Página 140

CAPÍTULO

6 Transformações dos materiais

Observe as fotos a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

A. Fotografia. Destaque para uma estrutura retangular com três elementos semelhantes a torneiras que derramam líquido acinzentado em recipiente horizontal e retangular.
B. Fotografia. Local com barras acinzentadas sobre uma superfície plana similar a uma esteira. Acima, uma máquina de ferro composta por diversas hastes e com extremidade quadrada que está segurando uma barra acinzentada.

Diferentes etapas (imagens A e B) do processamento do metal alumínio ( A ) em uma fábrica em Komarom, Hungria, em 2018.

Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentados na primeira ocorrência, por capítulo.

Questão 1. Ícone atividade oral. Qual é a principal diferença do material apresentado nas imagens A e B?

Resposta nas orientações ao professor.

Os materiais podem se apresentar em diferentes estados físicos, como sólido, líquido e gasoso. Além disso, eles podem sofrer diversas transformações, como de formato, de estado físico e até mesmo de composição.

Dependendo das características dessas transformações, elas podem ser classificadas em físicas ou químicas. É sobre esse assunto que vamos estudar a seguir.

Transformações físicas da matéria

Ao responder à questão anterior, você deve ter citado que uma das diferenças entre os materiais das imagens A e B diz respeito ao estado físico do alumínio. No processamento desse material, ele é submetido a diferentes condições de temperatura e de pressão, por exemplo, que fazem com que ele se apresente no estado líquido (imagem A) ou no estado sólido (imagem B).

Página 141

Quando um material sofre uma mudança de estado físico, sua composição não se modifica. Por exemplo, o alumínio líquido tem a mesma constituição do alumínio sólido. Além disso, não se observa a formação de novos materiais. Nesse caso, temos uma transformação física da matéria.

As mudanças de estado físico são exemplos de transformações físicas da matéria. Em nosso dia a dia podemos perceber essas mudanças em diversas situações. Durante o ciclo da água na Terra, por exemplo, ocorrem diversas mudanças no estado físico da água. Observe a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema. Na parte superior direita, há um sol.  Marcado com o número 1, na parte inferior direita, há um rio com vapor saindo para cima. . Marcado com o número 2, acima, há nuvens brancas.   Das nuvens caem água e neve, que estão marcadas pelo número 3.  Marcado pelo número 4, há montanhas verdes com água escorrendo, seguindo em direção ao rio.  E marcado pelo número 5, na parte inferior, há solo e lençóis subterrâneos com água escorrendo entre as rochas subterrâneas.
Representação do ciclo hidrológico.

Fonte de pesquisa: USGS. O ciclo d'água. Disponível em: https://oeds.link/fMt5yg. Acesso em: 28 fev. 2022.

Questão 2. Ícone atividade oral. Observando o esquema, descreva com suas palavras o que ocorre em cada etapa (1 a 5) do ciclo da água no ambiente. Em seguida, liste em seu caderno as mudanças de estado físico da água que você identificar.

Resposta nas orientações ao professor.

Sugestões complementares

Que tal conhecer mais informações sobre a água na Terra e sua movimentação nos ambientes? Para isso, acesse o vídeo Ciclo hidrológico, da Agência Nacional de Águas (ANA).

ANA. Disponível em: https://oeds.link/XTEnqg. Acesso em: 22 fev. 2022.

Página 142

Cada uma das mudanças de estado físico da matéria recebe um nome. Observe a seguir.

Esquema composto por setas e palavras. A mudança do estado sólido para o estado líquido chama-se fusão. A mudança do estado líquido para o estado gasoso chama-se vaporização. A mudança do estado sólido para o estado gasoso chama-se sublimação. A mudança do estado gasoso para o estado líquido chama-se condensação. A mudança do estado líquido para o estado sólido chama-se solidificação. A mudança do estado gasoso para o estado sólido chama-se deposição.

Questão 3. Escreva no caderno, na mesma lista que você fez para a questão de análise do esquema do ciclo da água, o nome de cada uma das mudanças de estado físico da água que você identificou.

Resposta: Espera-se que os alunos identifiquem a vaporização – mudança do estado físico líquido para o gasoso; a condensação – mudança do estado físico gasoso para o líquido; e a solidificação – mudança do estado físico líquido para o sólido.

A seguir, vamos conhecer com mais detalhes cada uma dessas mudanças de estado físico.

Fusão

É provável que você já tenha ouvido falar que a intensificação do efeito estufa – provocada, entre outros motivos, pelo aumento na emissão de gases poluentes na atmosfera – tem como consequência o aumento da temperatura média da Terra. Um dos efeitos desse aumento de temperatura é o derretimento das calotas polares.

Glossário

Fotografia. À esquerda, grande muro de gelo com alguns pedaços ao lado, onde há um grande trecho de água também.
Derretimento da geleira Perito Moreno na Patagônia, Argentina, em 2021.

Questão 4. Ícone atividade oral. Cite pelo menos uma situação de seu dia a dia que envolva a fusão.

Resposta pessoal. Os alunos podem citar situações como o derretimento de gelo e de picolés.

