![](../resources/images/im_vinheta_abertura_ConhecLing_digital-12.png)
Capítulo 3 Períodos compostos: coordenação e subordinação
O que você poderá aprender
Nos anos anteriores, você aprendeu que toda frase tem sentido completo e pode ou não conter verbo. Quando apresenta um ou mais verbos, ela é chamada de oração.
- Que nome damos à frase que contém uma ou mais orações?
- Quais palavras são usadas para ligar uma oração à outra?
- Que tipos de relação podem existir entre as orações que compõem uma frase?
Tópico 1 – Período simples e período composto
• Observe a charge.
Sónotíciaboa/Arisson Tavares
![Charge. Charge composta de quadro único. Em fundo verde, destaque para quatro personagens lado a lado; da esquerda para direita, um espantalho de rosto arredondado, olhos arregalados, chapéu sobre a cabeça e vestes longas. Ele olha para frente e diz sorrindo: QUERO UM CÉREBRO! Ao lado, homem de lata, de chapéu triangular sobre a cabeça, olhos fechados; ele diz sorrindo: CORAÇÃO! Na sequência, um leão humanizado em tons de marrom; ele diz sorrindo: CORAGEM! À direita, uma menina de cabelos curtos em preto, olhos fechados e blusa regata em rosa; sorrindo, ela diz: QUERO QUE AS PESSOAS JULGUEM MENOS E ACEITEM MAIS! Na parte superior da cena, um balão de fala em fundo amarelo com a expressão SÓNOTÍCIABOA. Ao lado, o título MÁGICO DE OZ!](../resources/images/im_001_f_sp8_u01_c03_f2_g24.jpg)
ARISSON, Tavares. Disponível em: https://oeds.link/sZzAjx. Acesso em: 5 abril 2022.
Converse com a turma
- A charge faz menção a uma conhecida história: O mágico de Oz.
- Caso conheça essa história, compartilhe com seus ou suas colegas uma breve sinopse dela.
- A charge recupera os elementos de O mágico de Oz retomando algumas das personagens centrais: o espantalho (que deseja um cérebro), o homem de lata (que quer ter um coração) e o leão covarde (que precisa de coragem). O que a última personagem da fila deseja?
- Considerando a natureza das charges, com que intencionalidade o autor a produziu? Explique.
Vamos lembrar
Frase é um enunciado com sentido completo. Ela pode ser nominal (quando não contém verbo) ou verbal (quando contém verbo).
Oração é a frase ou a parte da frase que se organiza em torno de um verbo. Uma frase pode apresentar uma, duas ou mais orações.
1. Releia estas frases da charge.
![Ilustração. Balão de fala com a frase: QUERO UM CÉREBRO.
Ilustração. Balão de fala com a frase: QUERO QUE AS PESSOAS JULGUEM MENOS E ACEITEM MAIS!](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_96080.png)
- Que na primeira frase? E na segunda?
- Considerando que a cada verbo corresponde uma oração, quantas orações há na primeira frase? E na segunda?
Período simples e período composto
Quando a frase contém uma ou mais orações, é chamada de período. Há dois tipos:
Período simples: formado por uma só oração.
Período composto: formado por duas ou mais orações.
- Volte às duas frases da atividade 1.
- Qual delas é um período simples? Justifique.
- Qual das frases é um período composto? Explique.
Período composto por coordenação e período composto por subordinação
• Leia a fábula.
O parto da montanha
Há muitos e muitos anos uma montanha começou a fazer um barulhão. As pessoas acharam que era porque ela ia ter um filho. Veio gente de longe e de perto, e se formou uma grande multidão querendo ver o que ia nascer da montanha. Bobos e sabidos, todos tinham seus palpites. Os dias foram passando, as semanas foram passando e no fim os meses foram passando, e o barulho da montanha aumentava cada vez mais. Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos. Alguns diziam que o mundo ia acabar. Um belo dia, o barulho ficou fortíssimo, a montanha tremeu toda e depois rachou num rugido de arrepiar os cabelos. As pessoas nem respiravam de medo. De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu reticências um rato.
