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CAPÍTULO
2 Estrutura da Terra
Observe a foto a seguir.
Questão 1. Nessa foto, é possível identificar as camadas que envolvem a Terra. O que você sabe sobre essas camadas?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é incentivar os alunos a expressar seus conhecimentos prévios sobre a atmosfera. Eles podem comentar que a atmosfera tem várias camadas, é constituída de diferentes materiais, como gases, por exemplo, o gás oxigênio. Eles podem citar os nomes das camadas da atmosfera terrestre, como troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, além de citar algumas características dessas camadas.
Questão 2. Descreva, com suas palavras, como é o interior da Terra. Registre sua resposta no caderno.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as camadas da Terra (núcleo, manto e crosta).
Como vimos na foto do pôr do sol visto da Estação Espacial Internacional, o planeta Terra é envolto de uma camada de ar chamada atmosfera. Essa camada é composta da mistura de diferentes gases, além de conter vapor de água, poeira e partículas de outros materiais, por exemplo.
A atmosfera está relacionada a diversas características da Terra e a muitas das condições necessárias para a existência de vida nesse planeta. Leia a seguir.
Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentadas na primeira ocorrência, por capítulo.
- Entre outros gases, a atmosfera contém gás oxigênio e dióxido de carbono , também conhecido como gás carbônico. A maioria dos animais e plantas necessita do gás oxigênio para respirar. Além disso, alguns seres vivos, como a maioria das plantas e alguns microrganismos, utilizam o gás carbônico para produzir seu próprio alimento.
- A atmosfera absorve e retém parte do calor proveniente do Sol, mantendo a temperatura do planeta adequada à existência de vida.
- Ela redistribui a água evaporada da superfície terrestre sob a forma de chuva.
- A atmosfera protege a Terra de alguns tipos de radiações✚ emitidas pelo Sol, que podem ser nocivas aos seres vivos.
- Ela ajuda na desintegração da maioria dos meteoroides✚ que atingem a Terra.
Glossário
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Camadas da atmosfera
Os cientistas verificaram que as propriedades da atmosfera, como a composição e a concentração de gases, variam de acordo com a altitude. Com base nisso, eles propuseram uma estrutura para a atmosfera, dividindo-a em cinco camadas com características distintas.
Observe essas camadas a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: STEINKE, Ercília Torres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
A.
Exosfera
Camada que se estende acima de da superfície terrestre até que o ar se torne extremamente rarefeito ou quase inexistente. Nela, predominam, em quantidade muito pequena, os gases hidrogênio e hélio . É nela que a maioria dos satélites está posicionada.
B.
Termosfera
Camada distribuída entre e de altitude. Ela reflete as ondas de rádio, possibilitando transmissões dessas ondas a grandes distâncias da Terra.
C.
Mesosfera
Essa camada está distribuída entre e de altitude. Ela protege a Terra da maior parte dos meteoroides vindos do espaço, destruindo-os e evitando que atinjam a superfície terrestre.
D.
Estratosfera
Essa camada está distribuída entre e de altitude e tem grande quantidade de gás ozônio . A alta concentração desse gás forma a camada de ozônio, que filtra parte dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, os quais podem ser prejudiciais aos seres vivos.
E.
Troposfera
É a camada mais próxima da superfície terrestre, com de altitude. Nela, há a maior concentração de gases, vapor de água e poeira da atmosfera. Na troposfera, formam-se as nuvens e ocorrem os fenômenos meteorológicos, como chuvas, relâmpagos e tornados.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Cite algumas importâncias da atmosfera terrestre para os seres vivos.
Resposta: A atmosfera é importante para a vida na Terra, pois protege os seres vivos da ação danosa da radiação ultravioleta proveniente do Sol, auxilia a manter a temperatura do planeta adequada à vida e fornece o gás oxigênio de que muitos seres vivos, como seres humanos, necessitam. Além disso, fornece o gás carbônico para a realização da fotossíntese da maioria das plantas.
2. Relacione as camadas da atmosfera (A a E) às respectivas características (1 a 5). Para isso, forme os pares corretos de letras e números.
A.
Exosfera
B.
Estratosfera
C.
Termosfera
D.
Mesosfera
E.
