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CAPÍTULO

3 Solo

Leia o poema a seguir.

Terra chão, terra pão
Rasteira, alta ou baixa...
É sempre chão!
Morena, pálida, escura, clara...
É sempre chão!
Penhascos, pântanos e desertos...
É sempre chão!
Fundo do mar, dos rios e vales...
É sempre chão!
É terra, é vida, germinação!

Terra gentil, húmus da vida
Força contida que faz gerar
Massa que guarda corpos, raízes...
Campos felizes, festa, canção.

Terra molhada, seca, curtida
Força mantida em proteção
Folhas curtidas, flores, perfumes...
Coisas... costumes da tradição.
Terra plantada, planta, colheita...
Que se deleita ao ver sorrir
Fome saciada, palha comida
Refeita a vida, volta a dormir.
Rasteira, alta ou baixa...
É sempre pão!
Morena, pálida, escura, clara...
É sempre pão!
Penhascos, pântanos, desertos...
É sempre pão!
Fundo do mar, dos rios e vales...
É sempre pão!
Sempre há vida em qualquer espaço
Há sempre um braço estendendo a mão.

Vida! Vida! Por que tens que ser tanto dividida?

BOGO, Ademar. Terra chão, terra pão. In: MAZZEU, Francisco José Carvalho; DEMARCO, Diogo Joel; KALIL, Luna (coord.). Trabalho no campo. São Paulo: Unitrabalho-Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho; Brasília, DF: Ministério da Educação. SECAD-Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007. p. 31. (Coleção Cadernos de EJA).

Questão 1. Ícone atividade oral. No poema Terra chão, terra pão, o autor utiliza vários termos para se referir ao solo e para descrevê-lo. Cite alguns deles.

Resposta: O autor utiliza termos como terra, massa, chão, húmus da vida, fundo do mar, dos rios e vales.

Questão 2. Ícone em grupo. Converse com os colegas sobre o que você entendeu a respeito do solo lendo esse poema.

Resposta nas orientações ao professor.

No capítulo anterior, você estudou algumas características da crosta terrestre, uma das camadas que formam a Terra. Neste capítulo, você conhecerá com mais detalhes o solo, iniciando por sua formação e estrutura.

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Formação e estrutura do solo

Observe as imagens a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Interior da Terra com núcleo, círculo amarelo, camada circular alaranjada ao redor e última camada circular vermelha. A superfície é azul com trechos de terra verdes.
Representação da Terra em corte, mostrando suas camadas constituintes.
B. Fotografia. Solo com duas camadas, na superfície, terra marrom com pedras e vegetação, e abaixo, camada rochosa marrom-claro e marrom-escuro mescladas.
Solo em corte.

Fonte de pesquisa: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 10.

Questão 3. Ícone atividade oral. Explique a relação entre as imagens A e B.

Resposta: O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir, ainda que intuitivamente, sobre a formação do solo. Espera-se que eles identifiquem que o solo é resultado de um processo que se inicia com o desgaste das rochas que compõem a crosta terrestre, uma das camadas da Terra.

O solo é a porção superior da crosta terrestre, sendo composto por diferentes materiais, como fragmentos de rochas, minerais, matéria orgânica, ar e água. Além disso, vários seres vivos habitam o solo, entre eles animais, fungos, bactérias e plantas.

Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentados na primeira ocorrência, por capítulo.

Como você pôde identificar ao ler o poema, muitas plantas se fixam no solo. Observe a imagem da planta fixada no solo em corte. As raízes das plantas absorvem água, gases e nutrientes, como o potássio ( K ) , o nitrogênio ( N ) e o fósforo ( P ) .

Questão 4. Ícone atividade oral. De que maneira os nutrientes presentes nas plantas são transferidos a outros seres vivos, como os animais?

Resposta: Espera-se que os alunos comentem que isso é possível por meio da alimentação. As plantas servem de alimento para outros seres vivos, assim, elas se tornam fonte desses nutrientes, que são transferidos aos demais seres vivos por meio das cadeias alimentares.

Ilustração de uma planta com folhas verdes e raízes no solo escuro.
Planta fixada no solo em corte.

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O solo é formado do desgaste de rochas que compõem a crosta terrestre e que estão sujeitas à ação do vento, da água, dos seres vivos e das variações de temperatura, por exemplo. Observe a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustrações. 1. Nuvem que derrama chuva sobre uma superfície rochosa com fissuras, parte da água permanece sobre a superfície e parte infiltra nas fissuras. 2.  Na superfície, fragmentos de rocha com terra e grama, com destaque, para microrganismos decompositores, estruturas coloridas, cilíndricas e arredondadas. Abaixo, camada de rocha fragmentada com algumas fissuras preenchidas por terra. 3. Na superfície, trecho de terra com grama mais alta e alguns fragmentos de rocha, destaque para tatuzinho-de-jardim, animal pequeno e escuro com várias pernas e minhoca, animal com corpo alongado e avermelhado. Abaixo, camada maior de rocha fragmentada com fissuras preenchidas por terra.
Representação simplificada do processo de formação do solo.

