Capítulo 6  Períodos compostos por coordenação

O que você poderá aprender

Você já estudou que os períodos formados por orações independentes entre si são chamados de períodos compostos por coordenação. Conheceu também dois tipos de orações coordenadas sindéticas, as aditivas e as adversativas, que expressam, respectivamente, relação de acréscimo e de oposição diante das informações de outra oração. Vamos agora refletir sobre as seguintes questões:

  1. Que outras relações de sentido as orações coordenadas sindéticas podem expressar?
  2. Qual é a importância da conjunção coordenativa na construção dos sentidos do período?

Tópico 1 – Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas

Orações coordenadas sindéticas explicativas

Leia a tirinha.

Bill uáterson/Calvin

Tirinha. Quatro quadros organizados na horizontal. Apresenta como personagens: Calvin, menino de cabelos arrepiados, camiseta com listras na horizontal, calça escura e sapatos claros. Haroldo, tigre com corpo listrado e nariz preto. 
Quadro 1 – Haroldo caminha da esquerda para a  direita, olhando para Calvin, que está deitado no chão, visto parcialmente da cintura para cima, com lápis na mão direita sobre uma folha de papel. Calvin olha para frente, em direção a Haroldo e diz: A MAMÃE NÃO ESTÁ SE SENTINDO BEM, ESTOU FAZENDO UM CARTÃO DE MELHORAS PRA ELA. 
Quadro 2 – Haroldo à esquerda, sentado com o corpo virado para a direita; ele para Calvin: ISSO É MUITO GENTIL DA SUA PARTE. À direita, Calvin, sentado, segurando uma folha na mão e a lendo, diz: NA FRENTE ESTÁ ESCRITO FIQUE BOA LOGO.
Quadro 3- Calvin aparece sozinho e é visto da cintura para cima. Ele segura o cartão aberto e fala: E DENTRO ESTÁ ESCRITO PORQUE A MINHA CAMA PRECISA SER FEITA, MINHAS ROUPAS PRECISAM SER GUARDADAS E EU ESTOU COM FOME. 
Quadro 4 – À esquerda, Calvin está sentado, com o corpo virado para a direita. Ele segura o cartão e fala: COM AMOR, CALVIN. QUER ASSINAR? À direita, Haroldo sentado segura um lápis e responde a Calvin: CLARO, EU TAMBÉM TOU COM FOME.

uáterson, Bill. Calvin e Haroldo.

Converse com a turma

  1. No terceiro quadrinho, Calvin revela o que escreveu dentro do cartão que está preparando para a mãe. Explique por que o texto dele é surpreendente e, assim, provoca humor na tira.
  2. Por que a reação do tigre Haroldo no último quadrinho reforça esse efeito humorístico?
Orientações e sugestões didáticas

CAPÍTULO 6

Competências gerais da Educação Básica: 1 e 2.

Competência específica de Linguagens: 1.

Competência específica de Língua Portuguesa: 2.

HABILIDADES Bê êne cê cê

Abertura do capítulo

O objetivo deste capítulo é aprofundar o estudo das orações coordenadas sindéticas, de fórma que os ou as estudantes compreendam as orações que estabelecem, em relação a outras orações coordenadas, um sentido de explicação (explicativas), de alternância (alternativas) e de conclusão (conclusivas).

Sugerimos que faça uma breve discussão sobre as questões propostas no boxe O que você poderá aprender, retomando com os ou as estudantes os conceitos de oração coordenada assindética e sindética vistos no capítulo 3. Peça que, em duplas, escrevam no caderno um período composto de uma oração coordenada assindética e outra coordenada sindética. Em seguida, peça que as duplas digam suas frases em voz alta e escreva-as na lousa. Entre as orações sindéticas escritas, peça aos ou às estudantes que indiquem as aditivas e as adversativas. Caso eles ou elastenham construído orações sindéticas explicativas, alternativas ou conclusivas, separe-as nesse primeiro momento e volte a elas no final do estudo do capítulo, para consolidar a aprendizagem.

