Capítulo 12  Figuras de linguagem

O que você poderá aprender

Ao longo do estudo desta coleção, você conheceu diversas figuras de linguagem, como metáfora, metonímia, ironia, antítese e outras. Essas figuras deixam os textos mais expressivos e significativos e, para tanto, geralmente se apoiam no sentido das palavras ou nas ideias que elas evocam.

Você sabia que também é possível criar efeitos de sentido especiais trabalhando com os sons das palavras? É o que vamos estudar neste capítulo, no qual você conhecerá algumas figuras de linguagem fônicas, isto é, que operam com a camada sonora das palavras. São elas: a aliteração, a assonância e a paronomásia.

  1. Como essas figuras de linguagem fônicas são construídas?
  2. Em que situações elas podem ser usadas?
  3. Que efeitos de sentido elas podem gerar no texto?

Tópico 1 – Aliteração e seus efeitos de sentido

Leia a letra de canção a seguir.

Segue o seco

A boiada sêca

Na enxurrada sêca

A trovoada sêca

Na enxada sêca

Segue o seco sem sacar que o caminho é seco

sem sacar que o espinho é seco

sem sacar que seco é o Ser Sol

Sem sacar que algum espinho seco secará

E a água que sacar será um tiro seco

E secará o seu destino séca

Ô chuva vem me dizer

Orientações e sugestões didáticas

CAPÍTULO 12

Competências gerais da Educação Básica: 1 e 2.

Competência específica da área de Linguagens: 1.

Competência específica de Língua Portuguesa: 2.

HABILIDADES Bê êne cê cê

(ê éfe seis nove éle pê zero quatro), (ê éfe seis nove éle pê um sete), (ê éfe seis nove éle pê quatro oito), (ê éfe seis nove éle pê cinco quatro), (ê éfe oito nove éle pê três sete)

Abertura do capítulo

Neste capítulo, serão trabalhadas figuras fônicas que exploram a expressividade e os sentidos que podemos produzir por meio do trabalho com a sonoridade das palavras da língua (os fonemas): aliteração, assonância e paronomásia. Enquanto as duas primeiras trabalham com o lúdico e o icônico dos sons para ampliar o sentido da mensagem, a paronomásia explora a relação entre a similaridade sonora entre duas palavras e seu distanciamento de sentido.

Algumas das questões propostas exigirão dôs ou dás estudantes a consulta aos esquemas de retomada referentes às figuras de linguagem. oriente-os ou oriente-as a fazê-lo.

Se posso ir lá em cima pra derramar você

Ó chuva preste atenção

Se o povo lá de cima vive na solidão

Se acabar não acostumando

Se acabar parado calado

Se acabar baixinho chorando

Se acabar meio abandonado

Pode ser lágrimas de São Pedro

Ou talvez um grande amor chorando

Pode ser o desabotoar do céu

Pode ser coco derramando

bróun, Carlinhos. Segue o seco. Intérprete: Marisa Monte. ín MONTE, Marisa. Verde, anil, amarelo, cor-de-rosa e carvão. i ém ai odeôn Brasil, 1994. 1 cedê. Faixa 4.

  1. Sobre o que o eu lírico fala nesta letra de canção?
  2. Que palavra do texto pode sintetizar o assunto tratado? Quantas vezes essa palavra aparece na letra?
  3. Há, no texto, outras palavras da mesma família. Copie-as em seu caderno e indique quantas vezes elas aparecem no texto.
  4. Por serem palavras da mesma família, todas apresentam o mesmo radical. Qual é ele?
  5. Preste atenção nos fonemas consonantais do radical que você identificou. Agora, releia a letra de canção e indique, no caderno, em quais versos aparecem palavras que apresentam um ou mais desses fonemas.
  6. Além dos fonemas consonantais discutidos nas questões anteriores, há um outro que também se repete diversas vezes na letra de canção. Identifique-o e dê exemplos de sua ocorrência.
  7. Que relação você acha que existe entre todas as repetições de sons consonantais que você identificou e o conteúdo da letra de canção? Por que razão você acha que o compositor recorreu a essas repetições?

Aliteração

Quando fonemas consonantais iguais ou parecidos se repetem em um enunciado, estamos diante de uma aliteração.