Questão 5. Ícone atividade oral. Considerando condições de pressão constante, que fator é responsável pelas mudanças de estado físico da matéria, como a representada na imagem?

Resposta: O objetivo da questão é instigar os alunos a retomar conhecimentos a respeito das condições que causam as transformações da matéria. Espera-se que eles respondam que o fator responsável por essas mudanças é a temperatura, mais especificamente seu aumento ou sua redução.

Página 143

Ao receber energia térmica de uma fonte de calor, a matéria que estava no estado sólido torna-se líquida. Essa mudança de estado físico é chamada fusão. A matéria no estado líquido não apresenta formato definido, adquirindo o formato do recipiente que a contém.

Nas fábricas de processamento de alumínio, como a apresentada anteriormente, esse metal é aquecido. Ao atingir cerca de 660   ° C , ao nível do mar, o alumínio passa do estado sólido para o líquido, para então ser despejado nas formas que conferem o formato do objeto.

A temperatura em que a matéria muda do estado físico sólido para o estado líquido é chamada temperatura de fusão. Cada substância tem um ponto de fusão específico. Ao nível do mar, a temperatura de fusão da água, por exemplo, é 0   ° C .

Vaporização

Observe as situações a seguir.

A. Fotografia. Em meio à rua, poças de água. Na lateral direita, prédio e árvores. É dia.
Água da chuva acumulada sobre asfalto.
B. Fotografia. Uma panela com água fervendo. Está sobre fogo, em um fogão.
Panela com água sobre a chama de um fogão.

Questão 6. Ícone atividade oral. Qual é o principal agente responsável pela mudança de estado físico da água em cada uma das situações?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que na situação A é a luz solar, mais especificamente o calor que ela fornece. Já na situação B, é o calor proveniente da chama do fogão.

Questão 7. Ícone atividade oral. Por que, na situação B, formam-se bolhas na água?

Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a ebulição. Espera-se que os alunos respondam que as bolhas se formam em razão do aquecimento da água. Esse aquecimento favorece o desprendimento de gases, presentes na água, os quais são liberados como bolhas.

Nas situações A e B, ao receber energia térmica da luz solar e da chama do fogão, respectivamente, a água líquida tende a passar para o estado gasoso e se espalhar para a atmosfera terrestre. Essa situação é exemplo de uma mudança de estado físico da matéria conhecida como vaporização.

Página 144

A transformação da matéria nas situações A e B, apresentadas na página anterior, se dá de maneira um pouco distinta. Isso porque a vaporização pode ocorrer de duas maneiras, por meio da evaporação ou da ebulição.

Na evaporação, a passagem da matéria do estado líquido para o estado gasoso ocorre lentamente. Nesse caso, o processo de vaporização ocorre na superfície do líquido, como representado na situação A da página anterior.

Na ebulição a matéria no estado líquido recebe calor e a vaporização ocorre por todo o líquido de forma rápida, não somente na superfície. A ebulição pode ser observada na situação B da página anterior.

Cada substância entra em ebulição a determinada temperatura, a qual é chamada temperatura de ebulição. A água, por exemplo, ao nível do mar, entra em ebulição a 100   ° C .

Condensação

Observe a foto a seguir.

Fotografia. Um espelho com vapor e manchas de água escorrendo.
Espelho embaçado.

Questão 8. Ícone atividade oral. Ao tomar banho com água aquecida, principalmente em dias frios, você possivelmente vivenciou uma situação semelhante à apresentada na foto. Explique por que isso ocorre.

Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a condensação. Eles podem responder que a água no estado gasoso do ambiente se condensa em algumas superfícies do banheiro que estão a menor temperatura, como os vidros e os espelhos, transformando-se em gotículas de água no estado líquido. Essas gotículas deixam a aparência embaçada nos espelhos.

Ao entrar em contato com corpos de menor temperatura, a matéria no estado físico gasoso cede energia térmica a eles, até ocorrer a condensação da matéria, que torna-se líquida.

É o que acontece na situação representada na foto. O vapor de água, liberado no ambiente do banheiro pelo chuveiro aquecido, se condensa na superfície do espelho, por ela estar com uma temperatura menor do que a temperatura do vapor.

Página 145

Formação de neblina

Outro fenômeno bastante comum que envolve a condensação é a formação da neblina. A neblina ocorre quando o vapor de água existente na atmosfera e próximo ao solo se condensa, transformando-se em gotículas de água suspensas no ar.

Isso geralmente ocorre quando a temperatura do ar próximo ao solo cai repentinamente, favorecendo a condensação do vapor.

Fotografia. Calçada com folhas no chão e banco lateral. Há árvores secas nas laterais e neblina que ofusca os elementos que estão ao fundo da foto.
Cidade de São Francisco de Paula, RS, em 2021. Note a presença de neblina, a qual dificulta a visibilidade do ambiente.

Solidificação

Para o preparo do sorvete mostrado na foto, basta colocar suco de fruta dentro de saquinhos, amarrar a extremidade e mantê-los no congelador por algumas horas, até que o líquido se solidifique.

Fotografia. Alguns geladinhos sobre um prato. É um sorvete que está dentro de um saco plástico comprido e amarrado em uma das extremidades.
Sacolé, geladinho e gelinho são alguns dos nomes populares para esse tipo de sorvete.

