As propostas desta unidade do seu livro foram desenvolvidas em quatro etapas, que se complementam:
eu SEI
Que pessoa eu sou?
Identificar a identidade e reconhecer que ela é uma construção pela cultura e pelo ambiente de vivência.
eu vou APRENDER
Capítulo 1 – Identidade e autorretrato
identificar e explorar esse gênero daarte em diferentes perspectivas.
Capítulo 2 – Ritmo nas artes
identificar e explorar o ritmo, a pulsação e o movimento de diferentes expressões artísticas.
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eu APRENDI
Desenvolver atividades de verificação, sistematização, reflexão e ampliação da aprendizagem.
vamos COMPARTILHAR
Retratando pessoas
Desenvolver projeto de construção e compartilhamento de retratos de figuras humanas que se destacam na vida dos estudantes, partindo de caracterização dos aspectos da identidade e dos ritmos pessoais.
OBJETIVOS GERAIS
▶Possibilitar o reconhecimento do ritmo e da identidade em diferentes manifestações artísticas e identificar, construir e compartilhar retratos de figuras humanas que se destacam na vida dos estudantes.
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eu SEI
Que pessoa eu sou?
Todas as pessoas são diferentes, mesmo que pertençam a uma mesma comunidade. Cada pessoa tem preferências, hábitos, ritmos, desejos e sonhos muito particulares. A identidade de cada pessoa é única, e a construção dela é influenciada pela cultura, pelas pessoas e pelo ambiente onde vivemos.
Cristina Canale nasceu em 1961 e se formou em desenho e pintura pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na cidade do Rio de Janeiro em 1983. Na pinturaIdeias e Conceitos, a artista criou um trabalho de composição utilizando as cores contrastantes eformasfórmaspara elaborar o registro visual de uma pessoa.
Com a orientação do professor, observe a imagem e, no caderno, descreva como a artista utilizou na obra:
as cores;
asformasfórmas.
Com base na observação das cores e dasformasfórmas,utilize a sua imaginação e elabore uma frase apresentando a pessoa retratada na pintura. Descreva, por exemplo:
quem é ela;
onde ela vive;
que atividades ela pratica;
quais são seus gostos e preferências.
Com a orientação do professor, você e os colegas deverão compartilhar as frases e identificar as semelhanças e as diferenças entre as descrições elaboradas na atividade 2.
Para finalizar, copie no caderno o quadro e complete com as seguintes informações:
Cores que você utilizaria para se retratar, assim como alguns aspectos da sua personalidade.
Formas que você utilizaria para se retratar, assim como alguns aspectos da sua personalidade.
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Ideias e conceitos, de Cristina Canale, 2014. Técnica mistasobresôbretela, 100cmcentímetros×por80cmcentímetros.
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eu vou APRENDERCapítulo 1
Identidade e autorretrato
Para o conjunto de características que distinguem uma pessoa da outra, dá-se o nome de identidade, e a construção dela é um processo que ocorre desde o nosso nascimento, perdurando durante toda a nossa vida.
A identidade de cada um é única, e o conceito consiste na ideia de distinção e nas diferenças que existem entre as pessoas. O nome, a história pessoal, as características físicas e o modo de pensar e de agir evidenciam a nossa identidade.
Ao longo do tempo, o retrato e o autorretrato foram utilizados como recursos importantes para a construção da memória das pessoas. Eles desempenham um importante papel na compreensão dos processos de representação e identificação das pessoas, individualmente ou em grupo.
Presente na pintura e na fotografia, o retrato é um registro individual ou em grupo elaborado com base na memória, em documentos, em fotografias ou até em modelos vivos.
A pintura de retratos no passado representava com frequência pessoas poderosas e ricas e se constituía uma importante fonte de renda para os artistas, como demonstra a obra a seguir.
A Família Real de CarlosIVquarto, de Francisco de Goya, 1800-1801. Óleosobresôbretela,280cmcentímetros×por336cmcentímetros.
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O GÊNERO AUTORRETRATO
O autorretrato se popularizou durante oRenascimentoglossário , momento em que o ser humano se tornou o centro das preocupações. Como a fotografia só seria inventada no séculoXIXdezenove,pintores eram contratados para realizar retratos das pessoas importantes.
De acordo com a artista, professora e pesquisadora Katia Canton, os artistas passaram a pintar seus próprios rostos porque desejavam que suas imagens ficassem gravadas para o futuro; gostavam de expressar aquilo que sentiam ou pensavam, por meio de suas pinturas; almejavam ser valorizados tanto como artistas, profissionais, quanto como seres humanos; e, por fim, necessitavam de um pretexto para elaborar obras de arte, treinar misturas de cores, pinceladas, contornos, texturas etc.
O primeiro artista do Renascimento a realizar uma série de autorretratos foi o alemãoAlbrecht DürerAlbrechi Durrár(1471-1528). Seu primeiro autorretrato foi realizado em 1484. Um de seus mais famosos trabalhos é a obraAutorretrato com casaco de peles, mostrada a seguir, realizada em 1500. Nela, o artista aparece de barba e cabelos longos.
Autorretrato com casaco de peles, deAlbrecht DürerAlbrechi Durrár,1500. Óleosobresôbremadeira, 67,1×por48,9cmcentímetros.
1. Observe a obra deAlbrecht DürerAlbrechi Durrár.Converse com os colegas e responda: com quais outros personagens ou pessoas o autorretrato do artista se parece?
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Os autorretratos deRembrandtRêmbrânt
O pintor, gravador e desenhistaRembrandt Harmenszoon van Rijnrembrã rármenzôn van rin(1606-1669) nasceu na Holanda e foi um artista de sucesso que marcou a história da pintura na Europa com suas obras.
O autorretrato, como vimos, é umaformafórmaque alguns artistas utilizaram para retratar a si mesmos. Utilizada na pintura, na literatura ou na escultura e em muitas situações, não representa a imagem real, mas como o artista se vê.
O artista holandês pintoucercacêrcade cem autorretratos em diferentes fases da vida, da juventude até a velhice. Dizia ele: “Quererão saber que espécie de pessoa fui eu”.
Em seus autorretratos é interessante perceber que não foi só a imagem domodelomodêlo, ou seja, do próprioRembrandtRêmbrânt,que mudou, mas também seu modo de pintar foi se transformando.
Autorretrato quando jovem, deRembrandt van Rijnrembrã van rin,1628. Óleosobresôbrepainel, 15,5cmcentímetros×por12,7cmcentímetros.RembrandtRêmbrântrindo, deRembrandt van Rijnrembrã van rin,c.cêrca de1629. Óleosobresôbrecobre, 22,2cmcentímetros×por17,1cmcentímetros.
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Autorretrato com chapéu e duas correntes, deRembrandt van Rijnrembrã van rin,1642. Óleosobresôbretela, 72cmcentímetros×por54,8cmcentímetros.Autorretrato, deRembrandt van Rijnrembrã van rin,1669. Óleosobresôbretela, 65,4cmcentímetros×por60,2cmcentímetros.
Os trabalhos iniciais apresentam detalhes realistas e minuciosos, feitos com pinceladas finas e precisas. Já no seu autorretrato de 1669, notamos pinceladas mais soltas e grossas. Veja os dois últimos autorretratos do pintor. Eles foram feitos em períodos diferentes da vida deRembrandtRêmbrânt,um quando o artista tinha 31 anos e outro realizado no ano de sua morte, aos 63 anos.
