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CAPÍTULO
8 Classificação dos seres vivos
Observe as fotos a seguir.
Onça-pintada: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Cogumelo: pode atingir aproximadamente de altura.
Pirarucu: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Borboleta: pode atingir aproximadamente de envergadura✚.
- Envergadura:
- distância da ponta de uma das asas à ponta da outra asa.↰
Questão 1. Cite algumas semelhanças e diferenças entre os seres vivos apresentados nas imagens.
Resposta nas orientações ao professor.
Questão 2. A que se refere a informação apresentada entre parênteses na legenda de cada imagem? Qual é a importância dessa informação? Registre sua resposta no caderno.
Resposta nas orientações ao professor.
Os seres vivos apresentados nas imagens fazem parte da diversidade de seres que existem no planeta Terra e todos são exemplos da biodiversidade brasileira.
O Brasil é um dos países com maior diversidade de seres vivos do mundo! Estudar essa variedade de seres vivos, tanto no Brasil, quanto nos demais ambientes da Terra, não é tarefa fácil. Para organizar e facilitar esses estudos, ao longo do tempo, foram elaborados diferentes sistemas de classificação, para organizar os seres vivos em grupos de acordo com suas semelhanças.
Além dos sistemas de classificação, também foi desenvolvido um sistema de nomenclatura, com o objetivo de nomear cada espécie de ser vivo. É sobre esses assuntos que vamos estudar a seguir.
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Propostas de classificação dos seres vivos
Uma das primeiras tentativas registradas de classificar os seres vivos, no Ocidente, foi feita pelo filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.).
De acordo com a classificação de Aristóteles, os seres vivos eram agrupados em dois grandes reinos: o vegetal e o animal. Essa classificação foi desenvolvida com base em alguns critérios, entre eles a capacidade de locomoção e o modo de nutrição dos seres vivos. O reino vegetal seria composto por seres vivos autótrofos e imóveis. Já o reino animal, seria composto pelos seres vivos heterótrofos e com capacidade de locomoção.
Com o descobrimento de novas espécies e o aprofundamento dos estudos dos seres vivos, os critérios desse sistema de classificação se tornaram insuficientes e não abrangiam todos os seres vivos.
No século XX, foram desenvolvidas novas técnicas e instrumentos de observação, o que possibilitou estudos mais detalhados sobre as células e o metabolismo dos seres vivos, por exemplo. Assim, novos critérios foram estabelecidos e uma nova proposta de classificação foi elaborada.
Em 1969, o biólogo estadunidense Robert H. Whittaker (1920-1980) apresentou uma organização dos seres vivos em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
Posteriormente, em 1982, a proposta dos cinco reinos sofreu algumas modificações, sugeridas pelas biólogas estadunidenses Lynn Margulis (1938-2011) e Karlene Schwartz (1936 -).
Graças às novas tecnologias, foi possível, por exemplo, fazer a análise de dados genéticos de moléculas que formam as células dos seres vivos.
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As análises genéticas possibilitaram que o microbiologista estadunidense Carl Woese (1928-2012) e sua equipe propusessem, em 1977, uma classificação mais abrangente que os reinos. Essa nova organização propôs que os seres vivos fossem organizados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya.
Classificação em domínios e reinos
Atualmente, existem outras propostas de classificação, com diferentes grupos e quantidades de reinos. Nesta coleção, vamos nos basear na classificação em três domínios e em seis reinos, como proposto por Woese e sua equipe.
Domínio Archaea e reino Archaea
O domínio Archaea contém um único reino, o Archaea, agrupando microrganismos procariontes unicelulares, com membrana plasmática e parede celular com composição diferente das bactérias.
Os seres vivos desse domínio, em muitos casos, vivem em condições extremas, como ambientes com altíssima concentração de sal e altas temperatura.
Domínio Bacteria e reino Eubacteria
O domínio Bacteria contém um único reino, o Eubacteria, formado pelas bactérias conhecidas atualmente. Fazem parte desse reino indivíduos procariontes unicelulares.
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Domínio Eukarya
O domínio Eukarya inclui seres vivos eucariontes, que podem ser unicelulares ou pluricelulares. Fazem parte desse domínio quatro reinos: Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.
Professor, professora: Comente com os alunos que existem diversas discussões a respeito da organização e do número de reinos que seriam inclusos no domínio Eukarya.
Categorias taxonômicas
Na classificação biológica, os seres vivos são organizados em categorias taxonômicas, como domínio, reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Essas categorias estabelecem níveis hierárquicos entre si. Observe a seguir.
O domínio (A) é a categoria mais abrangente e pode englobar diversos reinos. Um reino (B) é formado pelo conjunto de filos (C), os quais são formados pelo conjunto de várias classes (D). Essas são compostas por ordens (E), que são formadas por famílias (F), que por sua vez, incluem os gêneros (G). Além disso, cada gênero ainda pode incluir diferentes espécies (H). À medida que os grupos se aproximam da categoria das espécies, os critérios de classificação se tornam cada vez mais específicos.
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Observe um exemplo de classificação biológica a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: CANIS lupus familiaris: classification. Disponível em: https://oeds.link/ww3ClV. Acesso em: 29 mar. 2022.
Nomenclatura das espécies
No dia a dia, quando nos referimos a alguns seres vivos, geralmente utilizamos nomes populares, como cachorro, gato, laranjeira, minhoca e cogumelo. No entanto, os nomes populares podem variar de acordo com a região ou o país, por exemplo. Por isso, os cientistas estabeleceram um padrão de nomes para ser utilizado mundialmente e facilitar a identificação das espécies.
Além disso, a padronização da nomenclatura científica tem como objetivo atribuir um único nome a cada espécie, além de trazer informações sobre ela, sua história evolutiva e mesmo o histórico de sua descoberta.
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O nome científico do cervo-do-pantanal, por exemplo, é Blastocerus dichotomus. O nome científico da espécie é formado por duas palavras, por isso é conhecido como sistema binominal.
Cervo-do-pantanal: pode atingir aproximadamente de altura.
1. Blastocerus
2. dichotomus
1. Para o caso do cervo-do-pantanal, a primeira palavra do nome científico, Blastocerus, refere-se ao gênero.
2. A segunda palavra desse nome, dichotomus, permite diferenciar espécies dentro de um mesmo gênero.
O sistema binominal de nomenclatura foi proposto em 1735, pelo naturalista sueco Carl von Linné (1707-1778), também conhecido, em português, como Lineu.
Leia a seguir as regras do sistema binominal.
- O nome do gênero deve ser escrito com a letra inicial maiúscula.
- A segunda palavra do nome deve ser escrita com a letra inicial minúscula.
- As palavras devem ser escritas destacadas. Esse destaque é feito em itálico (Blastocerus dichotomus), negrito (Blastocerus dichotomus) ou sublinhando-as (Blastocerus dichotomus).
- O idioma utilizado para atribuir os nomes às espécies é o latim.
- No sistema binominal, quando nos referimos a um gênero, sem especificar a espécie, utilizamos a abreviação "sp.", sem destaque, após o nome do gênero. Por exemplo, Blastocerus sp., é a nomenclatura utilizada para todas as espécies desse gênero.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Explique, com suas palavras, a importância da classificação biológica e da nomenclatura científica.
Resposta nas orientações ao professor.
2. Observe o esquema e identifique a categoria taxonômica a que se refere cada umas das letras (A a H).
Resposta: A – espécie; B – gênero; C – família; D – ordem; E – classe; F – filo; G – reino; H – domínio.
3. Alguns nomes populares trazem informações sobre as características dos seres vivos. Um exemplo é a ave bem-te-vi, que recebe esse nome porque seu canto lembra o som produzido por essas palavras.
Bem-te-vi: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Pesquise um animal ou uma planta cujo nome popular se relacione com alguma característica de sua aparência ou seu comportamento.
Resposta nas orientações ao professor.
b) Pesquise o nome científico do ser vivo que você citou no item a. Escreva-o de acordo com a nomenclatura científica dos seres vivos.
Resposta nas orientações ao professor.
4. Recorte uma folha sulfite em quatro partes iguais, formando cartas. Em cada carta, escreva uma pergunta relacionada à classificação ou à nomenclatura dos seres vivos.
