Página 307
O que eu aprendi?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Observe as imagens a seguir.
a) Classifique as misturas apresentadas nas imagens A e B em homogênea ou heterogênea, justificando sua resposta.
b) Explique como você faria para separar o sal das misturas apresentadas nas imagens A e B.
2. As afirmativas a seguir se referem às transformações da matéria. Leia-as e classifique-as como verdadeiras ou falsas. Para as afirmativas que você identificar como falsas, elabore uma justificativa.
a) A matéria pode sofrer apenas transformações físicas.
b) A transformação que ocorre em um fósforo aceso pode ser evidenciada pela produção da chama, por exemplo.
c) As transformações físicas da matéria envolvem a formação de novos materiais.
d) Entre as evidências de transformações químicas, podemos citar a formação de gases, a emissão de luz e calor e a mudança de cor.
e) A liberação de gás carbônico no preparo de um bolo é responsável pelo crescimento da massa e é uma evidência de transformação química da matéria.
f) O ato de quebrar o ovo para adicioná-lo à massa de bolo representa uma transformação física.
g) A liberação de calor e a emissão de luz são evidências da ocorrência de uma transformação física.
Página 308
3. Observe as imagens a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 119, 147.
a) Identifique o nível de organização do corpo humano representado em cada uma das imagens. Para isso, forme pares com as letras das imagens e os números dos níveis de organização apresentados a seguir.
1. organismo
2. sistema
3. célula
4. tecido
5. órgão
b) Escolha um outro ser vivo pluricelular, diferente do ser humano, e elabore um esquema mostrando os níveis de organização apresentados no item a, do mais simples ao mais complexo.
Versão adaptada acessível
b) Escolha outro ser vivo pluricelular, diferente do ser humano, e elabore uma explicação incluindo os níveis de organização apresentados no item a, do mais simples ao mais complexo.
4. Observe a imagem a seguir.
a) Como o aparato apresentado na imagem pode auxiliar na contagem do tempo?
b) Por que a sombra projetada pela haste muda ao longo do dia e ao longo do ano?
Página 309
5. Considere que uma pessoa não acredite que a Terra tenha diferentes camadas, desde sua estrutura interna à atmosfera. Elabore um esquema, com textos e imagens, com o objetivo de convencer essa pessoa da existência dessas camadas, descrevendo e explicando a importância de cada uma delas.
Versão adaptada acessível
5. Considere que uma pessoa não acredite que a Terra tenha diferentes camadas, desde sua estrutura interna à atmosfera. Elabore um texto com o objetivo de convencer essa pessoa da existência dessas camadas, descrevendo e explicando a importância de cada uma delas.
6. Copie as frases a seguir em uma folha de papel avulsa, substituindo os símbolos pelas palavras adequadas entre parênteses.
a) Pessoas com miopia têm dificuldade de enxergar objetos ▲ (próximos/distantes). Isso ocorre porque a imagem é formada◗ (antes/depois) da retina. A correção desse problema de visão é feita com lentes ● (cilíndricas/convexas/côncavas).
b) Pessoas com hipermetropia têm dificuldade de enxergar objetos █ (próximos/distantes). Isso ocorre porque a imagem é formada ◆ (antes/depois) da retina. A correção desse problema de visão é feita com lentes ◖ (cilíndricas/convexas/côncavas).
c) Pessoas com astigmatismo enxergam os objetos com pouca nitidez. Isso ocorre porque a ◗ (espessura/curvatura) da córnea é irregular ou porque a lente do olho tem alterações em sua superfície. A correção desse problema de visão é feita com lentes █ (cilíndricas/convexas/côncavas).
7. Observe a situação a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
a) Explique por que as situações representadas nas imagens A e B podem evidenciar a esfericidade da Terra.
b) Cite outra evidência, diferente da apresentada no item a, de que o formato da Terra é aproximadamente esférico.
Página 310
8. As palavras a seguir se referem a diferentes tipos de rochas.
sedimentares
metamórficas
magmáticas
a) Identifique o tipo de rocha a que se refere cada uma das afirmativas a seguir.
Rochas originadas da transformação de outras rochas. Sua formação ocorre, geralmente, em áreas profundas da crosta terrestre, onde são encontradas condições como elevadas temperatura e pressão.
Rochas originadas do resfriamento do magma. Essas rochas podem se formar tanto na superfície quanto no interior da crosta terrestre.
Rochas originadas da compactação de fragmentos de outras rochas. Esses fragmentos se depositam, geralmente, em porções mais baixas do terreno e dão origem a camadas.
b) Qual dos tipos de rocha citados está relacionado com a formação de fósseis? Explique sua resposta.
9. Observe a imagem a seguir.
a) Explique como o sistema nervoso atua na realização da manobra apresentada na imagem.
b) Explique como ocorre a interação entre as articulações e os sistemas muscular, ósseo e nervoso para a realização dessa manobra de skate.
c) O uso de drogas psicoativas poderia interferir na realização de manobras de skate, como a mostrada na foto? Justifique sua resposta.
10. Pense em uma tecnologia que você utiliza em seu dia a dia. Agora, em uma folha de papel avulsa, descreva alguns benefícios que ela traz para o seu cotidiano. Depois, descreva possíveis impactos socioambientais que podem ser associados a essa tecnologia.