Mencionepelopêlomenos duas diferenças que você percebe entre os autorretratos deRembrandtRêmbrânt.
Com base nas pinturas, você acredita queRembrandtRêmbrântmudou muito no decorrer dos anos?
Pense em seus pais e avós. Se possível, observe fotografias deles mais jovens e identifique as mudanças que mais chamam a sua atenção. Se não houver fotografias disponíveis, converse com eles e peça que mencionem as mudanças mais importantes que eles percebem em seu aspecto físico.
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Autorretrato e emoções
Além de refletir a imagem externa do artista, o autorretrato também pode expressar diferentes emoções, expressões e sensibilidades. Veja este outro autorretrato deRembrandtRêmbrânt,que foi desenhado a partir do reflexo dele em umespelhoespêlho.
5. Observem e descrevam a expressão transmitida na imagem retratada.
6. Expliquem as respostas citando elementos da pintura que levaram vocês a identificar as expressões evidenciadas.
RembrandtRêmbrântde olhos arregalados, deRembrandt van Rijnrembrã van rin,1630. Gravura, 50mmmilímetros×por45mmmilímetros.
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Autorretrato de Frida Kahlo
O autorretrato também pode expressar elementos da cultura do país ou região em que o artista vive, como o autorretrato da artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954), cujos elementos formam a interpretação da artistasobresôbresua própria cultura.
7. Em seu diário, Frida escreveu que cada cor usada em seus quadros tem um significado. Faça como a artista, escolha três cores e descreva o significado de cada uma delas para você.
Muitos autorretratos podem ser observados na vasta obra de Frida. Ela registrou momentos difíceis de sua vida, como as consequências de um grave acidente sofrido aos 18 anos e os vários meses em que ela passou em repouso para se recuperar das lesões. Sua mãe pendurou umespelhoespêlhoacima de sua cama e Frida passou a pintar a si mesma olhando-se noespelhoespêlho.
Apesar das tragédias que marcaram sua vida e das adversidades que a artista enfrentou, ela foi uma mulher dinâmica, ativa e engajada cultural e politicamente.
A moldura(autorretrato), de Frida Kahlo, 1938. Óleosobresôbrealumínio e vidro, 28,5cmcentímetros×por20,7cmcentímetros.
Com a orientação do professor, investigue em livros, revistas ou na internet exemplos das obras de FridaKahlonas quais ela retrata:
as dores e os sofrimentos ocasionadospelopêlograve acidente de que foi vítima;
a forte personalidade e o ativismo cultural e político dela.
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VAMOS FAZER
Desenhando um autorretrato
Ao ficar impossibilitada de levantar-se da cama, Frida Kahlo passou a usar umespelhoespêlhopara realizar autorretratos. Assim como Frida, faça um autorretrato utilizando umespelhoespêlho. Depois de o desenho estar pronto, pinte e caraterize seu retrato para ficar bem colorido como a obra de Frida. Você poderá também criar um fundo para o seu autorretrato destacando uma paisagem do lugar onde você vive ou outra do território brasileiro.
Material
Lápis grafite.
Lápis decorcôr.
Canetas hidrocor de cores variadas.
Giz de cera de cores variadas.
Tesoura com pontas arredondadas.
Cola branca.
Folhas de papel sulfite ou vergê.
Pedaços de papéis coloridos.
Espelhoespêlhomédio.
Continua
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Continuação
Como fazer
Inicie a atividade planejando na folha a elaboração do seu autorretrato. Para isso, selecione o espaço onde você pretende desenhar o autorretrato e o fundo da imagem.
Olhe-se noespelhoespêlhocom bastante atenção. Repare no formato do seu rosto, nos seus cabelos, no desenho do seu nariz, no seu olhar, nacorcôrda sua pele.
Agora, comece a se desenhar.Primeiro, faça um desenho com o formato do seu rosto. Adicione os olhos, o nariz, a boca, as orelhas e o cabelo. Observe a sequência de desenhos com algumas dicas.
Pinte seu autorretrato com os materiais que você tiver disponíveis.
Elabore o fundo com os materiais artísticos ou faça uma colagem de papéis bem colorida. Outra sugestão é desenhar no fundo do retrato. Você pode se desenhar em qualquer lugar, ou seja, por meio do desenho poderá estar em qualquer lugar que desejar.
Por fim, com a turma toda, organize uma exposição dos autorretratos e convide colegas de outras turmas para apreciarem os trabalhos.
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Autorretrato no decorrer do séculoXXvinte
Com o desenvolvimento de diferentes movimentos artísticos no decorrer do séculoXXvinte,os artistas desprenderam-se da ideia de representar a realidade tal como observada e encontraram mais liberdade para realizar seus autorretratos. A arte propiciou outras possibilidades de expressão. Para fazer seu autorretrato, o artista alemãoKarl Schmidt-Rottluffcal chimít rótluf(1884-1976) foi buscar inspiração na arte africana. Observe que o rosto do artista foi trabalhado de maneira a ressaltar seus ângulos e detalhes marcantes do rosto.
Autorretrato, deKarl Schmidt-Rottluffcal chimít rótluf,1914. Xilogravurasobresôbrepapel, 36cmcentímetros×por29,5cmcentímetros.Autorretrato, de Flávio de Carvalho, 1965. Óleosobresôbretela, 90cmcentímetros×por67cmcentímetros.
Na contemporaneidade, os artistas passaram a fazer autorretratos dasformasfórmasmais diferentes possíveis e até “brincar” com a própria imagem. Agora, observe o autorretrato realizadopelopêloartista brasileiro Flávio de Carvalho (1899-1973). A pintura não parece uma fotografia ou um retrato convencional, como os autorretratos deRembrandtRêmbrântque vimos anteriormente, mas busca capturar e expressar, entre outras coisas, traços da identidade e da personalidade do artista.
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Para fazer seu autorretrato, o artista brasileiroAlex FlemmingAlex Flemin(1954-) utilizou a fotografia em vidro e a pintura e colagemsobresôbretela. Na imagem 1, ele está vestindo terno e gravata e parece muito sério. Para complementar o autorretrato,Flemmingflêminrecobriu sua imagem com um poema escritopelopêlopoeta, jornalista e teatrólogo Gonçalves Dias (1823-1864). Na imagem 2, o artista utilizou novamente a imagem dele e textos em seu trabalho.
Autorretrato, deAlex FlemmingAlex Flemin,1998. Fotografia em vidro, 175cmcentímetros×por152cmcentímetros.The World of American Expressdê uôrold óv américan ecsprés(O mundo do Expresso Americano), deAlex FlemmingAlex Flemin, 2001. Acrílica e colagem de cartões de plásticosobresôbretela, 90cmcentímetrosxpôr90cmcentímetros.▶Observe novamente os autorretratos reproduzidos ao longo deste capítulo.
1. Escolhaum deles (pode ser o autorretrato de que você mais gostou ou do qual não gostou muito) e pense emmotivos para justificar sua escolha.
2. Depois, reúna-se em grupo com os colegas. Discutam suas escolhas e troquem ideias, explicando suas opiniões a respeito das obras. Lembrem-se de sempre respeitar a opinião dos colegas.