1. Por meio do intemperismo causado pela água das chuvas, por exemplo, as rochas são fragmentadas em partículas que formam a parte mineral do solo.

2. Esses fragmentos de rocha se misturam a restos de seres vivos, que compõem a parte orgânica do solo e que são decompostos por microrganismos presentes nesse meio.

3. Os espaços entre as partículas que compõem o solo são preenchidos com ar e água, criando condições favoráveis ao desenvolvimento de diversos outros seres vivos, como alguns animais e plantas, tanto sobre o solo como no interior dele.

Fonte de pesquisa: OLIVEIRA, Débora de. O solo sob nossos pés. Ilustrações: Luis Moura. São Paulo: Atual, 2010. (Projeto Ciência) p. 31.

O tempo de formação do solo é bastante variável, podendo demorar alguns séculos ou milhões de anos. Diversos fatores influenciam nesse tempo de formação, como o tipo da rocha original e o ambiente onde ela se encontra.

Nesse caso, locais com alta temperatura e com ocorrência frequente de chuvas favorecem o intemperismo. Isso porque as altas temperaturas estimulam as reações químicas de alguns minerais que compõem a rocha, e a queda das gotas de água sobre as rochas provoca seu desgaste.

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Se você pudesse observar solos de diferentes regiões da Terra, perceberia que eles não são iguais entre si. Isso ocorre porque há uma grande variedade de tipos de solo. Apesar disso, de maneira geral, os solos apresentam uma estrutura semelhante, formada por camadas chamadas horizontes.

O conjunto de todos os horizontes de um solo, desde a superfície até a rocha que o originou, é chamado perfil do solo. Observe a seguir algumas características de cada horizonte.

Professor, professora: Ao abordar o perfil do solo com os alunos, comente que alguns solos podem apresentar todos os horizontes bem definidos, enquanto outros podem não ter essa diferenciação. Em geral, solos mais antigos tendem a apresentar os horizontes mais definidos. Já os solos jovens, ainda em formação, podem não ter essa diferenciação.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Na superfície, Horizonte 0, terra escura, grama, árvore e um animal; abaixo, Horizonte A, camada de terra, com alguns pequenos fragmentos de rocha; em sequência, Horizonte B, camada de terra com fragmentos de rocha de tamanhos maiores; abaixo, Horizonte C, camada com fragmentos de rocha em maior quantidade do que terra; na parte inferior, Rocha matriz, apenas camada de rocha.
Representação do perfil geral de um solo, com seus possíveis horizontes.

Horizonte 0

Camada formada por restos de plantas e resíduos de origem animal, que se depositam sobre a superfície. Geralmente, os solos de florestas têm esse horizonte bem-definido.

Horizonte A

Camada formada por fragmentos de rochas e grande acúmulo de matéria orgânica em decomposição. Em geral, esse horizonte é habitado por muitos seres vivos e tem coloração escura.

Horizonte B

Camada que apresenta pouca matéria orgânica. Em muitos solos, esse horizonte é rico em argila, o que o torna pouco permeável, dificultando a penetração da água da chuva.

Horizonte C

Camada composta de fragmentos de rochas e, geralmente, sem matéria orgânica.

Rocha matriz

Rocha cuja fragmentação dá origem à porção mineral do solo.

Fonte de pesquisa: BRADY, Nyle C.; WEIL, Ray R. Elementos da natureza e propriedade dos solos. Tradução: Igo Fernando Lepsch. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 59.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Um agrônomo coletou amostras de um solo que apresenta as camadas típicas. Leia a seguir.

Amostra 1: caracteriza-se pelo predomínio de fragmentos de rocha.

Amostra 2: tem coloração escura, muitas folhas e restos de animais.

Amostra 3: possui muita argila e um pouco de matéria orgânica.

a) Identifique a qual horizonte do solo cada amostra se refere.

Resposta: A amostra 1 pertence ao horizonte C; a amostra 2, ao horizonte A; e a amostra 3, ao horizonte B.

2. O Parque Nacional das Sete Cidades, localizado no estado do Piauí, foi criado em 1961 com a finalidade de conservar o ecossistema e as formações rochosas locais. Esse parque tem grandes atrativos, como a fauna, a flora e as formações rochosas.

a) Analise a foto a seguir e descreva como você percebe a ação do intemperismo nessa rocha.

Fotografia. Mural rochoso grande, irregular com coloração escura, com partes vazadas, em meio a um local com rochas no chão e vegetação de arbustos.
Formação rochosa conhecida como Biblioteca, no Parque Nacional das Sete Cidades, município de Piripiri, PI, em 2019.

