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Projeto em ação

Cuidando da saúde do sistema locomotor

Bate-papo inicial

a) Cite algumas atividades que as pessoas costumam realizar no dia a dia que as levam a ficar sentadas por longos períodos.

b) Em sua opinião, ter hábitos sedentários pode trazer prejuízos ao sistema locomotor ao longo do tempo? Justifique sua resposta.

O desenvolvimento de novas tecnologias facilitou a vida das pessoas em relação ao trabalho, estudo, comunicação e lazer, por exemplo. No entanto, o uso de tecnologias, como computadores e celulares, por um longo período pode resultar em prejuízos para a saúde.

Atualmente, profissionais de diversas áreas trabalham por longos períodos sentados em frente a computadores ou outras máquinas, às vezes sem se preocupar com a postura e por quanto tempo permanecem em uma mesma posição. Além disso, o telefone celular passou a fazer parte dos momentos de lazer de muitas pessoas, que acabam utilizando-o por longos períodos de tempo.

Essas mudanças no modo de fazer certas atividades trouxeram um estilo de vida mais sedentário, pois exigem pouca movimentação do corpo, o que pode resultar em diversos prejuízos à saúde, os quais precisam ser combatidos.

O trecho da reportagem a seguir aborda esse assunto. Leia-o com os colegas.

Dos pés à cabeça, os problemas de saúde que a tecnologia pode causar
[...]
Não dá para negar que internet, computador e telefone, entre outros aparatos, facilitam – e muito – a vida. Rapidez na comunicação, ganho de tempo e de produtividade e comodidade para realizar as tarefas diárias, tanto as pessoais quanto as profissionais, são apenas alguns dos benefícios.
Porém, à medida que a tecnologia avança, o ser humano se torna cada vez mais refém e dependente dela. E não só isso. Também coloca sua saúde em risco por conta dos excessos. [...]

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[...]
"Um dos pontos principais é a baixa movimentação física, fator muito sério, pois, além do ganho de massa corporal, gera perda de massa muscular, o que será muito grave com o passar dos anos", diz Pablius Braga, médico do Esporte do Centro de Medicina do Exercício do Esporte do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.
O profissional adverte que para ter uma vida saudável de verdade é indispensável ter fontes confiáveis de informação, encontrar tempo para se movimentar na rotina diária e fazer uma dieta equilibrada.

DOS PÉS à cabeça, os problemas de saúde que a tecnologia pode causar. G1, São Paulo, 17 dez. 2018. Disponível em: https://oeds.link/MlfMad. Acesso em: 25 maio 2022.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. Ícone atividade oral. Você considera importante que as pessoas reflitam sobre o tema apresentado nessa reportagem? O que você pensa sobre ele? Converse com seus colegas e apresente suas opiniões.

2. Ícone atividade oral. A seguir, estão listados três cuidados mencionados no final da reportagem que podem contribuir para uma vida saudável. Pense a respeito de cada um deles e converse sobre isso com um colega. Depois, apresentem suas conclusões aos demais colegas de turma.

a) "ter fontes confiáveis de informação".

b) "encontrar tempo para se movimentar na rotina diária".

c) "fazer uma dieta equilibrada".

Mão na massa

Agora é com vocês! Com a aplicação de um questionário, você e seus colegas vão conhecer o estilo de vida e alguns aspectos da rotina das pessoas da comunidade escolar. Como parte do projeto, em parceria com um profissional de Educação Física ou um fisioterapeuta, vocês vão elaborar um vídeo com algumas estratégias que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas, no que diz respeito à prática de atividades físicas e à realização de alongamento. Esse material será disponibilizado para a comunidade escolar. O objetivo desta atividade é conhecer o estilo de vida dessas pessoas e auxiliá-las a ter hábitos mais saudáveis. Siga o passo a passo e as orientações do professor!

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1º passo

Planejamento

Pesquisa

Com o professor e os colegas, organizem-se em quatro grupos. Em livros, revistas ou na internet, cada grupo deve pesquisar um dos seguintes temas. a) Prejuízos no sistema muscular e ósseo causados por permanecer sentado por longos períodos. b) Orientações sobre alongamentos que pessoas que trabalham por longos períodos sentadas devem fazer. c) Benefícios que a prática frequente de atividades físicas pode trazer para o organismo. d) Alongamentos que devem ser feitos antes e depois de uma caminhada.

Cada grupo deve apresentar a um profissional de Educação Física ou fisioterapeuta as informações encontradas para uma análise inicial. Depois, os grupos devem agendar um dia para apresentar esses dados aos demais colegas em uma roda de conversa.

Preparando o questionário

Cada grupo deve entrevistar os seguintes grupos de pessoas.

Grupos 1 e 2: Alunos de outras turmas.

Grupo 3: Funcionários da escola.

Grupo 4: Pais ou responsáveis.

Leia a seguir uma sugestão de questionário que pode ser aplicado aos entrevistados. Porém, vocês podem adaptá-lo incluindo ou excluindo questões. Ele pode ser aplicado de modo impresso ou virtual.

Estilo de vida

1. Qual é a sua idade?

2. Qual é a sua ocupação?

Para as perguntas a seguir, marque um X nas opções correspondentes.

3. Durante a sua ocupação, você costuma permanecer sentado por longos períodos?

(Representação de um espaço para resposta.) Sim.

(Representação de um espaço para resposta.) Não.

