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UNIDADE
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Recursos naturais
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Você já brincou no Carnaval? Essa festa é muito popular no Brasil, e em cada região do nosso país ela é comemorada de diferentes maneiras. No munícipio de Olinda, estado do Pernambuco, o Carnaval é celebrado com um desfile de vários bonecos gigantes que costumam representar personagens e personalidades da cultura brasileira. Esses bonecos são confeccionados com a ajuda de muitas pessoas e são feitos de fibra de vidro, modelados em argila e decorados com diversos materiais, como tecidos, plásticos, papelão e tintas.
Iniciando a conversa
1. Você já viu bonecos como esse? Em caso afirmativo, vire-se e conte ao seu colega o que você sabe sobre eles.
2. De onde você acha que provêm as matérias-primas utilizadas para produzir os bonecos gigantes de Olinda?
3. Cite outros objetos feitos com os mesmos materiais utilizados na confecção dos bonecos gigantes de Olinda.
Respostas nas orientações ao professor.
Agora vamos estudar...
- a extração e o uso de recursos naturais pelos seres humanos;
- os recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico;
- as substâncias e as misturas;
- a separação das misturas;
- as transformações físicas e químicas dos materiais;
- os fatores que influenciam as transformações dos materiais.
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CAPÍTULO
4 Recursos naturais: obtenção e uso
Na fabricação de alguns objetos do dia a dia são utilizados diferentes materiais. Na foto a seguir, foram destacados alguns deles. Observe.
Questão 1. Escreva os nomes dos materiais indicados pelas letras A, B e C na foto.
Resposta: A – papel, B – metal e C – plástico.
Questão 2. Cite um exemplo de outro objeto que você conhece e identifique os materiais utilizados para sua fabricação.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a identificar os materiais de que são feitos os objetos utilizados em seu dia a dia.
Professor, professora: Ao realizar a questão 2 com os alunos, elabore na lousa um quadro com os nomes dos objetos citados por eles e os materiais que são utilizados em sua fabricação.
Muitos materiais que são utilizados na produção de objetos, como os mostrados na foto e os que você citou, são obtidos direta ou indiretamente da crosta terrestre e recebem o nome de matéria-prima.
Muitas vezes, as técnicas que o ser humano utiliza para extrair a matéria-prima podem causar danos ao ambiente e aos seres vivos. Por isso, devemos pensar o nosso consumo de forma responsável, evitando o desperdício.
Questão 3. Cite um produto que você utiliza em seu cotidiano e que poderia diminuir o consumo.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é conduzir os alunos a fazer uma autoavaliação, analisando os produtos que utilizam no cotidiano e a quantidade.
A responsabilidade é a capacidade que nos auxilia a cumprir nossos compromissos e deveres como cidadãos. Por meio dela, podemos contribuir para a conservação do ambiente ao sermos responsáveis com a compra e o descarte de produtos em nosso dia a dia.
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As matérias-primas que o ser humano retira do ambiente são chamadas recursos naturais.
Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentados na primeira ocorrência, por capítulo.
Alguns desses recursos, como a areia, o minério de ferro e o silício (), são obtidos de componentes não vivos do ambiente. Outros, como a lã, a madeira, o couro e o algodão, provêm de seres vivos.
O vidro usado em algumas telas de celulares e em janelas de casas e carros, por exemplo, é obtido por meio do aquecimento de uma mistura. Essa mistura é feita à base de sílica (), principal constituinte da areia, e da adição de componentes como o carbonato de sódio () e o carbonato de cálcio ().
A lã é utilizada, por exemplo, na fabricação de roupas e acessórios. Esse recurso pode ser obtido anualmente de animais, como carneiros e ovelhas, em um processo chamado tosquia. Observe as imagens a seguir.
Imagens não proporcionais entre si.
Carneiro/Ovelha: pode atingir aproximadamente de altura.
Os recursos naturais, tanto os obtidos de componentes não vivos quanto os obtidos de um ser vivo, podem ser classificados em recursos naturais renováveis e recursos naturais não renováveis.
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Recursos naturais renováveis
Os recursos naturais renováveis são aqueles que não são esgotados pelo consumo humano antes de serem renovados no ambiente. O vento, a luz solar e as plantas são exemplos de recursos naturais renováveis.
