Capítulo 6  Períodos compostos por subordinação II

O que você poderá aprender

Você já estudou que, em períodos compostos, uma oração pode completar o sentido de outra e funcionar como um termo dessa outra oração, sendo, por isso, chamada de subordinada. Também já viu que orações subordinadas podem exercer, em relação à oração principal, as mesmas funções sintáticas de um substantivo. Agora vamos investigar estas outras questões:

  1. Além das funções de um substantivo, que outras funções uma oração subordinada pode exercer em um período composto?
  2. Como esses outros tipos de oração subordinada podem ser identificados?
  3. Como eles se classificam?

Tópico 1 – Orações subordinadas adjetivas

Leia a tirinha.

Níquel Náusea/Fernando Gonsales

Tirinha. Tirinha composta por dois quadros horizontais. Apresenta como personagem: Um papai Noel, homem de barba grande branca, usando gorro vermelho e branco, roupa da mesma cor, cinto preto e luvas brancas. Um duende, menino baixo, de orelhas pontudas, com um chapéu de cone com listras em preto e azul, casaco verde, luvas brancas e calça preta. As cenas se passam em um local fechado de paredes cinza e teto em branco. Quadro 1 – O papai Noel está sentado em uma poltrona marrom. Ele segura uma folha e diz: QUERO UM PÔNEI VOADOR AZUL QUE SOLTE FOGO PELA BOCA. Quadro 2 – À esquerda, o duende está segurando uma corda amarrada a um pônei voador azul soltando fogo pela boca, o qual está na parte superior esquerda do quadro. O duende diz, olhando para o papai Noel: POSSO EMBRULHAR?  À direita, o papai Noel, ainda sentado, com a mão direita sobre a boca, olhando para cima, diz: PENSANDO BEM, É MELHOR NÃO ABRIR UM PRECEDENTE!

GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Folha de São Paulo, 15 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/GMjQDa. Acesso em: 2 maio 2022.

Converse com a turma

  1. O que o texto do primeiro quadrinho representa?
  2. Observe o segundo quadrinho.
Orientações e sugestões didáticas

CAPÍTULO 6

Competências gerais da Educação Básica: 1 e 2.

Competência específica de Linguagens: 1.

Competência específica de Língua Portuguesa: 2.

HABILIDADES Bê êne cê cê

(ê éfe zero nove éle pê zero quatro), (ê éfe zero nove éle pê zero oito), (ê éfe zero nove éle pê zero nove), (ê éfe zero nove éle pê um um), (ê éfe seis nove éle pê zero três), (ê éfe seis nove éle pê zero cinco), (ê éfe seis nove éle pê cinco quatro), (ê éfe oito nove éle pê dois nove)

O que você poderá aprender

O objetivo deste capítulo é levar ô á estudante a compreender o que é uma oração subordinada adjetiva (e suas classificações) e introduzir a noção de oração subordinada adverbial, especificamente as classificadas como temporais, condicionais e proporcionais.

Sugerimos ler com os ou as estudantes as perguntas problematizadoras e, em seguida, montar no quadro-negro um esquema a ser completado ao longo do estudo do capítulo. Esse esquema deve conter como tópico principal a expressão Oração subordinada e três subtópicos partindo dela, sendo o primeiro deles Substantiva (tipo de oração subordinada estudado no capítulo 3). Durante o estudo do capítulo, os ou as estudantes terão condições de compreender que os outros dois subtópicos devem ser preenchidos com os outros tipos de oração subordinada: Adjetiva e Adverbial. As demais classificações podem ser acrescentadas à medida que forem estudadas.

Tópico 1 – Orações subordinadas adjetivas

Converse com a turma

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê zero três, ê éfe seis nove éle pê zero cinco)

1. Papai Noel está lendo uma cartinha de uma criança que pede um presente.

2a. Um balão.

2b. O balão é um inofensivo brinquedo infantil, enquanto o pônei solicitado pela criança parece bem assustador e perigoso, soltando labaredas pela boca.

3. Precedente é um fato anterior invocado como justificativa para se agir da mesma fórma. O Papai Noel quer dizer que é melhor não dar esse presente à criança porque, ao abrir esse precedente, ele terá que atender outros pedidos semelhantes, ou seja, dar outros pôneis assim ou outros presentes assustadores e perigosos.

  1. Que tipo de brinquedo normalmente se segura por um cordãozinho?
  2. O contraste entre o brinquedo que normalmente aparece no topo do cordãozinho e o pônei é grande e ajuda a dar graça à tira. Explique esse contraste.

3. Procure o significado do substantivo precedente no dicionário. Considerando o que encontrou, explique a fala do Papai Noel.

