Capítulo 12  Figuras de linguagem

Gradação, repetição, eufemismo e antítese

O que você poderá aprender

Chegou o momento de você aprender um pouco mais sobre os recursos expressivos que temos à nossa disposição para produzir diferentes efeitos de sentido em nossos textos. Neste capítulo, vamos conhecer quatro desses recursos expressivos: gradação, repetição, eufemismo e antítese.

  1. Você conhece essas figuras de linguagem? Qual é a função delas no texto?
  2. Como elas se constroem e de que fórma podem ser usadas?

Gradação

O título da tira a seguir é “Querida segunda-feira”. Leia.

Bichinhos de jardim/Clara Gomes

Tirinha. Composta por três quadrinhos organizados na horizontal. Apresenta um único personagem: Caramelo, um caramujo de corpo bege e casco arredondado marrom com detalhes brancos em formato de triângulos. Sobre a cabeça, ele tem duas antenas finas e veste um boné azul. Em todos os quadros, Caramelo segura um esfregão branco com  cabo marrom. As cenas se passam em um local aberto. 
Quadro 1 – Caramelo caminha da esquerda para a direita, sobre um gramado verde. Sorrindo, ele diz: LÁ VOU EU, TRIUFANTE, PARA MAIS UM DIA DE TRABALHO! Ao fundo, à esquerda e à direita, vista parcial de flor com pétalas brancas e gomos em amarelo. 
Quadro 2 – Caramelo, agora andando um pouco cabisbaixo, fala: OU MELHOR CAMINHANDO PARA MAIS UM DIA DE TRABALHO! Ao fundo, a mesma vegetação do quadro anterior, mas agora em tons menos vibrantes.
Quadro 3 – Caramelo, com o corpo totalmente inclinado para sua frente, está deitado no solo. Ele fala: OK, ESTOU ME ARRASTANDO PARA O TRABALHO! PRONTO, FALEI! As flores atrás, agora estão caídas para baixo e o céu e a vegetação estão em tons de cinza.

GOMES, Clara. Querida segunda-feira. Bichinhos de jardim. Disponível em: https://oeds.link/t1AFuU querida-segunda/. Acesso em: 26 abril 2022.

  1. O caramujo utiliza termos diferentes para demonstrar como se sente quando vai para o trabalho. Quais são eles?
  2. A utilização desses termos, na ordem em que aparecem, indica que a animação do caramujo aumenta ou diminui ao longo do caminho até o trabalho?

Gradação

Quando, em um texto, as ideias são organizadas de fórma crescente ou decrescente, está presente a figura de linguagem chamada gradação.

Esse recurso é usado sempre que queremos intensificar uma ideia, seja num movimento que leva a um clímax (começa menor e vai aumentando até atingir seu auge), seja num movimento que leva a um anticlímax (começa maior e vai diminuindo a intensidade).

  1. Observe novamente a fisionomia e a postura corporal do caramujo na tira. É possível dizer que também houve uma gradação nos traços do desenho? Explique.
  2. Se os termos utilizados pelo caramujo aparecessem na ordem inversa, haveria alteração de sentido em relação à visão dele sobre o trabalho? Justifique.

Diferença entre gradação e enumeração

Em uma enumeração, alguns termos aparecem em sequência no texto. No entanto, a relação entre eles não expressa uma intensificação (crescente ou decrescente) de ideias, como acontece na gradação.

Leia esta outra tira.

Bichinhos de jardim/Clara Gomes

Tirinha. Composta por três quadros organizados na horizontal. Apresenta um único personagem: Joaninha, animal com cabeça e antenas finas beges e corpo vermelho com círculos e patas em preto. Nas cenas, Joaninha está diante de um computador cinza de mesa, o qual é visto em perspectiva lateral. O chão sobre o qual ela está varia ao longo dos três quadros, nas cores verde, azul e rosa, respectivamente.
Quadro 1 –  Joaninha, diante de um computador, diz: LI UM ARTIGO FALANDO SOBRE OS DANOS DO VÍCIO EM INTERNET... O computador responde: INTERESSANTE!
Quadro 2 –  Joaninha continua diante do computador e fala: PODE CAUSAR TAQUICARDIA, TREMEDEIRA, TENDINITE... TEM GENTE ATÉ FICANDO CORCUNDA! À direita, o computador responde: É MESMO? E ONDE DIZ ISSO?
Quadro 3 – Joaninha  continua diante do computador e fala: NUM SITE ÓTIMO! PASSO HORAS NELE, VOU TE MOSTRAR... À direita, computador, diz: MOSTRA, VAI!

GOMES, Clara. Bichinhos de jardim. Disponível em: https://oeds.link/t1AFuU. Acesso em: 26 abril 2022.