Uma plantação de cana-de-açúcar, por exemplo, pode ser renovada. Essa planta é usada na produção de etanol, que poder ser utilizado como combustível de veículos.
Observe a seguir as etapas envolvidas na produção do etanol.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
A. Em um plantio mecanizado, a colheita da cana-de-açúcar da plantação é feita por meio de máquinas colhedoras. A cana-de-açúcar cortada pelas máquinas é transferida para a carreta de transbordo.
B. Da carreta de transbordo, a cana-de-açúcar é transferida para o caminhão transportador, o qual leva esse recurso até as usinas de produção de etanol. Nessas usinas, a cana-de-açúcar é processada e o etanol é obtido pelo processo de fermentação.
C. O etanol produzido nas usinas é transportado por caminhões-tanque até os postos de combustíveis, que vendem o produto aos consumidores.
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Recursos naturais não renováveis
Os recursos naturais não renováveis são aqueles cuja renovação, geralmente, leva milhões de anos. Assim, como são consumidos a um ritmo maior do que sua renovação, esses recursos podem se esgotar no ambiente. Os minerais e os combustíveis fósseis, como o petróleo, são exemplos de recursos naturais não renováveis.
O petróleo é um material oleoso e de coloração escura. Ele é utilizado, por exemplo, para a produção de combustíveis, como a gasolina e o óleo diesel. Observe a seguir as etapas de produção da gasolina.
Professor, professora: Comente com os alunos que a renovação dos recursos naturais renováveis pode ocorrer de forma natural ou por meio da ação humana. Já a renovação dos recursos naturais não renováveis ocorre apenas de forma natural.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
A. O petróleo é extraído do ambiente após a perfuração de um poço no continente ou no fundo do oceano. Máquinas, como a bomba de vareta, são instaladas acima do poço feito no solo para trazer o petróleo até a superfície.
B. Após a extração, o petróleo é transportado em caminhões-tanque até as refinarias. Nesses locais, ele é separado em diversos componentes, como a gasolina e o óleo diesel.
C. Das refinarias, a gasolina é transportada em caminhões-tanque até os postos de combustíveis, de onde pode ser adquirida pelos consumidores.
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Extração dos combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis são formados a partir da decomposição de seres vivos e pela transformação dessa matéria orgânica, em condições específicas da crosta terrestre. Além do petróleo, o gás natural e o carvão mineral também são exemplos de combustível fóssil.
Como estudamos, o petróleo é um recurso não renovável extraído do ambiente pelo ser humano e usado, por exemplo, como fonte de energia para a realização de diversas atividades em nosso dia a dia.
Observe a seguir como esse recurso é formado no ambiente.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: A TERRA. São Paulo: Ática, 1994. p. 33. (Série Atlas Visuais).
A. Organismos aquáticos mortos se depositam no fundo dos oceanos, formando uma camada de matéria orgânica.
B. À medida que a matéria orgânica se acumula no fundo dos oceanos, os sedimentos cobrem esses depósitos orgânicos, formando uma camada de matéria orgânica prensada.
C. O soterramento contínuo contribui para o aumento da temperatura e da pressão nas camadas. Essas condições compactam o sedimento, transformando-o em rocha sedimentar, e a matéria orgânica, em petróleo. Em seguida, o petróleo se desloca até atingir rochas porosas onde fica depositado e concentrado. Logo acima dessas rochas, encontram-se rochas densas e impermeáveis que impedem que o petróleo continue sendo deslocado.
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Como estudamos anteriormente, a extração do petróleo é feita por meio de perfurações no solo ou no fundo dos oceanos. Após a perfuração de um poço, se o petróleo estiver submetido a grandes pressões, ele pode jorrar naturalmente pela abertura. No entanto, quando a pressão é insuficiente, a extração do petróleo é feita por meio de bombeamento realizado por máquinas.
Quando a extração do petróleo é feita no fundo do oceano, é necessária a construção de plataformas, como a apresentada nas imagens a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: A TERRA. São Paulo: Ática, 1994. p. 33. (Série Atlas Visuais).
Nas refinarias, os componentes do petróleo extraído são separados. Durante esse processo de separação são obtidos subprodutos, como óleo lubrificante, óleo diesel, querosene, gasolina e gás liquefeito de petróleo, conhecido como gás de cozinha.