Troposfera
1. Camada que está distribuída entre e de altitude.
2. Camada da atmosfera que reflete as ondas de rádio.
3. Camada de transição entre a Terra e o espaço.
4. Camada da atmosfera com maior concentração de gases, vapor de água e poeira.
5. Camada que está distribuída entre e de altitude.
Resposta: A – 3; B – 1; C – 2; D – 5; E – 4.
3. Gustavo mora na cidade de São Paulo e viajará de avião para Salvador, na Bahia.
a) Sabendo que os voos comerciais atingem altitudes entre e , em qual camada da atmosfera Gustavo vai viajar?
Resposta: A essa altitude, Gustavo vai viajar na troposfera.
b) Qual é a altitude máxima atingida pela camada na qual Gustavo vai viajar?
Resposta: A troposfera atinge até, aproximadamente, de altitude.
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4. Leia as manchetes a seguir e responda às questões propostas.
Manchete A
Estudo na Antártica confirma: quanto mais fina a camada de ozônio, maior é o dano na pele
Disponível em: https://oeds.link/YAqeoM. Acesso em: 11 fev. 2022.
Manchete B
Fragmentos de meteorito encontrados no Reino Unido podem explicar origem da vida
Disponível em: https://oeds.link/SqadpC. Acesso em: 11 fev. 2022.
a) Identifique o número da alternativa que contém as respostas adequadas às questões a seguir, respectivamente.
Em qual camada da atmosfera está localizada a camada de ozônio?
Qual camada da atmosfera protege a Terra da maior parte dos meteoroides, que se fragmentam ao atingi-la?
1. Estratosfera e termosfera.
2. Mesosfera e exosfera.
3. Troposfera e mesosfera.
4. Estratosfera e mesosfera.
5. Mesosfera e termosfera.
Resposta: Alternativa 4.
b) Explique a relação entre a espessura da camada de ozônio e os danos causados à pele humana, citada na manchete A.
Resposta: A camada de ozônio é responsável por absorver parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, que é nociva para a pele, por exemplo. Assim, espera-se que os alunos concluam que a redução na espessura da camada de ozônio prejudica a proteção contra essa radiação, causando dano à pele.
c) O que pode causar a redução da espessura da camada de ozônio? Se necessário, faça uma pesquisa sobre esse assunto. Depois, converse com um colega sobre as respostas de vocês.
Resposta: A destruição da camada de ozônio está relacionada à emissão de gases poluentes na atmosfera, como o clorofluorcarboneto, por meio de atividades desenvolvidas pelo ser humano.
d) De acordo com a manchete B, qual é a importância do meteorito encontrado no Reino Unido?
Resposta: Os fragmentos de meteorito podem ajudar a explicar a origem da vida.
e) O que aconteceria se os meteoroides não fossem, em sua maioria, destruídos ao atingirem a atmosfera terrestre?
Resposta: Caso os meteoroides não fossem destruídos ao entrarem na atmosfera, eles poderiam atingir a superfície terrestre, causando sérios danos ao ambiente e aos seres vivos.
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Camadas da Terra
Quando nos perguntam sobre o que existe na superfície terrestre, certamente não temos muita dificuldade para responder. Basta olharmos ao nosso redor que observaremos diferentes seres vivos e componentes não vivos, como água, solo e rochas. E no interior da Terra? Você já parou para pensar sobre o que existe abaixo da superfície terrestre?
O livro de ficção Viagem ao centro da Terra, do escritor francês Júlio Verne (1828-1905), trata da história de uma viagem ao centro da Terra realizada pelo cientista e professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel, narrador dos acontecimentos.
Nessa história de ficção, o professor encontra um manuscrito que traz uma revelação sobre um suposto caminho que levaria ao centro da Terra. A partir disso, desenvolve-se uma aventura que conduz as personagens a uma expedição ao centro da Terra.
Esse livro serviu de inspiração para um filme de mesmo nome. Observe a seguir a imagem do interior da Terra observada pelas personagens do filme dessa ficção.
Questão 3. Se você pudesse viajar até o centro da Terra, como você imagina que seria o caminho até chegar a essa camada?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir sobre o que existe abaixo da superfície terrestre, até o centro da Terra. Eles podem citar a presença de rochas, magma e altas temperaturas.
