suas assinaturas. O veículo procura adotar, em sua relação com os leitores, práticas de transparência.

Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/RSeBIn.

Plataforma digital da Associação Nova Escola, organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo qualificar a prática pedagógica de professores da Educação Básica. Produz reportagens, cursos, formações, planos de aula e materiais educacionais.

O Globo. Disponível em: https://oeds.link/D8yZdE.

Desde 2021, é o jornal de maior circulação no Brasil e pertence ao Grupo Globo, que inclui a Rede Globo e a cê bê êne. Foi fundado em 1925 e está sediado na cidade do Rio de Janeiro.

O Povo. Disponível em: https://oeds.link/qqhFP9.

Segundo maior jornal do estado do Ceará, O Povo é editado na cidade de Fortaleza, tendo sido fundado em 1928. Circula diariamente, em versão impressa e digital.

O Vale. Disponível em: https://oeds.link/MDoKsY.

Jornal que circula na região metropolitana do Vale do Paraíba, abrangendo 39 cidades, Litoral Norte de São Paulo e Serra da Mantiqueira. É editado em São José dos Campos (São Paulo) e circula em versão impressa e digital.

Planeta.rio. Disponível em: https://oeds.link/2J03bh.

Site oficial do Planetário do Rio – localizado no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro –, o maior equipamento do tipo na América Latina. Além de adquirir ingressos, é possível conferir a programação e outros conteúdos para difusão da Astronomia e ciências afins.

Paraná Portal. Disponível em: https://oeds.link/cUkgqU.

Site de notícias, com sede em Curitiba, com foco em serviços e informações regionais para o estado do Paraná. Tem parceria com o portal uól, em cujo domínio se encontra hospedado.

Politize! Disponível em: https://oeds.link/dSgB42.

Organização da sociedade civil que se dedica à educação política, o Politize! conta com uma plataforma on-line que disponibiliza conteúdo para promover uma cidadania ativa e a formação de lideranças populares comprometidas em resolver problemas públicos em todas as regiões do Brasil.

Portal do Professor. Disponível em: https://oeds.link/cPbFDD.

Criado em 2008, em parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia, busca apoiar os processos de formação dos professores brasileiros. Está organizado em seis grandes áreas: Jornal do Professor, Recursos Educacionais, Espaço da Aula, Ferramentas de Interação e Comunicação, Links, e Cursos e Materiais.

Revista Conferindo. Disponível em: https://oeds.link/37ER09.

A revista é resultado da cobertura da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em 27 de abril de 2016, em Brasília (Distrito Federal). É uma publicação da Viração Educomunicação, organização social que desenvolve projetos educacionais com técnicas da comunicação, em parceria com o Conselho dos Diretos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Sociedade de Pediatria de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/XWtyVQ.

Tem como missão reunir os pediatras do Estado de São Paulo, para promover a pediatria, oferecendo educação continuada, por meio de cursos, congressos, entre outros. Em seu site encontra-se a agenda de eventos e suas publicações.

TecMundo. Disponível em: https://oeds.link/ntExwk.

A empresa êne zê êne é a responsável pelo site TecMundo, que publica notícias, artigos e outros conteúdos sobre tecnologia e internet, incluindo análises de produtos. Além do TecMundo, a êne zê êne é proprietária do Baixaki, Mega Curioso e Minha Série.

Referências BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

. Disponível em: https://oeds.link/QNnL9Z.

Plataforma de conteúdo voltada a jogos eletrônicos, i ispórts e tecnologia, da Omelete Company, empresa de entretenimento brasileira, também proprietária do Omelete, primeiro site brasileiro de cultura giqui.

uól. Disponível em: https://oeds.link/AmD7xK.

Criado em 1996, o uól é o portal de conteúdo mais acessado do Brasil, com mais de 7 bilhões de visualizações de página por mês. Além de coberturas jornalísticas, oferece serviços diversificados, incluindo um banco digital.

Veja. Disponível em: https://oeds.link/QDHJq6.

Revista de maior circulação do Brasil, é uma publicação semanal da Editora Abril, criada em 1968, com sede na cidade de São Paulo. Em suas páginas, grandes nomes do cenário nacional são objetos de notícia e entrevistas, com ênfase na cobertura política.

Veja Saúde. Disponível em: https://oeds.link/ip7bjX.

Revista especializada em temas relacionados à vida saudável. Circula mensalmente, em formato impresso e digital (site e aplicativo). Suas principais editorias são: Alimentação, Medicina, fítinês, Mente, Família e Vida Animal.

Acessos em: 13 junho 2022.