Capítulo 3  Períodos compostos: coordenação e subordinação

O que você poderá aprender

Nos anos anteriores, você aprendeu que toda frase tem sentido completo e pode ou não conter verbo. Quando apresenta um ou mais verbos, ela é chamada de oração.

  1. Que nome damos à frase que contém uma ou mais orações?
  2. Quais palavras são usadas para ligar uma oração à outra?
  3. Que tipos de relação podem existir entre as orações que compõem uma frase?

Tópico 1 – Período simples e período composto

Observe a charge.

Sónotíciaboa/Arisson Tavares

Charge. Charge composta de quadro único. Em fundo verde, destaque para quatro personagens lado a lado; da esquerda para direita, um espantalho de rosto arredondado, olhos arregalados, chapéu sobre a cabeça e vestes longas. Ele olha para frente e diz sorrindo: QUERO UM CÉREBRO! Ao lado, homem de lata, de chapéu triangular sobre a cabeça, olhos fechados; ele diz sorrindo: CORAÇÃO! Na sequência, um leão humanizado em tons de marrom; ele diz sorrindo: CORAGEM! À direita, uma menina de cabelos curtos em preto, olhos fechados e blusa regata em rosa; sorrindo, ela diz: QUERO QUE AS PESSOAS JULGUEM MENOS E ACEITEM MAIS! Na parte superior da cena, um balão de fala em fundo amarelo com a expressão SÓNOTÍCIABOA. Ao lado, o título MÁGICO DE OZ!

ARISSON, Tavares. Disponível em: https://oeds.link/sZzAjx. Acesso em: 5 abril 2022.

Converse com a turma

  1. A charge faz menção a uma conhecida história: O mágico de Oz.
    1. Caso conheça essa história, compartilhe com seus ou suas colegas uma breve sinopse dela.
    2. A charge recupera os elementos de O mágico de Oz retomando algumas das personagens centrais: o espantalho (que deseja um cérebro), o homem de lata (que quer ter um coração) e o leão covarde (que precisa de coragem). O que a última personagem da fila deseja?
  2. Considerando a natureza das charges, com que intencionalidade o autor a produziu? Explique.

Vamos lembrar

Frase é um enunciado com sentido completo. Ela pode ser nominal (quando não contém verbo) ou verbal (quando contém verbo).

Oração é a frase ou a parte da frase que se organiza em torno de um verbo. Uma frase pode apresentar uma, duas ou mais orações.

1. Releia estas frases da charge.

Ilustração. Balão de fala com a frase: QUERO UM CÉREBRO. 
Ilustração. Balão de fala com a frase: QUERO QUE AS PESSOAS JULGUEM MENOS E ACEITEM MAIS!
  1. Que na primeira frase? E na segunda?
  2. Considerando que a cada verbo corresponde uma oração, quantas orações há na primeira frase? E na segunda?

Período simples e período composto

Quando a frase contém uma ou mais orações, é chamada de período. Há dois tipos:

Período simples: formado por uma só oração.

Período composto: formado por duas ou mais orações.

  1. Volte às duas frases da atividade 1.
    1. Qual delas é um período simples? Justifique.
    2. Qual das frases é um período composto? Explique.

Período composto por coordenação e período composto por subordinação

Leia a fábula.

O parto da montanha

Há muitos e muitos anos uma montanha começou a fazer um barulhão. As pessoas acharam que era porque ela ia ter um filho. Veio gente de longe e de perto, e se formou uma grande multidão querendo ver o que ia nascer da montanha. Bobos e sabidos, todos tinham seus palpites. Os dias foram passando, as semanas foram passando e no fim os meses foram passando, e o barulho da montanha aumentava cada vez mais. Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos. Alguns diziam que o mundo ia acabar. Um belo dia, o barulho ficou fortíssimo, a montanha tremeu toda e depois rachou num rugido de arrepiar os cabelos. As pessoas nem respiravam de medo. De repente, do meio do pó e do barulho, apareceureticências um rato.

Moral: Nem sempre as promessas magníficas dão resultados impressionantes.

, Bernard (compilação). Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. página 52-53.

Converse com a turma

  1. Qual o sentido literal do substantivo parto e por que foi utilizado no título? A qual frase da fábula podemos relacionar esse substantivo?
  2. A ideia do “parto da montanha” combina com a natureza fantasiosa das fábulas? Por quê?
  3. Dê exemplo de uma situação em que a moral da fábula poderia ser aplicada.