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Há muito tempo, o ser humano tem se interessado em conhecer as características do interior da Terra. Os conhecimentos que temos atualmente sobre a estrutura dela foram obtidos com base em diversos estudos e passaram a constituir uma área da ciência conhecida por Geologia.
Porém, mesmo com as pesquisas e os avanços obtidos na área, ainda não foi possível chegar ao centro da Terra. Isso porque a tecnologia atual dos instrumentos de perfuração não é capaz de percorrer a longa distância entre a superfície e o núcleo terrestres nem superar as condições de temperatura e de pressão existentes no interior do planeta.
Sendo assim, os meios de se conhecer a estrutura interna do planeta se baseiam em suas propriedades físicas e químicas. Um desses meios é o estudo das variações da velocidade e da direção das ondas sísmicas, ou seja, ondas mecânicas✚ que se propagam através da Terra e que geralmente estão associadas aos terremotos.
Glossário
A velocidade dessas ondas varia com o tipo de material que elas atravessam, dando pistas sobre a composição do interior do planeta.
O estudo das ondas sísmicas é realizado, principalmente, com o auxílio de um instrumento conhecido como sismógrafo.
Nesse instrumento, as vibrações provenientes das ondas sísmicas são captadas por sensores e convertidas em sinais elétricos. Esses sinais são registrados e possibilitam identificar informações como origem das ondas sísmicas, sentido de propagação e intensidade.
Os estudos desenvolvidos por cientistas, principalmente sobre a velocidade das ondas sísmicas, revelaram que a Terra apresenta camadas distintas, podendo ser organizada em crosta, manto e núcleo.
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Observe a seguir um modelo que representa as camadas da Terra.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 10.
Crosta
A crosta é a camada mais externa e constitui a superfície da Terra. A espessura dessa camada varia entre e nos oceanos (crosta oceânica) e entre e no continente (crosta continental).
A crosta é composta basicamente de rochas e de seus fragmentos. Sua camada mais superficial é constituída por fragmentos de rocha, matéria orgânica e outros componentes, formando o solo.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TEIXEIRA, Wilson et al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000. p. 71.
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Manto
O manto é a camada que se localiza entre o núcleo externo e a crosta terrestre.
- O manto superior se estende até cerca de de profundidade. Ele é formado, em sua maior parte, por material rochoso, no estado sólido. No entanto, há também rochas parcialmente fundidas.
- O manto inferior é composto por rochas fundidas e se estende até de profundidade, aproximadamente.
O material líquido presente no manto recebe o nome de magma, cuja temperatura varia entre e . Ele é formado por rochas derretidas e uma mistura de vários elementos metálicos, como o silício , o ferro , o alumínio e o cobre .
O magma está em constante movimento no manto. Esse movimento é conhecido como correntes de convecção. Observe a seguir como ele ocorre.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 16.
A. O magma que se encontra mais próximo ao núcleo recebe mais calor; com isso, ele se torna menos denso e tende a subir.
B. Ao se aproximar do manto superior, o magma perde calor, torna-se mais denso e tende a descer.
C. Ao se aproximar do núcleo, o magma recebe calor e sobe novamente, caracterizando um movimento circular, que recebe o nome de corrente de convecção.
Núcleo
O núcleo é a parte central da Terra. Ele tem cerca de de raio✚ e é composto principalmente de uma mistura de ferro e níquel .
Glossário
- No núcleo externo, o material se encontra no estado líquido e está em constante movimento, a uma temperatura que varia entre e .
- No núcleo interno, o material se encontra no estado sólido, a uma temperatura de aproximadamente
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O tema é ...
Educação ambiental/Ciência e tecnologia
Energia geotérmica
Leia o trecho de reportagem a seguir.
COP26✚ propõe acelerar a transição energética para fontes de energia limpas
O carvão, o petróleo e o gás natural foram eleitos os principais causadores das mudanças climáticas, de acordo com a cúpula✚ […]
COP26 propõe acelerar a transição energética para fontes de energia limpas. G1, 29 nov. 2021. Disponível em: https://oeds.link/h99W1b. Acesso em: 16 fev. 2022.
- COP26:
- sigla referente à Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas de 2026.↰
- Cúpula:
- refere-se à reunião de líderes das nações.↰
a) O que é energia limpa? Registre sua resposta no caderno.
Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do uso de recursos renováveis e que não emitem, ou emitem pequena quantidade, de poluentes na geração de energia elétrica.
b) Por que o carvão, o petróleo e o gás natural foram eleitos os principais causadores das mudanças climáticas? Escreva sua resposta no caderno.
Resposta: O uso desses combustíveis fósseis resulta na liberação de gases poluentes que contribuem para as mudanças climáticas.
A energia elétrica está presente no cotidiano da maioria dos cidadãos e é utilizada em diversas atividades econômicas, como a industrial.
Diante da crescente demanda, um dos problemas da atualidade é encontrar maneiras de gerar energia elétrica suficiente para atender às necessidades do ser humano e reduzir os danos associados a essa geração.
Em países que têm áreas com gêiseres✚ e vulcões, como a Islândia, na Europa, há a possibilidade de utilizar o calor do interior da Terra para gerar energia elétrica nas chamadas usinas geotérmicas.
Glossário
A energia geotérmica é uma alternativa sustentável para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão. Porém, esse tipo de energia ainda é pouco aproveitado no mundo e a instalação de suas usinas tem um custo elevado.
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Observe a seguir a representação simplificada de uma usina geotérmica e conheça algumas das etapas da geração de energia elétrica nesse tipo de usina.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: FONTES de energia. Empresa de Pesquisa Energética. Disponível em: https://oeds.link/7ZmxWC. Acesso em: 21 jul. 2022.
1. A água proveniente das chuvas escoa pela superfície terrestre e se infiltra no subsolo, formando reservatórios subterrâneos ao longo dos anos. O calor proveniente do interior da Terra aquece a água desses reservatórios.
2. Para ter acesso à água aquecida, o ser humano cava poços profundos. O vapor de água que está em alta pressão é captado por meio de tubulações e enviado até as turbinas presentes nas usinas.
3. O vapor de água faz as turbinas girarem, acionando os geradores que geram a energia elétrica.
4. A energia elétrica gerada é encaminhada à rede de transmissão, de onde é transmitida a estações de energia elétrica e residências.
5. O vapor de água que sai das turbinas é direcionado a condensadores, onde a água volta ao estado líquido.
6. A água líquida passa por torres de resfriamento e é devolvida ao ambiente.
Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.
1. Como a energia geotérmica pode ser aproveitada pelas pessoas?
2. Explique as principais vantagens que as usinas geotérmicas podem representar para o ambiente.
3. Faça uma pesquisa sobre possíveis desvantagens desse tipo de usina elétrica.
4. Qual é sua opinião sobre o incentivo a pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de fontes de energia renováveis? Troque ideias sobre esse assunto com seus colegas.
Respostas e instruções nas orientações ao professor.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Escreva as letras indicadas na imagem em seu caderno e identifique o nome das camadas da Terra que cada uma delas representa.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 10.
Resposta: A – núcleo interno; B – núcleo externo; C – manto inferior; D – manto superior; E – crosta.
2. As sentenças a seguir se referem às camadas da Terra. Substitua os ■ dessas sentenças pela camada da Terra adequada.
a) O ■ é composto principalmente de ferro e níquel, ambos em estado líquido.
b) O ■ se localiza acima do núcleo externo e contém um material líquido chamado magma, que é formado por rochas derretidas e vários elementos metálicos. Há também o ■ que se localiza entre essa porção e a crosta.
c) A ■ é composta de rochas e de seus fragmentos. Em sua porção mais superficial, é formado o solo.
d) O ■ é composto de ferro e níquel, ambos em estado sólido.
Respostas: a) núcleo externo; b) manto inferior e manto superior, respectivamente; c) crosta; d) núcleo interno.
3. Em dupla, pesquisem em livros e na internet as informações que já foram escritas sobre o tema "Estrutura interna da Terra". Para isso, sigam as seguintes instruções:
Escrevam no caderno algumas palavras-chave para a busca.
Com base no resultado de cada busca, organize uma lista no caderno com os nomes de cientistas que estudaram sobre a estrutura interna da Terra e suas contribuições, incluindo as datas que elas foram produzidas.
Reorganizem a lista de informações da mais antiga para a mais recente.
Elaborem, no caderno, uma conclusão apontando se alguma informação foi corrigida ou se novas informações foram acrescentadas ao longo do tempo. Também apresentem se há diferentes pontos de vista sobre determinada informação atualmente.