Questão 4. Qual postura devemos ter diante do consumo do petróleo e de seus produtos derivados? Por quê?
Resposta: Devemos reduzir o consumo de produtos derivados de petróleo, evitando também o desperdício deles. Esse recurso não é renovável e quanto mais consumimos, mais petróleo é extraído do ambiente, podendo resultar na escassez desse recurso no ambiente.
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Leia a manchete a seguir.
"Novo pré-sal" na região Norte anima empresas, mas preocupa ambientalistas
Disponível em: https://oeds.link/h6TEEO. Acesso em: 26 fev. 2022.
Questão 5. Você já ouviu falar em pré-sal? O que você sabe sobre isso?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é conduzir os alunos a expressar seus conhecimentos prévios sobre o pré-sal. Espera-se que eles relacionem o pré-sal a uma camada da Terra de onde se extrai petróleo.
Questão 6. Em sua opinião, por que a descoberta de um novo pré-sal anima empresas, mas preocupa ambientalistas?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é verificar se a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, eles relacionam o pré-sal à extração de petróleo, o uso dele na produção de vários derivados pelas empresas e o impacto ambiental da extração do petróleo e do uso dos combustíveis fósseis pelo ser humano.
Pré-sal é o termo utilizado para se referir a uma camada de rochas porosas que se localiza abaixo de uma extensa camada de rocha salina. Nessa camada porosa, encontram-se armazenados petróleo e gás natural, sob alta pressão. Observe a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PETROBRAS. Pré-sal. Disponível em: https://oeds.link/PmZLsv. Acesso em: 23 mar. 2022.
Pesquisas indicam que essa camada pré-sal foi formada há cerca de 150 milhões de anos. As condições de pressão e de temperatura nessa profundidade contribuem para manter o petróleo menos suscetível à ação de bactérias, quando comparado com o petróleo de camadas mais superficiais. Isso conserva a qualidade desse recurso.
O petróleo do pré-sal também é encaminhado às refinarias. No entanto, por ser considerado de melhor qualidade que outros tipos de petróleo, seu processamento é considerado mais fácil.
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O gás natural é uma mistura gasosa muito utilizada como combustível em usinas termelétricas, indústrias e até mesmo em automóveis. Esse gás pode ser encontrado em rochas porosas no subsolo.
A formação do gás natural teve início há cerca de 100 milhões de anos, pelo soterramento e decomposição da matéria orgânica depositada no fundo de ambientes aquáticos e pela sua exposição a altas temperaturas. Na maioria das vezes, as reservas de gás natural localizam-se próximo às de petróleo. Observe a imagem a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Tradução: Rualdo Menegat et al. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 555.
A queima do gás natural libera menor quantidade de poluentes do que a queima de outros combustíveis fósseis, como o petróleo. Porém, o gás natural também é um recurso natural não renovável e deve, portanto, ser explorado e utilizado com responsabilidade, evitando desperdícios.
Questão 7. O carvão geralmente utilizado para fazer churrasco é o mesmo que o carvão mineral? Justifique sua resposta.
Resposta: Não. O carvão utilizado para fazer churrasco é proveniente da queima parcial do caule de alguns vegetais, já o carvão mineral é um combustível fóssil.
O carvão mineral é um combustível fóssil que se encontra no estado sólido no subsolo.
A formação desse recurso natural teve início há cerca de 300 milhões de anos, a partir do soterramento e da compactação de restos de plantas em regiões de clima úmido, que se acumulavam em locais pantanosos, ou em corpos de água mais rasos e parados, como lagos. Durante o processo de formação do carvão mineral, a matéria orgânica passa por transformações, em razão do aumento de temperatura e de pressão, formando um material sólido e compacto.
O carvão mineral é bastante utilizado como combustível em algumas indústrias e na geração de energia elétrica, em algumas usinas termelétricas.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. O petróleo é uma fonte de energia não renovável muito explorada. O que a sua intensa exploração pode provocar nas reservas desse recurso no futuro?
Resposta: Os alunos podem comentar em suas respostas que esse fato pode causar diminuição e, até mesmo, o esgotamento do petróleo, pois a quantidade dessa fonte de energia existente no planeta é limitada, já que se trata de um recurso não renovável.