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ARTE E HISTÓRIA
Fotografia e autorretrato
Como vimos, o autorretrato é um exercício em que o artista busca se descobrir ou seidentificar. Para isso, diferentes técnicas são utilizadas na elaboração dessas imagens. Leiao textosobresôbreas primeiras técnicas empregadas e as fotografias que retrataram figuras humanas.
[...]reticências
Antes da consolidação do retrato como algo popular, o homem obtinha acesso à própria imagem apenas através doespelhoespêlhoou da pintura, recurso limitado aos aristocratas. Seu domínio público se dá no século 19.Em 1838,Louis DaguerreLuí Daguérrecapturava com seu daguerreótipo a primeira imagem humana (um homem tendo seus sapatosengraxados), na famosa fotografia doBoulevard du Templebulevár du tâmple,em Paris.
Louis DaguerreLuí Daguérretirou de sua sacada o que provavelmente é o primeiro registro de seres humanos em fotografia. A imagem mostra silhuetas de homem com o corpo inclinado e de outra pessoa que provavelmente engraxava os sapatos dele.
Continua
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Continuação
No ano seguinte, outro pioneiro da fotografia, o químico norte-americano Robert Cornelius, fotografava a própria imagem através de um daguerreótipo aperfeiçoado. O feito originou o primeiro retrato bem-sucedido de um ser humano,na América. Para reduzir o tempo de exposição, Cornelius optoupor fotografar do lado deforafórade sua casa, com luz natural. Depois, colocou a câmera num suporte firme e removeu a tampa da lente, permaneceu parado por alguns minutos, edepois a colocou de volta. A obra, que hoje faz parte da coleçãoda Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, é reconhecida como o primeiro autorretrato fotográfico – a primeiraselfiecéufí– e o ato foi reproduzido ao longo dos anos, tanto pelos grandes nomes da fotografia contemporânea como pelos anônimos.
[...]reticências
SOUZA, Olívia de. Imagem: do autorretrato àsselfiescéufis.Continente/Arquivo, 1ºfev.fevereiro2015. Disponível em:https://oeds.link/bbL2FG.Acesso em: 29abr.abril2022.
O texto cita um equipamento utilizado para produzir imagens fotográficas no passado. Qual é o nome e a históriadessedêsseequipamento? Para responder à pergunta, elabore uma pesquisa em livros, revista ou na internet. Compartilhe os resultados da pesquisa com os colegas de sala.
Agora é a sua vez de fazer um autorretrato fotográfico. Paraisso, deverá produzir umaselfie. Você certamente já fez algumas na sua vida, não é mesmo? Porém, desta vez, deverá elaborar umaselfieque apresente elementos que retratem quem é você. Para realizar a atividade, siga as orientações:
pense no recurso necessário para a produção, que pode sera câmera disponívelem umsmartphone;
planeje em que lugar você gostaria de estar, usando quais roupas;
capriche na expressão eposepôsie não se esqueça do tema proposto. Planeje a imagem partindo da proposta de se autorretratar; então, exagere na expressão para evidenciar as características que você gostaria de retratar;
aproveite para experimentar diversasposespôses, acessórios variadose diferentes ângulos para as imagens e escolha aselfieque mais lhe agradou;
procure motivos que justifiquem sua escolha. Traga aselfiepara a sala de aula e compartilhe com os colegas.
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eu vou APRENDERCapítulo 2
Ritmo nas artes
Parte de nossa identidade se expressa por meio do ritmo. Cada um de nós apresenta um ritmo próprio. O ritmo está em muitas coisas: napulsaçãoglossário do coração, na inspiração e na expiração na respiração, no tempo da gestação de um bebê, na sucessão do dia e da noite, nas fases da Lua, no movimento das ondas do mar, entre outras.
A natureza apresenta ciclos, mas quem os reconhece como ritmos é o ser humano. O ser humano pode reconhecer os ritmos na natureza e os reproduzir na pintura.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
No ritmo das artes
Locutor: No ritmo das artes.
Som do coração pulsando
Locutor: Coloque a mão no pulso e tente sentir a batida do seu coração.
Agora inspire, expire e, perceba, o ritmo está aí. Está também na sucessão do dia e da noite, no movimento das ondas do mar.
Som das ondas do mar
Locutor: O ser humano pode reconhecer esses ritmos na natureza, no trabalho que executa, nas tarefas do dia a dia, até nas horas de descanso, aproveitando uma atividade relaxante. E é comum reproduzir esses ritmos nas artes. É o caso, por exemplo, da pintura.
Tente observar a obraA noite estrelada, de Vincent van Gogh, de 1889. Veja como a forma das pinceladas na tela dão sensação de ritmo e de movimento à paisagem. Mais recente, o quadroZebra, de 1937, do artista plástico Victor Vasarely, considerado precursor daOp Art, dá a sensação de dinamismo, velocidade.
Som de crianças brincando
Locutor: Outro exemplo, agora brasileiro, é a obraParque das crianças, produzida por Helena Coelho. É possível perceber crianças desenvolvendo diferentes atividades, cada uma no seu ritmo.
Vinheta musical
Locutor: Passemos para a música. Temos a impressão de que o ritmo é algo inato ao ser humano. E não é só uma impressão. O corpo se expressa com movimentos. O caminhar tem um ritmo, uma direção, o olhar também. Na arte musical, ritmo é a organização de sons e silêncios, e o ritmo musical é determinado pela duração das notas musicais e das pausas, que são os intervalos sem som. O ritmo é um arranjo musical que diferencia um estilo musical de outro. Em cada região do Brasil, há diversos ritmos musicais. Encontramos pessoas ouvindo, cantando, dançando ou mesmo tocando canções de matrizes indígenas, africanas, europeias ou estadunidenses, por exemplo. Isso tudo faz parte da construção de nossa identidade cultural.
Você já ouviu falar, por exemplo, da Catira?
Música – Catira com palmas e batidas de pé
Locutor: Na dança, no teatro, no cinema, no circo, percebemos a construção de um ritmo coletivo. Bailarinos afinam suas atuações para que o conjunto da apresentação seja harmonioso e vibrante para chamar a atenção do espectador. No teatro, há o que chamamos de “o tempo da comédia”: as falas seguem um determinado ritmo para que o público seja surpreendido com a piada. No cinema, os ritmos da cena, das falas, da exibição da paisagem, da trilha sonora, de umcloseestratégico formam a coluna dorsal de um filme.
Quais ritmos fazem parte do seu dia a dia? E nas práticas artísticas?
Que tal experimentar o ritmo das artes na sua escola?
Locutor: Créditos. Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound, exceto o pequeno trecho da música “Gavião Conquistador”, de autoria de Zé Mulato, presente no álbum “Os reis da catira”, de Galvão e Galvãozinho.
pulsação:o batimento constante e regular que se repete ao longo da música.
1. Observem a pintura e destaquem os elementos da natureza presentes na obra.
A noite estrelada, deVincent Van Goghvíncent van gógui, 1889. Óleosobresôbretela, 73cmcentímetros×por92cmcentímetros.
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A noite estreladafoi pintada porVincent Van Goghvíncent van góguiem 1889. Quem a observa pode sentir-se fascinado por sua coloração intensa, pela lua brilhante ou pelo céu estrelado repleto de movimento. As espirais se destacam neste quadro. As rápidas pinceladas produzidas pelo artista na obra dão a sensação de movimento e ritmo ao céu.
