UNIDADE 4 Expressão e emoção
As propostas desta unidade do seu livro foram desenvolvidas em quatro etapas, que se completam:
eu SEI
O que me emociona?
Interpretar as sensações e as emoções que a pintura O grito, do artista norueguês eduard mãntch, provocam nos estudantes.
eu vou APRENDER
Capítulo 1 – Explorando as emoções na arte
Reconhecer a Arte como meio de expressar emoções.
Capítulo 2 – A expressão no teatro, no circo e na mímica
Identificar expressões e sentimentos relacionados às manifestações artísticas.
eu APRENDI
Desenvolver atividades de verificação, sistematização, reflexão e ampliação da aprendizagem.
vamos COMPARTILHAR
Arte que me emociona
Observar, elaborar e compartilhar relatos de manifestações artísticas relevantes que emocionem as pessoas.
OBJETIVO GERAL
▶ Reconhecer as diversas manifestações artísticas como meio para expressar e despertar emoções.EU SEI
O que me emociona?
Observem atentamente a pintura O grito. Ela foi feita em 1893 pelo artista norueguês eduard mãntch, um dos mais importantes representantes do Expressionismoglossário na Europa.
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Transcrição do áudio
Emoção e expressão
Locutor: Emoção e expressão.
Vinheta musical
Locutor: Olá! Se eu pedir a você para fazer uma pose de quem está gritando de susto, pense em como você se organizaria.
Vamos tentar? 1, 2, 3 e... já!
Silêncio de 3 segundos
Locutor: Aposto que você levou as mãos ao rosto e abriu a boca. Certo?
Vinheta musical
Locutor: O grito, obra do artista norueguês Edvard Munch, pode ter algo bem parecido com essa pose que você fez. Você a conhece?
Munch foi considerado um dos artistas mais importantes de um movimento artístico chamado Expressionismo. Esse movimento começou na Europa, no início do século 20, e tem como umas das características principais a valorização e a expressão das emoções humanas, principalmente sentimentos ligados à angústia e ao medo, revelando o lado mais absurdo da humanidade. No quadro de Munch, por exemplo, aspectos comuns do cotidiano que podem passar despercebidos são realçados de forma a propiciar essas emoções em quem o vê.
Vinheta musical
Locutor: Sobre o quadro, o próprio Munch dizia:
Vinheta musical
Narrador: “Eu andava pela rua com dois amigos – e o sol se pôs. O céu, de repente, tornou-se sangue – e eu senti como se fosse um sopro de tristeza. Eu parei – inclinado contra a grade morto de cansaço.
Sobre o fiorde negro azulado e a cidade assentaram nuvens de exalante sangue em pingos. Meus amigos continuaram caminhando, e eu fui deixado com medo e com uma ferida aberta em meu peito. Um grande grito veio através da natureza.”
Vinheta musical
Locutor: Você consegue sentir essa angústia descrita pelo artista ao ver a obra O grito? E não foi só Munch que produziu obras expressionistas focadas em retratar sentimentos humanos. Pablo Picasso pintou A mulher que chora, Gustave Coubert criou O homem desesperado, e Almeida Júnior produziu o quadro Saudade.
Vinheta musical
Locutor: Expoente de outro movimento artístico, a obra conhecida por nós como Mona Lisa, também encontra uma forma de representar a expressão e a sensibilidade humana, através de seu famoso sorriso enigmático. Segundo estudos, a obra de Leonardo da Vinci teria sido pintada em Florença, na Itália, e seria um retrato de Lisa di Noldo Gherardini, mulher de um rico comerciante, . O quadro frantchêsco del diocondo Mona Lisa é tema de diversas pesquisas no campo das artes. As cores, a forma, tudo foi analisado. O historiador Giorgio Vasari, por exemplo, disse que:
Vinheta musical
Narrador: “Nesta obra de Leonardo havia um sorriso tão agradável que era algo mais divino do que humano de se contemplar, e foi considerado algo maravilhoso, no sentido de que era algo vivo”.
Vinheta musical
Locutor: A Mona Lisa é uma das obras mais famosas da pintura universal e até hoje gera muita curiosidade nos visitantes, que se aglomeram na sala do Museu do Louvre, em Paris, onde está exposta.
E você, que recurso usaria para retratar os sentimentos humanos?
Vinheta musical
Locutor: Créditos. Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.
No diário do pintor, um registro na data de 22 de janeiro de 1892 descreve que mãntch estava com dois amigos em Oslo, na Noruega, e, quando passavam por uma ponte, o artista sentiu um misto de melancolia e ansiedade. Alguns estudiosos descrevem que esse episódio pode ter motivado a criação da tela. O pintor fez várias outras versões da obra, como o desenho a seguir.
Observe que o corpo da personagem está distorcido, os olhos estão arregalados e todas as linhas do quadro parecem acompanhar o movimento do rosto que grita. Nesse cenário caótico e assustador, a personagem parece ouvir um grito ensurdecedor do ambiente ao colocar as mãos nos ouvidos e expressar imenso espanto.
Não podemos afirmar o que o artista pensou quando criou a obra. Porém, podemos conversar e refletir sôbre as sensações que a obra nos provoca.
▶ Com orientação do professor, troquem ideias e façam o que se pede a seguir.- Que sentimentos ou sensações esta obra provoca em vocês?
- Que elementos do quadro possibilitam essa interpretação?
- Como as cores e linhas dessa obra contribuem para a caracterização da personagem?
- Existem muitas teorias sôbre o quadro. Investiguem essas teorias ou pensem em uma história que pode estar por trás da pintura.
eu vou APRENDER Capítulo 1
Explorando as emoções na Arte
Cada pessoa tem um modo particular de expressar suas emoções e se sensibilizar com o mundo de várias maneiras, pois vivemos novas experiências em todos os momentos da vida.
