CapÍtulo 9  As classes de palavras na construção da coesão textual

O que você poderá aprender

Você já conheceu diversas classes de palavras: substantivos, conjunções, pronomes, dentre outras. Elas são fundamentais para estabelecer uma relação importante no texto: a coesão.

  1. O que é coesão textual? Qual sua importância para a construção do texto?
  2. Como pronomes, substantivos e outras classes de palavras podem ser utilizados para gerar essa coesão?

Coesão textual e classes de palavras

O que você sabe sobre o físico Albert ainstain e sobre o cineasta e ator Chárli Chaplin? Troque ideias com o professor e com os seus colegas e, em seguida, leia o fragmento inicial de um livro sobre o trabalho de ainstain.

Bem-vindo à mente de ainstain

É uma daquelas histórias que passam de livro em livro, de biografia em biografia, e, embora ninguém saiba ao certo quanto há de verdade nela, é tão boa que ao menos merecia ser verdadeira. Então vamos lá novamente. Em 1931, Chárli Chaplin convida Albert ainstain para a estreia de seu mais recente filme, Luzes da cidade. Em Hollywood, conforme as duas estrelas – uma da arte e outra da ciência – caminham juntas, são reconhecidas por uma multidão, que passa a aplaudi-las fervorosamente. “Eles nos aplaudem”, disse Chaplin a seu convidado de honra, “eu porque todo mundo me entende e você porque ninguém o entende”. reticências

NOGUEIRA, Salvador. ainstain: para entender de uma vez. São Paulo: Abril, 2017.

Fotografia em preto e branco. Ao centro, um homem de cabelos grisalhos, camisa de gola clara, gravata borboleta e smoking escuro e olha para frente sorrindo. À esquerda, uma mulher, de cabelos claros, nariz e boca fina, de cabelos castanhos curtos, de blusa escura e por cima, casaco com pelos claros na gola. Ela olha para a esquerda. À direita, homem de cabelos grisalhos, de bigode escuro, com camisa de gola clara e smoking; ele, olha para frente, à esquerda. Ao fundo, outras pessoas vistas parcialmente e desfocadas.
O físico Albert ainstain e sua esposa Elsa com o cineasta e ator Chárli Chaplin (centro) na estreia do filme Luzes da cidade em Los Angeles, Califórnia, em 30 de janeiro de 1931.
Orientações e sugestões didáticas

CAPÍTULO 9

Competências gerais da Educação Básica: 1 e 2.

Competência específica de Linguagens: 1.

Competência específica de Língua Portuguesa: 2.

HABILIDADES Bê êne cê cê

Abertura do capítulo

O objetivo deste capítulo é mostrar o papel de algumas classes de palavras para a construção da coesão textual, tanto a coesão referencial (retomada de elementos) como a coesão sequencial (estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto).

Sugerimos que faça uma breve discussão sobre as questões propostas no boxe O que você poderá aprender, ajudando os ou as estudantes a recordarem o que sabem sobre as classes gramaticais citadas. Dedique especial atenção às conjunções, retomando o que aprenderam no capítulo 1 sobre o emprego das palavras dessa classe como operadores argumentativos.

Converse com a turma

Para que os ou as estudantes compreendam o fragmento, é necessário que consigam avaliar a dimensão que Albert ainstain e Chárli Chaplin tiveram na cultura ocidental do século vinte. estimule-os ou estimule-as a dizerem o que sabem e complete as lacunas de informação que eventualmente apresentem. O alemão Albert ainstain (1879-1955) é considerado o físico mais influente do século vinte. Desenvolveu as teorias geral e especial da relatividade e recebeu o prêmio Nobel de Física em 1921 pela sua explicação do efeito fotoelétrico. O britânico Chárli Chaplin (1889-1977), por sua vez, destacou-se em diversos campos da arte cinematográfica, incluindo a atuação, a produção, a direção e a roteirização. É reconhecido como um dos maiores artistas cômicos do mundo e como uma das mais importantes figuras na história do cinema. Em 1972, Chaplin recebeu um Óscar especial pelo conjunto de sua obra.

Converse com a turma

  1. Releia a frase que Chárli Chaplin teria dito a Albert ainstain. Explique o sentido dessa frase, considerando a profissão dos dois.
  2. Leia o título do livro do qual foi extraído esse fragmento. Explique por que essa história específica foi escolhida para ser colocada logo no início da obra.

1. Releia estas duas frases do texto.

“Em 1931, Chárli Chaplin convida Albert ainstain para a estreia de seu mais recente filme, Luzes da Cidade. Em Hollywood, conforme as duas estrelas – uma da arte e outra da ciência – caminham juntas, são reconhecidas por uma multidão, que passa a aplaudi-las fervorosamente.”

  1. Em “aplaudi-las fervorosamente”, qual é o antecedente da fórma pronominal las, isto é, que expressão citada antes no texto o pronome retoma?
  2. Em sua opinião, por que o autor usou las, em vez de escrever a expressão citada?
  3. Em “a estreia de seu mais recente filme”, qual é o antecedente do pronome possessivo seu? A que pessoa citada ele se refere?
  1. Concentre-se agora na expressão as duas estrelas, usada na segunda frase.
    1. Que pessoas citadas antes no texto essa expressão retoma?
    2. O numeral duas é importante nessa expressão ou poderia ser omitido? Explique sua resposta.
    3. A expressão as duas estrelas tem em seu núcleo o substantivo estrelas. Na última frase do parágrafo lido, identifique uma expressão que também tem como núcleo um substantivo e também serve para retomar uma pessoa citada no texto. Copie a expressão no caderno e indique a quem ela se refere.
  2. Releia esta outra frase do parágrafo:

“É uma daquelas histórias que passam de livro em livro, de biografia em biografia, e, embora ninguém saiba ao certo quanto há de verdade nela, é tão boa que ao menos merecia ser verdadeira.”