Exemplo: O rato roeu a roupa do rei de Roma. A rainha raivosa rasgou o resto.

Ilustração. Um rato cinza está em pé e puxando um tecido vermelho na horizontal, da esquerda para a direita. Ele está com a outra pata sobre a boca, mastigando algo, com pedaços pequenos de tecido perto da boca.
Orientações e sugestões didáticas

Tópico 1

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê quatro oito, ê éfe seis nove éle pê cinco quatro, ê éfe oito nove éle pê três sete)

  1. Fala sobre a sêca e o sofrimento que ela causa nas pessoas.
  2. A palavra sêca. Ela aparece cinco vezes no texto.
  3. As palavras são: seco, que aparece seis vezes (como substantivo e como adjetivo); e o verbo secar, que aparece uma vez no infinitivo e duas vezes flexionado no futuro do presente (secará).
  4. O radical é sec-.
  5. Há apenas dois versos em que os sons predominantes não aparecem: o primeiro verso do refrão (“Ô chuva vem me dizer”) e o segundo verso da última estrofe (“Ou talvez um grande amor chorando”). Nos demais, há sempre uma ou mais palavras que têm um ou mais sons consonantais encontrados no radical sec-. Esse conjunto de palavras inclui não apenas aquelas da mesma família de sêca, já mencionadas, mas também estas outras: segue; sem; espinho; sacar; ser; Sol; será; se; acabar; posso; cima; você; preste; atenção; solidão; São; céu; coco.
  6. É o fonema /ch/, presente em enxurrada, enxada, chuva, baixinho, chorando.
  7. Espera-se que os ou as estudantes relacionem a repetição de sons “cortantes”, secos, recorrentes na seleção de palavras com o conteúdo do texto: o poeta selecionou palavras que parecem “imitar” sonoramente a sêca. Em contrapartida, vemos o contraste no uso do /ch/ em baixinho e chorando, usados depois de se fazer referência à chuva, nos remetendo à imitação sonora da água caindo.
  1. Copie, em seu caderno, a alternativa que melhor explica os efeitos da aliteração nessa letra de canção.
    • A aliteração é apenas um adorno para a canção, tornando sua musicalização mais fácil.
    • A aliteração muda o sentido da canção, confundindo quem a ouve.
    • A aliteração reforça o conteúdo verbal da canção, contribuindo para a construção de seu significado.

Tópico 2 – Assonância e seus efeitos de sentido

Leia este poema.

A voz da Igrejinha

E o sino da Igrejinha com voz fina de menina

tem dlins-dlins

para o batismo dos pimpolhos.

Para os mortos: devagar – DLIM-DLIMreticências

é como um choro de menino, compassado

sem

fim.

Dlin-dlins para as manhãs loucas de luz,

para as tardinhas que são como as velhinhas

passo tardoglossário , xale preto, corcundinhasreticências

As andorinhas conhecem esses dlins-dlins

e vêm

ouvi-los no verão.

As ave-marias vêm

ouvi-los ao sol-pôrreticências

E a estrela Vésperglossário

atrás da torre,

e entre a neblina

ouve quieta: dlim, dlim, dlimreticências

E há dlins-dlins de esperança,

de ventura, de saudades e de féreticências

reticências

Ilustração. Em primeiro plano, duas senhoras de braços dados. A da esquerda é uma mulher de cabelos grisalhos, usando vestido de mangas compridas em rosa, óculos de grau e segurando uma bengala na vertical. A mulher à direita tem cabelos encaracolados curtos, pretos, com um lenço verde e laranja sobre a cabeça; ela usa óculos de grau, um vestido de mangas compridas em azul-claro, com listras na horizontal em amarelo, sandálias verdes e, na mão esquerda, uma bolsa pequena vermelha. Em segundo plano, morro coberto com grama verde. Na ponta superior, uma igreja de paredes azuis, de telhado triangular marrom, com uma cruz na ponta superior. A porta central é de cor amarela. No gramado, alguns degraus dão acesso à igreja.