Em seguida, coloque as cartas sobre a carteira, com as perguntas voltadas para baixo e desafie um colega de turma, formando uma dupla, para jogar um quiz!
Cada integrante da dupla deve virar uma carta elaborada pelo colega e tentar responder à pergunta no tempo de 30 segundos.
O vencedor de uma dupla deve jogar com o de outra dupla. Esses jogos devem se seguir até que restem apenas dois alunos no quiz, que serão os finalistas.
Resposta pessoal. O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a formular perguntas e respostas acerca do tema de maneira lúdica, visando avaliar sua aprendizagem.
Professor, professora: Em caso de empate, os alunos deverão responder a uma questão feita por você.
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Reinos do domínio Eukarya
Leia a tirinha a seguir.
BECK, Alexandre. Armandinho Zero. Florianópolis: A. C. Beck, 2013. p. 79.
Questão 3. Conte aos colegas o que você sabe sobre água-viva.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é incentivar os alunos a socializar suas vivências e conhecimentos com os demais colegas de turma. Eles podem relatar situações vivenciadas, como terem visto esse animal em uma visita à praia, ou podem citar informações que aprenderam em meios de comunicação.
Questão 4. De acordo com o que você estudou, a água-viva faz parte de qual domínio? Justifique sua resposta.
Resposta: Espera-se que os alunos citem o domínio Eukarya, pois a água-viva é um organismo eucarionte e pluricelular.
Questão 5. Em qual reino você classificaria a água-viva: animal, vegetal ou fungo? Explique sua resposta.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito desses grupos, que fazem parte do domínio Eukarya. Anote as principais informações na lousa e retome-as em momentos oportunos da aula, de modo a levar os alunos a refletir e analisar suas respostas.
Questão 6. Em sua opinião, por que a personagem Armandinho disse que a água-viva sabe se defender mesmo se estiver morta?
Resposta nas orientações ao professor.
Como você estudou, o domínio Eukarya inclui seres vivos eucariontes, que podem ser unicelulares ou pluricelulares, como a água-viva. A seguir, vamos conhecer os reinos que fazem parte desse domínio.
Reino Protoctista
Os organismos que compõem o reino Protoctista são bastante diversos. Basicamente, é possível organizar os integrantes deste reino em dois grupos com características distintas: os protozoários e as algas.
Os protozoários são seres vivos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Eles apresentam formato do corpo e modos de locomoção bastante variados, como por meio de cílios e flagelos.
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Já as algas são autótrofas e podem ser unicelulares ou pluricelulares. Apesar de poderem ser compostas por mais de uma célula, as algas pluricelulares não formam tecidos.
Alga-marrom: pode atingir aproximadamente de altura.
Professor, professora: Ao abordar as algas, comente com os alunos que, com novos estudos, é provável que a maioria dos pesquisadores passe a considerar esses dois grupos (algas e protozoários) como reinos distintos.
Questão 7. Explique, com suas palavras, o que é um tecido.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que os tecidos são estruturas formadas por células semelhantes e que exercem um papel específico no organismo.
Reino Fungi
O Reino Fungi é formado pelos fungos, que são seres vivos eucariontes unicelulares ou pluricelulares. Todos os representantes desse reino são heterótrofos.
Como exemplo de fungos unicelulares, podemos citar as leveduras.
Fonte de pesquisa: REECE, Jane B. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 649.
Os fungos pluricelulares, como mofos, bolores e cogumelos, possuem o corpo formado por estruturas chamadas hifas. O conjunto de hifas é chamado micélio.
Alguns fungos apresentam hifas responsáveis pela reprodução, as quais formam o corpo de frutificação.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
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Reino Plantae
O reino Plantae é formado por plantas, que são seres vivos eucariontes, pluricelulares e, em sua maioria, autótrofos. As plantas apresentam células especializadas, que podem formar tecidos e órgãos.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Representação dos níveis de organização (A a D) de uma planta. As imagens A e B estão representadas em corte.
Fonte de pesquisa: REECE, Jane B. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 101, 765.
A célula vegetal (A) é a unidade estrutural e funcional das plantas.
As células semelhantes podem se associar e desempenhar um papel especializado, constituindo um tecido (B), como aqueles que constituem a folha.
De acordo com a sua localização, características e papel desempenhado, por exemplo, diferentes tecidos podem se associar, formando os órgãos (C), como a folha da planta.
O conjunto de todos os órgãos forma o organismo (D).
A maioria das plantas apresenta sistemas de tecidos vegetais básicos: de revestimento, fundamental e vascular. O tecido de revestimento é aquele que reveste e protege as plantas. Já o tecido fundamental atua na sustentação e no armazenamento de substâncias. Além disso, é nesse tipo de tecido que ocorre a maior parte da fotossíntese. E o tecido vascular, também chamado condutor, é especializado no transporte de substâncias entre as partes da planta.
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A associação de tecidos dá origem aos órgãos das plantas, como a folha, a raiz e o caule. Esses exemplos de órgãos estão relacionados aos processos de manutenção e crescimento das plantas e, por isso, são chamados órgãos vegetativos. Além destes, as plantas podem apresentar órgãos relacionados ao processo de reprodução, como a flor, o fruto e a semente. Por isso, esses órgãos são chamados órgãos reprodutivos.
As plantas são organizadas em quatro grandes grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos se diferenciam, principalmente, pelo modo de reprodução e pela estrutura do corpo de seus representantes. Observe a seguir.
Musgo: pode atingir aproximadamente de altura.
Samambaia: pode atingir aproximadamente de altura.
Pinheiro: pode atingir aproximadamente de altura.
Roseira: pode atingir aproximadamente de altura.
As briófitas, como os musgos (A), não apresentam tecidos condutores e o transporte de materiais no corpo dos indivíduos é feito de uma célula a outra. As samambaias (B) são exemplos de pteridófitas, primeiro grupo de plantas a apresentar tecidos condutores e órgãos, como caule, raiz e folhas. Os pinheiros (C) são exemplos de gimnospermas, plantas que apresentam tecidos condutores, raiz, caule, folhas e é o primeiro grupo a apresentar uma semente envolvendo e protegendo o embrião. As angiospermas, como a roseira (D), são plantas que apresentam tecidos condutores, raiz, caule, folhas e possuem flores, que auxiliam na reprodução, além de frutos, os quais envolvem as sementes.
Professor, professora: No volume 8 desta coleção serão apresentadas mais informações sobre cada grupo de plantas, diferenciando-as, por exemplo, de acordo com o modo de reprodução.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Recorte uma folha sulfite em quatro partes. Em cada uma escreva os seguintes termos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Após o comando do professor, que irá marcar o tempo, você terá noventa segundos para escrever a definição de cada um desses termos, com suas palavras, nos respectivos espaços. Após realizar a atividade, leia em voz alta sua definição, socializando com os colegas.
Resposta nas orientações ao professor.
2. Identifique a alternativa correta em relação aos reinos Protoctista e Fungi.
a) Os protozoários e os fungos são seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterótrofos.
b) Todos os fungos possuem o corpo formado por estruturas chamadas hifas.
c) As algas são seres vivos autótrofos e fazem parte do Reino Protoctista. Já as leveduras, são heterótrofas e pertencem ao Reino Fungi.
d) A locomoção dos protozoários é feita exclusivamente por meio de cílios.
Resposta: Alternativa c.
3. Ricardo cortou o caule de um cravo branco e inseriu a extremidade cortada em um copo contendo uma mistura de água e corante azul. Observe na imagem o que Ricardo observou após algumas horas.
a) O que aconteceu com o cravo branco? Elabore uma hipótese para explicar como isso ocorreu.
Resposta: Espera-se que os alunos respondam que as pétalas do cravo adquiriram uma coloração azulada. Isso ocorreu porque o caule absorveu parte da mistura de água e corante azul e o distribuiu às demais partes da planta, como as pétalas.
b) Qual é o sistema de tecidos envolvido no resultado observado e qual é o principal papel desse sistema?
Resposta: Espera-se que os alunos citem o sistema vascular e comentem que seus tecidos condutores transportam água e outros materiais a diferentes partes da planta, incluindo as flores.
c) As flores são órgãos reprodutivos ou vegetativos? Justifique sua resposta.