O artista consegue expressar aspectos comuns do cotidiano e dos sentimentos humanos destacando elementos que poderiam passar despercebidos, como observamos na obra O grito, em que eduard mãntch expressa na pintura emoções relacionadas com o desespêro e a agonia.
Observe com atenção outras obras que também expressam sentimentos humanos. Elas foram elaboradas pelos pintores Almeida Júnior (1850-1899), gustáv curbê (1819-1877) e Pablo Picasso (1881-1973).
1. Copie e complete o quadro com informações sôbre as pinturas, conforme o modêlo.
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Nome do pintor |
Almeida Júnior |
Gustave Courbet |
Pablo Picasso |
Títulos que você daria a cada imagem |
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Sentimentos que as obras despertam em você |
EMOÇÕES DE UM SORRISO
A Mona Lisa é considerada a obra-prima de Leonardo da vinti e encontra-se em um dos mais famosos museus do mundo, o Lúvri, em Paris, França. Estudos mostram que a tela foi pintada na cidade de Florença, Itália, entre 1503 e 1506, e que o retrato seria de Lisa di noldo guerardini, espôsa do rico comerciante Frantchesco del Giocondo.
De acôrdo com especialistas, a pintura de Da vinti é mais do que um retrato feminino; ela demonstra muito bem a posição social da personagem, que pode ser percebida, por exemplo, pelos ricos bordados dourados de seu vestido.
Da vinti, que buscava de fórma incansável a perfeição em suas obras, não terminou a Mona Lisa por completo. Acredita-se que ele tenha trabalhado de fórma obsessiva na pintura até a morte. Veja como o historiador djôrdjo vasári, que nasceu alguns anos depois de Da vinti, descreveu detalhes da obra:
“A boca, com a sua abertura e as suas pontas unidas pelo vermelho dos lábios às tonalidades da carne do rosto” reticências
“Pareciam, na verdade, não serem cores, mas a própria pele reticências do fundo da garganta, se você olhasse com atenção, dava para ver a batida do pulso”, escreveu.
E concluiu: “Nesta obra de Leonardo havia um sorriso tão agradável que era algo mais divino do que humano de se contemplar, e foi considerado algo maravilhoso, no sentido de que era algo vivo”. reticências
groviê, Kelly. Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra-prima de Da vinti. bê bê cê News, [], sem local 3 março 2021. Disponível em: https://oeds.link/kZBW5c. Acesso em: 8 maio 2022.
- Reescreva e reinterprete a frase do historiador que destaca o aspecto divino da pintura. Com a orientação do professor, compartilhe as frases elaboradas.
- O sorriso enigmático, sedutor e reservado da Mona Lisa parece conter algum mistério. Em sua opinião, ela está verdadeiramente sorrindo? Ela parece feliz ou triste?
- Para você, quais sentimentos o retrato expressa?
A EXPRESSÃO VOCAL E O TIMBRE
A voz tem um papel muito importante na comunicação e no relacionamento das pessoas. Em uma mensagem que recebemos pelo telefone, por exemplo, é possível notar na voz a entonação e o conteúdo emocional, identificando tanto quem é a pessoa que fala quanto a expressão de seus sentimentos ao pronunciar a mensagem.
O timbre é a característica própria de cada som, podendo ser natural, que é produzido pelo ser humano, por animais e pela natureza, ou artificial, produzido por instrumentos musicais, veículos de transportes, aparelhos eletroeletrônicos, entre outros. É o que distingue um violão de um cavaquinho, por exemplo, ou mesmo a voz de nossa mãe em relação à de nossa tia.
Ou seja, pelo timbre da voz é possível reconhecer uma pessoa, mesmo não a vendo. Até um bebê pode parar de chorar ao ouvir o som da voz da mãe ou do pai e reconhecê-la, por meio da característica vocal. Pela voz, podemos reconhecer determinado cantor ou banda, ou seja, pelo timbre de quem está cantando determinada música, sabemos quem é o artista.
Com relação à expressão vocal, na música popular coexistem diferentes características — por exemplo, o rock muitas vezes privilegia uma expressão vocal mais agressiva, enquanto a música pop romântica costuma privilegiar uma expressão vocal mais amena.
Experimentando jôgo das vozes
pêlo timbre da voz é possível reconhecer uma pessoa, mesmo não a vendo. Vamos experimentar o jôgo das vozes. Para a atividade, sigam as orientações.
▶ Com as instruções do professor, organizem-se em dois grandes grupos. Para iniciar, todos os estudantes deverão falar seus nomes de fórma natural, duas ou três vezes.Como fazer
- Observem e escutem com atenção para gravar ou identificar as vozes dos colegas.
- Em seguida, os grupos deverão se posicionar de costas, para não visualizar e identificar a origem das vozes.
- O professor deverá escolher um dos grupos para iniciar a proposta. Dois estudantes do grupo selecionado deverão, individualmente, reproduzir nomes dos colegas do seu grupo, de fórma natural. É importante que os estudantes não falem seus nomes, para confundir o outro grupo.
- Após ouvir a voz dos colegas, dois estudantes do outro grupo terão a oportunidade de identificar as vozes e os nomes.
- Os grupos e as pessoas deverão se revezar na tarefa de pronunciar e identificar as vozes dos estudantes.
- O grupo que apresentar o maior número de acertos é o vencedor do jôgo. Para organizar a atividade, o professor poderá anotar na lousa os acertos de cada grupo.