Resposta pessoal. É possível perceber a ação do intemperismo nessa rocha analisando seu formato. Há presença de partes vazadas que podem indicar o desgaste promovido pela água, e a irregularidade da parede pode indicar a ação dos ventos no arenito.

b) A formação rochosa mostrada na imagem é do tipo arenito, um exemplo de rocha sedimentar. Com base em seus conhecimentos sobre esse tipo de rocha e em sua resposta ao item a, o que você pode dizer a respeito das características do ambiente em que essa formação se encontra e das possíveis mudanças que ocorreram nele ao longo do tempo?

Resposta nas orientações ao professor.

c) Em sua opinião, é importante conservar áreas como a do Parque Nacional das Sete Cidades? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois a implantação do parque ajudou a conservar a vegetação e a manter a diversidade da flora e da fauna locais.

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O solo e as atividades agropecuárias

Leia o texto a seguir.

[…]
Segundo o decreto n. 9.064 de 2017, que define as políticas para a agricultura familiar no país, para ser classificada dessa forma a propriedade deve ser de pequeno porte, usar predominantemente mão de obra familiar, ter gestão familiar e tirar a maior parte de sua renda da atividade agropecuária.
[...]
A agricultura familiar tem como características o uso de técnicas de cultivo tradicionais, que têm baixo impacto ambiental em comparação com a agricultura tradicional, geralmente mecânica, o que a torna um segmento importante para a preservação da biodiversidade.
A policultura, ou o cultivo de mais de um tipo de produto no solo, também está entre as características do segmento. A policultura, em geral, não requer desmatamento para ser implantada, por isso, ajuda a preservar rios, flora e fauna em torno das propriedades rurais. [...]

VICK, Mariana. O papel da agricultura familiar na recuperação verde. Nexo, 18 mar. 2022. Disponível em: https://oeds.link/xDQB3B. Acesso em: 2 maio 2022.

Fotografia. Homem agachado em meio a um cultivo de plantas. Ao fundo, diferentes tipos de árvores e uma casa.
Agricultor em meio à plantação na comunidade quilombola Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento, MT, 2020.

Questão 5. Ícone atividade oral. Com base nas informações do texto, explique com suas palavras o que é agricultura familiar.

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 6. Ícone atividade oral. O texto trata da agricultura familiar. Com base nele, por que esse tipo de agricultura contribui para o desenvolvimento rural sustentável?

Resposta nas orientações ao professor.

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Como você estudou anteriormente, a agricultura familiar é desenvolvida por povos que possuem íntima relação com o solo e os demais componentes do ambiente. Muitos desses povos apresentam saberes e tradições próprias, que costumam ser passadas de uma geração a outra por meio da transmissão oral e pela observação de práticas de vivências.

No Brasil, diversas comunidades quilombolas desenvolvem a agricultura familiar como principal fonte de renda. As comunidades quilombolas localizadas no Vale do Ribeira (Região Sudeste do estado de São Paulo e leste do estado do Paraná), por exemplo, cultivam o solo desde o período colonial, produzindo milho, mandioca, feijão, arroz, entre outras culturas. O modo de vida desses povos é baseado na roça coivara, uma prática de manuseio e ocupação do solo de forma itinerante, a qual é regida pela organização de tempo e espaço de acordo com o calendário agrícola.

Fotografia. Casa de tijolos alaranjados e madeira, com cerca de madeira e arame ao redor. Ao fundo, grande plantação e muitas árvores.
Residência com plantação de pupunha ao fundo, no Quilombo Pedro Cubas, no município de Eldorado, localizado no Vale do Ribeira, SP, em 2013.

O Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira é considerado Patrimônio Cultural do Brasil, por seus saberes representarem aspectos essenciais da identidade desses povos e por sua relevância na diversidade étnica e cultura brasileira.

A agricultura compreende atividades relacionadas ao cultivo, como preparação do solo, plantio das sementes, manejo durante o crescimento da planta e colheita, visando à obtenção de alimentos e matérias-primas. Essas práticas podem ser feitas em grandes ou pequenas propriedades, como é o caso da agricultura familiar.

Fotografia. Grande plantação com folhas pequenas e verdes em sequência.
Plantação de soja em Alvorada do Sul, PR, em 2021.

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A pecuária, por sua vez, corresponde ao conjunto de processos destinados à criação e à reprodução de animais, para a obtenção de alimentos e matérias-primas.

Há dois tipos principais de pecuária, a leiteira e a de corte. Na pecuária leiteira, os animais são criados para a obtenção de leite e seus derivados, utilizados na alimentação humana. Já na pecuária de corte, a criação de animais tem como objetivo fornecer carne e couro aos seres humanos.