Resposta: As flores são órgãos reprodutivos, pois participam do processo de reprodução das angiospermas.
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Reino Animalia
O reino Animalia inclui organismos eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. Alguns representantes desse grupo não apresentam tecidos especializados, como as esponjas. No entanto, a maioria apresenta organizações mais complexas, incluindo tecidos especializados, órgãos e sistemas. Observe o exemplo a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Representação dos diferentes níveis de organização de um cachorro: célula muscular (imagem A), tecido muscular em corte longitudinal (imagem B), estômago (imagem C), parte do sistema digestório (imagem D) e organismo (imagem E).
Fontes de pesquisa: REECE, Jane B. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 871, 873. DIGESTIVE System of the Dog. Washington State University, 10 mar. 2022. Disponível em: https://oeds.link/XXvRrr. Acesso em: 29 mar. 2022.
A. Os animais são formados por diferentes tipos de células, especializadas em determinados papéis. As células musculares, por exemplo, têm a capacidade de se contrair.
B. As células semelhantes podem atuar juntas para desempenhar um papel específico, formando os tecidos. As células musculares, por exemplo, formam o tecido muscular.
C. Dois ou mais tecidos podem atuar em conjunto para desempenhar determinado papel, formando um órgão. O estômago, por exemplo, é um órgão formado por diferentes tecidos, entre eles, o tecido muscular.
D. Dois ou mais órgãos podem atuar juntos e desempenhar um papel específico, formando um sistema. O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos, por exemplo. Ele é formado por órgãos, como o estômago, a língua, a faringe, o esôfago e os intestinos.
E. Os animais apresentam diferentes sistemas, que desempenham papéis específicos e atuam de maneira conjunta, formando o organismo. O cachorro, por exemplo, apresenta diferentes sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo, como digestório, respiratório, nervoso, cardiovascular e muscular.
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Assim como nos demais grupos de seres vivos, o reino dos animais é subdividido em filos. Existem cerca de 35 filos nesse reino. A seguir, vamos estudar nove desses filos.
Filo Porifera
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo porifera deriva do latim porus, que significa poro, e ferre, portador de, e tem relação com as características de seu corpo.
Os poríferos, também conhecidos como esponjas-do-mar, são animais aquáticos que possuem grande quantidade de pequenos poros em seus corpos. Eles são animais invertebrados, isto é, não possuem coluna vertebral.
Algumas espécies de poríferos são de água doce, mas a maioria é marinha. Os adultos vivem fixos no fundo do mar ou no fundo de lagos e podem ser encontrados isolados ou agrupados, formando colônias.
Esponja-do-mar: pode atingir aproximadamente de altura.
Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas especializados. Por isso, os processos relacionados à digestão e à respiração, por exemplo, ocorrem no interior das células. Além disso, o transporte de substâncias no corpo do animal é feito de uma célula a outra. Observe a seguir a estrutura do corpo de um porífero.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: REECE, Jane B. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 684.
Os coanócitos (1) são células que revestem internamente a cavidade chamada átrio (2). Essas células apresentam flagelo, uma estrutura alongada que realiza movimentos ondulatórios.
A movimentação dos flagelos dos coanócitos cria um fluxo contínuo de água, que entra no corpo do animal pelos poros (3) presentes na parede corporal das esponjas.
Após passar pelos poros, a água chega ao átrio (2) e, posteriormente, sai do corpo da esponja-do-mar pelo ósculo (4).
Durante o fluxo de água, alimentos e oxigênio são capturados pelas células das esponjas-do-mar. Os resíduos gerados pelo metabolismo desses animais são eliminados nesse fluxo de água.
Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentados na primeira ocorrência, por capítulo.
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Filo Cnidaria
Os cnidários são animais invertebrados aquáticos. A maioria deles vive no mar, mas também existem espécies de ambientes de água doce.
O corpo dos cnidários pode ter o formato de pólipo ou medusa. Os pólipos, como a anêmona-do-mar, apresentam formato tubular e, em geral, vivem fixos no substrato. As medusas, como as águas-vivas, têm formato de guarda-chuva aberto e são de vida livre.
Tanto os pólipos quanto as medusas apresentam tentáculos ao redor de uma abertura oral central.
Anêmona-do-mar: pode atingir aproximadamente de altura.
Os cnidários apresentam boca e cavidade digestiva, na qual ocorre a digestão. O tubo digestivo desses animais é considerado incompleto, pois apesar de apresentarem boca, não têm ânus. Esses animais não têm sistemas respiratório, circulatório e excretor. Já a coordenação do corpo é feita por uma rede de células nervosas. Observe a seguir a estrutura de um cnidócito.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fontes de pesquisa: RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005. p. 133.
BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 252.
No revestimento externo do corpo dos cnidários, existem células chamadas cnidócitos (1). Nelas, há nematocistos (2), estruturas que ajudam os cnidários a se defenderem e a capturarem outros animais para se alimentar.
Quando algo toca o cílio (3) do nematocisto, um filamento (4) é disparado do interior do cnidócito. Esse filamento contém pequenos espinhos e substâncias que irritam e causam dor a outros seres vivos, e podem, até mesmo, paralisá-los.
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Filo Platyhelminthes
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo platyhelminthes deriva do grego platy, que significa chato, e helmins, que significa verme.
Os platelmintos são vermes que apresentam o corpo alongado, achatado e mole. Além disso, não possuem pernas.
Há espécies de platelmintos que vivem em ambientes marinhos, na água doce e em hábitats terrestres. Além disso, há várias espécies que são parasitas de outros seres vivos, podendo causar doenças.
Entre os representantes dos platelmintos, podemos citar a planária, o esquistossomo e a tênia.
Professor, professora: Comente com os alunos que o tamanho dos platelmintos é bastante variável. Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras têm mais de de comprimento.
Planária-tigre: pode atingir proximadamente de comprimento.
Os platelmintos apresentam tubo digestório incompleto e a cavidade digestiva distribui alimento pelo corpo. O oxigênio é absorvido pela pele e distribuído pelo corpo de uma célula a outra.
Os representantes desse filo não têm sistemas respiratório nem circulatório. Já o sistema nervoso é mais desenvolvido que nos cnidários. Observe a seguir a estrutura do corpo de uma planária.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: REECE, Jane B. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 690.
Os ocelos (A) são estruturas localizadas na região anterior do corpo e permitem que o animal perceba estímulos luminosos.
As células nervosas se acumulam em uma região cefálica, formando estruturas chamadas gânglios (B), que se ligam a dois cordões nervosos (C).
Para se alimentar, a planária posiciona a faringe (D) para fora da boca (E) e suga o alimento. Esse alimento é levado ao intestino (F), onde ocorre a maior parte da digestão. Os restos de alimento não digeridos são eliminados pela boca.
Professor, professora: Comente com os alunos que, evolutivamente, os platelmintos foram o primeiro grupo de animais a apresentar gânglios.
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O esquistossomo e a tênia são vermes que podem parasitar o corpo humano. O esquistossomo, por exemplo, pode ser encontrado parasitando o intestino ou o fígado humano. Observe a seguir.
Os esquistossomos machos (A) são curtos e apresentam um sulco (B) na região ventral.
Já as fêmeas (C) são mais longas e finas que os machos e podem se alojar no sulco do corpo deles. Ambos os gêneros apresentam ventosas (D) para sua fixação em outros seres vivos.
As tênias, por sua vez, podem parasitar o corpo de animais como bois, porcos e seres humanos.
As tênias adultas não possuem sistema digestório. Com auxílio das ventosas, elas se fixam à parede intestinal dos hospedeiros e, assim, absorvem os nutrientes de que necessitam.
Verminoses
As doenças causadas por vermes são chamadas verminoses. A esquistossomose, a teníase, a ancilostomose e a ascaridíase são exemplos de verminoses.
Algumas medidas simples podem contribuir para evitar contaminação por vermes, tais como: lavar as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições, lavar e higienizar bem os alimentos, beber apenas água tratada e não andar descalço.
Além disso, a prevenção de verminoses está diretamente relacionada à coleta e ao tratamento do esgoto, ao tratamento da água, à destinação correta dos resíduos sólidos, ao controle da poluição ambiental, entre outras medidas.
a) Junte-se a um colega e pesquisem sobre a transmissão de algumas verminoses. Com base no resultado das pesquisas, façam um cartaz sobre atitudes que podem ajudar a prevenir as verminoses e apresentem à comunidade escolar.