A noite estrelada(1889), óleosobresôbretela, 73cmcentímetros×por92cmcentímetros.(detalhe)
Com a orientação do professor:
investiguem em livros, revistas ou na internet outras pinturas que retratem o ritmo da natureza.
registrem no caderno as informações encontradas ou façam outros registros, conforme a orientação do professor;
compartilhem os resultados da investigação com os colegas de sala.
Os movimentos e os ritmos das ações cotidianas podem ser evidenciados em outras manifestações artísticas, como na dança, no teatroou na música, nas quais o revezamento entre movimento e pausa ou entre som e silêncio é que compõe o ritmo.
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O RITMO E O TEMPO
O ritmo de todos os seres vivos se relaciona com o tempo. Existe o tempo natural dos seres humanos de nascer, de crescer, de aprender e se desenvolver e até de morrer.
As três idades da mulher e a morte, deHans Baldung GrienRans baldung Grien,c.cêrca de1510. Óleosobresôbretela, 48cmcentímetros×por32,5cmcentímetros.A vida e a morte, deGustav Klimtgústaf climt, 1916. Óleosobresôbretela,178cmcentímetros×por198cmcentímetros.
3. Observe as duas imagens e descreva as semelhanças que existem entre elas e a relação tempo e ritmo da vida.
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O ritmo de cada pessoa
O ritmo é parte de todo ser humano. Nas crianças, o ritmo costuma ser mais ágil e veloz fisicamente. Geralmente, isso vai se modificando no decorrer do tempo, ao longo da vida, até que, na velhice, em geral, as ações se tornam mais lentas.
Todas as pessoas possuem um ritmo, uma pulsação, uma maneira própria de respiração, mesmo que não percebam isso. Cada pessoa tem uma velocidade (rápida ou lenta) característica, contínua no agir, no falar, no pensar.
Numa mesma família podem coexistir muitos ritmos: um membro é mais veloz fisicamente, necessitando de menos repouso; outro é mais lento para resolver certas questões e um terceiro prefere menos ação, e assim por diante.
Reflitasobresôbreseu “jeito de ser”,sobresôbreseu ritmo e responda às questões no caderno.
Você considera seu ritmo lento ou rápido?
Quando você está estudando, precisa fazer poucas ou muitas pausas? Quais pausas acontecem em seu dia a dia?
Se você está descansando, precisa de mais estímulos ou prefere ficar mais imóvel? Quais são os pontos deinteresseinterêsseque atraem sua atenção e fazem você “se mexer” no diaa dia?
Observe o cotidiano das pessoas com quem você convive. Elastêm os mesmos hábitos de descanso que você? Os seus pontos deinteresseinterêssetambém fazem essas pessoas “se mexerem”?
Com o passar dos anos precisamos de mais ou de menos “pausas” e “estímulos”? Por quê?
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Ritmo e identidade
Cada ser humano apresenta um ritmo próprio relacionado com um conjunto de gestos, de pensamentos e de emoções característico. O ritmo pessoal marca a identidade de uma pessoa, que, nos ambientes em que ela frequenta, apresenta distintos comportamentos.O ritmo pessoal está sempre em diálogo com o ritmo de outras pessoas em espaços e situações que envolvem o coletivo.
A pinturanaïfé uma manifestação artística popular e espontânea que constantemente apresenta imagens coloridas, com elementos simples que retratam temas do cotidiano e manifestações da cultura popular. Os artistas não possuem uma formação convencional para exercer esse ofício, não tendo frequentado cursos de arte. A pintora Helena Coelho, que nasceu no Rio de Janeiro, retratou crianças em um parque.Na imagem, cada criança está desenvolvendo várias atividades em ritmos diferentes.
Parque das crianças, de Helena Coelho, 2009. Acrílicosobresôbretela, 30cmcentímetros×por40cmcentímetros.
Observem a obra e identifiquem as crianças que, na opinião de vocês, estão desenvolvendo atividades em ritmo mais lento ou mais rápido.
Citem outras possíveis atividades que vocês desenvolveriam em um parque, como o da ilustração, e destaquem também o ritmo que vocês utilizariam para a prática.
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Em uma situação de lazer no mesmo local, como a da ilustração, cada pessoa apresenta seu ritmo pessoal. É na relação entre o local, o tempo, o compasso e a velocidade de diferentes pessoas e situações que se gera um ritmo coletivo.
Numa mesma turma, há aqueles que são mais lentos e aqueles mais acelerados, mas são os prazos, o calendário escolar, que ordenam como será o andamento das atividades, quando acontecerão as provas, entre outras propostas coletivas.
O ritmo é também relacionado à origem das pessoas, ao local onde vivem, às atividades que desenvolvem e aos costumes e à cultura. Cada povo ou grupo, em cada região ou lugar, diferencia-se também pelos seus ritmos. Por exemplo, alguém que vive na zona rural tem um ritmo diferente de alguém que vive numa grande cidade.
Trabalhando na horta, Edna de Araraquara, 2021. Acrílicosobresôbretela,40cmcentímetros×por60cmcentímetros.Caminho do trem, Cristiano Sidoti, 2021. Óleosobresôbretela,40cmcentímetros×por60cmcentímetros.
9. Observem e elaborem legendas para as pinturas descrevendo como vocês acreditam que é o ritmo de vida nos lugares retratados nelas.
Conviver em família, estudar em uma escola, viver em cidade e frequentar diferentes ambientes ou, simplesmente, ser um habitante no planeta Terra exige a coexistência e o equilíbrio entre um ritmo pessoal e um ritmo coletivo.
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RITMO NO TRABALHO
Em uma sociedade ou comunidade, cada integrante contribui com seu ritmo pessoal e também com o ritmo dos trabalhos que exerce. Cada atividade profissional apresenta um ritmo relacionado com o período que ocorre ou até com o tempo necessário para a sua execução.
Muitos profissionais exercem trabalhos que precisam ser realizados em todos os períodos do dia, mesmo durante a noite, enquanto a maioria das pessoas está dormindo, como médicos e enfermeiros, bombeiros, policiais, vigias, entre outros. Boa parte das tarefas praticadas por trabalhadores apresenta um tempo necessário para a sua execução. Algumas pedem um repouso no seu desenrolar, como o tempo dedicado a deixar a pasta que será utilizadapelopêlooleiro na elaboração de uma peça de cerâmica.
Para marcar os ritmos de determinadas atividades profissionais, foram criados os“cantos de trabalho”. Presentes na cultura brasileira desde o século 18, são expressões musicais relacionadas às atividades laborais tanto no ambiente rural quanto no urbano.
Na maioria das vezes são práticas coletivas, que podem cumprir funções diferenciadas, deacordoacôrdocom as características dos trabalhos relacionados e com os padrões culturais de cada localidade. Normalmente são utilizados para aliviar o desgaste físico e aumentar a produtividade, mas também podem ser um modo de externar o lamento e a crítica dos trabalhadores.
Mãos de ceramista elaborando um vaso, em Cunha. São Paulo, 2021.
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Em muitas comunidades ainda perdura o hábito de cantar e dançar durante a execução de trabalhos rítmicos em equipe, como as lavadeiras lavando roupas na beira do rio; quebradeiras de coco; coletores de banana, cana-de-açúcar, mandioca ou cacau; pedreiros num mutirão para construir uma casa. O ritmo coletivo da canção de trabalho se transforma então em complemento ao trabalho, orientando a mútua colaboração, em uma tarefa que só poderia ser feita em equipe.