A conjunção embora articula duas ideias nessa frase:

Ideia 1 – não se sabe se a história envolvendo Chaplin e ainstain é verdadeira;

Orientações e sugestões didáticas
  1. Chárli Chaplin era um comunicador; com seus filmes, atingia e emocionava todas as camadas do público. Era, portanto, compreendido por todos. Já Albert ainstain propunha ideias acessíveis apenas a pessoas bem escolarizadas, com conhecimento de Física e Matemática. Ainda assim, ainstain era admirado por sua genialidade e, a julgar pela frase de Chaplin, talvez até a complexidade de suas teorias gerasse fascínio nas pessoas comuns.
  2. O título indica que a obra pretende explicar as teorias de Albert ainstain para o público em geral. Portanto, o autor escolheu uma história que focaliza justamente a aura de incompreensibilidade que cêrca essas teorias, com a intenção de desconstruí-la. Ele quer dizer que, apesar de as pessoas em geral acharem que é muito difícil compreender as ideias de ainstain, elas podem, sim, ser compreendidas, desde que explicadas de fórma didática.

Coesão textual e classes de palavras

HABILIDADES FAVORECIDAS

1a. As duas estrelas.

1b. Espera-se que os ou as estudantes concluam que o autor fez isso para evitar a repetição de palavras. professor ou professora, para que a turma comprove essa resposta na prática, peça que leiam o trecho em voz alta, substituindo a fórma pronominal las por as duas estrelas: “conforme as duas estrelas – uma da arte e outra da ciência – caminham juntas, são reconhecidas por uma multidão, que passa a aplaudir as duas estrelas fervorosamente”. Eles perceberão como o texto ficaria repetitivo e deselegante.

1c. A Chárli Chaplin. professor ou professora, comente com a turma que uma eventual ambiguidade desse pronome é resolvida pelo contexto. Ainda que o pronome possessivo seu possa se referir, em tese, tanto a Chaplin quanto a ainstain, sabemos que apenas Chaplin era cineasta. Além disso, se Chaplin convidou o físico para a estreia, imagina-se que era para a estreia de seu próprio filme.

2a. Chárli Chaplin e Albert ainstain.

2b. Espera-se que os ou as estudantes concluam que o numeral é importante porque deixa a remissão mais específica. Ele até poderia ser omitido, mas o trecho perderia clareza.

2c. A expressão é seu convidado de honra e se refere a Albert ainstain. professor ou professora, ajude os ou as estudantes a recordarem que, conforme visto no volume do 6º ano, as palavras que aparecem antes e/ou depois do substantivo em sintagmas nominais como esses são determinantes do substantivo, isto é, palavras que caracterizam e especificam o substantivo. Elas incluem artigos (as), numerais (duas), pronomes (seu), adjetivos e locuções adjetivas (de honra).

  • Ideia 2 – a história é tão boa que merecia ser verdadeira. Copie no caderno a opção que melhor descreve o papel da conjunção embora na articulação dessas ideias:
    • Ela introduz a ideia 1, que se opõe à ideia 2, mas não chega a impedi-la totalmente. Ou seja, a história continua valendo a pena mesmo que não seja verdadeira.
    • Ela introduz a ideia 1, que se opõe à ideia 2 e a invalida totalmente. Ou seja, a história não vale a pena porque não se sabe se ela é verdadeira.

4. Levando em conta todas as análises que fez, copie no caderno a definição do boxe e complete-a com as palavras do quadro a seguir.

Coesão textual e classes de palavras

Um texto é bem mais que um conjunto de frases em sequência. Para que seja percebido como um todo unido, coeso, isto é, para que apresente coesão textual, ele deve conter palavras ou expressões que criem laços entre as partes que o compõem. Essas palavras ou expressões podem retomar elementos citados antes ou estabelecer relações de sentido entre eles.

Diferentes classes de palavras colaboram para a coesão textual. Em geral, a retomada de ideias anteriores é feita por espaço para respostavírgulaespaço para resposta e numerais, enquanto as relações de sentido entre as partes do texto são estabelecidas por espaço para resposta.

conjunções pronomes substantivos

Pronome: antecipação ou retomada no texto

Leia a notícia.

O texto a seguir foi publicado no site de uma revista de divulgação científica, em uma seção destinada a resolver dúvidas dos leitores. Em seguida, responda às perguntas no caderno.

Reprodução de página de internet.

Por que nós temos pesadelos?

Essa é uma questão que ainda faz a ciência perder o sono – não há um consenso entre os pesquisadores.

Mas uma explicação recente, e intrigante, é esta: pesadelos são um treino do seu cérebro para enfrentar situações de estresse ou pavor na vida real. Um estudo suíço, de 2019, mostrou que experimentar medo em sonhos está associado a respostas mais adaptadas a sinais ameaçadores durante a vigília (o período em que você está acordado). Os pesquisadores fizeram testes em 89 voluntários e chegaram a uma conclusão surpreendente: aqueles que relataram mais medo em pesadelos costumavam acordar mais “valentes”.

Pois é. Em exames com ressonância magnética, esses participantes apresentaram respostas emocionais mais brandas na ínsula, amígdala e córtex cingulado médio (áreas do cérebro associadas às emoções) quando expostos a imagens amedrontadoras.

CARVALHO, Alexandre. Superinteressante, 18 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/gFmiF7. Acesso em: 13 abril 2022.

Orientações e sugestões didáticas
  1. Ela introduz a ideia 1, que se opõe à ideia 2, mas não chega a impedi-la totalmente. Ou seja, a história continua valendo a pena mesmo que não seja verdadeira.
  2. Diferentes classes de palavras colaboram para a coesão textual. Em geral, a retomada de ideias anteriores é feita por pronomes, substantivos e numerais, enquanto as relações de sentido entre as partes do texto são estabelecidas por conjunções.