Resposta nas orientações ao professor.
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Filo Nematoda
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo nematoda está relacionado às características do corpo de seus representantes; vem do grego nema, que significa fio, e helmins, que significa verme.
Os nematódeos são vermes com corpo cilíndrico e extremidades afiladas. Os representantes desse filo podem ser de vida livre, encontrados no solo ou na água. Também podem parasitar plantas e outros animais, incluindo o ser humano.
Diferentemente dos filos anteriores, os nematódeos possuem tubo digestório completo, ou seja, apresentam boca e ânus, em extremidades opostas do corpo. Geralmente, os nematódeos têm sexos separados, apresentando indivíduos macho e fêmea.
A lombriga é um exemplo de nematódeo. Ela parasita o intestino dos seres humanos e causa uma doença conhecida como ascaridíase.
Lombriga: pode atingir aproximadamente de comprimento (macho) e de comprimento (fêmea).
O ancilóstomo é outro exemplo de nematódeo que parasita o intestino delgado do ser humano. Esse verme causa uma doença chamada ancilostomose, que também pode ser causada pelo nematódeo Necator americanus.
Na cavidade bucal do ancilóstomo há estruturas cortantes (A) que o ajudam a se prender na parede interna do intestino delgado humano. Dessa forma, esse verme perfura a parede intestinal e se alimenta do sangue do hospedeiro. A perda de sangue deixa a pessoa com anemia✚ e, consequentemente, com a pele amarelada. Por isso, a ancilostomose é popularmente conhecida como amarelão.
Glossário
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Filo Annelida
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo annelida está relacionado às características do corpo de seus representantes; vem do latim annellus, que significa pequeno anel.
Os anelídeos são animais invertebrados que têm o corpo mole, formado por segmentos em forma de anéis e coberto por uma camada resistente, chamada cutícula. Os representantes desse filo têm sistema digestório completo.
A maioria dos anelídeos possui cerdas✚ na superfície do corpo. De acordo com a presença ou ausência de cerdas e sua quantidade, os anelídeos podem ser divididos em três grupos: hirudíneos, oligoquetas e poliquetas.
- Cerda
- : nesse caso, refere-se a estrutura curta e rígida que auxilia na locomoção dos anelídeos que a possuem.↰
Os hirudíneos não têm cerdas sobre o corpo e podem ser aquáticos ou terrestres. Os oligoquetas têm poucas cerdas por segmento do corpo e podem ser encontrados em ambientes terrestres úmidos e de água doce. Os poliquetas apresentam muitas cerdas por segmento do corpo e vivem no mar.
A sanguessuga (imagem A) é um exemplo de hirudíneo. Ela tem o corpo levemente achatado e muito flexível, além de ter duas ventosas – uma em cada extremidade do corpo –, que a auxiliam na locomoção e na fixação ao substrato ou a outros animais.
A minhoca (imagem B) é um exemplo de oligoqueta. No primeiro segmento do corpo, localiza-se a boca (1), e no último, o ânus (2). Para se locomoverem, as minhocas movimentam os músculos do corpo, que se alongam e se encurtam.
O Nereis sp. (imagem C) é um exemplo de poliqueta. Na cabeça desse animal, há tentáculos (3), palpos (4), olhos (5), boca (6), entre outras estruturas. Os tentáculos e os palpos são estruturas sensoriais que auxiliam na alimentação, por exemplo.
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Filo Mollusca
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo mollusca está relacionado às características do corpo de seus representantes; vem do latim mollis, que significa mole.
Os moluscos são animais invertebrados encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em ambientes terrestres úmidos. Eles têm corpo mole, geralmente protegido por uma concha, que é produzida pelo próprio animal. Essa concha pode ser interna ou externa.
O caracol e o caramujo são exemplos de moluscos que possuem concha externa. Já a lula é exemplo de molusco que possui concha interna. Há também aqueles que não têm concha, como a lesma.
Os moluscos têm sistema digestório completo e estão divididos em várias classes, entre elas gastrópodes, cefalópodes e bivalves.
Os gastrópodes apresentam pés bem desenvolvidos, localizados na região ventral do corpo. Esses moluscos são predominantemente marinhos, embora existam algumas espécies que vivem em ambientes de água doce e terrestres.
Observe a seguir algumas estruturas do corpo de um gastrópode terrestre.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 749.
Na cabeça desse gastrópode, localizam-se os olhos (A) e os tentáculos (B).
Nessa imagem, também é possível identificar a concha em corte (C) e o ctenídeo (D), estrutura presente em alguns moluscos e relacionada à digestão e respiração. Além disso, também podemos observar o pé (E), o coração (F) e as estruturas do sistema digestório, como boca (G), estômago (H), glândula salivar (I), intestino (J) e ânus (K).
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo gastrópodes tem relação com a presença de pés em seus representantes e vem do grego gaster, que significa ventre, e podos, que significa pés.
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Os cefalópodes são animais marinhos que se caracterizam por apresentar um conjunto de braços ou tentáculos na região da cabeça. As lulas, por exemplo, têm dez tentáculos com ventosas, sendo dois deles mais longos e relacionados à reprodução. O polvo e o náutilo também são exemplos de cefalópodes.
O polvo (imagem A) não possui concha e tem oito tentáculos. Nos machos, um desses tentáculos é o órgão reprodutor. Os tentáculos com ventosas ajudam a segurar as presas, por exemplo. Já o náutilo (imagem B) possui uma concha externa em forma de espiral. Ele tem de 60 a 90 tentáculos, sem ventosas, porém com superfície pegajosa.
Professor, professora: Comente com os alunos que, por terem tentáculos ou braços na região da cabeça, os cefalópodes recebem esse nome do grego kephale, que significa cabeça, e podos, que significa pés. Já o termo bivalve se refere às duas valvas da concha externa.
Alguns cefalópodes possuem uma pequena concha interna no formato de uma pena, chamada gládio. As trocas gasosas nos cefalópodes ocorrem por meio de brânquias.
Os bivalves possuem uma concha rígida composta de duas partes, chamadas valvas. Esses animais vivem em água doce ou salgada. Em geral, as estruturas sensoriais e o pé se localizam nas extremidades do corpo. Os mexilhões e as ostras são exemplos de bivalves.
Os bivalves podem ser carnívoros ou onívoros, mas a maioria é filtradora, ou seja, se alimenta de partículas em suspensão na água. Nesses animais, a água do ambiente é filtrada nas brânquias, onde as partículas de alimento ficam retidas. Nas brânquias também ocorrem as trocas gasosas da maioria dos bivalves.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Cite as principais características dos cnidários.
Resposta nas orientações ao professor.
2. Cite dois exemplos de vermes parasitas e o filo ao qual cada um deles pertence. Em seguida, escreva o nome das doenças causadas por eles.
Resposta: Esquistossomo e tênia pertencem ao filo Platyhelminthes e causam esquistossomose e teníase, respectivamente. Já a lombriga e o ancislóstomo pertencem ao filo Nematoda e causam a ascaridíase e ancilostomose, respectivamente.
3. Observe as imagens a seguir e faça as atividades propostas.
a) A qual filo pertencem os invertebrados apresentados nas fotos A, B e C?
Resposta: Filo Mollusca.
b) Quais são as principais características desse filo?
Resposta: Os animais desse grupo são invertebrados e apresentam o corpo mole, geralmente, protegido por uma concha calcária externa. Possuem sistema digestório completo (boca e ânus) e respiração branquial ou pulmonar.
c) Qual é a classe dos animais apresentados nas fotos A, B e C, respectivamente? Identifique o número da alternativa com a resposta correta.
1. Bivalve, gastrópode e cefalópode.
2. Gastrópode, cefalópode e bivalve.
3. Cefalópode, gastrópode e bivalve.
Resposta: Alternativa 3.
d) Escolha um dos animais apresentados nas fotos e faça um texto descrevendo suas principais características.
Resposta: A resposta para esta questão depende do animal escolhido pelos alunos. O objetivo é que eles descrevam características relacionadas à estrutura do corpo do animal.
