Capítulo 9  Períodos compostos por subordinação três

O que você poderá aprender

Você já aprendeu que as orações subordinadas podem ter função de substantivo, adjetivo ou advérbio. Entre as orações subordinadas adverbiais, você já conheceu três tipos: as temporais, as condicionais e as proporcionais.

  1. Que outros tipos de oração subordinada adverbial existem?
  2. Como essas orações podem ser identificadas e que relações de sentido expressam?

Tópico 1 – Orações subordinadas adverbiais

Oração subordinada adverbial comparativa

Leia o enunciado:

Ninguém é tão feio como na identidade,

tão bonito como no Instagram,

tão feliz como no Facebook

tão inteligente como no Twitter

tão ausente como no Skype,

tão (des)ocupado como no WhatsApp,

nem tão bom como no Curriculum Vitae.

FRASES engraçadas. Disponível em: https://oeds.link/hgO4js. Acesso em: 7 jul. 2022.

Ilustração. Vista do tronco para cima de uma silhueta humana azul. Na cabeça arredondada, há um ponto de interrogação branco ao centro.

Converse com a turma

  1. Que ideia fica subentendida quando se afirma que “ninguém é tão feio como na identidade”?
  2. Que outra afirmação mais lhe chamou a atenção? Você concorda com essa afirmação ou discorda dela? Por quê?
  3. Considerando todas as frases, o que o enunciador pretende comunicar ao leitor?
Orientações e sugestões didáticas

CAPÍTULO 9

Competências gerais da Educação Básica: 1 e 2.

Competência específica de Linguagens: 1.

Competência específica de Língua Portuguesa: 2.

HABILIDADES Bê êne cê cê

(ê éfe zero nove éle pê zero quatro), (ê éfe zero nove éle pê zero cinco), (ê éfe zero nove éle pê zero oito), (ê éfe zero nove éle pê um um), (ê éfe seis nove éle pê zero três), (ê éfe seis nove éle pê zero cinco), (ê éfe seis nove éle pê um oito), (ê éfe oito nove éle pê zero três), (ê éfe oito nove éle pê três sete)

O que você poderá aprender

O objetivo deste capítulo é ampliar o conhecimento dô ou dá estudante em relação às orações subordinadas adverbiais. Dessa fórma, depois de ter estudado as adverbiais temporais, condicionais e proporcionais no capítulo 6, neste ele vai analisar as adverbiais comparativas, consecutivas, causais, concessivas, finais e conformativas. Além disso, espera-se que ô á estudante identifique enunciados em que há orações subordinadas adverbais reduzidas.

Sugerimos retomar o esquema das orações subordinadas que vem sendo construído desde o capítulo 3. No presente capítulo, com a análise dos últimos tipos de orações subordinadas adverbiais, os ou as estudantes poderão completar o esquema e, finalmente, afixá-lo na sala de aula para que se torne um material de consulta permanente.

Tópico 1 – Orações subordinadas adverbiais

Oração subordinada adverbial comparativa

Converse com a turma

  1. Deixa-se implícita ou subentendida a ideia de que em fotos de identidade as pessoas geralmente estão feias.
  2. Resposta pessoal.
  3. Ele afirma que todos nós temos qualidades e defeitos e que não devemos nos guiar por redes sociais ou documentos, pois eles nem sempre mostram a verdade sobre cada um.
  1. Na frase “Ninguém é tão feliz como no Facebook”, o que está sendo comparado?
  2. Que locução conjuntiva evidencia essa comparação?
  3. Nas outras comparações do texto, a locução conjuntiva utilizada foi a mesma?

Oração subordinada adverbial comparativa

A oração que expressa uma comparação com o que é declarado na oração principal é chamada de oração subordinada adverbial comparativa. Muitas vezes, o verbo dessa oração fica subentendido: “Ninguém é tão feliz como [é] no Facebook”. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem a oração comparativa são: (mais)... (do) que, (menos)... (do) que, como, (tão)... como, (tão)... quanto etcétera

Oração subordinada adverbial consecutiva

Leia uma tirinha das personagens Joaninha e Caramelo.

Bichinhos de Jardim/Clara Gomes

Tirinha. Tirinha composta de três quadros horizontais. Apresenta como personagem: Caramelo, um caramujo bege com casco marrom e par de antenas sobre a cabeça; Joaninha, uma joaninha com corpo vermelho e bolinhas pretas. As cenas se passam em um espaço externo com gramado verde. Ao fundo, o céu em tons de lilás e branco. Quadro 1 - Caramelo e Joaninha caminham da esquerda para a direita sobre um gramado verde. Ele diz: HOJE MINHA TRISTEZA É TÃO GRANDE... Quadro 2 – Caramelo olha para Joaninha e continua: ...TÃO GRANDE, MAS TÃO GRANDE... Joaninha o observa e segue quieta. Quadro 3 – Joaninha à complementa a fala de Caramelo: ...QUE NÃO CABE NEM EM UM TEXTÃO DE INTERNET, NÉ? Caramelo, responde: ISSO! Os dois seguem andando.