ARTE E EXPERIÊNCIAS DE VIDA: Quêta Cóivitis
A cultura, as experiências de vida, o lugar e a época em que vivem influenciam a fórma como as pessoas expressam suas impressões sôbre si mesmas e sôbre o mundo por meio da arte. Exemplo disso são as obras criadas pela desenhista e gravadoraglossário alemã Quêiti Côlvits (1867-1945).
Ao longo da vida, a artista passou por experiências bastante significativas. Quêiti iniciou os estudos na Escola Berlinense para Mulheres Artistas e casou-se com o médico Cal Côlvits, que tratava de trabalhadores da indústria. Dessa fórma, passou a ter contato com a vida da classe operária realizando diversos trabalhos artísticos com esse tema.
Durante a Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre os anos 1914 e 1918, Quêiti perdeu um filho em batalha, o que reforçou suas ideias sôbre a importância da paz. Em 1919, ela se tornou a primeira mulher a ser nomeada professora na Academia de Belas-Artes de Berlim. No período da Segunda Guerra Mundial, entre os anos 1939 e 1945, a artista teve sua casa em Berlim bombardeada e destruída, bem como grande parte de suas obras.
Quêiti era bastante voltada às questões humanitárias, o que a levou a retratar em suas obras situações tristes – por exemplo, o desamparo dos operários, a fome, a guerra e a morte.
- Descrevam o que as obras de Quêiti Côlvits expressam.
- Com a orientação do professor:
- reflitam sôbre os problemas do povo brasileiro. Pensem e conversem sôbre as três maiores dificuldades enfrentadas atualmente no Brasil;
- escolham, coletivamente, uma fórma para expressar essas dificuldades por meio da arte, como imagem, música, poema, vídeo, dança ou encenação teatral;
- para finalizar, apresentem a produção aos demais colegas.
VAMOS CONHECER MAIS
Lasár Sêgál
Lasár Sêgál foi um pintor, gravador, escultor e desenhista nascido em Vilna, atual Lituânia.
O artista estudou na Escola de Desenho de Vilna e, posteriormente, em algumas escolas de arte alemãs.
Durante suas viagens pela Europa, Lasár Sêgál teve contato com obras de Pablo Picasso (1881-1973), pol cezán (1839-1906), víncent van gógui (1853-1890) e eduard mãntch (1863-1944). Ele também esteve no Brasil na década de 1910 para realizar exposições.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha e a Rússia entraram em conflito, e Sêgál, considerado cidadão russo, foi expulso da Academia de Belas-Artes de drêsden, na Alemanha.
Em 1932, o artista mudou-se para o Brasil definitivamente, fixando residência em São Paulo ( São Paulo).
A casa onde ele viveu é hoje o Museu Lasár Sêgál. Suas obras apresentam, principalmente, temas ligados a dramas humanos como guerras e o universo de oprimidos e marginalizados pela sociedade. Para intensificar a expressão dêsses temas, Sêgál criou figuras deformadas que muitas vezes se encontram em espaços que oprimem, demonstrando um clima de sofrimento e tristeza.
- Observem as obras de Lasár Sêgál e citem:
- os temas presentes nas obras retratadas;
- os elementos que Sêgál utilizou para evidenciar os aspectos emocionais nas obras.
- Com a orientação do professor:
- investiguem em livros e na internet outras obras de arte que utilizaram o mesmo tema apresentado nas obras que observamos de Lasár Sêgál.
- descrevam o nome dos artistas e das obras, as datas e as técnicas de produção e elaborem legendas paras as imagens selecionadas.
- produzam um painel, em cartolina ou digital, com as imagens.
EXPRESSIONISMO
Tanto Quêiti Côlvits quanto Lasár Sêgál foram importantes artistas do Expressionismo, que alcançou seu auge durante a Primeira Guerra Mundial. Naquele momento, a arte era um meio de denúncia social e de expressão do descontentamento com os rumos da sociedade da época. O Expressionismo valorizou as percepções pessoais dos artistas, por meio de cores e traços marcantes. Os artistas expressionistas distorciam fórmas e cores justamente para expressar sentimentos a respeito do que estava sendo reproduzido.
O movimento expressionista influenciou diversos artistas e esteve presente nas artes gráficas, na pintura, na escultura, na literatura, na música, na arquitetura, no teatro, na dança e no cinema. Sêgál foi o primeiro artista a introduzir o Expressionismo no Brasil, e jovens artistas brasileiros, como Anita Malfatti, foram influenciados por ele.
Candido Portinari (1903-1962) se destacou como um dos grandes representantes da pintura expressionista brasileira. Suas obras são repletas de críticas sociais e caracterizam o sofrimento humano.
1. Observem a obra e escrevam uma frase para descrever o que ela retrata e como o pintor utilizou cores e fórmas para representar o tema.
Para ampliar
ACEDO, Rosane. Encontro com Portinari. São Paulo: Formato, 2001. A obra descreve a arte brasileira para crianças. Nesse volume, os estudantes vão conhecer quem foi Candido Portinari e a importância da obra do pintor para o Brasil e para o mundo.
A renovação artística de Anita Malfatti
As pinturas realizadas por Anita Malfatti (1889-1964) também revelam seu aprendizado como artista expressionista. Ela foi pintora, desenhista, gravadora e professora. A artista nasceu em São Paulo ( São Paulo) e, entre os anos 1910 e 1914, morou na Alemanha, que, nessa época, vivia a efervescência do Expressionismo. Contrapondo-se aos modelos tradicionais da arte acadêmica em termos de , fórma composiçãoglossário e côr, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, Anita realizou uma exposição bastante polêmica na qual apresentou, entre outras obras, a pintura A boba.