  1. Releia este período da tirinha: “Quero um pônei voador azul que solte fogo pela boca.”.
    1. A que classe gramatical pertencem as palavras voador e azul (são substantivos, adjetivos, pronomes etcétera)? Justifique sua resposta.
    2. Reescreva o período, substituindo a oração “que solte fogo pela boca” por uma palavra ou expressão pertencente à mesma classe gramatical que você identificou no item anterior.
  2. Leia o boxe Vamos lembrar e explique por que a palavra que, no período “Quero um pônei voador azul que solte fogo pela boca”, é um pronome relativo.

Vamos lembrar

Pronome relativo é um tipo de pronome que retoma um antecedente e, ao mesmo tempo, articula orações. Por exemplo, no período composto “Comprei o livro que você queria.”, o pronome relativo que retoma o antecedente livro e, ao mesmo tempo, articula as orações “Comprei o livro” e “você queria [o livro].”

Oração subordinada adjetiva

A oração que exerce a função de adjetivo, especificando ou esclarecendo um substantivo ou pronome da oração principal, é chamada de oração subordinada adjetiva. Na fórma desenvolvida, ela é introduzida por um pronome relativo (que, quem, cujo, onde, o qual etcétera).

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva

1. Leia o texto a seguir.

Reprodução de página da internet.

Por que a Lua é importante para a Terra?

reticências

A fôrça da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão gravitacional. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra.

Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento.

Orientações e sugestões didáticas

Tópico 1 – Orações subordinadas adjetivas (continuação)

HABILIDADES FAVORECIDAS (EF89LP29, ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

1a. São adjetivos, pois expressam características de um ser (no caso, o pônei).

1b. Quero um pônei voador azul soltador de fogo pela boca.

2. Nesse período, a palavra que é um pronome relativo porque retoma um antecedente (pônei voador azul) e articula a oração à qual esse antecedente pertence (“Quero um pônei voador azul”) à oração seguinte (“[um pônei] que solte fogo pela boca.”).

A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos hemisférios que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver.

reticências

Iásbequi, Letícia. Recreio, 8 janeiro 2021. Disponível em: https://oeds.link/MXvdu4. Acesso em: 2 maio 2022.

Converse com a turma

  1. A existência da Lua tem várias consequências para o planeta Terra. Quais dessas consequências são mencionadas no fragmento?
  2. Você conhecia todas elas? Explique.

1. Releia a frase.

Essa movimentação reticências acontece no material que existe no interior da Terra.

  1. A oração destacada acrescenta uma característica de qual termo da oração anterior?
  2. A movimentação a que a frase se refere acontece em todos os materiais existentes no planeta Terra? Explique.
  3. Você diria, portanto, que a oração destacada contribui para restringir (particularizar) o termo a que faz referência ou apenas para acrescentar uma explicação sobre ele?
  4. Foi usado algum sinal de pontuação entre a oração principal e a subordinada?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até d.

  1. A oração "que existe no interior da Terra" acrescenta uma característica de qual termo da oração anterior?
  2. A movimentação a que a frase se refere acontece em todos os materiais existentes no planeta Terra? Explique.
  3. Você diria, portanto, que a oração "que existe no interior da Terra" contribui para restringir (particularizar) o termo a que faz referência ou apenas para acrescentar uma explicação sobre ele?
  4. Foi usado algum sinal de pontuação entre a oração principal e a subordinada?

Oração subordinada adjetiva restritiva

A oração que expressa uma característica particular de um termo anterior é chamada de oração subordinada adjetiva restritiva, pois ela restringe ou delimita o sentido desse termo.

Exemplo: A pessoa que estuda terá um futuro melhor.

A ideia transmitida nessa frase é a de que nem todas as pessoas terão um futuro melhor, apenas as que estudam.

Nesse caso, não se usa vírgula nem outro sinal de pontuação para separar a oração principal e a subordinada.

Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva

Converse com a turma

  1. O movimento dos oceanos, o movimento do material existente no centro do planeta e a estabilização do eixo de rotação da Terra.
  2. Resposta pessoal.

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva (continuação)

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe oito nove éle pê dois nove, ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê zero nove, ê éfe zero nove éle pê um um)

1a. Material.

1b. Não, apenas no material que se encontra no interior da Terra.

1c. A oração subordinada contribui para restringir o termo a que faz referência.

1d. Não.

2. Agora observe este outro período:

reticências existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio.