GOMES, Clara. Bichinhos de Jardim. Disponível em: https://oeds.link/t1AFuU. Acesso em: 3 maio 2022.

Converse com a turma

  1. O que seria um “textão de Internet”, no contexto da tirinha? Lembre-se de que aumentativos muitas vezes indicam não apenas tamanho maior, mas também outros sentidos.
  2. O comentário de Joaninha e a reação de Caramelo dão um final surpreendente à tira, contribuindo para o efeito de humor. Explique como isso ocorre.
  3. A repetição foi usada como recurso expressivo na tirinha. Explique essa afirmação.

A fala de Caramelo completada por Joaninha pode ser resumida neste período:

Esquema. Frase: Hoje minha tristeza é tão grande que não cabe nem em um textão de Internet.
Oração principal: Hoje minha tristeza é tão grande.
Oração subordinada: que não cabe nem em um textão de Internet.
Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial comparativa (continuação)

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

  1. A felicidade real e a felicidade que muitas vezes se aparenta ter no Facebook.
  2. Tão... como”.
  3. Sim. Espera-se que os ou as estudantes percebam que nesse texto o recurso de comparação foi “tão... como”, que é recorrente em todas as frases.

Oração subordinada adverbial consecutiva

Converse com a turma

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê zero três, ê éfe seis nove éle pê zero cinco, ê éfe oito nove éle pê três sete)

  1. Como a internet é um ambiente de textos curtos e leves, a expressão “textão de internet” refere-se a textos mais longos e, principalmente, sérios, que discorrem sobre questões filosóficas, existenciais, morais, emocionais etcétera
  2. Nos dois primeiros quadrinhos, Caramelo queixa-se de uma enorme tristeza, o que cria a expectativa de que a tirinha trata de assuntos sérios, profundos. Mas, ao comentar que a tristeza do amigo não caberia em um “textão de internet”, Joaninha quebra esse ar de seriedade. A reação do amigo, concordando com Joaninha, deixa ainda mais claro que a tristeza dele era superficial, como muitas vezes são os “textões de internet”.
  3. Ao usar a sequência “tão grande” três vezes nos primeiros quadrinhos, Caramelo enfatiza seu sentimento e ajuda a criar a expectativa, no leitor, de que ele está profundamente triste. Essa expectativa será, como dito, quebrada de modo humorístico no último quadrinho.
Ilustração. Um coração laranja com contorno em fio grosso avermelhado. Na parte interna do canto esquerdo do coração, pisando sobre a borda, uma silhueta em tons de vermelho de uma pessoa vista de costas, caminhando de baixo para cima.
  1. Entre essas orações existe uma relação de causa e consequência. Qual delas indica a causa e qual expressa a consequência?
  2. Que conjunção introduz a oração subordinada?
  3. Que palavra presente na oração principal reforça a relação de causa-consequência entre as orações?

Oração subordinada adverbial consecutiva

A oração que apresenta a consequência de um fato expresso na oração principal é chamada de oração subordinada adverbial consecutiva. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: de modo que, de fórma que, (tal)... que, (tanto)... que, (tão)... que etcétera

Oração subordinada adverbial causal

Leia agora uma tirinha de gárfild.

gárfild/Jim dêivis

Tirinha. Tirinha composta de três quadros horizontais. O único personagem da cena é Garfield, um gato laranja com manchas pretas. Ele está sentado em uma mesa marrom e é visto da cintura para cima. Quadro 1 – Garfield segura com as duas patas uma folha e pensa: É HORA DA 'TCHAN-TCHAN-TCHAN-TCHAN' PREVISÃO DO TEMPO DO GATO. Quadro 2 – Garfield, com a pata esquerda sobre a folha e a outra sobre a mesa, pensa: COMO EU NÃO VOU SAIR DE DENTRO DE CASA, A PREVISÃO DO TEMPO NÃO INTERESSA. Quadro 3- Garfield, com as mãos entrelaçadas sobre a folha, pensa: E ESTA FOI A TCHAN-TCHAN-TCHAN-TCHAN” PREVISÃO DO TEMPO DO GATO.

dêivis, Jim. gárfild.

Converse com a turma

  1. O que a onomatopeia “tchan-tchan-tchan-tchan” representa na tirinha?
  2. A tirinha reforça algumas características conhecidas da personagem gárfild. Quais são elas?

1. Releia o segundo pensamento de gárfild:

Como eu não vou sair de dentro de casa, a previsão do tempo não interessa.”

a. Nesse período, qual é a oração principal e qual é a oração subordinada?

Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial consecutiva (continuação)

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

  1. A oração principal expressa a causa, e a subordinada, a consequência.
  2. A conjunção que.
  3. A palavra tanto.

Oração subordinada adverbial causal

Converse com a turma

HABILIDADE FAVORECIDA (ê éfe seis nove éle pê zero três)

  1. A trilha sonora normalmente usada em noticiários para chamar a atenção do espectador.
  2. gárfild é conhecido como um gato preguiçoso, então o fato de ele não querer sair de casa reforça isso. Também é irreverente e um tanto egoísta, o que é reafirmado, na tirinha, pela atitude debochada dele em relação à previsão do tempo.