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4. Observe a imagem a seguir e faça as atividades propostas.
a) Identifique as estruturas indicadas pelas letras A e B na foto. Em seguida, substitua corretamente os símbolos pelos nomes dessas estruturas.
Na esponja-do-mar, durante a filtração, a água passa pelos ▲ e chega até o átrio, sendo então liberada para o ambiente por meio do █.
Resposta: A – ósculo; B – poros. Na esponja-do-mar, durante a filtração, a água passa pelos poros e chega até o átrio, sendo então liberada para o ambiente por meio do ósculo.
b) Por que a filtração é importante para os poríferos? Explique o papel dos coanócitos nesse processo.
Resposta nas orientações ao professor.
c) Na Grécia Antiga, pensava-se que os poríferos eram plantas porque tais animais vivem fixos. Que características eles apresentam para serem considerados animais?
Resposta: Os poríferos, assim como os demais animais, são pluricelulares e heterótrofos, ou seja, não são capazes de produzir o próprio alimento, obtendo-o, nesse caso, por meio da filtração da água. Além disso, suas células não apresentam estruturas como parede celular, vacúolo e plastos com pigmentos.
5. Identifique a alternativa correta a respeito dos filos Platyhelminthes, Nematoda e Annelida.
a) Os animais desses filos são denominados vermes e parasitam o corpo humano.
b) Os animais desses filos têm tubo digestório completo, boca e ânus.
c) Os animais desses filos possuem corpo mole, mas somente os anelídeos têm o corpo achatado.
d) O esquistossomo e a tênia são exemplos do filo Platyhelminthes. Os animais desse filo possuem uma região cefálica, formada por células nervosas.
e) Os ocelos são estruturas que possibilitam a percepção luminosa nos animais do filo Nematoda.
Resposta: Alternativa d.
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Filo Arthropoda
Para iniciarmos o estudo dos artrópodes, responda à questão a seguir.
Questão 8. O corpo dos artrópodes é revestido por uma camada rígida. Considerando essa camada, explique, com suas palavras, como os artrópodes conseguem aumentar o tamanho do corpo, durante seu crescimento e desenvolvimento.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que, para crescer, os artrópodes eliminam essa camada rígida, o exoesqueleto antigo, e produzem um novo com tamanho maior. É provável que os alunos levantem outras hipóteses para esta questão, como a possibilidade de eles não crescerem (já terem um tamanho definido ao nascer). Procure explorar as hipóteses dos alunos e incentive-os a argumentar sobre elas.
Os artrópodes podem ser encontrados em diversos hábitats aquáticos e terrestres. Os integrantes desse grupo apresentam apêndices articulados ligados ao corpo, como antenas, asas e pernas. Observe a imagem a seguir.
Os artrópodes têm o corpo dividido em segmentos, os quais se unem formando três regiões principais: cabeça (A), tórax (B) e abdome (C). Em alguns grupos de artrópodes, como nas aranhas, a cabeça e o tórax encontram-se fundidos, resultando no cefalotórax.
O número de pernas (D) varia de acordo com o grupo de artrópode e seus representantes podem ter asas (E) e antenas (F).
Os artrópodes têm o corpo revestido por uma estrutura externa rígida, denominada exoesqueleto ou cutícula. Essa estrutura protege o animal e diminui a perda de água para o meio externo, por exemplo.
O exoesqueleto limita o crescimento dos artrópodes. Por isso, quando precisam aumentar de tamanho, eles eliminam o antigo e produzem um novo e maior. O novo exoesqueleto é inicialmente flexível e depois se torna rígido. Esse processo de troca de exoesqueleto é chamado muda ou ecdise.
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo arthropoda está relacionado à característica desses animais de terem apêndices articulados e que ele vem do grego arthron, que significa articulação, e podos, que significa pés.
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De acordo com a organização do corpo, os artrópodes podem ser divididos em diferentes grupos, como insetos, miriápodes, crustáceos e aracnídeos. A seguir, vamos estudar esses grupos de artrópodes.
Insetos
O corpo dos insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Além disso, os insetos têm três pares de pernas ligadas ao tórax e algumas espécies podem ter asas. Na cabeça, há um par de antenas e outro de olhos, além das estruturas bucais.
As antenas são apêndices relacionados à percepção de estímulos do ambiente, como ondas sonoras, superfícies e até mesmo de substâncias químicas presentes no ambiente. Já as estruturas bucais estão relacionadas à alimentação.
Observe a seguir algumas estruturas do corpo de uma abelha.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: NATIONAL Agricultural Library Digital Collections. The anatomy of the honey bee. Disponível em: https://oeds.link/4Ik7Cw. Acesso em: 26 abr. 2022.
Os insetos têm alguns sistemas que desempenham funções especializadas no organismo.
O sistema digestório, por exemplo, é do tipo completo e inclui órgãos como faringe, papo, esôfago, estômago e intestino.
Insetos, como abelhas e gafanhotos, apresentam respiração traqueal, ou seja, realizada por meio de traqueias. Observe a seguir.
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Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: REECE, Jane B. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 936.
O sistema traqueal (1) é uma rede de pequenos tubos que se ramificam internamente e se comunicam com o meio externo por meio de aberturas denominadas espiráculos (2).
O gás oxigênio (3) entra no corpo do animal pelos espiráculos e as traqueias encaminham esse gás para as diferentes células do corpo (4). Além disso, os tubos traqueais direcionam o gás carbônico () produzido no organismo para os espiráculos, de onde é eliminado no ambiente. Os sacos aéreos (5) estão presentes em alguns insetos e são estruturas ligadas ao sistema traqueal. Por isso, esses sacos podem atuar em conjunto com esse sistema, armazenando o ar.
O sistema circulatório dos insetos é formado por um coração e alguns vasos. No interior desses vasos, circula um líquido chamado hemolinfa, que transporta, por exemplo, os nutrientes provenientes da digestão para as diferentes regiões do corpo.
Os insetos têm várias células nervosas na região da cabeça, formando um gânglio cerebral. Desse gânglio parte um cordão nervoso ventral. O sistema nervoso dos insetos capta estímulos do ambiente e gera respostas a eles, além de atuar na coordenação dos órgãos e na locomoção.
Professor, professora: Ao abordar o sistema circulatório e nervoso dos insetos com os alunos, retome a ilustração da representação das partes interna e externa de um inseto, indicando as partes desses sistemas.
Miriápodes
Os miriápodes possuem o corpo segmentado, dividido em cabeça e tronco.
O tronco é alongado e cada um de seus segmentos possui um ou dois pares de pernas. A cabeça apresenta um par de antenas e outro de olhos, que captam estímulos do ambiente. Além disso, há peças bucais, na cabeça, que auxiliam na alimentação. As lacraias e os piolhos-de-cobra são exemplos de miriápodes.
Assim como os insetos, os miriápodes possuem respiração traqueal.
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Crustáceos
Os caranguejos, as lagostas, os camarões, as cracas e os tatuzinhos-de-jardim são exemplos de crustáceos.
A maior parte das espécies de crustáceos é marinha. O exoesqueleto desses animais se caracteriza por ser mais endurecido que o dos demais artrópodes, formando uma carapaça rígida. Observe a seguir a estrutura do corpo de um crustáceo.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HICKMAN JR., Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 373.
Na maioria dos crustáceos, o corpo é dividido em cefalotórax (A) e abdome (B). No entanto, há espécies que têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
Os crustáceos têm dois pares de antenas (C) na cabeça, que são apêndices relacionados à função sensorial.
O sistema digestório é do tipo completo, formado por órgãos como boca (D), esôfago (E), estômago (F), intestino (G) e ânus (H).
O sistema nervoso é formado principalmente por gânglios (I) e um cordão nervoso (J). Em muitas espécies de crustáceos, os olhos (K) são bem desenvolvidos.
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo crustáceo está relacionado à presença da carapaça rígida nesses animais. Traduzido do latim, crustaceus significa aquele que possui uma crosta.
Aracnídeos
Os aracnídeos são representados pelas aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Os aracnídeos não têm antenas. A respiração desses artrópodes pode acontecer por meio de pulmões ou traqueias. Em algumas espécies de menor tamanho, como os ácaros, as trocas gasosas ocorrem pela superfície do corpo. O sistema circulatório desses artrópodes transporta nutrientes e gases relacionados à respiração.