O impacto causado pêlas pinturas de Anita tem a ver com o aspecto expressionista de suas obras, algo novo para os padrões da arte brasileira na época. Sua exposição recebeu duras críticas, mas também elogios. O escritor Oswald de Andrade (1890-1954) escreveu que o trabalho de Anita era muito pessoal e moderno. Essa exposição é considerada um marco na história da Arte Moderna no Brasil.
2. Observe a obra e responda: em sua opinião, por que Anita deu o título A boba a esse trabalho?
Para ampliar
BRAGA, Torres. Anita Malfatti. São Paulo: Moderna, 2002. (Coleção mestres das artes no Brasil). O livro apresenta a biografia da artista, destacando o seu empenho para firmar-se no cenário artístico nacional.
Expressionismo e dança
No Expressionismo, os artistas de diferentes linguagens artísticas ansiavam por um modo de revelar necessidades humanas universais. Na dança, os bailarinos e as bailarinas buscavam liberdade para expressar emoções profundas, como a ansiedade e a inquietação provocadas no contexto da Primeira Guerra Mundial.
A dançarina e coreógrafa alemã méri uíguiman (1886-1973) deu origem à Dança de Expressão, que buscava meios para que o artista, em um processo de escuta de si mesmo, obtivesse ferramentas para exprimir fôrças e emoções em seus movimentos. méri uíguiman buscava expressar “o estado primitivo da emoção”, em que o movimento se manifesta por uma necessidade interna dos bailarinos.
A Dança de Expressão de méri uíguiman influenciou o trabalho de Tatsumi ijicatá (1928-1986) e de Kazuo Ohno (1906-2010), dançarinos e coreógrafos japoneses (veja a fotografia de Kazuo na página 162). No final da década de 1940, no Japão pós-Segunda Guerra Mundial, ijicatá desenvolveu ações teatrais em locais marginalizados, para mostrar os horrores das consequências da guerra.
Já no final da década de 1950, Tatsumi ijicatá e Kazuo Ohno deram nome de ancôcu butô (“dança das trevas”) a um estilo de dança que ainda hoje é praticado, mas atualmente é chamado de Butô.
3. Observe as fotografias das páginas 162 e 163. Em sua opinião, quais emoções são expressas pelos artistas retratados? Justifique sua resposta.
O cinema expressionista
Entre outras características, o cinema expressionista se distinguiu por traduzir visualmente emoções extremas e por apresentar temas relacionados à natureza humana, por meio de universos fantásticos, com personagens que passam por situações difíceis e até desesperadoras.
O cinema expressionista busca surpreender a plateia com imagens fortes e histórias profundas, como no filme Metrópolis, de 1927, dirigido por Fritz Lang. O filme conta a história de uma sociedade imaginária em que uma minoria de pessoas utiliza o poder político e econômico para oprimir e deixar a maioria da população em condições de vida precárias. O filme se passa em 2026, após o mundo ter passado por uma revolução industrial e tecnológica.
Em Metrópolis é utilizada a ideia e a imagem de um “Ser-Máquina”, que permanece presente no cinema e na televisão até hoje, mostrando o corpo-máquina como parte de uma realidade sufocante. O filme também inspirou outros artistas, como o diretor, roteirista e produtor cinematográfico George Lucas durante a criação do personagem C-3PO, um androide do filme Star Wars.
Tim Bârtân e o cinema expressionista
Até hoje o cinema expressionista continua influenciando a produção cinematográfica. Exemplo disso são as obras realizadas pelo diretor estadunidense Tim Bârtân (1958-). Em seus filmes, como Os fantasmas se divertem (1988), éduard mãos de tesoura (1990), O estranho mundo de Djék (1993), A fantástica fábrica de chocolate (2006), O lar das crianças peculiares (2016), entre outros, é possível perceber características do cinema expressionista, como personagens monstruosos, que muitas vezes oferecem perigo ou encantamento, e uma realidade fantástica pelas emoções dos personagens.
- Vocês já assistiram a algum dos filmes citados ou a outro de Tím Burton? Se a resposta for afirmativa, descrevam as principais características das histórias e dos personagens.
- Observem as fotografias de alguns dos filmes de Tim Bârtân e descrevam como maquiagem, figurino e cenários contribuem para uma maior expressividade.
VAMOS FAZER
Retrato expressionista
Agora vamos escolher uma pessoa para retratar na pintura com inspiração expressionista. Para começar, juntos, selecionem alguns artistas, figuras públicas ou pessoas conhecidas na comunidade apreciadas por você e seus colegas de sala. Para a seleção, considerem a carga emocional, ou seja, a intensidade de sentimentos e emoções que essas pessoas provocam em vocês. Depois, votem e escolham o nome mais apreciado por todos e busquem um retrato da pessoa, para servir de modêlo para a atividade.
Material
- Caixa de papelão desmontada.
- Tinta guache ou acrílica (cores variadas).
- Tinta pê vê cê branca.
- Cola branca.
- Pincéis.
- Panos velhos.
- Copo com água.
- Tesoura de pontas arredondadas.
- Jornal velho.
- Fita adesiva.
- Camiseta velha.
- Folha de papel sulfite branca.
- Copinhos de café descartáveis.
- Lápis grafite e borracha.
- Recipiente de plástico (por exemplo, pote de sorvete de 2 litros).
Como fazer
Etapa 1 – Preparação da base
- Vista a camiseta velha que servirá de avental, forre a mesa com o jornal velho e prenda-o com fita adesiva.
- Coloque a cola branca e a tinta pê vê cê branca no recipiente de plástico e, com um pincel largo, misture até ficar homogêneo.
- Recorte uma das faces da caixa de papelão, aproximadamente do tamanho de uma folha de papel sulfite.