2. O petróleo não pode ser utilizado em seu estado bruto. Por isso, ele é encaminhado às refinarias, onde passa por um processo de separação de seus componentes. Observe o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PETROBRAS. Refino. Disponível em: https://oeds.link/XHGELg. Acesso em: 19 fev. 2022.
1. Nas refinarias, o petróleo bruto é armazenado em uma cisterna.
2. Na caldeira de aquecimento, o petróleo é aquecido a altas temperaturas até a maior parte de seus componentes evaporar.
3. O vapor de petróleo é encaminhado a uma torre. Ao longo da torre, o vapor de cada subproduto do petróleo volta ao estado líquido a determinada temperatura e pode, então, ser coletado separadamente.
a) Por que o petróleo deve passar por um processo de refino?
Resposta: Os alunos podem responder que o petróleo bruto geralmente não é utilizado diretamente. Por isso, deve passar por uma refinaria para que sejam obtidos os diferentes subprodutos derivados dele, os quais podem ser utilizados pelos seres humanos.
b) Durante o refino, o petróleo passa pelo processo de destilação fracionada. Pesquise e escreva em seu caderno como isso acontece.
Resposta nas orientações ao professor.
c) De acordo com a posição de cada subproduto do petróleo na torre de destilação, qual deles necessita de temperatura mais alta para ser refinado?
Resposta: Óleo lubrificante.
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3. Observe a foto a seguir e responda às questões.
a) Explique como é formado o gás natural no ambiente.
Resposta: O gás natural é formado a partir do soterramento da matéria orgânica depositada no fundo de ambientes aquáticos e pela sua exposição a altas temperaturas.
b) Cite uma vantagem do uso de gás natural, em vez de gasolina, como combustível para veículos.
Resposta: O gás natural é menos poluente do que a gasolina, geralmente é mais barato que os derivados de petróleo e, por ser um combustível pouco explorado, ainda é encontrado em grande quantidade no ambiente.
4. Reúna-se com dois colegas e façam as atividades a seguir.
a) Pesquisem sobre as vantagens e as desvantagens dos plásticos biodegradáveis. Montem um quadro no caderno com essas informações.
Resposta nas orientações ao professor.
b) Se você fosse o proprietário de uma empresa, você utilizaria embalagens biodegradáveis? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
c) Como podemos reduzir o uso de sacolas plásticas quando vamos ao mercado?
Resposta: Os alunos podem sugerir que as pessoas levem para o mercado sacolas reutilizáveis, de preferência de tecido. Isso contribui para evitar o descarte de sacolas plásticas no ambiente e também reduz a extração de petróleo para a fabricação de sacolas plásticas.
5. Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, produzidos com base em produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar e a soja. O álcool combustível (etanol) e o biodiesel são os biocombustíveis mais comuns.
Juntamente com demais colegas da turma, organizem um debate sobre o assunto "Combustíveis fósseis versus biocombustíveis". Vocês deverão formar dois grupos: um defenderá a utilização de combustíveis fósseis, e o outro, a de biocombustíveis. Para isso, pesquisem, antecipadamente, sobre os dois tipos de combustíveis. Procurem levantar as vantagens e as desvantagens de cada um deles.
Com os materiais de pesquisa em mãos, cada grupo deverá se posicionar de um lado da sala e eleger três colegas para apresentar os argumentos. Para o debate, todos os participantes deverão expor suas ideias, um de cada vez, de forma organizada. O professor terá o papel de mediador do debate.
Resposta nas orientações ao professor.
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Extração de minerais e de minérios
Assim como os combustíveis fósseis, os minerais e minérios são recursos naturais que comumente são extraídos da crosta terrestre para serem utilizados nas atividades humanas.
Os minerais são substâncias naturais que constituem a crosta terrestre e cujas partículas formam pequenos cristais. Os minerais são formados por processos geológicos, ou seja, por forças naturais, como as movimentações das placas tectônicas, a erosão e o intemperismo.
O termo minério, por sua vez, é utilizado para designar o mineral que pode ser explorado economicamente, ou seja, do qual se obtém matéria-prima de interesse para determinadas atividades humanas.