  1. A que termo da oração anterior a oração destacada se refere?
  2. Existem outras estações do ano, além das quatro mencionadas?
  3. Nesse caso, podemos dizer, portanto, que a oração subordinada em destaque restringe (particulariza) o sentido do termo a que se refere ou acrescenta uma explicação sobre ele?
  4. Foi usado algum sinal de pontuação entre a oração principal e a subordinada?
Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a até d.

  1. A que termo da oração anterior a oração "que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio" se refere?
  2. Existem outras estações do ano, além das quatro mencionadas?
  3. Nesse caso, podemos dizer, portanto, que a oração subordinada "que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio" restringe (particulariza) o sentido do termo a que se refere ou acrescenta uma explicação sobre ele?
  4. Foi usado algum sinal de pontuação entre a oração principal e a subordinada?

Oração subordinada adjetiva explicativa

A oração que esclarece o termo a que se refere, acrescentando uma informação sobre ele, é chamada de oração subordinada adjetiva explicativa.

Exemplo: Os estudantes, que visitavam o planetário pela primeira vez, fizeram muitas perguntas aos astrônomos.

Observe que a oração em destaque poderia ser suprimida, sem grande prejuízo para o sentido geral do período: “Os estudantes fizeram muitas perguntas aos astrônomos”. Isso ocorre porque a oração explicativa apresenta uma informação acessória, que não é essencial para identificarmos o ser ao qual ela se refere (os estudantes).

A oração subordinada adjetiva explicativa sempre é separada da oração principal por vírgulas (ou outros sinais de pontuação, como travessões ou parênteses). Observe estes exemplos:

As correntes oceânicas, que ajudam a equilibrar a temperatura global, dependem diretamente da fôrça das marés.

Há planos para que a Estação Espacial Internacional – cuja desativação está prevista para 2031 – seja transformada em um museu.

Oração subordinada adjetiva reduzida

Releia o período e observe a oração subordinada destacada.

Versão adaptada acessível

Releia o período e observe a oração subordinada "chamado de puxão gravitacional”.

A fôrça da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão gravitacional.

  1. O verbo da oração subordinada foi escrito em que fórma nominal: particípio, gerúndio ou infinitivo?
  2. Reescreva o período usando o pronome relativo que na oração subordinada.
  3. Como pode ser classificada a oração subordinada?
  4. Compare o período original com o que você reescreveu. O que teria levado o autor a optar pela redação original?
Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva (continuação)

2a. “As quatro estações do ano”.

2b. Não.

2c. A oração foi usada para acrescentar uma explicação sobre o termo a que ela se refere.

2d. Sim, uma vírgula.

Oração subordinada adjetiva reduzida

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe oito nove éle pê dois nove, ê éfe zero nove éle pê zero quatro, ê éfe zero nove éle pê zero nove)

  1. Particípio.
  2. A fôrça da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – que é chamado de puxão gravitacional.
  3. Oração subordinada adjetiva explicativa.
  4. Espera-se que os ou as estudantes percebam que a redação original é mais direta e sintética. comente com a turma que, na grande maioria dos casos, o segmento pronome relativo que + verbo ser (que é, que foram etcétera) pode ser omitido, pois o particípio já comunica o sentido pretendido.

Oração subordinada adjetiva reduzida

Quando as orações subordinadas adjetivas não são introduzidas por um pronome relativo e o verbo fica no infinitivo, gerúndio ou particípio, são chamadas de reduzidas. Exemplos:

Esquema. Frase: Os alunos premiados no concurso subiram ao palco. Premiados no concurso é igual a que haviam sido premiados no concurso.
Esquema. Frase: Os clientes, correndo por todos os lados, aproveitavam a liquidação. Correndo por todos os lados é igual a que corriam por todos os lados.

Tópico 2 – Oração subordinada adverbial

1. Leia a declaração.

“As pessoas raramente crescem quando seu único modelo são elas próprias.”

365 beijos para mães queridas. São Paulo: Publifolha, 2003. página 212.

  • Você concorda com a afirmação do enunciado? Por quê?

2. Observe a oração subordinada destacada no período.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Observe a oração subordinada "quando seu único modelo são elas próprias" no período "As pessoas raramente crescem quando seu único modelo são elas próprias.”.

  1. Que conjunção inicia a oração subordinada?
  2. Que sentido essa conjunção exprime no texto? Escreva no caderno.

condição finalidade tempo causa

  1. Reescreva o período substituindo a oração subordinada pela expressão “à noite”.
  2. Como a expressão “à noite” pode ser classificada: é uma locução verbal, uma locução adjetiva ou uma locução adverbial?