LIMA, Jorge de. A voz da Igrejinha. ín BUENO, Alêquissei (Organização.). Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

Orientações e sugestões didáticas

8. A aliteração reforça o conteúdo verbal da canção, contribuindo para a construção de seu significado.

  1. Do que o eu lírico está falando no poema?
  2. Que som de vogal mais se repete em todos os versos? Exemplifique com algumas palavras.
  3. Observe os sufixos dos diminutivos a seguir.

igrejinha velhinhas tardinhas corcundinhas

  1. Qual é a vogal tônica que se repete nesses diminutivos?
  2. Qual é o efeito de sentido do emprego desses sufixos no contexto do poema?

Assonância

Quando uma vogal tônica, ou seja, mais forte, se repete em um enunciado, observa-se o uso de uma figura de linguagem chamada assonância.

Exemplo: A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

4. No poema lido, o recurso da assonância foi utilizado. Você acha que ele trouxe ao poema um efeito triste, alegre ou melancólico? Por quê?

Tópico 3 – Paronomásia e seus efeitos de sentido

Leia o anúncio a seguir.

Anúncio na horizontal. Em um fundo azul, na parte superior direita, há três listras na diagonal, em vermelho, branco e azul. Ao centro, texto em branco: JÁ FUI ASFALTADO! Abaixo, em corpo menor, o texto: VOCÊ PODE ESTAR FALANDO INGLÊS ASSIM. Alumni.org.br Na ponta da direita, logotipo redondo e à direita, texto: alumni best in class
  1. O que está sendo anunciado nessa peça publicitária?
  2. A frase que aparece em maior destaque pode ser associada a outra bastante comum em cidades consideradas violentas. Qual é?
  3. semelhança de sentido entre a palavra “asfaltado”, usada no anúncio, e a palavra de som semelhante usada no cotidiano das cidades com alto índice de violência?
  4. Considerando o que está sendo anunciado, o que o anunciante quer destacar do seu produto em relação aos outros?
Orientações e sugestões didáticas

Tópico 2

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê quatro oito, ê éfe seis nove éle pê cinco quatro, ê éfe oito nove éle pê três sete)

  1. Do sino da igrejinha, que bate de forma diferente, anunciando diferentes acontecimentos, como o batismo e a morte, o amanhecer, o entardecer e o anoitecer, a noite alta, expressando diferentes sentimentos: de alegria, de tristeza, de esperançareticências
  2. O som da vogal i (sino, igrejinha, fina, menina, dlim, dlim, batismo, menino, fim, tardinha, velhinha, corcundinhas, ouvi-los, ave-marias, neblina).

Estimule os ou as estudantes a perceberem que são poucos os versos em que esse som não aparece.

3a. A vogal tônica que se repete é o som i.

3b. Os diminutivos agregam um sentido afetivo, de delicadeza em relação às coisas que as palavras nomeiam, e ajudam a reforçar o som da vogal tônica i, que se repete ao longo de todo o poema.

4. HABILIDADE FAVORECIDA (ê éfe oito nove éle pê três sete). Resposta pessoal. É possível que os ou as estudantes considerem que no poema há estes três sentimentos: de alegria, quando o sino anuncia a esperança ou os batizados (namoros e casamentos, se considerarmos o texto integral); de tristeza, quando anuncia as mortes; de melancolia, quando fala do sino sendo ouvido nas tardinhas, nas manhãs (pelas andorinhas) e na noite profunda.

Caso os ou as estudantes tenham dificuldade em responder, estimule a discussão fazendo perguntas como: Essa assonância está presente nas palavras-chave do poema? Como você classificaria o conteúdo do poema? As palavras em que esse som aparece são alegres, ou tristes e melancólicas?

Leve-os ou as a perceberem que o som do i, por ser agudo, é marcante, insistente e intenso, como o som do sino.

Tópico 3

A presença de aparente propaganda na seção se justifica de acordo com o Parecer Cê êne ê/Cebi nº 15/2000, que diz que “o uso didático de imagens comerciais identificadas pode ser pertinente desde que faça parte de um contexto pedagógico mais amplo, conducente à apropriação crítica das múltiplas fórmas de língua presentes em nossa sociedade, submetido às determinações gerais da legislação nacional e às específicas da educação brasileira, com comparecimento módico e variado”.