Oração subordinada adverbial causal (continuação)

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero quatro, ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

1a. Oração principal: “a previsão do tempo não interessa”. Oração subordinada: “Como eu não vou sair de dentro de casa”. , como, nesse período, a oração subordinada aparece antes da principal e, portanto, em uma posição diferente da que tem sido vista até agora, é possível que os ou as estudantes tenham dificuldades para identificá-la. Reforce com eles ou elas que as orações subordinadas desenvolvidas são sempre introduzidas por uma conjunção, então eles ou elas devem localizar essa conjunção para identificar a subordinada.

  1. Por que a previsão do tempo não interessa? Qual é a causa desse desinteresse?
  2. Essa causa está expressa na oração principal ou na oração subordinada?

2. Quais das conjunções ou locuções conjuntivas a seguir podem substituir a que está destacada no período da questão 1? No caderno, reescreva o período, fazendo as substituições pelas conjunções ou locuções que você indicou.

Já que Quando Uma vez que A menos que

Os enunciados que você reescreveu continuam expressando o mesmo sentido do enunciado original?

Oração subordinada adverbial causal

A oração que exprime a causa do fato declarado na oração principal é chamada de oração subordinada adverbial causal. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: porque, uma vez que, já que, visto que, como.

Oração subordinada adverbial concessiva

1. Leia a manchete.

Reprodução de página da internet.

Incêndios na Europa vão piorar mesmo que as metas climáticas sejam cumpridas, diz estudo

ESTADO de Minas, 29 agosto 2018. Disponível em: https://oeds.link/DKssQZ. Acesso em: 30 abril 2022.

Em 2015, 195 países, entre eles o Brasil, assinaram o Acordo de Paris, comprometendo-se a tomar medidas para que o aumento da temperatura global até o final do século vinte e um fique abaixo de 2 ºC e, se possível, abaixo de 1,5 ºC.

  1. Com base nos seus conhecimentos gerais, responda: em tese, o cumprimento das metas climáticas deveria aumentar ou diminuir os incêndios na Europa?
  2. De acordo com o estudo noticiado, o cumprimento das metas climáticas será suficiente para que os incêndios diminuam ou pelo menos se estabilizem?

2. Observe a estrutura do período:

Esquema. Frase: Incêndios na Europa vão piorar mesmo que as metas climáticas sejam cumpridas.
Oração principal: Incêndios na Europa vão piorar
Oração subordinada: mesmo que as metas climáticas sejam cumpridas.

a. Copie, no caderno, as frases em que a conjunção ou locução conjuntiva destacada estabelece uma relação de sentido semelhante à estabelecida por mesmo que nessa frase.

Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial causal (continuação)

1b. Não interessa porque gárfild não pretende sair de casa.

1c. Na oração subordinada.

  1. As locuções conjuntivas “já que” e “uma vez que”. Já que eu não vou sair de dentro de casa, a previsão do tempo não interessa. Uma vez que eu não vou sair de dentro de casa, a previsão do tempo não interessa.
    • Nos dois casos, a oração subordinada continua expressando o mesmo sentido do período original.

Oração subordinada adverbial concessiva

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero quatro, ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

1a. Deveria diminuir o número e a intensidade dos incêndios. professor ou professora, se necessário, comente com os ou as estudantes que o aquecimento global desequilibra todo o sistema de regulação do clima, aumentando a ocorrência de eventos extremos como secas (e, consequentemente, incêndios), enchentes, ondas de frio e calor, tufões, ciclones etcétera Logo, o cumprimento das metas climáticas, que pode frear um pouco esse aquecimento, em tese deveria diminuir os incêndios.

1b. Não, não será suficiente. De acordo com o estudo, os incêndios “vão piorar”.

2a. Ainda que as metas estejam sendo cumpridas, os incêndios estão piorando. Embora as metas estejam sendo cumpridas, os incêndios estão piorando.

  • Ainda que as metas estejam sendo cumpridas, os incêndios estão piorando.
  • Como as metas não foram cumpridas, os incêndios estão piorando.
  • Embora as metas estejam sendo cumpridas, os incêndios estão piorando.
  1. Releia a oração subordinada da manchete e a das frases que você copiou no item anterior. O que essas orações subordinadas expressam? Copie a resposta no caderno.
    1. A consequência do evento expresso na oração principal.
    2. Um fato que se opõe ao da oração principal, mas não chega a impedi-lo de ocorrer.
    3. O momento em que um fato declarado na oração principal ocorreu.

Oração subordinada adverbial concessiva

A oração que exprime uma informação que poderia negar ou anular um fato declarado na oração principal, mas não o faz, é chamada de oração subordinada adverbial concessiva. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: embora, apesar de, mesmo que, se bem que, conquanto etcétera

Oração subordinada adverbial final

O texto a seguir foi publicado no site Povos Indígenas no Brasil Mirim, que busca auxiliar estudantes brasileiros em pesquisas sobre povos indígenas. Leia-o e responda às questões.

Reprodução de página da internet.