Resposta e instruções nas orientações ao professor.
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4. Leia o trecho de uma reportagem e observe a imagem a seguir.
Sonda da Nasa revela como é Marte ‘por dentro'
[…]
Esta é a primeira vez que cientistas conseguem mapear diretamente as camadas internas de um planeta (sem contar a Terra). Isso também foi feito na Lua, mas Marte (raio total: ) está em uma escala muito maior.
Ter essas informações permite que os pesquisadores entendam melhor a formação e a evolução dos diferentes corpos planetários.
A InSight chegou a estes resultados da mesma maneira que os sismólogos estudam as camadas internas da Terra — rastreando os sinais de abalos sísmicos.
Esses eventos liberam ondas de energia. Mudanças no trajeto e na velocidade das ondas revelam a natureza dos materiais rochosos pelos quais estão passando.
[…]
AMOS, Jonathan. Sonda da Nasa revela como é Marte ‘por dentro'. BBC, 23 jul. 2021. Disponível em: https://oeds.link/MEeCp3. Acesso em: 5 jan. 2022.
a) Até o momento das descobertas relatadas na reportagem, qual camada do planeta Marte havia sido estudada?
Resposta: Os alunos podem responder que, até o momento, os pesquisadores haviam estudado apenas a superfície de Marte, procurando informações sobre a presença de água, sobre as rochas e sobre o solo, por exemplo.
b) Um sismômetro foi utilizado para estudar o interior de Marte. Que tipo de informações esse equipamento pode revelar? Se necessário, faça uma pesquisa.
Resposta: Esse equipamento fornece informações sobre a velocidade e a direção que as ondas sísmicas se propagam, dependendo do tipo de material que elas atravessam. Dessa maneira, um sismômetro detecta as ondas sísmicas e o sismógrafo as registra, fornecendo informações relacionadas à composição e estrutura de Marte.
c) Com um colega, pesquisem na internet sobre novas descobertas da sonda InSight em Marte. Anotem o resultado da pesquisa no caderno e o apresente aos demais colegas.
Resposta: Esta resposta depende da data de realização da pesquisa e de novas informações obtidas pela sonda. Caso julgue interessante, expanda essa pesquisa para os demais dados obtidos de Marte até os dias atuais. O objetivo dessa pesquisa é incentivar a curiosidade e a busca de conhecimento em fontes confiáveis.
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Rochas
Observe a seguir a foto de uma rocha do Parque Estadual de Vila Velha, no Paraná.
Questão 4. O formato da rocha apresentada nessa foto é semelhante ao formato de qual objeto?
Resposta: O formato da rocha é semelhante ao formato de uma taça.
Questão 5. Explique como essa rocha pode ter adquirido esse formato.
Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos possíveis fatores que contribuem para o processo de modelagem das rochas, resultado do intemperismo, como a exposição a variações de temperatura, à ação da chuva, ao vento e à luz solar.
Questão 6. Como se originam as rochas que compõem a crosta terrestre?
Resposta: O objetivo desta questão é que os alunos expressem o que sabem sobre a formação das rochas. Eles podem comentar que as rochas podem se originar do magma, pela união de sedimentos de outras rochas ou por transformações de rochas já existentes.
A crosta e o manto superior da Terra são formados, principalmente, por rochas.
Em temperatura ambiente, as rochas são materiais sólidos, formadas por um ou mais minerais. Os minerais são materiais naturais que formam a litosfera, ou seja, a porção sólida e mais externa da Terra. Cada mineral tem características próprias, por isso, de acordo com sua composição, as rochas também apresentam características distintas.
As rochas têm importância fundamental na formação do solo, pois é do desgaste delas que se formam os solos. Além disso, as rochas têm materiais que utilizamos em muitas atividades do dia a dia e que são usados na fabricação de diversos produtos, como panelas, pregos e pratos.
Com o estudo das rochas, os cientistas podem obter informações sobre sua formação e composição, por exemplo. Além disso, analisando algumas rochas, é possível estudar a história do planeta Terra, os organismos que viveram em determinadas épocas e as condições climáticas do passado.
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Classificação das rochas
De acordo com sua origem, as rochas podem ser classificadas em magmáticas, metamórficas ou sedimentares.