Moral: Nem sempre as promessas magníficas dão resultados impressionantes.
, Bernard (). compilação Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. página 52-53.
Converse com a turma
- Qual o sentido literal do substantivo parto e por que foi utilizado no título? A qual frase da fábula podemos relacionar esse substantivo?
- A ideia do “parto da montanha” combina com a natureza fantasiosa das fábulas? Por quê?
- Dê exemplo de uma situação em que a moral da fábula poderia ser aplicada.
1. No período a seguir, há um verbo e uma locução verbal e, portanto, duas orações. Veja.
![Esquema.
Frase: Alguns diziam / que o mundo ia acabar.
Oração 1: Alguns diziam
Oração 2: que o mundo ia acabar.
A palavra “que” está em destaque.](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_85829.png)
- Leia apenas a oração 1. Ela apresenta sentido completo?
- Agora, leia somente a oração 2. O sentido dessa oração está claro ou ela depende da primeira oração para fazer sentido?
- Qual é o papel da palavra destacada na segunda oração? Copie no caderno a frase que responde adequadamente a essa pergunta.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item c.
Qual é o papel da palavra "que" na segunda oração? Escreva a frase que responde adequadamente a essa pergunta.
- Ela serve para ligar a oração 1 e a oração 2, de forma a relacionar uma com a outra.
- Ela serve para mostrar que deveria ter sido usado algum sinal de pontuação entre as orações.
- Ela serve para ligar a oração 1 e a oração 2, de fórma a relacionar uma com a outra.
- Ela serve para mostrar que deveria ter sido usado algum sinal de pontuação entre as orações.
2. Agora observe este outro período.
![Esquema.Frase: Os dias foram passando, / as semanas foram passando [...] e o barulho da montanha aumentava cada vez mais.Oração 1: Os dias foram passandoOração 2: as semanas foram passando Oração 3: o barulho da montanha aumentava cada vez mais](../resources/images/im_055_miolo_le_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_85784.png)
![Ilustração. Uma montanha alta com pedras cinzas; algumas delas, especialmente na parte superior, são menores e arredondadas. Na parte inferior, no entorno das pedras, uma vegetação verde.](../resources/images/im_001_i_sp8_u01_c03_f2_g24.png)
- A oração 1 (“Os dias foram passando”) tem sentido por si só?
- É possível compreender as orações 2 e 3 de fórma isolada?
- Há alguma palavra que liga as orações 1 e 2? E as orações 2 e 3?
Período composto por coordenação e período composto por subordinação
As orações que compõem um período podem organizar-se de duas por dependência ou por autonomia de sentido.
Quando se evidencia, entre orações, uma relação de dependência, ou seja, uma precisa da outra para fazer sentido, tem-se um período composto por subordinação.
exemplo As pessoas acharam que a montanha ia ter um filho.
Quando entre orações de um período não há dependência, pois elas apresentam sentido autônomo, próprio, tem-se um período composto por coordenação.
exemplo O barulho ficou fortíssimo, e a montanha tremeu toda.
As palavras que ligam as orações são chamadas de conjunções. Elas podem ou não estar presentes no período.
Conjunção coordenativa e conjunção subordinativa
Conjunção é a classe de palavras que ligam ou relacionam orações.
Quando está presente em um período composto por coordenação, recebe o nome de conjunção coordenativa.
Quando integra um período composto por subordinação, é denominada conjunção subordinativa.
Veja algumas conjunções e locuções conjuntivas (duas ou mais palavras juntas que equivalem a conjunções):
mas e porém porque ou portanto se embora logo pois desde que como à medida que nem
- Volte às frases analisadas nas atividades 1 e 2.
- Qual delas é um período composto por coordenação?
- Qual dessas frases é formada por um período composto por subordinação?
Tópico 2 – Período composto por coordenação I
Orações coordenadas sindéticas e assindéticas
• Leia a história em quadrinhos a seguir.