Saberes das crianças Yanomami

Os Yanomami são um povo que vive na floresta amazônica, no Brasil – nos estados de Amazonas e Roraima – e também na Venezuela. No Brasil os Yanomami somam mais de 19 mil pessoas. Apesar de falarmos “povo Yanomami”, eles se dividem em vários grupos, que são diferentes entre si. Para se ter uma ideia, existem cinco línguas yanomami diferentes e cêrca de duzentas e onze aldeias! Eles vivem na maior terra indígena do Brasil!

Coisas que só as crianças yanomami sabem

Nas aldeias do povo Yanomami, os velhos são grandes conhecedores das histórias dos antigos, das plantas e alimentos da floresta, mas, se você quiser saber o nome de algum passarinho, é melhor perguntar para as crianças: os meninos yanomami conhecem muitos dos 500 tipos de passarinhos que existem por ali.

Desde pequenos, antes mesmo de aprenderem a falar, os meninos yanomami ganham de seus parentes um pequeno arco acompanhado de uma flechinha sem ponta, para que comecem a aprender a flechar desde novinhos. reticências

MIRIM povos indígenas no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/EY3HsQ. Acesso em: 3 maio 2022.

Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial concessiva (continuação)

2b.doisUm fato que se opõe ao da oração principal, mas não chega a impedi-lo de ocorrer.

Converse com a turma

Por que flechar é uma habilidade importante para os meninos yanomami, a ponto de ser algo aprendido desde os primeiros anos de vida?

Leia o período:

reticências os meninos yanomami ganham de seus parentes um pequeno arco reticências para que comecem a aprender a flechar desde novinhos.”

  1. Qual oração informa a finalidade de uma ação expressa na outra?
  2. Que locução conjuntiva foi usada para introduzir a oração que indica a finalidade da ação?
  3. Qual é a oração principal do período? Qual é a subordinada?

Oração subordinada adverbial final

A oração que indica a finalidade de um fato expresso na oração principal é chamada de oração subordinada adverbial final. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: para que, a fim de que, que etcétera

Oração subordinada adverbial conformativa

Leia a tirinha.

HAGAR/Diqui Bráun

Tirinha. Tirinha em preto e branco composta de quadro único. Apresenta como personagens: Helga, mulher viking que usa tranças, capacete com par de chifres e vestes longas pretas; Hagar, um homem viking que usa barba grande, capacete de par de chifres, roupa de tecido animal e um escudo redondo no braço direito; outra mulher usando capacete com par de asas, cabelos longos e vestido de alças finas, segurando uma trouxa pendurada no ombro esquerdo. Ao lado dela, um menino de capacete e camiseta. Todos estão em pé observando, à direita da cena, uma paisagem marcada por casas e objetos destruídos. Ainda há fumaça no local. Enquanto observa a cena, Helga diz: BOM... COMO A GENTE ESTAVA DIZENDO NO OUTRO DIA, SERIA MELHOR LEVAR UMA VIDA MAIS SIMPLES...

bráun, Dik. O melhor de Agás, o horrível 8. Porto Alegre: éleepê ême, 2018. página 70.

Converse com a turma

  1. Observe a expressão facial de Agás e de seus filhos. Que sentimento eles parecem demonstrar?
  2. O que provocou essa reação neles?
  3. Por que o comentário de Helga, a esposa de Agás, provoca um efeito humorístico na tira?
Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial final

Converse com a turma

Espera-se que os ou as estudantes deduzam que é uma habilidade importante porque se trata de um povo que vive na floresta e depende da caça, da pesca e da coleta para sobreviver. professor ou professora, aproveite a questão para esclarecer à turma que a legislação brasileira permite a captura ou caça de animais silvestres apenas como atividade tradicional dos povos indígenas, mas não fóra dos limites das Terras Indígenas, tampouco por parte de pessoas que não pertençam a esses povos. Nesses outros casos, a prática constitui um crime ambiental.

  1. A segunda oração: “para que comecem a aprender a flechar desde novinhos”.
  2. Para que.
  3. Oração principal: “os meninos yanomami ganham de seus parentes um pequeno arco”. Oração subordinada: “para que comecem a aprender a flechar desde novinhos”.

Oração subordinada adverbial conformativa

Converse com a turma

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê zero três, ê éfe seis nove éle pê zero cinco)

  1. Espanto, desalento.
  2. A destruição de sua residência, que parece ter sido incendiada e alvo de um ataque a flechas.
  3. Porque, para enxergar o lado positivo dessa trágica situação, ela menciona uma frase que certamente foi dita em outro contexto. Quando eles conversaram, outro dia, sobre levar uma vida mais simples, provavelmente se referiam a ter menos bens materiais, não a perder tudo e viver na rua.

Releia o período presente na tira:

Como a gente estava dizendo no outro dia, seria melhor levar uma vida mais simples...”

Versão adaptada acessível

Item b.

Substitua a conjunção "como" no trecho por conforme. O sentido se manteve ou foi alterado?

  1. Qual é a oração principal e qual é a subordinada nesse período?
  2. Substitua a conjunção destacada no trecho por conforme. O sentido se manteve ou foi alterado?
  3. Com base no que observou, responda: que sentido a conjunção como ajuda a construir nesse período? Copie a resposta adequada.
    1. Ela ajuda a construir uma circunstância de concordância, de conformidade, entre o que é declarado na oração subordinada e o que está dito na oração principal.
    2. Ela introduz uma comparação entre o que é expresso na oração principal e outro elemento indicado na oração subordinada.