Grupo de cantos de trabalho das Quebradeiras de Coco Babaçu. Maranhão, 2016.O grupo é formado por trabalhadoras do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.Grupo de cantos de trabalho das Cantadeiras do Sisal, em Valente. Bahia, 2015.
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Um canto de trabalho conhecido por muitos de nós éEscravos de Jó, que já foi gravado por cantores brasileiros como Clementina de Jesus (1901-1987) e Milton Nascimento (1942-). Outro canto de trabalho que merece destaque éLeva eu,saudade,das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (ALAlagoas), gravado por Renata Rosa (1973-), atriz e cantora brasileira, presente no álbumManto dos sonhos, de 2008.
Em 2007, a Companhia Cabelo de Maria, de São Paulo (SPSão Paulo),lançou o espetáculo cênico musical e oCDcedêCantos de trabalhocriando arranjos para os cantos de trabalho tradicionais de vários ofícios, contando com as vozes das cantoras Renata Mattar, Lucilene Silva e Ceumar. Em 2018, houve o lançamento de um segundo álbum, chamadoCantos de trabalhoIIdois.
Cia.CompanhiaCabelo de Maria. Cantos de Trabalho em umshowna cidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
10. Com a orientação do professor, pesquise em livros ou nainternettextos, vídeos e imagens que retratem cantos de trabalho e compartilhe com os colegas de sala.
11. Procure identificar nesses cantos algumas características do ritmo do trabalho feito por essas pessoas: É lento? É compassado? É forte? Troque ideias com os colegas a respeito disso.
Paraampliar
Vídeo do Festival Corpo Palavra – Cantos de trabalhoIIdois,com aCia.CompanhiaCabelo de Maria. Disponível em:https://oeds.link/rM58pg.Acesso em: 12jun.junho2022. O espetáculo, com direção geral de Renata Mattar, é resultado de 20 anos de pesquisasobresôbrecantos de trabalho.
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O RITMO NAS ARTES VISUAIS
Nas artes visuais, o ritmo pode ser estabelecidopelaspêlasdiferentes maneiras de ordenar os elementos de uma composição.
12. Observem a obra do artista holandêsPiet MondrianPiête Môndrian(1872-1944) e, na sequência, leiam um texto que descreve a pintura.
Fugindo da Europa destroçada pela guerra,Mondrianmôndrianse mudou para NovaYorkiórqueem 1940 e, em sua primeira noite ali, foi apresentado à músicaboogie-woogieglossário daBroadwaybróduei. Em resposta ele pintou esse quadro, que reflete amalha urbanaglossário deManhattanmanrátam– sugerindo as ruas, o trânsito movimentado e os luminosos – e a música que ele adorou dançar.[...]reticências
Mondrianmôndrianusou quadrados coloridos para as divisões, criando uma energia que foi diretamente inspirada pela vitalidade que ele descobriu em NovaYorkiórque.A distribuição de quadrados em cores vivas nas áreas limitadas pelas linhas amarelas transmite o ritmo variado da vida na agitação da cidade, e os minúsculos blocos decorcôrcriam um ritmo pulsante, dinâmico – uma vibraçãoópticaglossário que sugere movimento.
HODGE, Susieróge, susí.Breve história da arte: um guia de bolso dos principais movimentos, obras, temas e técnicas. São Paulo: Gustavo Gili, 2018.p.página39.
Após a leitura, com a orientação do professor, citem:
os elementos que se destacam na pintura;
o que motivou o artistaa criara obra.
14. Para vocês a obra sugere vitalidade e movimento? Expliquem as suas respostas.
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Ritmo nas artes e linguagens visuais
Nas artes visuais, o ritmo pode ser utilizado para expressar a sensação de movimento. O ritmo pode ser definido como um padrão de repetição que estabelece a ordenação de elementos, linhas,formasfórmas,cores, entre outros. Observe a seguir alguns exemplos de como esses ritmos se apresentam em uma composição:
Ritmo regular
O ritmo de uma composição é regular quando apresenta figuras iguais, que se repetem da mesmaformafórmae com o mesmo intervalo de espaço entre elas, assim como na imagem reproduzida.
Ritmo crescente
Na imagem, o ritmo crescente apresenta a mesma figura geométrica, mas com tamanhos diferentes que vão aumentando.
Ritmo decrescente
O ritmo é decrescente quando elementos da composição são iguais e se repetem sempre da mesmaformafórma,mas vão diminuindo de tamanho.
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Ritmo progressivo
O ritmo progressivo apresenta um aumento gradual de um ou mais elementos de uma composição.
15. Observem, a seguir, uma obra em que as figuras geométricas se repetem de maneira ordenada. Dependendo do ponto de vista, cite como o ritmo desta imagem pode ser classificado.
Composição aritmética, deTheo van Doesburgtêo fon dochbur ,c.cêrca de1929-1930. Óleosobresôbretela, 101cmcentímetros×por101cmcentímetros.
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VAMOS FAZER
Colagem com ritmo
Agora vocês vão escolher um ritmo, entre os que estudamos no capítulo, para criar uma colagem.
Material
Folhas de papel sulfite.
Lápis grafite.
Lápis decorcôr.
Cartolina branca.
Papelcolorsetde várias cores.
Tesoura com as pontas arredondadas.
Cola branca.
Régua, compasso e esquadros.
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Como fazer
Em uma folha de papel sulfite, desenhe uma composição com figuras geométricas, definindo um dos ritmos estudados. Você pode usar mais de uma figura geométrica, caso o ritmo escolhido seja alternado.
Em seguida, escolha no máximo três cores e pinte a composição. Atenção: lembre-se de que você deverá criar um padrão rítmico; então, as cores também devem seguir esse padrão, deacordoacôrdocom o ritmo escolhido.
Cortecórtea cartolina branca ao meio.
Desenhe várias figuras geométricas nos papéiscolor set, conforme o desenho realizado anteriormente. Se você escolheu trabalhar com ritmo crescente ou decrescente, deverá recortar figuras geométricas em vários tamanhos.
Em seguida, recorte as figuras desenhadas no papelcolor sete cole-as na cartolina, deacordoacôrdocom o ritmo escolhido.
Ao final, exponha as colagens no mural da sala de aula para que todos possam conhecer os trabalhos realizados pela turma.
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O RITMO NA MÚSICA
Assim como o ritmo aparece em todas as artes, ele é também essencial para a música.Pelopêloritmo, as pessoas podem “acompanhar” uma determinada música, sem mesmo nunca ter tido aula de música. É possível imaginar que a dança ou mesmo o simples “mexer do corpo” ao escutar uma música seria uma espécie de interpretação rítmica do corpo. Em outras palavras, o ritmo é a direção, ele é inato e está presente em todo ser humano.
Quando se fala de ritmo, é necessário pensar empulsaçãoglossário também. A pulsação é a base que sustenta o fazer musical. Ela sustentauma estrutura que é representada, na música,por marcações constantes e definidas com o mesmo intervalo de tempo entre si. Na música, o ritmo é a organização de sons e silêncios e o ritmo musical é determinado pela duração das notas musicais e das pausas, que são os intervalos sem som. O ritmo é um arranjo musical e, por meio dele, pode-se distinguir um estilo musical de outro.
