Página 12
O que eu já sei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. As frases a seguir abordam informações sobre a Terra e o Universo. Copie-as em uma folha de papel avulsa e complete-as corretamente, substituindo os símbolos pelas palavras correspondentes apresentadas a seguir.
- Sol
- satélites naturais
- planetas
- Sistema Solar
- estrelas
a) As █ são astros do Universo que têm luz própria.
b) Os ▲ são astros do Universo que não têm luz própria e realizam órbita ao redor de uma estrela.
c) Os ◆ são astros do Universo que não têm luz própria e realizam órbita ao redor de um planeta.
d) O planeta Terra faz parte do ◖e realiza órbita ao redor da estrela chamada ●.
2. As fotos a seguir apresentam um relógio de sol em dois momentos do dia. Observe-as.
Relógio de sol esculpido em 1785, por Leandro Gonçalves Chaves, em pedra-sabão. Esse relógio está localizado no município de Tiradentes, MG. As imagens A e B foram registradas em dois momentos distintos do período do dia, em 2013.
Com base em seus conhecimentos e nas imagens A e B, escreva em uma folha de papel avulsa uma explicação sobre o funcionamento de um relógio de sol, como o apresentado nas imagens.
Página 13
3. As afirmativas a seguir tratam dos movimentos realizados pela Terra. Copie essas afirmativas em uma folha de papel avulsa, substituindo os █ pelas palavras adequadas entre parênteses.
a) O movimento que a Terra realiza ao redor do Sol é chamado █ (rotação/translação). Ele dura cerca de 365 dias e está relacionado à ocorrência das estações do ano.
b) O movimento que a Terra realiza em torno de si mesma é chamado █ (rotação/translação). Ele dura cerca de 24 horas e está relacionado à ocorrência dos dias e das noites.
4. Observe a foto a seguir e responda às questões.
a) Como você descreveria o formato do planeta Terra tendo como base essa foto?
b) Observando essa foto, é possível afirmar que a maior parte da superfície terrestre é coberta por água ou solo?
5. As frases a seguir apresentam informações sobre o solo. Copie-as em uma folha de papel avulsa, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Para as que você classificar como falsas, justifique sua resposta.
a) O solo se origina do desgaste das rochas, que é causado pela ação de chuvas, ventos, luz solar e seres vivos, por exemplo.
b) Todos os solos apresentam as mesmas características, pois todos se originam de um único tipo de rocha.
c) Os solos são formados somente de partículas de rochas.
Página 14
6. As palavras a seguir estão relacionadas aos níveis de organização do corpo humano. Copie-as em uma folha de papel avulsa, ordenando-as da estrutura mais simples à mais complexa.
- organismo
- célula
- sistema
- tecido
- órgão
7. Leia as frases a seguir e identifique o sentido do corpo humano a que cada uma delas se refere. Identifique também o(s) principal(is) órgão(s) do corpo humano responsável(is) por cada um desses sentidos.
a) Sentido responsável por captar os estímulos luminosos do ambiente e relacionado com a formação de imagens.
b) Sentido responsável por captar estímulos sonoros do ambiente e relacionado com a percepção dos sons.
c) Sentido responsável por captar os estímulos gustativos dos alimentos, por exemplo, e relacionado com a percepção dos gostos.
d) Sentido responsável por captar os estímulos odoríferos do ambiente e dos alimentos, por exemplo, e relacionado com a percepção dos cheiros.
e) Sentido responsável por captar os estímulos quando algo nos toca e gerar a percepção de quente ou frio, áspero ou liso, entre outras.
8. Descreva as situações A e B e as classifique em transformações reversíveis ou irreversíveis.
Situação A
Página 15
Situação B
9. Observe as imagens a seguir.
Imagens não proporcionais entre si.
Reescreva as frases a seguir em uma folha de papel avulsa, substituindo os símbolos pelas palavras adequadas entre parênteses.
a) Na imagem ▲ (A/B), não conseguimos identificar visualmente os materiais que formam essa mistura, ou seja, trata-se de uma mistura █ (heterogênea/homogênea).
b) Na imagem ● (A/B), conseguimos identificar visualmente os materiais que formam essa mistura, ou seja, trata-se de uma mistura ◆ (heterogênea/homogênea).
10. Explique dois métodos de separação de misturas que você observa no cotidiano.