Tópico 1

Orações coordenadas sindéticas explicativas

HABILIDADES FAVORECIDAS

Converse com a turma

  1. Até o segundo quadrinho, parece que Calvin está escrevendo um cartão de condolências gentil para a mãe. Porém, no terceiro quadrinho, percebemos que ele não está realmente preocupado com a saúde dela e, na verdade, tem motivos egoístas para desejar as melhoras da mãe: o menino quer que ela melhore logo apenas para que continue fazendo coisas para ele. professor ou professora, chame a atenção dôs ou dás estudantes para o fato de que os afazeres listados por Calvin são coisas que se pode esperar que uma criança faça por si mesma. Ele poderia, por exemplo, arrumar a própria cama e recolher as roupas que deixou espalhadas. Comente que a escolha de afazeres tão simples é intencional e reforça o humor da tira.
  2. Porque o Tigre não se surpreende com a mensagem do menino. Pelo contrário, ele dá a entender que também só está torcendo pela recuperação da mãe de Calvin porque está faminto.

Releia:

“Fique boa logo porque a minha cama precisa ser feita, minhas roupas precisam ser guardadas e eu estou com fome.”

Vamos lembrar

Quando duas orações estão presentes em um período, mas mantêm uma independência de sentido entre si, dizemos que são orações coordenadas.

Se elas não estiverem ligadas por uma conjunção, são chamadas de orações coordenadas assindéticas. Mas, se estiverem, recebem o nome de orações coordenadas sindéticas.

As orações coordenadas sindéticas podem ser de vários tipos. Por exemplo:

  • aditivas – O rapaz roubou e foi preso.
  • adversativas – O acusado queria a absolvição, mas o juiz negou.
  1. Como você observou, esse período é essencial para a construção do humor da tira. Das orações que o compõem, quais são coordenadas assindéticas?
  2. Qual é uma oração coordenada sindética aditiva, isto é, uma oração que adiciona uma informação em relação à anterior?
  3. Quanto à conjunção porque, qual relação de sentido ela estabelece com a oração que a antecede? Copie a alternativa correta no caderno.
    • oposição ou contraste
    • justificativa ou explicação
    • conclusão

Oração coordenada sindética explicativa

Como você observou, o humor da tira vem da explicação que Calvin apresenta para querer que a mãe fique boa logo: “porque a minha cama não foi arrumada reticências”.

Quando uma oração acrescenta uma explicação em relação a outra dentro de um período, ela é chamada de oração coordenada sindética explicativa.

Algumas conjunções que evidenciam essa relação são: porque, que, pois (antes do verbo). Quando usadas dessa fórma, essas conjunções são chamadas conjunções coordenativas explicativas.

Exemplos: Deve ter chovido, pois o chão está molhado. Leve um casaco, que vai esfriar.

Orações coordenadas sindéticas alternativas

Leia a piada a seguir:

Alguém liga para o corpo de bombeiros e diz: Minha casa está queimando! O que eu faço? Eu vou ou você vem?

O bombeiro pergunta: Quem é?

E o interlocutor diz: O homem do trailerglossário !

COELLO, jon. As melhores 600 piadas. São Paulo: Amazon Brasil, 2020. página 2.

Orientações e sugestões didáticas

Atividades

  1. “Fique boa logo” e “minhas roupas estão espalhadas”.
  2. “e eu estou faminto”.
  3. justificativa ou explicação.

Orações coordenadas sindéticas alternativas

HABILIDADES FAVORECIDAS

Converse com a turma

  1. Qual parte da primeira fala do homem que ligou para os bombeiros é surpreendente? Por quê?
  2. A última fala ajuda a dar graça à piada ao revelar por que o homem fez uma pergunta aparentemente estranha ao bombeiro. Levando isso em conta, responda: por que, ao contar essa piada, é importante que a pessoa use o pronome indefinido alguém no início?

Releia:

“Eu vou ou você vem?”

  1. Separe as orações desse período. Você diria que elas têm sentido independente, ou seja, podem ser compreendidas separadamente?
  2. Qual das orações é uma coordenada assindética?
  3. Qual conjunção introduz a outra oração?
  4. Que sentido essa conjunção estabelece em relação à oração que a precede? Copie no caderno a opção correta.
    • Uma relação de escolha – apenas uma ação seria possível.
    • Uma relação de adição – as duas ações seriam realizadas.

Oração coordenada sindética alternativa

Quando uma oração traz fatos ou informações que se alternam ou se excluem em relação às informações apresentadas em outra oração do período, ela recebe o nome de oração coordenada sindética alternativa.

As conjunções coordenativas alternativas mais comuns são: ou, orareticências ora, sejareticências seja, reticências , oureticências ou.

Exemplos: Aos sábados, geralmente brinco com meus primos ou leio histórias em quadrinhos. Os cachorrinhos ora corriam pelo quintal, ora dormiam enrolados uns nos outros.