Rochas magmáticas
As rochas magmáticas, também chamadas ígneas, são aquelas que se originam pelo resfriamento do magma. Elas podem se formar tanto na superfície quanto no interior da crosta terrestre. Observe o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 77.
1. As rochas magmáticas podem se formar na superfície terrestre quando a lava expelida por vulcões resfria rapidamente.
2. No interior da crosta terrestre, essas rochas se formam por meio de um lento resfriamento do magma.
O granito é um exemplo de rocha magmática. Ele tem coloração que varia do rosa ao cinza-escuro e é formado principalmente pelos minerais quartzo, feldspato e mica. Outro exemplo de rocha magmática é o basalto, que apresenta coloração escura e é a principal constituinte da crosta oceânica.
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Rocha metamórfica
As rochas metamórficas se formam das transformações de outras rochas em áreas profundas da crosta terrestre. Nesses locais, as condições de temperatura e de pressão provocam alterações nas rochas preexistentes, dando origem às rochas metamórficas. Observe o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 79.
1. Rochas preexistentes, como sedimentares, ígneas ou mesmo outras rochas metamórficas, são soterradas. Isso ocorre principalmente nas bordas das placas tectônicas. A área que as rochas passam a ocupar na crosta terrestre, após o soterramento, apresenta condições extremas, com alta temperatura e alta pressão. Essas condições provocam alterações na composição dos minerais das rochas, resultando na formação de novos minerais e na degradação de outros, por exemplo. Além disso, altera-se a textura e a estrutura das rochas preexistentes. Como resultado dessas transformações, formam-se as rochas metamórficas, com características distintas das rochas originais.
2. O calor proveniente das camadas internas da Terra é um dos principais agentes causadores das transformações nas rochas.
O mármore é um exemplo de rocha metamórfica. Ele é formado de transformações ocorridas na rocha calcária, um tipo de rocha sedimentar. O mármore pode apresentar cores variadas e, quando polido, apresenta superfície brilhante. Outro exemplo de rocha metamórfica é a ardósia.
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Rochas sedimentares
As rochas sedimentares se formam da compactação dos fragmentos de outras rochas. Observe o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 78.
1. Processos biológicos, químicos e físicos, provocados por agentes como os seres vivos, a água e o vento, causam o desgaste e a fragmentação das rochas. Esses processos são conhecidos por intemperismo✚.
Glossário
2. Os sedimentos gerados nesses processos são transportados e podem se depositar em outras áreas, como depressões, formando uma camada.
3. Com o passar do tempo, novas camadas vão sendo depositadas sobre as mais antigas. Com isso, aumenta-se a pressão sobre as camadas inferiores. Sob essas condições, os sedimentos inferiores podem sofrer compactação, formando as rochas sedimentares.
As rochas argilosas são exemplos de rochas sedimentares. Elas são formadas pela desagregação de rochas metamórficas e magmáticas. Isso ocorre em razão do intemperismo, que resulta na separação de partículas, geralmente de feldspato. Essas partículas, quando recebem água, dão origem à argila.
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As rochas e a formação dos fósseis
Leia a manchete a seguir.
‘Foi surpreendente saber que era um dinossauro', diz arqueólogo que encontrou fósseis em obra no Maranhão
Disponível em: https://oeds.link/xYzJUG. Acesso em: 15 fev. 2022.
Questão 7. O que são fósseis?
Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do que são os fósseis.
Questão 8. Como os fósseis são formados?
Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o processo de fossilização e sua relação com a formação de rochas, mais especificamente as sedimentares.
A foto a seguir apresenta o fóssil de um animal que viveu durante o período Cambriano✚.
Glossário
Trilobita: podia atingir aproximadamente de comprimento.
Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram na Terra no passado, formados por um processo conhecido como fossilização. Este processo pode ocorrer de diversas maneiras na natureza. As mais comuns são a substituição dos compostos orgânicos que constituem o corpo desses seres vivos e o preenchimento de espaços por minerais.
As condições do ambiente influenciam no processo de fossilização. Em geral, os ambientes marinhos, os lagos e os pântanos apresentam condições mais adequadas a esse processo.
Além disso, em geral, as partes rígidas, como ossos, exoesqueleto e troncos de árvores, ficam mais conservadas que as outras partes do organismo. Um dos possíveis motivos para isso é o fato de as partes rígidas não serem facilmente decompostas.