Vamos lembrar

Você já estudou que a palavra invariável que se relaciona ao verbo para indicar uma circunstância é chamada de advérbio. Os advérbios e as locuções adverbiais podem expressar circunstâncias variadas: modo, tempo, comparação, negação, lugar etcétera Exemplos:

Esquema. Frase: Pablo voltou tarde da escola. Tarde é advérbio que indica circunstância de tempo
Frase: Lisandra caminhava aos pulos. Aos pulos é locução adverbial que indica circunstância de modo
Ilustração. Uma menina em pé está caminhando da direita para a esquerda, de olhos fechados, boca aberta, braço direito para frente e o esquerdo levemente flexionado o lado. Ela tem cabelos ruivos curtos penteados para trás, usa camiseta verde, saia azul, sapatos e mochila roxos. De seu rosto, sai uma nota musical.
Orientações e sugestões didáticas

Tópico 2 – Oração subordinada adverbial

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

1. Resposta pessoal. Sugestão: Sim, porque é muito difícil desenvolver-se tomando somente a si como modelo. É preciso conhecer outras experiências e valores para ampliar os horizontes e amadurecer.

2a. A conjunção quando inicia a oração subordinada.

2b. A conjunção quando exprime a ideia de tempo.

  1. As pessoas raramente crescem à noite.
  2. A expressão “à noite” é uma locução adverbial.

5. Comparando a oração destacada com o termo que você usou para substituí-la, é possível dizer que ambos cumprem a mesma função: indicar uma circunstância. Portanto, como a oração subordinada em destaque pode ser nomeada?

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

Comparando a oração "quando seu único modelo são elas próprias" com o termo que você usou para substituí-la, é possível dizer que ambos cumprem a mesma função: indicar uma circunstância. Portanto, como a oração subordinada pode ser nomeada?

Oração subordinada adverbial

A oração que desempenha a função de advérbio ou locução adverbial da oração principal é chamada de oração subordinada adverbial. Ela, em geral, vem introduzida por conjunções e locuções conjuntivas como: porque, desde que, embora, conforme, depois, para que, de modo que, como, à medida que etcétera

As orações adverbiais expressam nove circunstâncias diferentes e, por isso, recebem diferentes nomes: temporal, condicional, proporcional, comparativa, consecutiva, causal, concessiva, final e conformativa.

Oração subordinada adverbial temporal

Leia a tirinha.

CALVIN E HAROLDO/Bill Watterson

Tirinha. Tirinha em preto e branco composta por quatro quadros horizontais. Apresenta como personagens: Calvin, menino de cabelos arrepiados, vestido de pijama de mangas compridas e linhas finas na vertical. Haroldo, tigre listrado e focinho redondo escuro. As cenas se passam em um quarto sobre uma cama. Quadro 1 – Sobre a cama, Haroldo e Calvin estão deitados embaixo da coberta. À direita, Calvin, de olhos arregalados e boca fechada, com as mãos sobre o cobertor, olhando para frente, fala: AH, NÃO! PRECISO IR AO BANHEIRO. OS MONTROS VÃO ME PEGAR ASSIM QUE EU BOTAR OS PÉS NO CHÃO. O tigre olha para o lado. Quadro 2 – A esquerda, Haroldo cochicha no ouvido de Calvin, dizendo: JÁ SEI! VOCÊ PODE USAR O TRAVESSEIRO COMO ISCA. ENQUANTO OS MONSTROS O DEVORAM, VOCÊ PASSA CORRENDO. À direita, Calvin, olhando para frente, com a boca bem aberta e sorrindo, comenta: BOA IDEIA! Quadro 3 – Sem Haroldo em cena, destaque para Calvin à direita da cama, sentado de joelhos e com o travesseiro nas mãos, balançando-o para fora, diz: ESTOU SAINDO DA CAMA AGORA! OLHA SÓ, TODO GORDUCHO E FOFINHO. Quadro 4 – Destaque para Haroldo na ponta da cama, olhando para baixo, com o corpo inclinado na horizontal, fala: ELES CAÍRAM! CRUZES, OLHA ESSAS PENAS VOANDO! MELHOR VOCÊ SE APRESSAR! Atrás dele, Calvin escondido embaixo do lençol, fala: NÃO, DECIDI FICAR AQUI E MOLHAR A CAMA. SE VOCÊ QUISER SAIR, POR MIM TUDO BEM.

uáterson, Bill. Calvin e Haroldo: segunda edição São Paulo: Conrad, 2010. página 12.

Converse com a turma

  1. A sugestão dada por Haroldo ajudou Calvin a ir ao banheiro? Explique.
  2. Explique por que esse desfecho provoca um efeito humorístico, considerando que ô á leitor ou leitora sabe que Haroldo é um tigre de pelúcia.