Pronome: antecipação ou retomada no texto

HABILIDADES FAVORECIDAS

Converse com a turma

  1. De acordo com as informações do texto, qual é a relação entre sentir medo em pesadelos e lidar com situações de estresse no mundo real?
  2. No início do texto, o autor afirma que a questão proposta pelo leitor “ainda faz a ciência perder o sono”.
    1. Nesse contexto, qual é o sentido da expressão perder o sono? É um sentido figurado ou literal?
    2. Podemos dizer que, nesse trecho, foi usada uma figura de linguagem chamada personificação. Explique por quê.

1. Observe os três pronomes demonstrativos destacados no texto. A que cada um deles se refere?

Versão adaptada acessível

Atividade 1.

Observe os pronomes demonstrativos “essa”, “esta” e “esses” no texto. A que cada um deles se refere?

2. Em qual ou quais dos casos o pronome demonstrativo antecipa uma informação que ainda será dada? E em qual ou quais dos casos ele retoma uma informação já dada?

Pronomes e a coesão textual

No texto “Bem-vindo à mente de ainstain”, no início deste capítulo, você observou que as fórmas pronominais las e seu retomavam elementos mencionados antes. De fato, a classe gramatical dos pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos etcétera) é muito utilizada para fazer ligação entre as partes do texto, contribuindo assim para a coesão textual.

Quando um pronome retoma um elemento que já havia sido citado, ocorre uma anáfora.

Esquema.
Frase:
Os voluntários que tiveram pesadelos sentiram menos medo depois.
Esses se refere a Os voluntários que tiveram pesadelos.

Quando o pronome faz uma antecipação, remetendo para algo que está adiante no texto, ocorre uma catáfora.

Esquema.
Frase:
Uma explicação é esta: pesadelos são um treino do cérebro para enfrentar situações de estresse.
Esta se refere a pesadelos são um treino do cérebro para enfrentar situações de estresse.

A anáfora e a catáfora acontecem com os diversos tipos de pronome e com palavras de outras classes gramaticais, como substantivos, advérbios e numerais, sempre que é feita a retomada ou antecipação de termos ou ideias.

3. Releia este período do texto.

“Os voluntários que tiveram pesadelos sentiram menos medo depois.”

Orientações e sugestões didáticas

Converse com a turma

1. Segundo o estudo citado, as pessoas que mais sentem medo durante os pesadelos lidam melhor com a situação de estresse no mundo real. É como se o pesadelo fosse um treino do cérebro para enfrentar o medo no período de vigília.

2a. Nesse contexto, “perder o sono” significa preocupar-se com algo. É um sentido figurado.

2b. Porque sendo a ciência um conceito abstrato, e não um ser vivo, ela não tem “sono a perder”. Portanto, como são atribuídas à ciência características de um ser humano, ocorre personificação. professor ou professora, comente com a turma que, nesse caso, ocorre também uma metonímia, pois o abstrato (a ciência) é tomado pelo concreto (os cientistas).

Atividades

  1. Em “Essa é uma questão , o pronome se refere à pergunta do título (“Por que temos pesadelos?”). Em “Mas uma explicação recente, e intrigante, é esta:”, o pronome se refere à explicação que será dada em seguida. E, por fim, em “esses participantes apresentaram”, o pronome se refere às pessoas que participaram dos testes no estudo de 2019. professor ou professora, é possível que, neste primeiro momento, os ou as estudantes respondam que, no segundo trecho, o pronome esta retoma a expressão “uma explicação recente”. Chame a atenção deles ou delas para o sinal de dois-pontos, que aparece após o pronome e indica que ele está introduzindo a explicação.
  2. No primeiro e no último caso, o pronome retoma informações já dadas; no segundo caso, ele antecipa uma informação que ainda será dada.
  1. A palavra que nesse caso é um pronome e tem função anafórica, pois retoma algo dito anteriormente. O que o pronome retoma? Ou seja, quem teve os pesadelos?
  2. Você sabe que, em um período, cada verbo ou locução verbal corresponde a uma oração. Esse período é formado, portanto, por duas orações. Observe:
Esquema.
Frase: Os voluntários que tiveram pesadelos sentiram menos medo depois. 
1ª oração: Os voluntários tiveram pesadelos.
2ª oração: Os voluntários sentiram menos medo depois.

Com base nessa observação, copie no caderno a opção que melhor explica o papel do pronome que.

  • O pronome que retoma um antecedente.
  • O pronome que articula as orações do período.
  • O pronome que retoma um antecedente e, ao mesmo tempo, articula as orações do período.
Versão adaptada acessível

Atividade 3, item b.

Com base nessa observação, identifique a opção que melhor explica o papel do pronome que.

• O pronome que retoma um antecedente.

• O pronome que articula as orações do período.

• O pronome que retoma um antecedente e, ao mesmo tempo, articula as orações do período.

Pronome relativo

O pronome relativo é um tipo de pronome que, além de retomar um antecedente, é capaz de articular orações. Algumas palavras que podem ter essa função são: que, quem, o qual, onde, cujo etcétera Por exemplo:

Esquema.
Frase: Ganhei a bolsa que eu queria. Conheci a garota de quem você falou.
Que refere-se à bolsa.
Quem refere-se à garota.

Frase: Aguardamos o chefe, sem o qual a reunião não começaria.
O qual refere-se a chefe.

Frase: O campo de futebol onde eu jogo fica perto de casa.
Onde refere-se a: campo de futebol.

Frase: Esta é a doença de cujos males te falei.
Cujos refere-se a: doença.

Classificação da palavra que

A palavra que nem sempre é um pronome relativo. Por exemplo, em “Um estudo suíço mostrou que experimentar medo em sonhos está associado a respostas mais adaptadas do cérebro”, que é uma conjunção que introduz uma oração subordinada. A palavra que só é um pronome relativo quando há um antecedente, ou seja, quando ela está retomando um termo ou ideia anterior do texto.