  1. A personagem diz que o vício em internet pode causar “taquicardia, tremedeira, tendinite...”. Existe alguma relação entre esses termos que dê a ideia de uma gradação, como acontecia na tirinha anterior? Explique.
  2. Nessa tira, o efeito humorístico é causado pela atitude contraditória da Joaninha. Explique que contradição é essa.

Repetição

No capítulo 8, você estudou que a anáfora é a repetição intencional de uma palavra ou expressão em início de frases e versos. E observou como essa figura de linguagem dá expressividade ao poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade.

Vamos, agora, tratar da repetição de maneira geral, independentemente da parte das frases ou dos versos em que ela ocorra. Quando empregada intencionalmente, como uma figura de linguagem, a repetição enfatiza uma ideia expressa pelo interlocutor.

Observe, por exemplo, como a repetição das palavras amanhã e hoje no poema a seguir reforça a ideia de adiamento expressa no título. O eu lírico não quer se preocupar com nada hoje e adia qualquer reflexão ou ação para o amanhã, para o futuro:

Adiamento

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...

Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,

E assim será possível; mas hoje não...

Não, hoje nada; hoje não posso.

reticências

PESSOA, Fernando. Ficções do interlúdio: poesias de Álvaro de Campos. In: Obra poética de Fernando Pessoa. 2. edição Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. página 255.

Repetição

Repetição é uma figura de linguagem que consiste no uso repetido de uma palavra ou grupo de palavras, com o objetivo de enfatizar certa ideia no texto.

Leia a tira.

Mutum/Moisés Gonçalves

Tirinha. Composta por dois quadros organizados na horizontal. Apresenta dois personagens: Mutum, menino de cabelos curtos com poucos fios pretos, vestindo camiseta verde, calça e sapatos azuis; pai de Mutum, homem de cabelos finos e pretos, usando óculos de grau e vestindo camiseta verde, calça azul e sapatos marrons. As cenas se passam em local com solo e paredes em cinza, com uma mesa e cadeira em marrom.
Quadro 1 – Vista lateral do pai de Mutum, visto da cintura para cima, erguendo os braços e com a boca bem aberta. Ele está sentado diante de uma mesa com papéis de cores diferentes espalhados e uma calculadora cinza. Com o cenho franzido, ele grita: CONTAS, CONTAS, CONTAS!! NÃO AGUENTO MAIS TANTAS CONTAS!!
Quadro 2 –  À esquerda, Mutum está com o braço direito para trás e o braço esquerdo com o dedo indicador estendido na direção do pai, que ainda está sentado diante da mesa, mas agora cabisbaixo, com a cabeça inclinada e o tronco inclinado para o lado e a mão esquerda apoiando o rosto. Mutum diz: VIU, SÓ? EU SEMPRE DISSE QUE MATEMÁTICA É UMA COISA INSUPORTÁVEL!!

GONÇALVES, Moisés. Mutum.

  1. No primeiro quadrinho, o que a linguagem não verbal nos diz sobre o estado de espírito do pai de Mutum?
  2. Qual é o motivo para tal estado de espírito? Explique por que a repetição, na fala dele, é um recurso importante para comunicar esse motivo.
  1. Na fala de Mutum, a palavra contas é usada com o mesmo sentido que na fala do pai? Explique.
  2. Por que você acha que Mutum fez esse comentário para o pai? Para responder, considere a intencionalidade discursiva da tira (produzir humor).

Eufemismo

Leia a tira a seguir.

Minduim/Charles chuls

Tirinha. Composta de três quadrinhos organizados na horizontal. Apresenta dois personagens: Linus: menino de cabelos finos, pretos e espetados; ele veste camiseta vermelha com listras pretas na horizontal, bermuda preta e tênis com solado branco; Lucy, menina de cabelos pretos curtos, vestindo roupa de mangas longas em rosa e tênis com solado branco. O fundo das cenas é em verde-claro. Em todos os quadros, Linus e Lucy estão sentados lado a lado.
Quadro 1 – À esquerda, Linus segura um cobertor sobre as pernas e diz, com a cabeça e o corpo inclinados para frente: EU TE OUVI: NÃO PRECISA GRITAR COMIGO! Lucy, à direita, olha para o amigo. 
Quadro 2 – Linus continua segurando nas mãos o cobertor azul, com as costas mais ereta, olhando para frente e fala: EU NÃO GRITEI, EU ME EXPRESSEI DE MANEIRA VEEMENTE! À direita, Lucy, com os braços cruzados, olhando para frente. 
Quadro 3 – Linus está chupando o dedo da mão direita e, com a mão esquerda, segurando o cobertor azul perto do roto. Ele diz: ENTÃO, VOLTANDO A FALAR SOBRE OS SEUS GRITOS... Lucy continua olhando para a frente.

chuls , Charles M. Minduim.