Compare as expressões destacadas nas frases a seguir:

“Os monstros vão me pegar assim que eu botar os pés no chão.”

Enquanto os monstros o devoram, você passa correndo.”

I. Qual das expressões destacadas indica que os fatos ocorrem simultaneamente? E qual indica que um fato ocorre imediatamente após o outro?

Versão adaptada acessível

Compare as expressões "assim que" e "enquanto" nas frases a seguir:

“Os monstros vão me pegar assim que eu botar os pés no chão.”

Enquanto os monstros o devoram, você passa correndo.”

I. Qual das expressões indica que os fatos ocorrem simultaneamente: "assim que" ou "enquanto"? E qual indica que um fato ocorre imediatamente após o outro: "assim que" ou "enquanto"?

Orientações e sugestões didáticas

Tópico 2 – Oração subordinada adverbial (cont.)

5. Oração subordinada adverbial. Oração subordinada adverbial temporal.

Oração subordinada adverbial temporal

Converse com a turma

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê zero três, ê éfe seis nove éle pê zero cinco)

  1. Não, pois, ao ver que os monstros estavam destruindo o travesseiro colocado como “isca”, o menino ficou ainda mais assustado e desistiu de ir ao banheiro.
  2. O desfecho da tirinha se torna engraçado porque, embora tudo se passe na imaginação do menino Calvin, os “fatos” parecem confirmar as ideias dele. Haroldo, um tigre de pelúcia, aconselha-o a utilizar o travesseiro como “isca” para enganar os monstros (que também são imaginários, é claro) e, no fim, os monstros acabam realmente devorando o travesseiro.

Oração subordinada adverbial temporal (cont.)

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

um. Enquanto indica que os fatos ocorrem simultaneamente. Assim que indica que um fato ocorre imediatamente após o outro.

dois. Tempo.

II. Que tipo de circunstância ambas as expressões indicam? Escreva no caderno.

finalidade tempo condição causa

Oração subordinada adverbial temporal

A oração que evidencia o momento em que algo ocorre, ou seja, seu tempo, é chamada de oração subordinada adverbial temporal. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: logo que, quando, assim que, enquanto, sempre que, desde que etcétera

Ilustração. Vista do alto, um menino sentado de frente para mesa. Ele está de costas e tem cabelos castanhos lisos e veste camiseta branca, calça vermelha e sapatos azuis. Na mesa, há folhas com anotações, um livro azul visto parcialmente e luminária marrom com luz amarela. O menino segura na mão esquerda um lápis sobre as folhas.

Oração subordinada adverbial condicional

1. Releia a última fala de Calvin para seu amigo Haroldo e escreva no caderno qual é a oração principal e qual é a subordinada.

“Se você quiser sair, por mim tudo bem.”

  1. Que conjunção é usada na oração subordinada?
  2. Que sentido essa conjunção expressa?

Oração subordinada adverbial condicional

A oração que apresenta uma condição para que um fato declarado na oração principal ocorra é chamada de oração subordinada adverbial condicional. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: se, caso, a menos que, exceto se, desde que, contanto que etcétera

Oração subordinada adverbial proporcional

1. Leia a fábula.

A pomba e a gralha

Uma pomba que vivia num pombalglossário orgulhava-se de sua enorme prole. Uma gralha ouviu-a e lhe disse:

— Deixa de te vangloriar: quanto mais filhos tiveres, mais lamentarás a escravidão em que viverás.

ESOPO. 200 fábulas de Esopo. Tradução de Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: éleepê ême, 2017. página 73-74.

Converse com a turma

  1. A pomba dessa fábula era livre? Localize no texto uma oração subordinada adjetiva que caracteriza a pomba e revela essa informação.
  2. Considerando a condição da pomba, explique a fala da gralha.
Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial condicional

1. Oração principal: “por mim [está] tudo bem”; oração subordinada: “Se você quiser sair”.

professor ou professora, esclareça aos ou às estudantes que, na oração principal, o verbo está subentendido.

  1. A conjunção se é usada na oração subordinada.
  2. Condição.

Oração subordinada adverbial proporcional

Converse com a turma

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê cinco quatro, ê éfe zero nove éle pê zero nove)

  1. A pomba não era livre, como revela esta oração: “que vivia num pombal”.
  2. A gralha sugere que, quanto mais filhos tiver, mais a pomba lamentará sua condição de escrava, pois isso afetará sua prole. professor ou professora, comente com os ou as estudantes que a escravidão, uma condição social que atingia um grande contingente de pessoas na Grécia antiga, é um tema frequente nas fábulas de Esopo. Aliás, segundo o monge grego Planúdio, que escreveu uma biografia de Esopo no século catorze, o próprio fabulista teria sido um escravo liberto.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

Releia o período "quanto mais filhos tiveres, mais lamentarás a escravidão em que viverás" na fábula. Em seguida, reescreva esse período substituindo a locução conjuntiva "quanto mais" por estas outras: “à proporção que”; “à medida que” e “tanto mais”.