Por exemplo, a hematita () é um mineral do qual se extrai o ferro (). Dessa forma, podemos dizer que a hematita é um minério de ferro.
Diversos minérios e minerais são extraídos no Brasil para serem utilizados para diferentes fins. O minério de ferro, por exemplo, é usado na produção do aço, de ferramentas e máquinas.
Agora, leia a manchete a seguir.
Exportação de minério de ferro do Brasil em agosto tem maior volume em 11 meses
Disponível em: https://oeds.link/mqv0sG. Acesso em: 16 fev. 2022.
Questão 8. Comente sobre a importância da exportação de minérios pelo Brasil.
Resposta: Os alunos podem comentar que a exportação de minérios contribui para a economia do país, além de gerar empregos diretos e indiretos e renda para a população.
Questão 9. A extração de minérios pode causar problemas ambientais? Justifique sua resposta.
Resposta: Espera-se que os alunos respondam que sim, a extração de minerais pode causar danos ao ambiente, como degradação do solo, formação de enormes buracos e contaminação do solo.
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Os recursos minerais não estão distribuídos uniformemente em todo o planeta. Alguns minérios podem ser encontrados em maior concentração em determinadas regiões, formando depósitos naturais conhecidos como jazidas.
Para encontrar esses depósitos naturais, são feitos diversos estudos sobre a constituição da crosta e da parte superior do manto terrestre. Ao iniciar a exploração de uma jazida, ela passa a ser chamada lavra✚.
Observe no mapa a seguir.
Algumas jazidas minerais brasileiras – 2018
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. p. 117.
- Lavra:
- conjunto de processos que são realizados para explorar economicamente uma jazida, a fim de extrair minerais úteis em processos industriais.↰
Questão 10. Com base no mapa, no estado em que você mora existem jazidas minerais? Caso existam, identifique e cite os minérios extraídos dessas jazidas.
Resposta pessoal. A resposta depende do estado no qual se localiza o município em que os alunos moram.
O processo de extração de minérios é conhecido como mineração. Nesse processo, rochas contendo os minérios são retiradas da lavra manualmente ou por meio de máquinas. Em seguida, os minérios são separados dessas rochas e passam por vários procedimentos, dando origem às matérias-primas que serão usadas na fabricação de produtos. Os metais são exemplos dessa matéria-prima.
Questão 11. Escolha um dos metais identificados na legenda do mapa e cite três produtos que podem ser feitos com essa matéria-prima.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é fazer com que os alunos identifiquem os materiais de que são feitos alguns dos produtos que eles conhecem e/ou consomem.
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Observe a seguir alguns minérios extraídos da crosta terrestre brasileira e que são utilizados na produção de matérias-primas para diversos produtos de nosso cotidiano.
Imagens não proporcionais entre si.
Alumínio ()
O alumínio é um metal muito utilizado em diversas indústrias, por ser resistente, leve e maleável. O principal minério utilizado para a obtenção do alumínio é a bauxita.
Ouro ()
O ouro é um metal de alto valor comercial, utilizado na fabricação de objetos, como joias, componentes eletrônicos, instrumentos científicos e moedas. Ele pode ser encontrado em jazidas superficiais ou subterrâneas ou associado a sedimentos em rios.
Chumbo ()
O chumbo é um metal obtido por meio de reações químicas, principalmente do minério conhecido como galena. Esse metal é utilizado na fabricação de baterias de automóveis, solda eletrônica, protetores contra raios X, entre outras aplicações. Alguns compostos de chumbo são altamente tóxicos, podendo causar sérios danos à saúde dos seres humanos e de outros seres vivos.
Cobre ()
O cobre é um metal extraído de minérios como calcopirita, azurita, bornita, calcocita e malaquita. Os depósitos de cobre puro são raros e pequenos. Por ser um bom condutor de eletricidade e de calor, é muito utilizado nas indústrias de equipamentos elétricos. Além disso, tem a propriedade de ser facilmente moldado em formato de fios.
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Problemas ambientais relacionados à mineração
Questão 12. Observe a foto a seguir. Quais problemas ambientais a ação representada na imagem pode ocasionar?
Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar a degradação do solo, a poluição sonora e a poluição do ar.
Durante a mineração, para retirar as rochas contendo os minérios, muitas vezes são utilizados máquinas e explosivos.