  1. Linus se queixa de que a irmã mais velha, Lucy, gritou com ele. Ela nega a acusação e usa outros termos para se referir à própria fala. Que termos são esses? Por que ela prefere esses termos ao verbo gritar?
  2. Por que a resposta de Linus é surpreendente e provoca um efeito humorístico?

Eufemismo

Na tira, Lucy negou que estivesse gritando e preferiu usar um termo mais brando para se referir ao seu tom de fala: “eu me expressei de maneira veemente”. Ao empregar uma palavra ou expressão de sentido mais suave ou conveniente para substituir outra de sentido desagradável, triste ou grosseiro, estamos fazendo uso de um eufemismo.

  1. Às vezes, para não dizer que uma pessoa morreu, usamos eufemismos.
    1. Que palavra ou expressão você usaria para dar essa notícia a alguém de fórma indireta?
    2. O que você acha que deve ser levado em consideração na hora de escolher qual seria a melhor expressão para dar essa notícia?
Ilustração. Vista geral de um casal sentado de costas em um banco feito de tábuas de madeira na horizontal. A mulher veste blusa azul de mangas compridas e calça e botas cinzas. O homem veste um casaco cinza e calça marrom. A mulher está com o braço esquerdo sobre os ombros do homem e com a mão direita estendida para cima, gesticulando. Ao redor deles, alguns arbustos baixos e folhas em tons de marrom e verde caindo sobre chão.

Antítese

Leia uma letra de canção.

Certas coisas

Não existiria som

Se não houvesse o silêncio

Não haveria luz

Se não fosse a escuridão

A vida é mesmo assim

Dia e noite, não e sim


Cada voz que canta o amor não diz

Tudo o que quer dizer

Tudo o que cala fala

Mais alto ao coração

Silenciosamente eu te falo com paixão


Eu te amo calado

Como quem ouve uma sinfonia

De silêncios e de luz


Nós somos medo e desejo

Somos feitos de silêncio e som

Tem certas coisas que eu não sei dizer reticências

SANTOS, Lulu. Certas coisas. Disponível em: https://oeds.link/iBZ2nD. Acesso em: 17 agosto 2022.

Ilustração. Destaque para a vista lateral de um rosto com cabelos avermelhados e lisos penteados para o lado, olhos fechados, pescoço alongado e grosso e, à frente da boca, um coração vermelho de formato alongado na vertical.

1. Observe os pares de palavras a seguir e indique qual é a relação de significado entre elas.

som / silêncio luz / escuridão dia / noite não / sim

2. Releia a primeira estrofe da letra, na qual essas palavras aparecem. Quais relações de sentido são construídas entre elas na estrofe? É uma relação de oposição (uma se opõe à outra) ou de complementariedade (uma complementa a outra)? Justifique sua resposta.

Antítese

Quando combinamos, na mesma frase, ou em frases próximas, duas palavras de sentido contrário, ocorre a antítese. Essa figura de linguagem pode produzir diferentes efeitos de sentido no texto, como reforçar o contraste entre as ideias ou destacar os lados opostos de um mesmo tema.

3. Releia.

“Tudo o que cala fala / Mais alto ao coração”.

  1. Nesses versos, podemos dizer que a figura da antítese está presente? Por quê?
  2. Em sua opinião, que ideias sobre o relacionamento amoroso o eu lírico expressa nesses versos?

4. Releia o verso.

Silenciosamente eu te falo com paixão”.

  1. Quando falamos, emitimos som. É possível, portanto, falar silenciosamente?
  2. Quando compreendido em seu sentido literal, esse enunciado parece ter lógica?
  3. Considerando sentidos figurados, como poderíamos compreender esse verso?

Paradoxo

O enunciado que parece ir contra a lógica é chamado de paradoxo. A antítese é um dos recursos que podem ser usados para construí-lo.

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Em seu caderno, sintetize o que você aprendeu, neste capítulo, sobre as figuras de linguagem.

  1. O que são a gradação, a repetição, o eufemismo e a antítese? Qual é a função delas no texto?
  2. Como elas se constroem e de que fórma podemos usá-las?

Para organizar suas anotações, você poderá recorrer ao quadro que sugerimos a seguir.

Ícone. Modelo.

Figuras de linguagem

O que é? Como construí-la? Que efeito cria?

Exemplos

Gradação

Repetição

Eufemismo

Antítese

Atividades

1. Você lerá a seguir um fragmento do romance A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar. Neste trecho, a narradora-personagem descreve a si mesma.

reticências

A feiura é fundamental, ao menos para o entendimento desta história. É feia, esta que vos fala. Muito feia. Feia contida ou feia furiosa, feia envergonhada ou feia assumida, feia modesta ou feia orgulhosa, feia triste ou feia alegre, feia frustrada ou feia satisfeita – feia, sempre feia.

reticências

SCLIAR, Moacyr. A mulher que escreveu a Bíblia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. página 19.