Nas batidas do coração, nos sons da respiração ou em todos os outros que ouvimos, o ritmo se faz presente em vários aspectos da nossa vida. Com a orientação do professor, façam o seguinte:
descubram exemplos de ritmos que existem napaisagem sonoraglossário da sua sala de aula ou até da escola;
investiguem e elaborem uma lista descrevendo, por exemplo, o tique-taque de um relógio, o motor de uma máquina ou qualquer outro som rítmico no espaço escolar;
para ampliar, selecionem um dos ritmos da lista e elaborem um padrão sonoro com os estalos dos dedos ou com as palmas das mãos.
Com a ajuda dos colegas pesquisem e compartilhem trechos de músicas de diferentes estilos musicais como samba,rock, forró,jazz.
Procurem perceber o ritmo de cada música;
Depois, toquem corporalmente cada trecho das músicas, marcando o ritmo com palmas.
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Ritmos musicais no Brasil
Em cada lugar do país é possível encontrar pessoas ouvindo, cantando, batucando ou dançando uma canção. A música faz parte da nossa vida, e o Brasil apresenta uma enorme diversidade de ritmos musicais, que expressam a cultura do povo. No Brasil, os ritmos apresentam as suas origens nas principais matrizes que formam a identidade nacional, que são a indígena, a africana e a europeia. Veja alguns exemplos.
Pessoas dançando carimbó, em Santarém. Pará, 2019. O carimbó é um ritmo de origem indígena e africana e é típico da região Norte do país.Apresentação de catira ou cateretê, em São Luís do Paraitinga. São Paulo, 2014.A catira tem sua origem na mistura das culturas africana, europeia e indígena.
3. São exemplos de ritmos musicais brasileiros o samba, o maracatu, a catira, o carimbó, o frevo, o maxixe, entre muitos outros.
4. Quais ritmos musicais brasileiros você conhece? De quais deles você gosta mais?
Compartilhe seus conhecimentos com os colegas.
Paraampliar
ELIA, Ricardo.Ritmosbrasileiros. São Paulo: Scipione, 2013. A obra percorre as cinco regiões do país e destaca dez ritmos que representam a diversidade musical brasileira como samba, frevo, maracatu, baião, boi-bumbá, carimbó, moda de viola, fandango, capoeira erap.
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VAMOS FAZER
Pesquisa: outros ritmos musicais brasileiros
Formem grupos com até seiscolegas para fazer uma pesquisa.
Vejam a lista com alguns exemplos de ritmos que vocês podem investigar.
Forró.
Xote.
Sertanejo.
Samba.
Chorochôro.
Frevo.
Axé.
Carimbó.
Maracatu.
Fandango.
Além de textos, pesquisem também imagens, que podem ser fotografias ou desenhos, para ilustrar o trabalho. Vídeos e músicas também podem ser utilizados para ampliar a investigação.
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4. Para organizar a investigação, elaborem em uma folha avulsa uma ficha, conformemodelomodêloindicado.
Ficha resumo
Nome do ritmo
Origem ou matriz cultural
Instrumentos musicais utilizados
Principais características do ritmo
Após a elaboração da ficha, planejem umaformafórmade apresentar aos colegas de turma o ritmo musical que o grupo pesquisou. Pode ser um painel ou um cartaz com os textos e as imagens.
Se vocês julgarem adequado e tiverem recursos, poderão planejar uma apresentação com textos, imagens, sons e vídeos.
Pesquisem e tragam para a sala de aulapelopêlomenos uma música que represente o estilo escolhido. Não se esqueçam de trazer os dadossobresôbrea música: título, compositor, intérprete, data da gravação e origem (título doCDcedêousite).
Depois de todas as apresentações, conversemsobresôbreos diferentes ritmos pesquisados.
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RITMO E SILÊNCIO
Quando se fala de ritmo, fala-se também de silêncio ou pausa. Imagine a cena a seguir, que pode ser de um filme, telenovela ou apresentação teatral: uma personagem que recebe uma carta, suspende seus movimentos e fica parada um instante depois de ler.
Pelopêloolhar da atriz,pelopêloque já sabemos daquela personagem naquela história, é possível criar inúmeras possibilidadessobresôbreas notícias que chegaram naquela mensagem, sem que nós, espectadores, possamos ler o que estava escrito. “Lemos” por meio do ritmo pausado e silencioso das ações da atriz e completamos com a imaginação o que pode estar escrito na mensagem,pelopêloque ela traz de emoções e pensamentos à personagem.
Representação de bailarina executando passo.Representação de artistas em trapézio.
Em um espetáculo de dança ou de circo, muitos espectadores prendem o fôlego quando o artista faz uma pausa antes de realizar um passo desafiador ou saltar de um trapézio em pleno ar.
▶Pensem em situações ficcionais nos espetáculos ou situações da vida real que costumam provocar “frio na espinha” e “travar a respiração” de quem as presencia. Descrevapelopêlomenos umasituação ou cenadessedêssetipo para um colega: Qual era a situação?Qual foi a sua sensação? Onde você viu: ao vivo, na televisão, no cinema ou na internet?
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RITMO NA DANÇA, NO TEATRO E NO CIRCO
Dizia Platão, um dos mais importantes filósofos da Grécia antiga no séculoVcincoa.C.antes de Cristo,que o ritmo é uma emoção liberada em movimentos ordenados.
O ritmo funciona como articulador de sons, movimentos, ações. Visto dessa maneira, o ritmo de uma pessoa, mesmo em movimentos da vida cotidiana, revela exemplos que podem ser aplicados à expressão e à emoção, servindo de base para diferentes manifestações artísticas.
Na dança, no teatro ou no circo, por exemplo, os artistas se organizam articulando ritmo pessoal com coletivo para assim captar a atenção do espectador. Veja alguns exemplos.
Representação de artista dançando. Na dança, o corpo executa movimentos partindo de um ritmo determinado.Representação de artistas em cena. O ritmo se relaciona aos modos de articular o corpo, a voz e o tempo no teatro.
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Práticas de ritmo da dança e do teatro
Para compreender melhor como o ritmo funciona na dança e no teatro, experimentem algumas das práticas. Sigam os passos.
Caminhada com passos e saltos
Numa sala, quadra ou pátio da escola, comecem caminhando juntos, como se estivessem andando na rua, cada um do seu jeito.
Cada um deve caminhar tendo em vista uma única direção, que pode ser para a frente, para trás, para o lado esquerdo ou para o lado direito.
Agora, sem parar de caminhar, ao comando do professor, altere o tempo, de lento para rápido e vice-versa, da caminhada. Explore as transições entre o extremamente rápido e o extremamente lento.
Experimente vários tipos de passadas e saltos: pé ante pé, saltando em um pé só; salto de um pé para dois pés, salto de dois pés juntos para dois pés separados; salto de dois pés juntos para um pé apenas; com ou sem o movimento dos braços, entre outros.
Prossiga dando dois passos e faça uma pausa; dê três passos e faça uma pausa, dê quatro passos e faça uma pausa. Veja como mudam as sensações quando a pausa aparece nesse caminhar.
Para finalizar, com todos os estudantes organizados em roda, olhando-se, compartilhem o que descobriram de interessante ao caminhar: o caminhar de um personagem, a imitação de algum animal ou outro seretc.etcétera
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A rocha e o mar
Agora, todos devem se espalharpelopêloespaço como se fossem uma parede de rocha na beira do mar, estática e fixa.