Fotografia. Local fechado com muitas cabras. Elas estão presas, lado a lado, em um espaço com cerca, por onde colocam a cabeça para comer em recipientes compridos de madeira.
Criação de cabras para a obtenção de leite e seus derivados, no município de Mogi das Cruzes, SP, em 2021.

A pecuária também pode ser dos tipos extensiva e intensiva. Observe as imagens a seguir.

A. Fotografia. Muitos animais soltos, bois e vacas, em um amplo ambiente de terra e vegetação, próximos a um trecho com água.
Criação extensiva de gado bovino no município de Jacarau, PB, em 2021.
B. Fotografia. Vacas pretas com manchas brancas em um ambiente fechado, uma ao lado da outra, com grades no local onde passam a cabeça para comer, um alimento marrom que esta a frente delas.
Criação intensiva de gado no município de Carambeí, PR, em 2021.

Na pecuária extensiva, mostrada na imagem A, os animais são criados soltos e se alimentam da pastagem, que geralmente ocupa grandes áreas de solo. Já na pecuária intensiva, retratada na imagem B, a criação desses animais se dá em espaços fechados, em geral ocupando áreas menores do que a extensiva. Nesses espaços, o gado recebe ração e água.

Além de nos fornecer diversos tipos de alimento e matéria-prima para produtos, as atividades agropecuárias ajudam a movimentar a economia, tanto a do Brasil quanto a de outros países.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Qual é a importância da agropecuária para o ser humano?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que, além de nos fornecer diversos tipos de alimentos e matérias-primas, as atividades agropecuárias ajudam a movimentar as economias do Brasil e de outros países.

2. Sobre a pecuária, identifique a alternativa que apresenta apenas informações corretas.

a) A pecuária leiteira só ocorre em áreas intensivas e a pecuária de corte apenas em áreas extensivas.

b) Em geral, a pecuária extensiva ocupa áreas menores do que a intensiva.

c) Na pecuária extensiva, os animais são criados em locais fechados, enquanto na pecuária intensiva são criados soltos.

d) Na pecuária extensiva, os animais se alimentam de pastagem, e na intensiva eles recebem ração e água.

e) Na pecuária de corte, os animais são criados somente para fornecer carne aos seres humanos.

Resposta: Alternativa d.

3. Observe as fotos a seguir e responda às questões propostas.

A. Fotografia. Vista aérea de grande plantação de cana-de-açúcar, com um caminho de terra onde está um caminhão e um trator. Ao fundo, mais campos de plantações.
Plantação de cana-de-açúcar no município de Pederneiras, SP, em 2020.
B. Fotografia. Grande campo com plantação de algodão. Ao fundo uma colheitadeira e dois fardos de algodão colhidos.
Plantação de algodão no município de Correntina, BA, em 2019.

a) Escreva um dos motivos pelo qual o ser humano cultiva as plantas mostradas nas fotos A e B. Faça uma pesquisa, caso necessário.

Resposta: Foto A: Os alunos podem responder que o ser humano utiliza a cana-de-açúcar para a fabricação de produtos como o açúcar e o etanol, um combustível alternativo aos combustíveis fósseis. Foto B: Os alunos podem responder que o ser humano utiliza o algodão para a confecção de roupas, calçados, bolsas, entre outros objetos.

b) Para cultivar as plantas mostradas nas fotos A e B, é necessário o desenvolvimento de várias atividades. Escreva quais são as atividades envolvidas nas práticas agrícolas.

Resposta: Preparação do solo, plantio das sementes, manejo durante o crescimento da planta e colheita.

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4. A tabela a seguir apresenta dados do censo agropecuário de 2017, em relação ao uso do solo na agropecuária no Brasil. Analise-a e responda à questão.

Utilização do solo na agropecuária brasileira em 2017

Usos

Definições dos termos

Áreas em hectares

Lavouras permanentes

Áreas destinadas ao cultivo de plantas de longa duração que, após a colheita, não necessitam de novo plantio, pois produzem por vários anos seguidos.

8 milhões

Lavouras temporárias

Áreas destinadas ao cultivo de plantas de curta duração, que após a colheita necessitam de novo plantio.

56 milhões

Pastagens naturais

Campos que não foram plantados e que são utilizados para a pecuária.

47 milhões

Pastagens plantadas

Áreas plantadas destinadas à criação de animais.

112 milhões

Matas

Áreas de matas e florestas.

107 milhões

Fonte de pesquisa: CENSO agropecuário: resultados definitivos. IBGE. v. 8. 2019. p. 64. Disponível em: https://oeds.link/8xGlzp. Acesso em: 22 fev. 2022.

a) Sabendo que a área do Brasil é de aproximadamente 851 milhões de hectares, calcule as porcentagens de cada uma das áreas apresentadas na tabela em relação ao território nacional.