![História em quadrinhos. Composta por cinco quadros dispostos da esquerda para direita e de cima para baixo. Apresenta três personagens. Um homem com nariz largo e boca grande veste camisa laranja de gola branca e gravata de mesma cor, mas em tom mais escuro. Outro homem de nariz largo e boca pequena tem cabelos e bigode curto pretos, veste camisa de gola branca, com gravata lilás. Um animal similar a um gato, mas de bochechas grandes amarelas, de camiseta branca e jardineira azul. Em todos os quadros, os dois homens estão um de frente para o outro e vistos da cintura para cima. O animal está entre eles.
Quadro 1 – À esquerda, o homem segura um celular cinza, do qual saem algumas linhas finas; ele diz sorrindo: EI! OLHE O NOVO CELULAR QUE COMPREI!!! À direita, o outro homem, segurando algumas folhas, olha para o homem loiro e fala: UAU!! O animal, representado de corpo todo, observa o celular.
Quadro 2 – O homem loiro estica o celular para frente e, sorrindo, diz: POSSO TIRAR FOTOS, POSSO IMPRIMI-LAS, POSSO MANDAR E-MAIL, POSSO NAVEGAR NA WEB, POSSO BAIXAR MÚSICAS. JOGOS, RINGTONES. POSSO ARMAZENAR TUDO NO CHIP, POSSO VER TV... À direita, o outro homem o observe e fala: QUE ÓTIMO! O bichinho é visto das bochechas para cima.
Quadro 3 – O homem de cabelos escuros pergunta para o loiro: E PODE FALAR? O homem loiro à esquerda segura o celular na mão direita e está com a boca fechada. O bichinho, visto da bochecha para cima, olha o homem moreno.
Quadro 4 – O homem loiro olha com os olhos arregalados para o celular, ainda com a boca fachada. À direita, o homem moreno e o bichinho o observam.
Quadro 5 – O homem loiro com os olhos bem abertos, boca um pouco aberta, celular na mão, questiona olhando para o homem de cabelos escuros: SABE QUE NÃO PERGUNTEI? À direita, o bichinho olhando para frente e, à direita, o homem de cabelos escuros olhando ao longe.](../resources/images/im_002_f_sp8_u01_c03_f2_g24.jpg)
NIK. Gaturro, 2. Cotia, São Paulo: Vergara e Riba, 2008. página 82.
Converse com a turma
- Por que o desfecho dessa tira é surpreendente e, por isso, gera um efeito cômico?
- Releia a segunda fala da personagem da esquerda. Você utiliza o celular para fazer alguma das ações mencionadas? Quais?
- Em sua opinião, existem muitas pessoas como a personagem da tirinha, que nem pensam em usar o celular para falar? Explique.
1. Releia.
“Posso tirar fotos, posso imprimi-las, posso mandar e-mailsposso navegar na web posso baixar músicas, jogos, ringtonesposso armazenar tudo no chip, posso ver tê vê reticências”
a. Destaque as locuções verbais do período e separe as orações que o compõem.
b. Quem é o sujeito das orações? Como é possível identificá-lo?
Vamos lembrar
Quando o sujeito não está visível na oração, mas é possível reconhecê-lo observando a terminação verbal ou outros elementos do texto (implícitos ou explícitos), significa que a oração tem um sujeito desinencial ou oculto.
- Os sentidos das orações são independentes ou dependentes entre si?
- Há alguma conjunção ligando as orações?
2. Observe este período.
![Esquema.
Frase: O rapaz está feliz porque ele comprou um celular.
O rapaz - A
está - B
feliz - C
ele - D
comprou - E
um celular - F](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_85828.png)
- Na primeira oração, que nomes damos aos termos representados pelas letras A, B e C?
- E na segunda oração, as letras D, E e F representam quais termos da oração?
- É possível dizer que as duas orações são autônomas e têm sentido completo?