Vinheta de boxe com imagem de seta curva.

Anexo

Observe este exemplo de uso de pronome relativo: “A garota de quem você falou”. Você sabe por que a preposição de aparece antes do pronome relativo quem? Isso ocorre porque, com esse sentido, o verbo falar é usado com a preposição de – falar de alguém. E, segundo as regras da gramática normativa, devemos manter, antes do pronome relativo, a preposição exigida pelo verbo. Saiba mais sobre a relação entre alguns verbos e a preposição que eles exigem no tópico “Regência verbal”, no Anexo deste livro.

Orientações e sugestões didáticas

3a. Os voluntários.

3b. O pronome que retoma um antecedente e, ao mesmo tempo, articula as orações do período.

Pesquisando o uso de pronomes como recurso coesivo na língua oral

Pesquisa em foco

Nesta atividade, você conduzirá uma pesquisa linguística, ou seja, uma pesquisa sobre o uso da língua, seguindo procedimentos semelhantes ao que os linguistas (os pesquisadores das línguas) usam:

  • primeiro, coletar dados – no seu caso, serão gravações de relatos feitos por familiares;
  • depois, analisar esses dados com base em uma pergunta de pesquisa previamente definida – no seu caso, a pergunta será: qual categoria de pronome pessoal é usada com mais frequência na língua oral?;
  • em seguida, registrar os resultados da análise em um relatório;
  • e, finalmente, refletir sobre os resultados, articulando-os com situações-problema de seu cotidiano.

Os pronomes pessoais (aqueles que se referem diretamente às pessoas do discurso) são bastante utilizados para promover a coesão nos textos. Veja dois exemplos a seguir:

Os pesquisadores querem descobrir por que temos pesadelos. Eles já têm uma explicação provável, mas ainda não a confirmaram totalmente.

Como você provavelmente percebeu, o pronome eles retoma pesquisadores, enquanto o pronome a retoma explicação. Eles é um pronome pessoal do caso reto, enquanto a é um pronome pessoal do caso oblíquo. Vamos recordar essas duas categorias de pronomes pessoais.

Pronomes pessoais

1ª pessoa do discurso (singular e plural)

2ª pessoa do discurso (singular e plural)

3ª pessoa do discurso (singular e plural)

Caso reto

eu, nós

tu (você), vós (vocês)

ele, ela, eles, elas

Caso oblíquo (átonos)

me, nos

te, vos

o, a, os, as, lhe, lhes



Será que, quando usamos a língua na modalidade oral, ou seja, quando conversamos ou contamos uma história oralmente, usamos essas duas categorias de pronome pessoal com a mesma frequência? Vamos investigar! Siga estes passos.

  1. Junte-se a dois colegas. Cada um de vocês vai pedir a uma pessoa da família que conte uma história engraçada da infância dela. Gravem os relatos com o celular. O ideal é que cada gravação tenha mais ou menos um minuto – se a pessoa falar menos do que isso, peça-lhe que conte mais detalhes da história.
  2. Juntos, ouçam cada gravação com atenção e anotem os pronomes pessoais que a pessoa usou para encadear suas ideias no relato. Separem os pronomes em duas colunas: do caso reto e do caso oblíquo.
  3. Preparem um relatório com o que observaram:
    1. quantas ocorrências de pronome pessoal houve no total (nas três gravações);
    2. quantas foram do caso reto e quantas foram do caso oblíquo;
    3. a que conclusão vocês chegaram: qual das duas categorias parece ser a mais comum na fala?
  1. Compartilhem seus relatórios com os outros grupos. Todos chegaram à mesma conclusão no item c?
  2. Segundo as regras da gramática normativa, apenas os pronomes pessoais do caso oblíquo podem ser usados como complemento (objeto) dos verbos. Veja:

De acordo com a gramática normativa: pronome oblíquo como complemento do verbo.

Dei banho na cachorrinha e agora vou levá-la para passear.

Em desacordo com a gramática normativa: pronome reto como complemento do verbo.

Dei banho na cachorrinha e agora vou levar ela para passear.


Levando em conta o que você observou na pesquisa, discuta com toda a turma:

Por que é tão frequente que, mesmo na escrita formal, alguns estudantes empreguem o pronome do caso reto como complemento dos verbos e, assim, deixem de obedecer a essa regra da gramática normativa? Em que situações comunicativas devemos estar atentos a isso?

Substantivo: recurso para substituição lexical

Leia o fragmento inicial de uma notícia.

Reprodução de página de internet.

BRASIL | 10 DE MARÇO DE 2022

Artes rupestresglossário da Amazônia mostram animais gigantes da era do gelo

Um bicho-preguiça do tamanho de um carro é um dos animais representados

Fotografia. Sobre uma pedra cinza, diversas pinturas rupestres em tons de marrom e laranja com formatos de animais quadrúpedes de tamanho médio. Entre eles, formas arredondadas pequenas e médias e, também, linhas irregulares na horizontal. Na parte inferior, tons de marrom espalhadas.
O painel estudado pelos pesquisadores.
Orientações e sugestões didáticas

Substantivo: recurso para substituição lexical

professor ou professora, ajude os ou as estudantes a recordarem o conceito de léxico – conjunto de palavras da língua. Focalizaremos aqui uma das fórmas mais simples de substituição lexical que contribuem para a coesão referencial, aquela em que determinada palavra ou expressão do texto é substituída por um sinônimo ou por um hiperônimo (palavra de sentido mais genérico que outra).

Um estudo publicado em 7 de março na revista científica britânica Royal Society revelou que pinturas rupestres encontradas na Amazônia mostram alguns dos animais que moraram na região durante a era do gelo, que ocorreu há aproximadamente 1,7 milhão de anos reticências. Nas artes, é possível identificar espécies gigantes que já foram extintas, como bichos-preguiça do tamanho de um carro e cavalos diferentes dos que conhecemos hoje.