Na extração, os minérios são obtidos no estado bruto ainda sem as características comerciais desejáveis. Por isso, é comum que os minérios brutos passem por tratamento depois de extraídos, ainda na jazida.
Desse processo resulta o minério, que será destinado à indústria, e seu rejeito, que é descartado no ambiente. Esse rejeito contém materiais que podem contaminar o solo e, consequentemente, os seres vivos do ambiente.
A mineração também pode causar erosão e empobrecer o solo, pois, em geral, grande quantidade desse componente do ambiente é removida para extrair o minério.
A fim de diminuir os impactos dessa atividade, deve ser feito um estudo ambiental da área antes de ser explorada. Desse modo, são indicados os locais que podem receber os rejeitos e técnicas que ajudam a reduzir a contaminação ao ambiente. A fiscalização das jazidas também é essencial para que sejam cumpridas as normas de segurança ambiental.
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Os desastres ambientais e os prejuízos sociais
Infelizmente, duas datas ficaram marcadas na história do Brasil: 5 de novembro de 2015 e 25 de janeiro de 2019. Nessas datas, foram registrados, respectivamente nos municípios de Mariana e de Brumadinho, ambos no estado de Minas Gerais, o rompimento de barragens de rejeitos de minério. Esses desastres ocasionaram enormes prejuízos ambientais e sociais.
As barragens de rejeito de minério são estruturas feitas para armazenar materiais extraídos da crosta terrestre que não têm valor comercial. Esses materiais são chamados rejeitos e, no processo de extração, são separados do minério que tem valor econômico.
Ao se romperem, as barragens de rejeitos liberaram enormes quantidades de lama com materiais tóxicos, o que provocou a contaminação do solo e dos rios da região e, consequentemente, a perda de parte da flora e da fauna. Com esses impactos, além de os moradores da região perderem suas residências e seus entes queridos, muitos perderam sua fonte de sustento e de renda.
Apesar do trabalho de autoridades e especialistas para evitar que desastres como esses ocorram, ainda existem muitas barragens em condições de risco no país.
Agora, responda à questão a seguir em seu caderno.
a) Tragédias como a de Mariana e de Brumadinho podem ser evitadas? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
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O uso de recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico
Questão 13. Pense em uma atividade que você realiza diariamente e que depende de alguma tecnologia. Como você a realizaria se não existisse essa tecnologia?
Resposta pessoal. Os alunos podem citar diferentes atividades e as maneiras como realizariam essas ações caso a tecnologia não se fizesse presente em seu dia a dia.
O desenvolvimento tecnológico facilita muitas atividades que o ser humano realiza em seu cotidiano, além de aumentar o conforto, a conexão entre as pessoas, o acesso às informações e a expectativa de vida do ser humano.
Observe a seguir algumas dessas tecnologias.
Imagens não proporcionais entre si.
O computador, os smartphones e a internet são utilizados para a comunicação entre familiares e amigos, bem como para o trabalho (imagem A). O uso desses equipamentos é possível, entre outros fatores, graças ao desenvolvimento tecnológico, à utilização direta e indireta de diferentes recursos naturais, à descoberta da energia elétrica e à construção de usinas para gerar essa energia.
O uso de alguns recursos naturais também pode contribuir para a manutenção da saúde. Em conjunto com o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias, vários desses recursos são utilizados na produção de medicamentos, como os antiácidos (imagem B) e os protetores gastrintestinais, utilizados no tratamento de inflamações do estômago. Além disso, alguns minerais podem compor medicamentos com ação antisséptica ou ser utilizados como suplementos minerais na reposição de nutrientes do corpo.
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O uso dos recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico são essenciais à sociedade atual. No entanto, muitas vezes, a obtenção desses recursos causa prejuízos ao ambiente, como a degradação do solo, a poluição da água e do ar e a perda de hábitat de muitos seres vivos.
Por essa razão o desenvolvimento tecnológico deve buscar gerar o mínimo possível de prejuízos ao ambiente. Para isso, a tecnologia deve possibilitar algumas ações, como diminuir a emissão de gases nocivos com a instalação de filtros em chaminés, tratar o esgoto residencial e industrial e reduzir a extração de recursos naturais, por meio da reciclagem, reutilização de objetos e redução no consumo de produtos.