Quando a matéria no estado líquido cede energia térmica para o ambiente ou para outro corpo, ela sofre redução de sua temperatura. Ao atingir determinada temperatura, essa matéria torna-se sólida. É o que acontece quando colocamos o saquinho com suco de frutas no estado líquido em um congelador por algumas horas. Nesse caso, o líquido cede energia térmica para o refrigerador, tornando-se sólido, ou seja, ocorre a solidificação do suco.

Cada substância passa do estado líquido para o sólido a determinada temperatura, conhecida como temperatura de solidificação. No caso da água pura, ao nível do mar, a temperatura de solidificação é 0   ° C .

Formação de granizo

O granizo é formado nas nuvens. Para isso, é preciso que ventos fortes transportem gotas de água às camadas mais elevadas da nuvem, onde a temperatura se encontra abaixo do ponto de solidificação da água. Nessas condições, a água líquida presente nas nuvens transforma-se em cristais de gelo.

Os cristais de gelo movimentam-se nas nuvens tornando-se cada vez maiores até perderem a sustentação das correntes de vento e se precipitarem em forma de granizo.

Página 146

Sublimação

Observe a foto a seguir.

Fotografia. Um homem em pé, usando óculos de proteção, máscara cobrindo nariz e boca, roupa escura e luvas grossas, segurando um recipiente azul, despejando gelo seco sobre uma caixa em que há fumaça branca. Ao fundo há um freezer.
Pessoa adicionando gelo-seco para acondicionar vacinas contra COVID-19 em um laboratório na Alemanha, em 2020.

O gelo-seco, como o apresentado na foto, é constituído de gás carbônico ( C O 2 ) no estado sólido e é usado, por exemplo, para refrigerar alimentos e vacinas.

Ao receber calor do ambiente, o gelo-seco passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso. Essa mudança de estado físico, do sólido para o gasoso, é chamada sublimação.

O processo inverso, ou seja, a passagem direta da matéria do estado gasoso para o estado sólido, é chamado deposição.

Imagens não proporcionais entre si.

A influência da pressão na mudança de estado físico da matéria

Provavelmente, você já presenciou uma situação em que uma pessoa utiliza uma panela de pressão a fim de acelerar o cozimento de alimentos. Afinal, como essa panela pode acelerar esse processo?

A panela de pressão tem a tampa vedada e uma válvula que controla a pressão interna do vapor. À medida que a panela esquenta, devido ao calor proveniente da chama do fogão, a pressão em seu interior aumenta e maior é a dificuldade da água no estado líquido passar para o estado gasoso.

A pressão elevada no interior da panela é superior à pressão atmosférica. Isso faz com que a água vaporize a uma temperatura de cerca de 120   ° C , superior à temperatura de ebulição ao nível do mar ( 100   ° C ).

Por possibilitar que a água líquida ultrapasse os 100   ° C , os alimentos cozinham mais rapidamente na panela de pressão. Assim, a pressão é um dos fatores que interferem na mudança de estado físico da matéria, além da temperatura.

Fotografia. Uma panela de pressão sobre o fogo do fogão.
Panela de pressão.

Professor, professora: Ao trabalhar com os alunos o boxe A influência da pressão na mudança de estado físico da matéria, explique que, em altitudes acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor. Dessa forma, a pressão exercida sobre a superfície do líquido é menor e, consequentemente, o ponto de ebulição da substância será menor.

Página 147

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. O esquema a seguir representa alguns dos estados físicos da matéria e suas possíveis mudanças.

Esquema composto por setas e palavras. A mudança do estado sólido para o estado líquido é representada por A. A mudança do estado líquido para o estado gasoso é representada por B. A mudança do estado sólido para o estado gasoso é representada por C. A mudança do estado gasoso para o estado líquido é representada por D. A mudança do estado líquido para o estado sólido é representada por E. A mudança do estado gasoso para o estado sólido é representada por F.

Identifique a alternativa que apresenta, corretamente, os nomes das mudanças de estado físico da matéria que estão ocorrendo nas etapas indicadas pelas letras A a F.

a) A – fusão; B – vaporização; C – deposição; D – condensação; E – solidificação; F – sublimação.

b) A – fusão; B – vaporização; C – sublimação; D – condensação; E – solidificação; F – deposição.

c) A – solidificação; B – condensação; C – sublimação; D – vaporização; E – fusão; F – deposição.

d) A – deposição; B – solidificação; C – sublimação; D – condensação; E – vaporização; F – fusão.

Resposta: Alternativa b.

2. Em relação à atividade anterior, quais mudanças de estado físico identificadas ocorrem em razão do aquecimento da matéria e quais ocorrem por causa do resfriamento da matéria?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o aquecimento da matéria é responsável pelas mudanças de estado físico identificadas pelas letras A, B e C. Já as mudanças resultantes do resfriamento da matéria estão representadas pelas letras D, E e F.

3. A cidade do Rio de Janeiro encontra-se ao nível do mar. Já a cidade de La Paz, capital da Bolívia, encontra-se a cerca de 3 . 700   m de altitude.