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê zero quatro, ê éfe seis nove éle pê um sete, ê éfe oito nove éle pê três sete)

  1. Um curso de inglês. professor ou professora, talvez seja necessária sua mediação, uma vez que o curso em questão só existe na cidade de São Paulo.
  2. Já fui assaltado.
  3. Não. “Asfaltado” refere-se a colocar asfalto em uma rua. “Assaltado” designa alguém que foi roubado.
  4. Ele quer destacar que quem não faz o curso na instituição anunciada pode estar falando inglês incorretamente, sem pronunciar adequadamente algumas palavras.

Paronomásia

Palavras que se aproximam pela semelhança de sons (fonemas), mas diferem quanto ao significado são denominadas parônimas. Quando empregamos essas palavras em um texto com a intenção de provocar efeitos de sentido específicos, fazemos uso de uma figura de linguagem chamada paronomásia.

Exemplo: O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

Se liga nessa!

Paronomásia e trocadilhos

Os trocadilhos constroem-se, quase sempre, por meio do recurso da semelhança. Neles, o uso de uma palavra que tem semelhança sonora com outra é comum para gerar humor. Veja: Que couve com você? Está com lágrimas nos alhos?

  1. No anúncio em análise, a paronomásia utilizada constitui um recurso estilístico importante para a construção de sentido. Explique por quê.
  2. Em quais dos gêneros citados a seguir é possível encontrar figuras fônicas como a aliteração, a assonância e a paronomásia? Justifique sua resposta.

trava-língua notícia poema

relatório anúncio publicitário letra de canção

O que levo de aprendizagens deste capítulo

No caderno, sintetize o que você aprendeu sobre as figuras de linguagem neste capítulo. Faça um esquema, se achar necessário.

  1. Como as figuras de linguagem fônicas são construídas?
  2. Em que situações elas podem ser usadas?
  3. Que efeitos de sentido elas podem gerar no texto?

Atividades

  1. Observe o nome de uma revista que se dedica a ensinar as pessoas a fazer diferentes objetos: Faça Fácil.
    1. Por que podemos dizer que esse nome foi construído com base em uma aliteração (recorrência de fonemas consonantais) e em uma assonância (recorrência de vogal tônica)?
    2. Também se pode dizer que há uma paronomásia no nome da revista? Por quê?
    3. Os recursos fônicos são bastante utilizados pelas empresas na hora de batizar seus produtos ou criar suas marcas. Por que você acha que elas recorrem a essas figuras de linguagem?
Ilustração. Na parte superior, placa vermelha na horizontal e, ao centro, um osso em branco, com texto em preto: PET SHOP. Na parte inferior, à esquerda, de frente para um balcão verde, um homem de cabelos ruivos, de camiseta verde, de avental vermelho, cotovelo esquerdo sobre o balcão. A mão esquerda do homem está sobre o dorso de um cachorro de pelos marrons e focinho preto, o qual está sentado sobre o balcão verde. Em segundo plano, prateleiras com produtos de cores variadas.
Orientações e sugestões didáticas
  1. Porque o texto se apoia no contraste entre duas palavras semelhantes do ponto de vista fônico (há apenas um fonema consonantal diferente), porém distintas quanto ao significado.
  2. Em trava-línguas, poemas, anúncios publicitários e letras de canção, pois nesses gêneros geralmente prevalece a intenção de produzir certos efeitos expressivos no interlocutor. Já em uma notícia ou em um relatório, busca-se, em geral, uma comunicação mais objetiva dos fatos.

O que levo de aprendizagens deste capítulo

Sugerimos que você vá formulando item a item, tentando resgatar o que foi observado em cada tópico. Nesse momento, é importante que os ou as estudantes compreendam que:

  • As figuras de linguagem fônicas são construídas com base na manipulação intencional da camada sonora das palavras, ou seja, de seus fonemas. A aliteração consiste na repetição de fonemas consonantais em um enunciado, enquanto a assonância consiste na repetição de fonemas vocálicos. A paronomásia, por sua vez, consiste no emprego de palavras com sonoridade semelhante, mas significado distinto.
  • As figuras de linguagem fônicas podem ser usadas sempre que se pretende provocar certos efeitos expressivos no interlocutor. Elas são mais comuns em gêneros discursivos que permitem ou mesmo exigem a produção de tais efeitos, como anúncios publicitários, poemas, letras de canção etcétera
  • As figuras de linguagem fônica produzem diferentes efeitos de sentido nos textos. Elas podem servir, por exemplo, para reforçar o conteúdo verbal de um texto, produzir humor, chamar a atenção do interlocutor etcétera

Atividades

HABILIDADES FAVORECIDAS (ê éfe seis nove éle pê zero quatro, ê éfe seis nove éle pê um sete, ê éfe oito nove éle pê três sete)

1a. Porque se repetem os fonemas consonantais /f/ e /s/ e a vogal tônica /a/: “Faça Fácil”.