Observe a seguir um exemplo de reúso da água que pode ser feito nas residências.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
A água do banho (1) pode ser captada (2) e reutilizada para a descarga em vasos sanitários (3).
Com isso, menor quantidade de esgoto chega às estações de tratamento e menor quantidade de água é consumida nas atividades cotidianas.
Fonte de pesquisa: Reúso de água. Sociedade do Sol. Disponível em: https://oeds.link/O1fpeg. Acesso em: 21 jul. 2022.
Por meio do desenvolvimento tecnológico sustentável também é possível amenizar o impacto ambiental causado pela construção de usinas hidrelétricas, por exemplo, investindo em fontes alternativas de geração de energia elétrica, como as usinas solares (imagem A) e eólicas (imagem B).
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Fazer uso do transporte coletivo e pegar carona, sempre que possível, são atitudes que podem ajudar a diminuir a poluição atmosférica por gases provenientes da queima de combustíveis fósseis.
Outra possibilidade é utilizar a bicicleta como meio de locomoção. Além de não poluir, pedalar é uma atividade física que ajuda a manter a saúde de quem utiliza esse meio de transporte.
Questão 14. Explique a importância do desenvolvimento tecnológico com a preocupação de reduzir os impactos ao ambiente.
Resposta pessoal. Os alunos podem explicar que o desenvolvimento tecnológico de forma sustentável permite atender às necessidades das pessoas protegendo o ambiente e conservando os recursos naturais para que eles continuem disponíveis para as futuras gerações.
O uso de minérios na produção de eletrônicos
Você sabia que os minerais são utilizados na fabricação de smartphones, computadores e muitos eletrodomésticos? Para se ter uma ideia, na fabricação de um smartphone são utilizados mais de 60 tipos de metais, os quais são indispensáveis para o seu funcionamento.
A areia de sílica, por exemplo, é utilizada na fabricação das telas de alguns celulares e tablets.
O ferro é um dos componentes do aço e é utilizado em computadores e outros aparelhos eletrônicos. O minério de ferro é obtido, principalmente, na região conhecida como quadrilátero ferrífero, localizada em Belo Horizonte, MG. A China é o principal destino de exportação desse minério.
Agora, responda no caderno às questões a seguir.
a) Faça uma pesquisa e descubra outros minérios brasileiros utilizados em componentes eletrônicos.
b) Você já ouviu falar em commodity? Faça uma pesquisa para saber o significado desse termo e como ele pode estar relacionado a impactos causados ao meio ambiente.
Respostas nas orientações ao professor.
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O tema é ...
Saúde
Mineração e saúde
a) Você já viu imagens, assistiu a vídeos ou leu algo sobre a prática da mineração? Qual é a sua impressão sobre essa atividade? Registre sua resposta no caderno.
Resposta nas orientações ao professor.
Como estudamos neste capítulo, a mineração é a atividade responsável pela extração de minérios nas lavras. Essa atividade disponibiliza ao ser humano a matéria-prima utilizada na fabricação de diferentes tipos de produtos.
Embora essa prática seja importante para obter recursos utilizados pelos seres humanos, os trabalhadores envolvidos na mineração podem estar sujeitos a problemas de saúde, caso ela seja feita de forma inadequada.
Observe a seguir algumas etapas da mineração do ouro.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
A. O ouro pode ser extraído em minas subterrâneas, a céu aberto e até mesmo no leito de rios. Para isso, pode ser necessário quebrar as rochas com o auxílio de marretas, máquinas e explosivos.
B. Após a fragmentação, são selecionados pedaços de rochas que contêm ouro, chamados pepitas.
C. Os fragmentos de rocha são fervidos com uma substância chamada cianeto (), a qual promove reações químicas capazes de diluir o ouro, que, então, é separado. Durante esse procedimento, parte do cianeto evapora para o ambiente.
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Como você pôde perceber, os mineiros estão expostos a diferentes riscos durante a mineração. Por exemplo, os procedimentos realizados nas minas para extrair os minérios das rochas provocam ruídos intensos, que podem levar a problemas auditivos ou à perda total de audição.