Resposta: Lavouras permanentes: 1,41%. Lavouras temporárias: 5,65%. Pastagens naturais: 6,69%. Pastagens plantadas: 11,86%. Matas: 11,51%.

5. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma instituição pública, fundada em 1973, com o objetivo de desenvolver a agricultura e a pecuária nacional. Desde então, a Embrapa vem desenvolvendo pesquisas e dando suporte à agropecuária brasileira.

a) Você já tinha ouvido falar na Embrapa ou em outra instituição que faça pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da agricultura? O que você sabe sobre essas instituições?

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos compartilhem seus conhecimentos prévios sobre a realização de pesquisas relacionadas à agricultura.

b) Converse com um colega sobre a importância do trabalho de instituições como a Embrapa e do incentivo às pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da agricultura. Anote no caderno os principais aspectos sobre os quais conversaram.

Resposta nas orientações ao professor.

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Degradação do solo

Observe a imagem a seguir.

Fotografia. Vista aérea de uma área com muita terra e vegetação rasteira, superfície irregular com declives, presença de fendas e buracos no solo.
Terreno no município de Manoel Viana, RS, em 2020.

Questão 7. Ícone atividade oral. Descreva o solo da imagem.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos reflitam a respeito das condições do solo. Espera-se que eles reconheçam que o solo está degradado, ou seja, que suas condições físicas, químicas e/ou biológicas foram alteradas.

Questão 8. Ícone em grupo. Junte-se a um colega e elaborem uma explicação relacionando o estado do solo apresentado na imagem com a presença ou a ausência de plantas.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir sobre a importância das plantas para a proteção do solo. Espera-se que eles comentem que as plantas ajudam a proteger o solo da ação direta de agentes ambientais, como vento e água da chuva, além de manter as partículas do solo unidas.

As características dos solos podem ser alteradas ao longo do tempo, em razão de causas naturais ou da ação antrópica. Quando essas alterações prejudicam o desenvolvimento das plantas e algumas atividades que o ser humano e outros seres vivos realizam utilizando o solo, dizemos que ele está degradado.

Conheça a seguir dois processos relacionados à degradação do solo.

Erosão

A erosão é o processo no qual as partículas que formam o solo e as rochas são removidas e transportadas de um local para outro, por meio da ação de agentes naturais, como a água e o vento.

A erosão ocorre naturalmente nos ambientes de forma lenta. Porém, em alguns casos, ela pode ocorrer de forma acelerada e causar sérios danos, como a remoção de grande parte da camada superficial do solo.

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É na camada superficial do solo que se localiza a maior parte da matéria orgânica. Por isso, a remoção dessa camada o torna menos fértil, ou seja, com características que prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de plantas.

Quando o processo erosivo é bastante intenso, formam-se grandes buracos no solo, como na imagem do terreno no município de Manoel Viana, RS. Esse fenômeno recebe o nome de voçoroca.

Além de prejudicar a fertilidade e as demais características do solo, a erosão pode causar o assoreamento de rios e lagos, por exemplo. Isso ocorre quando há transporte e deposição excessivos de partículas de solo, provocando seu acúmulo nessas fontes de água. Como consequência desse processo, há redução na profundidade dos rios e lagos e, em casos mais graves, sua extinção.

Fotografia. Vista de um rio com água, e, em um trecho dentro deste, uma grande quantidade de terra e ausência de água. Nas laterais, vegetação e montanhas.
Rio Jequitinhonha em processo de assoreamento no município de Itapebi, BA, em 2019.

Contaminação

Além da erosão, o solo pode ter suas características alteradas por causa da contaminação. O solo contaminado é aquele que, em razão da presença de materiais ou organismos específicos, como os agentes patogênicos, pode causar danos ao ser humano e a outros seres vivos.

Glossário

Questão 9. Ícone atividade oral. Várias atividades humanas podem contaminar o solo. Cite pelo menos uma dessas atividades.

Resposta: Os alunos podem citar atividades como a aplicação de agrotóxicos, o uso excessivo de fertilizantes e o descarte inadequado de resíduos sólidos.

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A seguir, vamos conhecer algumas atividades humanas comumente relacionadas à contaminação do solo.

Durante o cultivo de plantas na agricultura, é comum a utilização de agrotóxicos. Esses produtos químicos eliminam pragas das plantações, como insetos e ervas daninhas, que prejudicam os cultivos.

No entanto, quando utilizados em excesso e de maneira incorreta, esses produtos podem atingir o solo, contaminando-o. Além disso, em alguns casos, a água da chuva pode transportar os agrotóxicos às reservas de água superficiais ou subterrâneas, contaminando-as.