Orações coordenadas sindéticas conclusivas

Leia a tirinha.

Alexandre Beck/Armandinho

Tirinha composta de três quadros organizados na horizontal. Apresenta como personagens: Armandinho, menino de cabelos azuis, usando camiseta branca e bermuda e sapato azuis; mãe de Armandinho, vista da cintura para baixo, de saia longa de lilás, meia-calça azul e sapatos de salto alto roxo. Há também, em todos os quadros, um sapo verde, com olhos pretos, o qual fica parado atrás de Armandinho e sorrindo.
Quadro 1 – À esquerda, vista das pernas da mãe de Armandinho, em frente a ele; a mão diz ao filho: É UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE DO MEU TRABALHO... Armandinho, à direita, olhando para cima, em direção à mãe. 
Quadro 2 – Os personagens continuam na mesma posição. A mãe diz: ... POR ISSO, SEJA GENTIL, ESTÁ BEM?
Quadro 3 – Os personagens continuam na mesma posição; Armandinho responde à mão: E A GENTE NÃO DEVE SER GENTIL COM TODO MUNDO?

BECK, Alexandre. Armandinho.

Orientações e sugestões didáticas

Converse com a turma

  1. A parte em que ele pergunta “Eu vou ou você vem?”, pois, quando uma casa está pegando fogo, obviamente são os bombeiros que precisam ir até ela.
  2. O uso do pronome indefinido deixa em suspense quem é o autor da ligação. Se a pessoa que conta a piada dissesse, logo no início, que “o homem do trailer” ligou para o corpo de bombeiros, a piada perderia o efeito surpresa e, consequentemente, o humor.

Atividades

  1. O período tem duas orações (“Eu vou” e “ou você vem?”) e elas têm, sim, sentido independente.
  2. A primeira: “Eu vou”.
  3. A conjunção ou.
  4. Uma relação de escolha – apenas uma ação seria possível.

Orações coordenadas sindéticas conclusivas

HABILIDADES FAVORECIDAS

Converse com a turma

  1. Qual é o questionamento de Armandinho sobre o raciocínio da mãe?
  2. Qual seria a intencionalidade do autor dessa tirinha ao produzi-la?

a. Reveja a fala da mãe de Armandinho:

Esquema. 
Oração 1: É uma pessoa muito importante do meu trabalho.
Oração 2: por isso seja gentil.
Copie no caderno a opção que melhor descreve a relação entre as orações.
  • A oração 2 representa uma explicação para o fato expresso na oração 1.
  • A oração 2 representa uma conclusão em relação ao raciocínio expresso na oração 1.
    • A oração 2 representa a causa do fato expresso na oração 1.
    1. De que outras fórmas esse período poderia ser reescrito mantendo-se a mesma relação de sentido entre as orações? Indique no caderno todas as opções corretas.
      1. É uma pessoa muito importante do meu trabalho; logo, seja gentil.
      2. É uma pessoa muito importante do meu trabalho, então seja gentil.
      3. É uma pessoa muito importante do meu trabalho; mesmo assim, seja gentil.
      4. É uma pessoa muito importante do meu trabalho, portanto, seja gentil.

Oração coordenada sindética conclusiva

A oração que apresenta uma conclusão em relação à informação ou ao fato expresso em outra oração é denominada oração coordenada sindética conclusiva.

As conjunções coordenativas conclusivas mais usuais são: logo, portanto, por isso, assim, pois (depois do verbo).

Exemplos:

Estudei muito; logo, devo ir bem na prova.

Estudei muito, devo, pois, ir bem na prova.

Orientações e sugestões didáticas

Converse com a turma

  1. O menino questiona a ligação estabelecida pela mãe entre ser gentil com alguém e o fato de essa pessoa ser importante ou poderosa. Armandinho dá a entender que a gentileza deve ser praticada com todos, independentemente de sua posição social.
  2. Mais do que produzir humor, há a intencionalidade de questionar a artificialidade e os interesses que muitas vezes observamos nas relações sociais.

Atividades

  1. A oração 2 representa uma conclusão em relação ao raciocínio expresso na oração 1. professor ou professora, para desafiar os ou as estudantes, pergunte como o período deveria ser reescrito para que a oração 2 expressasse uma explicação em relação à oração 1. A resposta seria inverter a ordem das orações e usar uma conjunção coordenativa explicativa; por exemplo, "Seja gentil, pois é uma pessoa importante do meu trabalho".
  2. Todas as opções estão corretas, exceto a três.