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Observe a seguir um esquema que representa o processo de fossilização de um ser vivo.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: FONTANELLI, Raissa Cristina Oliveira; KURZAWE, Francine. Tafonomia e processos de fossilização. In: VEJA, Cristina Silveira et al. (org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica da Terra. Curitiba: Intersaberes, 2021. p. 75.
1. O corpo de um dinossauro morto se deposita no fundo de um corpo de água e começa a se decompor.
2. O esqueleto do dinossauro, que é mais resistente ao processo de decomposição, é envolvido por sedimentos depositados no fundo do corpo de água. Os ossos desse esqueleto são formados, principalmente, por proteínas e compostos de cálcio . Alguns microrganismos penetram nos ossos e decompõem as proteínas existentes neles.
3. Alguns minerais existentes no ambiente penetram nos ossos e se depositam sobre os compostos de cálcio, de modo a preencherem os espaços em que havia proteínas, formando uma estrutura compacta. Essa estrutura pode ser preservada por um longo tempo, constituindo um fóssil, que poderá ser encontrado pelos pesquisadores por meio de escavações.
Como você pôde perceber no esquema anterior, o processo de fossilização se relaciona às rochas sedimentares, pois tanto esse processo quanto a formação de rochas sedimentares envolvem a deposição de sedimentos em camadas.
As camadas das rochas sedimentares refletem, de maneira sequencial, algumas condições do ambiente e os seres vivos presentes em cada período geológico. Fósseis das camadas inferiores, por exemplo, são mais antigos do que fósseis das camadas superiores, pois quanto mais próxima à superfície, mais recente tende a ser a camada da rocha sedimentar.
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Datação geológica
A análise dos fósseis de uma camada de rocha sedimentar auxilia a estabelecer a idade aproximada daquela camada. Dessa maneira, é possível determinar o período aproximado em que os seres vivos de cada camada viviam.
A utilização dos fósseis pelos geólogos para estimar o período geológico das rochas é uma prática comum.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: SOARES, Marina Bento (org.). A Paleontologia na Sala de Aula. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2015. p. 114, 121.
O perfil A apresenta o fóssil de uma samambaia em comum com uma das camadas do perfil B. Isso pode indicar que as camadas em que se encontram esses fósseis pertencem ao mesmo período do tempo geológico. Na camada inferior do perfil B, existe o fóssil de um trilobita. Como esse animal viveu na era Paleozoica, pode-se inferir que essa camada se refere a essa era. Logo, a camada de rocha acima dessa é mais recente.
Sugestões complementares
Acesse o site do Museu de Ciências Naturais da Unicentro e faça uma visita interativa com imagens, áudios e vídeos sobre diversos fósseis e processos de fossilização.
Fósseis: pistas do passado. Museu de Ciências Naturais: uma visita interativa – Unicentro. Disponível em: https://oeds.link/dubOPt. Acesso em: 5 jan. 2022.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Do que as rochas são constituídas?
Resposta: As rochas são constituídas de um ou mais minerais.
2. Em seu caderno, faça esquemas que representem o processo de formação das rochas mencionadas a seguir. Inclua em suas representações legendas explicativas sobre cada etapa.
a) Rochas magmáticas.
Resposta: Rochas magmáticas: lava sendo expelida por um vulcão e, posteriormente, solidificando-se na superfície terrestre, bem como magma se solidificando no interior da crosta. As rochas magmáticas são formadas pelo resfriamento do magma.
b) Rochas sedimentares.
Resposta: Rochas sedimentares: processo de intemperismo, transporte e deposição de sedimentos, formando camadas em áreas mais baixas. As rochas sedimentares são formadas pela compactação dos sedimentos provenientes do desgaste de outras rochas.
c) Rochas metamórficas.
Resposta: Rochas metamórficas: região com alta pressão e temperatura. As rochas metamórficas se formam pela modificação de outras rochas já existentes quando estas são submetidas a condições de elevadas temperatura e pressão.
3. Observe a foto a seguir.
a) Que tipo de rocha a foto apresenta?
Resposta: Rocha sedimentar.
b) Justifique sua resposta ao item a.