  1. Segundo a personagem, qual é sua mais importante característica?
  2. Qual é o principal recurso expressivo (figura de linguagem) empregado para ressaltar essa característica? Justifique sua resposta com elementos do texto.
  3. Observe, ainda, que a narradora-personagem usou palavras antônimas em sua descrição. Quais são elas?
  4. Que nome se dá à figura de linguagem que consiste no uso dessas palavras de sentido oposto para construir um enunciado como esse?
  5. O emprego dessas palavras antônimas ajuda a enfatizar a característica mais importante da personagem. Explique por quê.

2. Leia a tira a seguir em que Haroldo faz uma reclamação.

Calvin e Haroldo/Bíl Uáterson

Tirinha. Composta de quatro quadros organizados na horizontal. Apresenta dois personagens: Haroldo, tigre com listras em branco e preto, de focinho redondo e preto. Calvin, menino de cabelos arrepiados, vestindo pijama composto por camiseta e calça com listras pretas na vertical. 
Quadro 1 – Deitados lado a lado na cama, estão Haroldo e Calvin. À esquerda, Haroldo puxa a coberta com as patas dianteiras, cenho franzido. Ele olha para Calvin e diz: PARA DE ROUBAR ESPAÇO, VOCÊ ESTÁ NO MEU LADO. À direita, Calvin, deitado e com os olhos fechados, responde: AZAR O SEU, CABEÇA-OCA. 
Quadro 2 - Haroldo olhando para frente, com o cenho franzido e patas segurando o cobertor. À direita, Calvin com o corpo para a direita, de olhos fechados. 
Quadro 3 – Haroldo à esquerda, com parte do corpo levantada, mas ainda debaixo da coberta. Ele olha para Calvin e diz: VOCÊ JÁ PENSOU NOS GÊISERES E NAS CACHOEIRAS? CENTENAS DE MILHARES DE LITROS DE ÁGUA! INUNDANDO, ESCORRENDO, VAZANDO, JORRANDO, TRANSBORDANDO! À direita, Calvin, olha para frente, com os olhos bem abertos. 
Quadro 4 – Calvin visto de costas, em pé, com a mão esquerda perto da porta de um banheiro e diz: ELE JOGA SUJO MESMO. Ao fundo, vista parcial de vaso sanitário e pia.

Calvin e Haroldo.sem local: 1987.

  1. Qual é o motivo da reclamação?
  2. O que Calvin está prestes a fazer no último quadrinho?
  1. Gêiseres são espécies de fontes termais que de quando em quando, com grande pressão, jorram água quente para o ar. Qual é a intenção de Haroldo ao falar de gêiseres e cachoeiras para Calvin no terceiro quadrinho?
  2. Nessa fala de Haroldo, a personagem faz uso de uma gradação. Localize essa gradação e explique qual efeito ela quer provocar em Calvin.

3. Observe as fotos a seguir e complete os diálogos no caderno, usando um eufemismo para responder a cada pergunta feita.

Fotografia. Em pé sobre um gramado verde, no acostamento de uma rua, estão um homem adulto, visto de lado, e um menino, visto de costas. O homem tem cabelos escuros e veste camiseta azul e calça jeans. Ele está com as mãos sobre as costas do menino, o qual usa camisa xadrez azul e vermelha e calça jeans. À esquerda, vista parcial de um carro parado. Ao fundo, do outro lado da rua, mato e árvores desfocadas.

a. — O que o menino está fazendo?

Fotografia em preto e branco. Sobre uma mesa vista parcialmente, há um gato cinza robusto com listras pretas pelo corpo. Ele tem olhos claros e olha para cima, com a cabeça inclinada. Ao fundo, à esquerda, parede clara e à direita, parde escura.
  1. — Você acha que meu gato está em boa fórma?

4. Nesta última atividade, sua tarefa é substituir o símbolo espaço para resposta por palavras ou expressões que cumpram dois requisitos:

• tenham sentido semelhante ao da palavra ou da expressão destacada;

• expressem uma ideia mais intensa do que ela.

Desse modo, as palavras e/ou expressões formarão uma gradação ascendente no enunciado. Consulte o dicionário, se necessário. Veja o modelo:
Frase. O cavalo trotou, espaço para resposta vírgula espaço para resposta vírgula até o riacho.
Frase. O cavalo trotou, galopou, desembestou até o riacho.
Trotou, galopou e desembestou indicam gradação ascendente.
  1. — O senhor quer o bife bem passado? — Mais do que isso: eu o quero espaço para resposta, espaço para resposta.
  2. Maria não ficou apenas alegre. Ela ficou espaço para resposta, espaço para resposta.
  3. O preso pediu, espaço para resposta, espaço para resposta que o soltassem.