Fotografia. Vista de pessoas andando pela areia de uma praia. Ao fundo, árvores e prédios.
Praia de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 2021.
Fotografia. Vista aérea de uma cidade com muitas casas e prédios de várias cores. Ao fundo e à esquerda inferior, montanhas com pouca vegetação.
Cidade de La Paz, Bolívia, em 2019.

Explique em qual dessas cidades a água entra em ebulição em menor temperatura.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 148

4. Após a lavagem de suas roupas, uma pessoa está em dúvida a respeito do ambiente adequado para secá-las mais rapidamente.

a) Qual dos ambientes apresentados a seguir é mais adequado ao objetivo da pessoa? Copie o item correto em seu caderno.

Ambiente protegido da ação dos ventos e da incidência direta de luz solar.

Ambiente protegido da ação dos ventos e exposto diretamente à incidência de luz solar.

Ambiente exposto à ação dos ventos e à incidência direta de luz solar.

b) De acordo com o que você estudou, como a luz solar auxilia na secagem das roupas?

c) Pesquise como o vento auxilia a secagem da roupa.

Respostas nas orientações ao professor.

5. Observe a foto a seguir.

Fotografia. Uma menina, representada do peito para cima, segurando sobre o cabelo uma escova e um secador.
Pessoa secando os cabelos.

a) Qual é o nome da mudança de estado físico da água que ocorre durante a utilização do equipamento apresentado na foto?

Resposta: Vaporização, ou, mais especificamente, evaporação.

b) Como esse equipamento ajuda a secar os cabelos?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o secador de cabelos promove a evaporação da água presente nos cabelos molhados tanto pela liberação de ar quente, que aquece os fios de cabelo e promove a evaporação da água, quanto pelo vento, que acelera esse processo de secagem. Mesmo que utilizado na função "frio", o vento liberado pelo secador acelera a evaporação da água dos cabelos.

6. Leia e reflita sobre as duas situações a seguir

Situação A

Nessa situação, 50   m L de água foram colocados em uma tigela de metal, que permaneceu em um local à temperatura ambiente de 25   ° C por certo tempo. Durante esse período, ocorreu a vaporização de toda a água da tigela.

Situação B

Nessa situação, 50   m L de água foram colocados em uma tigela de metal, que permaneceu sobre a chama de um fogão por certo tempo. Durante esse período, ocorreu a vaporização de toda a água.

a) Em qual das situações (A ou B), o período de tempo necessário para a vaporização de toda a água foi menor? Por quê?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o período de tempo necessário para a vaporização de toda a água foi menor na situação B, pois a tigela e, consequentemente, a água em seu interior, receberam energia mais rapidamente – proveniente da chama do fogão. Essa energia provocou a passagem do estado líquido para o estado gasoso mais rapidamente.

b) Como é chamado o processo de vaporização envolvido nas situações A e B?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o processo de vaporização na situação A recebe o nome de evaporação. Já na situação B, recebe o nome de ebulição.

c) Cite as principais diferenças entre os processos de vaporização citados no item b.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 149

Transformações químicas da matéria

Para iniciarmos o estudo sobre as transformações químicas, observe as imagens a seguir e responda às questões.

A. Fotografia. Mão de uma pessoa, usando luva térmica, colocando uma forma de alumínio com massa amarelada de líquido denso dentro do forno de um fogão.
Massa de bolo sendo colocada no forno para ser assada.
B. Fotografia. A mão de uma pessoa, usando luva térmica, está retirando uma forma de alumínio com bolo assado de dentro do forno do fogão. A massa do bolo é sólida e apresenta maior volume comparada a massa anterior. Ela tem coloração marrom com partes em amarelo escuro.
Bolo assado, sendo retirado do forno.

Questão 9. Ícone atividade oral. Descreva a aparência da massa do bolo na foto A e na foto B.

Questão 10. Ícone atividade oral. Além de alterações na aparência, que outras características do bolo possivelmente mudaram após ele ser assado no forno?

Questão 11. Ícone atividade oral. O que provocou o aumento no volume do bolo, após ser assado no forno?

Questão 12. Ícone atividade oral. Sabendo que o preparo de um bolo envolve transformações químicas, como você definiria esse tipo de transformação da matéria?

Respostas nas orientações ao professor.

Além das transformações físicas, que você estudou anteriormente, a matéria pode sofrer transformações químicas.

A transformação química é também chamada reação química. Nesse tipo de transformação, a matéria passa por alterações em sua composição, originando uma ou mais substâncias que não apresentam as mesmas características das originais.

Se fizéssemos uma comparação com o preparo do bolo, os ingredientes seriam os componentes originais que, ao interagirem entre si, formam os produtos da transformação, que são a massa e as substâncias que conferem sabor, aroma etc.

No preparo de um bolo ocorrem diversas transformações químicas, tanto na mistura dos ingredientes quanto no período em que ele é assado no forno. Entre elas, podemos citar a do fermento químico, que resulta, entre outros produtos, na formação do gás carbônico, principal responsável pelo crescimento da massa assada.