Resposta: Os alunos podem comentar que, observando a foto, nota-se que essa rocha é composta por camadas, o que denota que ela foi formada ao longo do tempo pela deposição de sedimentos.
c) O recorte na rocha mostrada na foto foi realizado pelo ser humano, pois esse local era uma pedreira. Para que, geralmente, o ser humano extrai rochas do ambiente?
Resposta: Os alunos podem responder que o ser humano geralmente extrai rochas do ambiente para obter matéria-prima para fabricar diversos produtos.
4. A pedra-pomes é uma rocha porosa e, por ser áspera, é geralmente usada para lixar os pés. Ela é formada após erupções vulcânicas, quando a lava é violentamente ejetada no ambiente. Muitos dos componentes gasosos presentes na lava evaporam, deixando os espaços característicos dessa rocha.
a) Que tipo de rocha é a pedra-pomes? Justifique.
Resposta: Rocha ígnea ou magmática, pois ela é formada do resfriamento da lava.
b) Cite outro exemplo de rocha que possua a mesma classificação da pedra-pomes.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar granito, basalto, diorito e andesito, por exemplo.
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5. Leia o texto e observe as fotos a seguir.
A influência de Portugal não está apenas em nossa língua, mas também em muitos de nossos costumes. As fotos A e B a seguir apresentam um revestimento comum no Brasil e em Portugal, chamado petit-pavê ou calçadas portuguesas. Esses calçamentos se caracterizam pela formação de mosaicos feitos com bloquinhos de rochas claras e escuras.
a) Geralmente, a parte clara do mosaico das calçadas portuguesas é feita com rochas calcárias, que apresentam diferentes tonalidades. Considerando que essas rochas são do tipo sedimentar, elabore uma hipótese para a origem da variação na coloração das rochas calcárias.
Resposta nas orientações ao professor.
b) Apesar de ser uma tradição, as calçadas portuguesas podem dificultar o deslocamento e a acessibilidade, principalmente quando estão mal conservadas ou em dias de chuva, quando ficam escorregadias. No município em que você vive, há alguma calçada com esse tipo de revestimento? Em caso afirmativo, onde ela está localizada e como está o estado de conservação dela?
Resposta nas orientações ao professor.
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6. Leia o trecho de reportagem a seguir.
Paleontólogos estudam ovos fossilizados de dinossauro carnívoro encontrados em Presidente Prudente
Fósseis em associação estavam no sítio paleontológico✚ no Parque dos Girassóis e têm entre 60 milhões e 80 milhões de anos.
Glossário
FONSECA, Stephanie. Paleontólogos estudam ovos fossilizados de dinossauro carnívoro encontrados em Presidente Prudente. G1, 27 dez. 2021. Disponível em: https://oeds.link/2CFkzY. Acesso em: 16 fev. 2022.
a) Procure no dicionário e escreva o significado de paleontólogos, apresentado no trecho de reportagem.
Resposta: O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a consultar o dicionário, desenvolvendo a curiosidade para pesquisar novas palavras e ampliar o seu vocabulário.
b) Sobre o processo de fossilização, julgue os itens 1 a 4 a seguir e identifique a alternativa que contém apenas informações corretas.
1. O processo de fossilização se relaciona exclusivamente às rochas metamórficas.
2. As condições ambientais não influenciam o processo de fossilização.
3. Em geral, os compostos orgânicos são substituídos por minerais no processo de fossilização.
4. As partes rígidas, como os ossos, são menos conservadas do que as partes moles, como os músculos.
A.Apenas os itens 1 e 4 são verdadeiros.
B.Apenas os itens 2 e 3 são verdadeiros.
C.Apenas o item 3 é verdadeiro.
D.Apenas o item 1 é verdadeiro.
E.Todos os itens são verdadeiros.
Resposta: Alternativa C.
c) Em sua opinião, qual é a importância de estudos como o citado no trecho de reportagem? Compare sua resposta com a de um colega.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é incentivar os alunos a reconhecer e conversar sobre a importância dos estudos com fósseis para a compreensão da evolução da vida na Terra.
d) Explique, por meio de um esquema, como os fósseis são utilizados para estimar o período geológico em que viveram os seres vivos.
Resposta: O objetivo desta questão é motivar os alunos a organizar informações e produzir imagens adequadas para elaborar um esquema que explique o processo de datação geológica.