1. No período a seguir, há um verbo e uma locução verbal e, portanto, duas orações. Veja.

Esquema.
Frase: Alguns diziam / que o mundo ia acabar.
Oração 1: Alguns diziam
Oração 2: que o mundo ia acabar.
A palavra “que” está em destaque.
  1. Leia apenas a oração 1. Ela apresenta sentido completo?
  2. Agora, leia somente a oração 2. O sentido dessa oração está claro ou ela depende da primeira oração para fazer sentido?
  3. Qual é o papel da palavra destacada na segunda oração? Copie no caderno a frase que responde adequadamente a essa pergunta.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item c.

Qual é o papel da palavra "que" na segunda oração? Escreva a frase que responde adequadamente a essa pergunta.

  • Ela serve para ligar a oração 1 e a oração 2, de forma a relacionar uma com a outra.
  • Ela serve para mostrar que deveria ter sido usado algum sinal de pontuação entre as orações.
  • Ela serve para ligar a oração 1 e a oração 2, de fórma a relacionar uma com a outra.
  • Ela serve para mostrar que deveria ter sido usado algum sinal de pontuação entre as orações.

2. Agora observe este outro período.

Esquema.Frase: Os dias foram passando, / as semanas foram passando [...] e o barulho da montanha aumentava cada vez mais.Oração 1: Os dias foram passandoOração 2: as semanas foram passando Oração 3: o barulho da montanha aumentava cada vez mais
Ilustração. Uma montanha alta com pedras cinzas; algumas delas, especialmente na parte superior, são menores e arredondadas. Na parte inferior, no entorno das pedras, uma vegetação verde.
  1. A oração 1 (“Os dias foram passando”) tem sentido por si só?
  2. É possível compreender as orações 2 e 3 de fórma isolada?
  3. Há alguma palavra que liga as orações 1 e 2? E as orações 2 e 3?

Período composto por coordenação e período composto por subordinação

As orações que compõem um período podem organizar-se de duas por dependência ou por autonomia de sentido.

Quando se evidencia, entre orações, uma relação de dependência, ou seja, uma precisa da outra para fazer sentido, tem-se um período composto por subordinação.

exemplo As pessoas acharam que a montanha ia ter um filho.

Quando entre orações de um período não há dependência, pois elas apresentam sentido autônomo, próprio, tem-se um período composto por coordenação.

exemplo O barulho ficou fortíssimo, e a montanha tremeu toda.

As palavras que ligam as orações são chamadas de conjunções. Elas podem ou não estar presentes no período.

Conjunção coordenativa e conjunção subordinativa

Conjunção é a classe de palavras que ligam ou relacionam orações.

Quando está presente em um período composto por coordenação, recebe o nome de conjunção coordenativa.

Quando integra um período composto por subordinação, é denominada conjunção subordinativa.

Veja algumas conjunções e locuções conjuntivas (duas ou mais palavras juntas que equivalem a conjunções):

mas  e  porém  porque  ou  portanto  se  embora   logo  pois  desde que       como  à medida que  nem

  1. Volte às frases analisadas nas atividades 1 e 2.
    1. Qual delas é um período composto por coordenação?
    2. Qual dessas frases é formada por um período composto por subordinação?

Tópico 2 – Período composto por coordenação I

Orações coordenadas sindéticas e assindéticas

Leia a história em quadrinhos a seguir.

História em quadrinhos. Composta por cinco quadros dispostos da esquerda para direita e de cima para baixo. Apresenta três personagens. Um homem com nariz largo e boca grande veste camisa laranja de gola branca e gravata de mesma cor, mas em tom mais escuro. Outro homem de nariz largo e boca pequena tem cabelos e bigode curto pretos, veste camisa de gola branca, com gravata lilás. Um animal similar a um gato, mas de bochechas grandes amarelas, de camiseta branca e jardineira azul. Em todos os quadros, os dois homens estão um de frente para o outro e vistos da cintura para cima. O animal está entre eles.
Quadro 1 – À esquerda, o homem segura um celular cinza, do qual saem algumas linhas finas; ele diz sorrindo: EI! OLHE O NOVO CELULAR QUE COMPREI!!! À direita, o outro homem, segurando algumas folhas, olha para o homem loiro e fala: UAU!! O animal, representado de corpo todo, observa o celular.
Quadro 2 – O homem loiro estica o celular para frente e, sorrindo, diz: POSSO TIRAR FOTOS, POSSO IMPRIMI-LAS, POSSO MANDAR E-MAIL, POSSO NAVEGAR NA WEB, POSSO BAIXAR MÚSICAS. JOGOS, RINGTONES. POSSO ARMAZENAR TUDO NO CHIP, POSSO VER TV... À direita, o outro homem o observe e fala: QUE ÓTIMO! O bichinho é visto das bochechas para cima. 
Quadro 3 – O homem de cabelos escuros pergunta para o loiro: E PODE FALAR? O homem loiro à esquerda segura o celular na mão direita e está com a boca fechada.  O bichinho, visto da bochecha para cima, olha o homem moreno.
Quadro 4 – O homem loiro olha com os olhos arregalados para o celular, ainda com a boca fachada. À direita, o homem moreno e o bichinho o observam.
Quadro 5 – O homem loiro com os olhos bem abertos, boca um pouco aberta, celular na mão, questiona olhando para o homem de cabelos escuros: SABE QUE NÃO PERGUNTEI? À direita, o bichinho olhando para frente e, à direita, o homem de cabelos escuros olhando ao longe.