1b. Sim, porque ele combina as palavras faça e fácil, que são semelhantes foneticamente, porém distintas quanto ao significado.

1c. Espera-se que os ou as estudantes percebam que, com o uso dessas figuras, os nomes das marcas e dos produtos chamam mais a atenção do consumidor e ficam gravados em sua memória.

d. Agora, você e um ou uma colega vão fazer a mesma coisa. Proponham nomes criativos para os produtos ou marcas descritos a seguir. Cada nome deve usar pelo menos um dos recursos fônicos estudados neste capítulo.

     um. Uma marca de laticínios com a palavra nata.

     dois. O nome de uma livraria com as palavras prosa ou verso.

     três. O nome de um pet shop com a palavra cão.

     quatro. Uma marca de roupas com a palavra pano.

2. Observe estas palavras:

cromossomos cálice edifício vidente

  1. Elas são foneticamente semelhantes (ou idênticas) a que outras palavras e expressões?
  2. Escolha uma dessas palavras e crie um trocadilho com ela. Pode ser uma piada curta ou um cartum (desenho) humorístico.
  3. Pode-se dizer que seu trocadilho usou a paronomásia como recurso expressivo? Por quê?

3. Agora é a sua vez de criar um poema ou um trava-língua explorando as figuras de linguagem fônicas. Veja exemplos de sons que você pode explorar:

foto

mata

-ouco- (que aparece em pouco, louco, roucoreticências)

-ente- (que aparece em gente, mente, lentereticências)

encontros consonantais, como prato, trato, frito, placa,

plácidoreticências

  • Quando terminar, troque sua produção com um ou uma colega. Leia a produção dele ou dela e, se necessário, dê sugestões para explorar melhor os recursos fônicos ou deixar o texto mais criativo ou, ainda, para deixar o trava-língua mais desafiador.
  • Após a leitura do seu ou da sua colega, passe a limpo a sua produção, fazendo os ajustes que achar necessários.
  • Sob a supervisão do professor ou da professora, organizem-se em grupos e troquem os trabalhos entre si para que todos os ou todas as integrantes leiam os trabalhos
  • A classe também pode promover um desafio de trava-línguas sob a orientação e supervisão
Orientações e sugestões didáticas

1d. um. Resposta pessoal. Sugestões: Nata Farta. Tanta Nata.

1d. dois. Resposta pessoal. Sugestões: Prosa Rosa. Prosa à Toda Prova. Verso e Reverso. Ver o Verso.

1d. três. Resposta pessoal. Sugestões: O CãoPeão. Canto do Cão. Amicão.

1d. quatro. Resposta pessoal. Sugestões: Puro Pano. Pano a Pino.

2a. Cromossomos é foneticamente semelhante a “como somos”; e edifício, a “é difícil”. Cálice tem o mesmo som que “cale-se”; e vidente, que “vi dente”.

2b. Respostas pessoais. Sugestões de piadas curtas: O que um cromossomo falou para o outro? Cromossomos felizes! O que a taça zangada falou para o copo tagarela? Cálice. O que um ascensorista falou para o outro? Como edifício nossa vida! O que um dentista aposentado falou para o colega? Já vidente, agora não vejo mais.

2c. Sim, porque foram construídos pela alusão a palavras e expressões semelhantes foneticamente às que foram usadas, porém diferentes delas quanto ao significado.

3. Resposta pessoal.

Glossário

Tardo
: lento, vagaroso, sem pressa.
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Estrela Vésper
: um dos nomes dados ao planeta Vênus, porque ele atinge seu brilho máximo logo depois do ocaso (Vésper tem a mesma origem de vespertino, que significa “relativo à tarde”). Vênus também é chamado de estrela-d’alva, porque brilha antes da aurora.
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