As pinturas ficam na parte da Amazônia que pertence à Colômbia e já eram conhecidas pelos indígenas que habitam o local há muitas décadas. Porém as gravuras foram descobertas por pesquisadores de pinturas rupestres apenas nos últimos anos, já que por muito tempo os especialistas não podiam acessar a área em razão de conflitos armados que atingiram o país, principalmente do fim da década de 1950 até 2016.

reticências

Jornal Joca. Disponível em: https://oeds.link/bHfNby. Acesso em: 13 abril 2022.

  1. No caderno, indique quais palavras ou expressões citadas anteriormente no texto são retomadas por estes substantivos:
    1. região
    2. artes
    3. local
    4. especialistas
    5. país
  2. Observe agora estes pares de palavras do texto.

pesquisadores/especialistas  Colômbia/país  pinturas rupestres/artes  área/local

Vamos lembrar

As palavras que apresentam um sentido semelhante ou aproximado em determinado contexto são chamadas de sinônimos.

  1. Em quais pares a segunda palavra, isto é, aquela que foi usada para retomar a anterior, tem um sentido mais amplo ou genérico do que a primeira?
  2. Em quais pares as palavras ou expressões são sinônimos?

Substantivos e a coesão textual

A substituição de um substantivo por outro que seja seu sinônimo em determinado contexto é um recurso de coesão bastante comum nos textos. Veja:

As pinturas já eram conhecidas dos indígenas que habitam o local. Porém, só foram estudadas por pesquisadores nos últimos anos, já que por muito tempo não era possível acessar a área.

Também é possível trocar um substantivo por outro que tenha sentido mais amplo ou genérico do que ele. Por exemplo:

A Colômbia é um destino muito procurado pelos turistas. As atrações mais conhecidas do país são suas lindas praias e cidades históricas.

Orientações e sugestões didáticas

HABILIDADE FAVORECIDA

1a. Amazônia.

1b. pinturas rupestres.

1c. parte da Amazônia que pertence à Colômbia.

1d. pesquisadores.

1e. Colômbia.

2a. Nos pares Colômbia / país e pinturas rupestres / artes.

2b. Nos pares pesquisadores / especialistas e área / local.

3. As frases a seguir são a continuação do fragmento que você leu. Copie-as no caderno substituindo o símbolo estrela por substantivos adequados ao contexto, considerando os fatos noticiados. Mas atenção: você não pode utilizar nenhum substantivo empregado antes no fragmento! Se necessário, troque o gênero do artigo (de feminino para masculino, por exemplo) para manter a concordância.

Nos últimos anos, porém, com a redução da violência no país, estrela da Universidade de éczeter, na Inglaterra, começaram a fazer pesquisas na região e analisar as estrela de perto. De acordo com o estudo, as estrela teriam sido feitas pelos primeiros humanos a habitar a estrela, durante a era do gelo.

Jornal Joca. Disponível em: https://oeds.link/bHfNby. Acesso em: 13 abril 2022.

Numeral: estratégia para a organização textual

Leia a fábula.

O leão e as outras feras

Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:

— Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quartoreticências Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor!

Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros.

organização Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. página 32.

Converse com a turma

  1. O que o discurso do leão demonstra sobre sua personalidade? Que características ele aparenta ter? Explique.
  2. A divisão proposta pelo leão é justa? De que modo isso se relaciona à moral da fábula?
Orientações e sugestões didáticas

3. Sugestão de resposta: Nos últimos anos, porém, com a redução da violência no país, cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, começaram a fazer pesquisas na região e analisar os desenhos de perto. De acordo com o estudo, as ilustrações teriam sido feitas pelos primeiros humanos a habitar a zona, durante a era do gelo.

Converse com a turma

  1. O leão parece ser autoritário (porque, para abocanhar o primeiro e o segundo pedaços, apresenta justificativas centradas nele mesmo, sem chance de contestação), vaidoso e pretensioso (pois , na terceira justificativa, ele se autodeclara corajoso e maravilhoso) e confiante e forte (porque, ao falar do quarto pedaço, chama os demais para a luta, dando a entender que acredita na própria vitória).
  2. A divisão não é justa porque os quatro animais conquistaram a presa, mas o leão propôs que todos os pedaços ficassem para ele. Essa divisão injusta exemplifica o aconselhamento dado na moral da fábula: em um trabalho conjunto, devemos antes definir como será feita a divisão dos resultados obtidos.

1. Observe os numerais destacados nas frases.

“Este primeiro pedaço é meu... reticências.”

“O segundo também é meureticências reticências.”

“O terceiro vocês vão me dar de presentereticências reticências.”

“E o quartoreticências Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço reticências

  1. Qual a importância dos numerais nesse texto? Copie no caderno a resposta ou as respostas.
  • Eles servem para organizar as ideias, contribuindo para a compreensão do texto.
  • Eles retomam a expressão “quatro partes iguais”, mencionada no primeiro parágrafo, e mostram o que foi feito de cada parte.
  • Eles deixam o texto mais divertido e engraçado, gerando o humor da história.
    1. Por que as reticências foram usadas quando o leão falou do quarto pedaço?

Numerais e a coesão textual

Os numerais podem ser utilizados como elementos coesivos, organizando o texto e evidenciando uma ordem entre as ideias. Veja:

Joana teve dois filhos: o primeiro nasceu prematuro, o segundo veio no tempo certo.

O sucesso é resultado de várias atitudes. Uma: empenho; duas: organização; três: criatividade.