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Observe a seguir a estrutura do corpo de uma aranha.
O corpo dos aracnídeos geralmente é dividido em cefalotórax (A) e abdome (B). Na região do cefalotórax, articulam-se quatro pares de pernas (C).
Além das pernas, os aracnídeos apresentam um par de quelíceras (D) e outro de pedipalpos (E).
As quelíceras são apêndices utilizados na alimentação. Já os pedipalpos são apêndices alongados que atuam na percepção de estímulos do ambiente e na captura de alimentos, por exemplo.
As aranhas apresentam fiandeiras (F), estruturas que produzem seda.
A maioria dos aracnídeos é predadora e tem estruturas para a inoculação de veneno em suas presas. Agora, vamos conhecer algumas estruturas internas de uma aranha. Observe a imagem a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HICKMAN JR., Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 360.
O sistema digestório dos aracnídeos é completo, incluindo órgãos e estruturas como boca (A), faringe (B), estômago (C), intestino (D), ânus (E) e glândula digestiva (F).
As aranhas respiram por meio de pulmões (G).
Na região anterior das aranhas, há um cérebro (H), que é o centro de seu sistema nervoso. Nessa região encontram-se as quelíceras, que tem garras terminais, dentro das quais existem ductos ligados às glândulas de veneno (I).
Ao final do abdome das aranhas, há glândulas produtoras de seda (J), que são utilizadas pelas fiandeiras para tecer as teias.
O sistema circulatório apresenta um coração (K) e vasos sanguíneos (L).
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O tema é ...
Educação ambiental
O mistério do desaparecimento das abelhas
Leia a manchete a seguir.
Estudiosos alertam para a possibilidade de extinção das abelhas
Disponível em: https://oeds.link/1xzPRb. Acesso em: 22 mar. 2022.
Você já pensou em como seria o mundo sem as abelhas? Inicialmente, essa situação pode parecer distante da realidade. No entanto, estudos científicos demostram que há possibilidade de as abelhas serem extintas, ou seja, deixarem de existir nos ambientes.
Qual seria o efeito dessa extinção? Algumas pessoas poderiam dizer que o único problema seria se acostumar a uma vida sem mel. Contudo, as abelhas desempenham inúmeros papéis no ambiente, como o de auxiliar na reprodução de muitas plantas.
As abelhas são um dos polinizadores de plantas mais importantes. Esses insetos carregam grãos de pólen de uma planta para a outra em um processo essencial para a ocorrência da fecundação.
Estima-se que a produção de um terço de todos os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros depende da atuação das abelhas na polinização. Portanto, a extinção delas acarretará muitos prejuízos aos seres vivos, inclusive aos seres humanos.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
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A quantidade de abelhas na natureza está diminuindo drasticamente, havendo desaparecimento de colmeias inteiras em alguns países. Os pesquisadores chamam esse fenômeno de desordem do colapso de colônias.
Apesar de ainda não haver informações precisas sobre as causas dessa desordem, os cientistas apontam três possíveis motivos. Leia a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Aquecimento global
As abelhas não conseguem sobreviver em ambientes com temperaturas elevadas. Assim, o aumento da temperatura média em diversos ambientes, devido ao aquecimento global, tem causado a morte de inúmeras abelhas.
Ataque por vírus
Algumas colmeias que sofreram o distúrbio do colapso de colônias estavam contaminadas por um vírus que causa modificações em seu DNA. Nesse processo, a abelha perde sua capacidade de orientação e não consegue voltar para a colmeia.
Agrotóxicos
O uso de agrotóxicos em lavouras mata vários tipos de insetos, incluindo abelhas. Os agrotóxicos também podem interferir no senso de direção das abelhas, fazendo-as perder a localização de suas colmeias.
Agora, responda às questões a seguir no caderno.
1. Explique, com suas palavras, qual é o problema abordado na seção.
2. Quais são as possíveis consequências do desaparecimento das abelhas para o ambiente e para a sociedade humana?
3. Pesquise e elabore uma lista com algumas atitudes que podemos adotar em nosso cotidiano e pela sociedade em geral para evitar o desaparecimento das abelhas.
4. Elabore uma história em quadrinhos que aborde o tema tratado na seção, alertando sobre ele e incluindo suas possíveis causas e consequências.
Versão adaptada acessível
4. Escreva uma história que aborde o tema tratado na seção, alertando sobre ele e incluindo suas possíveis causas e consequências.
Resposta pessoal. Faça uma exposição das histórias produzidas pelos alunos em painéis na sala de aula ou na escola, de forma que a ação possa ser compartilhada com toda a comunidade escolar.
5. As abelhas do gênero Melipona são nativas do Brasil e se destacam como polinizadoras, auxiliando na reprodução de plantas. Pesquise sobre a situação desses insetos em nosso país e se há relatos de desaparecimento. Em seguida, elabore um texto dissertativo com as informações pesquisadas.
Respostas e instruções nas orientações ao professor.
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Filo Equinodermata
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo equinodermata está relacionado à presença de esqueleto interno com projeções que lembram espinhos; vêm do grego echinos, que significa espinho, e derma, que significa pele.
Os equinodermos, como a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar, são invertebrados marinhos. Algumas espécies desse grupo são fixas, enquanto outras se locomovem no substrato dos oceanos.
Os equinodermos apresentam um esqueleto interno, chamado endosqueleto. Ele é formado por placas calcárias rígidas, que podem ser fixas ou móveis, e protege os órgãos internos, dando sustentação ao corpo desses animais. Em algumas espécies, esse esqueleto forma projeções que aparecem na superfície do corpo, na forma de espinhos.
Os equinodermos possuem o chamado sistema ambulacrário. Esse sistema é formado por um conjunto de canais internos, de onde partem projeções para a superfície externa do corpo, chamadas pés ambulacrais.
O sistema ambulacrário é utilizado pelos equinodermos na locomoção, na respiração, na captura do alimento e na percepção de estímulos químicos e táteis no ambiente. Em algumas espécies de equinodermos, a respiração também ocorre por meio de brânquias. Observe a imagem a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HICKMAN, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 438.
Nas estrelas-do-mar, o sistema ambulacrário é composto por um conjunto de canais internos (A), que circundam a região central e se ramificam para os vários braços (B).
A água entra no sistema ambulacrário por meio de uma estrutura chamada madreporito (C). Essa água é, então, direcionada aos pés ambulacrais (D). Essas estruturas apresentam músculos em suas paredes. A contração e o relaxamento desses músculos causam a entrada e a saída de água dos pés ambulacrais. Como resultado, essas estruturas são distendidas ou retraídas, auxiliando no deslocamento da estrela-do-mar.
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Filo Chordata
Observe a foto a seguir.
Questão 9. Quais animais é possível identificar na imagem? Registre sua resposta no caderno.
Resposta: O objetivo desta questão é identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos representantes do grupo dos animais, levando-os a reconhecer o ser humano como pertencente a esse grupo. Espera-se que os alunos citem peixes e seres humanos.
Questão 10. Considere os seguintes grupos de animais: répteis, aves, mamíferos, peixes e anfíbios. Os animais que você identificou na questão anterior pertencem ao mesmo grupo? Justifique sua resposta no caderno.
Resposta: O objetivo desta questão é identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos diferentes grupos de vertebrados. Espera-se que eles respondam que os peixes pertencem ao grupo dos peixes e os seres humanos ao grupo dos mamíferos.
Como você estudou anteriormente, alguns animais, como os artrópodes, os moluscos e os equinodermos, são invertebrados, já que não possuem coluna vertebral. A seguir, vamos iniciar o estudo de alguns grupos de animais vertebrados, isto é, que apresentam coluna vertebral. Iniciaremos esse estudo pelos peixes.
Peixes
Os peixes habitam ecossistemas aquáticos e podem viver sozinhos ou em grupos, formando cardumes. A maioria das espécies de peixes possui nadadeiras. Além disso, algumas espécies podem ter o corpo coberto por escamas, enquanto outras têm o corpo coberto por uma pele grossa.
Professor, professora: Caso considere pertinente, apresente aos alunos mais informações sobre como a vesícula gasosa atua na flutuabilidade dos peixes na coluna de água. Para isso, leia instruções nas orientações ao professor.