Continua
Continuação
4. Pinte um dos lados do retângulo de papelão com a mistura de cola e tinta pê vê cê. Espere secar, reaplique a mistura e deixe secar por 24 horas. Essa será a base do retrato.
Etapa 2 – O retrato
- Com a imagem da pessoa que será retratada, faça um esbôço com lápis grafite em uma folha de papel sulfite.
- Em seguida, pense e defina cores inusitadas e expressivas que possam representar a pessoa retratada. Misture as tintas, utilizando os pequenos copos descartáveis, para obter os tons desejados.
- Agora, reproduza o esbôço feito no suporte já sêco e comece seu retrato.
- Depois de pronto, deixe o retrato secando em um espaço arejado por 24 horas
Etapa 3 – Exposição
- Com todos os trabalhos prontos, junte-se aos seus colegas e realizem uma exposição em sala de aula.
- Organizem uma roda de conversa e descrevam as pessoas retratadas e as estratégias que vocês encontraram para expressar, por meio da pintura, as características do modêlo que mais admiram.
eu vou APRENDER Capítulo 2
A expressão no teatro, no circo e na mímica
Neste capítulo, vamos tratar de alguns estilos teatrais, como a Commedia dell’arte, a Arte do palhaço e a Mímica. Nessas manifestações artísticas, a expressividade do artista é muito importante. Os corpos do ator, mímico, palhaço, acrobata, malabarista, dançarino, bailarino etcétera expressam emoções, pensamentos e sentimentos, que podem ser espontâneos ou decididos previamente.
Os artistas estudam e treinam para mover-se, falar, pensar e atuar. A atuação é fruto de um treino intenso que exige do artista muita atenção aos movimentos, à entonação da voz, aos ritmos do corpo e ao posicionamento no espaço. Veja imagens que retratam momentos de um espetáculo com artistas circenses.
- Com a orientação do professor, observem e descrevam:
- quem são os artistas e as ações elaboradas por eles em cena;
- a localização dos artistas e do público no momento das apresentações.
- Releia a frase: “A atuação é fruto de um treino intenso que exige do artista muita atenção ”. reticências ▶ Por que podemos considerar que o treino é necessário no processo de criação e desenvolvimento de atividades artísticas, como as das imagens representadas? Dialoguem sôbre as respostas.
COMMEDIA DELL'ARTE
A Commedia dell’arte é um estilo de teatro que surgiu entre os séculos quinze e dezesseis, na Itália, recuperando as tradições cômicas e populares, desenvolvidas desde a Antiguidade.
Com o objetivo de divertir e fazer com que o público encarasse a realidade de fórma cômica e bem-humorada, ao chegarem a uma localidade, as companhias itinerantesglossário pediam permissão para se apresentar sôbre suas carroças e, assim, iam conquistando o público de ruas, praças, feiras livres, mercados, casas de comerciantes e também palácios, apresentando-se para os nobres.
Como os meios de transporte e as estradas eram precários, o que tornava as viagens difíceis, os cenários e os figurinos da Commedia dell’arte eram inicialmente bastante simples.
As apresentações
Os espetáculos eram realizados em palcos improvisados nas carroças e montados em um processo coletivo de criação, com base em um roteiro básico, cheio de falas e piadas já prontas. Porém, parte da apresentação era improvisada, já que os atores variavam o jôgo feito em cena de acôrdo com o público que assistia e com o local da apresentação. Os atores também realizavam acrobacias e malabarismos, além de incluir outras habilidades de artistas saltimbancosglossário , como o uso de pantomimasglossário .
Muitas vezes, as companhias eram formadas por famílias inteiras, que passavam o ofício de geração a geração. Os personagens eram fixos, e muitos atores da Commedia dell’arte atuavam como um mesmo personagem durante toda a vida. Outro aspecto é que os personagens femininas eram feitas por atrizes, e não mais por homens, inovação desde o surgimento do Teatro.
3. Com a orientação do professor, pesquisem informações sôbre Commedia dell’arte em livros, revistas ou na internet e elaborem um verbete descrevendo aspectos históricos e as principais características dêsse gênero teatral.
Enredo e máscaras
Na Commedia dell’arte, a maior parte das peças retratava sátiras sociais que representavam as relações de trabalho e encontros e desencontros amorosos. Os enredos das peças giravam em tôrno de patrões e criados e de casais de enamorados. Os personagens da Commedia dell’arte eram divididos em três categorias: os velhos, os criados e os enamorados.
A caracterização de cada personagem se dava pela postura e pela movimentação corporal, pelo figurino e, em especial, pelas máscaras, usadas por grande parte dos personagens. As máscaras deixavam a boca e o queixo descobertos e eram chamadas de meias máscaras. Elas permitiam a emissão da voz e uma respiração fácil, proporcionando o reconhecimento rápido do personagem pelo público.
A partir do século dezessete, a Commedia dell’arte entra em decadência, pois os intérpretes foram abandonando as praças e passaram a atender aos convites para apresentações nos palácios dos nobres. Com a perda de contato com o povo, e querendo agradar aos nobres, os temas abordados nas apresentações foram mudando.
Aos poucos, os atores profissionais transformaram suas apresentações, antes cheias de ironia e crítica social, em espetáculos de números dançados e cantados pelos enamorados, cheios de piadas e sem improvisação.
Os personagens da Commedia dell’arte
As apresentações de Commedia dell’arte brincavam com o modo de vida e os costumes dos poderosos. Eram divertidas e utilizavam o improviso e a ironia para se comunicar e surpreender a plateia. Vamos conhecer Arlequim, Pierrô, Colombina e Pantaleão, alguns personagens marcantes na Commedia dell’arte.