2. Compare as frases:

“Este primeiro pedaço é meu”

O segundo também é meu”

Ilustração. Vista frontal de uma mulher em pé. Ela tem cabelos ruivos curtos penteados para o lado e veste blusa regata em tons de azul e com listras na horizontal, calça azul-escura e sapatos pretos. Ela segura dois pedaços de bolo de sabores diferentes, um em cada mão. O da mão direita é marrom e vermelho; o da esquerda é marrom e bege.
  1. Que palavra foi usada após o numeral na primeira frase?
  2. Por que essa palavra não aparece na segunda frase?
Elipse e a coesão textual
Quando no texto é possível deduzir, pela sequência de ideias apresentadas, uma
palavra já mencionada, o enunciador pode deixar de repeti-la. Esse recurso, denominado
elipse, também contribui para a coesão e pode ser empregado com classes
gramaticais diversas: substantivo, pronome, verbo, adjetivo, advérbio. Veja:
Mário trabalhou a noite toda e depois dormiu. (omissão: Mário)
Por isso, sempre lembraremos dos dias felizes das férias. (omissão: nós)
Fui ao mercado comprar arroz e outros alimentos. (omissão: comprar)
Juliana é muito bonita e Catarina também. (omissão: é muito bonita)
Orientações e sugestões didáticas

Numeral: estratégia para a organização textual

HABILIDADES FAVORECIDAS

1a. Eles servem para organizar as ideias, contribuindo para a compreensão do texto. / Eles retomam a expressão “quatro partes iguais”, mencionada no primeiro parágrafo, e mostram o que foi feito de cada parte.

1b. As reticências indicam uma interrupção na frase. Em vez de dar uma justificativa para ficar com aquele pedaço, como fez com os três primeiros, o leão muda a estratégia e desafia os companheiros a tomá-lo à fôrça.

2a. Pedaço.

2b. Para evitar repetição. / Porque é possível deduzir, no contexto da fábula, qual é a palavra omitida.

professor ou professora, para ampliar a discussão, retome com os ou as estudantes o conceito de sujeito (e seus modificadores) e de verbo (e seus complementos), evidenciando em que contextos esses termos podem ser omitidos na oração e com que finalidade.

Conjunção: relações de sentido entre as ideias

Releia algumas frases da fábula e observe as palavras destacadas.

Versão adaptada acessível

Releia algumas frases da fábula e preste atenção nas palavras “e”, “porém” e “porque”.

reticências o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro parte iguais.

Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:

— Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. reticências

  1. Nos capítulos anteriores, você estudou essas palavras. Com base no que aprendeu, indique:
    1. Qual delas é uma conjunção coordenativa adversativa, isto é, uma conjunção que indica ideia de contraste, oposição, entre as orações que articula?
    2. Qual delas é uma conjunção coordenativa explicativa, isto é, uma conjunção que introduz uma explicação para uma afirmação feita em outra oração?
    3. Qual delas é uma conjunção coordenativa aditiva, isto é, uma conjunção que introduz uma informação que se soma à ideia de outra oração?
  2. Preste atenção agora nestas outras frases da fábula.

“Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:”

“Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que estou pronto.”

Vamos lembrar

As conjunções coordenativas relacionam orações que fazem parte de um período composto por coordenação, ou seja, em que as orações mantêm independência de sentido. Já as conjunções subordinativas articulam as orações em um período composto por subordinação, no qual uma oração depende da outra para fazer sentido.

  1. As palavras destacadas são conjunções subordinativas, isto é, introduzem orações subordinadas. Que relação de sentido cada uma delas estabelece com a outra oração do período? Escolha entre as opções a seguir.
    • Essa conjunção introduz uma oração que apresenta uma condição para que o fato da outra oração ocorra.
    • Essa conjunção introduz uma oração que indica a finalidade da ação expressa na outra oração.
    • Essa conjunção introduz uma oração que indica o tempo, o momento em que o fato da outra oração ocorre.

b. Reescreva as duas frases, substituindo as conjunções destacadas por outras que mantenham sentido semelhante ao original. Escolha entre as opções do quadro e, caso necessário, adapte a redação.

assim que embora logo que para que caso

Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a, b.

a) As palavras “quando” e “se” são conjunções subordinativas, isto é, introduzem orações subordinadas. Que relação de sentido cada uma delas estabelece com a outra oração do período? Escolha entre as opções a seguir.

• Essa conjunção introduz uma oração que apresenta uma condição para que o fato da outra oração ocorra.

• Essa conjunção introduz uma oração que indica a finalidade da ação expressa na outra oração.

• Essa conjunção introduz uma oração que indica o tempo, o momento em que o fato da outra oração ocorre.

b) Reescreva as duas frases, substituindo as conjunções “quando” e “se” por outras que mantenham sentido semelhante ao original. Escolha entre as opções a seguir e, caso necessário, adapte a redação.

assim que    

embora    

logo que    

para que    

caso

Orientações e sugestões didáticas

Conjunção: relações de sentido entre as ideias

HABILIDADES FAVORECIDAS

1a. Porém. professor ou professora, no texto analisado, a conjunção porém introduz uma oração (“o leão falou”) que contrasta com uma ideia expressa em uma oração presente no período anterior (“dividiu o veado em quatro partes iguais”). Esse fenômeno sintático (denominado coordenação interfrástica), pelo qual as conjunções coordenativas articulam ideias presentes em diferentes frases, às vezes até diferentes parágrafos, reafirma a autonomia das orações envolvidas no processo de coordenação.

1b. Porque.

1c. E.

2a. Quando: Essa conjunção introduz uma oração que indica o tempo, o momento em que o fato da outra oração ocorre. Se: Essa conjunção introduz uma oração que apresenta uma condição para que o fato da outra oração ocorra.

2b. Respostas possíveis: “Porém, assim que / logo que os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:”; “Bom, caso alguém aí queira disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que estou pronto”.

Conjunções e a coesão textual

Certas palavras são usadas para articular outras palavras e orações do texto, estabelecendo uma relação de sentido entre as ideias. Uma classe de palavras muito importante para essa finalidade é a conjunção. Ela pode expressar diversos tipos de relação: adição, oposição, explicação, condição etcétera

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Você aprendeu que as classes gramaticais podem ser utilizadas de várias fórmas, estabelecendo ligações de sentido entre as frases. Agora retome as questões do início do capítulo.