4. Se a resposta ao item anterior for sim, por quanto tempo seguido você costuma permanecer sentado?

(Representação de um espaço para resposta.) Entre 2   h e 4   h .

(Representação de um espaço para resposta.) Entre 4   h e 6   h .

(Representação de um espaço para resposta.) Entre 6   h e 8   h .

(Representação de um espaço para resposta.) Mais de 8   h .

5. Você pratica alguma atividade física?

(Representação de um espaço para resposta.) Sim.

(Representação de um espaço para resposta.) Não.

6. Se a resposta ao item anterior for sim, com qual frequência você realiza essa atividade?

(Representação de um espaço para resposta.) 1 × por semana.

(Representação de um espaço para resposta.) 2 × por semana.

(Representação de um espaço para resposta.) 3 × por semana.

(Representação de um espaço para resposta.) 4 × ou mais.

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7. Você realiza alongamentos?

(Representação de um espaço para resposta.) Sim.

(Representação de um espaço para resposta.) Não.

8. Se a resposta ao item anterior for sim, com qual frequência você realiza alongamentos?

(Representação de um espaço para resposta.) 1 × por semana.

(Representação de um espaço para resposta.) 2 × por semana.

(Representação de um espaço para resposta.) 3 × por semana.

(Representação de um espaço para resposta.) 4 × ou mais.

9. Você costuma usar o celular diariamente?

(Representação de um espaço para resposta.) Sim.

(Representação de um espaço para resposta.) Não.

10. Se a resposta ao item anterior for sim, quanto tempo por dia você passa ao celular?

(Representação de um espaço para resposta.) Menos de 1   h .

(Representação de um espaço para resposta.) De 1   h a 3   h .

(Representação de um espaço para resposta.) De 3   h a 5   h .

(Representação de um espaço para resposta.) Mais de 5   h .

2º passo

Execução

Aplicação do questionário

Ao abordar os entrevistados, expliquem o objetivo desta atividade. Caso o questionário seja virtual, inclua no cabeçalho esses objetivos. Convidem os entrevistados para participar do evento presencial de divulgação dos resultados da entrevista e da apresentação do vídeo com as dicas e as orientações para a comunidade escolar.

Análise das respostas e organização dos dados

Com base nos questionários respondidos, os grupos devem construir gráficos de colunas para representar a quantidade de respostas de cada item, da seguinte maneira: gráfico 1: respostas das questões 3 e 4; gráfico 2: respostas das questões 5 e 6; gráfico 3: respostas das questões 7 e 8; gráfico 4: respostas das questões 9 e 10. Peça ajuda ao professor de Matemática para elaborar esses gráficos, se for necessário.

Vocês também devem anotar a profissão dos participantes. Esses perfis devem orientar as informações a serem incluídas no vídeo que será produzido.

Elaboração do vídeo

Agora, vocês vão elaborar um vídeo com os resultados dos dados coletados nas entrevistas. Para produzi-lo, podem usar um telefone celular com câmera.

Antes de iniciar as filmagens, é necessário elaborar um roteiro. O professor de Língua Portuguesa também pode contribuir para a elaboração desse roteiro. Como sugestão, vocês podem organizá-lo da seguinte forma: a) Apresentar os prejuízos que permanecer longos períodos de tempo sentado pode causar ao sistema muscular e ósseo. b) Apresentar os prejuízos que a falta de atividade física pode trazer para a saúde. c) Apresentar dicas de mudanças nos hábitos de vida de pessoas que passam longos períodos sentadas.

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d) Apresentar os resultados da pesquisa, mostrando os gráficos e as demais informações. e) Apresentar sugestões de alongamento recomendadas para pessoas que permanecem longos períodos sentadas e seus benefícios, inclusive uma proposta de atividade que possa ser realizada na escola, com os colegas. f) Apresentar os benefícios que a caminhada pode trazer para a saúde.

Vocês podem dividir as tarefas de cada item do roteiro entre os grupos.

O profissional de Educação Física ou o fisioterapeuta deve ler o roteiro e fazer correções e sugestões antes de iniciar as filmagens.

3º passo

Divulgação

Exposição dos resultados e ação na comunidade escolar

O professor vai agendar um dia para realizarem a apresentação do vídeo. Nesse dia, vocês podem explicar o passo a passo do projeto e outras informações que não aparecem no vídeo.

Após esse evento, divulguem a produção nas redes sociais da escola.

Avaliação

Conversem sobre os pontos positivos e negativos de todo o desenvolvimento do trabalho. Os questionamentos a seguir podem orientá-los nessa avaliação. Respondam em uma folha avulsa e entreguem-na ao professor.

1. Houve diferenças nos resultados obtidos nas entrevistas entre os diferentes grupos? Em caso afirmativo, como vocês analisam essas diferenças?

2. Durante a realização do trabalho, todos se dedicaram, compreenderam os objetivos e o assunto e participaram de todas as etapas?

3. Ao realizar o trabalho em grupo, vocês respeitaram a opinião dos colegas e os prazos e mantiveram o trabalho organizado?

4. O que vocês consideram como pontos positivos e negativos da realização desse projeto?

5. O que vocês consideram que pode ser melhorado na execução de projetos futuros, de modo individual e de modo coletivo?

6. Como vocês acham que esse projeto vai impactar os membros da comunidade escolar e da comunidade em geral?