Oração subordinada adverbial conformativa

A oração que exprime uma ideia que está em conformidade com outra, ou seja, de acordo com outra, é chamada de oração subordinada adverbial conformativa. Algumas conjunções ou locuções conjuntivas que introduzem esse tipo de oração são: como, conforme, segundo etcétera

Tópico 2 – Orações subordinadas adverbiais reduzidas

1. Leia a notícia.

Reprodução de página da internet.

Cão fica chocado ao ver seu retrato em um quadro

Os donos de Jéfi, um cão da raça goldendoodle, mandaram pintar um quadro do animal de estimação. Quando o cachorro viu a sua imagem na obra em sua casa, em édmãnton, no Canadá, ficou um pouco assustado e começou a ladrar.

Fotografia. Um cachorro corre sobre um gramado verde. Ele é de porte médio e possui pelos longos e beges, olhos pretos bem pequenos e focinho redondo de mesma cor.

bâzVIDEOS. Disponível em: https://oeds.link/uiacZi. Acesso em: 30 abril 2022.

Orientações e sugestões didáticas

Oração subordinada adverbial conformativa (continuação)

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero quatro, ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

  1. Oração principal: “seria melhor levar uma vida mais simples”. Oração subordinada: “Como a gente estava dizendo no outro dia”.
  2. Conforme a gente estava dizendo no outro dia. O sentido se manteve.

c.um. Ela ajuda a construir uma circunstância de concordância, de conformidade, entre o que é declarado na oração subordinada e o que está dito na oração principal.

Compare os dois períodos.

Esquema. 
Item um. Oração principal: Cão fica chocado
Oração subordinada: ao ver seu retrato em um quadro.
Item dois.
Oração principal: Cão fica chocado
Oração subordinada: quado vê seu retrato em um quadro.
  1. Qual é a diferença entre a flexão do verbo ver nas duas orações subordinadas adverbiais?
  2. No primeiro enunciado, foi utilizada alguma conjunção para introduzir a oração subordinada?
  3. No segundo enunciado, que sentido a conjunção quando exprime: condição, tempo ou finalidade?

2. Leia o enunciado construído com base na notícia:

Os donos do cão Jéfi mandaram pintar um quadro dele para guardar de recordação.

Versão adaptada acessível

Atividade 2, item a.

A oração subordinada "para guardar de recordação" apresenta o verbo em uma de suas formas nominais. Qual?

  1. A oração subordinada em destaque apresenta o verbo em uma de suas fórmas nominais. Qual?
  2. Alguma conjunção foi usada para introduzir a oração subordinada?
  3. O que essa oração subordinada expressa em relação à principal?
  4. Considerando a ideia que expressa, como seria classificada essa oração subordinada?

Oração subordinada adverbial reduzida

Uma oração subordinada adverbial pode ser formada por um verbo flexionado no infinitivo, no gerúndio ou no particípio. Quando isso ocorre, ela é chamada de oração subordinada adverbial reduzida e é, às vezes, ligada à oração principal por preposições ou locuções prepositivas.

Veja alguns exemplos:

Esquema; Frase: Encerrada a palestra, os executivos da empresa foram embora. Encerrada a palestra é oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio
Equivale a: “Quando a palestra se encerrou, os executivos da empresa foram embora”.
Frase: Trabalhando mais, você terá dinheiro para comprar a casa. Trabalhando mais é oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio
Equivale a: “Se você trabalhar mais, terá dinheiro para comprar a casa”.
Frase: Por não ter se comportado bem, o menino ficou de castigo.
Por não ter se comportado bem é oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo
Equivale a: “O menino ficou de castigo porque não tinha se comportado bem”.
Orientações e sugestões didáticas

Tópico 2 – Orações subordinadas adverbiais reduzidas

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe zero nove éle pê zero quatro, ê éfe zero nove éle pê zero oito, EF09LP11)

1a. Na primeira frase, o verbo está no infinitivo; na segunda, o verbo está conjugado no tempo passado.

1b. Não foi utilizada conjunção. professor ou professora, esclareça que a palavra ao é uma combinação da preposição a com o artigo definido o. Ela é bastante utilizada como conectivo em construções subordinadas temporais, como é o caso aqui.

1c. Tempo.

2a. Infinitivo.

2b. Não. Novamente foi usada uma preposição (para).

2c. Expressa a finalidade do que é informado na oração principal.

2d. Oração subordinada adverbial final.

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Retome as atividades e as discussões feitas e responda às questões do início do capítulo.

  1. Além das temporais, condicionais e proporcionais, que outros tipos de oração subordinada adverbial existem?
  2. Como essas orações podem ser identificadas e que relações de sentido expressam?

Atividades

1. Leia o artigo de opinião.

Reprodução de página da internet.

Shortinho, bermuda e moletom: por que esses adolescentes se vestem assim?