  1. O que é coesão textual? Qual sua importância para a construção do texto?
  2. Como pronomes, substantivos e outras classes de palavras podem ser utilizados para gerar essa coesão?

Atividades

1. Leia a tirinha.

Jim

Tirinha. Composta por três quadros organizados na horizontal. Apresenta como personagens: Jon, homem de cabelos castanhos encaracolado e vestindo camisa rosa de gola. Garfield, gato de pelos laranjas e manchas pequenas em preto. Em todas as cenas, eles estão diante de uma bancada azul.
Quadro 1 – À esquerda, Jon é visto da cintura para cima, com a mão esquerda sobre o busto. De olhos fechados, ele fala: A MINHA É NÃO SER TÃO DESASTRADO. À direita, Garfield olhando para Jon, com uma pata sobre a bancada e as pálpebras levemente abaixadas.
Quadro 2 – Jon caminha da direita para a esquerda, com um sorriso no rosto. Garfield continua com a pata sobre a bancada e as pálpebras levemente abaixadas.
Quadro 3 – Uma linha preta no canto superior esquerdo e texto sobre ela: THUD. À direita, Garfield olhando para a frente, ele pensa: RESOLUÇÕES DE ANO-NOVO SÃO DIFÍCEIS DE MANTER.

dêivis, Jim. gárfild.

  1. Na fala de Jon, certa expressão sofreu elipse, mas pode ser deduzida quando se lê a tirinha toda. Reescreva a fala de Jon inserindo a expressão omitida.
  2. Você diria que, nesse caso, a elipse promove a coesão entre as partes do texto por meio de anáfora (retomada de elementos anteriores) ou de catáfora (antecipação de elementos)? Por quê?
  3. Qual é a relação entre a onomatopeia empregada no terceiro quadrinho e o pensamento de gárfild?

Vamos lembrar

Onomatopeia é a reprodução aproximada de um som com os recursos de que a língua dispõe. Por exemplo: bum (explosão), nheeec (rangido), pocotó, pocotó (trote do cavalo).

d. Se não tivesse sido empregada a elipse no primeiro quadrinho, ou seja, se a fala de Jon tivesse sido como você escreveu no item a, a produção do humor na tira seria prejudicada? Explique sua resposta.

Orientações e sugestões didáticas

O que levo de aprendizagens deste capítulo

professor ou professora, ajude os ou as estudantes a concluírem que a coesão é a propriedade que um texto tem de manter a unidade temática, isto é, falar dos mesmos referentes, dos mesmos assuntos, e, ao mesmo tempo, progredir, acrescentando novas informações a cada frase e a cada parágrafo. É possível manter a coesão simplesmente repetindo as palavras, mas, para deixar o texto mais elegante e sucinto, podemos lançar mão de recursos coesivos diversos: por exemplo, a retomada (anáfora) ou a antecipação (catáfora) de ideias e termos por meio de pronomes; a substituição de substantivos por sinônimos ou hiperônimos; o emprego de numerais para organizar as ideias em sequência; a omissão (por elipse) de alguns termos quando possível; e o uso de conjunções para articular as partes do texto e estabelecer relações de sentido entre elas.

Para ajudar a turma na sistematização do conteúdo visto neste capítulo, você pode propor que organizem um quadro com exemplos do uso de pronomes, substantivos, numerais e conjunções que promovam a coesão textual. Oriente os ou as estudantes a procurarem exemplos em tirinhas, manchetes de jornal ou em outros textos curtos.

Atividades

HABILIDADES FAVORECIDAS

1a. A minha resolução de ano-novo é não ser tão desastrado.

1b. Por meio de catáfora, porque o elemento que foi omitido (resolução de ano-novo) ainda não foi mencionado na tirinha.

1c. A onomatopeia dá a entender que Jon escorregou ou tropeçou, portanto não conseguiu cumprir sua resolução de ser menos desastrado.

1d. Espera-se que os ou as estudantes concluam que sim, o humor seria prejudicado. Se o quadrinista tivesse revelado no primeiro quadrinho a ideia completa de Jon, o efeito surpresa proporcionado pelo pensamento de gárfild no último quadrinho se perderia e, em consequência, parte do efeito humorístico também desapareceria.

  1. Nos títulos de textos jornalísticos a seguir, estão destacadas conjunções e locuções conjuntivas subordinativas. Leia-os.
Reprodução de página de internet.

Gato relaxa tanto com carinho que despenca de caixa de papelão

Disponível em: https://oeds.link/781nk5. Acesso em: 13 abril 2022.

II.

Reprodução de página de internet.

Por que a areia fica mais dura conforme cavamos?

Disponível em: https://oeds.link/pl2Ynd. Acesso em: 13 abril 2022.

III.

Reprodução de página de internet.

Preços dos alimentos vão subir mesmo que a guerra acabe hoje, diz professor

Disponível em: https://oeds.link/uW8kYg. Acesso em: 13 abril 2022.

IV.

Reprodução de página de internet.

Falso médico é preso em flagrante enquanto realizava atendimentos no sudoeste baiano

Disponível em: https://oeds.link/C20mFv. Acesso em: 13 abril 2022.

V.

Reprodução de página de internet.

Dono faz apelo para que dupla devolva pinscher levada de família em Ribeirão Preto: ‘sentindo muito a falta dela’

Disponível em: https://oeds.link/XyTrWU. Acesso em: 13 abril 2022.

  • Agora, em cada um dos títulos, faça o que se pede.
    1. Identifique e copie no caderno a oração introduzida pela conjunção ou locução conjuntiva.
    2. Indique a relação de sentido que ela mantém com a outra oração do período, escolhendo entre as opções do quadro a seguir.
Versão adaptada acessível

Atividade 2, item a.

Identifique e escreva  oração introduzida pela conjunção ou locução conjuntiva.