NIK. Gaturro, 2. Cotia, São Paulo: Vergara e Riba, 2008. página 82.

Converse com a turma

  1. Por que o desfecho dessa tira é surpreendente e, por isso, gera um efeito cômico?
  2. Releia a segunda fala da personagem da esquerda. Você utiliza o celular para fazer alguma das ações mencionadas? Quais?
  3. Em sua opinião, existem muitas pessoas como a personagem da tirinha, que nem pensam em usar o celular para falar? Explique.

1. Releia.

“Posso tirar fotos, posso imprimi-las, posso mandar e-mailsposso navegar na web posso baixar músicas, jogos, ringtonesposso armazenar tudo no chip, posso ver tê vêreticências

a. Destaque as locuções verbais do período e separe as orações que o compõem.

b. Quem é o sujeito das orações? Como é possível identificá-lo?

Vamos lembrar

Quando o sujeito não está visível na oração, mas é possível reconhecê-lo observando a terminação verbal ou outros elementos do texto (implícitos ou explícitos), significa que a oração tem um sujeito desinencial ou oculto.

  1. Os sentidos das orações são independentes ou dependentes entre si?
  2. Há alguma conjunção ligando as orações?

2. Observe este período.

Esquema.
Frase: O rapaz está feliz porque ele comprou um celular.
O rapaz - A
está - B
feliz - C
ele - D
comprou - E
um celular - F
  1. Na primeira oração, que nomes damos aos termos representados pelas letras A, B e C?
  2. E na segunda oração, as letras D, E e F representam quais termos da oração?
  3. É possível dizer que as duas orações são autônomas e têm sentido completo?
  4. Qual é o papel da segunda oração em relação ao fato declarado na primeira? Copie no caderno a resposta adequada.
    • Evidencia uma oposição – mostra que o que é declarado nas orações se opõe.
    • Traz uma explicação – justifica o porquê de o rapaz estar feliz.
  1. Qual conjunção liga as duas orações para estabelecer esse sentido?
  1. Comparando as frases analisadas nas duas atividades anteriores, responda às questões.
    1. As orações coordenadas sempre são acompanhadas por conjunções?
    2. Quando são usadas para articular as orações, as conjunções têm papel neutro ou ajudam a construir o sentido da frase?

Orações coordenadas sindéticas e orações coordenadas assindéticas

As orações coordenadas que se ligam a outras por meio de uma conjunção coordenativa são chamadas de sindéticas.

Esquema.
Frase: Comprei um celular, mas não gostei do aparelho.
Oração coordenada sindética: mas não gostei do aparelho.
Conjunção coordenativa: MAS

As orações coordenadas que se unem a outras sem uma conjunção são chamadas de assindéticas.

Esquema.
Frase: Tiro fotos, mando mensagens, vejo TV.
Oração coordenada assindética: Tiro fotos.
Oração coordenada assindética: mando mensagens:
Oração coordenada assindética: vejo TV.
Orações coordenadas assindéticas: sem conjunções entre as orações.

Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa

Há cinco tipos diferentes de oração coordenada sindética: aditivas, adversativas, explicativas, alternativas e conclusivas. Vamos conhecer duas delas.

Leia a piada.

O motoqueiro e o passarinho

Um motoqueiro estava andando tranquilamente numa estrada. De repente, veio um passarinho ereticências pá! Bateu de frente com o motoqueiro.

O cara imediatamente olhou pelo retrovisor e viu o passarinho caído. O bichinho tentou levantar voo novamente, mas rodopiou no ar e caiu desmaiado.