“Um calorzão de 40 graus e aquele grupo de adolescentes não tira o moletom.”

“Um baita frio e aquelas meninas saem de casa com shortinho curto.”

reticências

Fotografia. Uma jovem sentada com os joelhos flexionados na altura do peito. Ela tem cabelos curtos e crespos, veste blusa de frio cinza e calça jeans. Está apoiada em uma parede cinza, com o cotovelo direito sobre o joelho e a cabeça sendo apoiada pela mão direita.

Essas são algumas frases ditas por pessoas adultas sobre o modo como adolescentes se vestem, muitas vezes, destoando da temperatura do tempo. Sim, existem momentos em que o sol está escaldante e vemos adolescentes usando calça e agasalho de moletom, ou na época de frio, um grupo com shorts bem curto ou bermuda mostrando metade da roupa íntima.

Por que isso acontece? Será que, ao chegar na adolescência, as pessoas perdem a noção do clima? Será que essas roupas são uma fórma de chamar a atenção?

Se você já leu outros textos meus reticências, já deve [ter] entrado em contato com reflexões que trago sobre como a adolescência é um período de intensas mudanças e o quanto é difícil para adolescentes, familiares e comunidade se adaptarem à velocidade dessas mudanças.

Orientações e sugestões didáticas

O que levo de aprendizagens deste capítulo

professor ou professora, este é o momento de retomar o esquema de orações subordinadas que os ou as estudantes vêm construindo desde o capítulo 3. Leia com eles ou elas as perguntas do boxe e estimule-os ou estimule-as a completarem o esquema. Durante a listagem das orações adverbiais, enfatize as relações de sentido estabelecidas pelas conjunções e locuções conjuntivas que as introduzem. A seguir, apresentamos o conteúdo mínimo que deve ser garantido nas anotações da turma.

No total, são nove os tipos de oração subordinada adverbial: temporal, condicional, proporcional, comparativa, consecutiva, causal, concessiva, final e conformativa.

Essas orações têm o mesmo valor que um advérbio ou uma locução adverbial. Quando desenvolvidas, são introduzidas por conjunções que expressam diferentes circunstâncias em relação à oração principal, e são essas condições que determinam a classificação das orações adverbiais. Elas podem expressar: 1. Uma circunstância de tempo relacionada ao fato da oração principal: Quando chove muito, as pessoas não conseguem sair de casa. 2. Um fato apresentado como pressuposto para que outro ocorra (condição): Se eu terminar o trabalho, irei ao clube. 3. Uma relação de proporcionalidade entre dois fatos: Quanto mais desmatamos as florestas, mais aumenta a temperatura do planeta. 4. Uma ideia colocada em comparação à outra: João estuda mais do que o irmão [estuda]. 5. O resultado ou a consequência de um fato expresso na oração principal: Choveu tanto que não saí de casa. 6. A causa do fato expresso na oração principal: Não saí de casa porque estava chovendo muito. 7. Uma ideia que se opõe à da oração principal, mas não chega a anulá-la (concessão): Embora estivesse doente, foi fazer a prova. 8. O objetivo, a finalidade por que é realizada a ação da oração principal: A madrinha comprou uma roupa nova para que a afilhada fosse ao casamento. 9. Uma ideia que está em conformidade com outra: A noiva chegou atrasada à igreja conforme era esperado. As orações adverbiais também podem ser reduzidas. Nesse caso, têm verbo em uma das fórmas nominais (gerúndio, infinitivo ou particípio) e podem ser introduzidas por preposição ou locução prepositiva. Exemplos: Comendo muito nas principais refeições, pode engordar (oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio), Terminada a prova, todos saíram da sala (oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio) e Por zerar na redação, não passou no vestibular (oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo).

reticências

Quando adolescentes crescem, é um processo difícil para seus familiares, mas precisamos nos atentar ao fato de que é para adolescentes também, talvez até mais do que para nós, pessoas adultas, afinal, é no corpo deles que as mudanças estão acontecendo e, por mais que tentem, não conseguem fugir de si ou dar um tempo se afastando do próprio corpo.

As transformações da puberdade e adolescência são difíceis porque acontecem num período muito curto de tempo. É muito hormônio atuando, muito pelo crescendo, pés calçando tamanho adulto, reticências tudo isso pela primeira vez e, em alguns casos, adolescentes se tornam chacota no ambiente familiar e comunitário, tendo seus corpos como alvo de comentários constrangedores.

É comum ouvir homens e mulheres adultas referirem-se a sobrinhas, afilhadas e vizinhas com comentários do tipo: “Fulaninha cresceu, está com o corpão bonito!” ou “Fulana é tão pequenininha, nem parece que tem 14 anos”, ou ainda “Tá comendo demais hein, fulano, vai ficar gordo igual ao seu pai”.

Esse tipo de comentário impacta no olhar que adolescentes têm sobre si. E é possível que, diante de tal constrangimento, eles se cubram com moletons, mesmo fazendo 40 graus lá fóra, e talvez a touca sirva como esconderijo simbólico dos assédios sobre seus corpos. Contudo, também é possível pensar que esses mesmos comentários no ambiente familiar e comunitário façam com que adolescentes pensem que só receberão elogios a partir da sua estética e comecem a usar roupas que mostrem o corpo como fórma de se sentir reconhecidos pelas outras pessoas.