  1. Releia o período em destaque na fábula. Em seguida, reescreva esse período substituindo a locução conjuntiva sublinhada por estas outras: “à proporção que”; “à medida que” e “tanto mais”.
  2. Os enunciados que você escreveu continuaram expressando o mesmo sentido do período original? Explique.
  1. Considerando a estrutura “quanto mais/menos... tanto mais/menos...”, que sentido se constrói entre as duas orações? Escreva a resposta em seu caderno.
    1. Consequência – a oração principal exprime uma causa e a subordinada, uma consequência.
    2. Proporção – a oração subordinada evidencia que um fato aumenta ou diminui à mesma medida do fato declarado na oração principal.

Oração subordinada adverbial proporcional

A oração que apresenta uma relação de proporcionalidade, isto é, de aumento ou diminuição de igual valor com relação a um fato expresso na oração principal é chamada de oração subordinada adverbial proporcional. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: quanto mais, à proporção que, à medida que, quanto mais/menos... tanto mais/menos... etcétera

O que levo de aprendizagens deste capítulo

De acordo com o que você estudou neste capítulo, discuta com seus ou suas colegas de classe sobre as questões a seguir.

  1. Além das funções de um substantivo, que outras funções uma oração subordinada pode exercer em um período composto?
  2. Como esses outros tipos de oração subordinada podem ser identificados?
  3. Como eles se classificam?

Atividades

1. Leia a tira.

gárfild/Jim dêivis

Tirinha. Tirinha composta por três quadros horizontais. Apresenta como personagens: John, homem de cabelos encaracolados castanhos,  vestindo camisa azul de gola. Garfield, um gato laranja, com manchas  pretas no dorso e na cabeça. As cenas se passam em frente a uma mesa verde. Quadro 1 – À esquerda, Garfield, visto da cintura para cima, com a pata direita segurando uma xícara vermelha e a pata esquerda, um donuts. Ele olha para frente e pensa: NÃO DETESTAM AQUELAS MIGALHAS QUE FICAM BOIANDO NO CAFÉ, QUANDO MOLHAMOS OS DONUTS? À direita, John, visto da cintura para cima, com o corpo para a direita da cena, está lendo um jornal. À sua frente, uma xícara igual a do Garfield. Quadro 2 – Garfield olha sorrindo para o donuts, o qual está apontado para perto da xícara de John, que segue lendo o jornal. Quadro 3 – Quadro sem o Garfield, com John olhando para dentro de sua xícara. Ele diz: PUÁ! GARFIELD!

Donutsglossário

dêivis, Jim. gárfild, um gato de peso. Porto Alegre: LePM, 2006. página 52.

Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial proporcional (continuação)

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero quatro, ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

1a. À proporção que tiveres mais filhos, mais lamentarás a escravidão em que viverás. À medida que tiveres mais filhos, mais lamentarás a escravidão em que viverás. Tanto mais filhos tiveres, mais lamentarás a escravidão em que viverás.

1b. Sim. Em todos os casos, a oração subordinada expressa um fato que aumenta na mesma medida do fato expresso na oração principal.

2 II. Proporção – a oração subordinada evidencia que um fato aumenta ou diminui à mesma medida do fato declarado na oração principal.

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Além das funções sintáticas normalmente exercidas pelos substantivos, as orações subordinadas também podem exercer, em relação à oração principal, as funções sintáticas normalmente desempenhadas por adjetivos e advérbios. Dessa fórma, elas podem ser orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais. Assim como, para identificar as orações substantivas, podemos trocá-las pelo pronome substantivo isso, para identificar as orações adjetivas e adverbiais, devemos trocá-las respectivamente por um adjetivo ou um advérbio. As subordinadas adjetivas dividem-se em restritivas e explicativas. Já as adverbiais têm nove classificações. Neste capítulo, apenas três foram estudadas: subordinadas adverbiais temporais, condicionais e proporcionais.

este pode ser um bom momento para convidar os ou as estudantes a organizarem, em um esquema, os tipos de oração subordinada que estão estudando. Podem ser integrados nesse esquema o conteúdo deste capítulo e o do anterior. Ao final do próximo capítulo, em que a turma estudará os demais tipos de oração subordinada adverbial, o esquema pode ser completado e, então, transposto para um cartaz a ser afixado na sala de aula.