- Qual é o papel da segunda oração em relação ao fato declarado na primeira? Copie no caderno a resposta adequada.
- Evidencia uma oposição – mostra que o que é declarado nas orações se opõe.
- Traz uma explicação – justifica o porquê de o rapaz estar feliz.
- Qual conjunção liga as duas orações para estabelecer esse sentido?
- Comparando as frases analisadas nas duas atividades anteriores, responda às questões.
- As orações coordenadas sempre são acompanhadas por conjunções?
- Quando são usadas para articular as orações, as conjunções têm papel neutro ou ajudam a construir o sentido da frase?
Orações coordenadas sindéticas e orações coordenadas assindéticas
As orações coordenadas que se ligam a outras por meio de uma conjunção coordenativa são chamadas de sindéticas.
![Esquema.
Frase: Comprei um celular, mas não gostei do aparelho.
Oração coordenada sindética: mas não gostei do aparelho.
Conjunção coordenativa: MAS](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_86332.png)
As orações coordenadas que se unem a outras sem uma conjunção são chamadas de assindéticas.
![Esquema.
Frase: Tiro fotos, mando mensagens, vejo TV.
Oração coordenada assindética: Tiro fotos.
Oração coordenada assindética: mando mensagens:
Oração coordenada assindética: vejo TV.
Orações coordenadas assindéticas: sem conjunções entre as orações.](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_96238.png)
Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa
Há cinco tipos diferentes de oração coordenada sindética: aditivas, adversativas, explicativas, alternativas e conclusivas. Vamos conhecer duas delas.
• Leia a piada.
O motoqueiro e o passarinho
Um motoqueiro estava andando tranquilamente numa estrada. De repente, veio um passarinho e reticências pá! Bateu de frente com o motoqueiro.
O cara imediatamente olhou pelo retrovisor e viu o passarinho caído. O bichinho tentou levantar voo novamente, mas rodopiou no ar e caiu desmaiado.
Com dor na consciência, o motoqueiro voltou, pegou o passarinho e o levou para casa.
Colocou-o numa gaiolinha, encheu um potinho com água, colocou um pedaço de pão e deixou o bichinho lá para se recuperar.
Passado um tempo, o passarinho recobrou a consciência.
Ainda meio atordoado, olhou ao redor e viu que estava cercado de grades, sem chances de escapar. Então colocou uma asinha sobre a cabeça e falou:
— Putz!!! Matei o motoqueiro e fui em cana!!!
AVIZ, Luiz (). organizador As melhores piadas para crianças. Rio de Janeiro: Edições BestBolso, 2013. página 31-32.
Converse com a turma
- Por que o passarinho achou que tinha ido “em cana”? Como essa informação contribui para construir o humor da piada?
- Qual é a função das reticências no primeiro parágrafo?
1. Releia: “Matei o motoqueiro e fui em cana!!!”.
![Ilustração. Vista de costas de uma pessoa retratada parcialmente conduzindo uma moto vermelha. A pessoa veste calça, blusa e botas azuis e capacete vermelho. Na parte inferior, entre a rua e pneus, há fumaça cinza.](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_96319.png)
- Quantas orações há nesse período?
- Qual conjunção foi usada para ligar um período ao outro?
- Essa conjunção estabelece entre as orações uma relação de adição (ideias que se somam) ou de contraste (ideias que se opõem)?
2. Observe o período a seguir.
![Esquema.
Frase: O passarinho recobrou a consciência, porém estava atordoado.
Oração 1: O passarinho recobrou a consciência.
Oração 2: porém estava atordoado.](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_86296.png)
a. A oração 1 e a oração 2 têm sentido independente ou o sentido de uma depende do sentido da outra?
- Quando uma pessoa está consciente, espera-se que ela esteja confusa, atordoada?
- As ideias das duas orações se somam ou se opõem?
- Qual conjunção foi usada para evidenciar essa relação entre as orações?
Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa
Chamamos de orações coordenadas sindéticas aditivas as orações introduzidas por conjunções aditivas, que têm a função de acrescentar, somar as informações das orações de determinado período. Algumas conjunções aditivas são: e, nem, não só reticências mas também etcétera exemplo Canto e danço todos os dias.
Já as orações coordenadas sindéticas adversativas exercem a função de evidenciar contraste ou oposição de informações. São introduzidas, de fórma geral, por conjunções adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto etcétera exemplo Eu canto, mas não sei dançar.
3. Analise este período da piada que você leu.
![Esquema.
Oração 1: O bichinho tentou levantar voo novamente,
Oração 2: mas rodopiou no ar
Oração 3: e caiu desmaiado.](../resources/images/im_057_067_sp8_u01_c03_f2_le_g24_group_86299.png)
![Ilustração. Três cenas apresentadas na vertical retratando o mesmo animal em situações diferentes. Na primeira cena, um pintinho de penas amarelas e patas e bico laranja está com o olho esquerdo fechado, as asas e a boca abertas e em queda livre.
Na segunda cena, o mesmo pintinho de olhos fechados, em pé, com a asa esquerda sobre o olho esquerdo, a boca aberta e, ao redor dele, linhas finas circulares que contornam o corpo.
Na última cena, o pintinho está desmaiado sobre o chão, com olhos e bicos fechados, asa direita sobre o corpo e, perto de sua cabeça, algumas bolinhas.](../resources/images/im_003_i_sp8_u01_c03_f2_g24.png)
- Qual é a oração coordenada sindética aditiva?
- Qual é a oração coordenada assindética?
- Qual é a oração coordenada sindética adversativa?
O que levo de aprendizagens deste capítulo
Converse com seus ou suas colegas a respeito do que aprendeu sobre os dois tipos de período e sobre como as orações se relacionam dentro da frase. Depois, responda:
- Qual nome damos à frase que contém uma ou mais orações?
- Quais palavras são usadas para ligar uma oração à outra?
- Que tipos de relação podem existir entre as orações que compõem uma frase?
Atividades
1. Com um ou uma colega, leia a agá quê a seguir.
TURMA DA MÔNICA/Mauricio de Sousa
![História em quadrinhos. Composta por oito quadros dispostos da esquerda para a direita e de cima para baixo. A história não apresenta balões de fala, apenas ilustração. Os personagens são da Turma da Mônica. Cascão, menino de cabelos escuros crespos, vestindo camiseta amarela e jardineira de uma alça em vermelho e preto; sobre sua bochecha, há marcas de sujeira. Magali, menina de cabelos pretos e vestido de mangas curtas em amarelo. Mônica, menina de cabelos pretos e usando vestido de mangas curtas em vermelho. Mãe de Cebolinha, mulher de cabelos pretos com franja em fios espiralados, usando vestido de mangas curtas, sapatos vermelhos e avental preto. Homem de cabelos e bigode pequeno escuros, de camiseta de gola em branco, calça e sapatos em azul. Homem que recolhe lixo, de cabelos escuros, usando boné e camiseta verdes, com jardineira e sapatos marrons. Motorista do caminhão de lixo, de cabelos e bigode curto escuro, com camiseta e boné verdes. As cenas se passam em local aberto, perto de casas.
Quadro 1 – Texto: TURMA DA MÔNICA – Mauricio de Sousa.
Vista parcial de uma casa de fachada amarela e janela laranja, por onde vê-se a mãe de Cebolinha, olhando para um caminhão de lixo branco que se aproxima.
Quadro 2 – Mãe de Cebolinha em pé, carregando uma lixeira em cinza, onde está escrito em letras vermelhas: LIXO. À direita, o homem que retira lixo, com uma lixeira nas mãos e olhando para a mulher.
Quadro 3 – À esquerda, Mônica caminhando para a direita, segurando nas mãos uma lixeira verde. De frente para ela, um homem que recolhe lixo, com o corpo inclinado para recolher o lixo. Ao fundo, gramado e arbustos verdes.