Muitas espécies de peixes têm a vesícula gasosa, também conhecida como bexiga natatória. Essa estrutura é preenchida com gases e atua, principalmente, no controle da flutuabilidade do animal.
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O sistema digestório dos peixes é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus ou cloaca✚, em certas espécies. Na boca, geralmente são observados dentes e uma língua fixa. Além dessas estruturas, os peixes têm fígado, vesícula biliar e pâncreas, que auxiliam na digestão dos alimentos, por exemplo. Observe a imagem a seguir.
Glossário
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HICKMAN, Cleveland P; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 493.
Os peixes apresentam sistemas circulatório e respiratório. Na maioria das espécies de peixes a respiração ocorre por meio de estruturas chamadas brânquias. Observe a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Tradução: Elizabeth Höfling et al. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003. p. 84.
A. O gás oxigênio de que o peixe necessita está dissolvido na água do ambiente em que vive. Para obtê-lo, a água entra pela boca do peixe e atinge as brânquias.
B. As brânquias apresentam vasos sanguíneos. Quando a água passa entre os filamentos das brânquias, o gás oxigênio dissolvido na água se difunde para os vasos sanguíneos. Simultaneamente, o gás carbônico presente no sangue é eliminado na água.
A água é então liberada para o ambiente por uma abertura lateral, protegida pelo opérculo.
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Existem espécies de peixes que possuem pulmões e, por isso, são capazes de absorver o gás oxigênio do ar atmosférico. Essas espécies são conhecidas como peixes pulmonados, como a piramboia.
Para respirar, os peixes pulmonados sobem até a superfície da água e engolem o ar atmosférico, que chega aos pulmões. Nesses órgãos ocorre a absorção do gás oxigênio. Além dos pulmões, os peixes pulmonados também apresentam brânquias.
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo anfíbio tem origem no grego amphi, que significa duplo, e bios, que significa vida, para se referir ao fato de terem uma fase de vida aquática e uma fase terrestre.
Anfíbios
Sapos, rãs, salamandras e cobras-cegas são exemplos de anfíbios. A maioria dos anfíbios vive parte de seu ciclo de vida em ambientes de água doce e a outra parte em ambiente terrestre. Por isso, em geral, os anfíbios apresentam uma fase de vida larval e aquática e outra fase adulta e terrestre.
Embora a maioria dos anfíbios seja terrestre, muitos vivem em ambientes úmidos por causa de sua pele permeável. Essa permeabilidade possibilita, por exemplo, que os anfíbios realizem trocas gasosas com o ambiente. Além disso, muitos anfíbios precisam de ambientes aquáticos para se reproduzir.
Além da pele, as trocas gasosas ocorrem por meio de brânquias, pulmões ou mucosa bucal. Na fase larval, a respiração ocorre pelas brânquias que são externas ao corpo do animal. Já na fase adulta, as brânquias geralmente desaparecem e o animal passa a respirar por meio de pulmões, pele ou por uma combinação dessas formas de respiração.
- Girino:
- termo usado para se referir à fase larval dos anuros, grupo de anfíbios ao qual pertencem os sapos, rãs e pererecas.↰
Os anfíbios são capazes de produzir muco sobre a pele. Esse muco ajuda, por exemplo, a manter a pele úmida.
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O sistema digestório dos anfíbios é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e cloaca. Os anfíbios também apresentam outras estruturas que auxiliam na digestão, como o pâncreas, órgão que produz enzimas digestivas. Observe a seguir a localização desses órgãos em uma rã.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: BRITANNICA Kids. Disponível em: https://oeds.link/hktPhr. Acesso em: 23 jun. 2022.
Répteis
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo réptil vem do latim reptum e significa rastejar.
Serpentes, lagartos, jacarés e tartarugas são exemplos de répteis. Os representantes desse grupo de vertebrados apresentam modos de locomoção bastante variados. Esse grupo representa os primeiros vertebrados terrestres. Entre as adaptações que os auxilia a sobreviver fora da água, está a pele recoberta de escamas.
Apesar de algumas espécies viverem em ambientes aquáticos, elas não necessitam de água para se reproduzir, como os anfíbios. Os répteis respiram por meio de pulmões, que são mais desenvolvidos do que os dos anfíbios.
O sistema digestório dos répteis é completo, assim como o dos anfíbios, e termina em uma cloaca.
Professor, professora: Diga aos alunos que os répteis podem rastejar, nadar, correr, cavar, subir em árvores ou mesmo planar.
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Observe a seguir os órgãos e as estruturas que compõem o sistema digestório dos répteis.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: STORER, Tracy I. et al. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 645.
Aves
As aves apresentam respiração pulmonar. Além dos pulmões, a respiração das aves envolve outras estruturas, como os sacos aéreos. Associado ao sistema respiratório, as aves apresentam um órgão vocal, a siringe. Esse órgão muscular se localiza, geralmente, na extremidade da traqueia e está relacionado à produção de sons. Observe a imagem a seguir.
Professor, professora: Enfatize aos alunos que nas aves as trocas gasosas ocorrem nos pulmões, enquanto os sacos aéreos armazenam o ar.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HICKMAN, Cleveland P; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 563.
Durante a inspiração, o ar entra pelas narinas (A), passa pela laringe (B), traqueia (C), brônquios (D) e chega aos sacos aéreos posteriores (E), onde é armazenado.
Na expiração, o ar oxigenado dos sacos aéreos posteriores passa para os pulmões (F), onde ocorrem as trocas gasosas. Simultaneamente, o ar presente nos pulmões passa para os sacos aéreos anteriores (G), de onde é eliminado para o ambiente.
Durante a expiração, o ar passa pela siringe (H), auxiliando na produção de sons.
Sugestões complementares
As vocalizações das aves são bastante variadas. Que tal conhecer algumas delas? Acesse o site do Projeto Aves de Brasília, da Observaves e da UnB (Universidade de Brasília). Disponível em: https://oeds.link/Pzfqur. Acesso em: 22 abr. 2022.
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O sistema digestório das aves é completo, terminando em cloaca. Os integrantes desse grupo de vertebrados não têm dentes. Por isso, o alimento não é triturado na boca, mas na moela. Essa estrutura apresenta parede muscular que auxilia na trituração dos alimentos. Além da moela, muitas aves têm uma porção do estômago dilatada, chamada papo. Nele, o alimento é armazenado temporariamente.
Nas aves, as fezes são eliminadas com os resíduos do sistema urinário. As fezes chegam à cloaca, uma porção dilatada comum ao sistema urinário e reprodutor. Nela, as fezes e a urina são misturadas e, então, eliminadas do organismo. Essas excretas apresentam uma porção mais escura, que são as fezes, e uma porção esbranquiçada, que corresponde à urina. As aves não têm bexiga urinária, com exceção do avestruz.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: BURNIE, David. Animal. Londres: Dorling Kindersley, 2001. p. 261.
Externamente, as aves apresentam o corpo revestido por penas, dois membros anteriores modificados em asas e dois membros posteriores. Além disso, apresentam bico.
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Mamíferos
Professor, professora: Comente com os alunos que o termo mamífero tem origem do latim mamma, que significa mama, e feros, que significa portador, referindo-se à presença de glândulas mamárias.
Gatos, cavalos, cachorros, bois, coelhos, ratos, golfinhos, baleias e gambás são exemplos de mamíferos. Os representantes desse grupo apresentam diversas características em comum, como o corpo coberto por pelos em alguma fase da vida, além de glândulas mamárias, que se desenvolvem nas fêmeas adultas e produzem o leite usado para alimentar os filhotes.
O sistema digestório dos mamíferos é do tipo completo e geralmente apresenta especializações que refletem o hábito alimentar de cada espécie. Observe a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fontes de pesquisa: REECE, Jane B. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 871, 873.
DIGESTIVE system of the dog. Universidade do Estado de Washington – College of Veterinary Medicine. Disponível em: https://oeds.link/XXvRrr. Acesso em: 12 mar. 2022.