Arlequim era o servo de Pantaleão. Era espertalhão, insolente e preguiçoso, com movimentos ágeis e acrobáticos. Gostava de pregar peças em todos os personagens e estava sempre envolvido em confusões. Ele era sedutor e disputava com Pierrô o amor da criada Colombina. Seu figurino mais conhecido é um macacão com losangos.
Pierrô era o criado mais pobre. Honesto, ingênuo e introspectivo, era apaixonado pela Colombina, mas não tinha coragem para se declarar. Por isso, era alvo de piadas em cena. O personagem se vestia com roupas pobres feitas de saco de farinha e tinha o rosto pintado de branco.
Colombina era um dos nomes da criada bela, esperta e inteligente, que, com outros criados, ajudava o casal de enamorados ricos a se encontrarem escondidos de seus pais. Era o pivô do triângulo amoroso que tinha, de um lado, o apaixonado Pierrô e, de outro, e espertalhão Arlequim.
Pantaleão era o patrão, velho e rico, que representava a elite da sociedade na época. Era mandão, conservador, avarento e maltratava os servos, porém era alvo de constantes chacotas dos outros personagens.
Fazendo caracterização
▶ Nessa proposta, vamos praticar a caracterização dos personagens da Commedia dell’arte. Para a atividade, organizem-se em grupos de quatro pessoas e sigam as orientações:Como fazer
- Releiam os textos e se concentrem nas características de cada personagem descrito.
- Elaborem de fórma coletiva um pequeno texto, que possa ser desenvolvido em, no máximo, 5 minutos de cena. Envolva os quatro personagens e situações relacionadas ao modo de vida deles no passado. Não se esqueçam de respeitar as características de cada um deles.
- Se quiserem ousar, transportem o enrêdo e os personagens para a atualidade e coloquem no texto as questões sociais e emocionais da nossa época.
- Não esqueçam que a improvisação é uma característica marcante dêsse gênero teatral. Por isso, elaborem um texto simples e básico, que possibilite a improvisação envolvendo ações e perguntas que permitam a participação da plateia.
- Após a elaboração do texto, selecionem quem deverá fazer cada personagem e dialoguem sôbre como eles falam e se movimentam no espaço.
- Se julgarem adequado, criem adereços para identificar os personagens, como meias-máscaras.
- Com a orientação do professor, façam alguns ensaios e organizem uma apresentação para os colegas.
- Para finalizar a atividade, após as apresentações, faça uma roda de conversa para compartilharem experiências e sensações durante a atividade.
ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA
Canção de Carnaval
Era comum, nas manifestações carnavalescas brasileiras do século vinte, que mulheres se fantasiassem de Colombina e os homens, de Arlequim e Pierrô. Há várias músicas de Carnaval que citam esses personagens, como Máscara negra, composta por Zé Keti e Pereira Matos para o Carnaval de 1967. Vejam a letra da música.
Tanto riso,
Oh! quanta alegria,
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando
Pelo amor da Colombina
No meio da multidão!
Foi bom te ver outra vez
Tá fazendo um ano,
Foi no carnaval que passou,
Eu sou aquele Pierrot,
Que te abraçou,
E te beijou, meu amor,
Na mesma máscara negra
Que esconde teu rosto
Eu quero matar a saudade.
Vou beijar-te agora,
Não me leve a mal,
Hoje é carnaval!
MÁSCARA negra. Compositores e intérpretes: Zé Kéti e Pereira Matos. ín: Máscara Negra / Acender as velas. Recife: Mocambo/ éfe dê érre Discos, 1967. Vinil. Lado A.
- Descrevam a frase da canção que não reflete com fidelidade o contexto da história dos personagens Colombina, Arlequim e Pierrô.
- Com a orientação do professor, reescrevam trechos da canção com diferentes possibilidades para os personagens envolvidos e apresentem as versões aos colegas.
- Para ampliar seus conhecimentos sôbre o tema, investiguem outras canções ou poemas que tratam do triângulo amoroso formado por Colombina, Pierrô e Arlequim.
A ARTE DO PALHAÇO
Os bobos da côrte e os artistas itinerantes, entre outros, provocavam risadas nos nobres e nas plateias em ruas e mercados públicos desde cêrca de 4 mil anos atrás, em diferentes culturas e civilizações.
O palhaço é uma figura popular tradicionalmente relacionada ao circo. Nos circos ao redor do mundo, no final do século dezenove, a dupla de palhaços era, em geral, formada pelos personagens Augusto e Branco, que ainda continuam a aparecer na atualidade. Perfeitos para a cena cômica, os dois exploram as energias opostas do forte e do fraco ou do esperto e do ingênuo.
O Branco atua como o chefe mandão, intelectual, esperto, que se acha mais forte e dominador. O Augusto interpreta o tipo ingênuo, bobo, que segue as ordens, apanha e mantém a aparência de fraqueza, mas que em alguns momentos dá a “volta por cima”, possibilitando o triunfo do “bem” sôbre o “mal”.
Palhaçaria na atualidade
A tipologia de palhaço não é mais rígida, tanto em duplas quanto em grupos maiores de palhaços. Na atualidade, existem palhaços que cantam e tocam instrumentos, que são atores e que fazem acrobacias e malabarismos, como o brasileiro Abelardo Pinto (1897-1973).
Conhecido como Piolin, Abelardo viveu a infância dentro do circo, envolvido nas mais diferentes atividades. Seu treinamento teve início desde muito cedo. Ele aprendeu as modalidades de ciclista, saltador, acrobata e contorcionista.
Em certa ocasião, o circo do pai de Abelardo estava sem sua principal atração, pois o palhaço havia ido embora. Enquanto o pai procurava solucionar a situação, o filho Abelardo resolveu assumir a profissão.