Página 150

Questão 13. Ícone atividade oral. Se retirarmos o bolo da assadeira e o cortarmos em pedaços, estamos diante de uma transformação química ou física? Por quê?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o ato de cortar o bolo é uma transformação física da matéria, pois não serão produzidos novos materiais, ele apenas sofrerá alteração em seu formato e dimensões.

Em uma transformação química, as substâncias que reagem e dão origem a novas substâncias são chamadas reagentes. Já as novas substâncias formadas, com base nos reagentes, são chamadas produtos. A formação do produto ocorre pelo rearranjo dos átomos dos reagentes e a transformação química é simbolizada por uma seta. Observe a seguir.

Esquema. É composto por uma seta e duas palavras. Reagentes, seta aponta para, Produtos.

Afinal, como saber se estamos diante de uma transformação química? Em alguns casos, essa transformação não é evidente visualmente, pois não é possível perceber a formação de um novo material. Contudo, em muitos casos, é possível identificar evidências de que houve uma reação química. Entre elas, podemos citar a mudança de coloração, a formação de gases, a exalação de odores, a formação de um precipitado, a liberação ou a absorção de calor e a emissão de luz.

Glossário

As transformações químicas ocorrem em diversas situações de nosso cotidiano. Observe as imagens a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

A. Fotografia. Copo transparente com líquido branco com espuma em cima.
Copo contendo vinagre e bicarbonato de sódio (   NaHCO 3 ).
B. Fotografia.  Dois parafusos, um está dentro de uma porca e o outro está apoiado atrás, ambos enferrujados, com cor alaranjada.
Parafusos e porca enferrujados.

Questão 14. Ícone atividade oral. Que características é possível identificar nas imagens A e B que evidenciam a ocorrência de reações químicas?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que as evidências da ocorrência de reação química nas imagens A e B são, respectivamente, formação de gás e mudança de coloração.

Página 151

Ao responder à questão sobre as evidências de que houve reação química, você deve ter citado que, na imagem A, é possível identificar a formação de gás.

O vinagre é um tempero utilizado no preparo de saladas e consiste em uma solução de ácido acético ( C 2 H 4 O 2 ) diluído. O bicarbonato de sódio, por sua vez, é um sólido branco utilizado na produção do fermento.

Ao misturar a solução de ácido acético e o bicarbonato de sódio, considerados os reagentes da reação química, formam-se três produtos: a água, o acetato de sódio ( NaC 2 H 3 O 2 ) e o gás carbônico. A formação desse gás pode ser percebida pela formação das bolhas.

Na imagem B, você deve ter citado a formação de uma nova substância, que está relacionada à mudança de cor do material.

Quando um objeto de ferro ( Fe ) fica exposto ao ar atmosférico, o gás oxigênio ( O 2 ) e a água existentes nesse ar podem reagir com o ferro. Essa reação química resulta na formação de outro material, o óxido de ferro( I I I ) ( Fe 2 O 3 ), conhecido popularmente por ferrugem, que pode ser percebido pela mudança na coloração do material.

Professor, professora: Comente com os alunos que, muitas vezes, a formação de ferrugem pode danificar o objeto, comprometendo sua resistência e estrutura, como no caso de pontes metálicas.

Os indígenas e a pintura corporal

A pintura corporal faz parte da cultura de muitos povos indígenas. Ela é feita com diferentes finalidades e em diferentes ocasiões, como em comemorações e cerimônias e para indicar a posição social na comunidade.

Geralmente, os indígenas extraem de diferentes plantas os corantes que utilizam para pintar o corpo. Além do urucum, planta da qual se extrai um corante vermelho, alguns indígenas também fazem uso do fruto jenipapo. Ao entrar em contato com a pele, um dos componentes desse fruto, a jenipina, reage com proteínas da pele e forma uma substância de coloração escura, que é utilizada como corante por alguns indígenas.

Fotografia. Um homem indígena, representado do peito para cima. Ele usa roupa em cor vinho, colar colorido, tem pintura preta no rosto e usa um grande cocar de penas coloridas, brancas e pretas.
Indígena da etnia Kaxinawá - Huni Kuin com pintura facial, na aldeia Lago Lindo, no município de Jordão, AC, em 2021.

Página 152

Nos ambientes, também ocorrem transformações químicas da matéria. Muitas delas são essenciais à vida na Terra, como a fotossíntese, a respiração celular e a decomposição da matéria orgânica.

A fotossíntese é um processo realizado pela maioria dos vegetais e um exemplo de transformação química. Com o auxílio da energia da luz solar, os vegetais transformam gás carbônico e água em açúcar e gás oxigênio.

Parte do açúcar produzido é utilizada pela planta, enquanto o restante é armazenado nos tecidos e pode ser transferido aos seres vivos que se alimentam dessa planta.

Parte do gás oxigênio produzido durante a fotossíntese é liberado no ambiente e utilizado por diversos seres vivos, inclusive os seres humanos, em processos como a respiração celular.

Fotografia. Três grandes girafas comendo folhas de uma árvore. As girafas são quadrúpedes, com pescoço comprido, pelos amarronzados e manchas escuras.
Girafas-masai (Giraffa tippelskirchi) se alimentando de plantas no Parque Nacional Maasai Mara, Quênia.