Quadro 4 – À frente, homem recolhendo lixeira cinza e olhando para o lado. Atrás dele, o homem de camisa branca se aproxima segurando dois sacos de lixo cheiros.
Quadro 5 – Quatro pessoas reunidas, acenando com a mão direita para cima e para frente. À frente, estão Magali e Mônica. Ao fundo, a mãe de Cebolinha e o homem de branco.
Quadro 6- Vista parcial da parte traseira de uma caminhão de lixo; nele, o homem que recolhe lixo está em pé sobre o caminhão. Com uma mão ele se segura e com a outra acena olhando par atrás. Ao fundo, gramado verde e folhagens amareladas.
Quadro 7 – Foco no motorista do caminhão de lixo, de olhos arregalados, com boca aberta.
Quadro 8 – À esquerda, caminhão de lixo passando; tanto o motorista quanto o homem que está em pé atrás do caminhão estão com o cenho franzido. Este último está com a boca aberta e o dedo indicador apontando para Cascão, o qual está à frente do caminhão correndo e segurando uma lixeira lilás. Perto dos pés dele, desenhos semelhantes a fumaça branca. À esquerda, uma cerca marrom e, à direita, silhueta de uma casa em rosa.](../resources/images/im_003_f_sp8_u01_c03_f2_g24.png)
SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica.
- Troquem ideias sobre a história e certifiquem-se de que a compreenderam bem. Vocês devem ter percebido que, para contá-la, o desenhista usou apenas a linguagem não verbal (exceto pela palavra lixo, que aparece no caminhão e na lata). Agora, cada um de vocês vai recontá-la no caderno usando somente a linguagem verbal (somente palavras).
- Mas há uma regra: um de vocês só deverá usar períodos simples (com apenas um verbo ou locução verbal), e o outro, só períodos compostos. Quando tiverem terminado de escrever, troquem os textos. Cada um deverá verificar se a história dô ou dá colega está clara e coerente e se ele ou ela cumpriu a regra quanto ao tipo de período utilizado.
- Comparem os textos que produziram na atividade anterior.
- Qual deles vocês acham que ficou mais fácil e gostoso de ler, com as ideias mais bem articuladas?
- Levando em conta essa comparação, como vocês explicariam a importância dos períodos compostos para a construção de textos?
• Leia a tirinha a seguir. Depois, responda no caderno às questões 3 e 4.
Jim dêivis
![Tirinha. Tirinha composta de três quadros dispostos na horizontal. Apresenta como personagens, Garfield, gato de pelos laranjas e manchas pretas, olhos grandes; Jon, homem de cabelos castanhos encaracolados, de camisa amarela, calça preta e sapatos marrons. Como cenário, há apenas uma poltrona roxa.
Quadro 1 – Jon está à direita, sentado com os punhos fechados sobre os braços da poltrona; ele está com as pálpebras baixas e diz: VOCÊ NÃO VAI SE SENTAR NESTA POLTRONA, GARFIELD, DAQUI EU NÃO SAIO MESMO! Garfield está à esquerda em pé e diante de Jon, olhando-o com os olhos arregalados.
Quadro 2 – Garfield corre da direita para a esquerda, de olhos abertos e sorrindo. Sobre ele, um balão de pensamento com o texto: ÓTIMO! John olha para frente, com olhos bem arregalados, boca fechada e punhos ainda cerrados.
Quadro 3 – Agora, Jon está à esquerda, com as pálpebras baixas, mãos sobre a cintura e diz: O QUE ESTÁ TRAMANDO? Atrás dele, à direita, Garfield saltando na direção da poltrona, sorridente e com os olhos bem abertos.](../resources/images/im_004_f_sp8_u01_c03_f2_g24.png)
3. Releia o balão de fala de Jon, no primeiro quadrinho.
Vamos lembrar
Quando temos dois ou mais verbos usados lado a lado para indicar um único acontecimento, damos a eles o nome de locução verbal. Por exemplo: vou ficar, pode vir, estou saindo etcétera
- Há uma locução verbal em uma das orações. Qual é?