Com dor na consciência, o motoqueiro voltou, pegou o passarinho e o levou para casa.

Colocou-o numa gaiolinha, encheu um potinho com água, colocou um pedaço de pão e deixou o bichinho lá para se recuperar.

Passado um tempo, o passarinho recobrou a consciência.

Ainda meio atordoado, olhou ao redor e viu que estava cercado de grades, sem chances de escapar. Então colocou uma asinha sobre a cabeça e falou:

— Putz!!! Matei o motoqueiro e fui em cana!!!

AVIZ, Luiz (organizador). As melhores piadas para crianças. Rio de Janeiro: Edições BestBolso, 2013. página 31-32.

Converse com a turma

  1. Por que o passarinho achou que tinha ido “em cana”? Como essa informação contribui para construir o humor da piada?
  2. Qual é a função das reticências no primeiro parágrafo?

1. Releia: “Matei o motoqueiro e fui em cana!!!”.

Ilustração. Vista de costas de uma pessoa retratada parcialmente conduzindo uma moto vermelha. A pessoa veste calça, blusa e botas azuis e capacete vermelho. Na parte inferior, entre a rua e pneus, há fumaça cinza.
  1. Quantas orações há nesse período?
  2. Qual conjunção foi usada para ligar um período ao outro?
  3. Essa conjunção estabelece entre as orações uma relação de adição (ideias que se somam) ou de contraste (ideias que se opõem)?

2. Observe o período a seguir.

Esquema.
Frase: O passarinho recobrou a consciência, porém estava atordoado.
Oração 1: O passarinho recobrou a consciência.
Oração 2: porém estava atordoado.

a. A oração 1 e a oração 2 têm sentido independente ou o sentido de uma depende do sentido da outra?

  1. Quando uma pessoa está consciente, espera-se que ela esteja confusa, atordoada?
  2. As ideias das duas orações se somam ou se opõem?
  3. Qual conjunção foi usada para evidenciar essa relação entre as orações?

Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa

Chamamos de orações coordenadas sindéticas aditivas as orações introduzidas por conjunções aditivas, que têm a função de acrescentar, somar as informações das orações de determinado período. Algumas conjunções aditivas são: e, nem, não sóreticências mas também etcétera exemplo Canto e danço todos os dias.

Já as orações coordenadas sindéticas adversativas exercem a função de evidenciar contraste ou oposição de informações. São introduzidas, de fórma geral, por conjunções adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto etcétera exemplo Eu canto, mas não sei dançar.

3. Analise este período da piada que você leu.

Esquema. 
Oração 1: O bichinho tentou levantar voo novamente,
Oração 2: mas rodopiou no ar
Oração 3: e caiu desmaiado.
Ilustração. Três cenas apresentadas na vertical retratando o mesmo animal em situações diferentes. Na primeira cena, um pintinho de penas amarelas e patas e bico laranja está com o olho esquerdo fechado, as asas e a boca abertas e em queda livre. 
Na segunda cena, o mesmo pintinho  de olhos fechados, em pé, com a asa esquerda sobre o olho esquerdo, a boca aberta e, ao redor dele, linhas finas circulares que contornam o corpo. 
Na última cena, o pintinho está desmaiado sobre o chão, com olhos e bicos fechados, asa direita sobre o corpo e, perto de sua cabeça, algumas bolinhas.
  1. Qual é a oração coordenada sindética aditiva?
  2. Qual é a oração coordenada assindética?
  3. Qual é a oração coordenada sindética adversativa?

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Converse com seus ou suas colegas a respeito do que aprendeu sobre os dois tipos de período e sobre como as orações se relacionam dentro da frase. Depois, responda:

  1. Qual nome damos à frase que contém uma ou mais orações?
  2. Quais palavras são usadas para ligar uma oração à outra?
  3. Que tipos de relação podem existir entre as orações que compõem uma frase?

Atividades

1. Com um ou uma colega, leia a agá quê a seguir.

TURMA DA MÔNICA/Mauricio de Sousa

História em quadrinhos. Composta por oito quadros dispostos da esquerda para a direita e de cima para baixo. A história não apresenta balões de fala, apenas ilustração. Os personagens são da Turma da Mônica. Cascão, menino de cabelos escuros crespos, vestindo camiseta amarela e jardineira de uma alça em vermelho e preto; sobre sua bochecha, há marcas de sujeira. Magali, menina de cabelos pretos e vestido de mangas curtas em amarelo. Mônica, menina de cabelos pretos e usando vestido de mangas curtas em vermelho. Mãe de Cebolinha, mulher de cabelos pretos com franja em fios espiralados, usando vestido de mangas curtas, sapatos vermelhos e avental preto. Homem de cabelos e bigode pequeno escuros, de camiseta de gola em branco, calça e sapatos em azul. Homem que recolhe lixo, de cabelos escuros, usando boné e camiseta verdes, com jardineira e sapatos marrons. Motorista do caminhão de lixo, de cabelos e bigode curto escuro, com camiseta e boné  verdes. As cenas se passam em local aberto, perto de casas. 