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Você aprendeu que as orações coordenadas sindéticas podem manter diferentes relações de sentido com as outras orações do período.

  1. Que relações de sentido as orações coordenadas sindéticas podem expressar?
  2. Qual a importância da conjunção coordenativa na construção do sentido do período?
  3. Organize um quadro no caderno e preencha-o com as informações correspondentes, de fórma a sintetizar seus estudos sobre orações coordenadas. Utilize os títulos sugeridos a seguir.
    Ícone. Modelo.

Tipo de oração coordenada sindética

Sentido expresso por esse tipo de construção

Exemplos de conjunções e locuções conjuntivas coordenativas

Exemplos de períodos formados por esse tipo de conjunção

Atividades

Leia estes dois pequenos contos orientais. Depois, responda no caderno às questões 1 e 2.

Texto 1

Debaixo da ponte não há ladrões

Debaixo de uma ponte vivia uma família de mendigos, um homem, uma mulher e o filho. Um dia, voltando de mendigar, disse a mulher ao marido:

— Hoje não recebi dinheiro algum. Muitos ladrões haviam passado pelas casas e as pessoas tinham medo de me dar dinheiro.

Ouvindo-lhe as palavras, acudiu o moço:

— Somos muito felizes, papai, pois nunca entram ladrões em nossa casa.

— Sem dúvida — conveioglossário o pai. — Precisamos agradecer pela nossa pobreza, é o mérito de teus pais. Ninguém entra debaixo desta ponte.

DESHIMARU, Taisen (organizador). A tigela e o bastão: 120 contos zen narrados pelo mestre Taisen Deshimaru. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Pensamento, 1998.

Orientações e sugestões didáticas

O que levo de aprendizagens deste capítulo

professor ou professora, os ou as estudantes podem construir os conceitos na tabela inicialmente e, só depois, responder às questões finais do capítulo. É importante verificar se eles ou elas compreenderam as várias possibilidades de organização das orações coordenadas, a fim de observar (1) que pode haver cinco tipos de relação entre elas: oposição, adição, explicação, alternância e conclusão; (2) que a conjunção coordenativa é fundamental, pois é a partir dela que é possível apreender as significações dos períodos.

Atividades

HABILIDADES FAVORECIDAS

Antes de iniciar o trabalho com as questões 1 e 2, certifique-se de que os ou as estudantes compreenderam os dois pequenos contos. Pergunte-lhes se os textos parecem encerrar com alguma moral e, em caso positivo, qual seria ela.

Texto 2

O pássaro de duas cabeças

Trata-se de um pássaro de duas cabeças (e um corpo), cuja cabeça direita é comilona e hábil em encontrar comida, ao passo que a esquerda, igualmente comilona, é desajeitada. A cabeça direita podia sempre alimentar-se à vontade, e a esquerda ficava sempre com fome.

Por isso, um dia, a cabeça esquerda disse à cabeça direita:

— Conheço, pertinho daqui, uma erva deliciosa com a qual te regalarásglossário ; vem, vou conduzir-te ao lugar.

A cabecinha esquerda sabia que, na verdade, se tratava de veneno, mas desejava promover, desse modo, a morte da cabeça direita para, depois, poder comer a seu talanteglossário . O que na verdade aconteceu foi que, primeiro, o corpo se intoxicou e, a seguir, as duas cabeças morreram.

Ilustração. Um pássaro com duas cabeças está sobre um galho horizontal marrom com algumas folhas verdes na ponta esquerda. As cabeças do pássaro, uma ao lado da outra, apresentam bico pequeno amarelo, penas alaranjadas e, do pescoço para baixo, penas azuis. Uma delas olha para frente; a outra, para o lado.

DESHIMARU, Taisen (organizador). A tigela e o bastão: 120 contos zen narrados pelo mestre Taisen Deshimaru. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Pensamento, 1998. página 28 e 32.

  1. Localize, no primeiro conto, uma oração coordenada que apresenta uma explicação para o fato expresso na oração anterior a ela.
    1. Copie o período todo no caderno. Em seguida, indique qual é a explicação e qual é o fato explicado.
    2. Qual conjunção foi utilizada para conferir esse sentido explicativo à oração coordenada?
    3. Substitua-a por outra conjunção, mantendo o sentido original.
  2. Muitas conjunções são polissêmicas; por isso, às vezes elas podem expressar sentidos diferentes do que estudamos neste capítulo.