Girafa-masai: pode atingir aproximadamente 5 , 7   m de altura.

A respiração celular é outro exemplo de transformação química. Na presença do gás oxigênio, alguns seres vivos transformam nutrientes dos alimentos, como a glicose em gás carbônico, água e energia. Essa energia é utilizada pelos seres vivos para crescer, se desenvolver e realizar atividades diversas.

A decomposição da matéria orgânica também é um exemplo de transformação química. Essa reação química ocorre por ação de bactérias e fungos decompositores e resulta na liberação de nutrientes presentes na matéria orgânica para o ambiente.

Esses nutrientes ficam disponíveis no ambiente, podendo ser reaproveitados por seres vivos, como as plantas.

Fotografia. Bactérias compridas avermelhadas e bactérias compridas verdes compostas por bolinhas em forma de cadeias.
Bactérias decompositoras no solo. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 5.500 vezes. Colorizada em computador.

Página 153

Chuva ácida

Muitas das atividades praticadas pelo ser humano no ambiente emitem grandes quantidades de gases poluentes na atmosfera, principalmente as que dependem da queima de madeira, de carvão mineral e de outros combustíveis fósseis.

Além de causar a poluição atmosférica, esses gases podem provocar um fenômeno conhecido como chuva ácida.

a) Ícone atividade oral. Comente com os colegas o que vem à sua mente quando você ouve falar em ácidos.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos expressem seus conhecimentos prévios sobre ácidos, possivelmente, relacionando-os à corrosão de alguns materiais.

O fenômeno da chuva ácida também é um exemplo de transformação química que acontece no ambiente. Ele é causado por reações químicas que ocorrem entre a água existente no ar atmosférico e alguns gases poluentes, formando substâncias ácidas.

Fotografia. Um grande espaço com chão de terra e uma grande construção ao fundo, com estruturas cilíndricas e torres que expelem fumaça.
Fumaça saindo das chaminés de uma usina produtora de etanol e açúcar, no município de Clementina, SP, em 2021.

Ao atingir a superfície terrestre em forma de chuva, essas substâncias ácidas alteram a composição do solo e de fontes de água, como lagos e rios, prejudicando os seres vivos. Além disso, quando a chuva ácida atinge alguns tipos de construções, pode ocorrer outra transformação química. Dessa vez, a reação química ocorre entre as substâncias ácidas da chuva e alguns materiais das construções, danificando-as.

Fotografia. Uma estátua com duas pessoas com cauda de peixe, segurando um vaso grande. As estátuas são acinzentadas e com manchas amarronzadas.
Chafariz desgastado pela chuva ácida no Parque Buenos Aires, no município de São Paulo, SP, em 2015.

Página 154

Taxa de desenvolvimento das transformações químicas

Quando colocamos um comprimido efervescente em um copo com certa quantidade de água, ocorre uma reação química que resulta na dissolução do comprimido. Um dos produtos dessa reação química é o gás carbônico, responsável pela efervescência do comprimido.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Um copo transparente com água e um comprimido efervescente que causa bolhas.

Reação química da água com o comprimido efervescente.

Agora, observe a imagem a seguir.

Fotografia. A. Comprimido redondo e branco. B. Comprimido branco e quebrado em três partes. C. Comprimido quebrado em diversas partes.
Comprimido efervescente inteiro (A), quebrado em três partes (B) e triturado (C).

Questão 15. Ícone atividade oral. Em qual situação (A, B ou C) o comprimido efervescente se dissolve mais rapidamente na água? Justifique sua resposta.

Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da influência da área superficial na rapidez com que ocorrem as reações químicas. Espera-se que eles respondam que a reação química que resulta na dissolução do comprimido efervescente ocorrerá mais rapidamente quando este estiver triturado (C), pois nesse caso há maior área de contato do comprimido com a água, quando comparado com os casos A e B.

Algumas transformações químicas ocorrem de forma mais rápida que outras. Essa característica depende, basicamente, da natureza dos reagentes. Por exemplo, a decomposição de alguns tecidos, como pele e músculo, ocorre mais rapidamente que a decomposição de ossos e pelos.

Fotografia. Pelos amarronzados espalhados pelo chão, além de partes de ossos entre os pelos.
Ossos e pelos de animal morto que sofreu decomposição. Devido à sua constituição, essas porções são decompostas mais lentamente.

Outros fatores podem influenciar no desenvolvimento das transformações químicas, como a área de contato entre os reagentes e a temperatura na qual elas ocorrem.

Página 155

Área de contato

Para que ocorra uma reação química, é necessário que as partículas dos reagentes entrem em contato entre si e que elas tenham capacidade de transformar-se em outra substância. Quanto maior a área superficial entre os reagentes, maior a taxa de desenvolvimento da reação química.

Por esse motivo, ao responder à questão sobre o comprimido efervescente na página anterior, você deve ter percebido que quando trituramos o comprimido efervescente, aumentamos a área de contato dele com a água e, consequentemente, a taxa de desenvolvimento da reação química.