Em seguida, aos poucos, cada um, sozinho, começa a ondular a coluna como se fosse uma onda do mar: a água escorre, ondulapelopêlocorpo e ondula o corpo.
Dois estudantes, depois quatro e depois oito se juntam, sem se tocar, pouco a pouco, e constituem uma só onda, ao mesmo tempo, até que todo o grupo seja uma grande onda.
Aos poucos, organizem-se em dois grandes subgrupos: a rocha na beira do mar e a onda. O subgrupo da onda do mar deve se aproximar do rochedo, ondulando, mas não pode se chocar com a rocha nem tocá-la. O rochedo deve permanecer imóvel, “aguardando” a onda se aproximar, imóvel. Mesmo que a onda chegue muito perto, a rocha não deve se mexer.▶Ao final das duas vivências, com a orientação doprofessor, organizem-se em roda, conversem e compartilhem as sensações. Foi possível perceber como diferentes ritmos alteram a respiração, os movimentos das articulações, das ações? Explique suas reflexões aos colegas.
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CONHECENDO A DANÇA-TEATRO
Dança-teatro apresenta como definição a união da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e únicaformafórmade dança, que apresenta como referência a realidade dos seres humanos.
A expressão foi usada pela primeira vez porRudolf Labanrúdôlfi labán(1879-1958) para descrever a arte baseada em seu sistema de movimento, que relaciona dança-som-palavra.Labanlabânfoi bailarino e coreógrafo, nasceu na Áustria-Hungria, atual Bratislava, na Eslováquia, e dedicou a vida ao estudo da linguagem do movimento.
Nessaformafórmade expressão, o movimento era o principal conteúdo e tudo o mais era secundário, como incorporação da música ou dos figurinos.
Foi, porém, comKurt JoossKârt Iôs(1901-1979) que a dança-teatro passou a se desenvolver em uma linguagem que pudesse expressar e comunicar questões polêmicas como a guerra. O alemãoKurt JoossKârt Iôsfoi bailarino, coreógrafo e pensador do mundo da dança, considerado um dos precursores da dança-teatro, ao misturar balé, teatro e artes visuais.
A dança-teatro assumiu o papel de porta-voz para retratar os horrores e odesesperodesespêrodas pessoas no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
A Mesa Verde(1932) é o trabalho mais conhecido deJoossiôs,considerado sua obra-prima e a principal mostra do seu estilo de dança-teatro. No espetáculo os dançarinos apresentam diferentes personagens, como mulheres e soldados que sofrem na guerra e até a própria morte.
Rudolf Laban é considerado o mais importante teórico da dança do séculoXXvinte.Hungria, 1929.Fotografia deperformancede dança da escola fundada em 1910 porRudolf Labanrúdôlfi labán, em Berlim. Alemanha, 1928.
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Neste espetáculo, considerado inovador para época, os figurinos utilizados eram roupas do dia a dia; e, na coreografia, cada dançarino-personagem desempenhava um conjunto de ritmos diferentes, parecidos com as ações cotidianas, porém com movimentos exagerados.
Em uma das cenas mais emblemáticas do espetáculo, dançarinos portam máscaras com barbas e bigodes, vestem fraques e cartolas, ridicularizam os diplomatas e os poderosos, enquanto a população sofre a dor da guerra.
Cena do espetáculoA mesa verde. Paris, 1932.
A mesa verdeutilizava os movimentos de todo o conhecimento sistematizado porLabanlabân. As combinações entre as variações depesopêso, espaço, tempo não só imitam os movimentos, mas ampliam os gestos da vida cotidiana.
▶É dança ou teatro? A proposta da pergunta provocativa é evidenciar os principais elementos da dança e do teatro conhecidos por vocês e investigar as relações comuns que existem entre as duas linguagens. Para responder à provocação, a turma deve se organizar em três grupos e seguir as orientações.
Um dos grupos se encarregará de enumerar características próprias da dança.
Um segundo grupo se encarregará de listar características próprias do teatro.
Um terceiro grupo se encarregará de listar características comuns tanto à dança como ao teatro.
Os três grupos escolhem seus respectivos relatores e, em seguida, expõem as características que elencaram para a turma toda. Podem ser dados exemplos e também mostradas imagens que já apareceram neste livro.
A explanação de cada grupo deve ser ouvida. Para finalizar, os grupos devem trocar informaçõessobresôbreas semelhanças e as diferenças entre dança e teatro.
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VAMOS CONHECER MAIS
PinaBauschbáuchi
A alemã PinaBauschbáuchi(1940-2009) foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga da dança e diretora de companhias de dança-teatro. Em 1955, aos 14 anos, PinaBauschbáuchicomeça a estudar comJoossiôsnoFolkwangUniversity,na Alemanha. Nessa escola,Bauschbáuchiestudou teatro, música, dança, fotografia,escultura e pintura.
Bauschbáuchifoi para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde estudou naJuilliard Schoole fez parte da companhiaNew American OperadoMetropolitan Operametropólitan ópera.
Em 1962, ela voltou à Alemanha para dançar e coreografar na Companhia de Dança-Teatro deJoossiôs.Em 1968, assumiu a direção da escola e, em 1973, tornou-se a diretora de uma grande companhia de dança da Alemanha, considerada a primeira companhia de dança-teatro do mundo:Tanztheater Wuppertal.
PinaBauschbáuchicoreografou para óperas, espetáculosde dança-teatro em sua própria companhia e filmes comoE la nave va, de Federico Fellini, de 1983, eFale com ela, de PedroAlmodóvaralmodôvar, de 2002.
PinaBauschbáuchi.Alemanha, 1986.▶As dores, as culpas e outros aspectos das relações humanas foram os temas e as situações densamente explorados pela coreógrafa, que faleceu em 2009, aos 68 anos, e continua inspirando artistas e pessoas que acreditam que a arte é uma poderosa ferramenta de reflexão e transformação. Com a orientação do professor, pesquisem em livros ou na internet imagens e vídeos que retratam a obra da artista. Para a investigação, selecionem imagens que chamem a atenção pelaforçafôrçae pelo caráter provocador da obra de PinaBauschbáuchi.
Nesta proposta, vamos elaborar uma experimentação com as técnicas de dança-teatro. Para isso, você deverá mesclar movimentos de dança, pequenos gestos do cotidiano e palavras que possam ser pronunciadas para expressar ou comunicar temas do dia a dia deformafórmadramática ou com muito humor. Esta atividade precisará ser feita em duas etapas.
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Etapa 1 – Observação e estudo
Este primeiro momento é reservado para o estudo e a escolha dos elementos que vão compor a atividade a ser desenvolvida, deacordoacôrdocom a proposta a seguir.
Individualmente, observe o comportamento e os hábitos de colegas na escola ou, durante o tempo livre, enquanto realiza passeios com a família, estude alguns gestos de pessoas e animais em locais variados (parques, ruas, museus,etc.etcétera). Preste atenção nos ritmos e movimentos simples do cotidiano, por exemplo, colocar as mãos no bolso, esfregar as mãos,segurar os cabelos, coçar a orelha etc.
Após algum tempo de observação de pessoas, escolha uma ação que gostaria de reproduzir o mais fielmente possível. Observe atentamente o tempo de duração e os movimentos que foram utilizados na ação selecionada.