Vamos lembrar

Polissemia é a característica que muitas palavras têm de apresentar sentidos variados, conforme o contexto.

Compare, por exemplo, estas ocorrências da conjunção e nos textos 1 e 2.

reticências o corpo se intoxicou e reticências as duas cabeças morreram.” (um)

“Muitos ladrões haviam passado pelas casas e as pessoas tinham medo de me dar dinheiro.” (dois)

“A cabeça direita podia sempre alimentar-se à vontade, e a esquerda ficava sempre com fome.” (três)

a. Na frase um, a conjunção e expressa seu sentido usual. Explique por quê.

Orientações e sugestões didáticas

1a. “— Somos muito felizes, papai, pois nunca entram ladrões em nossa casa.” Explicação: nunca entram ladrões em nossa casa. Fato explicado: Somos muito felizes.

1b. A conjunção pois.

1c. — Somos muito felizes, papai, porque nunca entram ladrões em nossa casa.

2a. Ela expressa um sentido de adição, de um fato que ocorre logo depois do outro: o corpo se intoxicou e reticências as duas cabeças morreram”.

  1. Copie no caderno o item que melhor descreve o sentido que a conjunção e expressa, respectivamente, nas ocorrências dois e três:
    • Conclusão e oposição.
    • Oposição, nos dois casos.
    • Explicação, nos dois casos.
  1. Copie as frases dois e três no caderno, substituindo a conjunção e por outra que preserve o sentido original.

3. Às vezes, as orações coordenadas estão justapostas sem conjunção, mas a relação lógica entre elas fica evidente pelo contexto. É o que ocorre nos títulos destes filmes:

Capa de DVD. Ao centro, ilustração de um avião branco, de detalhes em vermelho e várias janelas; ele está enrolado em si. Na parte superior, à direita, texto em vermelho: APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU. Na parte inferior, texto em preto: “UM DOS DEZ FILMES MAIS ENGRAÇADOS JÁ PRODUZIDOS!” AMERICAN FILM INSTITUTE. Ao fundo, céu em azul e nuvens brancas.
Cartaz de filme. Sobre um fundo amarelo, fotografia de dois homens à esquerda, em pé e, à direita, vista parcial de automóvel com três mulheres olhando pela janela. Um dos homens veste chapéu bege com faixa preta, usa óculos de sol preto, camisa de gola com estampas de flores em azul, branco e amarelo, calça preta; ele  olha para frente sorrindo e está com a mão direita na cintura. Atrás dele, um homem visto parcialmente; ele tem bigode preto e usa turbante  vermelho e azul sobre a cabeça e camisa de gola em marrom. No automóvel à direita, há três mulheres de cabelos castanhos; elas olham para fora do carro e sorriem. Uma delas está com a mão aberta apontada para a janela, dando tchau. Na parte superior, título do filme NÃO SE PREOCUPE, NADA VAI DAR CERTO! Abaixo e acima do título, informações sobre o elenco e a direção do filme.
Capa de DVD. Na parte superior, à esquerda, foto de uma mulher vista da cintura para cima. Ela tem cabelos castanhos curtos, com blusa e casaco por cima na cor cinza, olhando para frente, sorrindo. Ao fundo, vista geral de cidade com prédios modernos. Na parte inferior direita, foto de um homem visto da cintura para cima, de cabelos escuros penteados para o lado, vestindo terno e gravata pretos e camisa de gola branca. Ele olha para frente, segurando uma folha de papel na mão direita. Em segundo plano, ao lado do homem, vista de uma cidade com uma torre antiga na vertical e o céu azul. Na parte superior direita, texto: ANNE BANCROFT, ANTHONY HOPKINS. NUNCA TE VI SEMPRE TE AMEI.
  1. Copie os títulos no caderno, inserindo, entre as orações, uma conjunção que expresse o sentido adequado ao contexto.
  2. Explique por que escolheu cada conjunção no item anterior.

4. Neste capítulo, você viu que os pares de conjunções orareticências ora, querreticências quer e sejareticências seja são do tipo alternativo. Vamos conhecê-los melhor? Observe estas ocorrências destacadas nos textos.

Texto 1

A megera domada

reticências

— Querida Catarina, deixemos de palavras ociosas, pois teu pai consentiu em que sejas minha esposa. Teu dote já está estipulado e, quer queiras quer não, casarei contigo. reticências

Lémb, chárlis; Lémb, Méri. A megera domada. In: COSTA, Flávio Moreira da (). Os cem melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. página 120. (Fragmento).