A caracterização do palhaço Piolin foi sempre a mesma: jaquetão bem exagerado, bem maior do que o seu tamanho, sapatos número 84, bico largo, colarinho desajustado no pescoço e sua famosa bengala, que mais parecia um anzol.
A arte do palhaço não é exclusivamente masculina. Palhaças, como as da companhia Sampalhaças, arrancam o riso da plateia em ruas e parques das cidades.
Atrapalhados e divertidos, palhaços e palhaças encantam o público não apenas no circo, mas também em outros espaços, como televisão, cinema, teatros e até hospitais.
1. Vamos conhecer mais sôbre o tema elaborando um painel com a arte dos palhaços no Brasil. Investiguem em livros, revistas ou na internet a trajetória de palhaços e palhaças no país. Na pesquisa, identifiquem: nome, época e lugares onde atuaram. Insiram também fotografias para ilustrar as pesquisas.
Palhaços no cinema mudo
No cinema, assistimos às cenas e ouvimos os sons relacionados a elas, como vozes dos artistas ou trilhas sonoras que envolvem e chamam a atenção para a trama do filme. Pense em uma cena de explosão. Ao mesmo tempo que observamos a imagem da detonação, o som impactante do estouro atinge a sala de cinema inteira. Mas nem sempre foi assim.
No início do cinema, em 1895, os filmes eram “mudos”. Um filme “mudo” é aquele em que o diálogo é transmitido por meio de gestos, mímicas e letreiros explicativos, chamados intertítulos, que resumem em poucas linhas o diálogo.
Inicialmente, os filmes mudos não traziam trilha sonora para o acompanhamento da história e, a cada exibição, em cada sala de cinema, eram executadas músicas, geralmente com o piano e/ou efeitos sonoros, ao vivo. Outro modo de se referir a esse estilo de filme é cinema sem som sincronizado.
Dentro das limitações tecnológicas daquele momento, o cinema mudo se desenvolveu estabelecendo uma linguagem própria, com características peculiares de interpretação, de cenários e figurinos.
Os filmes sem som sincronizado produzidos naquela época eram em preto e branco, sendo alguns deles colorizados à mão ou por meio de diferentes “filtros” (verde, azul, vermelho), a fim de criar atmosferas diferentes de acôrdo com a história.
Muitos filmes foram produzidos durante a Era do Cinema Mudo, como grande parte dos de Chárli Chaplin (1889-1977) e bãster quíton (1895-1966). Esses artistas faziam uso da arte do palhaço. Porém, neles é possível perceber como a palhaçaria e a pantomima serviam e servem para encantar até os dias de hoje.
- Observem e descrevam as principais características do cinema mudo.
- Citem os personagens do cinema mudo descritos no texto.
- Vocês já assistiram a alguns dos filmes deles ou de outros astros do cinema mudo? Se a resposta for positiva, compartilhem as experiências com os colegas.
- Para ampliar a investigação, com a ajuda de um colega, pesquisem e selecionem uma cena divertida ou impactante de algum filme do cinema mudo. Para finalizar, compartilhem as cenas na sala de aula ou em um espaço virtual.
Mímica
Brincar de mímica é um jôgo muito comum entre crianças e adultos. Jogado em dois grupos, pelo menos, uma das pessoas escolhe um filme, um personagem, uma situação etcétera e executa gestos e expressões, sem usar palavras nem sons, para que os integrantes do outro grupo adivinhem o que é representado.
Ainda que seja mais complexa do que isso, a mímica teatral se caracteriza como uma linguagem artística derivada da pantomima, que foi o primeiro nome dado na Europa aos espetáculos que não utilizavam nem palavras nem música e em que o ator se manifestava apenas por gestos, expressões corporais ou do rosto.
Originada na Grécia antiga, a pantomima teve períodos de enfraquecimento e períodos em que voltou a se fortalecer. No século , vinte após a Primeira Guerra Mundial, houve uma renovação da mímica como estilo teatral, a chamada mímica corporal dramática, que tem como mestre jáqui copô (1879-1949), diretor, dramaturgo e ator francês.
Da escola do teatro , viô colombiê fundada por , copô surgiram grandes nomes da mímica, como Marcel marçô (1923-2007). Reconhecido em muitos países pelas suas performances impressionantes, Marcel criou personagens, figurinos e maquiagem que se tornaram clássicos e inspiram mímicos até os dias atuais.
VAMOS FAZER
Mímica
A mímica como fórma de expressão artística é um estilo baseado em movimentos ou gestos para contar uma história ou descrever uma situação, mas pode também utilizar palavras, sons ou outros recursos, desde que a ação principal seja baseada em movimentos e expressões do artista.
Nesta atividade, vamos brincar de mímica! São várias etapas, mas o jôgo é muito simples: basicamente, vocês vão representar o título de um filme utilizando gestos e expressões, sem sons nem palavras.
Como fazer
Etapa 1 – Escolha dos filmes
- Formem quatro grupos: A, B, C e D.
- Os grupos deverão escolher um filme cada um. Atenção: um não poderá saber os filmes do outro.
- Cada grupo deve planejar as mímicas que serão realizadas para exprimir o filme escolhido. Para isso, vocês deverão fazer um resumo do filme e definir os personagens que cada um vai representar na mímica e as movimentações em cena, ou seja, entrada e saída de cena dos personagens.
Etapa 2 – O jôgo
4. Apresentem a narrativa resumida do filme, sem recorrer a explicações nem palavras, um integrante por vez, até que o outro grupo acerte a resposta. Depois é a vez do próximo grupo, e assim por diante. Vocês podem combinar um tempo máximo para fazer as mímicas para todos terem tempo de se apresentar.