Assim, se considerarmos dois copos com o mesmo volume de água e, em um deles, colocarmos um comprimido efervescente triturado e, no outro, um comprimido inteiro, a reação química ocorrerá com maior rapidez no caso do comprimido triturado. Apesar dessa diferença, a reação química é a mesma em ambos os casos.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Copo transparente com água e espuma branca em cima.
Reação química com o comprimido efervescente triturado.

Temperatura

A temperatura é outro fator que influencia na taxa de desenvolvimento das reações químicas, diminuindo ou aumentando a rapidez dessas reações.

Para estudarmos esse tema, considere três copos com o mesmo volume de água, mas com temperaturas diferentes: copo 1 a 25   ° C ; copo 2 a 10   ° C ; copo 3 a 40   ° C .

Fotografia. Três copos transparentes, lado a lado. No copo 1, água com um comprimido efervescente no fundo. Copo 2 com comprimido efervescente quase desaparecido no fundo. No copo 3, o comprimido quase no fundo do copo e quase inteiro.
Copos 1, 2 e 3 contendo o mesmo volume de água, mas em temperaturas distintas, e um comprimido efervescente em cada um deles.

Questão 16. Ícone atividade oral. Se em cada um dos copos for adicionado, simultaneamente, um comprimido efervescente, em qual dos copos (1, 2 ou 3) o comprimido se dissolverá mais rapidamente? Explique.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 156

Em temperatura ambiente ( 25   ° C ), a reação química que causa a dissolução do comprimido efervescente ocorre a determinada taxa de desenvolvimento. No entanto, temperaturas mais elevadas, como a do copo 3, provocam maior agitação entre as partículas dos reagentes, fazendo com que elas se choquem com mais frequência. Como resultado, a reação química ocorre mais rapidamente.

Por outro lado, temperaturas mais baixas, como a do copo 2, reduzem a agitação das partículas dos reagentes fazendo com que elas se choquem com menos frequência. Como resultado, a reação química ocorre mais lentamente, quando comparada com as que ocorrem nos copos 1 e 3.

Algo semelhante ocorre ao assarmos um bolo no forno. A reação química responsável pela formação de novos componentes, entre eles, o gás carbônico, ocorre a determinada taxa de desenvolvimento à temperatura ambiente.

Quando a massa do bolo é colocada no forno, o aumento da temperatura provoca maior agitação entre as partículas dos reagentes, fazendo que elas se choquem com mais frequência. Dessa forma, a taxa de desenvolvimento da reação química se eleva e o bolo cresce rapidamente.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Um bolo assado retangular em uma forma de alumínio. Há duas mãos usando luvas térmicas para segurar a forma dentro do forno do fogão.
Bolo assado.

Conversor catalítico

Os catalisadores são substâncias que podem ser utilizadas para aumentar a taxa de desenvolvimento de uma reação química. Uma importante aplicação desses materiais está nos conversores catalíticos de automóveis.

Os gases liberados pela combustão incompleta dos combustíveis fósseis em automóveis são nocivos à saúde e ao meio ambiente. Para reduzir a emissão desses gases, os automóveis contam com conversores catalíticos, instalados no escapamento dos veículos. Ao passar pelo catalisador, parte desses gases nocivos sofre transformações químicas, originando produtos menos prejudiciais ao ambiente e aos seres vivos.

Fotografia. Peça metálica com formato cilíndrico com duas extremidades de espessura menor, uma mais curta e outra mais comprida.
Conversor catalítico de um automóvel.

Página 157

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Observe as situações a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

A. Fotografia. Picolé vermelho cilíndrico com palito na extremidade. Existe um líquido avermelhado abaixo do picolé.
Picolé de fruta derretendo.
B. Fotografia. Três ovos sobre panela. Um dos ovos possui clara branca e os outros ainda com clara transparente.
Ovos sendo fritos.
C. Fotografia. Em chão com grama, uma fogueira dentro de um recipiente de metal com lenha em chamas. Ao fundo, árvores.
Fogueira.
D. Fotografia. Dentro de um copo transparente de eletrodoméstico, folhas verdes sendo batidas e trituradas.
Folhas de manjericão sendo trituradas em um processador de alimentos.

a) Escreva em seu caderno quais dessas situações representam transformação química da matéria.

Resposta: Espera-se que os alunos citem as situações B e C.

b) Justifique suas escolhas no item a citando as evidências da transformação química que você observou em cada caso.

Resposta nas orientações ao professor.

2. Em uma atividade da escola, Joana montou um modelo que representa um vulcão em erupção. Leia os procedimentos que ela realizou.

A. Ao redor de um copo plástico, ela moldou argila em formato semelhante a um cone, representando o cone do vulcão.

B. Dentro do copo, ela colocou bicarbonato de sódio.

C. Em seguida, ela despejou no interior do copo uma mistura de vinagre e corante vermelho e observou o que aconteceu.

Página 158

a) No procedimento A que Joana realizou, ocorreu uma transformação química ou física? Justifique.

Resposta: Uma transformação física, pois houve apenas a mudança de formato da argila.

b) No procedimento C ocorreu uma transformação física ou química? Justifique.

Resposta: Espera-se que alunos respondam que houve uma transformação química, pois o material que foi expelido no cone do vulcão é resultado da reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio, liberando gás carbônico e outras substâncias.