Ensaie o movimento sozinho, quantas vezes achar necessário. Assim você poderá reproduzir o movimento e o ritmo sempre da mesma forma.
Amplie a investigação utilizando diferentes velocidades e direções para a ação proposta. Você poderá desenvolver a ação de forma mais lenta ou rápida e alterando as direções alternando o movimento para a direita e para a esquerda.
Etapa 2 – Prática e apresentação
Este é o momento em que você e seus colegas vão apresentar os gestos ensaiados anteriormente.
1. Formem uma roda em sala de aula. Cada um em sua vez, seguindo a ordem, deverá mostrar aos colegas a ação que observou e ensaiou previamente.
No primeiro momento da apresentação, imite o movimento fielmente. Em seguida, amplie a proposta fazendo o movimento de forma mais lenta ou rápida e alterando as direções para a direita e para a esquerda.
Todos devem assistir e prestar bastante atenção, para apreciar os movimentos e gestos feitos pelos colegas.
Para finalizar, organizados em uma roda e com a orientação do professor, conversem sobre as experiências de fazer e observar as apresentações e relatem o que vocês mais apreciarame quais foram as dificuldades encontradas na atividade..
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eu APRENDI
Gênero que retrata quando o artista busca descrever aspectos da aparência e identidade dele. A frase pode ser utilizada para definir qual gênero das artes?
Observe exemplos de pinturas do gênero citado na pergunta anterior e descreva:
Autorretrato, de Pablo Picasso, 1907. Óleosobresôbretela, 50cmcentímetros×por46cmcentímetros.Autorretrato, de Pablo Picasso, 1972. Óleosobresôbretela. Sem informações de dimensão.
o nome do pintor;
os traços e as cores utilizadospelopêloartista.
As imagens são do mesmo pintor jovem e idoso. Qual delas o retrata jovem e qual o retrata idoso? Cite as evidências utilizadas para responder à pergunta.
Cite as características pessoais que definem você. Como identificaria essas características em um autorretrato? Para responder à pergunta, siga as orientações:
pense nas características pessoais de seu rosto, aquelas que o diferenciam de outras pessoas, que o tornam único,e escreva-as em uma folha avulsa;
usando lápis grafite, faça um desenho de seu rosto, um autorretrato, sem olhar noespelhoespêlho;
depois, observe se o desenho representa as características que elencou para você.
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5. Observe a imagem e, em seguida, responda às questões.
Menina se fotografando com aparelho celular.
Na sua opinião,a imagemanterioré um autorretrato? Por quê?
Você faz esse tipo de imagem com frequência? Que sentido ela tem para você?
6. Observe a imagem que retrata parte de um ciclo presente na natureza.
Quecicloé retratado na ilustração?
Na imagem ele é retratado em um ritmo crescente ou decrescente?
Cite um objeto ou elemento do seu dia a dia que possui ritmo visual, como a fachada de um prédio ou a estampa de uma roupa. Se possível, traga uma imagemdessedêsseelemento para mostrar aos colegas.
Agora, vamos pesquisar em livros, jornais, revistas ou na internetao menos uma imagem que apresente ritmo.
Essa imagem deverá ser trazida para a sala de aula e compartilhada com a turma.
Procure identificar, na imagem que você selecionou, quais padrões rítmicos ela apresenta.
Explique como você identificou esse padrão. Importante: se a imagem escolhida for uma obra de arte, traga a identificação dela: título, nome do artista, data de produção, técnica e dimensões.
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vamos COMPARTILHAR
Retratando pessoas
Estudamos nesta unidade aspectos relacionados à identidade e aos ritmos pessoais e coletivos. Que tal agora explorar mais os temas tratados retratando pessoas da nossa comunidade? Para começar, observem as obras do pintor, desenhista e artista plástico Gustavo Rosa (1946-2013).
Sem título, de Gustavo Rosa,s/dsem data.Acrílica e grafitesobresôbrecartão, 24,5cmcentímetros×por27cmcentímetros.Sem título, de Gustavo Rosa,s/dsem data.Óleosobresôbrecartão, 50cmcentímetros×por49,8cmcentímetros.▶Com a orientação do professor, descrevam livremente e deformafórmacriativa como as pessoas e asformasfórmasforam retratadaspelopêloartista.
Como representação de uma figura humana, o retrato pode ser elaborado com base na observação direta domodelomodêlo, de imagens ou de outros documentos. Nesta proposta, você deverá escolher uma pessoa do seu convívio ou da sua comunidade para retratar emformafórmade desenho ou colagem. Pode ser alguém que tenha uma importância para você e para as outras pessoas ao seu redor. A atividade será dividida em 3 etapas.
Etapa 1 – Estudo e planejamento
1. Para começar, você precisa identificar as principais características dela, como:▶Características físicas marcantes como o formato do corpo e do rosto, acorcôrda pele, dos olhos e dos cabelos.▶Características da identidade e da personalidade como o jeito de ser e os ritmos de vida.
Para obter todas essas informações e impressões, você pode fazer uma entrevista ou conversar com a pessoa escolhida. Você pode ainda utilizar a sua imaginação para retratar a pessoa livremente, partindo da sua observação e da sua memória. O mais importante nesta etapa de planejamento é refletirsobresôbreas razões que fizeram você selecionar esta pessoa para o projeto. Quais sentimentos que você tem tornam a pessoa única e especial.
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2. Após identificar as características marcantes da pessoa escolhida, chegou o momento de você selecionar a técnica e os materiais que serão utilizados para a elaboração do retrato, que podem ser:
Para desenho
Para colagem
Suporte: papel sulfite, papel canson ou cartolina branca.
Suporte: papel sulfite, papel canson ou cartolina branca e papel color set de várias cores.
Material: lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, canetas coloridas, lápis aquarelado ou tinta guache.
Material: lápis grafite e lápis de cor. Tesoura com pontas arredondadas e cola branca.
Se achar adequado, utilize outros materiais, como tecidos ou miçangas para retratar o seu personagem deformafórmamais autêntica e pessoal.
Antes de desenhar, planejem aformafórmacomo desejam evidenciar as características da pessoa retratada. Pensem no que ela poderia estar fazendo e o local onde estaria.
Elabore anotações para ajudar no processo e reflita se você deseja nomear a obra ou se prefere deixar o desenho anônimo, apenas como uma homenagem pessoal à pessoa selecionada.
Etapa 2 – Desenho
Sugerimos que você elabore mais de uma versão de desenho. Faça inicialmente um desenho ou um rascunho de observação, agregando as principais características da pessoa.
Muito importante é se soltar e assumir o seu desenho. Sinta que ele é a sua representação de uma pessoa especial para você; portanto, expresse no desenho os seus sentimentos sem julgamento de valor.
Etapa 3 – Momento de compartilhar
Com a orientação do professor, converse com os colegas de turma e planejem o momento de expor as produções.
Para finalizar, após a exposição, conversemsobresôbreo processo de elaboração esobresôbreos momentos de exposição e compartilhamento das obras.
Glossário
Renascimento
:movimento artístico, cultural e científico que representou grande mudança em diversas áreas do conhecimento. Ocorreu na Itália no início do séculoXVquinzee se espalhou por outros países da Europa.
:estilo de música caracterizadopelopêlouso marcado da mão esquerda no piano. Gênero muito popular entre a população negra dos Estados Unidos nas décadas de 1930 e 1940.