Fotografia. Vista aérea de terreno com plantação em linhas e caminhos de terra entre elas, há um trator e uma fumaça branca saindo dele.
Imagem aérea, obtida por drone, mostrando a aplicação de agrotóxico em uma plantação de uva no município de Ribeirão Branco, SP, em 2020.

O descarte inadequado de resíduos sólidos é outra potencial fonte de contaminação do solo. Isso porque, além de conter materiais tóxicos, a decomposição da matéria orgânica presente nesses resíduos gera outro material contaminante, o chorume.

Glossário

Fotografia. Vista de um local com muitos resíduos espalhados pelo solo, dentre eles, plástico, papel e outros materiais. No entorno, há grama e árvores.
Resíduos sólidos descartados inadequadamente no solo, no município de Mata de São João, BA, em 2020.

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Conservação do solo

Apesar de muitas atividades humanas contribuírem para a degradação do solo, o ser humano também é capaz de realizar atividades que promovam a conservação desse componente ambiental.

Questão 10. Ícone atividade oral. Com base no que você estudou sobre erosão do solo, que fatores contribuem para que esse processo ocorra?

Resposta: Os alunos podem citar a inclinação do terreno, a falta de cobertura vegetal, a intensidade das chuvas e as características do solo.

Ao responder à questão anterior, possivelmente você citou que a falta de cobertura vegetal é um dos fatores que contribuem para a erosão do solo. Afinal, como as plantas ajudam a evitar esse processo? Observe as imagens a seguir.

Fotografias. A. Local com trecho de terra com grama na superfície. B. Destaque para trecho de terra com muitas raízes da grama.
Solo em corte com plantas (A) e imagem detalhada da porção do solo em que se encontram as raízes das plantas (B).

Ao observar as imagens A e B, você deve ter percebido que as raízes das plantas mantêm unidos os grãos que constituem o solo. Isso dificulta o carregamento deles pela água e pelo vento, por exemplo, auxiliando na prevenção da erosão.

As plantas também protegem o solo da erosão de outras maneiras. Leia a seguir.

  • Ao crescerem, as raízes abrem caminhos no solo, facilitando a infiltração de água, evitando seu escoamento na superfície e, consequentemente, o carregamento de solo.
  • As plantas reduzem o impacto das gotas de chuva e a velocidade de escoamento da água sobre o solo.

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  • As plantas reduzem a velocidade e a força dos ventos na superfície do solo, dificultando o transporte das partículas.
  • Elas evitam o ressecamento do solo e sua exposição direta às variações de temperatura. Além disso, a decomposição de restos de plantas aumenta a quantidade de matéria orgânica e contribui para manter a umidade do solo.

Assim, a manutenção da cobertura vegetal do solo é uma medida essencial para garantir sua conservação. Além disso, é preciso atentar para as atividades que prejudicam o solo, como o descarte incorreto de resíduos sólidos.

É essencial que os resíduos sólidos gerados pelos seres humanos nas residências, por exemplo, tenham um destino adequado — nesse caso, os aterros sanitários. Nesses locais, os resíduos que não podem ser reciclados são depositados sobre uma camada de material impermeável, evitando, assim, que materiais presentes nesses resíduos ou o próprio chorume atinjam o solo.

Impermeável:
aquilo que não pode ser penetrado ou atravessado por alguns materiais, como líquidos.

Professor, professora: Ao abordar as maneiras que as plantas atuam na proteção do solo, comente com os alunos que o ressecamento e a variação de temperatura podem levar à expansão ou à contração de componentes do solo, e com isso, há possibilidade de ocorrer rupturas e desagregação dos grãos.

Fotografia. Local com terra seca onde há uma cavidade grande retangular, nas bordas uma camada impermeável, semelhante a um plástico, e dentro, resíduos e terra.  Ao fundo há trechos de plantação.
Vista aérea de aterro sanitário no munícipio de Indianópolis, MG, em 2021.

Questão 11. Ícone atividade oral. Os materiais recicláveis não devem ser depositados em aterros sanitários. Qual é o destino adequado desses materiais?

Resposta: Os materiais recicláveis devem ser previamente separados para coleta seletiva e, então, direcionados a indústrias de reciclagem. Nessas indústrias, esses itens são separados de acordo com o material e encaminhados para empresas de reciclagem.

No caso das indústrias, dependendo dos produtos químicos utilizados, é necessário construir um sistema de tratamento específico para esses resíduos.

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Além dos cuidados citados anteriormente, é preciso atentar para as atividades que utilizam diretamente o solo, como a agricultura.

Como você estudou, as atividades agrícolas podem prejudicar o solo de diferentes maneiras, e uma delas é o uso incorreto e excessivo de agrotóxicos. Sendo assim, a fim de evitar a contaminação do solo, é essencial utilizar esses produtos de maneira consciente e correta.