  1. O período “Não detestam aquelas migalhas que ficam boiando no café...” é composto por subordinação. Qual é a oração principal e qual é a subordinada?
  2. A oração subordinada refere-se a qual termo da oração principal?
  3. Essa oração restringe ou explica o termo ao qual se refere? Qual é, portanto, a sua classificação?
  4. A oração subordinada que você identificou é importante para que ô á leitor ou leitora compreenda o desfecho da história. Explique por quê.

2. Transforme os adjetivos destacados em orações subordinadas adjetivas e veja como é a letra original de uma canção de Noel Rosa. Fique atento ou atenta à criação de rimas.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Transforme os adjetivos "passada" e "brilhante" em orações subordinadas adjetivas e veja como é a letra original de uma canção de Noel Rosa. Fique atento(a) à criação de rimas.

A nossa imensa felicidade

Foi uma nuvem já passada

O teu amor que traz saudade

Foi estrela brilhante

E pra sempre se apagou.

3. Leia os versos de outra canção de Noel Rosa.

Procuro bonde por bonde

E você nunca vem

reticências

Talvez seja por causa dos relógios

Que estão adiantados uma hora

Que eu, triste, vou-me embora

Sempre a pensar porque

Não encontro mais você?

ROSA, Noel. Por causa da hora. In: CHEDIAK, Almir (organizador). Songbook Noel Rosa. v. 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. p. 99.

  1. A qual termo se refere a oração subordinada adjetiva destacada?
  2. Transforme a oração subordinada adjetiva destacada em subordinada reduzida de particípio.
  3. Qual procedimento foi necessário para fazer a alteração da oração?
  4. Essa letra foi composta em 1931, logo após ter sido instituído no Brasil, pela primeira vez, o horário de verão – sistema em que os relógios são avançados uma hora a fim de economizar eletricidade. Por meio da oração destacada, que relação o eu lírico estabelece entre o horário de verão e seu relacionamento amoroso?
Versão adaptada acessível

Atividade 3, itens a até d.

  1. A qual termo se refere a oração subordinada adjetiva "Que estão adiantados uma hora"?
  2. Transforme a oração subordinada adjetiva "Que estão adiantados uma hora" em subordinada reduzida de particípio.
  3. Qual procedimento foi necessário para fazer a alteração da oração?
  4. Essa letra foi composta em 1931, logo após ter sido instituído no Brasil, pela primeira vez, o horário de verão – sistema em que os relógios são avançados uma hora a fim de economizar eletricidade. Por meio da oração "Que estão adiantados uma hora", que relação o eu lírico estabelece entre o horário de verão e seu relacionamento amoroso?
Orientações e sugestões didáticas

Atividades

1a. Oração principal: “Não detestam aquelas migalhas”; oração subordinada: “que ficam boiando no café”.

1b. Refere-se a migalhas.

1c. Restringe, pois não se refere a todas as migalhas, mas apenas àquelas que boiam no café. É, portanto, uma oração subordinada adjetiva restritiva.

1d. A linguagem não verbal do segundo e do terceiro quadrinhos insinua que o gato molhou o donut na xícara de Jon e deixou aquelas migalhas “que ficam boiando no café”. É por isso que Jon aparece tão irritado no último quadrinho, o que ajuda a construir o humor da tira.

2. Versos no original: “foi uma nuvem que já passou”; “foi estrela que brilhou”. A letra original da canção está disponível em: https://oeds.link/55ouV6. Acesso em: 12 agosto 2022.

3a. A relógios.

3b. “adiantados uma hora.”

3c. Foi necessário eliminar o pronome relativo que e a fórma verbal estão.

3d. De fórma bem-humorada, o eu lírico sugere que a culpa por ele não encontrar mais a mulher amada é do horário de verão, pois, com a mudança nos relógios, ela não está no horário esperado no ponto do bonde.

4. ószuái foi uma personagem criada por Angeli nos anos 1990. Para criá-la, o cartunista inspirou-se em seu filho Pedro, então com 13 anos. Ózi é um garoto teimoso e rabugento que adora rock Leia um cartum em que aparece essa personagem e também Tirex, seu dinossauro de estimação.