Fotografia. Sobre uma base plana, há uma escultura de um vulcão marrom com pequenas plantas e rochas ao redor. Há uma mão segurando um copo, despejando um líquido avermelhado sobre o vulcão.
Joana despejando vinagre e corante no interior da representação do vulcão.

3. Marcelo cortou uma maçã, comeu parte dela e deixou o restante sobre a mesa da cozinha para comer mais tarde. Após quatro horas, ao retornar à cozinha, ele percebeu que o restante da maçã estava com uma coloração escura.

a) Pesquise e explique o que ocorreu com o pedaço de maçã após as quatro horas. Trata-se de uma transformação química ou física?

b) O que Marcelo poderia ter feito para evitar ou reduzir o aparecimento da coloração escura no pedaço de maçã?

Respostas nas orientações ao professor.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Uma maçã vermelha cortada ao meio com sementes à mostra e interior escurecido.
Maçã cortada.

4. A parafina é uma mistura de substâncias compostas de carbono ( C ) e de hidrogênio ( H ). Quando acendemos o pavio da vela, o calor derrete parte da parafina que está próximo à chama e ela se vaporiza. O vapor de parafina reage com o gás oxigênio do ar, formando gás carbônico, vapor de água e energia na forma de luz e calor. Além disso, parte da parafina passa por um processo incompleto de combustão, formando fuligem.

Fotografia. Uma vela branca com pavio aceso. Ela está sobre um suporte de madeira.
Vela acesa.

a) Cite uma transformação química que ocorre ao acender a vela.

Resposta: Os alunos podem citar a transformação química que ocorre entre as substâncias da parafina e o gás oxigênio, que tem como produtos o gás carbônico e a água.

b) Essa transformação ocorreria em um ambiente sem gás oxigênio? Justifique sua resposta.

Resposta nas orientações ao professor.

c) Com a ajuda de um adulto, elabore uma atividade prática que permita investigar o que você respondeu no item b.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 159

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Escreva o nome de dois objetos, os materiais de que eles são feitos e de onde é extraída a matéria-prima para produzi-los. Depois, classifique essas matérias-primas em recursos renováveis ou não renováveis, justificando sua indicação.

2. Divida uma folha de papel avulsa em duas partes. Em uma, escreva o nome de um combustível fóssil e onde ele é utilizado. Na outra parte, escreva o nome de um minério e onde ele é utilizado. Depois, para cada exemplo mencionado, escreva uma ação ou uma tecnologia que contribui para reduzir a extração desses recursos. Converse sobre sua produção com um colega e, depois, apresentem suas conclusões para toda a turma.

3. Em metade de uma folha de papel sulfite, descreva os materiais que compõem uma mistura e a coloque sobre a mesa do professor com a descrição voltada para baixo. Um aluno da turma deve sortear um cartão de cima da mesa do professor e fazer a leitura em voz alta. Juntos, todos os alunos devem debater sobre o melhor método para separar a mistura descrita.

4. Faça um esquema com setas que apresente os estados físicos da matéria e as transformações físicas que ocorrem entre eles. Em seguida, cite dois fatores que influenciam essas transformações.

Versão adaptada acessível

4. Liste os estados físicos da matéria e as transformações físicas que ocorrem entre eles. Em seguida, cite dois fatores que influenciam essas transformações.

Resposta: O objetivo desta questão é levar os alunos a sistematizar as transformações físicas da matéria estudadas nesta unidade. Espera-se que eles listem os estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e as transformações físicas (fusão, vaporização, condensação, solidificação, sublimação e deposição). Por fim, eles devem citar que a temperatura e a pressão são fatores que influenciam as transformações físicas.

5. Analise a afirmação a seguir: "O único tipo de transformação que é perceptível visualmente são as transformações físicas, pois elas alteram o formato da matéria.". Com base no que você estudou, elabore um texto justificando ou corrigindo essa informação.

6. Com um colega, identifique o processo químico que cada uma das reações químicas a seguir representa.

A. Esquema. É composto por uma seta e palavras. Gás carbônico, mais, água, seta indicando luz solar aponta para, açúcar, mais, gás oxigênio.
B. Esquema. É composto por uma seta e palavras. Glicose, mais, gás oxigênio, seta aponta para, gás carbônico, mais, água, mais energia.

7. Elabore um esquema relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 4, 5 e 6 desta unidade. Depois, exponha seu esquema aos colegas de turma.

Respostas nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

7. Elabore um pequeno texto relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 4, 5 e 6 desta unidade. Depois, apresente-o oralmente aos colegas de turma.

Resposta pessoal. Os alunos podem estabelecer relações demonstrando que os recursos naturais são materiais formados por substâncias que têm a capacidade de formar misturas homogêneas ou heterogêneas. Além disso, é possível estabelecer relações demonstrando que os materiais podem sofrer transformações químicas e físicas e que algumas transformações físicas, como a evaporação, são utilizadas na separação de misturas. A troca de informações entre os alunos promove a abordagem das dúvidas que surgirem e os auxilia a identificar e a buscar corrigir possíveis erros em seus esquemas.