Além disso, é possível optar por técnicas que prejudiquem menos os outros seres vivos e evitem o uso de agrotóxicos, como o chamado controle biológico.

Por exemplo, o controle da praga da cana-de-açúcar, lagarta conhecida como broca-da-cana, pode ser feito com a introdução de um inimigo natural, sem uso de agrotóxicos. Nessa técnica, a vespa, que é considerada inimigo natural da broca-da-cana, deposita grande quantidade de ovos nas lagartas da praga agrícola em questão.

Professor, professora: Ao abordar o uso de agrotóxicos com os alunos comente que o uso correto envolve a escolha do produto adequado para determinada finalidade, a utilização de técnica correta e condições de aplicação, como a concentração do produto químico a ser usado, os horários e as épocas de aplicação, bem como o descarte correto das embalagens desses produtos. Para isso, é essencial a orientação de profissional da área, como agrônomos.

Fotografia. Uma lagarta da broca-da-cana viva, animal com corpo alongado, marrom e cabeça escura. Ela está sobre uma estrutura quadrada e amarela. Na parte superior da lagarta, há uma vespa, animal pequeno, escuro e com asas.
Vespa depositando ovos na lagarta da broca-da-cana.

Vespa: pode atingir aproximadamente 4   m m de comprimento.

Ao nascerem, as larvas da vespa se alimentam da lagarta, impedindo que elas atinjam a fase adulta. Essa técnica é um exemplo de controle biológico e contribui para evitar a contaminação do solo.

Fotografia. Sobre uma superfície transparente, uma lagarta da broca-da-cana morta, com várias larvas da vespa ao redor e sobre ela. Essas larvas são alongadas, claras e menores. Há uma substância amarelada ao redor da lagarta e das larvas.
Larvas da vespa se alimentando da lagarta da broca-da-cana.

Lagarta da broca-da-cana: pode atingir aproximadamente 2 , 3   c m de comprimento.

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Hora de investigar

Orientação para acessibilidade

Professor, professora: Oriente os alunos a realizar a atividade em grupos de três integrantes, a dividir as tarefas de maneira equilibrada e a compartilhar e conversar sobre as observações que fizeram.

a) De que maneira é possível reduzir a erosão hídrica do solo em um terreno inclinado? Como podemos verificar isso?

Resposta nas orientações ao professor.

Materiais

  • 2 formas retangulares
  • 2 tijolos
  • sementes de alpiste
  • regador
  • água
  • terra vegetal, em quantidade suficiente para encher as duas formas

Dica!

Faça este experimento em um local aberto, como o pátio da escola, uma varanda ou o quintal de uma residência. Quando terminar, limpe bem o local onde foi realizada a atividade.

Como proceder

A. Distribua a terra vegetal nas formas, preenchendo-as completamente.

B. Em uma das formas, espalhe as sementes de alpiste, de maneira que fiquem próximas umas das outras.

C. Umedeça diariamente o solo e deixe a forma em um local onde haja incidência de luz solar.

D. Aguarde aproximadamente 10 dias até que as plantas se desenvolvam.

E. Coloque os tijolos embaixo das formas de modo que elas fiquem inclinadas.

F. Usando o regador, despeje aproximadamente 200   m L de água (1 copo) sobre cada forma, mantendo a posição do regador e a velocidade de despejo iguais nas duas formas. Observe o que acontece.

Cuidado!

Utilize luvas de borracha ao manusear o solo.

Não coloque as mãos nos olhos nem na boca enquanto estiver desenvolvendo esta atividade.

Após realizar a atividade, lave bem as mãos.

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Ilustração. Uma mão segurando um regador derramando água sobre um recipiente com terra e inclinado, apoiado sobre um tijolo alaranjado. Ao lado, recipiente com grama verde, inclinado e apoiado sobre um tijolo alaranjado.
Imagem referente à etapa F.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

Minhas observações

1. O que aconteceu com o solo de cada uma das formas quando a água foi despejada sobre eles?

2. Explique os resultados obtidos nessa investigação.

3. Explique o que teria ocorrido se as formas não estivessem inclinadas.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

Elaborando nossas conclusões

1. Junte-se a três colegas e conversem sobre os resultados obtidos, relacionando-os às respostas que vocês deram à questão inicial e às hipóteses levantadas. Em seguida, em uma cartolina, façam esquemas que representem esses resultados e a influência da inclinação do solo e da presença da vegetação na ocorrência da erosão. Exponha e explique aos demais colegas da turma os esquemas elaborados.

Resposta e instruções nas orientações ao professor.

Vamos ampliar a investigação!

1. Como você faria para investigar a ação do vento no processo de erosão do solo? Junte-se a quatro colegas e desenvolvam uma atividade prática para responder a essa questão. Detalhem o passo a passo de como montar e executar a atividade, destacando todos os materiais necessários.