Obviamente, é possível que adolescentes usem moletons e shortinhos simplesmente porque essa é a roupa com a qual se sentem bem, mas cabe a nós, pessoas adultas, sempre refletirmos que a adolescência é um período complexo para todo mundo e, às vezes, nossos comentários só dificultam o processo de construção de autoestima de pessoas que estão se sentindo inseguras com suas próprias mudanças.

reticências

FRANCISCA, Elânia. UOL, 8 abril 2022. Disponível em: www.uol.com.br/vivabem/colunas/elania-francisca/2022/04/08/shortinho-bermuda-e-moletom-por-que-esses-adolescentes-se-vestem-assim.htm. Acesso em: 30 abril 2022.

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item c.

Releia.

“[...] afinal, é no corpo deles que as mudanças estão acontecendo e, por mais que tentem, não conseguem fugir de si ou dar um tempo se afastando do próprio corpo.”

  1. Reescreva esse fragmento substituindo a locução conjuntiva "por mais que" por uma das opções a seguir: "já que", "conforme", "mesmo que", "tanto que".
  2. Qual é a relação de sentido estabelecida entre as orações pela locução conjuntiva "por mais que"?
  1. Qual é o perfil de leitor imaginado para o artigo? Justifique sua resposta com passagens do próprio texto.
  2. O tema do artigo é a desconformidade que muitas vezes se observa entre as roupas utilizadas pelos adolescentes e as condições climáticas. Segundo a autora, o que explicaria essa desconformidade?
  3. Releia.

reticências afinal, é no corpo deles que as mudanças estão acontecendo e, por mais que tentem, não conseguem fugir de si ou dar um tempo se afastando do próprio corpo.”

Orientações e sugestões didáticas

Atividades

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê zero cinco, ê éfe seis nove éle pê um oito, ê éfe oito nove éle pê zero três, ê éfe zero nove éle pê zero quatro, ê éfe zero nove éle pê zero oito, ê éfe zero nove éle pê um um)

1a. O perfil do leitor imaginado são adultos que têm filhos adolescentes ou convivem com eles: “talvez até mais do que para nós, pessoas adultas”; “cabe a nós, pessoas adultas, sempre refletirmos que a adolescência é um período complexo para todo mundo”.

1b. Segundo a autora, isso pode ser apenas um gosto pessoal (ou seja, o adolescente se veste de fórma aparentemente estranha porque se sente bem assim), mas também pode ser uma reação às atitudes dos adultos que o cercam. Pode ocorrer, por exemplo, de um adolescente querer cobrir o corpo para não ser exposto ao olhar questionador dos adultos, ou, pelo contrário, querer exibir o corpo por achar que será mais valorizado dessa fórma, em razão dos comentários que escuta das pessoas com quem convive.

I. Reescreva esse fragmento substituindo a locução conjuntiva destacada por uma das opções do quadro.

já que conforme mesmo que tanto que

  1. Qual é a relação de sentido estabelecida entre as orações pela locução conjuntiva destacada?
  1. Copie do artigo um período em que a oração subordinada expressa a causa de um fato da oração principal.
  2. Reescreva o período copiado, transformando a oração subordinada em uma oração subordinada adverbial reduzida de infinitivo. Que preposição usou para introduzi-la?
  3. Escreva um ou dois parágrafos que expressem seu posicionamento sobre o tema tratado no artigo. Articule suas orações com conjunções ou outros elementos coesivos que estabeleçam as relações de sentido pretendidas.

2. Leia o meme baseado na obra A persistência da memória, do pintor surrealista Salvador Dalí (1904-1989):

TÁ TÃO QUENTE

Pintura surrealista. Na obra, predomina cores em tons de ocre e marrom. Com contornos distorcidos, são retratados alguns relógios com ponteiros que aparentam estar ‘derretendo’. À esquerda, sobre uma bancada marrom, há um relógio com moldura amarela e fundo azul; ele está no canto da bancada, ‘escorrendo’ para fora e, sobre ele, uma mosca. À esquerda desse relógio, há um objeto arredondado laranja com pontos pretos; à direita, outro relógio disforme sustentado por uma árvore de tronco cinza e seca. No chão, ao lado da bancada, há uma figura disforme em tons de rosa e, sobre ela, um relógio também distorcido. Ao fundo, uma paisagem com morros, em tons de amarelo e marrom, e o mar, em tons de azul.

QUE SALVADOR DALÍ SERIA CONSIDERADO REALISTA.

Fontes: Imagem: DALÍ, Salvador. A persistência da memória. 1931. Óleo sobre tela, 24 centímetros × 33 centímetros. Texto: purêbreique. Disponível em: https://oeds.link/24kFCU. Acesso em: 7 julho 2022.

a. Leia o boxe Clipe e responda: você diria que nessa obra de Dalí prevalecem o sonho e a incoerência ou a lógica e a razão? Por quê?

Vinheta de seção. Contorno de um clipe.