- Quantas orações foram utilizadas por Jon na frase “Você não vai sentar nesta poltrona, gárfild.”?
- Quantos períodos há no primeiro quadrinho? Eles são simples ou compostos?
4. Jon poderia ter falado:
Você não vai sentar nesta poltrona, gárfild, e daqui eu não saio mesmo!
- Nesse caso, quantas orações haveria no período?
- O período seria simples ou composto?
- A relação estabelecida entre as orações seria de coordenação ou de subordinação? Por quê?
5. No caderno, forme períodos compostos com os pares de orações a seguir, usando a conjunção adequada para relacioná-las. Se quiser, elimine os pronomes entre parênteses.
a) |
Eu viajaria o mundo todo. |
(Eu) pudesse. |
---|---|---|
b) |
Meu pai pediu. |
Eu fosse à padaria. |
c) |
Eu vivia brigando com meu irmão. |
(Eu) era criança. |
d) |
A natação alivia as tensões do dia a dia. |
(Ela) ajuda a reduzir a gordura corporal. |
6. Na atividade anterior, apenas uma das conjunções é coordenativa. Identifique-a e explique o porquê dessa classificação.
7. Leia esta fábula.
O gato e a raposa
O gato e a raposa iam por um caminho, conversando. Contaram muitas vantagens, muita prosa e, afinal, falaram do cachorro, inimigo de ambos. Aí, disse a raposa:
— Qual o quê! Eu lá tenho medo de cachorro?! Para me livrar dele, tenho mais de mil expedientesglossário .
— Pois eu só tenho um, disse o gato.
Nisso, aparece ao longe o cachorro que vinha latindo, no faro deles.
O gato, mais que depressa, pulou para uma árvore e ficou lá em cima, bem sossegado, dizendo à raposa:
— O meu é este.
A raposa, coitada, meteu o pé no mundoglossário . Virou, mexeu, foi, veio, entrou num buraco, saiu de buraco, escondeu-se aqui, escondeu-se ali, até que, já morta de cansaço, o cachorro pulou-lhe no pescoço e estraçalhou-a.
O gato e a raposa. In: Tesouro da juventude. São Paulo: W. M. Djéksôn, 1958. volume dezoito. página 64.
![Ilustração. Vista de costas de um gato amarelo e uma raposa marrom caminhando em uma estrada de terra rodeada por vegetação verde. O gato está atrás de um arbusto pequeno e, de longe, avista um cachorro marrom vindo no sentido deles.](../resources/images/im_004a_i_sp8_u01_c03_f2_g24.jpg)
- Qual ensinamento a fábula traz?
- Compare as orações coordenadas assindéticas da fábula com as que foram lidas na tira de Gaturro, no Tópico 2.
Fábula |
“Virou, mexeu, foi, veio, entrou num buraco, saiu de buraco, escondeu-se aqui, escondeu-se ali [...].” |
---|---|
Tira de Gaturro |
“Posso tirar fotos, posso imprimi-las, posso mandar e-mails, posso navegar na web, posso baixar músicas, jogos, ringtones, posso armazenar tudo no chip, posso ver TV...” |
• A que conclusão é possível chegar com base nessa comparação? Escreva no caderno o enunciado a seguir e substitua os símbolos ★ por “Na tira de Gaturro” e “Na fábula”.
Em ambos os períodos, a coordenação assindética dá a ideia de um grande número de ações. ★, isso é usado para conferir dinamismo à cena narrada, pois o leitor fica com a impressão de que as ações se sucedem rapidamente, uma depois da outra. Já ★ vírgula a enumeração serve para dar ênfase à ideia de abundância: é como se o enunciador fizesse uma lista de ações imensa, quase sem fim.
Glossário
- Expedientes
- : medidas tomadas para sair de uma situação difícil.
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- Meteu o pé no mundo
- : fugiu, debandou.
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