Realizem a atividade e anotem no caderno os resultados obtidos. Em seguida, apresentem aos outros grupos a atividade que vocês desenvolveram e comparem os resultados.

Resposta e instruções nas orientações ao professor.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Associe as palavras da primeira coluna com as suas definições na segunda coluna. Para isso, forme pares de letras (A a C) e números (1 a 3). Se necessário, faça uma pesquisa.

A. Chorume

B. Assoreamento

C. Voçoroca

1. Fenômeno caracterizado por buracos no solo, resultantes de um processo erosivo intenso.

2. Material tóxico gerado na decomposição da matéria orgânica, presente nos resíduos sólidos produzidos nas residências, por exemplo.

3. Processo em que sedimentos, resultantes da erosão do solo, são carregados pelo vento e pela água das chuvas, por exemplo, e se depositam em rios e lagos.

Resposta: A – 2; B – 3; C – 1.

2. As ilustrações a seguir mostram a intensidade da erosão do solo em quatro locais diferentes, no período de um ano. Observe-as.

Dica!

A unidade de medida k g / h a significa quilogramas por hectare. 1 hectare corresponde a uma área de 10 . 000 m 2 .

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Professor, professora: As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometer a realização da atividade.

Ilustração. Mata. Área 1. Vista aérea de conjunto de árvores. Abaixo, monte pequeno de terra e a informação: 4 quilogramas por hectare.
Ilustração. Pastagem. Área 2. Três vacas brancas e pretas em um campo gramado. Abaixo, monte grande de terra e a informação: 700 quilogramas por hectare.
Ilustração. Cafezal. Área 3. Vista de uma grande plantação com fileiras de plantas. Abaixo, monte com grande quantidade de terra e a informação: 1.100 quilogramas por hectare.
Ilustração. Algodoal. Área 4. Vista de campo com terra e fileiras de plantação de algodão, bolinhas brancas. Abaixo, monte com muita quantidade de terra e a informação: 36.000 quilogramas por hectare.

Fonte de pesquisa: MOREIRA, João Carlos; SENE, José Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010.

a) Em sua opinião, por que a Área 1 tem menores perdas de solo devido à erosão, quando comparada com as demais áreas?

Resposta: A Área 1 tem uma vegetação mais densa, não alterada, com árvores providas de raízes capazes de manter a camada superficial do solo, impedindo seu arraste pela água e pelo vento.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. No início do capítulo 1 (Estudando a Terra), você descreveu o planeta Terra. Como você o descreveria após o estudo desta unidade?

2. Suponha que você precise convencer uma pessoa sobre o formato aproximadamente esférico do planeta Terra. Em uma folha de papel avulsa, liste os argumentos que você apresentaria a essa pessoa.

3. No início do capítulo 2 (Estrutura da Terra), você descreveu o que sabia a respeito da estrutura interna da Terra. Neste mesmo capítulo, você foi apresentado a uma obra de ficção científica (Viagem ao centro da Terra) que trata do mesmo tema. Elabore um texto narrativo, confrontando a visão das personagens desse filme, apresentado no tema Camadas da Terra, com informações de embasamento científico sobre a estrutura terrestre.

4. Considere as informações listadas a seguir.

Situação vivenciada por Pedro, no início do tema Movimentos de rotação da Terra, que trata da mudança da posição da sombra ao longo de um dia.

Atividade prática envolvendo o globo terrestre e a incidência de luz de uma lanterna.

Formato aproximadamente esférico da Terra.

Elabore uma explicação, relacionando todas as informações apresentadas.

5. Explique a afirmativa: "A Terra é um planeta composto por camadas". Em seguida, elabore um desenho que represente sua explicação.

6. Explique, com suas palavras, a afirmação: "O estudo das rochas pode nos dizer muito a respeito da história da vida na Terra".

7. Com base nas informações levantadas na seção Hora de investigar, sobre a importância da cobertura vegetal no solo, elabore um esquema com textos explicativos sobre como a situação apresentada no início do tema Degradação do solo poderia ser evitada.

8. Como as informações que você estudou no capítulo 2 (Estrutura da Terra) podem ser relacionadas com o capítulo 3 (Solo)?

9. Elabore um esquema relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 1, 2 e 3 desta unidade. Em seguida, exponha seu esquema aos colegas de turma.

Respostas nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

9. Elabore uma explicação relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 1, 2 e 3 desta unidade. Em seguida, apresente-a aos colegas de turma.

Resposta: O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir acerca dos conteúdos trabalhados na unidade e a identificar as relações entre eles, apresentando-as por meio de uma explicação. A troca de informações entre os alunos possibilita a eles que conversem sobre suas dúvidas e identifiquem possíveis erros, corrigindo-os.