Camadas da Terra

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio para acessibilidade

[Narrador]

Camadas da Terra

[Jamila]

Olá, pessoal! Eu sou a Jamila.

[Cauã]

E eu sou o Cauã!

[Jamila]

Sejam bem-vindos ao Planeta Azul, podcast com informações sobre o nosso planeta. Hoje falaremos sobre as diferentes camadas que estruturam a Terra.

[Cauã]

Vamos nessa?

[Jamila]

Só se for agora! A estrutura interna do planeta Terra está dividida em três partes principais: a crosta, o manto e o núcleo.

A camada que está logo abaixo dos nossos pés é a crosta.

[Cauã]

A crosta é a camada mais externa, onde habitam os seres vivos. Ela é dividida em crosta continental, que corresponde às áreas continentais, e crosta oceânica, que corresponde ao assoalho dos oceanos.

A crosta é relativamente fina em comparação às outras camadas. Sua espessura varia, em média, de 5 km, em algumas partes da crosta oceânica, até 80 km, na crosta continental.

[Jamila]

Uma curiosidade, Cauã: o ponto mais fundo da crosta que o ser humano já escavou é o Poço Superprofundo de Kola, com cerca de 12 km de profundidade. Essa escavação foi feita por cientistas para estudar a estrutura do planeta, mas hoje está desativada.

[Cauã]

Uau! Mas por que ele foi desativado?

[Jamila]

Quando a perfuração atingiu a temperatura de 180 °C, o projeto foi interrompido, pois não havia instrumentos de perfuração capazes de suportar as altas temperaturas previstas para maiores profundidades.

[Cauã]

E, abaixo da crosta, temos o manto terrestre.

Ele está dividido em duas partes, o manto superior e o manto inferior.

[Jamila]

Em alguns dos pontos em que faz contato com a crosta, a temperatura do manto superior é de cerca de 100 °C. Essa camada é formada, em maior parte, por material rochoso, no estado sólido. No entanto, no manto inferior, o mais comum é que a temperatura seja tão alta a ponto de as rochas derreterem! É assim que se forma o magma, material produzido pela fusão das rochas e minerais.

O magma apresenta temperaturas entre 700 °C e 1.200 °C. Ele está em constante movimento no manto.

[Cauã]

De vez em quando, a pressão dos movimentos do magma é tanta que ele é expelido para a crosta, na forma de lava. Assim funcionam as erupções dos vulcões.

O manto superior chega a cerca de 400 km de profundidade, onde tem início uma zona de transição.

[Jamila]

O manto inferior começa nessa zona de transição e vai até 2.900 km de profundidade!

[Cauã]

Agora, vamos falar sobre a próxima camada: o núcleo.

[Jamila]

A falta de conhecimento sobre as camadas da Terra, especialmente sobre o núcleo, sempre aguçou a imaginação das pessoas. No século XIX, o escritor Júlio Verne publicou o livro Viagem ao centro da Terra, que conta a história de um geólogo que vai ao centro do planeta e descobre uma nova civilização!

[Cauã]

Uau! Que viagem!

[Jamila]

Hoje sabemos que isso é pura ficção. Com base em diferentes estudos, como na análise e na comparação de meteoritos vindos do espaço, os cientistas acreditam que o núcleo é composto basicamente de níquel e ferro.

[Cauã]

Com 3.500 km de raio, o núcleo, assim como o manto, está dividido em duas partes: o núcleo interno e o núcleo externo.

[Jamila]

A constituição do núcleo externo é líquida, e sua temperatura varia de 3.700 °C a 4.000 °C.

[Cauã]

No núcleo interno, acredita-se que as temperaturas podem chegar a algo entre 5.000 °C e 6.000 °C. A constituição dele é sólida porque, sendo o ponto mais interno da Terra, ele sofre grande pressão de tudo o que está ao redor.

[Jamila]

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a estrutura interna da Terra, vamos voltar nossos olhos para cima? É hora de conhecer as cinco camadas que compõem a atmosfera!

[Cauã]

A camada onde nós e os demais seres vivos habitamos é a troposfera. Ela apresenta cerca de 18 km de altitude.

Essa camada concentra a maior parte dos gases da atmosfera. É onde acontecem fenômenos meteorológicos, como chuvas, relâmpagos e tornados. Nela, encontramos as nuvens.

[Jamila]

Logo acima está a estratosfera, com 50 km de altitude. É no início dessa camada que a maioria dos aviões sobrevoa, porque ali o risco de turbulência é menor.

Também é na estratosfera que estão os balões meteorológicos que enviam à superfície informações sobre pressão atmosférica, temperatura, umidade e velocidade do vento.

[Cauã]

Essa camada apresenta alta concentração de gás ozônio, que forma a camada de ozônio: ela é responsável por filtrar parte dos raios ultravioleta do Sol, protegendo os seres vivos.

[Jamila]

Aliás, aqui vai um lembrete: usem protetor solar quando tiverem que se expor ao sol. Também é importante lembrar que a radiação solar das 10h às 16h é muito intensa e, por isso evitem se expor nesses horários.

Infelizmente, a camada de ozônio sofreu grande redução no último século. Os cientistas atribuem esse fenômeno ao efeito de poluentes liberados pelo ser humano na atmosfera.

[Cauã]

A próxima camada é a mesosfera. Ela ocupa a região que fica entre 50 km e 80 km de altitude. A temperatura ali chega a - 73  °C .

[Jamila]

A camada seguinte, a termosfera, é a mais extensa: ela alcança 800 km de altitude. Nessa camada, ocorre grande absorção de radiação solar, com elevação da temperatura. As temperaturas podem chegar a 2.000 °C! É por isso que ela é chamada de termosfera.

[Cauã]

Jamila, nessa camada pode ser observada a aurora boreal!

[Jamila]

Que lindo!

[Cauã]

A última camada, a exosfera, localiza-se logo depois da termosfera e estende-se acima de 500 km, até que o ar se torne extremamente rarefeito ou quase inexistente. É nela que está a maioria dos satélites artificiais em órbita.

Será que a gente chega algum dia à exosfera, Jamila?

[Jamila]

Só se nos tornarmos astronautas ou se houver voo com passageiros para lá, Cauã!

[Risos]

[Jamila]

Recapitulando, antes de encerrar, as camadas internas da Terra são: crosta, manto superior, manto inferior, núcleo externo e núcleo interno.

[Cauã]

E as camadas da atmosfera são troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera!

[Jamila]

O podcast fica por aqui, pessoal. Obrigada por estarem conosco nesta jornada incrível. Até a próxima!

[Cauã]

Valeu, até a próxima!

[Narrador]

Crédito: Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.

Retornar ao conteúdo principal