A respiração dos mamíferos é pulmonar. Por isso, tanto os mamíferos terrestres quanto os aquáticos obtêm o gás oxigênio do ar atmosférico.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: RESPIRATORY Organs of a Horse. Florida Center for Instructional Technology – Universidade do Sul da Flórida. Disponível em: https://oeds.link/E7mVMh. Acesso em: 20 fev. 2022.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Associe os grupos de animais vertebrados, representados pelas letras A a E, às características correspondentes aos animais desse grupo, representadas pelos números 1 a 5.
A. Peixes
B. Anfíbios
C. Répteis
D. Aves
E. Mamíferos
1. Os animais desse grupo apresentam uma ampla variedade de modos de locomoção, sendo o primeiro grupo de vertebrados terrestres. A respiração é do tipo pulmonar.
2. Os animais desse grupo realizam respiração pulmonar e as fêmeas adultas têm glândulas mamárias desenvolvidas, responsáveis pela produção de leite, usado para alimentar os filhotes.
3. Os animais desse grupo apresentam respiração pulmonar. A respiração é realizada pelos pulmões, auxiliados pelos sacos aéreos.
4. Os animais desse grupo podem ter o corpo coberto de escamas ou de pele grossa. A maioria deles respira por meio das brânquias.
5. Os animais desse grupo têm pele permeável, o que possibilita a respiração cutânea, mas também podem respirar por meio de brânquias e pulmões.
Resposta: A – 4; B – 5; C – 1; D – 3; E – 2.
2. Um dos maiores equinodermos conhecidos é a estrela-do-mar da espécie Thromidia catalai, que pode atingir 75 centímetros de diâmetro. Observe a seguir.
a) O que caracteriza esse animal como um equinodermo?
Resposta: Os equinodermos apresentam um endoesqueleto, formado por placas calcárias rígidas fixas ou móveis, que protege os órgãos internos e dá sustentação ao corpo desses animais.
b) Explique como é o sistema ambulacrário de um equinodermo e qual é a importância dele para esses animais.
Resposta nas orientações ao professor.
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3. Observe as imagens e julgue as sentenças em falsas ou verdadeiras. Reescreva em seu caderno as que você considerar falsas, corrigindo-as.
Aranha: pode atingir aproximadamente de comprimento (corpo).
Gafanhoto: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Os animais mostrados nas fotos A e B são representantes do filo Arthropoda. No entanto, o animal da imagem A pertence ao grupo dos crustáceos e o da imagem B ao grupo dos insetos.
Resposta nas orientações ao professor.
b) A respiração de ambos os animais (A e B) é do tipo traqueal.
Resposta: Falsa – A respiração do animal A é pulmonar e a do animal B é traqueal.
c) O animal A apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdome e o animal B tem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
Resposta: Verdadeira.
d) A aranha (foto A) e o gafanhoto (foto B) têm o corpo revestido por um exoesqueleto. Essa estrutura passa pelo processo de troca durante o crescimento desses animais.
Resposta: Verdadeira.
4. O caranguejo-violinista é um animal que pode ser encontrado em praias e manguezais, onde constrói tocas para se proteger de predadores.
Ele é conhecido por esse nome por atrair as fêmeas movimentando seus quelípodes, dando a impressão de que estão tocando um violino.
No macho, um dos quelípodes tem tamanho maior.
Caranguejo-violinista: pode atingir aproximadamente de comprimento (carapaça✚).
- Carapaça:
- nesse animal refere-se à parte externa que recobre parte do cefalotórax.↰
a) A qual grupo do filo Arthropoda o caranguejo-violinista pertence?
Resposta: Crustáceos.
b) Cite duas características do caranguejo-violinista que o relacionam a esse grupo.
Resposta: Os alunos podem citar características como exoesqueleto mais rígido do que nos demais artrópodes, presença de carapaça rígida e dois pares de antenas e olhos bem desenvolvidos.
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5. O gráfico a seguir apresenta a curva de crescimento de um crustáceo, desde sua fase juvenil até a formação do indivíduo adulto.
Curva de crescimento de um crustáceo
Fonte de pesquisa: BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
a) Identifique no gráfico a(s) letra(s) que indica(m) o momento em que ocorre(m) a(s) muda(s). Justifique sua resposta.
Resposta: Os intervalos B e D, pois a partir deles o animal volta a crescer.
b) Pense em um animal que não apresenta crescimento com mudas. Agora, esboce um gráfico de linha que represente como deve ser a curva de crescimento desse animal.
Resposta: Espera-se que os alunos construam um gráfico representando um crescimento linear até um determinado tempo, quando atingem a fase adulta.
6. Para ajudar na identificação de seres vivos, os biólogos utilizam um sistema chamado chave de identificação. Observe o exemplo a seguir considerando uma maneira simples de classificar os invertebrados do filo Arthropoda.
1. artrópode com corpo dividido em cefalotórax e abdome - vá para 2
artrópode com corpo dividido em cabeça e tronco - Miriápode
artrópode com corpo dividido em cabeça, tórax e abdome - Inseto
2. artrópode com quatro pares de pernas - Aracnídeo
artrópode com várias pernas - Crustáceo
a) No caderno, monte uma chave de identificação para o filo Chordata. Para isso, selecione as características que diferenciam cada classe de seres vivos, ou seja, as características exclusivas.
Resposta nas orientações ao professor.
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Escolha um ser vivo apresentado ao longo desta unidade e o classifique quanto às informações apresentadas a seguir.
Estrutura da célula – eucarionte ou procarionte.
Organização corpórea – unicelular; pluricelular com organização de tecidos e sistemas; pluricelular sem organização de tecidos e sistemas.
Nutrição – autótrofo ou heterótrofo.
Respiração – aeróbio ou anaeróbio.
Tipo de reprodução – sexuada ou assexuada.
Troque suas anotações com um colega de turma e verifiquem juntos se é necessário fazer alguma correção. Depois, partilhem suas anotações com os demais colegas da turma.
2. Elabore um desenho com legendas explicativas sobre a seguinte afirmação: "A célula é a menor unidade estrutural e funcional de um ser vivo.".
Versão adaptada acessível
2. Explique a afirmação “A célula é a menor unidade estrutural e funcional de um ser vivo.” com base nos níveis de organização dos seres vivos e nos processos que ocorrem nas células.
Resposta: O objetivo desta questão é motivar os alunos a sistematizar os conhecimentos sobre célula por meio de uma explicação na qual seja possível reconhecer, por exemplo, que, nas células, ocorrem diversos processos químicos que compõem o metabolismo dos seres vivos. Além disso, espera-se que eles mencionem que as células compõem a estrutura de todos os seres vivos, sendo a unidade básica de composição dos tecidos, dos órgãos, dos sistemas e do organismo.
3. No início do tema Classificação dos seres vivos, você explicou a importância do nome científico. Após o estudo desta unidade, como você daria essa explicação? Depois, cite dois exemplos de nomes científicos e identifique o gênero e a espécie desses seres vivos.
4. No início do tema Filo Chordata, você citou os animais que identificou na imagem. Analise sua resposta e, com base no que você estudou na unidade, verifique a necessidade de corrigi-la. Em seguida, identifique os grupos de animais aos quais eles pertencem, cite semelhanças e diferenças entre esses grupos e indique outros exemplos de seres vivos que sejam incluídos em cada grupo.
5. Junte-se a um colega e escrevam em pedaços de papel os nomes dos filos do reino Animalia. Dobrem esses papéis e os depositem sobre a carteira. Sorteie um papel, leia o nome do filo para o colega e cite informações que você sabe sobre esse filo. Assim que você citar o que sabe, conversem entre si para complementar ou corrigir qualquer informação citada e anotem na folha de papel avulsa as principais informações. Em seguida, é a vez do outro integrante da dupla realizar o sorteio e citar as informações sobre o filo sorteado.
6. Elabore um esquema relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 7 e 8. Em seguida, apresente seu esquema aos colegas.
Respostas nas orientações ao professor.
Versão adaptada acessível
6. Elabore um resumo com os principais itens dos conteúdos trabalhados nos capítulos 7 e 8. Em seguida, apresente-o oralmente aos colegas.
Resposta: O objetivo desta questão é incentivar os alunos a refletir sobre os conteúdos trabalhados na unidade, organizando-os na forma de um resumo. A troca de informações entre os alunos possibilita que eles conversem acerca das próprias dúvidas e identifiquem possíveis erros, corrigindo-os.