Etapa 3 – Conversa
5. O professor poderá filmar os grupos durante as apresentações para que, ao final da atividade, todos possam observar e discutir movimentos, gestos, expressões e seus significados.
eu APRENDI
- Anote no caderno a alternativa correta sôbre o Expressionismo.
- Entre a segunda metade do século dezenove e a primeira do século , vários artistas realizaram diversas experiências rompendo com os temas clássicos e as vinte fórmas tradicionais nas manifestações artísticas até então vigentes.
- Neste movimento artístico ocorre a valorização da emoção e dos sentimentos do artista na elaboração de suas obras.
- Todas as obras relatam a realidade de fórma fiel, sem valorizar a emoção e a intuição.
- Todas as afirmações estão corretas.
- Somente a afirmação um está correta.
- As afirmações um e dois estão corretas.
- As afirmações um e três estão corretas.
- No cinema expressionista os cenários e os personagens da trama podem aparecer distorcidos, a trilha sonora é utilizada para conferir maior dramaticidade e as histórias são contadas por meio das sensações. Cite exemplos de filmes que tiveram inspiração neste movimento e descreva os elementos presentes no filme que são características do movimento expressionista.
- Observe a imagem, cite que tipo de teatro é retratado e descreva as principais características dessa manifestação artística.
- Observe a imagem.
- Que artista é evidenciado nas imagens e quais são os espaços onde ele geralmente pode atuar?
- Descreva em uma frase que sensações e emoções esse tipo de artista busca provocar no público.
- Cite o nome de um dêsses artistas que você já viu ou assistiu em qualquer veículo de comunicação.
5. Rit Tanida é um artista que utiliza o bordado como fórma de expressão em defesa dos direitos humanos e da democracia. Veja uma das obras dela a seguir.
- Descreva a mensagem expressa na obra bordada de Rit.
- A arte é importante na sua vida? Inspirado na manifestação da artista, elabore um desenho em uma folha de papel sulfite para responder à pergunta.
vamos COMPARTILHAR
Arte que me emociona
▶ Desde que nascemos, a arte faz parte da nossa vida. Leiam e identifiquem que manifestações artísticas foram evidenciadas nos relatos de pessoas de diferentes idades.Eu tinha um irmão gêmeo e meu pai costumava desenhar para nós. Para ele, o desenho era brincadeira, e acredito que esse foi um dos fatores que fizeram com que eu continuasse a desenhar pela minha vida toda.
Claudinei, 58 anos.
Eu e minhas irmãs pegávamos folhas de sulfite e colocávamos em cima dos desenhos dos livros de escola. Depois ficávamos pintando. Essa era a nossa brincadeira.
Daniel, 29 anos.
Eu me lembro com muita clareza da minha mãe cantando e dançando pela casa o tempo todo.
Silvia, 50 anos.
Lá estava ele, o cantor no palco cantando para a gente. Naquele momento, ele deixou de ser uma voz no aparelho de som e virou gente!
Juliana, 39 anos.
Não sei quantos anos eu tinha, mas era tão pequena que precisei de ajuda para me sentar na enorme cadeira. Eu me lembro do medo do escuro, que passou imediatamente quando a enorme tela se iluminou e o filme começou.
Clara, 63 anos.
Minha mãe me disse que um dos quadros mais famosos do mundo morava naquele lugar e que até eu já tinha visto ele em um livro da escola. Saí correndo pelo museu caçando a pintura e lá estava ela. Mas tinha tanta gente que tive que esperar minha vez para olhar com calma.
Diego, 19 anos.
A arte tem o poder de provocar emoções, de contar histórias e de nos tornar mais humanos, sensíveis e criativos. Uma música, um filme, um livro, uma pintura, uma dança ou qualquer outra manifestação artística pode nos fazer rir, chorar ou até produzir memórias e emoções que nos transportam para diferentes épocas ou lugares do mundo.
Certamente você já deve ter se emocionado ao observar uma pintura, escutar uma canção, assistir a uma cena de filme ou de um espetáculo de teatro ou dança. Tristeza, angústia, indignação ou alegria podem ser algumas das emoções sentidas por você ao observar a manifestação artística.
▶ Que tal compartilhar essa emoção com os colegas de sala? Para a atividade, siga as orientações.- Escreva um relato descrevendo a emoção em relação à manifestação artística que você selecionou.
- Para ampliar, além do seu relato, selecione uma pessoa da família ou da sua convivência para relatar a experiência que ela teve ao entrar em contato com uma manifestação artística. Elabore junto com a pessoa selecionada o relato.
- Se possível, leve imagens, filmes, letras ou a canção que você evidenciou nos relatos.
- Para finalizar, com a orientação do professor, montem uma exposição presencial ou virtual com os relatos. Se possível, organizem o evento com as imagens e os sons das obras e manifestações e convidem a comunidade escolar para a mostra.
Glossário
- Expressionismo
- : movimento artístico que teve início no comêço do século vinte na Europa e apresenta como aspecto principal a valorização e a expressão das emoções humanas.
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- gravador
- : artista plástico que grava imagens em placas, geralmente de madeira, pedra ou metal, por processos manual, químico ou fotomecânico.
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- composição
- : maneira de dispor os elementos formais (linhas, fórmas, cores, figuras, materiais etcétera) compondo um conjunto integrado e harmonioso.
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- Itinerante
- : aquele ou aquilo que transita, que viaja.
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- saltimbancos
- : artistas populares itinerantes que exibem habilidades de acrobacia, teatro e música por feiras, praças etcétera
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- pantomima
- : representação teatral que consiste em se expressar basicamente por meio de gestos, movimentos, atitudes e expressões faciais e corporais, fazendo a menor utilização de palavras.
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