Orientações e sugestões didáticas

2a. um que despenca de caixa de papelão. dois conforme cavamos? três mesmo que a guerra acabe hoje. quatro enquanto realizava atendimentos no sudoeste baiano. para que dupla devolva pinscher levada de família em Ribeirão Preto.

2b. um consequência. dois proporcionalidade. três concessão. quatro tempo. finalidade.

concessão – indica um fato que se opõe ao da outra oração, mas não chega a impedi-lo.

consequência – indica uma consequência do fato expresso na outra oração.

finalidade – indica a finalidade de uma ação expressa na outra oração.

proporcionalidade – indica um fato que ocorre proporcionalmente ao fato expresso em outra oração.

tempo – indica o momento em que ocorre o fato expresso na outra oração.

Leia o trecho inicial do romance Viagem ao centro da Terra, do escritor francês júles vérne (1828-1905). Em seguida, responda às questões 3 a 5.

No domingo 24 de maio de 1863, meu tio, o professor Lidenbrock, voltou mais cedo para sua modesta casa, no número 19 da conigstrásse, uma das mais antigas ruas de um velho bairro de Hamburgo.

Nossa empregada Marthe deve ter achado que estava bem atrasada, pois a comida mal começava a cozinhar no fogão.

“Se estiver com fome”, pensei com meus botões, “meu tio, que é o homem mais impaciente do mundo, vai esbravejar um bocado.”

— Já, sr. Lidenbrock?! – assustou-se a cozinheira, entreabrindo a porta da sala.

— Já, márte, mas tem todo o direito de não ter acabado ainda o jantar, pois nem são 14horas. Acaba de bater 13horas30 na São Miguel.

— Por que então o Senhor Lidenbrock já está em casa?

— Ele não vai deixar de nos dizer, esteja certa.

— Ai, sr. ÉKSEU! Então volto para o meu fogão e por favor o acalme.

E a nossa boa Marthe se refugiou no seu laboratório culinário.

Fiquei sozinho, mas acalmar o mais irascívelglossário dos homens é algo que a minha personalidade um tanto indecisa não pretendia. Já me preparava então para me retirar, por prudência, ao meu quartinho no andar de cima, quando rangeram as dobradiças da porta da rua.

A escada de madeira estalou sob as pesadas passadas e o dono da casa atravessou a sala de jantar, dirigindo-se diretamente ao seu gabinete de trabalho.

Mas, nessa rápida travessia, atirou num canto a bengala de castão quebra-nozes, em cima da mesa o chapéu escovado a contrapelo e, ao sobrinho, essas palavras retumbantes:

— Acompanhe-me, ÉKSEU!

Nem tive tempo para qualquer reação e o professor já gritava, num óbvio tom de impaciência:

— O que está fazendo que ainda não está aqui?

Corri ao gabinete do temível mestre.

Otto Lidenbrock não era má pessoa, quero que fique claro, mas, a menos que ocorressem mudanças improváveis, seria até o fim da vida um terrível excêntricoglossário . reticências

Vêrn, Júls . Viagem ao centro da Terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

  1. Que personagens aparecem nesse trecho inicial e qual é a relação entre elas?
  2. Releia:

“Fiquei sozinho, mas acalmar o mais irascível dos homens é algo que a minha personalidade um tanto indecisa não pretendia.”

Versão adaptada acessível

Atividade 4, item a.

A que personagem citada a expressão “o mais miserável dos homens” se refere?

  1. A que personagem citada antes a expressão destacada se refere?
  2. Essa expressão tem em seu núcleo um substantivo (homens), que está especificado por palavras de outras classes (adjetivos e artigos). Encontre no texto outras três expressões como essa (com um substantivo no núcleo) que se refiram à mesma personagem.
  3. Essas expressões, além de manter a coesão do texto, ajudam a mostrar as características da personagem. Que imagem podemos formar dessa pessoa com base nas expressões que foram utilizadas com referência a ela?
  4. Que fatos narrados no trecho lido confirmam as características que você mencionou?

5. Releia a última frase do fragmento e preste atenção às orações que se articulam pela locução conjuntiva destacada:

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

Releia a última frase do fragmento e preste atenção às orações que se articulam pela locução conjuntiva “a menos que”:

“Otto Lidenbrock não era má pessoa, quero que fique claro, mas, a menos que ocorressem mudanças improváveis, seria até o fim da vida um terrível excêntrico.”

Copie no caderno a opção que completa adequadamente a frase. A locução conjuntiva destacada introduz uma oração que:
  • indica a causa do fato expresso na outra oração.
  • indica o momento em que ocorre o fato expresso na outra oração.
  • indica uma condição da qual depende o fato expresso na outra oração.
Orientações e sugestões didáticas

3. Lidenbrock, Marthe e ÉKSEU, o narrador. ÉKSEU é sobrinho de Lidenbrock e vive na casa dele. Marthe trabalha para eles como cozinheira.

4a. Ao professor Lidenbrock.

4b. O dono da casa, o professor, temível mestre.

4c. Podemos notar que Lidenbrock é uma pessoa culta (um professor, um mestre), tem uma certa posição social (dono da casa) e tem, também, um temperamento difícil (é irascível, temível).

4d. Respostas possíveis: quando ouve Lidenbrock chegar em casa mais cedo que o habitual, a empregada fica muito assustada e pede a ÉKSEU que “por favor o acalme”. O tio, de fato, chega apressado e atira num canto a bengala, dizendo ao sobrinho “palavras retumbantes”. Em seguida, como o sobrinho demora para acompanhá-lo, começa a gritar com ele, “num óbvio tom de impaciência”. Esses fatos confirmam que ele é, de fato, uma pessoa geniosa.

5. indica uma condição da qual depende o fato expresso na outra oração.

Glossário

Rupestre
: feito em rocha.
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Irascível
: que se irrita com facilidade.
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Excêntrico
: que age ou pensa de fórma incomum.
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