Ózi E TIREX/Angeli

Cartum composto de quadro único. Apresenta como personagens principais: Tirex: um dinossauro grande, de cor amarela, com rabo verde-claro, com protuberâncias no dorso, usando óculos de sol em preto. Ozzy, um garoto de cabelos castanhos, com um gorro rosa sobre a cabeça, óculos de sol preto, blusa vermelha de mangas compridas, short  xadrez verde e preto e tênis azul. A cena se passa dentro de um avião onde há várias pessoas sentadas. Tirex está sentado próximo à janela, olha para fora e bate palmas com as patas, fazendo barulho: TAP, TAP, TAP, TAP, TAP, TAP e diz: OBA, OBA, OBA, OBA, OBA!! À direita dele, Ozzy está sentado na poltrona do corredor, com o dedo indicador da mão esquerda  para cima. Ele fala: E TEM MAIS, TIREX: SE LÁ NA DISNEYWORLD VOCÊ BOTAR AQUELE CHAPEUZINHO RIDICULO DO MICKEY, PELO AMOR DE DEUS, FINJA QUE NÃO ME CONHECE! O rabo do Tirex se estende para outros bancos ao fundo, perto da janela. Uma pessoa sentada atrás, no banco da direita, olha para Tirex. Nos assentos da frente do Tirex e Ozzy, há uma família com uma criança que tenta alcançar o dinossauro com as mãos. Na fileira ao lado, um homem faz selfie na direção de Tirex.

ANGELI. Ózi 2: Tirex e mais uma cambada de bichos de estimação. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

  1. Ózi e Tirex estão em um avião. Como é possível perceber isso?
  2. Para onde estão indo?
  3. O humor do cartum é provocado por uma condição imposta por Ózi a Tirex. Que oração subordinada adverbial condicional expressa essa condição?
  4. Por que essa condição torna o cartum divertido? Para responder, considere a linguagem não verbal do cartum e as informações dadas sobre a personagem Ózi.

5. Leia a tira:

MINDUIM/Charles chuls

Tirinha. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Sally, menina de cabelos loiros curtos, de blusa regata rosa, calça preta e sapatos branco. Linus, menino de cabelos curtos pretos, com camiseta vermelha listrada, bermuda preta e sapatos brancos. As cenas se passam em local fechado e as crianças estão vendo uma televisão, vista parcialmente na lateral direita da cena. Quadro 1 – Vistos de corpo inteiro, Linus em pé e Sally sentada. Ele diz: ACREDITO NO VALOR DO TRABALHO! Quadro 2 – Foco em Linus e Sally, vistos da cintura para cima. Linus diz: QUANTO MAIS DURO VOCÊ TRABALHAR, MAIS DINHEIRO VOCÊ FAZ! Quadro 3 – Linus e Sally, vistos novamente de corpo inteiro. Eles estão em silêncio. Quadro 4 – Linus e Sally vistos dos joelhos para cima, na mesma posição anterior. Sally fala: EU ACREDITO NA ÉTICA DA MESADA!

chuls , Charles. Minduim. [], 1984.

  1. Copie em seu caderno a frase da tira que contém uma oração subordinada adverbial proporcional.
  2. Essa frase é empregada para expressar uma ideia a respeito da relação entre trabalho e dinheiro. Por que a frase da outra personagem, no último quadrinho, despreza completamente essa relação?
  3. Por que essa fala do último quadrinho torna a tira divertida?,
Orientações e sugestões didáticas

4a. Pelas janelas e seu formato; pela asa do avião que aparece pela janela; pela disposição das cadeiras.

4b. Para a Disneyworld. professor ou professora, se necessário, esclareça que se trata de um famoso parque de diversões temático nos Estados Unidos.

4c. Se lá na Disneyworld você botar aquele chapeuzinho ridículo do Mickey.

4d. A condição imposta por Ózi contrasta com a enorme alegria demonstrada por Tirex. Como se nota pelas interjeições que solta e por sua linguagem corporal, o dinossauro está muito animado com a viagem para a disnêi e, certamente, vai querer aproveitar todo o passeio, inclusive o chapéu do Míqui. Assim, a oração condicional e o uso do adjetivo ridículo na fala de Ózi (que, como dito, é rabugento) mostram que ele não está empolgado como o dinossauro – nem como um garoto de sua idade normalmente estaria. Esse contraste entre a animação de Tirex e o mau humor de Ózi constrói o efeito humorístico no cartum.

5a. “Quanto mais duro você trabalhar, mais dinheiro você faz.”

5b. Espera-se que os ou as estudantes percebam que, para receber uma mesada, não é preciso trabalhar e que a crença da personagem na ética da mesada sugere que ela não gostaria de ter que trabalhar para receber dinheiro.

5c. A frase no último quadrinho é inesperada, uma vez que as falas anteriores tratam de ética e de trabalho, enquanto a última sugere certa malandragem ou preguiça.

Glossário

Pombal
: lugar onde se criam pombas.
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Donuts
: tipo de rosquinha muito popular nos Estados Unidos.
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