Clipe

O Surrealismo foi um movimento literário e artístico lançado em 1924 pelo escritor francês André Breton (1896-1966). Os surrealistas buscavam a expressão espontânea do pensamento, ditada pelo inconsciente e pelos sonhos. Muitas obras surrealistas desafiam propositalmente a lógica, mostrando cenas que não seriam possíveis em nossa realidade.

  1. A frase do meme relaciona a pintura de Dalí à afirmação de que a temperatura está muita alta. Que objetos retratados na pintura permitem estabelecer essa relação?
  2. Qual é a oração subordinada do enunciado que compõe o meme?
  3. Essa oração se classifica em subordinada adverbial consecutiva. Qual é a sua importância para a construção de sentido desse meme?
Orientações e sugestões didáticas

Atividades (continuação)

1c. um Afinal, é no corpo deles que as mudanças estão acontecendo e, mesmo que tentem, não conseguem fugir de si ou dar um tempo se afastando do próprio corpo.

1c. dois Uma relação de concessão.

1d. Possibilidades: “As transformações da puberdade e adolescência são difíceis porque acontecem num período muito curto de tempo”. “Obviamente, é possível que adolescentes usem moletons e shortinhos simplesmente porque essa é a roupa com a qual se sentem bem.”

1e. Possibilidades: As transformações da puberdade e adolescência são difíceis por acontecerem num período muito curto de tempo. Obviamente, é possível que adolescentes usem moletons e shortinhos simplesmente por ser essa a roupa com a qual se sentem bem. Sim, usa-se a preposição por para introduzir uma oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo.

1f. Resposta pessoal.

2a. O sonho e a incoerência, porque, no mundo objetivo, os relógios não se derretem dessa fórma.

2b. Os relógios derretidos. Afinal, a temperatura alta pode gerar o derretimento de certos materiais e objetos.

2c. É a oração “que Salvador Dalí seria considerado realista”.

2d. A oração subordinada adverbial consecutiva mostra a conclusão bem-humorada à que podemos chegar analisando a obra de Dalí: está tão quente que Salvador Dalí não seria um pintor surrealista, mas “realista”, pois teria retratado os objetos como se estivessem derretendo em razão do calor intenso, algo próximo à realidade.

  1. Leia estas manchetes extraídas de sites jornalísticos.
Reprodução de página da internet.

Treinando no estádio do Goiás, Paysandu recebe visita de Nicolas

GLOBO Esporte. Belém, 17 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/qDUpVU. Acesso em: 12 julho 2022.

II.

Reprodução de página da internet.

Gato viraliza na web por ter mancha com formato de máscara do Zorro

MENEZES, Beatriz. Amo Meu Pet, 16 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/rOydRY. Acesso em: 12 julho 2022.

III.

Reprodução de página da internet.

Saindo de academia de luxo, casal é roubado e perde celulares reticências

NEVES, Gabriel. Midiamax, Campo Grande, 11 julho 2022. Disponível em: https://oeds.link/6qNmie. Acesso em: 12 julho 2022.

IV.

Reprodução de página da internet.

Guardando R$ 2.500dois mil quinhentos reais ao mês, casal levaria 1,5 ano reticências para casar

MONITOR Mercantil. 5 abril 2019. Disponível em: https://oeds.link/KNFV9K. Acesso em: 12 julho 2022.

V.

Reprodução de página da internet.

O que você deve considerar antes de voltar a trabalhar presencialmente

MONEY Times 26 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/Keacax. Acesso em: 12 julho 2022.

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item a.

As orações em (um) "Treinando no estádio do Goiás", (dois) "por ter mancha com formato de máscara do Zorro", (três) "Saindo de academia de luxo", (quatro) "Guardando R$ 2.500 ao mês" e (cinco) "antes de voltar a trabalhar presencialmente" são orações subordinadas adverbiais reduzidas. Reescreva-as na forma desenvolvida equivalente, usando a conjunção ou locução conjuntiva adequada.

  1. As orações sublinhadas são orações subordinadas adverbiais reduzidas. Reescreva-as na fórma desenvolvida equivalente, usando a conjunção ou locução conjuntiva adequada.
  2. Que circunstâncias as orações que você reescreveu indicam?
  3. Compare as frases originais com as reescritas por você. Em sua opinião, por que os jornalistas preferiram usar a fórma reduzida?
Orientações e sugestões didáticas

Atividades (continuação)

3a. Respostas pessoais. Sugestões: um Enquanto treina no estádio do Goiás, Paysandu recebe visita de Nicolas. dois. Gato viraliza na web porque tem mancha com formato de máscara do Zorro. três Assim que / Enquanto sai de academia de luxo, casal é roubado e perde celulares reticências. quatro Se guardasse R$ 2.500dois mil quinhentos reais ao mês, casal levaria 1,5 ano reticências para casar. O que você deve considerar antes que você volte a trabalhar presencialmente.

3b. um tempo; dois causa; três tempo; quatro condição; tempo.

3c. Espera-se que os ou as estudantes concluam que a redação da oração reduzida é mais sintética e, por isso, adapta-se melhor a manchetes jornalísticas, que precisam ser curtas e diretas.