Ao evaporar, o cianeto pode ser inalado pelos mineradores, podendo causar intoxicações leves, que provocam dores de cabeça, agitação, vontade de vomitar, desmaios e confusão mental. Porém, em intoxicações mais severas, pode levar à morte do indivíduo.
Sendo assim, pessoas que trabalham com mineração devem usar equipamentos de segurança como máscaras, protetores de orelha, óculos de proteção, capacete, luvas e botas. Além disso, devem sempre seguir as orientações de um profissional responsável pela segurança.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.
1. Quais são os principais problemas de saúde causados pela mineração do ouro? Como eles podem ser evitados?
2. O ouro é utilizado na fabricação de diversos produtos. Converse com os colegas e citem diferentes produtos que podem ser feitos com ouro.
3. Em grupos de cinco alunos, façam uma pesquisa e descubram outros problemas de saúde relacionados à mineração, além dos que vocês acabaram de estudar. Depois, organizem um cartaz com esses problemas e as possíveis ações que poderiam evitá-los.
Respostas e instruções nas orientações ao professor.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Observe a seguir a composição de algumas moedas de Real, fabricadas a partir de 2002.
Imagens não proporcionais entre si.
a) De qual camada da Terra são extraídos os metais utilizados na fabricação das moedas?
Resposta: Da crosta terrestre.
b) O cuproníquel, o bronze e o aço são ligas metálicas✚. Pesquise e descubra os principais componentes dessas ligas.
Glossário
Resposta: Cuproníquel – mistura de cobre e níquel; aço – mistura de ferro e carbono (); bronze – mistura de cobre e estanho ().
c) Com base na pesquisa realizada, consulte o mapa Algumas jazidas minerais brasileiras e identifique um estado que poderia ser fonte de um dos componentes utilizados na produção de moedas.
Resposta: A resposta depende do componente escolhido pelo aluno. Estado com jazidas de cobre: Bahia. Estados com jazidas de ferro: Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais. Estados com jazidas de estanho: Amapá, Amazonas, Goiás, Pará e Rondônia.
2. Leia a manchete a seguir.
Empregado de metalúrgica que foi intoxicado por chumbo deve ser indenizado✚ por danos morais
Disponível em: https://oeds.link/7qfgd9. Acesso em: 17 fev. 2022.
- Indenizar:
- dar ou receber qualquer tipo de compensação.↰
a) Você concorda com a situação citada na manchete? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir e a opinar sobre a indenização dos funcionários das metalúrgicas em razão dos danos causados a eles pelo uso do chumbo.
b) Pesquise que problemas de saúde podem ser causados por causa da contaminação por chumbo.
Resposta: A intoxicação por chumbo pode afetar os sistemas nervoso, digestório e urinário, causando sintomas como vômito, náusea, fadiga, irritabilidade, dor de cabeça, dor abdominal e até convulsão.
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3. A reciclagem de alumínio no Brasil gera muitos empregos. Há registros dessa atividade no país desde a década de 1940. No entanto, foi a partir dos anos 1990 que essa prática se intensificou. Em 2020, mesmo com as dificuldades de coleta impostas pela pandemia de COVID-19 às cooperativas e aos catadores, o país manteve um bom índice de reciclagem desse metal. Segundo a Associação Brasileira de Alumínio (Abal), em 2020, foram recicladas 391,5 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, o que corresponde a aproximadamente 31 bilhões de unidades do material. Esse valor corresponde a das latas de alumínio descartadas, um valor que mantém o Brasil entre os líderes mundiais de reciclagem do produto.
a) Comente sobre os benefícios da reciclagem de latas de alumínio para o ambiente e para a sociedade.
Resposta nas orientações ao professor.
b) Cite algumas propriedades do alumínio que, em sua opinião, possibilitam que ele seja usado na fabricação de latas de bebidas. Se necessário, faça uma pesquisa.
Resposta nas orientações ao professor.
c) Com sua família ou responsáveis, pesquisem como é feita a coleta de material reciclável no município e no bairro onde você mora. Conversem sobre como vocês poderiam contribuir para melhorar essa prática e anote as sugestões em seu caderno. Conversem também sobre os benefícios que a coleta seletiva representa para as pessoas que trabalham nesse setor, como os catadores.
Resposta nas orientações ao professor.