Quadro 1 – Texto: TURMA DA MÔNICA – Mauricio de Sousa. 
Vista parcial de uma casa de fachada amarela e janela laranja, por onde vê-se a mãe de Cebolinha, olhando para um caminhão de lixo branco que se aproxima. 
Quadro 2 – Mãe de Cebolinha em pé, carregando uma lixeira em cinza, onde está escrito em letras vermelhas: LIXO. À direita, o homem que retira lixo, com uma lixeira nas mãos e olhando para a mulher. 
Quadro 3 – À esquerda, Mônica caminhando para a direita, segurando nas mãos uma lixeira verde. De frente para ela, um homem que recolhe lixo, com o corpo inclinado para recolher o lixo. Ao fundo, gramado e arbustos verdes. 
Quadro 4 – À frente, homem recolhendo lixeira cinza e olhando para o lado. Atrás dele, o homem de camisa branca se aproxima segurando dois sacos de lixo cheiros. 
Quadro 5 – Quatro pessoas reunidas, acenando com a mão direita para cima e para frente. À frente, estão Magali e Mônica. Ao fundo, a mãe de Cebolinha e o homem de branco. 
Quadro 6- Vista parcial da parte traseira de uma caminhão de lixo; nele, o homem que recolhe lixo está em pé sobre o caminhão. Com uma mão ele se segura e com a outra acena olhando par atrás. Ao fundo, gramado verde e folhagens amareladas.
Quadro 7 – Foco no motorista do caminhão de lixo, de olhos arregalados, com boca aberta.
Quadro 8 – À esquerda, caminhão de lixo passando; tanto o motorista quanto o homem que está em pé atrás do caminhão estão com o cenho franzido. Este último está com a boca aberta e o dedo indicador apontando para Cascão, o qual está à frente do caminhão correndo e segurando uma lixeira lilás. Perto dos pés dele, desenhos semelhantes a fumaça branca. À esquerda, uma cerca marrom e, à direita, silhueta de uma casa em rosa.

SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica.

  • Troquem ideias sobre a história e certifiquem-se de que a compreenderam bem. Vocês devem ter percebido que, para contá-la, o desenhista usou apenas a linguagem não verbal (exceto pela palavra lixo, que aparece no caminhão e na lata). Agora, cada um de vocês vai recontá-la no caderno usando somente a linguagem verbal (somente palavras).
  • Mas há uma regra: um de vocês só deverá usar períodos simples (com apenas um verbo ou locução verbal), e o outro, só períodos compostos. Quando tiverem terminado de escrever, troquem os textos. Cada um deverá verificar se a história dô ou dá colega está clara e coerente e se ele ou ela cumpriu a regra quanto ao tipo de período utilizado.
  1. Comparem os textos que produziram na atividade anterior.
    1. Qual deles vocês acham que ficou mais fácil e gostoso de ler, com as ideias mais bem articuladas?
    2. Levando em conta essa comparação, como vocês explicariam a importância dos períodos compostos para a construção de textos?

Leia a tirinha a seguir. Depois, responda no caderno às questões 3 e 4.

Jim dêivis

Tirinha. Tirinha composta de três quadros dispostos na horizontal. Apresenta como personagens, Garfield, gato de pelos laranjas e manchas pretas, olhos grandes; Jon, homem de cabelos castanhos encaracolados, de camisa amarela, calça preta e sapatos marrons. Como cenário, há apenas uma poltrona roxa.
Quadro 1 – Jon está à direita, sentado com os punhos fechados sobre os braços da poltrona; ele está com as pálpebras baixas e diz: VOCÊ NÃO VAI SE SENTAR NESTA POLTRONA, GARFIELD, DAQUI EU NÃO SAIO MESMO! Garfield está à esquerda em pé e diante de Jon, olhando-o com os olhos arregalados. 
Quadro 2 – Garfield corre da direita para a esquerda, de olhos abertos e sorrindo. Sobre ele, um balão de pensamento com o texto: ÓTIMO!  John olha para frente, com olhos bem arregalados, boca fechada e punhos ainda cerrados. 
Quadro 3 – Agora, Jon está à esquerda, com as pálpebras baixas, mãos sobre a cintura e diz: O QUE ESTÁ TRAMANDO? Atrás dele, à direita, Garfield saltando na direção da poltrona, sorridente e com os olhos bem abertos.

