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O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe as imagens a seguir.

A. Fotografia. Um copo transparente com água e, ao lado, uma colher com sal.
Mistura contendo água e sal.
B. Fotografia. Um copo transparente contendo água turva e areia na parte inferior. Ao fundo, outro copo com areia.
Mistura contendo água, areia e sal.

a) Classifique as misturas apresentadas nas imagens A e B em homogênea ou heterogênea, justificando sua resposta.

b) Explique como você faria para separar o sal das misturas apresentadas nas imagens A e B.

2. As afirmativas a seguir se referem às transformações da matéria. Leia-as e classifique-as como verdadeiras ou falsas. Para as afirmativas que você identificar como falsas, elabore uma justificativa.

a) A matéria pode sofrer apenas transformações físicas.

b) A transformação que ocorre em um fósforo aceso pode ser evidenciada pela produção da chama, por exemplo.

c) As transformações físicas da matéria envolvem a formação de novos materiais.

d) Entre as evidências de transformações químicas, podemos citar a formação de gases, a emissão de luz e calor e a mudança de cor.

e) A liberação de gás carbônico ( CO 2 ) no preparo de um bolo é responsável pelo crescimento da massa e é uma evidência de transformação química da matéria.

f) O ato de quebrar o ovo para adicioná-lo à massa de bolo representa uma transformação física.

g) A liberação de calor e a emissão de luz são evidências da ocorrência de uma transformação física.

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3. Observe as imagens a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustrações. A. Silhueta de um corpo humano com todos os ossos à mostra. B. Grande osso com extremidades quadradas. C. Rapaz em pé e olhando para a frente. Usa camiseta verde, calça azul e tênis verde. D. Destaque para estruturas compridas com linhas horizontais e pequenos pontos escuros entre elas. E. Estrutura arredondada com núcleo ao centro e ramificações ao redor.
Representações dos diferentes níveis de organização do corpo humano (imagens A a E). As imagens D e E estão representadas em corte.

Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 119, 147.

a) Identifique o nível de organização do corpo humano representado em cada uma das imagens. Para isso, forme pares com as letras das imagens e os números dos níveis de organização apresentados a seguir.

1. organismo

2. sistema

3. célula

4. tecido

5. órgão

b) Escolha um outro ser vivo pluricelular, diferente do ser humano, e elabore um esquema mostrando os níveis de organização apresentados no item a, do mais simples ao mais complexo.

Versão adaptada acessível

b) Escolha outro ser vivo pluricelular, diferente do ser humano, e elabore uma explicação incluindo os níveis de organização apresentados no item a, do mais simples ao mais complexo.

4. Observe a imagem a seguir.

Fotografia. Relógio de sol com base circular achatada e azulada sobre uma pedra. No centro, ponteiro para cima, fazendo sombra sobre a base, à esquerda.
Relógio de sol.

a) Como o aparato apresentado na imagem pode auxiliar na contagem do tempo?

b) Por que a sombra projetada pela haste muda ao longo do dia e ao longo do ano?

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5. Considere que uma pessoa não acredite que a Terra tenha diferentes camadas, desde sua estrutura interna à atmosfera. Elabore um esquema, com textos e imagens, com o objetivo de convencer essa pessoa da existência dessas camadas, descrevendo e explicando a importância de cada uma delas.

Versão adaptada acessível

5. Considere que uma pessoa não acredite que a Terra tenha diferentes camadas, desde sua estrutura interna à atmosfera. Elabore um texto com o objetivo de convencer essa pessoa da existência dessas camadas, descrevendo e explicando a importância de cada uma delas.

6. Copie as frases a seguir em uma folha de papel avulsa, substituindo os símbolos pelas palavras adequadas entre parênteses.

a) Pessoas com miopia têm dificuldade de enxergar objetos (próximos/distantes). Isso ocorre porque a imagem é formada (antes/depois) da retina. A correção desse problema de visão é feita com lentes (cilíndricas/convexas/côncavas).

b) Pessoas com hipermetropia têm dificuldade de enxergar objetos (próximos/distantes). Isso ocorre porque a imagem é formada (antes/depois) da retina. A correção desse problema de visão é feita com lentes (cilíndricas/convexas/côncavas).

c) Pessoas com astigmatismo enxergam os objetos com pouca nitidez. Isso ocorre porque a (espessura/curvatura) da córnea é irregular ou porque a lente do olho tem alterações em sua superfície. A correção desse problema de visão é feita com lentes (cilíndricas/convexas/côncavas).

7. Observe a situação a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustrações apresentando duas situações. Situação A. Um barco com dois andares, escadas, porta e janelas em meio ao mar. Há uma linha tracejada no centro do barco, em direção ao mar. Situação B. À frente, um mar. Ao fundo, um barco com uma linha tracejada no centro, em direção ao mar.
Representação de embarcação navegando em linha reta, próximo ao observador (imagem A) e distante do observador (imagem B).

a) Explique por que as situações representadas nas imagens A e B podem evidenciar a esfericidade da Terra.

b) Cite outra evidência, diferente da apresentada no item a, de que o formato da Terra é aproximadamente esférico.

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8. As palavras a seguir se referem a diferentes tipos de rochas.

sedimentares

metamórficas

magmáticas

a) Identifique o tipo de rocha a que se refere cada uma das afirmativas a seguir.

1.

Rochas originadas da transformação de outras rochas. Sua formação ocorre, geralmente, em áreas profundas da crosta terrestre, onde são encontradas condições como elevadas temperatura e pressão.

2.

Rochas originadas do resfriamento do magma. Essas rochas podem se formar tanto na superfície quanto no interior da crosta terrestre.

3.

Rochas originadas da compactação de fragmentos de outras rochas. Esses fragmentos se depositam, geralmente, em porções mais baixas do terreno e dão origem a camadas.

b) Qual dos tipos de rocha citados está relacionado com a formação de fósseis? Explique sua resposta.

9. Observe a imagem a seguir.

Fotografia. Uma criança em um skate saltando. Ela usa capacete, joelheira e cotoveleira. Está agachada, com os dois pés sobre o skate no ar e os braços levemente esticados e levantados. À direita e abaixo, uma rampa. Ao fundo, outras rampas.
Adolescente fazendo uma manobra com skate.

a) Explique como o sistema nervoso atua na realização da manobra apresentada na imagem.

b) Explique como ocorre a interação entre as articulações e os sistemas muscular, ósseo e nervoso para a realização dessa manobra de skate.

c) O uso de drogas psicoativas poderia interferir na realização de manobras de skate, como a mostrada na foto? Justifique sua resposta.

10. Pense em uma tecnologia que você utiliza em seu dia a dia. Agora, em uma folha de papel avulsa, descreva alguns benefícios que ela traz para o seu cotidiano. Depois, descreva possíveis impactos socioambientais que podem ser associados a essa tecnologia.