Orientações e sugestões didáticas

2b. Conclusão e oposição.

2c. Resposta pessoal. Sugestões: Muitos ladrões haviam passado pelas casas, por isso as pessoas tinham medo de me dar dinheiro. / A cabeça direita podia sempre alimentar-se à vontade, mas a esquerda ficava sempre com fome. professor ou professora, outras conjunções podem ser usadas, desde que se preserve o sentido original.

3a. Resposta pessoal. Sugestões: Apertem os cintos, pois o piloto sumiu. / Não se preocupe, que (ou pois) nada vai dar certo. / Nunca te vi, mas sempre te amei.

professor ou professora, os ou as estudantes podem escolher outras conjunções, desde que preservem o sentido, respectivamente, de explicação e oposição.

3b. Nos dois primeiros títulos, a segunda oração fornece uma explicação para o fato expresso na primeira: o piloto sumiu, por isso os passageiros devem apertar os cintos; nada vai dar certo, por isso não é necessário se preocupar. No terceiro título, fica clara a ideia de oposição: pessoas que nunca se viram em geral não se amam, por isso existe um contraste entre as duas afirmações – nunca te vi, mas sempre te amei.

4. professor ou professora, antes de iniciar a atividade, certifique-se de que os ou as estudantes compreenderam os textos.

Texto 2

— Era por uma dessas noites enluaradas de verão, em que a natureza parece chovida de cinzas brancas.

Dorme a tabaglossário , e dorme a floresta circundante, sem sussurros de brisas, nem regorjeio de aves.

Só o urutauglossário pia longe, e uma ou outra suindaraglossário perpassa, descrevendo voos de veludo ao som dum clu, clu, clureticências que ora se aproxima, ora se perde distante.

LOBATO, Monteiro. Marabá. In: LOBATO, Monteiro. O comprador de fazendas e outros contos. São Paulo: éfe tê dê, 2019. página 213.

Texto 3

Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula.

Em compensação, num racha de menino ninguém é mais sapeca: ela corre para cá, corre para lá, quica no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho.

NOGUEIRA, Armando. Peladas. In: NOGUEIRA, Armando. Bola na rede. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973. página 172.

Versão adaptada acessível

Atividade 4, item a.

Em “ora se aproxima, ora se perde distante” e “seja nova, seja velha”, qual dos pares de conjunção indica uma alternância temporal e, portanto, poderia ser substituído por "às vezes"?

  1. Qual dos pares de conjunções destacados nos textos indica uma alternância temporal e, portanto, poderia ser substituído por às vezes?
    1. No caderno, copie os trechos em que os pares de conjunções aparecem, substituindo-os por uma única conjunção: ou. Se necessário, faça adaptações no texto.
    2. Em quais das construções cada alternativa do enunciado recebe maior ênfase: nas originais ou nas que você escreveu no caderno?
    3. Levando em conta o que você acabou de observar, explique o efeito que os pares de conjunções ora/ora, quer/quer e seja/seja (ou similares) provocam no enunciado.
Orientações e sugestões didáticas

4a. Apenas o segundo: orareticências ora.

4b. Texto 1: Teu dote já está estipulado e, queiras tu ou não, casarei contigo. Texto 2: Só o urutau pia longe, e uma ou outra suindara perpassa, descrevendo voos de veludo ao som dum clu, clu, clureticências que se aproxima ou se perde distante. Texto 3: Já reparei uma coisa: bola de futebol, nova ou velha, é um ser muito compreensivo que dança conforme a música. professor ou professora, aceite outras adaptações, desde que usem apenas a conjunção ou e apresentem um resultado coerente.

4c. Espera-se que os ou as estudantes percebam que nas construções originais cada uma das alternativas recebe maior ênfase.

4d. Eles conferem maior ênfase às alternativas propostas. professor ou professora, chame a atenção dôs ou dás estudantes para o fato de que, no texto 3, o par de conjunções sejareticências seja foi usado para unir termos, e não orações.

Glossário

trailer
: (inglês) veículo sem tração própria que é rebocado por outro, podendo ser usado para moradia, comércio, excursões.
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Conveio
: admitiu, concordou.
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Te regalarás
: te deleitarás; sentirás grande prazer.
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A seu talante
: conforme seu desejo; à vontade.
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Taba
: aldeia indígena.
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Urutau
: ave de hábitos noturnos, conhecida por seu canto de tom melancólico.
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Suindara
: espécie de coruja.
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