3. Releia o balão de fala de Jon, no primeiro quadrinho.

Vamos lembrar

Quando temos dois ou mais verbos usados lado a lado para indicar um único acontecimento, damos a eles o nome de locução verbal. Por exemplo: vou ficar, pode vir, estou saindo etcétera

  1. Há uma locução verbal em uma das orações. Qual é?
  2. Quantas orações foram utilizadas por Jon na frase “Você não vai sentar nesta poltrona, gárfild.”?
  3. Quantos períodos há no primeiro quadrinho? Eles são simples ou compostos?

4. Jon poderia ter falado:

Você não vai sentar nesta poltrona, gárfild, e daqui eu não saio mesmo!

  1. Nesse caso, quantas orações haveria no período?
  2. O período seria simples ou composto?
  3. A relação estabelecida entre as orações seria de coordenação ou de subordinação? Por quê?

5. No caderno, forme períodos compostos com os pares de orações a seguir, usando a conjunção adequada para relacioná-las. Se quiser, elimine os pronomes entre parênteses.

a)

Eu viajaria o mundo todo.

(Eu) pudesse.

b)

Meu pai pediu.

Eu fosse à padaria.

c)

Eu vivia brigando com meu irmão.

(Eu) era criança.

d)

A natação alivia as tensões do dia a dia.

(Ela) ajuda a reduzir a gordura corporal.

6. Na atividade anterior, apenas uma das conjunções é coordenativa. Identifique-a e explique o porquê dessa classificação.

7. Leia esta fábula.

O gato e a raposa

O gato e a raposa iam por um caminho, conversando. Contaram muitas vantagens, muita prosa e, afinal, falaram do cachorro, inimigo de ambos. Aí, disse a raposa:

— Qual o quê! Eu lá tenho medo de cachorro?! Para me livrar dele, tenho mais de mil expedientesglossário .

— Pois eu só tenho um, disse o gato.

Nisso, aparece ao longe o cachorro que vinha latindo, no faro deles.

O gato, mais que depressa, pulou para uma árvore e ficou lá em cima, bem sossegado, dizendo à raposa:

— O meu é este.

A raposa, coitada, meteu o pé no mundoglossário . Virou, mexeu, foi, veio, entrou num buraco, saiu de buraco, escondeu-se aqui, escondeu-se ali, até que, já morta de cansaço, o cachorro pulou-lhe no pescoço e estraçalhou-a.

O gato e a raposa. In: Tesouro da juventude. São Paulo: W. M. Djéksôn, 1958. volume dezoito. página 64.

Ilustração. Vista de costas de um gato amarelo e uma raposa marrom caminhando em uma estrada de terra rodeada por vegetação verde. O gato está atrás de um arbusto pequeno e, de longe, avista um cachorro marrom vindo no sentido deles.
  1. Qual ensinamento a fábula traz?
  2. Compare as orações coordenadas assindéticas da fábula com as que foram lidas na tira de Gaturro, no Tópico 2.

Fábula

“Virou, mexeu, foi, veio, entrou num buraco, saiu de buraco, escondeu-se aqui, escondeu-se ali [...].”

Tira de Gaturro

“Posso tirar fotos, posso imprimi-las, posso mandar e-mails, posso navegar na web, posso baixar músicas, jogos, ringtones, posso armazenar tudo no chip, posso ver TV...”

A que conclusão é possível chegar com base nessa comparação? Escreva no caderno o enunciado a seguir e substitua os símbolos por “Na tira de Gaturro” e “Na fábula”.

Em ambos os períodos, a coordenação assindética dá a ideia de um grande número de ações. , isso é usado para conferir dinamismo à cena narrada, pois o leitor fica com a impressão de que as ações se sucedem rapidamente, uma depois da outra. Já vírgula a enumeração serve para dar ênfase à ideia de abundância: é como se o enunciador fizesse uma lista de ações imensa, quase sem fim.

Glossário

Expedientes
: medidas tomadas para sair de uma situação difícil.
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Meteu o pé no mundo
: fugiu, debandou.
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